• Nenhum resultado encontrado

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE SÍLICA DE FUMO A GROUTS DE CAL HIDRÁULICA Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE SÍLICA DE FUMO A GROUTS DE CAL HIDRÁULICA Resumo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 REHABILITACIÓN. 1. Rehabilitación y ciudad

Influência da adição de Sílica de Fumo a Grouts de Cal Hidráulica

Reabilitação e cidade

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DE GROUT ENDURECIDO

Fernando Jorne1, Fernando M.A. Henriques2, Luis G. Baltazar3

1 Doutorando em Engenharia Civil, Dep. de Engenharia Civil, FCT - Universidade Nova de Lisboa. fjorne@fct.unl.pt 2 Professor Catedrático, Dep. de Engenharia Civil, FCT - Universidade Nova de Lisboa. fh@fct.unl.pt

3 Doutorando em Engenharia Civil, Dep. de Engenharia Civil, FCT-Universidade Nova de Lisboa. luis.baltazar@fct.unl.pt

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE SÍLICA DE FUMO A GROUTS DE CAL HIDRÁULICA

Resumo

As intervenções para a reabilitação e conservação de alvenarias antigas envolvem frequentemente acções de consolidação destinadas a melhorar o comportamento estrutural. Uma das técnicas de consolidação mais utilizadas consiste na injecção de grouts (caldas) no interior das alvenarias, permitindo a criação de ligações entre elementos da alvenaria e aumentar a sua homogeneidade através do preenchimento dos vazios existentes no núcleo da alvenaria. O processo de injecção apenas ser á bem-sucedido se for assegurado um adequado escoamento do grout no meio poroso, daí a necessidade de uma concepção adequada. Uma vez que a preservação das alvenarias é indispensável, a concepção do grout deve também atender à melhoria das propriedades de grout endurecido. Assim, a aplicação de aditivos como os superplastificantes (maioritariamente orgânicos) e a sílica de fumo (material inorgânico) surge como uma consequência desta necessidade. O presente estudo incide na influência da adição de sílica de fumo nas propriedades de grout endurecido. Deste modo, será analisada a sua estrutura porosa através da realização de ensaios de capilaridade e de porosidade aberta, de acordo com as especificações das normas EN e/ou ASTM. Além disso, serão analisadas as propriedades microscópicas (a porometria e a geometria da rede porosa) recorrendo a ensaios num porosímetro de mercúrio, através dos quais se podem obter valores fiáveis da porometria de um grout endurecido, bem como a permeabilidade e a superfície específica. A escassez de informação científica em relação ao tema enunciado anteriormente, justifica a realização da investigação sobre o assunto.

(2)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 REHABILITACIÓN. 1. Rehabilitación y ciudad

Influência da adição de Sílica de Fumo a Grouts de Cal Hidráulica

I. INTRODUÇÃO

Um largo número das construções em alvenarias antigas que representam uma parcela significativa do edificado, manifestam um elevado nível de degradação, apresentando uma baixa compactação e um fraco comportamento de monolitismo. A sua preservação requer muitas vezes necessidade de consolidação com vista à melhoria das suas características estruturais. Uma das técnicas de consolidação consiste na injecção de grouts no interior das alvenarias. O sucesso do processo de injecção será assegurado se existir um adequado escoamento do grout no meio poroso, daí a necessidade de uma concepção adequada que garanta boas propriedades de grout fresco, tais como alta estabilidade e um bom comportamento reológico. Uma vez que a preservação das alvenarias é indispensável, a concepção do grout deve também atender à melhoria das propriedades de grout endurecido. Neste sentido, apresenta-se um trabalho experimental que pretende atestar se as melhorias enunciadas nas fichas técnicas da pozolana sílica de fumo(SF), ao nível das propriedades endurecedoras para o betão, se verificam nos grouts de cal hidráulica. As propriedades estudadas serão a massa volúmica, resistências mecânicas e a permeabilidade relacionada com a absorção capilar e a resistência ao ataque dos sulfatos.

II. DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL

1. Materiais

A escolha da cal hidráulica deve-se ao facto de ser o ligante hidráulico que apresenta propriedades físicas e químicas mais próximas daquelas que existem numa alvenaria antiga. A cal hidráulica usada é a EN459-1 NHL5 produzida em Portugal pela Secil-Martingança. O outro ligante usado foi a pozolana artificial sílica de fumo (SF) da Sika, com o nome SikaFume, este contém dióxido de silício potencialmente reactivo e extremamente fino (0.1µm). O superplastificante(SP) utilizado foi o Glenium, pertence ao grupos dos policarboxilatos. A opção recaiu sobre este SP, dado ser o que apresentou melhor compatibilidade com a cal hidráulica em outros ensaios laboratoriais desenvolvidos pelos autores.

2. Preparação do grout e provetes

As misturas de cal hidráulica foram preparadas com uma relação A/L de 0.65 e uma dosagem de SP igual a 1.5% da total massa de ligante. A dosagem de SF variou entre os 0 e os 25% da massa total de ligante, originando 6 misturas diferentes. Todos os provetes com as dimensões 16x4x4cm foram executados em idênticas condições e sujeitos a um processo de cura de dois meses à temperatura de 20±2฀ e humidade relativa de 65 ± 5%.

3. Procedimentos de ensaio

(3)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 REHABILITACIÓN. 1. Rehabilitación y ciudad

Influência da adição de Sílica de Fumo a Grouts de Cal Hidráulica

A absorção de água por capilaridade foi determinada usando provete inteiros. O coeficiente de absorção capilar é obtido de acordo com a ficha de ensaio Fe 06 UNL/DEC [Rato, 2006]. A resistência à compressão foi determinada recorrendo às indicações da norma EN 196-1 2006.

Todas as propriedades analisadas são o resultado da média de 3 amostras ensai adas para cada uma das 6 misturas.

III. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. Porosidade aberta e massa volúmica

A porosidade de um grout é definido como o espaço no interior do grout que é preenchido por ar. Este ar resulta na sua maioria da evaporação do excesso de água dos grouts que é necessário para a amassadura dos vários componentes. Esta evaporação origina que o espaço anteriormente ocupado pela água passe a ser ocupado pelo ar [Rato, 2006]. Normalmente, a água no interior do grout está interligada, e portanto, a evaporação dessa água origina uma porosidade com bom grau de conexão e ligação ao exterior. Através desta explicação é fácil perceber que a quantidade de água tem um papel determinante no grau de porosidade de um grout. Um aumento da água excedente do processo de amassadura dos grouts tem como consequência um acréscimo da porosidade aberta, bem como do tamanho dos poros. Neste caso, a água de amassadura é constante para todas as misturas, mas o teor de SF varia conforme a mistura. Quanto maior for o valor do

dos ligantes, pois a SF além de ser fortemente reactiva, é um ligante com uma maior finura, apresentando uma superfície específica de 20000m2/kg, enquanto que a cal hidráulica tem uma superfície específica de 350m2/kg [Poon, et al., 1999]. Ao haver um maior consumo de água, há um menor excesso de água de amassadura, logo o volume de espaços ocupados anteriormente com este excesso de água é menor, dando origem a menor volume de poros dentro da estrutura [Sahu, et al., 2004]. Assim sendo, pode-se concluir que a porosidade aberta diminui com o aumento do teor de SF na composição do grout [Figura 1].

A porosidade é um dos factores mais importantes, senão o mais importante, no comportamento dos grouts e desempenha um papel determinante na sua durabilidade. Na medida que o valor de porosidade influencia de forma directa diversas propriedades e comportamentos, como absorção de água, permeabilidade, susceptibilidade às degradações e resistências mecânicas.

(4)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 REHABILITACIÓN. 1. Rehabilitación y ciudad

Influência da adição de Sílica de Fumo a Grouts de Cal Hidráulica

Os resultados do valor da massa volúmica estão em conformidade com os valores da porosidade aberta, se atendermos que ao aumento da primeira está associada um decréscimo da segunda, como já era espectável. O maior valor de massa volúmica é alcançado para as composições com teores mais altos de SF, de salientar que a partir da percentagem de 15% os ganhos deixam de ser consideráveis.

5. Distribuição de dimensão de poros e diâmetro médio dos poros

a) b)

Figura 2 ʹ a) Volume introduzido de mercúrio vs diâmetro dos poros do grout; b) Diâmetro médio dos poros[µm] em função do teor de SF na composição do grout

Os resultados da Figura 2 confirmam que a porosidade total diminui com o aumento do teor de SF (existe uma menor área na parte inferior das curvas). Grouts de cal hidráulica sem presença de SF, em geral, apresentam principalmente poros de média e grande dimensão (0.1-5µm). Em grouts com SF, pode ser observado uma redução dos poros de grande dimensão (1-5µm) e um aumento dos poros de pequena e média dimensão (0.01-0.5µm) à medida que o teor de SF aumenta. Nas amostras sem SF, observa-se que não existem praticamente poros de pequena dimensão. Desta forma, pode-se atribuir a formação de poros com raio de pequena dimensão à adição de SF [Huang, 1997]. No que diz respeito aos poros com dimensões compreendidas entre 0. m são resultado do espaço que é deixado livre pela evaporação da água de amassadura (esta evaporação é maior nas composições com menor teor de SF). Uma vez que formam canais no grout e são os principais responsáveis pela absorção de água por capilaridade (atribuindo-se a designação de poros capilares), são considerados prejudiciais no que diz respeito à impermeabilidade das pastas de cal hidráulica, resultando numa menor durabilidade. Face ao referido, pode-se concluir que o aumento do teor de SF na composição do grout pode-se inferir como um factor positivo sob o ponto de vista das suas propriedades de endurecimento.

O diâmetro médio dos poros (Davg) é calculado:

[µm]

em que Itot é volume introduzido de mercúrio total e Atot é área total das paredes dos

(5)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 REHABILITACIÓN. 1. Rehabilitación y ciudad

Influência da adição de Sílica de Fumo a Grouts de Cal Hidráulica

composição do grout. De facto, ao aumentar o teor de SF na composição do grout, existe uma redução significativa no diâmetro médio dos poros, uma vez que a introdução de SF provoca uma diminuição da porosidade da mistura (menor Itot) e um aumento da

superfície específica(maior Atot).

A diminuição da porometria, à semelhança do que acontece com a porosidade aberta, implica um aumento dos valores de resistência mecânica [Tabela 1]. A dimensão dos poros desempenha um papel muito significativo no comportamento mecânicos das amostras de grout [Rato, 2006]. Julga-se existir ainda um outro factor que justifica a tendência observada: os grouts com poros de menores dimensões parecem ser aqueles em que existe menor dispersão das fracções de matriz simples. Estando a matriz simples menos dispersa, compreende-se que exista maior eficácia na mobilização das ligações entre os cristais do ligante endurecido para fazer face às solicitações mecânicas [Rato, 2006].

6. Coeficiente de capilaridade

No que diz respeito ao coeficiente de capilaridade, a dimensão dos poros é determinante, uma vez que a absorção inicial torna-se mais célere com o aumento do diâmetro dos poros, pelo que é compreensível que grouts com poros de maior dimensão apresentem um maior coeficiente de capilaridade do que grouts com poros pequenos [Tabela 1]. Assim, é compreensível que os valores referentes ao diâmetro médio dos poros [Figura 2b)] e coeficiente de capilaridade tenham a mesma evolução. Semelhantes resultados foram obtidos por [Rato, 2006].

Tabela 1 Valores médios do Coeficiente de Capilaridade, Tortuosidade e Resistência à compressão

*é o rácio da distância real de dois pontos e a mínima distância entre esses mesmos dois pontos

7. Resistência mecânica e resistência ao ataque dos sulfatos

O fenómeno de ascensão capilar está presente em muitas paredes que estejam em contacto com o solo. Na maioria das vezes, o solo tem em abundância sais como os nitratos ou os sulfatos. Os sulfatos quando reagem com os aluminatos de cálcio hidratados da cal hidráulica provocam reacções expansivas, dando origem a uma deterioração do grout por perda de resistência e desagregação. Os mecanismos de transporte destes sais são condicionados pela resistência à penetração dos líquidos no meio poroso por forças de sucção capilar [Henriques, 1994]. Deste modo, quanto mais permeável for um grout, maior vai ser a sua exposição ao ataque dos sulfatos, provocando uma redução da resistência mecânica. Como os grouts com maior teor de SF (25%) são os que apresentam um menor valor de coeficiente de capilaridade [Tabela 1] e de porosidade aberta [Figura 1], terão uma menor exposição ao ataque dos sulfatos. De acordo com [Huang, 1997], a exposição ao ataque dos sulfatos podem ser controlada com a presença de aditivos com

Propriedades Misturas de Grout

SF=0% SF=5% SF=10% SF=15% SF=20% SF=25%

Coeficiente de capilaridade

[Kg/(m2.min0.5)] 3.86 2.99 2.12 1.90 1.65 1.31 Tortuosidade* 1.53 1.54 1.64 1.68 1.66 1.69

Resistência à compressão

(6)

4º Congreso de patología y rehabilitación de edificios. PATORREB 2012 Grupo – [Nombre del grupo]

Título de la comunicación/ponencia

m icroest rut u ra do grout, consequent em ent e apresent am um a m enor perm eabilidade, que é o equivalent e a dizer m aior t ort uosidade[ Tab ela 1] .

