• Nenhum resultado encontrado

Investigando Apps de organização de informação para adoção em aulas de Química/ Investigating Information Organization Apps for Adoption in Chemistry Classes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Investigando Apps de organização de informação para adoção em aulas de Química/ Investigating Information Organization Apps for Adoption in Chemistry Classes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761

Investigando Apps de organização de informação para adoção em aulas de

Química

Investigating Information Organization Apps for Adoption in Chemistry Classes

DOI:10.34117/bjdv6n11-393

Recebimento dos originais:08/10/2020 Aceitação para publicação:18/11/2020

Kênya Silva dos Santos Moraes

Licencianda em Ciências da Natureza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Endereço:Rua Cel. Vicente, 281, CEP 90030-040, Porto Alegre/RS E-mail: kenyassmoraes@gmail.com

Aline Grunewald Nichele

Doutora em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Endereço: Rua Cel. Vicente, 281, CEP 90030-040, Porto Alegre/RS E-mail: aline.nichele@poa.ifrs.edu.br

RESUMO

A utilização de cadernos de laboratório digitais criados a partir de aplicativos (Apps) de organização de informação auxiliam os estudantes a melhor registrar e organizar dados coletados em aula. Esses Apps apresentam a possibilidade de criar anotações, desenhos, áudios, vídeos e fotos rapidamente, mantendo-os em um mesmo documento. Sua utilização enquanto ferramenta de apoio promove a organização de registro de dados, incentiva o estudo e a interação entre estudantes. O objetivo deste artigo é relatar a busca por Apps de organização de informações e sua utilização durante uma aula de Iodometria. Após uma busca nas lojas digitais “App Store” e “Play Store”, utilizando as palavras-chaves: “caderno”, “notebook”, “digital notebook”, “caderno digital”, “notas” e “notes”, foram selecionados e avaliados 12 Apps, que foram classificados em três categorias: ‘Funcionalidades Básicas’, ‘Funcionalidades Moderadas’, e ‘Funcionalidades Elevadas’. O App "NoteLedge" foi selecionado para utilização durante uma aula de química analítica sobre Iodometria.

Palavras-Chave: Tecnologias Digitais, Ensino de Química . ABSTRACT

The use of digital laboratory notebooks created from information organization applications (Apps) helps students to better record and organize data collected in class. These Apps present the possibility to create notes, drawings, audios, videos and photos quickly, keeping them in the same document. Its use as a support tool promotes the organization of data registration, encourages study and interaction among students. The objective of this article is to report the search for information organization Apps and their use during an Iodometry class. After a search in the digital stores "App Store" and "Play Store", using the keywords: "notebook", "notebook", "digital notebook", "notes", were selected and evaluated 12 Apps, which were classified in three categories: 'Basic Functionality', 'Moderate Functionality', and 'High Functionality'. The 'NoteLedge' App was selected for use during an analytical chemistry class on Iodometry.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761

1INTRODUÇÃO

O uso de dispositivos móveis e aplicativos (Apps) no ensino se torna cada vez mais facilitado pelo aumento do uso de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, pelos estudantes. No Brasil a utilização de dispositivos móveis engloba 98,7% das residências, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE, 2017), chegando a alcançar mais de 80% dos indivíduos em idade escolar. A utilização desses dispositivos, dos quais os estudantes já são familiarizados, auxilia na abordagem de conteúdos mais abstratos, os motivando. De acordo com Sato, Fukumoto e Oshio (2016), ao questionar estudantes após o uso de tablets em aulas de laboratório, a utilização de dispositivos móveis e Apps aumentou o interesse dos estudantes nos conteúdos abordados, obtendo um retorno positivo por parte dos mesmos.

Segundo Van Dyke e Smith-Carpenter (2017), após a realização de uma pesquisa com a utilização de Apps de organização de informações como cadernos de laboratórios digitais, a utilização dos Apps auxiliou os estudantes a coletar e organizar os dados mais eficientemente, além de contribuir para a fluência digital dos mesmos. Nesse sentido, Apps que não foram criados para o ensino e aprendizagem de Química podem ser adaptados para a utilização em sala de aula para o estudo dessa ciência.

