• Nenhum resultado encontrado

Significados e sentidos da simplicidade em arquitetura e design: uma revisão integrativa / Meanings and meanings of simplicity in architecture and design: an integrative review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Significados e sentidos da simplicidade em arquitetura e design: uma revisão integrativa / Meanings and meanings of simplicity in architecture and design: an integrative review"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

Significados e sentidos da simplicidade em arquitetura e design: uma revisão

integrativa

Meanings and meanings of simplicity in architecture and design: an

integrative review

DOI:10.34117/ bjdv6n5-588

Recebimento dos originais: 20/04/2020 Aceitação para publicação: 28/05/2020

Maria Izabel Rego Cabral

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente Substituta EBTT do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro Instituição: Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco -

PPGD - UFPE

Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design. Rua Professor Moraes Rego, 1235; Cidade Universitária, Recife – PE, Brasil.

E-mail: belcabral@yahoo.com.br Virgínia Pereira Cavalcanti

Doutora e Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)

Designer pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco - PPGD - UFPE

Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design. Rua Professor Moraes Rego, 1235; Cidade Universitária, Recife – PE, Brasil.

E-mail: cavalcanti.virginia@gmail.com Evandro Alves Barbosa Filho

Pós-doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bacharel, Mestre e Doutor em Serviço Social também pela UFPE

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco - PPSS - UFPE

Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social. Rua Professor Moraes Rego, 1235; Cidade Universitária, Recife

– PE, Brasil

E-mail: evealves85@yahoo.com.br RESUMO

Este artigo tem como objetivo a análise da produção de sentidos sobre a simplicidade nas áreas de Arquitetura e Design. O estudo é de natureza qualitativa e foi realizado através de revisão integrativa de artigos, teses e dissertações pesquisados na plataforma SciELO e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir dos descritores "Simplicity AND Design AND Architecture", "Simplicity AND Design" e "Simplicity AND Architecture". Foram encontrados 4 artigos, 6

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

dissertações e 6 teses. Os resultados evidenciaram a recorrência de 3 principais conceitos de simplicidade: tratada como conceito ligado ao Movimento Moderno internacional, como conceito ligado à ideia filosófica da complexidade e como conceito ligado à necessidade de adaptação ao meio e à tradição vernacular.

Palavras-chave: Simplicidade, Lina Bo Bardi, Arquitetura, Design. ABSTRACT

This article aims to analyze the production of meanings about simplicity in the areas of Architecture and Design. The study has a qualitative approach and It was carried out through an integrative review of literature, theses and dissertations researched in the SciELO platform and in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog, using the descriptors "Simplicity AND Design AND Architecture", "Simplicity AND Design" and "Simplicity AND Architecture". 4 articles, 6 dissertations and 6 theses were found. Its results entlighted the recurrence of 3 main concepts of simplicity: treated as a concept connected to the international Modern Movement, as a concept based on the philosophical idea of complexity and as a concept linked to the need of adaptions towards the environment the and to the vernacular tradition.

Keywords: Simplicity, Lina Bo Bardi, Architecture, Design.

1 INTRODUÇÃO

A aproximação dos autores desse artigo ao tema da simplicidade, em suas dimensões conceituais e epistemológicas nas áreas de conhecimento de Arquitetura e Design ocorreu a partir de pesquisas iniciadas no ano de 2014. Estudos que analisavam a obra material e intelectual da arquiteta italiana, radicada no Brasil, Lina Bo Bardi (1914-1992), considerada um dos principais nomes no campo do Design, sobretudo nas áreas de história do Design e Design e Cultura, onde a produção de Lina é caracterizada como uma busca da simplicidade, do nacional e do uso de referências e materiais locais. Embora o tema da simplicidade seja recorrente em periódicos e publicações dessas áreas, indo além do que é produzido sobre Lina Bo Bardi, poucas vezes seus sentidos e significados epistemológicos e conceituais são explicitados, problematizados.

Lina Bo Bardi foi arquiteta de formação e na prática profissional foi designer, editora e figurinista, entre outras funções, sendo o trabalho realizado no Brasil, a partir de 1946, a sua produção de maior relevância. A sua prolífica produção escrita surgiu desde o início da carreira, ainda na Itália, quando escrevia para periódicos de arquitetura, jornais impressos e revistas femininas, e no Brasil, quando, inclusive, foi responsável pela criação de revistas especializadas em arquitetura, arte e cultura em geral (CABRAL, 2017; CABRAL, 2019). Nos escritos, observa-se a recorrência no uso do termo “simplicidade” e subcategorias, como a expressão “móvel simples”.

Durante esta pesquisa, os autores não identificaram a preocupação de Lina Bo Bardi ou dos estudiosos da sua obra analisarem os possíveis sentidos e significados da simplicidade, nem mesmo

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

para a produção de mobiliário ou arquitetônica, campos em que Lina foi mais produtiva. Talvez, por ser a fase italiana relativamente curta em relação ao período em que viveu e produziu no Brasil. Porém, antes de estudar e problematizar a simplicidade na obra da autora, considerando a pluralidade dos discursos científicos no campo do Design e da Arquitetura no Brasil, parecia ser necessário mapear os consensos e compreensões dessas área bem como produzir um estado da arte sobre a simplicidade, termo tão plural e diverso, quanto polissêmico.

