• Nenhum resultado encontrado

Atividade com memes 1: criar um meme

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade com memes 1: criar um meme"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Memes são uma forma de comunicação e de expressão recentes, que misturam humor, ironia, metáforas e imagens de teor cômico.

Assim como as charges e os cartuns, eles são utilizados para representar situações atuais de maneira crítica – tanto sobre questões corriqueiras do dia-a-dia quanto assuntos de

importância mundial, como política e meio ambiente.

Realizar atividades com memes com os alunos é uma ótima forma de desenvolver habilidades essenciais para seus estudos e seu futuro, como criatividade, comunicação, liguagem escrita e compreensão de mensagens.

A grande vantagem de trabalhar com memes é que eles estão inseridos no dia-a-dia dos jovens, sendo uma linguagem muito compreendida por eles, e que muitos apreciam, por seu caráter divertido, o que facilita para prender a concentração e captar o interesse dos

estudantes, e também para que eles participem das atividades sugeridas.

Elencamos seis atividades com memes para que você desenvolva com seus alunos dos ensinos Fundamental I e II, trabalhando as áreas de português, atualidades, artes e comunicação.

Atividade com memes 1: criar um meme

Nesse exercício, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, de criação e de escrita na língua portuguesa, além, de estudarem sobre figuras de linguagem e atualidades. Ele é indicado para estudantes do Fundamental II, e também pode ser realizado em

ambiente virtual de aprendizagem.

Materiais:

folhas para desenho; lápis preto e borracha;

(2)

canetinhas coloridas; lápis de cor;

*Caso seja realiado em ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem fazer a atividade no computador, e publicar em fórum da matéria.

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve fazer uma introdução sobre o assunto a ser estudado para os alunos, falando da importância dos memes para a comunicação atual, e como eles são criados, utilizando figuras divertidas e marcantes com mensagens irônicas/metafóricas ou que use outras figuras de linguagem, e que tenham impacto.

2° Passo:

Se possível, aconselha-se que o professor exiba alguns memes clássicos como exemplo para os alunos, em uma projeção, pois assim também poderá ajudá-los a ter inspiração.

3° Passo:

O professor deve separar os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas, e dar a cada grupo um assunto atual para que criem um meme.

Exemplos de assuntos: Jogos de futebol;

Conversas de Whatsapp;

Relacionamento humano (podem abordar a distância nos relacionamentos ou os que crescem com meios de comunicação moderno);

(3)

Animais de estimação e a relação com humanos.

4° Passo:

Os alunos devem elaborar um meme sobre o assunto recebido.

O meme pode ser feito com desenhos – nesse caso, o aluno deve representar algum personagem ou situação icônicos, atualmente – ou pelo computador, publicando no ambiente virtual.

5° Passo:

No final, os alunos mostram seus memes em frente a turma, para que os colegas tentem adivinhar sobre o que ele se refere.

Caso a atividade ocorra em ambiente virtual, esse debate pode ser feito no fórum.

Os alunos devem indicar quais as características que levaram a essa conclusão – elementos de linguagem como ironia, metáforas – e também avaliar se consideram a imagem adequada ao fato e se ela é reconhecida por eles

Atividade com memes 2: adivinhar o meme

Essa atividade pode ser realizada com alunos do Fundamental I e do II, e com ela os alunos estudarão sobre figuras de linguagem, compreensão textual e atualidades.

Materiais:

(4)

Desenvolvimento:

1° Passo

O professor deve introduzir a matéria, explicando como os memes são uma importante maneira de comunicação atual, e quais elementos da língua portuguesa são utilizados em sua elaboração – como figuras de linguagem.

2° Passo:

A turma deve ser separada em grupos de 4 ou 5 alunos.

3° Passo:

O professor chama dois alunos de cada grupo para irem na frente da turma. Ele mostra qual o meme que a dupla deve desenhar – deve ter cuidado para nao mostrar a lista; para isso, pode recortar as figuras e sorteá-las.

