• Nenhum resultado encontrado

Apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

| 1 1

Desenvolvimento Comunitário:

das Teorias às Práticas

Turismo, Ambiente e Práticas Educativas

em São Tomé e Príncipe

ORGANIZADORES

Brígida Rocha Brito (Coord.) Nuno Alarcão Joana Marques

(2)

Ficha Técnica

Título: Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas

Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe

Organizadores: Brígida Rocha Brito (Coord.); Nuno Alarcão; Joana Marques Colaboração: Joaquim Pinto; Bastien Loloum; Ana Sofi a Alarcão; Fernanda Alvim

Autores: Adelina Pinto, Ana Cristina Palos, Ana Cristina Silva, Antónia Barreto, António Guedes,

António Martelo, António Rodrigues, Araceli Serantes Pazos, Arlindo de Carvalho, Bastien Loloum, Brígida Rocha Brito, Bruno Silva, Carlos Vales, Céu Teiga, Cláudia Silva, Conceição Afonso, Danilo Barbero, Drausio Annunciato, Eleutério da Assunção, Eugénia Gonçalo, Eva Vidal, F. Veloso-Gomes, Germán Vargas, Irene Nunes, Isabel Rodrigues, Isaura Carvalho, Ivanete Nardi, Joana Marques, João Martins, Joaquim Ramos Pinto, Jorge de Carvalho, Jorge Bom Jesus, Luís Mário Almeida, Luís Moita, Manuela Cardoso, Márcia Moreno, Marcela Sobral, Mariana Roldão Cruz, Maria Teresa Andresen, Mariana Carvalho, Mário Freitas, Miguel Silveira, Nora Rizzo, Nuno Alarcão, Pablo Meira, Pedro Morais, Pedro Teiga, Rafael Branco, Raquel Lopes, Rogério Roque Amaro, Rosa Madeira, Vítor Reis, Xavier Muñoz y Torrent, Yossene Santiago

Revisão: Equipa do Projecto PTDC/AFR/69094/2006, Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE) Financiamento e Apoios: FCT, CPLP, Delta

Organização do Seminário: Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE); Direcção-Geral do

Ambiente e Direcção de Turismo da República Democrática de São Tomé e Príncipe; Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA-Investiga)

Outros Apoios no âmbito do Seminário: FCT, Fundação Luso-Americana, Fundação Calouste

Gulbenkian, CEIDA, TAP Portugal, BANIF, Câmara Municipal de Lisboa, Culturália

Local: Lisboa Ano: 2009

1-ª Edição (Janeiro 2009) Tiragem: 400 exemplares

Capa e Maquetização: Gerpress, Comunicação Empresarial e Marketing Lda. Edição: Gerpress, Comunicação Empresarial e Marketing Lda.

Rua Joaquim Casimiro 6, 4.º Dt.º, 1200-696 Lisboa e-mail: gerpress@sapo.pt

Depósito Legal: 287.969/09 ISBN: 978-989-96094-0-2

(3)

| 9 8

Apresentação

O livro “Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas. Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe” resulta da articulação de esforços e de um trabalho conjunto que permitiu elaborar uma obra em co-autoria.

Os autores dos textos participaram no Seminário Internacional “Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário”, que se realizou na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, em Julho de 2008, apresentando palestras, trabalhos que desenvolveram e experiências que se encontram ainda em curso. O evento foi promovido e organizado seguindo a metodologia da parceria internacional, constituída por diferentes entidades, a saber: o Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), a Direcção-Geral do Ambiente e a Direcção de Turismo da República Democrática de São Tomé e Príncipe e a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental.

O Seminário Internacional e a presente publicação, que dele decorre, inserem-se nas actividades da Linha de Investigação em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), no âmbito da qual se enquadra o Projecto “Os Impactos do Turismo no Desenvolvimento Comunitário em África: análise de expe-riências insulares” (PTDC/AFR/69094/2006), fi nanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/MCTES). Para a edição desta publicação, ao estilo de Actas de Semi-nário, a Organização contou ainda com outros apoios, entre os quais a CPLP e os Cafés Delta. No âmbito do Seminário, além do presente livro, outros recursos foram produzidos: uma página web1, um Livro de Resumos2, o Guia do Participante, posters e folhetos de divulgação.

O encontro científi co realizado em São Tomé teve como principal objectivo a promo-ção do conhecimento fundamentado na troca de experiências, representando também, para os investigadores da equipa do Projecto, um importante mecanismo facilitador de re-colha de informação. Neste Seminário participaram alguns dos principais representantes do Estado santomense que tutelam os sectores temáticos em análise, a Educação, o Am-biente e o Turismo, mas também promotores e dinamizadores de iniciativas com projectos em curso, membros de organizações da sociedade civil e representantes das comunidades locais visitadas. O evento contou ainda com a intervenção de representantes de outros pa-íses lusófonos, nomeadamente de Portugal, do Brasil e de Cabo Verde, que contribuíram de forma determinante para a partilha de experiências, enriquecimento cultural e identi-fi cação de potenciais projectos em parceria para o futuro.

1 http://seminariointernacionalstp2008.googlepages.com

(4)

No âmbito do evento, foram defi nidos dois programas que se complementaram: por um lado, um programa de visitas a projectos e a iniciativas de turismo que envolvem ac-ções educativas em contexto ambiental e que são promotoras de desenvolvimento local e comunitário em São Tomé e Príncipe, onde foram dinamizados ateliers de artes e ofícios. Por outro lado, um programa de actividades científi cas que incluiu palestras, a apresen-tação de trabalhos sob a forma de comunicação oral e poster, a síntese das conclusões e debates.

Para a edição do Livro de Actas, procurámos adoptar e seguir um critério temático na organização e apresentação dos materiais em vez de uma simples reprodução da estrutura do Seminário. Desta forma, tentamos relacionar, o mais directamente possível, todos os textos que tenham como denominador comum o turismo, o ambiente e a educação numa perspectiva de desenvolvimento local e de base comunitária.

O livro divide-se assim em cinco grandes capítulos. A saber:

– O primeiro capítulo, intitulado “Turismo, Cultura e Identidades”, em que se abor-dam os conceitos, as metodologias, os projectos e as experiências em curso em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e em Portugal. Todos os textos apresentam um eixo comum na análise desenvolvida no que respeita à relação entre o turismo e o desenvolvimento das comunidades. A partir da apresentação de exemplos de boas práticas são particularmente valorizados os segmentos turísticos alternativos por se revelarem como promotores de mudanças no longo prazo, ou seja incluindo um pressuposto de sustentabilidade.

– O segundo retrata “Diferentes Olhares sobre o Ambiente”, enquadrando conceptu-almente as acções de preservação ambiental, principconceptu-almente em contexto de Área Protegida, e de conservação de espécies. São apresentadas experiências em curso na Galiza, em São Tomé e Príncipe, em Portugal e no Brasil que, pelos resultados alcançados até ao presente, podem ser consideradas como paradigmáticas; – No terceiro capítulo, são analisadas as “Estratégias e Práticas Educativas”

eviden-ciando preocupação com a construção de sociedades sustentáveis. São analisados conceitos e apresentados projectos estudados na Escócia, Portugal e Brasil.

– O quarto capítulo “Experiências Práticas em contexto santomense” consiste na apresentação da memória descritiva de experiências protagonizadas por Associa-ções e OrganizaAssocia-ções Não Governamentais, assim como das acAssocia-ções desenvolvidas em São Tomé e Príncipe com grupos específi cos, dinamizadas por alguns dos par-ticipantes, e enquadradas pelo Seminário Internacional “Educação, Ambiente, Tu-rismo e Desenvolvimento Comunitário”.

(5)

| 11 10

– No quinto capítulo constam os discursos ofi ciais de abertura e de encerramento do Seminário e que, desta forma, fi cam registados.

O princípio de estruturação dos textos por capítulo, além do critério temático, seguiu um pressuposto: textos que facilitam a contextualização conceptual, teórica e metodológi-ca seguidos da apresentação e análise de experiências em curso em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde, em Portugal e por fi m no Brasil.

Esperamos que a edição deste livro, no seguimento da realização do Seminário Inter-nacional de Julho de 2008, corresponda ao início de uma caminhada de cooperação, no sentido da colaboração e da parceria, em favor do contínuo processo de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. E este passa necessariamente pela promoção de melhores condi-ções de vida para as populacondi-ções locais. Novas iniciativas estão delineadas e em perspecti-va. Cabe-nos a todos construí-las em conjunto.

Brígida Rocha Brito

(Coordenadora do Projecto PTDC/AFR/69094/2006) brigida.brito@iscte.pt

Centro de Estudos Africanos, CEA/ISCTE http://www.cea.iscte.pt

Referências

Documentos relacionados

Por forma a construir a nova carta em WGS84, conforme recomendação da OHI, foi necessário avaliar a metodologia adequada para utilizar a cartografia existente, integrando-a com

Percentagem de mulheres de 15-49 anos que receberam três ou mais doses de SP/Fansidar, das quais pelo menos uma foi recebida durante uma consulta pré-natal para evitar o

Caso não seja adotado o processo do voto múltiplo, deve-se votar para eleger os seguintes candidatos para compor a totalidade dos membros do Conselho de Administração da

Ensinar exige apreensão da realidade – o professor, com uma conduta ética, deve saber a es- sência da prática educativa, dos seus procedimentos didáticos, da pedagogia

Vous pouvez aussi louer une voiture et faire escale à São João dos Ango- lares (pour la station essence voir page suivante), vous détendre à la plage des Sept Vagues (page

O ensino profissionalizante quase não existia, apenas esteve disponível no Centro Politécnico para uma franja reduzido de alunos (40 alunos de 3 em 3 anos), ao nível da

Essa atividade tinha como objetivo fazer com que os alunos verificassem o desenvolvimento de fungos em ambiente claro e escuro, bem como oportunizar o desenvolvimento de uma

Com relação às comunidades de Malanza e Sundy, que situam-se respectivamente nas zonas tampão do Parque Natural Obô de São Tomé e do Parque Natural de