• Nenhum resultado encontrado

E VERA LÚCIA DO AMARAL** SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA***

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E VERA LÚCIA DO AMARAL** SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA***"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ENSINO RELIGIOSO NO CENÁRIO BRASILEIRO:

UMA FORMAÇÃO CONTINUADA*

VERA LÚCIA DO AMARAL**

SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA***

Resumo: a partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, intensifica-se a exigência de formação inicial e continuada dos profissionais que atuam no magistério e, entre estes, o profissional docente para o ensino religioso. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PC-NER) surgem na perspectiva de capacitação do profissional. Diante deste desafio, o objetivo da pesquisa é analisar e caracterizar os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino Religioso no Brasil numa perspectiva de formação continuada. Foram propostos os seguintes objetivos específicos: contextualizar a questão da formação continuada e ou educação contínua; analisar como a política educacional expressa nos documentos oficiais no Brasil aborda a formação dos professores e a formação continuada; identificar elementos da formação continuada na grade curricular/ ementas dos Cursos de Especialização em Ensino Religioso no Brasil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e a técnica a análise documental. Foram analisados vinte e três cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil, sendo que dez (10) estão no Rio Grande do Sul, oito (8) no Paraná, três (3) em Santa Catarina, um (1) no Espírito Santo e um (1) no Mato Grosso do Sul. A análise identifica que os cursos de Especialização em Ensino Religioso estão em expansão e têm contribu-ído para a formação continuada do professor, mas ainda carecem de instrumentos reguladores e ou de políticas que garantam uma formação integral e humana. Palavras-chave: Legislação. Formação Continuada. Pós-Graduação Lato Sensu.

For-mação Integral e Humana.

E

ste estudo objetivou a compreensão da formação continuada de pro-fessores do Ensino Religioso, por meio de contribuições dos Cursos

(2)

de Especialização Lato Sensu atuantes neste segmento em Instituições de Ensino Superior em vários Estados Brasileiros. O interesse neste estudo tem relação com nossa trajetória profissional como docentes em Cursos de Especialização Lato Sensu, instigando-nos a buscar respostas a reflexões pessoais no que se refere a essa modalidade de educação continuada.

A partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, que determina a exigência de formação profis-sional para aqueles que atuam no magistério, tentou-se estabelecer uma identidade para os profissionais docentes para as diversas áreas do conhecimento e, entre essas áreas, está o profissional docente para o Ensino Religioso. Apesar da exigência de formação desse profissional, o que se tem constatado é que poucos são os profissionais que estão habilitados para essa área do ensino. Uma das alternativas encontradas é a criação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, cuja característica de formação é justamente complementar a qualificação docente para áreas específicas.

Necessita-se saber, no entanto, como estas políticas e normatizações estão sendo operacionalizadas nas práticas pedagógicas dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ensino Religioso em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e como os professores estão sendo preparados para trabalhar com essa questão na nossa sociedade.

Dentro desse contexto e visando a profissionalização desta área do conhe-cimento, a LDBEN 9.394/96 preocupou-se com a formação inicial e com a formação continuada, por meio de decretos e pareceres que considerassem especialmente a especialização. Nesta perspectiva foi publicada pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FO-NAPER) no ano de 1998 uma proposta para as diretrizes de formação dos professores licenciados para o Ensino Religioso.

Assim, a nova redação do Artigo 33 da referida Lei propõe que no desenvol-vimento do Ensino Religioso seja “assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) surgem na perspectiva de formação/capacitação do profissional dessa área. Dentro dessa nova perspectiva, os Cursos de Especialização pretendem

con-tribuir para a qualificação do profissional de Ensino Religioso, para o exercício pedagógico da formação humana integral e integrada, no universo plural e democrático da educação, ou capacitar o

(3)

profissio-nal de Ensino Religioso para a prática do diálogo interdisciplinar e intercultural, como condição para uma ação formativa democrática acerca dos valores das tradições religiosas.

Ao considerar as questões acima, a presente pesquisa tem como finalidade investigar algumas características, como: conteúdos e práticas que são adotados nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu para o Ensino Religioso, oferecidos no território nacional brasileiro, levantando as-pectos que possam contribuir para uma reflexão referente à formação continuada dos docentes de Ensino Religioso no Brasil.

