• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)
(2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA

JANAYRA IASMYM DOS SANTOS SILVA

COLEÇÃO VIÉS

.

(3)

JANAYRA IASMYM DOS SANTOS SILVA

COLEÇÃO VIÉS

Projeto apresentado ao curso de Design de Moda como requisito para finalização da disciplina Planejamento de Coleção, sob orientação da professora Me Rita Prado.

(4)

JANAYRA IASMYM DOS SANTOS SILVA

COLEÇÃO VIÉS

Projeto apresentado ao curso de Design de Moda como requisito para finalização da disciplina Planejamento de Coleção, sob orientação da professora Me Rita Prado. Aprovado em __/__/___ BANCA EXAMINADORA _________________________________________________________ Presidente da Banca __________________________________________________________ Examinador 01 __________________________________________________________ Examinador 02

(5)

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês a esperança e um futuro.” (Jr 29:11)

(6)

AGRADECIMENTOS

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Pv. 16:3) Primeiramente agradeço ao meu Deus por ter chegado até aqui e por estar conseguindo realizar um sonho que primeiro foi gerado em Seu coração. Toda honra e toda glória seja dada a Deus. Obrigada por sempre estar ao meu lado, por nunca ter me deixado só e por me fazer presenciar tantos milagres durante esses dois anos. O que seria de “Mym” sem o teu amor Senhor? Eu te amo meu Deus!

Aos meus pais, João e Iris pelo privilégio de tê-los em minha vida, são minha base. Obrigada por toda a educação, apoio, amor, cuidado e incentivo. Obrigada por em meio a tantos momentos felizes e tristes terem me dado palavras de ânimo, abraços, e a melhor coisa, suas orações, sei que Deus ouviu cada uma. Mãe você é meu maior exemplo de mulher trabalhadora, forte, que sempre fez de tudo para dar o melhor ao nosso lar. Amo muito vocês!

Aos meus irmãos por todo incentivo, cuidado, carinho, orações. Não poderia deixar de citar: meu irmão Lucas Santos, sabe a importância de eu ter conseguido chegar até aqui, obrigada por cada palavra de exortação, por acreditar em mim e sempre me impulsionar a dar e extrair o meu melhor. Amo vocês!

Aos meus familiares e amigos pelas palavras, orações, pelo incentivo de não me deixarem desistir e por entenderem a minha ausência durante esse período que me dediquei para dar o melhor de mim e compreenderem que era a realização de um sonho. Amo vocês!

Aos meus colegas de classe e agora de profissão, obrigada por tornar as nossas aulas mais divertidas e por compartilhar seus conhecimentos e suas conquistas. Desejo que vocês exerçam seus ofícios com muito amor e dedicação.

(7)

Aos mestres acadêmicos, como chegaria até aqui se não fosse o compartilhar de tantos conhecimentos, tanta dedicação? Senti-me amada e cuidada pela total atenção de vocês no ensinar, ouvir, aconselhar. Obrigada pelo exemplo deixado a mim de ver o amor em seus serviços. À instituição de Ensino por nos proporcionar um ambiente de estudo agradável, aconchegante e profissionais qualificados, cada um exercendo sua função com excelência. “E Deem a cada o que lhe é devido... se honra, honra.”(Rm 13:7).

(8)

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO ... 9 2. A MARCA ... 10 3. PÚBLICO ALVO ... 11 4. PERFIL DO CONSUMIDOR ... 12 5. CRONOGRAMA ... 13

6. BALANCEAMENTO/ MIX DE PRODUTO ... 14

7. NOME E TEMA DA COLEÇÃO ... 15

8. CARTELA DE CORES ... 19

9. RELEASE ... 20

10. BRIEFING DIGITAL ... 21

11. FICHA TÉCNICA DAS PEÇAS ... 22

12. CROQUIS ... 31

13. SKETCHBOOK ... 35

14. PROVAS DE ROUPA ... 37

15. LOOKBOOK ... 44

(9)

1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O presente projeto foi desenvolvido no curso de Design de Moda, na disciplina de Planejamento de Coleção, com a proposta de desenvolver uma coleção com o macrotema Literatura. Cada aluno teria que escolher um livro para servir como tema, que seria inspiração para o desenvolvimento de suas peças.

Partindo desse macrotema, a inspiração nasceu através do livro “A Princesa de Clèves” de Madame La Fayate, um romance da literatura francesa que alia a ternura de seus propósitos à descrição inteligente e cuidadosa do século XVI. Uma paixão nobre, mas impossível; uma heroína lúcida e digna; que compõe uma tragédia de renúncia que não só deu seriedade ao romance, como se tornou clássica, por seu estilo elegante, ágil e preciso.

A história se passa no período renascentista, e esta coleção traz referências de algumas características da indumentária do mesmo. Sendo assim, tais atributos estarão presentes em cada detalhe dessas “narrativas”, através da cintura marcada, sobreposição, decote quadrado, gola alta, manga bufante, da escolha de quatro fases da vida da personagem principal (sua juventude, seu casamento, sua paixão e o fim da sua vida), que serão evidentes na composição dos looks e na escolha das cores expressando suas emoções e sentimentos.

Moda e literatura são dois gêneros artísticos que se preocupam essencialmente com a possibilidade de contar uma história. Ambas trabalham com técnicas narrativas, estilos, criação e representação de realidades, além de mergulharem igualmente no universo do imaginário. As duas esferas procuram provocar impacto na mente humana e com isso o presente projeto se esforçou para mobilizar seu público com a criação de efeitos variados e intencionais.

(10)

2. A MARCA

A identidade da marca deve ser considerada na elaboração de todos os elementos que estarão relacionados a ela, seja na logo marca da empresa, seja na embalagem dos produtos, no slogan e nas coleções. A marca representa o espírito do produto, pois enquanto esse é palpável e avaliado pela razão para atender as necessidades objetivas, a marca é capaz de transmitir emoção, seduzindo o consumidor com valores e atributos que falam direto às suas necessidades psicológicas. (TREPTOW, 2005).

A Sanctorum surgiu em 2019, em Teresina – PI, com o intuito de criar uma coleção de moda a ser apresentada como Trabalho final do Curso de Design de Moda do UNINOVAFAPI. O nome da marca traz o significado referente ao meu sobrenome “dos Santos” que de acordo com o dicionário se originou a partir do latim Sanctorum, que significa literalmente “dos santos”, em português.

Trata-se de uma marca voltada para a moda feminina, com o propósito de fazer a mulher sentir-se determinada, confiante e ao mesmo tempo delicada. Mostrando um estilo contemporâneo, transmitindo dessa forma, elegância, segurança e sofisticação. Sempre está atenta às diferentes formas de pesquisa e referencias, trazendo em suas coleções a cultura, arte, literatura e arquitetura de forma atemporal, criativa e moderna, sempre adequando as tendências com sua identidade.

A marca vende seus produtos através das redes sociais e pretende alcançar espaços nacionais se inserindo como referência no estilo contemporâneo. O seu diferencial está presente na inovação, acabamento, conforto, sofisticação, caimento, tudo alinhado a elegância e a história de cada peça.

(11)

3. PÚBLICO ALVO

Sempre que desenvolver um novo produto, seja ele um eletrodoméstico, um carro, ou uma coleção de moda, o designer deve levar em consideração a que tipo de consumidor (público-alvo) ele se destina. (TREPTOW, 2005). Dessa forma, seguindo a linha de raciocínio de Treptow, foi definido o público através da segmentação geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.

A marca destina-se, principalmente, à mulher com idades entre 25 e 35 anos, com ensino superior completo e pertencentes à classe C, que ganham acima de 04 salários mínimos. A mesma compartilha, assim como a marca, do interesse por moda, arte, literatura, cinema e causas sociais. De jeito simples, prioriza momentos em família, estar com os amigos, ir à igreja e viajar. Gosta de ler bons livros, frequentar bons restaurantes, ir ao cinema e cuidar da saúde.

São determinadas, modernas, cultas, femininas possuem estilo contemporâneo e romântico. Tem um visual atualizado, impecável, ligadas ao mundo da moda. Apesar de gostar de tendências não esquece o seu próprio estilo e não é refém da moda, pois é fiel a identidade da sua imagem. Priorizam aspectos do seu estilo, como a modelagem, qualidade, conforto, composição de elementos delicados com tecidos mais fluidos e estruturados.

Além de vestuário, também consomem acessórios de moda, bolsas, sapatos produtos de decoração e design, cosméticos, maquiagens, estão sempre com maquiagem leve, os cabelos estão sempre bem cuidados. Mas sempre optando a necessidade e a qualidade na hora da compra.

(12)
(13)
(14)
(15)

7. NOME E TEMA DA COLEÇÃO

A moda e a literatura se fazem de imaginação e de sonhos. De acordo com Rose Fortassier "ela enriquece a literatura, seja porque ela propõe sua linguagem a ela, seja porque suscita no escritor um fogo de artifício de criações." (FORTASSIER, 1988:17). A literatura assim como a moda, é reflexo da expressão cultural e artística de cada época, estando ambas associadas ao processo de comunicação e construção de ideias.

Podemos dizer que a matéria-prima de ambos é a mesma: criação e narrativa. Tanto o universo literário quanto as passarelas da moda têm como objetivo contar uma história e impactar o público espectador. Além disso, assim como os escritores, os estilistas e designers de moda também se inspiram em elementos do real ou do imaginário para criarem suas coleções.

A partir da proposta do macrotema literatura, a marca escolheu como fonte de inspiração para a coleção o livro “A Princesa de Clèves” de Madame La Fayatte, um romance da literatura francesa que estruturalmente se compõe de quatro partes. A história passa no ano de 1558, na corte do rei Henrique II, durante os últimos anos de seu reinado, quando príncipes e princesas se rivalizam em elegância e galanteria em volta do rei. A primeira parte do romance apresenta a Senhorita de Chartres, personagem principal, jovem órfã de 16 anos, educada pela mãe, segundo regras rigorosas de moral e amável à virtude.

O príncipe de Clèves, homem de grande retidão moral, apaixona-se pela jovem, quando a vê. Completamente cego por sua beleza a pede em casamento e inexperiente no amor, ela o aceita como esposo, mesmo não estando apaixonada. Depois de casada, e já como Princesa de Clèves, vem a conhecer, na corte, o duque de Nemours. Nasce entre eles um amor imediato. Madame de Chartres, mãe da Princesa, descobre essa paixão e mantém-se vigilante, não permitindo que sua filha caia nos braços do duque. Porém, a mãe adoece

(16)

gravemente e antes de morrer convence sua filha a lutar contra o que considera um “amor culpado”. Ao perder a proteção da mãe, a Princesa retira-se para o campo, onde tinha um jardim, o qual gostava de ficar, a fim de evitar Nemours, e seu marido permanece em Paris.

Na segunda parte do romance, a Princesa de Clèves retorna a corte, mas não conseguindo superar os seus sentimentos, e estando decidida a vencer– los, fugindo daquele a quem ama, decidi partir novamente para o campo e resolve confessar ao marido, que está enamorada de outro homem, e que para continuar digna dele, ela precisa deixar a Corte. Tranquilo, num primeiro momento pela franqueza e coragem da esposa, depois o marido começa a sentir um forte ciúme e a pressiona com perguntas, às quais ela não responde não lhe revelando o nome. A terceira parte do romance continua a revelar os sentimentos e os pensamentos dos personagens, e as ações deles decorrentes.

A quarta parte do romance, a Princesa se retira novamente para o campo, buscando, na solidão, a impossível tranquilidade. Clèves descobre que é Nemours o amado de sua esposa. Nemours decide ir atrás da princesa para tentar falar com ela. Clèves percebe a sua saída e envia um amigo de confiança para seguí-lo. À noite, Nemours observa a Princesa, apenas de longe sem ser visto por ela. A presença de Nemours, próximo à princesa, foi relatada a Clèves pelo seu amigo. Sem o deixar dar-lhe maiores detalhes, Clèves, persuadido de que fora traído, acaba adoecendo e morrendo de melancolia. A dor tira toda a razão da Princesa, que experimenta por si mesma e por Nemours um verdadeiro pânico; ela se recusa a vê-lo. Finalmente, depois se algum tempo, Vidame de Chartres tio da princesa e amigo de Nemours, consegue organizar um encontro secreto entre os dois. Ela olha Nemours com doçura, aconselha-o a procurar em outro lugar, um destino mais feliz e sai, sem que ele possa retê-la.

