• Nenhum resultado encontrado

Contribuição da metodologia de pesquisa na Educação Tutorial: A formação dos petianos do PET Pedagogia da UFOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contribuição da metodologia de pesquisa na Educação Tutorial: A formação dos petianos do PET Pedagogia da UFOP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Contribuição da metodologia de pesquisa na Educação Tutorial: A formação dos petianos do PET Pedagogia da UFOP

ALVES, Crislaine1; CARVALHO, Daiane1; CRUZ, Júlia1, FÉLIX, Michelle1; FERREIRA, Juliane1; GOMES, Natália J. C.1; GONÇALVES, Kênia R. S.1; JESUS, Jussara F. de1; JUNIOR, Adilson1; LELIS, Maria das Graças D.1; MAFRA, Letícia1; 1; MARQUES, Diego1; OLIVEIRA, Rosilane Kátia1 SAKAKI, Luciane1; NUNES, Célia Maria Fenandes2. Universidade Federal de Ouro Preto

Introdução

É de grande relevância a formação em metodologia de pesquisa para um petiano. Assim inserimos no planejamento de atividades do PET Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) uma série de atividades voltadas para este fim. As pesquisas desenvolvidas pelos petianos dentro do grupo PET Pedagogia da UFOP tem nos permitido caminhar por três momentos: um primeiro foi possível compreender como ocorrem as abordagens relacionadas a metodologia de pesquisa introduzindo os petianos na linguagem científica. Em um segundo momento, identificamos o aperfeiçoamento na escrita desses alunos em publicação de artigos e apresentação de trabalhos, permitindo a divulgação dos mesmos. Por ultimo, destacamos a oportunidade de desenvolver uma pesquisa na aréa de interesse, contribuindo para futuros trabalhos que podem ser transformados em monografia, dissertações de mestrado, entre outros.

O presente trabalho apresenta uma analise da importância da participação em atividade de pesquisa para a formação dos petianos do grupo PET Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto. No decorrer do artigo são apresentadas as contribuições que a metodologia de pesquisa tem oferecido para a formação teórica e metodológica desses graduandos.

Objetivos

 Resgatar a importância do ensino de metodologia cientifica na graduação e a inserção do aluno nos projetos de pesquisa;

 Desenvolver atividade de pesquisa no Programa de Educação Tutorial e sua contribuição na vida acadêmica dos petianos;

(2)

Metodologia

A proposta metodológica sugerida para o presente trabalho se apoia na revisão da literatura sobre o tema tratado, referente a metodologia de pesquisa, bem como as suas contribuições para a formação dos petianos. Assim procuramos identificar o referencial teórico metodológico sobre o tema, diferentes abordagens e concepções de pesquisa assim como os diversos instrumentos de pesquisa utilizados nas pesquisas.

Resultados e discussão

A partir do levantamento e analise bibliográfica por nos realizado foi possível perceber que um dos parâmetros usuais para a categorização dos países, em avançados ou em desenvolvimento, ou das instituições de Ensino Superior, em boas ou regulares é, sempre e invariavelmente, a ênfase que imprimem à pesquisa científica, que por sua vez está interligada ao ensino na graduação.

Nesse contexto, Zeichner (1993) enfatiza a dupla necessidade de tornar os alunos-mestres consumidores críticos das pesquisas produzidas no campo educacional, bem como participantes de projetos de pesquisas para a formação dos docentes como profissionais reflexivos.

No entanto, ao falarmos sobre a importância da pesquisa e sua ênfase na melhoria do desempenho acadêmico do docente e consequentemente da universidade e do país, surgem várias restrições e indagações tais como: O que é uma pesquisa científica? Quais são as metodologias necessárias? Quando um estudo se torna científico?