Diante do exposto, este artigo busca responder à questão: quais os significados e sentidos do termo simplicidade para as áreas/campos de produção de conhecimento de Arquitetura e Design? Para tal, decidiu-se pela análise dos conceitos e concepções de simplicidade com base na produção científica do Design e da Arquitetura, e como metodologia e técnica de análise do corpus foi utilizada a revisão integrativa.

De acordo com Mendes, Silveira e Galvão (2008), este método de pesquisa possibilita a síntese do estado da arte de um determinado assunto, além de apontar lacunas do conhecimento que precisam e podem ser preenchidas com a realização de novos estudos. Assim, além de explorar o conceito de simplicidade em áreas tão importantes para as ciências sociais e aplicadas no Brasil, este artigo poderá socializar a revisão integrativa como um importante recurso metodológico de identificação, tratamento e exposição de corpus de pesquisa.

2 METODOLOGIA

Segundo Nascimento, Barbosa Filho e Almeida (2017), a construção de uma revisão integrativa deve cumprir seis etapas, listadas no Quadro 1:

Quadro 1 – Etapas Da Revisão Integrativa

Fonte: Nascimento, Barbosa Filho e Almeida (2017) Revisão Integrativa

1. Seleção da questão norteadora 2. Amostragem ou busca na literatura 3. Categorização dos estudos

4. Avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa 5. Interpretação dos resultados

6. Síntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados ou apresentação da revisão integrativa.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

A pesquisa para a elaboração da revisão integrativa foi realizada, inicialmente, na plataforma SciELO1. Devido ao pequeno número de artigos científicos encontrados nesta plataforma (ver

Quadro 2), a busca passou a ser realizada também no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES2,

sistema de busca bibliográfica de teses e dissertações dos programas de pós-graduação reconhecidos pelo órgão.

A questão norteadora elaborada para esta revisão integrativa foi “Como é tratado o conceito de simplicidade em trabalhos acadêmicos realizados no campo das Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente Design e Arquitetura? ”. A busca foi realizada através dos descritores "Simplicity AND Design AND Architecture", "Simplicity AND Design" e "Simplicity AND Architecture"3. Os critérios de inclusão que conduziram a seleção da amostra na plataforma SciELO foram: trabalhos que fossem pertencentes ao campo das Ciências Sociais Aplicadas, nas áreas de Design e Arquitetura, em formato de texto completo, nos idiomas português, inglês e espanhol, e também aqueles que tivessem pertinência temática com esta pesquisa. Os critérios de exclusão foram trabalhos que não se enquadrassem nos campos do Design e/ou da Arquitetura ou que não tivessem pertinência temática com esta pesquisa. Na busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, além de os trabalhos terem que estar inseridos nos campos do Design e/ou da Arquitetura, foram considerados apenas os resultados que estivessem disponíveis na Plataforma Sucupira, pois estes podem ser acessados para leitura, sendo de domínio público.

O resultado das buscas na plataforma SciELO foi: para o descritor "Simplicity AND Design AND Architecture", surgiu apenas um artigo como resultado; para o descritor "Simplicity AND Design", surgiram 75 resultados; para o descritor "Simplicity AND Architecture", surgiram três resultados – os quais não possuem pertinência temática com a pesquisa. Já na busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, houve a ocorrência de mais resultados, sendo os seguintes: para o descritor "Simplicity AND Design AND Architecture", surgiram oito resultados; para o descritor

1 Mantida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, constitui um meio confiável de busca no campo das Ciências Sociais Aplicadas, por conter artigos de periódicos científicos indexados, os quais passaram pela seleção de um conselho editorial composto por representantes da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da FAPESP (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2019).

2 O Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um sistema de busca bibliográfica, que reúne registros desde 1987. Possui como referência a Portaria nº 13/2006 do Ministério da Educação, que instituiu a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, 2019).

3 Foram usados descritores em inglês porque esta forma se mostrou mais abrangente nos resultados obtidos e é a forma de pesquisa indicada no tutorial dessas plataformas.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

"Simplicity AND Design", surgiram 109 resultados; e para o descritor "Simplicity AND Architecture", surgiram 29 resultados.

Após a seleção dos trabalhos através dos critérios estabelecidos, restaram dois resultados daqueles encontrados na plataforma SciELO, os quais se repetem para os descritores "Simplicity AND Design AND Architecture" e "Simplicity AND Design", sendo os dois no idioma espanhol. Na busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, os resultados obtidos após a aplicação dos critérios foram: quatro resultados para os descritores "Simplicity AND Design AND Architecture" e "Simplicity AND Design", os quais se repetem, e cinco resultados para o descritor "Simplicity AND Architecture", quatro dos quais são os mesmos resultados obtidos para descritores anteriores. Os resultados desta seleção estão sintetizados nos quadros 2 e 3 abaixo:

