• Nenhum resultado encontrado

Manaus, sexta-feira, 13 de julho de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manaus, sexta-feira, 13 de julho de 2018"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

2018NE00515 datado de 11/07/2018, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), conforme Programa de Trabalho 13.392.0126.2202.000 - Difusão Cultural na Cidade de Manaus, Fonte 01000000, Natureza de despesa 33909225 – Premiações Culturais.

7. DA CONTRAPARTIDA: Conforme o item 10.1 do Edital nº 005/2017,

o contemplado além de concluir o projeto conforme apresentado na proposta contemplada, deverá oferecer à MANAUSCULT a contrapartida indicada no corpo do projeto inscrito e que será proporcionada gratuitamente à população em geral, na programação cultural do Município de Manaus, em data e local a serem marcados em conjunto com a MANAUSCULT;

8. DO PRAZO DE VIGÊNCIA: O prazo de vigência do Termo de

Concessão de Apoio Financeiro será de 01 (um) ano a contar da data do recebimento dos recursos financeiros na conta indicada pelo proponente conforme o disposto no edital, cláusula 11.10.

9. DO PRAZO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: O prazo para a

realização das atividades será de 01 (um) ano a contar da data do recebimento dos recursos financeiros na conta indicada pelo proponente conforme o disposto no edital, cláusula 2.4.

Manaus, 12 de Julho de 2018.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 07/2018 – MANAUSCULT

A Prefeitura Municipal de Manaus por intermédio da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos – MANAUSCULT, com fundamento na Lei n° 13.019 de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei n° 13.204 de 14 de dezembro de 2015, Decreto n° 8.726 de 27 de abril de 2016, Lei 2.294, de 03 de janeiro de 2018, que institui o PPA 2018/2021 e suas alterações posteriores, Lei 2.293, de 03 de janeiro de 2018, que institui a Lei Orçamentária Anual de 2018, Lei delegada nº 25 de 31 de julho de 2013, Termo de Compromisso celebrado entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT e o Ministério Público de Trabalho – MPT/AM , Parecer Técnico nº 052/2017- DC de 04 de outubro de 2017, Parecer Jurídico nº 245/2018 DE 10.07.2018 e

justificativas constantes no Processo Administrativo N°

2017/16508/16697/00429, torna público o presente edital de Chamamento Público que visa selecionar 01 (uma) Organização da Sociedade Civil, doravante denominada OSC, em regime de mútua cooperação através da celebração de Termo de Colaboração para gestão administrativa, econômico-financeira do projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” a ser oferecido no Bairro Colônia Antônio Aleixo.

1. DO OBJETO

1.1. Seleção de 01 (uma) Organização da Sociedade Civil doravante denominada OSC, em regime de mútua cooperação através da celebração de Termo de Colaboração para gestão administrativa, econômico-financeira do projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” a ser oferecido no Bairro Colônia Antônio Aleixo, nos termos estabelecidos no ANEXO I, em cumprimento ao estabelecido no Termo de Compromisso, celebrado com o Ministério Público de Trabalho – MPT/AM.

1.2. Os cursos destinam-se a jovens de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social residentes na comunidade mencionada, conforme especificações do Termo de Compromisso firmado com o Ministério Público de Trabalho – MPT/AM.

1.3. Será selecionada uma 01 (uma) única proposta, observada a ordem de classificação.

2. JUSTIFICATIVA

O Museu da Cidade foi criado pelo Prefeito João de Mendonça Furtado, através da lei n° 1.616, de 17 de junho de 1982 na estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com localização no prédio s/n° na Rua da Instalação, porém, o Museu nunca funcionou nesta localidade, sequer foi inaugurado. Vinte anos depois, em 2005, o projeto do Museu da Cidade foi retomado passando agora a ter como abrigo o Paço da Liberdade, antiga sede da Prefeitura de Manaus.

Inicialmente chamado de Museu Histórico da Cidade de Manaus – MUHMA, a ideia partiu da necessidade de abrigar de forma sistematizada, a memória da construção da cidade de Manaus, com ampliação da importância cívica desse primeiro palácio da cidade, construído há mais de 120 anos para abrigar o poder público municipal. Trata-se de um dos poucos prédios no Brasil construído especialmente para esta função.

O Museu da Cidade, portanto, deve ser a “casa que conta a sua história”, a história da cidade, demonstrando às gerações atuais e vindouras os testemunhos materiais e imateriais que retratam a vida cotidiana, as identidades e as culturas das gerações antigas e das atuais, através de exposições de longa e curta duração, as quais devem possuir – e aqui gostaríamos de reiterar – um caráter educativo, lúdico, dinâmico, com salas interativas, utilizando-se de recursos tecnológicos para contar a história da cidade de Manaus a partir de imagens, textos e sons.

Para isso, e por meio da existência do Termo de Compromisso firmado entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT e o Ministério Público de Trabalho – MPT/AM o qual determina o cumprimento de contrapartida social mínima da MANAUSCULT pela anuência em relação à consecução do projeto do Museu da Cidade de Manaus e demais informações constantes no Processo Administrativo N° 2017/16508/16697/ 00785, é que deve-se notar que o projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” a ser executado no Bairro Colônia Antônio Aleixo cumpre um papel importante ao desenvolvimento social de jovens daquela comunidade, e cabe a MANAUSCULT a coordenação e o monitoramento destas atividades contando com a colaboração de uma Organização da Sociedade Civil-OSC, especializada em demandas deste tipo.

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. Poderão participar deste Edital, as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que se enquadrem nos termos do art. 2º, inciso I, alíneas “a” da Lei nº 13.019, de 2014 (com redação dada pela Lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015), sendo entidade privada sem fins lucrativos aquela que não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplique integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva. 3.2. As OSC’s devem ainda ter sede no município de Manaus e

comprovar experiência no gerenciamento de projetos e ações na mesma área em questão, ou compatíveis com o objeto deste edital, seja através de sua capacidade institucional ou de sua capacidade de articulação, bem como atender aos requisitos obrigatórios previstos no artigo 33 e art. 34 da Lei nº 13.019, de 2014 (com redação dada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015) para a celebração de termos de colaboração.

4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO CHAMAMENTO PÚBLICO

4.1. As organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em estabelecer a parceria, nos termos do presente Edital e das legislações que o fundamentam deverão apresentar suas respectivas propostas em envelope fechado e com identificação da instituição proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta – Edital de Chamamento Público Nº 07/2018 – MANAUSCULT”, a serem entregues no Protocolo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos-MANAUSCULT, no prazo definido no item 6.6 deste edital, no horário das 08h00 as 17h00, situada na Avenida André Araújo, N. 2767 - Aleixo, e contendo, no mínimo:

I. Ofício encaminhando a proposta e os documentos listados no

item, endereçado ao Diretor-Presidente da MANAUSCULT;

II. A proposta deverá conter:

a. Apresentação;

b. Objetivos;

c. Justificativa;

d. Público alvo;

e. Descrição da realidade objeto da parceria devendo ser

demonstrado o nexo entre essa realidade e as atividades propostas;

(2)

DOM | Edição 4399 | Página 23

f. Cronograma de execução explicando como cada etapa será

desenvolvida;

g. Orçamento analítico e valor global;

h. Informações de como as ações propostas contribuirão para a

valorização cultural dos comunitários do bairro;

i. Estratégias de mobilização junto aos jovens da comunidade

mencionada apresentando as formas de abordagem a serem utilizadas;

j. Estratégias de integração entre a proposta e a comunidade na

qual está inserida;

k. Detalhamento dos cursos a serem ministrados, contendo:

periodicidade, número de turmas, número de participantes por turma, descrição, objetivos, metodologia, conteúdo programático, recursos técnicos e didáticos.

l. Plano de Metas a serem atingidas;

m. Prazos para execução das ações e para o cumprimento das

metas a serem atingidas;

n. Indicadores e mecanismos para aferição das metas atingidas;

o. Ficha Técnica e currículo dos principais participantes da proposta;

p. Currículo da empresa proponente e seus devidos comprovantes

de experiência prévia na realização de objeto desta parceria, ou de natureza semelhante, durante no mínimo 01 (um) ano, podendo ser admitidos: instrumentos de parceria semelhantes firmados com órgãos e entidades com órgãos e entidades da administração pública, organismos internacionais, empresas ou outras organizações da sociedade civil; declarações de experiência prévia e de capacidade técnica no desenvolvimento de atividades ou projetos relacionados ao objeto da parceria ou de natureza semelhante, emitidas por órgãos públicos, instituições de ensino, redes, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas públicas ou privadas, conselhos, comissões ou comitês de políticas públicas; prêmios de relevância de natureza igual ou semelhante ao objeto desta parceria recebidos no País ou no exterior pela organização da sociedade civil; matérias de jornais legíveis nos quais seja possível identificar nominalmente a organização da sociedade civil e o desenvolvimento de atividades semelhantes.

q. Comprovante de que possui instalações e outras condições

materiais para o desenvolvimento do objeto da parceria e para o cumprimento das metas estabelecidas. Caso não haja o comprovante, o proponente poderá prever a sua contratação ou aquisição com recursos da parceria a ser atestado mediante declaração do representante legal da OSC, conforme ANEXO III – Declaração sobre Instalações e Condições Materiais sendo admitida a aquisição de bens e equipamentos ou a realização de serviços de adequação de espaço físico para o cumprimento do objeto da parceria (art. 33, caput, inciso V, alínea “c” e §5º, da Lei nº 13.019, de 2014, e art. 26, caput, inciso X e §1º, do Decreto nº 8.726, de 2016);

r. Comprovante de capacidade técnica e operacional para o

desenvolvimento das atividades ou projetos previstos na parceria e o cumprimento das metas estabelecidas. Caso não haja o comprovante, o proponente poderá prever a contratação dos profissionais que integrarão o quadro técnico da proposta com recursos da parceria desde de que estejam claramente identificados na Proposta e no Plano de Trabalho a ser apresentado com suas devidas justificativas.

4.2. Cada OSC poderá inscrever apenas 01 (uma) proposta. No caso de uma mesma proposta ser inscrita 02 (duas) vezes a inscrição anterior será desconsiderada e terá validade apenas a última inscrição realizada. Em caso da mesma proposta ser inscrita mais de 02 (duas) vezes, todas serão desclassificadas.

4.3. Após o prazo limite para apresentação das propostas, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela administração pública municipal.

4.4. A ausência ou incompletude de qualquer um dos documentos previstos neste item implica na eliminação da proposta.

5. DAS VEDAÇÕES

5.1. Ficará impedida de celebrar qualquer modalidade de parceria prevista na Lei n° 13.019 de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei n° 13.204 de 14 de dezembro de 2015, no Decreto n° 8.726 de 27 de abril de 2016, a organização da sociedade civil que:

I. Não esteja regularmente constituída ou, se estrangeira, não

esteja autorizada a funcionar no território nacional;

II. Esteja omissa no dever de prestar contas de parceria

anteriormente celebrada;

III. Tenha como dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública da mesma esfera governamental na qual será celebrado o termo de colaboração ou de fomento, estendendo-se a vedação aos respectivos cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau; (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015);

IV. Tenha tido as contas rejeitadas pela administração pública nos

últimos 05 (cinco) anos, exceto se:

a. For sanada a irregularidade que motivou a rejeição e/ou quitados

os débitos eventualmente imputados; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015);

b. For reconsiderada ou revista a decisão pela rejeição; (Incluído

pela Lei nº 13.204, de 2015);

c. A apreciação das contas estiver pendente de decisão sobre

recurso com efeito suspensivo; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015);

V. Tenha sido punida com uma das seguintes sanções, pelo período

que durar a penalidade:

a. Suspensão de participação em licitação e impedimento de

contratar com a administração;

b. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a

administração pública;

c. A prevista no inciso II do art. 73 da Lei 13.019/2014 e alterações

posteriores;

d. A prevista no inciso III do art. 73 da Lei nº 13.019/2014 e

alterações posteriores;

VI. Tenha tido contas de parceria julgadas irregulares ou rejeitadas

por Tribunal de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos;

VII. Tenha entre seus dirigentes pessoa:

a. Cujas contas relativas a parcerias tenham sido julgadas

irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos;

b. Julgada responsável por falta grave e inabilitada para o exercício

de cargo em comissão ou função de confiança, enquanto durar a inabilitação;

c. Considerada responsável por ato de improbidade, enquanto

durarem os prazos estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 12 da Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992.

6. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

6.1. A Comissão de Seleção é o órgão colegiado destinado a avaliar, processar e julgar o presente chamamento público, instituída previamente à referida análise através de portaria específica, a ser composta por 03 (três) servidores da MANAUSCULT, sendo que, pelo menos 01 (um), deva ser servidor ocupante de cargo efetivo, nos termos estabelecidos pela Lei n° 13.019 de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei n° 13.204 de 14 de dezembro de 2015, no Decreto n° 8.726 de 27 de abril de 2016, e publicar seus atos no Diário Oficial do Município de Manaus – DOM e no sítio eletrônico manauscult.manaus.am.gov.br.

6.2. Para subsidiar seus trabalhos, a Comissão de Seleção poderá solicitar assessoramento técnico de especialista que não seja membro desse colegiado.

6.3. A Comissão de Seleção poderá realizar, a qualquer tempo, diligências para verificar a autenticidade das informações e dos documentos apresentados pelas entidades concorrentes ou para esclarecer dúvidas e omissões. Em qualquer situação, devem ser observados os princípios da isonomia, da impessoalidade e da transparência.

6.4. Deverá se declarar impedido de participar do certame o membro da Comissão de Seleção que tenha participado, nos últimos 5 (cinco) anos, contados da publicação do presente Edital, como associado, cooperado, dirigente, conselheiro ou empregado de qualquer OSC participante do chamamento público, ou cuja atuação no processo de seleção configure conflito de interesse, nos termos da Lei nº 12.813, de 16 de maio de 2013 (art. 27, § 2º e §3º, da Lei nº 13.019, de 2014, e art. 14, § 1º e §2º, do Decreto nº 8.726/2016).

(3)

6.5. A declaração de impedimento de membro da Comissão de Seleção não obsta a continuidade do processo de seleção. Configurado o impedimento, o membro impedido deverá ser imediatamente substituído por membro que possua qualificação equivalente à do substituído, sem necessidade de divulgação de novo Edital (art. 27, §§ 1º a 3º, da Lei nº 13.019, de 2014, e art. 14, § 1º e §2º, do Decreto nº 8.726/2016).

6.6. O processo seletivo será composto de 01 (uma) única fase para habilitação e qualificação técnica composta das seguintes etapas:

ETAPA DESCRIÇÃO DA ETAPA PRAZO

1 Prazo para apresentação das

propostas.

30 (trinta) dias a contar da data da publicação do edital no Diário Oficial do Município-DOM e no sítio

2 Análise das propostas. 05 (cinco) dias úteis a contar do encerramento do prazo para apresentação de propostas.

3 Publicação do Resultado Preliminar. Até 03 (três) dias úteis após a análise das propostas.

4 Prazo para apresentação de recursos.

05 (cinco) dias corridos. (O prazo começa a contar a partir da publicação do resultado preliminar no Diário Oficial do Município-DOM).

5 Prazo para análise dos recursos pela Comissão de Seleção Até 03 (três) dias úteis após o término do prazo para apresentação dos recursos.

6 Decisão do Recurso

Os recursos que não forem reconsiderados pela Comissão de Seleção deverão ser encaminhados para autoridade competente para decisão final, cujo resultado será publicado no Diário Oficial do Município em até 03 (três) dias úteis.

7 Homologação do resultado final.

Concluída a fase licitatória do processo, após a análise dos recursos e desde que cumpridos os trâmites legais, a MANAUSCULT procederá a homologação do certame, se assim entender oportuno e conveniente. A homologação não gera direito para a OSC à celebração da parceria (art. 27, §6º, da Lei nº 13.019, de 2014).

7. DA SELEÇÃO DA PROPOSTA

7.1. A Comissão de Seleção analisará as propostas apresentadas pelas OSC’s concorrentes. A análise e o julgamento de cada proposta serão realizados pela Comissão de Seleção, que terá total independência técnica para exercer seu julgamento. 7.2. A Comissão de Seleção terá o prazo estabelecido no

item 6.6 deste edital para conclusão do julgamento das propostas e divulgação do resultado preliminar do processo de seleção.

7.3. As propostas deverão conter informações que atendam aos critérios de julgamento estabelecidos na tabela abaixo:

ITEM CRITÉRIOS DE JULGAMENTO METODOLOGIA DE PONTUAÇÃO MÁXIMA POR NOTA

ITEM

A

Informações sobre ações a serem executadas, metas a serem atingidas, indicadores que aferirão o cumprimento das metas e prazos para a execução das ações e para o cumprimento das metas.

- Grau pleno de atendimento (2,0 pontos)

- Grau satisfatório de atendimento (1,0 pontos) - O não atendimento ou o atendimento insatisfatório (0,0). 2,0 B

Adequação da proposta aos objetivos do edital, qualidade técnica da proposta apresentada e das atividades e serem desenvolvidas pela OSC.

- Grau pleno de adequação (2,0) - Grau satisfatório de adequação (1,0) - O não atendimento ou o atendimento insatisfatório do requisito de adequação (0,0). 2,0 C

Descrição da realidade objeto da parceria e do nexo entre essa realidade e a atividade ou projeto proposto.

- Grau pleno da descrição (1,0) - Grau satisfatório da descrição (0,5) - O não atendimento ou o atendimento

insatisfatório (0,0).

1,0

D

Adequação da proposta ao valor de referência constante do Edital, com menção expressa ao valor global da proposta, bem como, o detalhamento orçamentário do projeto considerando os gastos previstos, a razoabilidade e a exequibilidade orçamentária.

- O valor global proposto é, pelo menos,

10% (dez por cento) mais baixo do que o valor de referência (1,0); - O valor global proposto é igual ou até

10% (dez por cento), exclusive, mais baixo do que o valor de referência (0,5);

- O valor global proposto é superior ao

valor de referência (0,0).

1,0

E

Capacidade técnico-operacional da instituição proponente, por meio de experiência comprovada de realizações na gestão de atividades ou

projetos relacionados ao objeto da parceria ou de natureza semelhante.

- Grau pleno de capacidade técnico operacional (4,0). - Grau satisfatório de capacidade técnico-operacional (2,0). - O não atendimento ou o atendimento insatisfatório do requisito de capacidade técnico-operacional (0,0). 4,0

PONTUAÇÃO MÁXIMA GLOBAL 10,0

7.4. Serão eliminadas aquelas propostas:

I. Cuja pontuação total for inferior a 6,0 (seis) pontos;

II. Que recebam nota “zero” nos critérios de julgamento (A), (B), (C)

ou (E); ou ainda que não contenham, no mínimo, as seguintes informações: a descrição da realidade objeto da parceria e o nexo com a atividade ou o projeto proposto; as ações a serem executadas, as metas a serem atingidas e os indicadores que aferirão o cumprimento das metas; os prazos para a execução das ações e para o cumprimento das metas; e o valor global proposto (art. 16, §2º, incisos I a IV, do Decreto nº 8.726, de 2016);

III. Que estejam incompletas ou em desacordo com o Edital (art. 16, §2º, do Decreto nº 8.726, de 2016);

IV. Com valor incompatível com o objeto da parceria, a ser avaliado

pela Comissão de Seleção à luz da estimativa realizada na forma do §8º do art. 9º do Decreto nº 8.726, de 2016, e de eventuais diligências complementares, que ateste a inviabilidade econômica e financeira da proposta, inclusive à luz do orçamento disponível;

V. Que apresentem informações falsas, parciais ou inidôneas;

7.5. No caso de empate entre duas ou mais propostas, o desempate será feito com base na maior pontuação obtida no critério de julgamento (E). Persistindo a situação de igualdade, o desempate será feito com base na maior pontuação obtida, sucessivamente, nos critérios de julgamento (A), (B) e (D). Caso essas regras não solucionem o empate, será considerada vencedora a entidade com mais tempo de constituição e, em último caso, a questão será decidida por sorteio.

7.6. Será obrigatoriamente justificada a seleção de proposta que não for a mais adequada ao valor de referência constante do chamamento público, levando-se em conta a pontuação total obtida e a proporção entre as metas e os resultados previstos em relação ao valor proposto (art. 27, §5º, da Lei nº 13.019, de 2014).

7.7. A administração pública divulgará o resultado preliminar do processo de seleção no Diário Oficial do Município de Manaus – DOM e na página do sítio oficial MANAUSCULT na internet e redes sociais oficiais.

7.8. A fase recursal ocorrerá após a divulgação do resultado preliminar do processo de seleção, conforme tabela do item 6.6 deste edital. 7.9. Havendo recursos, a Comissão de Seleção os analisará, podendo

reconsiderar ou não sua decisão. Em caso de não provimento, seguirá para a autoridade competente para decisão final, conforme os termos do § 1°, do art. 18, do Decreto n°8.726 de 27 de abril de 2016.

7.10. Após o julgamento dos recursos ou o transcurso do prazo sem interposição de recurso, a MANAUSCULT deverá homologar e divulgar, no seu sítio eletrônico oficial, redes sociais e no Diário Oficial do Município de Manaus - DOM, as decisões recursais proferidas e o resultado definitivo do processo de seleção.