Enfim, anos e anos se passaram, o tempo e a ausência abrandaram seu sofrimento e extinguiram sua paixão. A Princesa passava parte do ano em um estabelecimento religioso e outra em sua residência. E sua vida, que foi

(17)

assaz curta, deixou exemplos inimitáveis de virtude. Foram estes os caminhos escolhidos pela princesa para manter de forma prática seus princípios, não escolheu os caminhos fáceis, mas escolheu em cada fase da sua vida um VIÉS que lhe deixou um grande legado.

E assim através da relação entre literatura e moda, inspirada na personagem ficcional com traços fortemente marcados articulando características estéticas, físicas e psicológicas nasceu à coleção VIÉS. Com a gola alta, manga bufante, decote quadrado, cintura marcada e sobreposição foram referências tiradas da indumentária renascentistas, do século XVI, no qual se passa a história.

A cartela de cores foi pensada nos sentimentos e emoções relacionados às fases da vida da Princesa Clèves. O azul que representa a sua Juventude, que apesar de ser muito jovem carregava uma maturidade de mulher que foram os ensinamentos passados por sua mãe. Essa cor transmite a tranquilidade, serenidade, lealdade. Sendo símbolo de toda a luz, perfeição, pureza, proteção, conforto, leveza o off white pode ser representado pelo seu casamento, a aliança e elo. E o preto, que foi uma referência de cor do período renascentista, representando assim, o luto e respeito pela morte da sua mãe e seu marido, além de remeter ao medo e a solidão no qual viveu em algumas etapas da sua vida.

O caimento dos tecidos, estruturados (crepe nesga e crepe turin) e fluidos (crepe de seda e organza de seda), representa a estabilidade nas decisões e a instabilidade em relação aos sentimentos. Neles foram retiradas as texturas lisas e ásperas que remetem às sensações das emoções no decorrer da vida. A transparência faz referência à personalidade, pois mesmo em um dilema ela não se escondeu. A aplicação do bordado traz a representação do jardim da casa, o qual era seu refúgio. A Coleção VIÉS traz a gola alta, decote quadrado e a manga bufante em sua composição que fazem referência a três tendências de moda. Como elementos de estilo os

(18)

laços retratam o romance e os botões cobertos aos momentos de refúgio que a mesma tinha ao ir para o jardim.

Portanto, a utilização de todas essas referências baseadas no livro proporciona uma releitura contemporânea e moderna, não somente uma coleção inovadora, mas também uma produção mais sólida, já que está consolidada em elementos representativos do período e da cultura, que dialogam deixando de serem apenas itens de consumo. Com isto, percebe-se que a Coleção não se preocupou apenas com a estética, e sim com o valor simbólico e cultural.

(19)
(20)

9. RELEASE

A marca Sanctorum apresenta sua coleção de outono/inverno 2019, em um espaço ficcional no qual o real e o imaginário se misturam se fundem e se confundem. Da ficção para a realidade, inspirada no romance da literatura francesa “A Princesa e Clèves” de Madame de La Fayette.

A personagem ficcional com traços fortemente marcados trouxe vida à coleção, articulando características estéticas, físicas e psicológicas e desses viés surge a coleção. Os sentimentos e as emoções da princesa se transformaram nas cores off white (aliança e pureza), preto (luto e angústia) e o azul (juventude e serenidade). A transparência faz referência à sua personalidade.

A delicadeza do bordado é a representação do jardim, o qual era seu refúgio. Através do século XVI, o qual se passa a história, fez-se a releitura da indumentária renascentista, surgiu a gola alta, manga bufante, decote quadrado e a cintura marcada. Unidos a silhueta “X”, os laços e os botões como elemento de estilo, os tecidos fluídos (crepe de seda e organza de seda) e estruturados (crepe nesga e crepe turin), nasceu a Coleção VIÉS, da corte francesa renascentista para o Brasil contemporâneo!

(21)
(22)

11. FICHA TÉCNICA DAS PEÇAS

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)

16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FAYETTE, Madame de La. A Princesa de Clèves. São Paulo: LEYA, 2013

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5ª edição. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

Nery, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: SENAC, 2009.

Cobra, Marcos. Marketing & moda. Sao Paulo: SENAC, 2007.

Romanato, Daniella. Desenhando moda com corelDRAW. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

Leite, Adriana Sampaio;Velloso, Marte Delgado. Desenho técnico de roupa feminina. 2ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2007.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São