4° Passo:

Os alunos devem desenhar o meme na lousa em até 40 segundos (ou outro tempo estabelecido), sem escrever a frase.

Durante esse tempo, os colegas devem tentar adivinhar o meme. Quem acertar ganha 1 ponto.

Após, o grupo que acerta deve explicar o meme (quando ele é usado, o que significa),e, caso esteja certo, ganha mais 1 ponto. Caso contrário, outro grupo deve responder.

(5)

Atividade com memes 3: identificar o meme

Essa é uma atividade bem simples, que pode ser realizada com alunos iniciantes no Fundamental I.

Materiais:

Folha, elaborada pelo professor, com imagens de memes e frases separadas (exemplo abaixo).

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor explica para a turma sobre os memes e a relação com as frases escritas nas imagens, bem como as figuras de linguagem mais comumente utilizadas pra sua realização.

2° Passo:

Após a explicação e tirar as dúvidas com os alunos, o professor distribui uma cópia da folha para cada aluno, que realizará a atividade em sala de aula.

A atividade consiste em relacionar a imagem com a frase que ele achar que mais corresponde, e explicar o por que.

3° Passo:

Quando todos finalizare, o professor corrige as respostas com os alunos, instigando que participem, pedindo que eles digam os motivos de escolher as frases, por que erraram (caso tenham errado), que elementos podem levar a cometer o erro e como mudariam o meme.

(6)

Eles também podem sugerir outras frases aplicáveis ao meme.

Atividade com memes 4: explicar o meme

Materiais:

Apresentação de slides com memes diferentes

(7)

1° Passo:

O professor deve levar para a classe a apresentação com memes diversos sobre situações atuais do país e do mundo.

O ideal é que haja 1 meme para cada slide.

2° Passo:

A cada meme, o professor deve suscitar a discussão entre a turma, para que expliquem a situação a que o meme se refere, a adequação (e motivos) da imagem escolhida com a temática, e se é possível identificar o “posicionamento” do autor da mensagem.

É importante que todos os alunos sejam instigados a participar, por isso, muitas vezes pode ser que o professor precise pedir a alguns alunos sua opinião.

Nessa atividade, devem ser estudadas as figuras de linguagem, questões de atualidades, a capacidade interpretativa e analítica dos alunos.

Atividade com memes 5: linha do tempo dos

memes

Esse exercício necessitará de muita pesquisa dos alunos, devendo ser realizado em mais de uma aula, e parcialmente em casa, ou então, no laboratório de computadores da escola.

Materiais:

computadores para a pesquisa; folhas a4;

régua; canetas;

(8)

canetinhas;

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve explicar aos alunos como o meme se tornou uma nova ferramenta para comunicação entre as pessoas, e quais são suas principais carcaterísticas.

2° Passo:

O professor deve separar a turma em trios, e atribuir a cada trio um período de tempo específico para ser pesquisado.

Sugestão de períodos de tempo:

anos anteriores a 2000 (não antes de 1950) 2000 a 2004

2004 a 2008 2008 a 2012 2012 a 2016 2016 2018

Podem ser realizados grupos maiores, ou recortes temporais mais detalhados.

3° Passo:

O professor deve explicar que cada trio deverá realizar pesquisa sobre os memes naquele período.

Nos anos 1950 – 2000, os alunos deverão buscar os conceitos que podem ter originado os memes, e as primeiras ideias de memes, se houver, sem muitos detalhes específicos.

(9)

Nos anos posteriores, devem relatar qual foi a evolução nos tipos de memes feitos, como eles começaram a se popularizar e os principais memes de cada ano (se houver), bem como os principais acontecimentos descritos com memes.

4° Passo:

Em sala de aula, os trios devem levar as suas pesquisas, com as principais partes destacadas.

A turma deve se reunir para desenhar a linha do tempo nas folhas (para que o risco fique contínuo e de mesma espessura).

5° Passo:

Cada trio deve se reunir para criar a linha do tempo relativa a seu período. Nela devem constar os principais acontecimentos, com uma pequena explicação.

Se possível, os alunos podem colar uma imagem dos memes de destaque, ou então, desenhá-los.

6° Passo:

A turma deve discutir sobre o trabalho realizado, as descobertas feitas, e expôr a linha do tempo.

Caso o professor julgue plausível, os alunos podem fazer uma breve apresentação sobre os resultados da pesquisa para toda a turma.

Os alunos devem desenvolver habilidades de pesquisa, conhecimentos sobre fatos históricos e atualidades, desenvolver sua compreensão sobre a língua portuguesa e a capacidade de organizar ideias, com essa atividade.

(10)

Atividade com memes 6: memepédia

(11)

grande parte, na casa dos estudantes.

Materiais:

Computadores, com acesso à internet, para pesquisa; Folhas;

Canetas; Lápis de cor.

Desenvolvimento:

1° Passo:

O professor deve explicar sobre a origem e a evolução dos memes, para os alunos, e debater com eles sobre quais são os que eles se recordam de terem ficado famosos.

2° Passo:

Os alunos devem ficar encarregados de pesquisar, em casa, quais os principais memes que já houveram com determinada letra do alfabeto, a imagem que o representa, seu

significado/aplicação e o ano em que apareceu.

Se a turma for pequena, é possível distribuir as letras do alfabeto para cada aluno ou dupla, devendo cada um pesquisar 5 memes para levar para sala de aula.

Se a turma for maior, é preciso dividir as letras do alfabeto pela proporção de alunos, e, de igual maneira, aumentar o número de memes que se deseja que sejam pesquisados (cerca de 10).

3° Passo:

(12)

grupos e duplas se reunirão (se for o caso) para realizar suas páginas da memepédia. É interessante que o trabalho seja manual, pois o que se deseja é que os alunos

desenvolvam a escrita manual, as hailidades de organizar um texto com imagens, verbetes, diferentes marcadores, sem que se busque a perfeição.

Eles devem, em odem alfabética, relacionar os memes que encontraram, colocando no papel:

Nome ou expressão que o meme ficou conhecido (ex: sapo triste, menina da xuxa, cachorro que canta, etc).

Descrição do meme

Motivo/situação a qual o meme se referia Desenhar o meme (ou colar uma imagem).

4° Passo:

O professor deve juntar todas as folhas, encadernar, e deixar a disposição para os alunos, se possível, exibindo em algum evento ou feira da escola, e deixar disponível na biblioteca. Com isso, os alunos devem desenvolver habilidades de criação, organização, escrita em língua portuguesa, pesquisa, seleção de conteúdos, além de estudarem português e atualidades.

Concluindo…

Esperamos que tenham gostado dessas atividades com memes, e que elas auxiliem a desenvolver diversos conteúdos com essa nova maneira de se comunicar.

Ajude seus alunos a explorarem sua capacidade criativa e a debaterem sobre o tema, pois trabalhar com memes é uma ótima oportunidade para motivar a turma!

Referências

Documentos relacionados

JOÃO BATISTA Lc 3:4-7 Missão: Preparar o caminho para o Senhor - Pregação Pública. CRISTO Jo

5.3 ULTRAESTRUTURA DE BACTÉRIAS AQUÁTICAS Conforme mencionado anteriormente, amostras do lago Batata foram processadas para MET tendo em vista que este ecossistema mostrou

Os resultados apontaram média exposição à erosão para as sub-bacias incrementais contribuintes, alta exposição do reservatório ao aporte de nutrientes e média

A lipidose hepática felina ou doença do fígado gordo é definida como uma síndrome colestática que acomete gatos domésticos sendo caracterizada por extenso

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Por meio do trabalho executado, também foram alcançados os objetivos específicos que buscaram: verificar se a empresa possui um programa de retenção de talentos – de