Quadro 2 – Síntese Dos Resultados Obtidos Na Plataforma Scielo

Descritores Título Autor(a) Tipo de

publicação Publicação Área(s) de Conhecimento Ano de Publicação Metodologia Simplicity AND Design AND Architecture 1. Bajo el signo de Kandinsky. Sobre el devenir puro de las poéticas de los hermanos Maldonado Bayley GIZZO, Luciana del Artigo publicado em periódico La Palabra (Colômbia) ISSN 0121-8530 Design, Literatura 2018 Análise comparativa 2. Debate teórico-metodológic o sobre diseño gráfico: de la linealidad a la complejidad HOLGU ÍN, Arodi M orales; BECER RA, Virginia Cabrera Artigo publicado em periódico Intersticios sociales (México) ISSN 2007-4964 Design da Informação 2017 Não especifica Simplicity AND Design 1. Bajo el signo de Kandinsky. Sobre el devenir puro de las poéticas de los hermanos Maldonado Bayley GIZZO, Luciana del Artigo publicado em periódico La Palabra (Colômbia) ISSN 0121-8530 Design, Literatura 2018 Análise comparativa 2. Debate teórico-metodológic HOLGU ÍN, Arodi M orales; Artigo publicado em periódico Intersticios sociales (México) ISSN Design da Informação 2017 Não especifica

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761 Quadro 3 – Síntese Dos Resultados Obtidos No Catálogo De Teses E Dissertações Da Capes

o sobre diseño gráfico: de la linealidad a la complejidad BECER RA, Virginia Cabrera 2007-4964 Simplicity AND Architecture

Não foram encontrados resultados no campo do Design ou Arquitetura.

Descritores Título Autor(a)

Tipo de Trabalho de Conclusão Instituição de Ensino Superior Programa de Pós-Graduação e Área de Concentração Ano de Publicação Metodologia Simplicity AND Design AND Architecture 1. Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza CORREIA , Marina Pedroso Tese Universida de de São Paulo (USP) Arquitetura / História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo 2018 Estudo de caso 2. As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat PEREIRA, Maira Teixeira Tese Universida de de Brasilia (UNB) Arquitetura e Urbanismo / Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2014 Análise Documental, Pesquisa histórica 3. A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986) BECHAR A, Renata Carneiro Dissertação Universida de de São Paulo (São Carlos) Arquitetura e Urbanismo / Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2016 Pesquisa histórica, Análise de discurso Simplicity AND Design 1. Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza CORREIA , Marina Pedroso Tese Universida de de São Paulo (USP) Arquitetura / História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo 2018 Estudo de caso 2. Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do norte e Portugal (1700 – 1820) BESERRA , Jose Ramiro Teles Dissertação Universida de Federal do Ceará (UFC) Arquitetura e Urbanismo e Design / Produção do Espaço Urbano e Arquitetônico 2018 Análise Documental, Pesquisa histórica 3. As casas de Lina Bo PEREIRA, Maira Teixeira Tese Universida de de Arquitetura e Urbanismo / Teoria e 2014 Análise Documental,

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761 Bardi e os sentidos de habitat Brasília (UNB) História da Arquitetura e Urbanismo Pesquisa histórica 4. A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986) BECHAR A, Renata Carneiro Dissertação Universida de de São Paulo (São Carlos) Arquitetura e Urbanismo / Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2016 Pesquisa histórica, Análise de discurso Simplicity AND Architecture 1. Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza CORREIA , Marina Pedroso Tese Universida de de São Paulo (USP) Arquitetura / História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo 2018 Estudo de caso 2. O processo criativo do arquiteto Gustavo Penna e sua relação com a obra de Amilcar de Castro CAETAN O, Anne Caroline Almeida Dissertação Universida de Estadual de Campinas (UNICAM P) Artes Visuais / Poéticas visuais e processos de criação 2014 Análise comparativa 3. As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat PEREIRA, Maira Teixeira Tese Universida de de Brasília (UNB) Arquitetura e Urbanismo / Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2014 Análise Documental, Pesquisa histórica 4. Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do norte e Portugal (1700 – 1820) BESERRA , Jose Ramiro Teles Dissertação Universida de Federal do Ceará (UFC) Arquitetura e Urbanismo e Design / Produção do Espaço Urbano e Arquitetônico 2018 Análise Documental, Pesquisa histórica 5. A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986) BECHAR A, Renata Carneiro Dissertação Universida de de São Paulo (São Carlos) Arquitetura e Urbanismo / Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2016 Pesquisa histórica, Análise de discurso

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O corpus desta pesquisa foi explorado através de análise documental, técnica que é, segundo Bardin (2000, p. 45), “uma operação ou um conjunto de operações visando representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente do original, a fim de facilitar num estado ulterior, a sua consulta e referenciação”. Objetiva representar as informações contidas em um documento, visando também facilitar a chegada destas informações ao observador.

Os trabalhos foram selecionados de acordo com a pertinência temática e validade com os objetivos da pesquisa. Como este trabalho é de natureza qualitativa, foram elaborados indicadores de pertinência dos textos aos objetivos da mesma: se o trabalho em questão se enquadra no campo da teoria e história do Design ou da Arquitetura, ou se o mesmo explora o campo do Design, preferencialmente, de mobiliário. Também foram considerados os resultados cujo objeto de estudo é algum aspecto da obra de Lina Bo Bardi. Além disso, a leitura dos trabalhos selecionados teve como foco principal a busca da conceituação de simplicidade, se este conceito fica explícito e como o mesmo foi apropriado e/ou (re) significado pelo (s) autor (es).