8. DA CELEBRAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PARCERIA

8.1. A OSC selecionada terá o prazo de até 15 (quinze) dias para apresentar o Plano de Trabalho de acordo com a proposta aprovada e os termos do edital, bem como toda a documentação relacionada abaixo (conforme art. 33 e 34 da Lei nº 13.019, de 2014 e art. 26 do Decreto nº 8.726, de 2016) com vistas a celebração do instrumento de parceria:

a. Cópia do documento de identificação com foto e CPF do

representante legal da OSC;

b. Comprovante de residência do responsável legal da entidade,

atualizado, com data de, no máximo, 03 (três) meses anteriores a apresentação do mesmo. No caso de o comprovante estar em nome de terceiro, o representante legal deverá apresentar auto declaração afirmando residir no endereço apresentado;

c. Cópia do estatuto registrado e suas alterações, acompanhada de

Cópia da Certidão de Registro do Estatuto Social e suas alterações no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, que prevejam expressamente os objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, e que, em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio líquido seja transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos desta Lei e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da entidade extinta;

(4)

DOM | Edição 4399 | Página 25

d. Cópia da ata de eleição da atual diretoria, devidamente registrada

em cartório;

e. Comprovante de Escrituração de acordo com os princípios

fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade, composto de, no mínimo, balanço patrimonial, balancete, registro profissional do responsável;

f. Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa

Jurídica - CNPJ, emitido no sítio eletrônico oficial da Secretaria da Receita Federal do Brasil, para demonstrar que a organização da sociedade civil existe há, no mínimo, um ano com cadastro ativo;

g. Comprovante de abertura de conta bancária em banco oficial

federal (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), específica para movimentação dos valores de repasse por parte da MANAUSCULT, acompanhada de extrato zerado;

h. Certidão Negativa de débitos relativos a créditos tributários

federais e à dívida ativa da União;

i. Certidão Negativa de débitos da Fazenda Estadual;

j. Certidão Negativa de débitos de tributos municipais;

k. Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de

Serviço - CRF/FGTS;

l. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT;

m. Relação nominal atualizada dos dirigentes da organização da

sociedade civil, conforme o estatuto, com endereço, telefone, endereço de correio eletrônico, número e órgão expedidor da carteira de identidade e número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF de cada um deles;

n. Cópia de documento que comprove que a organização da

sociedade civil funciona no endereço por ela declarado, como conta de consumo ou contrato de locação;

o. Declaração de Ciência e Concordância, de que está ciente e

concorda com as disposições previstas neste Edital e seus anexos, bem como que se responsabilizam pela veracidade e legitimidade das informações e documentos apresentados durante o processo de seleção, sob pena de eliminação;

p. Declaração do representante legal da organização da sociedade

civil com informação de que a organização e seus dirigentes não incorrem em quaisquer das vedações previstas no art. 39 da Lei nº 13.019, de 2014, as quais deverão estar descritas no documento, acompanhada de comprovantes, obrigatoriamente:

q. Certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

– TCE-AM, com data de expedição inferior a 30 (trinta) dias, sobre a situação de adimplência ou não da entidade proponente;

r. Certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

– TCE-AM, com data de expedição inferior a 30 (trinta) dias, sobre a situação de adimplência ou não do responsável legal da entidade proponente;

s. Certidão emitida pelo órgão concedente, MANAUSCULT, com

data de expedição inferior a 30 (trinta) dias, sobre a situação de adimplência ou não da entidade proponente;

t. Certidão emitida pelo órgão concedente, a MANAUSCULT, com

data de expedição inferior a 30 (trinta) dias, sobre a situação de adimplência ou não do responsável legal da entidade proponente;

u. Declaração de que:

I. Não há, em seu quadro de dirigentes membros de Poder ou do

Ministério Público ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública municipal; e cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas mencionadas na alínea “a” deste inciso;

II. Não contratará, para prestação de serviços, servidor ou

empregado público, inclusive aquele que exerça cargo em comissão ou função de confiança, de órgão ou entidade da administração pública municipal celebrante, ou seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, ressalvadas as hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias;

III. Não serão remunerados, a qualquer título, com os recursos repassados: membro de Poder ou do Ministério Público ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública federal; Servidor ou empregado público da MANAUSCULT, inclusive aquele que exerça cargo em comissão ou função de confiança, ou seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, ressalvadas as hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias; Pessoas naturais condenadas pela prática de crimes contra a administração pública ou contra o patrimônio público, de crimes

eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade, e de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

IV. A organização da sociedade civil deverá comunicar alterações em

seus atos societários e em seu quadro de dirigentes, quando houver.

8.2. O plano de trabalho mencionado no subitem 8.1 deverá conter, no mínimo, os seguintes elementos:

a. a descrição da realidade objeto da parceria, devendo ser

demonstrado o nexo com a atividade ou o projeto e com as metas a serem atingidas;

b. a forma de execução das ações;

c. a descrição de metas quantitativas e mensuráveis a serem

atingidas;

d. a definição dos indicadores, documentos e outros meios a serem

utilizados para a aferição do cumprimento das metas;

e. a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem

realizadas na execução das ações, incluindo os encargos sociais e trabalhistas e a discriminação dos custos diretos e indiretos necessários à execução do objeto;

f. os valores a serem repassados mediante cronograma de

desembolso.

8.3. A previsão de receitas e despesas de que trata a alínea “e” do subitem 8.2 deste Edital deverá incluir os elementos indicativos da mensuração da compatibilidade dos custos apresentados com os preços praticados no mercado ou com outras parcerias da mesma natureza, para cada item, podendo ser utilizadas cotações, tabelas de preços de associações profissionais, publicações especializadas, atas de registro de preços vigentes ou quaisquer outras fontes de informação disponíveis ao público. No caso de cotações, a OSC deverá apresentar a cotação de preços de, no mínimo, 3 (três) fornecedores, sendo admitidas cotações de sítios eletrônicos, desde que identifique a data da cotação e o fornecedor específico. Para comprovar a compatibilidade de custos de determinados itens, a OSC poderá, se desejar, utilizar-se de ata de registro de preços vigente, consultando e encaminhando atas disponíveis no Portal de Compras do Governo Federal.

8.4. Somente será aprovado o Plano de Trabalho que, além de apresentar o disposto no item 8.2, deverá ainda estar de acordo com as informações já apresentadas na proposta apresentada pela OSC e aprovada pela Comissão de Seleção, observados os termos e as condições constantes neste Edital e em seus anexos (art. 25, §2º, do Decreto nº 8.726, de 2016). Para tanto, a MANAUSCULT poderá solicitar a realização de ajustes no plano de trabalho, nos termos do §3º do art. 25 do mesmo Decreto. 8.5. Caso seja constatada necessidade de adequação no plano de

trabalho enviado pela OSC, a MANAUSCULT solicitará a realização de ajustes e a OSC deverá fazê-lo em até 15 (quinze) dias corridos, contados da data de recebimento da solicitação apresentada (art. 25, §§ 3º e 4º, do Decreto nº 8.726, de 2016).

8.6. Caso se verifique irregularidade formal nos documentos apresentados nos termos do subitem 8.1 deste edital ou quando as certidões da OSC estiverem com prazo de vigência expirado e novas certidões não estiverem disponíveis eletronicamente, a organização da sociedade civil será notificada para, no prazo de até 15 (quinze) dias úteis, regularizar a documentação, sob pena de não celebração da parceria.

8.7. Nos termos do §1º do art. 28 da Lei nº 13.019, de 2014, na hipótese de a OSC selecionada não apresentar os documentos listados no subitem 8.1 deste Edital e exigidos nos arts. 33 e 34 da referida Lei, ou não regularizar sua documentação dentro do prazo estabelecido no subitem 8.6 deste Edital, aquela imediatamente mais bem classificada poderá ser convidada a aceitar a celebração de parceria nos termos da proposta por ela apresentada.

8.8. A celebração do instrumento de parceria dependerá da adoção das providências impostas pela legislação regente, incluindo a aprovação do plano de trabalho, a emissão do parecer técnico pelo órgão ou entidade pública federal, as designações do gestor da parceria e da Comissão de Monitoramento e Avaliação, e de prévia dotação orçamentária para execução da parceria. 8.9. A aprovação do Plano de Trabalho não gerará direito à

celebração da parceria (art. 25, §5º, do Decreto nº 8.726, de 2016).

(5)

8.10. No período entre a apresentação da documentação prevista nos subitens 8.1 e 8.2 e a assinatura do instrumento de parceria, a OSC fica obrigada a informar qualquer evento superveniente que possa prejudicar a regular celebração da parceria, sobretudo quanto ao cumprimento dos requisitos e exigências previstos para celebração.

8.11. O Termo de Colaboração somente produzirá efeitos jurídicos após a publicação do respectivo extrato no meio oficial de publicidade da administração pública (art. 38 da Lei nº 13.019, de 2014).

Parágrafo Primeiro. Todas as certidões e demais documentações

previstas no subitem 8.1 são de apresentação obrigatória.

Parágrafo Segundo. Para fins deste Edital, entende-se por membro de

Poder o titular de cargo estrutural à organização política do País que exerça atividade típica de governo, de forma remunerada, como Presidente da República, Governadores, Prefeitos, e seus respectivos vices, Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores, membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público. Não são considerados membros de Poder os integrantes de conselhos de direitos e de políticas públicas.

9. DA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E VALOR PREVISTO PARA A REALIZAÇÃO DO OBJETO

9.1. A despesa prevista no presente Edital correrá à conta do Programa de Trabalho: 13.392.0126.2202; Natureza de despesa: 33503901; Fonte de recurso: 0100 – Recursos Ordinários, sendo seu valor total de R$ 500.000,00 (quinhentos mil de reais). 9.2. O repasse dos recursos à OSC que tiver sua proposta

selecionada para execução do projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” será de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), 24 (vinte e quatro) meses. A verba será depositada em conta bancária aberta especificamente para o projeto no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica.

9.3. O valor total visando à execução do projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” a ser transferido à OSC será de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), disponibilizados da seguinte forma:

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO PREVISTO PARA 2018

Valor Período Condições

100.000,00

(cem mil reais) 2° Semestre Após a assinatura do Termo de Parceria e mediante disponibilidade orçamentária

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO PREVISTO PARA 2019

200.000,00

(duzentos mil reais) 1° Semestre Mediante apresentação de contas da parcela anterior.

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO PREVISTO PARA 2020

200.000,00

(duzentos mil reais 1° Semestre Mediante apresentação de contas da parcela anterior.

9.4. As despesas de custeio, tais como água, energia elétrica, telefone, segurança, limpeza, internet, manutenção predial, taxas, tarifas, impostos e todos os outros destinados à operacionalização do projeto “Curso Livres em Artes na Comunidade” serão de responsabilidade da instituição selecionada neste edital.

9.5. Os valores de repasse financeiros também poderão ser revistos em razão dos índices inflacionários, após parecer favorável da Comissão de Monitoramento e Avaliação e autorização do Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. 9.6. Nas contratações e na realização de despesas e pagamentos em geral efetuados com recursos da parceria, a OSC deverá observar o instrumento de parceria e a legislação regente, em especial o disposto nos incisos XIX e XX do art. 42, nos art. 45 e 46 da Lei nº 13.019, de 2014, e nos arts. 35 a 42 do Decreto nº 8.726, de 2016.

9.7. O pagamento de remuneração da equipe contratada pela organização da sociedade civil com recursos da parceria não gera vínculo trabalhista com o poder público.

9.8. As parcelas dos recursos transferidos no âmbito da parceria serão liberadas em estrita conformidade com o respectivo cronograma de desembolso, exceto nos casos a seguir, nos quais ficarão retidas até o saneamento das impropriedades:

I. Quando houver evidências de irregularidade na aplicação de

parcela anteriormente recebida;

II. Quando constatado desvio de finalidade na aplicação dos

recursos ou o inadimplemento da organização da sociedade civil em relação a obrigações estabelecidas no Termo de Colaboração;

III. Quando a Organização da Sociedade Civil deixar de adotar sem justificativa suficiente as medidas saneadoras apontadas pela administração pública ou pelos órgãos de controle interno ou externo.

10. DA CONTRAPARTIDA

10.1. Não será exigida da OSC selecionada contrapartida financeira ou em bens e serviços economicamente mensuráveis em razão do enquadramento previsto no artigo 35, parágrafo 1º da lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, e no artigo 12, parágrafo único do Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016.

11. DO TERMO DE COLABORAÇÃO

11.1. As parcerias serão formalizadas mediante a celebração de termo de colaboração, que conterá as cláusulas essenciais previstas no artigo 42 da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, no Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016.

11.2. A minuta do termo de colaboração a ser celebrado consta como ANEXO V deste Edital.

12. DAS OBRIGAÇÕES

12.1. Faz-se obrigatória a menção à Prefeitura Municipal de Manaus e MANAUSCULT, que deverá ser inserida em todas as peças de divulgação, inclusive nos releases distribuídos a imprensa, entrevistas concedidas pela equipe do projeto, de forma padronizada previamente estabelecida e da seguinte forma:

I. Logomarca da Prefeitura Municipal de Manaus / MANAUSCULT

sob a chancela “Apoio”, “Apoio cultural” ou “Patrocínio” nos produtos e peças de divulgação;

II. Logomarcas de demais Empresas e Instituições apoiadoras

poderão ter seu respectivo crédito sob as mesmas chancelas supracitadas, permitindo-se a fixação de suas logomarcas;

III. As logomarcas estão disponíveis no site da MANAUSCULT. 12.2. A Organização da Sociedade Civil deverá divulgar na internet e

em locais visíveis de suas sedes sociais e dos estabelecimentos em que exerça suas ações todas as parcerias celebradas com a administração pública. As informações divulgadas deverão conter, no mínimo:

I. Data de assinatura e identificação do instrumento de parceria e do

órgão da administração pública responsável;

II. Nome da organização da sociedade civil e seu número de

inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB;

III. Descrição do objeto da parceria;

IV. Valor total da parceria e valores liberados;

V. Situação da prestação de contas da parceria, que deverá informar

a data prevista para a sua apresentação, a data em que foi apresentada, o prazo para a sua análise e o resultado conclusivo;

VI. Quando vinculados à execução do objeto e pagos com recursos

da parceria, o valor total da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício.

12.3. É de responsabilidade exclusiva da organização da sociedade civil o gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos recebidos, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, de investimento e de pessoal.

12.4. É de responsabilidade exclusiva da organização da sociedade civil o pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relacionados à execução do objeto previsto no termo de colaboração ou de fomento, não implicando responsabilidade solidária ou subsidiária da administração pública a inadimplência da organização da sociedade civil em relação ao referido pagamento, os ônus incidentes sobre o objeto da parceria ou os danos decorrentes de restrição à sua execução.

12.5. A contratação do corpo docente pela OSC deverá ser realizada segundo a legislação vigente, assumindo inteira responsabilidade pelas obrigações trabalhistas e previdenciárias dessas relações de emprego.

(6)

DOM | Edição 4399 | Página 27

13. DA EXECUÇÃO

13.1. Os recursos recebidos em decorrência da parceria serão depositados em conta corrente específica isenta de tarifa bancária na instituição financeira pública determinada pela administração pública.

13.2. As despesas devem ser executadas considerando os itens 9.3 e 9.4 deste edital, sendo vedado:

I. Utilizar recursos para finalidade alheia ao objeto da parceria;

II. Pagar, a qualquer título, servidor ou empregado público com

recursos vinculados à parceria, salvo nas hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias.

13.3. A execução das despesas relacionadas à parceria observará, nos termos de que trata o art. 45 da Lei nº 13.019, de 2014:

I. A responsabilidade pelo gerenciamento administrativo e financeiro

dos recursos recebidos, inclusive no que disser respeito às despesas de custeio, de investimento e de pessoal é exclusiva da Organização da Sociedade Civil selecionada; e

II. A responsabilidade pelo pagamento dos encargos trabalhistas,

previdenciários, fiscais e comerciais relacionados à execução do objeto previsto no termo de fomento ou de colaboração, o que não implica responsabilidade solidária ou subsidiária da administração pública municipal quanto à inadimplência da organização da sociedade civil em relação ao referido pagamento, aos ônus incidentes sobre o objeto da parceria ou aos danos decorrentes de restrição à sua execução é exclusiva da Organização da Sociedade Civil selecionada.

13.4. A organização da sociedade civil deverá verificar a compatibilidade entre o valor previsto para realização da despesa, aprovado no plano de trabalho, e o valor efetivo da compra ou contratação.

13.5. O plano de trabalho da parceria poderá ser revisto para alteração de valores ou de metas, mediante termo aditivo ou por apostila ao plano de trabalho original, conforme o art. 57 da Lei n° 13.204 de 2015.

13.6. Desde que estejam previstas no plano de trabalho e sejam proporcionais ao tempo efetivamente dedicado à parceria, e que sejam ainda compatíveis com o valor de mercado e observem os acordos e as convenções coletivas de trabalho, poderão ser pagas, entre outras despesas, com recursos vinculados à parceria:

I. Remuneração da equipe encarregada da execução do plano de

trabalho, inclusive de pessoal próprio da organização da sociedade civil, durante a vigência da parceria, compreendendo

as despesas com pagamentos de impostos,

contribuições sociais, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, férias, décimo terceiro salário, salários proporcionais, verbas rescisórias e demais encargos sociais e trabalhistas;

II. Diárias referentes a deslocamento, hospedagem e alimentação

nos casos em que a execução do objeto da parceria assim o exija;

III. Custos indiretos necessários à execução do objeto seja qual for a proporção em relação ao valor total da parceria;

IV. Aquisição de equipamentos e materiais permanentes essenciais à

consecução do objeto e serviços de adequação de espaço físico, desde que necessários à instalação dos referidos equipamentos e materiais.

13.7. As organizações da sociedade civil deverão obter de seus fornecedores e prestadores de serviços notas, comprovantes fiscais ou recibos, com data, valor, nome e número de inscrição no CNPJ da organização da sociedade civil e do CNPJ ou CPF do fornecedor ou prestador de serviço, para fins de comprovação das despesas.

13.8. Os rendimentos de ativos financeiros serão aplicados no objeto da parceria, estando sujeitos às mesmas condições de prestação de contas exigidas para os recursos transferidos.

13.9. Por ocasião da conclusão, denúncia, rescisão ou extinção da parceria, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos à administração pública no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, sob pena de imediata instauração de tomada de contas especial do responsável, providenciada pela autoridade competente da administração pública.

13.10. Toda a movimentação de recursos no âmbito da parceria será realizada mediante transferência eletrônica sujeita à identificação do beneficiário final e à obrigatoriedade de depósito em sua conta bancária.

13.11. Os pagamentos deverão ser realizados mediante crédito na conta bancária de titularidade dos fornecedores e prestadores de serviços.

13.12. A OSC somente poderá pagar despesas em data posterior ao término da execução do termo de fomento ou de colaboração quando o fato gerador da despesa tiver ocorrido durante sua vigência.

Parágrafo único. Para os fins deste Edital, considera-se equipe de

trabalho o pessoal necessário à execução do objeto da parceria, que poderá incluir pessoas pertencentes ao quadro da organização da sociedade civil ou que vierem a ser contratadas, inclusive os dirigentes, desde que exerçam ação prevista no plano de trabalho aprovado, nos termos da legislação cível e trabalhista.

14. DO GESTOR DO TERMO

14.1. O agente público responsável pela gestão de parceria celebrada por meio de Termo de Colaboração será designado pela MANAUSCULT, nos termos estabelecidos pela lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, e no Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, com poderes de controle e fiscalização.

14.2. São obrigações do gestor:

I. Acompanhar e fiscalizar a execução da parceria;

II. Informar ao seu superior hierárquico a existência de fatos que

comprometam ou possam comprometer as atividades ou metas da parceria e de indícios de irregularidades na gestão dos recursos, bem como as providências adotadas ou que serão adotadas para sanar os problemas detectados;

III. Emitir parecer técnico conclusivo de análise da prestação de contas final, levando em consideração o conteúdo do relatório técnico de monitoramento e avaliação de que trata o art. 59 da lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015;

IV. Disponibilizar materiais e equipamentos tecnológicos necessários

às atividades de monitoramento e avaliação.

15. DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

15.1. A Comissão de Monitoramento e Avaliação, a ser constituída pela MANAUSCULT através de portaria específica, nos termos estabelecidos pela lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, e no Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, é a instância administrativa colegiada responsável pelo monitoramento do conjunto de parcerias, pela proposta de aprimoramento dos procedimentos, pela padronização de objetos, custos e indicadores e pela produção de entendimentos voltados à priorização do controle de resultados, sendo de sua competência a avaliação e a homologação dos relatórios técnicos de monitoramento e avaliação.

15.2. A comissão de monitoramento e avaliação poderá solicitar assessoramento técnico de especialista que não seja membro desse colegiado para subsidiar seus trabalhos.

15.3. As ações de monitoramento e avaliação terão caráter preventivo e saneador, objetivando a gestão adequada e regular das parcerias. 15.4. As ações de monitoramento e avaliação poderão utilizar ferramentas tecnológicas de verificação do alcance de resultados, incluídas as redes sociais na internet, aplicativos e outros mecanismos de tecnologia da informação.

15.5. A MANAUSCULT deverá realizar visita técnica in loco para subsidiar o monitoramento da parceria, nas hipóteses em que esta for essencial para verificação do cumprimento do objeto da parceria e do alcance das metas.

15.6. Sem prejuízo do Monitoramento e Avaliação, poderão ser realizadas eventuais auditorias pelos controles interno e externo, no âmbito da fiscalização preventiva.

16. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

16.1. A prestação de contas deverá ser feita observando-se as regras previstas na Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015, no Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, além de prazos e normas de elaboração constantes no Termo de Colaboração e no plano de trabalho.

(7)

16.2. A prestação de contas terá o objetivo de demonstrar e verificar resultados e deverá conter elementos que permitam avaliar a execução do objeto e o alcance das metas.

16.3. A organização da sociedade civil deverá apresentar prestação de contas ao fim de cada exercício, para fins de monitoramento do cumprimento das metas do objeto.

16.4. A prestação de contas anual deverá ser apresentada no prazo de até 30 (trinta) dias após o fim de cada exercício, conforme estabelecido no instrumento da parceria.

16.5. A prestação de contas final deverá ser apresentada no prazo de até 30 (trinta) dias após o fim da vigência da parceria, conforme estabelecido no instrumento da parceria.

16.6. Para fins de prestação de contas parcial/anual e final, a organização da sociedade civil deverá apresentar relatório de execução final do objeto, no prazo de até 30 (trinta) dias, contado do término da execução da parceria, conforme estabelecido no instrumento de parceria, prorrogável por até 15 (quinze) dias, mediante justificativa e solicitação prévia da organização da sociedade civil, que conterá:

I. A demonstração do alcance das metas referentes ao período de

que trata a prestação de contas;

II. A descrição das ações desenvolvidas para o cumprimento do

objeto;

III. Os documentos de comprovação do cumprimento do objeto, como listas de presença, fotos, vídeos, entre outros.

16.7. O relatório de execução final do objeto deverá, ainda, fornecer elementos para avaliação:

I. Dos impactos econômicos ou sociais das ações desenvolvidas;

II. Do grau de satisfação do público-alvo, que poderá ser indicado

por meio de pesquisa de satisfação, declaração de entidade pública ou privada local e declaração do conselho de política pública setorial, entre outros; e

III. Da possibilidade de sustentabilidade das ações após a conclusão do objeto.

16.8. Relatório Final de Execução Financeira, no prazo de até 60 (sessenta) dias, contados de sua notificação, conforme o disposto no item 16.10, e estabelecido no instrumento de parceria, prorrogável por até 15 (quinze) dias, mediante justificativa e solicitação prévia da organização da sociedade civil, que deverá conter:

I. Relação das receitas e despesas realizadas, inclusive

rendimentos financeiros, que possibilitem a comprovação da observância do plano de trabalho e sua vinculação com a execução do objeto;

II. Comprovante da devolução do saldo remanescente da conta

bancária específica, quando houver;

III. Extrato da conta bancária específica;

IV. Memória de cálculo do rateio das despesas, quando for o caso;

V. Relação de bens adquiridos, produzidos ou transformados,

quando houver; e

VI. Cópia simples das notas e dos comprovantes fiscais ou recibos,

inclusive holerites, com data do documento, valor, dados da organização da sociedade civil e do fornecedor e indicação do produto ou serviço, contendo dados da organização da sociedade civil e número do instrumento da parceria.

16.9. A organização da sociedade civil deverá apresentar justificativa na hipótese de não cumprimento do alcance das metas. 16.10. Quando a organização da sociedade civil não comprovar o alcance

das metas ou quando houver evidência de existência de ato irregular, a administração pública municipal exigirá a apresentação de relatório de execução financeira, conforme previsto nos artigos 56 e 57 do Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016.

16.11. As organizações da sociedade civil deverão manter a guarda dos documentos originais relativos à execução das parcerias pelo prazo de 10 (dez) anos, contado do dia útil subsequente ao da apresentação da prestação de contas ou do decurso do prazo para a apresentação da prestação de contas.

16.12. O prazo de análise da prestação de contas final pela administração pública constará no termo de colaboração e será de até 150 (cento e cinquenta) dias, contado da data de recebimento do Relatório Final de Execução do Objeto. Este prazo poderá ser prorrogado, justificadamente, por igual período, não podendo exceder o limite de 300 (trezentos) dias.

16.13. Toda a documentação referente à Prestação de Contas deverá ser apresentada com identificação da instituição responsável pela

execução do termo no Protocolo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos-MANAUSCULT, nos prazos definidos neste edital, no horário das 08:00 as 17:00, situado a Avenida André Araújo, N. 2767 – Aleixo.

17. DA VIGÊNCIA E DA PRORROGAÇÃO DOS TERMOS

17.1. O Termo de Colaboração terá a vigência de até 24 (vinte e quatro) meses a contar da data de assinatura do respectivo Termo de Colaboração.

17.2. O prazo de vigência poderá ser prorrogado por 01 (um) ano, mediante interesse da administração pública ou solicitação da organização da sociedade civil, devidamente formalizada e justificada, a ser apresentada à Administração Pública em, no mínimo, 30 (trinta) dias antes do fim do termo, a qual dependerá da concordância da MANAUSCULT mediante avaliação do desempenho da organização da sociedade civil.

17.3. A prorrogação de ofício da vigência do termo de colaboração ou de fomento deve ser feita pela administração pública quando ela der causa a atraso na liberação de recursos financeiros, limitada ao exato período do atraso verificado.

17.4. O plano de trabalho da parceria poderá ser revisto para alteração de valores ou de metas, mediante termo aditivo ou por apostila ao plano de trabalho original.

17.5. Cabe a Administração Pública Municipal a prerrogativa para assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, no caso de paralisação, de modo a evitar sua descontinuidade;

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. A participação neste processo implica a aceitação plena e irrevogável das normas deste Edital.

18.2. É recomendável a leitura integral da legislação referenciada neste edital, bem como as legislações pertinentes a proteção social e direitos da criança e do adolescente, não podendo a OSC ou seu dirigente alegar, futuramente, que não a conhece, seja para deixar de cumpri-la, seja para evitar as sanções cabíveis. 18.3. É de exclusiva responsabilidade do proponente os documentos

contidos em sua proposta, bem como a ausência de qualquer item previsto neste edital.

18.4. Fica eleito o foro da Justiça da cidade de Manaus - Amazonas, para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital, quando não esclarecidas por via administrativa.

18.5. É de exclusiva responsabilidade do proponente os compromissos e encargos de natureza fiscal, comercial, bancária, intelectual (direito autoral, inclusive os conexos, e propriedade industrial), bem como quaisquer outros resultantes da contratação objetivada nesta chamada pública, ficando a MANAUSCULT isenta de qualquer responsabilidade dessa índole.

18.6. Todo e qualquer ônus por questões de direitos autorais recairão, exclusivamente, sobre o responsável pelo projeto. O proponente se obriga a obter todas as autorizações necessárias, inclusive no que se refere aos direitos autorais, junto aos respectivos autores de todas as obras intelectuais utilizadas no projeto, dos herdeiros legais das mesmas, ou eventuais cessionários, na forma da Lei nº 9.610/98.

18.7. A presente chamada pública poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, a qualquer tempo, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou a reclamação de qualquer natureza.

18.8. Os casos omissos e as situações não previstas na presente chamada pública serão resolvidos pela MANAUSCULT. 18.9. Esclarecimentos acerca do conteúdo desta chamada pública

poderão ser obtidos através do telefone (92) 3215-2127 e do email cultura.manauscult@gmail.com.

CIENTIFIQUE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. Manaus, 13 de julho de 2018.

(8)

DOM | Edição 4399 | Página 29

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 07/2018 – MANAUSCULT ANEXO I - CURSOS LIVRES EM ARTES NA COMUNIDADE 1. APRESENTAÇÃO

No intuito de contribuir com o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, a MANAUSCULT irá desenvolver um projeto piloto visando o estabelecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de ações culturais e artísticas para a infância e adolescência através do ensino das artes, em suas diversas modalidades, em uma comunidade do Município de Manaus.

O projeto piloto de cursos livres em artes na comunidade pretende proporcionar a crianças e jovens entre 10 a 16 anos um ambiente de troca entre saberes e de estímulo às práticas de criação e produção de conhecimento de forma lúdica, atrativa e construtiva.

Cabe-nos ressaltar que o contato de crianças e jovens com atividades culturais, em especial com as manifestações artísticas, é um fator de grande importância para o desenvolvimento de sua inteligência afetiva e emocional, além de estimular seu desenvolvimento artístico e social. Por este motivo, a MANAUSCULT pretende proporcionar, por meio deste projeto, o encontro com a arte como ferramenta de melhoria da qualidade de vida destas crianças e adolescentes.

2. OBJETIVO

Promover a produção de conhecimento e a criação artística através da realização de cursos livres em artes que terão como público alvo crianças e jovens entre 10 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica visando estimular o desenvolvimento integral destas crianças e jovens por meio da arte, nas suas diversas modalidades.

3. LOCAL

O bairro escolhido para a realização deste projeto piloto é a Colônia Antônio Aleixo. A instituição vencedora da Chamada Pública irá identificar uma área de neutralidade e com estruturação mínima, avençada junto a MANAUSCULT, onde possam ser desenvolvidas as atividades culturais e formativas, abrindo possibilidades para a firmação de parcerias junto a outras iniciativas em âmbito da própria comunidade.

4. METODOLOGIA

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT irá selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com finalidade direcionada à promoção do bem-estar social de crianças e jovens (educacionais e culturais), com experiência no desenvolvimento de projetos de formação artística e cultural, a qual irá operacionalizar as ações dentro da comunidade.

A primeira etapa de trabalho será a fase de montagem de infraestrutura e contratação de profissionais. A 2ª, 3ª, 4ª e 5ª etapa serão as de realização dos cursos. A cada 06 (seis) meses serão ofertados 04 (quatro) cursos distintos com 02 (duas) turmas cada, sendo uma no período matutino e outra no período vespertino, totalizando 32 cursos a serem realizados conforme tabela abaixo:

ETAPA DO

PROJETO REALIZAÇÃO PERÍODO DE CURSO TURNOS HORÁRIO DIAS

QUANT. ALUNOS P/TURMA

1ª ETAPA NOV/DEZ 2018 Montagem de estrutura física, contratação de profissionais e demais preparativos pertinentes; identificação e seleção de alunos.

2ª ETAPA 1º Semestre de 2019 Teatro Matutino / Vespertino 09h às 11; 14h às 16h Segunda, Quarta e Sexta 25 alunos Audiovisual Matutino /

Vespertino 09h às 11;

14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos Dança Vespertino Matutino / 14h às 16h 09h às 11; Quarta e Sexta 25 alunos Segunda, Desenho Vespertino Matutino / 14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos 09h às 11;

3ª ETAPA 2° Semestre de 2019 Balé Clássico Matutino / Vespertino 09h às 11; 14h às 16h Segunda, Quarta e Sexta 25 alunos Canto Vespertino Matutino / 14h às 16h 09h às 11; Terça e Quinta 25 alunos Técnicas circenses Matutino / Vespertino 09h às 11; 14h às 16h Segunda, Quarta e Sexta 25 alunos Fotografia

Digital Matutino / Vespertino

09h às 11;

14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos

4ª ETAPA 1ª Semestre de 2020

Teatro Vespertino Matutino / 09h às 11; 14h às 16h Quarta e Sexta Segunda, 25 alunos Audiovisual Vespertino Matutino / 09h às 11; 14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos Dança Vespertino Matutino / 09h às 11; 14h às 16h Quarta e Sexta 25 alunos Segunda, Desenho Vespertino Matutino / 09h às 11; 14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos

5ª ETAPA 2° Semestre de 2020 Balé

Clássico Vespertino Matutino / 09h às 11; 14h às 16h Quarta e Sexta Segunda, 25 alunos Canto Matutino /

Vespertino 09h às 11;

14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos Técnicas circenses Matutino / Vespertino 09h às 11; 14h às 16h Segunda, Quarta e Sexta 25 alunos Fotografia

Digital Matutino / Vespertino

09h às 11;

14h às 16h Terça e Quinta 25 alunos

TOTAL DE CURSOS REALIZADOS: 32 (Trinta e dois) TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS: 800 (oitocentos)

Na segunda etapa do projeto serão oferecidos os cursos de Teatro, Audiovisual, Dança e Desenho, escolhidos inicialmente por se tratarem de atividades artísticas com alto poder de mobilização e bons índices de engajamento entre o público alvo. Os demais cursos oferecidos na tabela acima seguem como proposta, mas estes deverão ser avaliados a partir da demanda da própria comunidade e desenvolvidos de acordo com as potencialidades ali identificadas, por exemplo: uma vez em contato com a comunidade, pode-se perceber que um curso de desenho não tenha tantos adeptos, mas que as crianças e jovens tenham grande interesse por dança, desta forma, um curso de dança pode ser programado para a etapa seguinte. No caso de a OSC selecionada, após o início das atividades in loco identificar a necessidade de alteração no plano de atividades proposto, a mesma poderá fazê-lo, desde que observando o disposto no art. 43 do Decreto Nº 8.726, de 27 de abril de 2016, o qual versa acerca do procedimento para alteração no plano de trabalho aprovado.

No caso de a OSC apresentar, ainda na etapa de seleção da proposta, um calendário de atividades formativas que abranja a realização de atividades e cursos diferentes da apresentada pela MANAUSCULT no quadro acima, esta deverá ser devidamente justificada e deverá respeitar o quantitativo mínimo de 25 alunos por turma. Neste caso, caberá à Comissão de Seleção aprovar, ou não, a sugestão de atividades da OSC proponente.

Ao final de cada etapa, a OSC deverá organizar uma mostra artística com a participação dos alunos envolvendo ainda seus familiares e demais membros da comunidade no qual o projeto estará inserido. Na ocasião, os alunos serão convidados a se apresentarem, ou a apresentarem seus trabalhos desenvolvidos, de forma coletiva ou individual.

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

A OSC vencedora do edital deverá obedecer ao seguinte cronograma: 1ª ETAPA PERÍODO MONTAGEM DE ESTRUTURA FÍSICA, CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEMAIS PREPARATIVOS PERTINENTES IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS Novembro (2018) Dezembro (2018) 2ª ETAPA

PERÍODO REALIZAÇÃO DOS CURSOS

MOSTRA ARTÍSTICA– APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS, MENSURAÇÃO DE DADOS E PLANEJAMENTO PARA ETAPA SEGUINTE IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS ALUNOS DA ETAPA SEGUINTE Janeiro (2019) Fevereiro (2019) Março (2019) Abril (2019) Maio (2019) Junho (2019)

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A breve análise das metodologias de coleta e análise de dados que tem sido utilizadas na pesquisa em Ciências Humanas, especialmente na área educacional, evidencia que são

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Para mais informações, siga as instruções da tela ou consulte [eHELP] (Minha Tela Inicial > Minha Tela Inicial).

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

[r]