A utilização desses Apps, enquanto ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, serve como alternativa às anotações em papel usualmente efetuadas nos cadernos de laboratório. Os Apps de organização de informações apresentam recursos e funcionalidades diferenciadas, como fazer anotações rápidas, desenhar, capturar áudios, fotos e vídeos, mantendo todos esses recursos em um mesmo arquivo. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é relatar a busca por Apps de organização de informações e sua utilização durante uma aula prática sobre Iodometria.

2METODOLOGIA

Primeiramente foi realizada uma busca nas lojas digitais “App Store” e “Play Store”, utilizando as palavras-chaves: “caderno”, “notebook”, “digital notebook”, “caderno digital”, “notas” e “notes”. Dos resultados encontrados foram selecionados somente os Apps gratuitos, 39 no total. Desses, 12 foram selecionados por serem multiplataforma, ou seja, são suportados pelos sistemas operacionais “Android” e “iOS”.

Dos 12 Apps selecionados, foram analisadas nove funcionalidades diferentes: Foto (capturar fotos), Vídeo (gravar vídeos), Áudio (gravar e/ou reproduzir áudio), PDF (abrir arquivos em pdf), Escrever (escrever à mão livre), Anexar (anexar imagens e documentos .doc e .pdf), Sincronizar (sincronizar automaticamente entre todos os dispositivos utilizados pelo usuário), Compartilhar (compartilhar, via email, nuvem ou redes sociais, direto do aplicativo), e se possui interface móvel e para computador.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761 Após a análise das funcionalidades oferecidas pelos Apps, os mesmos foram classificados em três categorias, Funcionalidades Básicas, Funcionalidades Moderadas, e Funcionalidades Elevadas.

O App selecionado foi utilizado em aula prática de Química Analítica como recurso para efetuar os registros e dados oriundos da atividade prática.

3RESULTADOS

Para a categoria de ‘Funcionalidades Básicas’ foram selecionados os Apps que possuíam de uma a três funcionalidades descritas acima. Foram identificados os Apps “Daybook”, que possui somente a funcionalidade “Foto”, além de possuir a opção “Speech to text”, que converte áudios em texto, e o App “INKredible” (Figura 1.a). Na categoria ‘Funcionalidades Moderadas’ foram selecionados os Apps que apresentavam de quatro a seis funcionalidades. Foram identificados os App “MetaMoji Note Lite”, “MetaMoji Share Lite” e “WPS Office” (Figura 1.b). No App "Metamoji Share Lite" é possível realizar “reuniões” onde todos conseguem interagir com as notas, adicionando novas páginas, imagens e escritas. O App “WPS Office” possui interface móvel e para computador, possuindo as funcionalidades "Foto”, “Vídeo”, “PDF”, “Sincronizar” e "Compartilhar”. Também é possível criar planilhas e apresentações no App.

Figura 1: a) Apps associados à categoria Funcionalidades Básicas. b) Apps associados à categoria Funcionalidades Moderadas. Fonte: Autoria própria.

Os Apps que apresentavam no mínimo sete funcionalidades foram relacionados à categoria ‘Funcionalidades Elevadas’, sendo eles os Apps “Padlet”, “Google Keep”, “OneNote”, “NoteLedge”, “Explain Everything”, “Notebook”, e “Evernote” (Figura 2). O App “Padlet” possui interface móvel e para computador, apresentando as funcionalidades “Foto”, “Vídeo”, “Áudio”, “PDF”, “Anexar” e “Compartilhar". O App permite a colaboração com outros usuários, utilizando textos, fotos e links, possuindo diversos espaços colaborativos ("mural", "tela", "grade"). No App "NoteLegde" é possível capturar fotos, gravar vídeos e áudios, desenhar a mão livre, anexar fotos e vídeos do dispositivo, sincronizar em outros dispositivos, e compartilhar por e-mail, "nuvem" e redes sociais.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 2: Apps associados a categoria Funcionalidades Elevadas. Fonte: Autoria própria.

Após a busca e a análise dos Apps, foi selecionado o App "NoteLegde" para utilização em uma aula de química analítica sobre Iodometria, no lugar das anotações em papel. Foi escolhido este App por possuir todas as funcionalidades investigadas e não precisar estar conectado a internet para ser utilizado. O App “NoteLegde” é dividido em cadernos, onde são organizadas as notas (Figura 3). Uma conta gratuita permite a criação de três cadernos, sem um limite de notas por caderno. O “NoteLegde” pode ser executado em qualquer dispositivo multiplataforma.

Figura 3: Captura de tela do App “NoteLedge” a) Caderno criado pelo estudante b) Notas feitas pelo estudante. Fonte: Autoria própria.

Os estudantes utilizaram o App em seus próprios dispositivos móveis para registrar e organizar os dados coletados durante a aula prática sobre Iodometria. Com o App foi possível anotar a mão livre dados e registros relevantes para a execução da prática (Figura 4) e para a produção de um relatório

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761 da aula prática, bem como foi possível criar registros fotográficos das diferentes mudanças de cor que ocorreram durante as titulações realizadas na aula (Figura 5).

Figura 4: a) Nota criada com a funcionalidade “Escrever”. Fonte: Autoria própria.

Figura 5: Nota criada usando as funcionalidades “Foto” e ”Vídeo”. Fonte: Autoria própria.

A experiência foi positiva tendo em vista que, o espaço utilizado na bancada foi otimizado pois não foi necessário manter materiais como folhas, cadernos e canetas, que acabam por reduzir a área útil da bancada. Outro ponto positivo é a potencialidade do smartphone em manter registros fotográficos e em vídeo das mudanças de cor decorrente da prática realizada. Esses registros podem

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761 ser compartilhados com o docente e demais colegas da disciplina por meio de aplicativos de armazenamento de arquivos na “nuvem”.

4CONSIDERAÇÕESFINAIS

Utilizando o App “NoteLedge” foi possível coletar e organizar os dados de forma eficaz, ao comparar as anotações em papel, mantendo-os armazenados em um único local. Os estudantes se sentem mais confortáveis utilizando os próprios dispositivos durantes as aulas. Um ponto negativo do App são as restrições agregados a conta gratuita, como o número limitado de cadernos que podem ser criados, não ser possível utilizar a “nuvem” do próprio App e não poder utilizá-lo em computadores.

AGRADECIMENTOS

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.89499-89505 nov. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017.

2018. Disponível em:

<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf>. Acesso em:

NOTELEDGE. Disponível em: https://www.kdanmobile.com/en/noteledge.

SATO, Hirotoshi; FUKUMOTO, Kozo; OSHIO, Aiko. Application of Tablet Devices in a Chemical Laboratory at college of technology. IEEE/SICE International Symposium on System Integration, p. 832-837. 2016.

VAN DYKE, Aaron R.; SMITH-CARPENTER, Jillian. Bring Your Own Device: A Digital Notebook for Undergraduate Biochemistry Laboratory Using a Free, Cross-Platform Application. Journal Of Chemical Education, [s.l.], v. 94, n. 5, p.656-661, 30 mar. 2017. American Chemical Society (ACS).

Imagem

Figura  1:  a)  Apps  associados  à  categoria  Funcionalidades  Básicas.  b)  Apps  associados  à  categoria  Funcionalidades  Moderadas
Figura 2: Apps associados a categoria Funcionalidades Elevadas. Fonte: Autoria própria
Figura 5: Nota criada usando as funcionalidades “Foto” e ”Vídeo”. Fonte: Autoria própria

Referências

Documentos relacionados

Plantio: Março (sementes), outubro e novembro (estacas) Característica botânica: Planta subarbustiva, perene.. Os ramos são

O fato da contagem total de hemócitos no experimento com o agroquímico Talcord não ter sido diferente significativamente entre o controle e os dois tratamentos onde os

Inicialmente, destacamos os principais pontos de convergência: • O papel tático e operacional exercido pela área de TI dos Câmpus é claramente identificável, tanto nos

Antes de caminhar efetivamente ao encontro de métodos e mecanismos que nos levem a solucionar os problemas de ajustamento e inclusão dos jovens oriundos das “tribos” juvenis urbanas

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de