O artigo intitulado Bajo el signo de Kandinsky. Sobre el devenir puro de las poéticas de los hermanos Maldonado Bayley tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre as produções teóricas dos irmãos Tomás Maldonado, designer, e Edgar Bayley, poeta. Segundo Gizzo (2018), existe uma similaridade entre estas produções no que diz respeito aos traços de simplicidade, sobriedade e precisão, identificados por ela nas mesmas. Ao iniciar o texto, cita uma frase escrita por Gui Bonsiepe: “Una extrema simplicidad, una reducción a lo esencial. […] Pocos componentes métricamente coordinados” (GIZZO, 2018, p. 67), ao analisar o design de um conjunto de xícaras e bules, exposto na exposição “Modelos de Ulm, el diseño de la nueva Alemania/1953-1968”. Para Gizzo (2018), esta frase poderia ser aplicada à poesia de Bayley, da mesma época. Qual seria, então, a lógica em vincular a poética sul-americana com o design produzido na Europa no pós-Segunda Guerra Mundial? O elo entre as duas produções seria o interesse de ambos pelas expressões de vanguarda menos difundidas na Argentina, seu país de origem, que provinham da Rússia, Alemanha, Holanda e Suíça – o construtivismo, o neoplasticismo, a Bauhaus, o cubismo e a arte abstrata em geral.

Ao se referir à simplicidade, Gizzo utiliza termos como “pureza das formas”, “redução ao essencial” e “economia de recursos”, que, quando relacionados aos movimentos de vanguarda do século XX que eram de interesse dos irmãos, podemos compreendê-la como um conceito ligado ao movimento moderno internacional.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

O artigo intitulado Debate teórico-metodológico sobre diseño gráfico: de la linealidad a la complejidad objetiva o “esclarecimento das limitações e possibilidades que oferecem à compreensão e exercício do design gráfico as vias epistêmicas transitadas pela ciência: a da disjunção e linearidade por um lado e da conjunção e complexidade por outro” (HOLGUÍN; BECERRA, 2017, p. 3, tradução nossa). Os autores pretendem, assim, compreender as expressões do design gráfico e sua interação com a sociedade, quando da influência da desordem e incerteza, conceitos-chave do pensamento complexo, recorrendo ao histórico tanto do design gráfico quanto da epistemologia, colocados em tensão e complementariedade.

A reflexão dos autores transita pela Filosofia, ao abordarem o desenvolvimento do pensamento científico no Ocidente, desde o pensamento lógico de Santo Tomás, Descartes e Hegel ao positivismo do século XIX, que se manteve vigente por boa parte do século XX: “Si bien, la perspectiva epistémica que ha guiado, ya sea de manera abierta o subterránea, el pensamiento científico desde el siglo XVII, catapultada sobre todo por Descartes, es aquella identificada como de la disyunción, simplicidad y linealidad” (HOLGUÍN; BECERRA, 2017, p. 13). Portanto, conclui-se que o artigo aborda a simplicidade como meio para tratar sobre a complexidade sem, no entanto, definir o que seria esse conceito: para os autores, por “complexo” deve-se entender tudo aquilo que não pode ser compreendido por uma lei ou resumido em uma palavra, de tal maneira que a complexidade não deve ser definida de uma forma simples para logo tomar o lugar da simplicidade. O exercício de reduzir a complexidade, bem como de tentar encontrar a ordem dos fenômenos, nos levaria a uma “inteligência cega” (HOLGUÍN; BECERRA, 2017, p. 20).

A tese Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza tem como objetivo contribuir para a compreensão das práticas disciplinares não hegemônicas verificadas na arquitetura desenvolvida a partir dos anos 1960, a partir do estudo de caso de dois projetos do arquiteto americano de origem tcheca John Hejduk (1929-2000) para a cidade italiana. Correia (2018) realizou uma análise dos projetos tendo como parâmetros três conceitos-chave: geografia, identidade e simplicidade.

Os projetos de Hejduk, de acordo com a pesquisadora, demonstram “uma formação alinhada com as premissas projetuais modernas” e “similaridades com as estratégias de Le Corbusier”, bem como “nuances miesianas parecem adquirir força em sua obra ao longo do tempo” (CORREIA, 2018, p. 24). Apesar de ter explorado, no início de sua carreira, uma complexidade geométrica, sua arquitetura em Cannaregio, bairro veneziano, se desprende desta e adquire densidade.

No terceiro capítulo, que trata especificamente da simplicidade, os conceitos de unidade, ordem e beleza são analisados e contextualizados nas estratégias projetuais adotadas por Hejduk no início e ao longo da carreira, as quais podem ser consideradas como precursoras e decorrentes do

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

encontro do arquiteto com Veneza. Neste capítulo, a pesquisadora faz reflexões sobre o que é simplicidade:

A simplicidade, como qualidade arquitetônica, se aproxima de uma percepção clara e precisa, do apenas necessário, sem excessos e sem camadas. A simplicidade pode também ser entendida como uma forma de sofisticação, atrelada a um processo de depuração. O processo de depuração pode advir tanto de uma complexidade subjacente, no sentido de síntese, quanto da maturidade do imaginário de um autor capaz de um impulso subjetivo nítido e simples. O simples pode ser entendido também como um processo de des-sobreposição estratégica, de subtração das camadas que escondem: o revelar do que é primordial, ou essencial. A simplicidade pode coincidir com o primitivo - aquilo que é "o primeiro a existir; no momento inicial ou na origem

de; original”. O simples é definido como "aquilo que se opõe ao que é composto; constituído por elementos homogêneos". A simplicidade, como impulso ou como

caminho criativo percorrido e filtrado, como método ou finalidade, adquire validez – uma empatia comum - por certo encantamento que é capaz de provocar (CORREIA, 2018, p. 210).

No tópico sobre Unidade, Correia inicia um debate sobre a complexidade como o oposto de simplicidade, e embasa sua reflexão a partir dos estudos de Robert Venturi, em Complexity and Contradition e Nonstraigh forward Architecture: A Gentle Manifesto. Segundo a pesquisadora, Venturi afirma que a verdade do projeto está em sua totalidade, ou nas implicações de sua totalidade, e o projeto deve incorporar “a unidade difícil da inclusão ao invés da unidade fácil da exclusão” (VENTURI apud CORREIA, 2018, p. 211), ou seja, o autor argumenta a favor da unidade, e não da separação de elementos, tal como postulada pela modernidade clássica.

No tópico sobre “Ordem”, diz a autora: “A ordem e a desordem são princípios subjacentes ao de simplicidade” (CORREIA, 2018, p. 219). Descreve que qualidade ordenadora e organizacional do princípio de simplicidade pode ser entendida com relação a modelos da natureza, codificados pela ciência, que considera este conceito como algo objetivo. Já no campo da Filosofia, a simplicidade é um atributo subjetivo ou objetivo, podendo ser classificada em sua dimensão ontológica ou descritiva. No campo da Arquitetura, a simplicidade também oscila, segundo ela, entre o subjetivo e o objetivo, entre uma qualidade da forma em si e seu efeito – a experiência de um lugar.

Já no tópico sobre Beleza, Correia reflete não diretamente sobre a simplicidade, mas sobre a relação entre razão e “não-razão”4, que não são entidades distintas, mas respostas relacionadas ao

4 Correia (2018, p.225) usa este termo ao fazer referência ao livro “Projeto e Utopia”, de Manfredo Tafuri, no qual o autor define uma oposição nas práticas da arquitetura e da arte moderna, e para o qual esta divisão se deu com o surgimento da cidade capitalista no século XVIII e de uma nova visão da natureza, como razão e sensação. A razão serviu como base para estabelecer princípios como o funcionalismo, articulação estrutural e tipologia, e os efeitos emocionais da natureza passaram a formar a base para uma “ciência das sensações”.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

colapso dos modelos estéticos em face das novas contradições e tensões que surgiram das transformações econômicas, políticas, científicas e culturais do século XVIII, quando a beleza e o sublime não eram subordinados à razão.

A partir das reflexões de Correia sobre a simplicidade, percebe-se o uso recorrente de algumas expressões e palavras-chave, como “percepção clara e precisa, do apenas necessário, sem excessos e sem camadas”, “depuração”, “o revelar do que é primordial, ou essencial”. Isto pode indicar que a mesma se refere a uma simplicidade moderna, sendo um provável fruto da formação e referências do arquiteto em questão, dentro dos princípios da arquitetura moderna.

A dissertação Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do norte e Portugal (1700 – 1820) tem como objetivo inserir a produção arquitetônica religiosa setecentista do Ceará no panorama geral das contribuições dos povos de língua portuguesa, vinculando-a à ideia de seu lugar de origem – os sertões do estado. A partir da sistematização de informações sobre o acervo arquitetônico, buscou-se ressaltar que, para além da importância do conjunto, a arquitetura religiosa colonial cearense constituiu um elemento chave na expansão e consolidação da rede urbana sertaneja (BESERRA, 2018).

O simples surge como resultado de influências culturais distintas – a de origem erudita e a de origem popular – sem que se apagassem traços de sua evolução, como a coesão e a peculiaridade local:

[...] será justamente a singeleza e o pragmatismo inventivo desta arquitetura, clara e concisa, – adaptada ao meio, induzida pelo projeto colonial e suas circunstancias sócio econômicas – a chave para o entendimento do substrato da arte colonial brasileira, atributo sempre manifesto mesmo nas mais variadas e complexas condições, porquanto

latente no abrasileiramento da arquitetura trazida pelo colonizador durante o processo

de assimilação plástica de diversas influências étnicas e culturais (BESERRA, 2018, p. 209).

A simplicidade, nesta pesquisa, é abordada como necessidade de adaptação ao meio, de forma que as características originais dos modelos trazidos da Europa foram se “improvisando, adoçando e amaneirando”, adaptando-se aos materiais locais, às “mãos mestiças”, resultando em um hibridismo que se traduz “ora por uma simplicidade expressiva, ora por uma comedida solenidade, numa epifania tipicamente brasileira” (BESERRA, 2018, p. 211). O autor trabalha, portanto, o conceito de simplicidade ligado à tradição da arquitetura vernacular brasileira, nordestina, e, mais especificamente, a sertaneja. Destaca-se o uso da expressão “simplicidade primitiva”, relacionada a esta arquitetura:

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

As casas do sertão são construídas quase todas desta forma [...]. São quase todas de telha, paredes de paos a pique, ou tijolo. Algumas (raras) caiadas. Todas desguarnecidas de móveis. Em geral as casas pelo sertão do Ceará, e das outras províncias, e mesmo nas povoações e vilas, são pouco confortáveis, e d’uma simplicidade primitiva (ALEMÃO, 2011 apud BESERRA, 2018, p. 350).

A dissertação de Caetano (2014), intitulada O processo criativo do arquiteto Gustavo Penna e sua relação com a obra de Amilcar de Castro, apesar de ter sido realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP, foi selecionada como parte deste corpus porque tem como objeto de análise obras de arquitetura. O trabalho objetivou identificar características presentes nas obras do arquiteto Gustavo Penna e suas possíveis relações conceituais com a obra do escultor, artista plástico e designer gráfico Amilcar de Castro. Ambas as trajetórias demonstram, segundo a pesquisadora, pontos de convergência decorrentes da cultura mineira, “marcada pela poesia e pela simplicidade” (CAETANO, 2014).

Gustavo Penna (1950) graduou-se em Arquitetura em 1973, o que pode indicar que a sua formação ocorreu em um momento de transição entre a crítica à arquitetura moderna e o surgimento da arquitetura pós-moderna. Contudo, segundo a pesquisadora, ele extraiu da primeira a “simplicidade e a concisão das formas puras” (CAETANO, 2014, p. 17), sem, no entanto, se restringir ao racionalismo. Isto demonstra que, aqui, a simplicidade também está relacionada ao movimento moderno. No caso da obra de Amilcar de Castro analisada na pesquisa, a simplicidade é definida como um traço cultural do povo mineiro, bem como “o silêncio, a parcimônia, a economia, a concisão, a precisão e a introspecção” (CAETANO, 2014, p. 46).

Dos dois trabalhos que têm como objeto de estudo a obra de Lina, a tese As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat (PEREIRA, 2014) tem como objetivo uma construção histórica das 33 casas projetadas pela arquiteta, e foi realizada por meio de uma investigação histórica e de análise documental. A pesquisadora investigou a trajetória de Lina a partir do tema “habitat”, muito presente na obra da arquiteta, em suas transformações simbólicas e arquitetônicas.

Na pesquisa, o tema simplicidade surge como uma característica intrínseca à obra de Lina: “Um universo costurado pelo tema habitat, que foi elaborado por Lina ao longo de sua vida, revelando diferentes sentidos, dimensões, sem perder, contudo, o princípio de simplicidade e o de morar em harmonia com a natureza” (PEREIRA, 2014, p. I). Esta característica também é apontada como um discurso presente na Escola de formação da arquiteta, ainda na Itália:

O discurso vigente na Escola Superior de Arquitetura de Roma era o da produção de uma nova arquitetura que reafirmasse a tradição italiana, apoiada não apenas nas grandes obras, nos grandes monumentos, mas também na arquitetura popular, rural, pois era nessa que se encontravam alguns valores perdidos, mas fundamentais para a

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

vida contemporânea, como a simplicidade. Não havia, para esses professores, diferenciação entre arquitetura erudita e vernácula, uma vez que ambas eram possuidoras de saberes, de tradições e serviam como referência no processo de reconstrução da cultura italiana. (PEREIRA, 2014, p. 70).

A autora cita alguns textos da fase italiana, como Semplicità, escrito em 1941 para a revista Grazia, afirmando que este tema seria evocado outras vezes por Lina por ser, para ela, um dos objetivos de uma arquitetura de qualidade, comprometida com as demandas sociais e econômicas daquela nova sociedade. No artigo, Lina ensina à leitora como atingir a simplicidade no interior de sua casa, a partir de um mobiliário atual, prático e funcional, resultando em uma casa simples e moderna. Esta leitura do que é a simplicidade na fase italiana se aproxima da compreensão da autora desta tese sobre o mesmo tema, contido na dissertação (CABRAL, 2017; CABRAL, 2019).

O trabalho de Pereira também traz alguns fragmentos de artigos escritos por Lina para a revista Habitat, fundada por ela e por Pietro Maria Bardi, e editada por ambos entre 1950 e 1953, uma publicação que inovou o design gráfico e a crítica de arte e arquitetura no Brasil. A compreensão da autora é que a noção de simplicidade apreendida por Lina durante os anos de formação na Itália continuou presente em seu discurso na fase brasileira:

Na Habitat, Lina falaria sobre arte em geral -literatura, pintura, escultura, cinema, teatro-, comportamento, tecnologia, arquitetura e também sobre “arquitetura menor” ou arquitetura popular. Esta, uma discussão ainda pouco explorada no Brasil, com exceção de alguns escritos de Lucio Costa. Ela começa nesses artigos sua exploração do universo cultural brasileiro, da cultura popular, do homem comum, um universo regido pelas tradições, pelo conhecimento transmitido de pai para filho, o conhecimento local, leigo, porém rico em sabedoria. Ela vai procurar sublinhar nesses textos a simplicidade dessas construções e suas semelhanças com a arquitetura moderna. Entre eles, podemos destacar: Amazonas o povo arquiteto (1950); Por que o

povo é arquiteto? (1951); Casa de 7 mil cruzeiros (1951); Construir é viver (1952); Construir com simplicidade (1952); e O povo é arquiteto (1953) (PEREIRA, 2014, p.

92).

Esta leitura sobre a simplicidade sugere que Lina valorizava a tradição vernacular. Aos ensinamentos adquiridos durante a sua formação na Itália, pode-se perceber que foram sendo agregadas referências ao longo do tempo.

A dissertação A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986) objetiva analisar a atuação da arquiteta na história do projeto de revitalização da Fábrica da Pompéia, local onde passaria a funcionar uma unidade do Serviço Social do Comércio – SESC, localizada em São Paulo. A investigação acadêmica considerou os desdobramentos de seu discurso prévio, o qual solicitava do arquiteto a renúncia de preocupações artísticas autorais e sugere o trabalho com a

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

criatividade do homem do povo e a conexão com as condições técnicas reais de cada obra (BECHARA, 2017).

A simplicidade, nesta pesquisa, surge novamente como uma condição imposta pela própria arquiteta, que exigia, tanto para o restauro da edificação original da fábrica, quanto para a construção da nova edificação, “máxima simplicidade, estruturas como ação principal, falta do que é chamado ‘acabamento’, uso de materiais ‘prontos’ industrialmente na praça, e os mais modestos possíveis” (BECHARA, 2017, p. 136).

Os conceitos de simplicidade que foram extraídos do corpus durante esta revisão integrativa estão sintetizados no quadro 6:

Quadro 4 – Síntese Dos Conceitos De Simplicidade Extraídos Do Corpus Da Revisão Integrativa

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A revisão integrativa aqui concluída sugere três conceituações de simplicidade diversas: 1. Como conceito ligado à complexidade, indicando um viés filosófico; 2. Como conceito ligado ao Movimento Moderno Internacional, estando relacionado à depuração e pureza das formas; e 3. Como conceito ligado à tradição vernacular e à necessidade de adaptação ao meio, ao uso dos materiais locais. Estas três concepções sobre simplicidade se fundamentam em estudos com significativa validação metodológica e epistemológica podendo, portanto, ser incorporadas ou questionadas em novos estudos em arquitetura e design.

A revisão integrativa também mostrou que a busca por pesquisas científicas em meios validados cientificamente e de domínio público, como o SciELO e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultou em poucos resultados para os descritores estabelecidos. Isto pode indicar que

Dissertação/Tese ou Artigo

Definição de Simplicidade

1. Bajo el signo de Kandinsky. Sobre el devenir puro de las poéticas de los hermanos Maldonado Bayley

Conceito ligado ao movimento moderno internacional

2. Debate teórico-metodológico sobre diseño

gráfico: de la linealidad a la complejidad Conceito ligado à ideia filosófica da complexidade

3. Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza Conceito ligado ao movimento moderno internacional

4. Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do norte e Portugal (1700 – 1820)

Conceito ligado à necessidade de adaptação ao meio e à tradição vernacular

5. O processo criativo do arquiteto Gustavo Penna e

sua relação com a obra de Amilcar de Castro Conceito ligado ao movimento moderno internacional

6. As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat Conceito ligado à necessidade de adaptação ao meio e à tradição vernacular

7. A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986)

Conceito ligado à necessidade de adaptação ao meio e à tradição vernacular

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

ainda são poucas as pesquisas científicas em nível de pós-graduação no campo do Design ou Arquitetura que abordam uma discussão central ao debate sobre a teoria do Design, a teoria da arquitetura ou a História do Design: a simplicidade.

Talvez uma revisão narrativa, envolvendo cânones da teoria do Design ou os estudiosos da obra de Lina Bo Bardi, revelasse uma apropriação epistemológica e conceitual mais “robusta” sobre a simplicidade. Porém, não revelaria como esta vem sendo significada nos trabalhos acadêmicos das áreas de produção de conhecimento. Por fim, não revelaria o estado da arte sobre o tema.

Outro achado importante é que o conceito de simplicidade, mesmo nos estudos que se debruçaram mais profundamente sobre esse debate, como o de Correia (2018), apontam para uma apropriação secundária/marginal desse conceito, que, a partir de uma reflexão de natureza mais teórica, poderia ser elevada à condição de categoria de análise ou categoria histórica. Isso aponta para a necessidade de novos estudos e abordagens no campo do Design.

REFERÊNCIAS

BECHARA, Renata Carneiro. A atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompéia (1977-1986). 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de

São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoC onclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3877974>. Acesso em: 10 jul. 2019.

BESERRA, Jose Ramiro Teles. Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do norte e Portugal (1700 – 1820). 2018. 623 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoC onclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7094006>. Acesso em: 10 jul. 2019.

CABRAL, Maria Izabel Rego; CAVALCANTI, Virgínia Pereira; BARBOSA FILHO, Evandro Alves. O Modernismo Italiano e o debate sobre a casa simples a partir do pensamento de Lina Bo Bardi. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.Belo Horizonte:

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

<http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-modernismo-italiano-e-o-debate-sobre-a-casa-simples-a-partir-do-pensamento-de-lina-bo-bardi-24279>. Acesso em: 22 abr. 2017.

CABRAL, M. I. R. A Expressão do Pensamento Moderno de Lina Bo Bardi: Uma análise de escritos da arquiteta para revistas italianas entre 1939 e 1946. In: 11° SEMINÁRIO DOCOMOMO_BR, 2016, Recife. Anais XI Seminário Do.Co, Mo.Mo Brasil: o campo ampliado do movimento

moderno. , 2016. Disponível em:

<http://seminario2016.docomomo.org.br/artigos_publicacao/DOCO_PE_CABRAL.pdf>. Acesso em 22 abr. 2017.

CABRAL, Maria Izabel Rego. Lina Bo Bardi, Architetto e Designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946). 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

CABRAL, Maria Izabel Rego. Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a

fase italiana (1939 -1946). Ponta Grossa: Atena, 2019. Disponível em:

https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Lina-Bo-Bardi-Architetto-e-Designer_-Um-estudo-de-caso-sobre-a-fase-italiana-1939-1946.pdf. Acesso em: 04 maio 2020.

CAETANO, Anne Caroline Almeida. O processo criativo do arquiteto Gustavo Penna e sua relação com a obra de Amilcar de Castro. 2014. 256 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoC onclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151161>. Acesso em: 10 jul. 2019.

CAMPELLO, Maria de Fatima de Mello Barreto. Lina Bo Bardi: as moradas da alma. 1997. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Departamento de Arquitetura e Planejamento,

Universidade de São Paulo, São Carlos, 1997. Disponível em:

<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-30052016-104837/en.php>. Acesso em: 15 jul. 2019.

CAMPOS, Arthur Guilherme; CANAS, Adriano Tomitão. A Revista Habitat e a Difusão das Exposições de Arte e Arquitetura: As Exposições de Le Corbusier e Max Bill no MASP. Horizonte Científico, Uberlândia, v. 9, n. 2, p.1-24, dez. 2015. Veículo de divulgação da produção acadêmica gerada nos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível

(17)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/viewFile/30863/17473>. Acesso em: 22 abr. 2017.

CÉLIA REGINA INOUE. Faculdade de Ciências Agronômicas Unesp Botucatu (Ed.). Tipos de Revisão de Literatura. Elaborada pela Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos. Disponível em: <http://www.fca.unesp.br/#!/biblioteca/normas-tecnicas/tipos-de-revisao-de-literatura/>. Acesso em: 08 maio 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em: 11 jul. 2019.

CORREIA, Marina Pedroso. Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza. 2018. 294 f. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoC onclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6384083>. Acesso em: 10 jul. 2019.

CUOGHI, Guilherme Vendramini; CAPPELLO, Maria Beatriz Camargo. Habitat e Mirante das Artes: uma perspectiva dialética sobre o problema da moradia social no Brasil na década de 1960. Horizonte Científico, v. 8, n. 1, 2014.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Scientific Electronic Library Online. Disponível em: <http://www.fapesp.br/62>. Acesso em: 04 jun. 2019.

GIZZO, Luciana del. Bajo el signo de Kandinsky. Sobre el devenir puro de las poéticas de los hermanos Maldonado Bayley. La Palabra, Tunja, n. 32, p.65-84, 4 jul. 2018. Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia. http://dx.doi.org/10.19053/01218530.n32.2018.8164. Disponível em: <http://www.SciELO.org.co/SciELO.php?script=sci_arttext&pid=S0121-85302018000100065&lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2019.

HOLGUÍN, Arodi Morales; BECERRA, Virginia Cabrera. Debate teórico-metodológico sobre diseño gráfico: de la linealidad a la complejidad. Intersticios Sociales, Zapopan, v. 00, n. 13,

p.01-28, mar. 2017. Disponível em:

(18)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31923-31940 may. 2020. ISSN 2525-8761

MENDES, Karina dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 4, n. 17, p.758-764, out. 2008. Disponível em: <http://www.SciELO.br/SciELO.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018>. Acesso em: 04 abr. 2019.

NASCIMENTO, Michelli Barbosa do; BARBOSA FILHO, Evandro Alves; ALMEIDA, Maria da Conceição Lafayette de. A inserção da pessoa idosa nos serviços de atenção domiciliar: uma análise crítica da produção científica e do discurso governamental. In: COSTA, Joice Sousa et al (Org.). Aproximações e ensaios sobre a velhice. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. Cap. 5. p. 84-103. Disponível em: <https://www.franca.unesp.br/Home/Publicacoes/01-aproximacoes-e-ensaios-sobre-a-velhice.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.

PALLASMAA, Juhani. A complexidade da simplicidade: a estrutura interna da imagem artística. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.157-166, 12 set. 2014. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/ek.2014.12793. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/12793>. Acesso em: 21 jul. 2019.

PEREIRA, Maira Teixeira. As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat. 2014. 649 f. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoC onclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1377270>. Acesso em: 10 jul. 2019.

Referências

Documentos relacionados

Especificação: em forma de aerossolo, embalagem com 400 ml, contendo nome do fabricante, data de fabricação prazo de validade e registro ou notificação no ministério

Para dar uma ideia de volumetria ao desenho, imagine um ponto de luz em determinado lugar no papel (neste exemplo o ponto de luz está localizado à esquerda do desenho)...

Comunicar à Administração, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas que antecede a data da entrega, os motivos que impossibilidade o cumprimento do prazo previsto, com a devida

De acordo como o exposto, este trabalho tem como objetivo identificar a participação da equipe multiprofissional de saúde no Programa de Proteção Radiológica e descrever

Finalmente, é importante acrescentar que, se por um lado, o pífaro pertence à família da flauta transversal por possuir semelhanças quanto à forma de emissão, à maneira de segurar

irregulares) no passado, é feita colocando-se “did&#34; no início da frase, para todas as pessoas, mantendo o principal verbo na forma básica. Quando o verbo auxiliar aparece

Uma pessoa treinada não encontra dificuldade no combate ao fogo encontra dificuldade no combate ao fogo de classe A , estando ele no seu inicio , de classe A , estando ele no seu

CLINIC CARE GESTAO E CLINICA DE SERV Rua Antonio Bento,162 CONJ 41 E 51 Vila Mathias Santos 3208-8100.. 1 Registro(s) Impresso(s)