(3)

Estudos feitos por Fava e Moraes (2000), apontam a evasão em cursos de pós-graduação e a deficiência de doutores que se formam no Brasil no ano de 1996 em comparação com outros países como os Estados Unidos. Dando ênfase as palavras desses autores, uma questão que poderia ser responsável pela pobreza da pesquisa inicia-se na graduação, que é o desafio que os alunos enfrentam quando desenvolvem sua primeira pesquisa na universidade. Para muitos alunos o primeiro contato entre o futuro profissional e pesquisa científica se manifesta dentro de um clima de “terror” através do contato com o desconhecido ou mesmo da temida monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Nesse sentido, ter oportunidade de participação em uma pesquisa na graduação e principalmente ser membro do Programa de Educação Tutorial, é um investimento na formação, que “ possui uma ação incremental, de tradição, de tempo e de maturação intelectual (...)”. (FAVA e MORAES, 2000, p. 74). Acreditamos assim que essa vivencia viabilizará o incentivo para que aumente o número de pesquisadores e doutores que se formem no Brasil, valorizando cada vez mais o conhecimento científico do país.

(4)

Dessa forma, participar de atividades de pesquisa pelo PET Pedagogia dá visibilidade ao curso, melhorando sua visibilidade no mercado de trabalho além de contribuir para uma melhora do curso de Pedagogia como um todo. Dessa forma as atividades desenvolvidas dentro do grupo PET, seja de ensino, pesquisa ou extensão, permitem que o grupo trabalhe no coletivo, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo entre outros.

Conclusão

A partir dos conhecimentos obtidos com a análise bibliográfica feita, e os resultados obtidos através das atividades do PET Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto, podemos concluir sobre a grande importância da pesquisa científica na vida acadêmica do graduando, especificamente do integrante do grupo PET.

Na graduação o estudante pesquisador se insere ao mundo científico, percebe a importância do mesmo para as discussões em âmbitos mundiais, aprende os processos que compõe uma pesquisa, entende cada passo para a produção de discussões lógicas, torna-se capaz de ser crítico e reflexivo em todos os momento, não só em sua pesquisa.

Com isso o graduando, lê melhor e com mais frequência, consequentemente aprende mais sobre temáticas variadas, aperfeiçoa sua escrita, conhece e entende a aplicabilidade das técnicas e regras de uma escrita acadêmica e científica a qual ainda não estava familiarizado. Essas mudanças refletem no desenvolvimento acadêmico do aluno, e em suas ações e atuações nas disciplinas, palestras e intervenções que venha a fazer, alcançando a “maturação intelectual” colocada por FAVA E MORAES (2000).

O petiano, graduando, que atua diretamente com a tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão, é um aluno com excelência, pois está ligado ao processo em sua totalidade. Ele adquire conhecimento nas atividades de ensino, desenvolve questões problemas com o auxílio da pesquisa, e com os resultados intervém em sua extensão para contribuindo com a sociedade.

(5)

A carreira acadêmica que o petiano constrói durante todo seu tempo dentro do grupo PET, faz com que seu currículo seja diferenciado no mercado de trabalho, pois a prática da diversificação em relação ao uso de metodologias no método investigativo, contribui para que esse futuro professor amplie sua visão pedagógica, aperfeiçoando suas ações dentro da sala de aula. Vale ressaltar que, através de uma reflexão sobre o que foi alcançado se utilizando de métodos diversificados, é possível construir um referencial de práticas, onde os educadores possam fazer uso desse material no dia a dia dentro da sala de aula, utilizando dessas práticas para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem.

Assim baseando nas relações que são construídas através de métodos investigativos, é possível que o petiano como futuro profissional amplie seu olhar técnico, e ao mesmo tempo humanista, de todo conjunto já que em sua atuação constrói seu conhecimento através da Pesquisa, do Ensino e da Extensão.

Referências

LOPES, Maria I. V.. Pesquisa de Comunicação: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 13-39, jan./jun. 2004

MORAES, Flávio Fava de, FAVA Marcelo. A iniciação científica muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em perspectiva, 14(1) 2000. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9803.pdf>. Acesso em 26 Maio 2014.

ANDRE, M (org.). O papel da pedagogia na formação e na prática dos professores - Campinas, SP : Papirus, 2001.- (Série Prática Pedagógica)

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários