• Nenhum resultado encontrado

Entrada Manual ENTRADA DE PRODUTOS NO ESTOQUE/DADOS INICIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entrada Manual ENTRADA DE PRODUTOS NO ESTOQUE/DADOS INICIAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Entrada Manual

A Entrada de Compras Manual é utilizada nos processos de recebimentos de mercadorias, onde a nota fiscal emitida é do tipo física.

A permissão de acesso entrada de compras (manual) está disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque deve estar m

.

arcada

Ao acessar Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras > Entrada Manual é possível fazer a entrada manual dos produtos e gerar a nota fiscal, ou pesquisar as notas fiscais de entrada.

ENTRADA DE PRODUTOS NO ESTOQUE/DADOS INICIAIS

Preenchimento opcional:

Data de Emissão; Data de Entrada;

essa opção será visível apenas se a natureza de operação utilizada estiver com o parâmetro

Utiliza Declaração Única de Importação (DUImp): Importação de Mercadorias marcado

e a série da nota fiscal ser de saída do tipo NF-e;

Atualizar Fornecedor; Exibir código de barras;

Desconto: esse campo será apresentada depois do preenchimento do número pedido de compra.

Preenchimento obrigatório:

Pedido de compra; Fornecedor; Série da Nota Fiscal; Número da Nota Fiscal;

esse campo será preenchido somente se a opção não esteja marcada;

Modelo da nota fiscal: Utilizar série de saída

este campo só será visível ao selecionar o modelo ;

Chave da NF-e: Nota Fiscal Eletrônica

Conhecimento de Frete; Natureza de operação; Comprador;

Reajustar custo atualizando.

(2)
(3)

Sobre a Entrada Manual

Incluir itens

A inclusão de itens pode ser feita de diversas formas, como: inserção rápida, inserir itens e inserir itens via arquivo em lote. você informa apenas a quantidade e código de barras do produto.

Inserção rápida:

você pesquisa os itens através do Nome, Código, Referência, Código de Barras, Código Auxiliar, Notas Fiscais e Marca. Também é possível selecionar as opções

Inserir itens:

e .

Listar apenas produtos do fornecedor Pesquisa cumulativa (continuar pesquisando e mantes itens Dica

Para mais informações sobre o cadastro de série de entrada, clique aqui;

Para consultar as últimas notas fiscais de entrada geradas, clique no botão ao lado do campo prosseguir, serão apresentadas as últimas cinco notas fiscais;

A chave da NF-e é composta dos seguintes dados: Código da UF (fornecedor), Ano e Mês de Emissão, CNPJ do Fornecedor, Modelo, Série, Número da NF-e, Código Numérico e Dígito Verificador.

(4)

Para replicar os valores incluídos em um produto para os demais da listagem, basta clicar na seta para baixo. Ao replicar os valores, eles constarão em todos os produtos buscados e listados na primeira pesquisa, mesmo que tenha realizado outra busca e reduzido o número de produtos.

É possível inserir o valor da despesa por item, para isso basta habilitar o parâmetro Utiliza despesa por item disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque. Caso queira retirar os itens, basta selecioná-los e clicar no botão excluir.

(5)

é possível importar o arquivo .txt com as informações dos itens e quantidade. Para utilizar, clique em inserir itens e depois em inserir itens via

Inserir itens via arquivo em lote:

arquivo em lote.

Após localizar o item, preencha a quantidade e demais informações dos impostos e taxas, depois clique em prosseguir. Com isso, você irá para a última etapa de finalização da nota fiscal.

Finalizar Nota Fiscal

Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, ao pressionar o botão prosseguir, o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Esta página é dividida em quatro grupos, sendo:

possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão . Além disso, para cancelar a edição, deve-se pressionar o botão

Dados e Valores da Nota:

. Realizadas as edições necessárias será possível definir os planos de pagamento; valores somados ao total da nota;

Dados Complementares: Dados do Transportador:

.

Observações

Crédito Avulso como Pagamento

Dica

Quando utilizada a opção Inserir itens via arquivo em lote, e o arquivo for do tipo Posição fixa, deverá ser configurada a posição da despesa em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque> Leitura do arquivo de produtos (formato TXT). No campo Posição início despesas e Posição fim despesas deverá ser informada a posição em que iniciará e terminará o valor da despesa no arquivo txt que será importado no sistema.

Parametrização

Referente a obrigatoriedade do CEST

Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro Habilitar obrigatoriedade do código CEST estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na nota. Mais informações sobre a configuração do CEST vide manual Habilitar obrigatoriedade do código CEST.

(6)

Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo Crédito e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.

Ao preencher o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo.

Ao informar o valor total da Nota no campo Crédito o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento Dinheiro e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil. Ao acessar o documento interno Faturamento > Relatórios > Movimento Diário o valor pago com crédito estará especificado como dinheiro.

Ao prosseguir será apresentada a parte dois da finalização, que é dividida em:

Dados da Nota; Valores;

: na finalização da nota, no grupo será apresentado o campo , com este campo preenchido, ao gerar uma

Integração com Financeiro Integração com Financeiro Categoria

fatura esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentada uma opção de cadastro;

Detalhamento das Faturas: o detalhamento de faturas somente será exibido caso seja informado um plano de pagamento que gere faturas e nele poderão ser visualizadas as

seguintes informações:

: deverá ser informado o número da fatura;

Número

: deverá ser informado Dia, Mês e Ano para vencimento da fatura;

Data de Vencimento

: será apresentado o valor a ser pago em cada fatura;

Valor

: poderá ser informada uma observação para as faturas;

Observação

: poderá ser informado o código de barras de cada fatura, definidas pelo fornecedor. Este número poderá ser observado na alteração de

Cód. Barras / Linha digitável

faturas;

Contabilidade.

Ao finalizar a análise e preenchimento de todos os campos, clique em prosseguir e será gerada a nota fiscal.

Gerar Nota Fiscal

Ao concluir, a nota será gerada e o sistema exibirá o número, o nome do cliente/fornecedor, a data de emissão e o valor total. Além disso, estarão disponíveis as seguintes opções: para que seja possível iniciar um novo lançamento;

Nova Nota:

que exibirá o documento interno para a conferência das informações;

Imprimir Nota:

Conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados; Imprimir etiquetas dos produtos desta nota.

Nota

Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico.

Suporte técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para ativar ou desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado.

(7)

Ao efetuar uma entrada de compras com CST x.60 ou CSOSN x.500, na finalização da nota, será exibida uma mensagem com o link para que sejam informados os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS - ST retido na nota. Na página serão exibidos os dados referentes a nota e para cada item inserido que possua incidência de ST será necessário informar os valores de ICMS-ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.

(8)

Além disso, quando caso o usuário tenha que informar pedidos de compra para a entrada, porém possua o XML da nota, através do campo Informar valores através do XML do será possível realizar o upload do arquivo para que os valores sejam preenchidos automaticamente.

(9)

Cancelar Nota Fiscal

Para cancelar a nota fiscal de entrada, você pode realizar de duas formas. Sendo:

Mostrar últimas notas de entrada

Ao clicar nessa opção, serão listadas as últimas cinco notas de entrada lançadas no sistema.

Nota

Os campos relacionados ao FCP do ICMS-ST Retido (base, alíquota e valor) somente estarão disponíveis se no cadastro do produto a opção Produto Supérfluo

estiver marcada;

Após finalização da nota de entrada, se utilizada uma natureza de operação configurada para atualizar o custo por reposição, o sistema apresentará no campo "Despesas" do cadastro do produto o valor informado no item, e não realizará o rateio proporcional aos produtos. Quando utilizada outra configuração na natureza de operação, o campo do cadastro do produto não será atualizado. As demais rotinas do sistema que utilizam este campo para cálculo de impostos e obrigações fiscais não sofreram alteração. Se a natureza de operação que será utilizada estiver configurada para "Atualizar estoque" e "Atualizar Custo Médio", a quantidade do item em estoque e seu custo médio serão atualizados.

Produtos para uso e consumo (cadastrados com o campo "Tipo" como "07 - Material de uso e consumo" em: Suprimentos > Estoque > Produtos) que utilizam na natureza de operação a configuração "Não atualizar estoque de produtos para uso e consumo" não terão seu estoque atualizado e, consequentemente, nem suas movimentações registradas. Para mais informações consulte o tópico Natureza de Operação.

Os valores informados para desconto, frete, seguro e despesas serão considerados nos cálculos das bases de impostos (ICMS, ICMS ST, IPI, PIS e COFINS). Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foi incluso na Entrada de Compras Manual o modelo Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e para as operações de prestação de serviços, em desenvolvimento de forma integrada entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme o Protocolo de Cooperação ENAT nº 02, de 7 de dezembro de 2007, com previsão de produção e utilização a partir de novembro de 2017.

Para utilizar diversos planos de pagamento é necessário habilitar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.

Para que seja possível editar os campos "IPI", "Base ICMS" e "Valor ICMS" é necessário habilitar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.

Para empresas dos Estados de SP e RS esta rotina sofrerá alterações, para mais informações clique aqui.

Ao realizar o cálculo do Diferencial de Alíquota, a base do IPI somente irá compor a Base de Cálculo quando o item for destinado a uso/consumo ou ativo Ou seja, se a CFOP do produto for 1406, 1407, 1551, 1554, 1556, 1557, 2406, 2407, 2551, 2556, 2554 ,2557, 3551 ou 3556. Esta regra somente será

imobilizado.

aplicada quando o parâmetro "Base de cálculo para o diferencial de alíquota de ICMS" estar configurado como "Valor Contábil";

Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

(10)

Em cada nota exibida é possível realizar as ações de visualizar nota no ícone e cancelar no ícone .

Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

Pesquisar notas de entrada

(11)

Em cada nota exibida conterá o botão de cancelar, através do ícone .

Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

Nota

Nessas duas opções de cancelamento de nota fiscal de entrada, não será possível executar se: O produto serial vinculado tenha sido vendido e/ou transferido;

(12)

Referências

Documentos relacionados

DE OLIVEIRA, H.M., SOARES, L.R., FALK T.H., A Family of Wavelets and a New Orthogonal Multiresolution Analysis Based on the Nyquist Criterion, Revista da Sociedade

Crianças com síndrome de Down têm um risco aumentado para problemas de saúde tais como dificuldades visuais, doença cardíaca congênita, doença da tireóide, apneia

A nota obtida no Desafio #GeraçãoUSF será utilizada para concorrer às bolsas de estudo e para ingresso nos cursos de graduação, observados, ainda, os termos do Edital

A corrupção é um fenômeno universal dentro da sociedade brasileira. A compreensão de seus mecanismos e personagens se mostra muito importante no contexto social, uma

Depois de terminar o livro, Hong Kong, antes de ser devolvido à China, convenceu-me de que embora a liberdade económica seja uma condição necessária para as liberdades política

I. Quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda,

• Membro da Rede de Diálogo do Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES-PR) • Consultor da

A Figura 41 mostra a comparação entre os resultados de temperatura de exaustão da turbina a gás obtidos pelo programa computacional e os dados da