Em decorrência dos aspectos acima levantados, as instituições educacionais que ofertam Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nesta área, são desafiadas cada vez mais a ressignificar sua prática pedagógica, seus currículos e a organização dos cursos, visando qualificar o profissio-nal docente estabelecido pelas legislações educacionais, de forma que possam garantir uma educação inclusiva, democrática e de qualidade. Nesta perspectiva, surge a necessidade de analisar se as características dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino Religioso no Brasil e as contribuições que possibilitam à formação continuada dos docentes de Ensino Religioso estão de acordo com as políticas educacionais vigentes. Ou seja:

- Analisar e caracterizar os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ensino Religioso no Brasil numa perspectiva de formação continuada, frente à legislação vigente;

- Contextualizar a questão da formação continuada e ou educação contínua; - Analisar como a política educacional expressa nos documentos oficiais no Brasil aborda a formação dos professores e a formação continuada através dos Cursos de Especialização do Ensino Religioso;

- Identificar elementos da formação continuada na grade curricular/ementas dos Cursos de Especialização em Ensino Religioso no Brasil.

Nesta investigação, a qual tem a intenção de analisar como a formação continuada é concebida nos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu do Ensino Religioso no Brasil, utilizou-se como método de investigação a pesquisa de abordagem qualitativa.

Cabe a necessidade de buscar a conceitualização da palavra metodologia que no Latim é methodu e no Grego méthodos, o que significa caminho para chegar a um fim. O objetivo fundamental da ciência é chegar

(4)

à veracidade dos fatos por meio de um método que permita atingir determinado conhecimento. Define-se método como “o caminho para se chegar a determinado fim. E método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento” (FERREIRA, 2006, p. 43).

A abordagem qualitativa insere-se na fundamentação teórica da fenomeno-logia, epistemologia que procura interpretar as interações humanas, sociais, culturais e simbólicas, visando apreender e explicar o sentido que as pessoas e os grupos atribuem à sua ação. Nessa perspectiva, a abordagem possibilitou interpretar e compreender como a formação continuada se dá nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ensino Religioso no Brasil, a partir de informações extraídas da internet e das legislações vigentes. Portanto, o método escolhido é a abordagem qualitativa e a técnica de coleta de dados utilizada foi a análise docu-mental. Sendo que análise documental pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (ANDRÉ, 2002, p. 39). André ex-plicita que os documentos constituem também uma fonte poderosa, onde podem ser retiradas evidências que fundamentam afirmações e declarações do pesquisador.

Em função do objetivo central da pesquisa o objeto de estudos foi delimitado tendo como base instituições de ensino superior, de natureza pública e ou privada, que oferecem cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ensino Religioso nas modalidades: Presencial, Semipresencial e à Distância, totalizando vinte e três (23) instituições distribuídas no território brasileiro.

Percebe-se que as Instituições de Ensino Superior totalizam vinte e três (23), onde vinte e uma (21) destas são de caráter privado, uma (01) de natureza Pública/Estadual e uma (01) de natureza pública/Municipal/Fundação. Deste total nove (09) são Universidades e catorze (14) são Faculdades. Constata-se que as Instituições de Ensino Superior que ofertam o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso distribuem-se da seguinte forma: Dez (10) no Estado do Rio Grande do Sul; oito (08) no Estado do Paraná ; três (03) no Estado de Santa Catarina, uma (01) no Estado do Espírito Santo e uma (01) no Mato Grosso do Sul. Portanto, na sua maioria concentram-se na região Sul do País. Observa-se que as vinte e três (23) Instituições de Ensino Superior que

(5)

ofertam Cursos de Especialização do Ensino Religioso nas seguintes modalidades: Dezenove (19) Presencial; três (03) em Educação à Distância e um (01) Semipresencial.

A coleta de dados para esta pesquisa foi realizada utilizando a técnica: estudo documental. Portanto, utilizou-se de fontes documentais, tendo em vista localizar contribuições para a formação continuada através dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ensino Religioso. Entre as fontes documentais foram analisados os documentos oficiais: Constituição Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e o Documento Final da Conferência Nacional da Educação Básica de 2008. E os documentos curriculares compõem-se de ementas e grade curricular dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino Religioso nas vinte e três (23) Instituições de En-sino Superior pesquisadas. Os dois conjuntos de fontes documentais, as oficiais e as curriculares trazem declarações de tipo normativo, ou seja, apresentam-se como prescrições que devem ser perseguidas.

Na primeira etapa da pesquisa documental curricular foi realizada a coleta das IES do Brasil que ofertam a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso, no site do MEC. Onde foi possível encontrar dados como: endereço eletrônico do site institucional de cada Instituição; telefone, e-mail e o ano em que a Instituição foi fundada.

A partir do site de cada Instituição, foram verificados vários aspectos: Nome do curso, localização, público alvo, objetivos dos cursos, carga horá-ria e disciplinas. E percebeu-se que todas as IES selecionadas para a pesquisa forneciam a grade curricular.

Em seguida as grades curriculares foram analisadas para comparar se as Ins-tituições ofereciam disciplinas em comum e ou similares.

A organização de dados para Bardin “corresponde a um período de intuições, mas tem por objetivo tornar operacionais e sistematizar as idéias iniciais, de maneira a conduzir a um esquema preciso do desenvolvimento das operações sucessivas, num plano de análise” (BARDIN, 2008, p 121). Desta forma, a preparação dos dados para a análise desta pesquisa se deu da seguinte forma. Primeiramente foram transcritas todas as informações pesquisadas (nome da instituição, localização, nome do curso, objetivos, público alvo, temas/disciplinas e carga horária) compilando-as numa planilha de Word rtf. Também houve consulta ao site das instituições pesquisadas, do MEC e do INEP, a fim de obter informações que pudessem contribuir para a sistematização dos dados.

(6)

A análise de conteúdo, segundo Bardin, “é o tratamento da informação contida na mensagem [...], podendo ser uma análise dos significados” (BARDIN, 2008, p 37)., como é o caso da análise temática, que procura na interpretação das comunicações encontrar a essência da mensagem, ou seja, o núcleo de significado da mensagem, a partir da frequência de sua presença.

Nesta pesquisa, a análise dos dados considerou vários aspectos: nome do curso, localização, tipo de instituição, modalidade (presencial, semipresencial e a distância), carga horária, disciplinas, etc, o que os caracterizou como indicadores ou categorias de análise. Estas categorias foram relacio-nadas com os elementos presentes nas grades curriculares e ementas para em seguida classificar essas unidades codificadas, interpretar o conhecimento sobre a mensagem através da inferência e relacionar com o referencial teórico.

Para Bardin (2008) na análise dos dados os resultados brutos são tratados de maneira a serem significativos (falantes) e válidos. A apresentação dos dados foi realizada em forma de tabelas e gráficos que condensam e põem evidência informações obtidas pela análise, dando maior visi-bilidade às relações dos dados expressos.

COURSES POSTGRADUATE LATO SENSU OF RELIGIOUS EDUCATION IN THE BRAZILIAN SCENARIO: A CONTI-NUING EDUCATION

Abstract: Upon approval of the Law of Directives and Bases of National

Educa-tion (LDBEN) 9394/96, intensifies the need for initial and continuing training for professionals engaged in teaching, and among these, the professional teacher for religious education. The National Curriculum Religious Education (PCNER) arise in the context of professional training. Facing this challenge, the goal of research is to analyze and characterize courses Postgraduate Sensu Lato of Religious Education in Brazil with a view to continued training. We proposed the following specific objectives: to contextualize the issue of continuing education and / or continuing education; analyze how educational policy as expressed in official documents in Brazil addresses teacher training and continuing education, to iden-tify elements of continuing education in the curriculum / menus Courses Specialization in Religious Education in Brazil The methodology was a qualitative approach and technique to document analysis. We analyzed

(7)

twenty-three courses Postgraduate Sensu Lato in Brazil and ten (10) are in Rio Grande do Sul, eight (8) in Paraná, three (3) in Santa Catarina, one (1) in the Holy Spirit and one (1) in Mato Grosso do Sul The analysis identifies the specialization courses in religious education are expanding and have contributed to the ongoing training of teachers, but still need or regulatory tools and policies to ensure a complete training and human.

Keywords: Legislation. Continuing Education. Postgraduate Lato Sensu

Com-plete training and human.

Referências

ANDRÉ, M (Org.). Pesquisa, formação e prática docente. Campinas: Papirus, 2002. p. 39.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008. p. 38, 121. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Pro-mulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Presidência da República. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-41, dez. 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Distrito Federal: Brasil, 2001. FERREIRA, N. (Org). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Documento Final da Conferência Nacional da Educação Básica. Distrito Federal: Brasília, 2008.

* Recebido: 25.09.2010. Aprovado: 15.10.2010

** SESI/PUCPR. Mestra em Educação pela PUCPR. E-mail: gper@gper. com.br.

*** PUCPR. Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Gradu-ação em Teologia da PUCPR, Líder do Grupo de Pesquisa EducPós-Gradu-ação e Religião (GPER). E-mail: gper@gper.com.br

Referências

Documentos relacionados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no