Ao observar -se os valores da Tabela 1 referent es à resist ência m ecânica, const at a-se um a t endência de crescim ent o consoant e o aum ent o do t eor de SF na com posição do

grout. No ent ant o, a part ir do t eor de SF igual 15% as m elhorias são pouco relevant es. A

razão para o su cedido, est á asso ciada à fase de evaporação do excesso de água da am assadura (um d os fenóm enos de ret racção) e ao processo de crist alização. As t ensões que se geram na m icroest rut ura dos grout s são m aiores em poros m ais pequenos (que exist em em m aior núm ero nas com posições de grout com m aior t eor de SF) devido ao seu m enor raio [ Lanas, et al., 2003]. Est a t ensão pode p roduzir f issuras durant e a ret racção e subsequent e crist alização da calcit e. As f issuras dão origem a poros m aiores, e consequet em ent e a um decréscim o na resist ência m ecânica.

IV.CONCLUSÕES

Foi possível verif icar que o uso da SF provo ca alt erações signif icat ivas nas propriedades do grout endurecido. Assim , a u m aum ent o da presença de SF na com posição do grout de cal hidráulica, est á asso ciada um a m enor porosidade aber t a e um a m enor porom et ria, co nsequent em ent e obt ém -se um a m aior m assa volúm ica e um a m enor perm eabilidade (m aior t ort uosidade). Em relação à absorção de água p or capilaridade, pode-se af irm ar que a velocidade da absorção inicial depende de dois parâm et ros: dim ensão dos po ros e da p orosidade abert a, sendo superior em grout s com poros de m aiores dim ensões e m aior porosidade abert a. Assim , pode-se af irm ar que a presença da SF é benéf ica sob o pont o de vist a da redução da exposição ao at aque d os sulfat os.

Em relação às resist ências m ecânicas, a sílica de f um o de elevada f inura e react iva com bina-se com a cal livre, e a crist alização adicion al daí resul t ant e produz um m at riz de cal hidráulica significat ivam ent e m ais densa, dando origem a m aiores resist ência m ecânicas.

Face ao referido ant eriorm ent e, pode-se con cluir que o aum ent o d o t eor de SF na com posição, dá origem a um a m elhoria das propriedades de grout endurecido.

AGRADECIM ENTOS

Agradecer ao Eng. Vít or pela ajuda p reciosa na execução dos ensaios e à engenheira Dina Frade pelo fornecim ent o da cal hidráulica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Henriques, Fernando M . A.Hum idade em Paredes. s.l. : LNEC, 1994.

Huang, W ei-Hsing.Propert ies of Cem ent -Fly Ash Grout adm ixed w it h bent onit e, silica fum e, or organic f iber.

s.l. : Cem ent and Concret e Research, Vol. 27, No.3, pp 395-406, 1997, 1997.

Poon, Chi Sun, Lam, Lik e W ong, Yuk Lung. Eff ect s of Fly Ash and Silica Fum e on Int erf acial Porosit y of

Concret e. s.l. : JOURNAL OF M ATERIALS IN CIVIL ENGINEERING / AUGUST 1999 / 205, 1999.

Rato, Vasco Nunes. Inf luência da M icroest rut ura morfológica no comport am ent o de argam assas. Lisboa :

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.

Sahu, S., et al. Det erm inat ion of w at er – cem ent rat io of hardened concret e. s.l. : Cement Concret e Com p.

Imagem

Figura 1ʹ Relação entre a Porosidade aberta[%] e a Massa Volúmica[g/ml]
Figura 2 ʹ a) Volume introduzido de mercúrio vs diâmetro dos poros do grout; b) Diâmetro médio dos       poros[µm] em função do teor de SF na composição do grout
Tabela 1    Valores médios do Coeficiente de Capilaridade, Tortuosidade e Resistência à  compressão

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

[r]

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação