• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO. Código: GAG 552 Período/Série: 8 PERIODO Turma: R

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO. Código: GAG 552 Período/Série: 8 PERIODO Turma: R"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Ins tuto de Ciências Agrárias

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: 34 2512-6700 - www.iciag.ufu.br - iciag@ufu.br

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

Componente

Curricular: Fru cultura

Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Código: GAG 552 Período/Série: 8°PERIODO Turma: R

Carga Horária: Natureza:

Teórica: 45 Prá ca: 15 Total: 60 Obrigatória:( x ) Opta va: ( )

Professor(A): Andressa Giovannini Costa Ano/Semestre: 2020/02

Observações:

a) O contato com o docento fora dos horários de aula deverá ser pelo moodle ou pelo em ai do odcente andressagc@ufu.br.

b) Disciplina ministrada conforme resolução 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃ O, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letiv os 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 em todos os campi da Universidade Federal de Uberl ândia.

c) O material para estudo durante as atividades remotas será disponibilizado de forma di gital no moodle.

d) Questões relativas ao ambiente de estudo do(a) discente, bem como equipamentos, sof twares, energia elétrica e afins são de exclusiva responsabilidade do(a) discente.

e) Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecida s nesse plano e na resolução 25/2020 do CONGRAD.

f) Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (h ttp://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fra udes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime dis ciplinar.

g) O cronograma das a vidades poderá sofrer adequações no decorrer do semestre, sendo pre viamente comunicado aos discentes, respeitando o periodo da disciplina.

2. EMENTA

Fruteiras Cítricas; Bananeira; Abacaxizeiro; Maracujazeiro; Goiabeira; Mangueira; Mamoeiro; e outras de clima tropical e subtropical para o ecossistema do cerrado brasileiro e áreas marginais. Importância sócio-econômica e nutricional; Origem e distribuição geográfica; Botânica, melhoramento e cultivares; Clima e solo; Nutrição e adubação; Propagação vegetativa e sexuada; Podas; Produção de mudas; Planejamento e implantação do pomar; Tratos culturais; Pragas e doenças; Colheita, beneficiamento, conservação, armazenagem e industrialização; Comercialização.

(2)

Introduzir os conceitos e técnico para o cultivo das principais espécies frutíferas. Tal conhecimento será de extrema relevância a formação do profissional da área agronômica.

4. OBJETIVOS

Ministrar conhecimento teórico e prático a respeito das fruteiras de climas tropical e subtropical, cultivadas no cerrado (Cítricas; Bananeira; Maracujazeiro; Abacaxizeiro; Goiabeira e Mamoeiro), visando maximizar a sua produtividade e rentabilidade financeira de maneira ecologicamente correta.

5. PROGRAMA

Módulos Período Conteúdo

Modulo 00 15/07 e 16/07 -Apresentação do plano de ensino.

- Introdução e Importância econômica da Fruticultura.

Modulo 01 17/07 a 06/08

Propagação de espécies frutíferas: Conceitos, tecnicas de propagação sexuada e assexuada (natural, estaquia, mergulhia, alporquia e

enxertia) Modulo 02 07/08 a 20/08 O cultivo do Abacaxi 21/08 a 03/09 O cultivo do Mamão Modulo 03 04/09 a 17/09 O cultivo da Banana 18/09 a 01/10 O cultivo do Maracujá Modulo 04 02/10 a 15/10 O cultivo da Goiaba 16/10 a 05/11 O cultivo dos Citros

6. METODOLOGIA

A disciplina será estruturada em sete módulos, os quais serão ministrados através da comunicação síncrona e assíncrona. Semanalmente haverá um encontro virtual de, no mínimo 120 minutos, onde serão apresentados os conteúdos da semana e repassadas as orientações para a realização das atividades assíncronas e exercícios avaliativos.Os modulos serão liberados gradualmente, e suas atividades encerradas conforme as datas

estabelecidas no cronograma(anexo). A carga horaria da disciplina será divida em 50% da carga horária (CH) total da disciplina de forma síncrona, através da plataforma Microsoft Teams (preferencialmete), e 50% da CH total será trabalhada de forma assíncrona (com uso da plataforma Moodle). Duvidas, questionamente poderão ser encaminhados pelo chat do moodle e/ou do Teams.

(3)

O cronograma de atividades e a distribuição da carga horária por tipo de comunicação pode ser observado no Quadro 1 em anexo.

a) –A carga-horária de atividades síncronas previstas é de 36h/a, sendo que estas ocorrerão ás quintas-feiras e sextas-feiras, de 16:00h ás 17:40h. Os momentos síncronos serão realizados em sala de aula virtual, com

utilização da plataforma do Microsoft Teams (preferencialmente) ou MConf da RNP . Os alunos deverão acessar a sala Fruticultura AARE-Andressa, do Microsoft Teams, utilizando email institucional cadastrado no OFFICE 365

(https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a19b84f4ebf2e4151931e8bdc2e094245%40thread.tacv2/conversations? groupId=d9d2e062-aa8c-4cf2-bdac-e0f53b10534f&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451)

b) A carga-horária de atividades assíncronas previstas é de 16H de prática e 16h de teórica. Para os momentos assíncronos, será utilizada a plataforma do Moodle da UFU, onde todo o material de apoio estará disponível, como apostila, video-aulas e bibliografias. Também será o meio de comunicação docente/discente, envio de trabalhos e processos avaliativos. Para acessar o ambiente virtual (Fruticultura AARE-Andressa) que poderá ser acessada através do seguinte endereço: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6432 (Chave de

inscrição: frutiAARE).

c) A carga horária prática da disciplina será cumprida com vídeos e execução de metodologias simples pelos discente em suas residências. Os recursos necessários para execução das práticas são de uso rotineiro ou de fácil acesso nas residências dos alunos como espécimes vegetais, areia, copo e/ou vasilha descartáveis, tesoura. Elaboração de projeto de um pomar comercial (espécie a ser definida na primeira semana de aula) para ser entregue até o dia 01/06 ás 23:59h, via moodle.

e) - como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas e a material de apoio utilizados na disciplina:

-Moodle UFU (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6432) – chave de inscrição para a disciplina será disponibilizada pelo docente.

-Microsoft Teams (Office 365 Educacional)

-Artigos disponíveis na Plataforma Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/) –acesso remoto via CAFe.

-Base de dados disponível no site da Biblioteca da UFU (https://www.bibliotecas.ufu.br/portalda-pesquisa/base-de-dados)

-E-books (https://www.bibliotecas.ufu.br/tags/e-book)

7. AVALIAÇÃO

7.1. o processo avaliativo será distribuído em três quesitos de nota, conduzidos da seguinte forma:

a) exercícios avaliativos: Serão realizadas exercícios avaliativos semanais, ao final de cada atividade síncrona, disponibilizados na plataforma teams ou no moodle (será avisado no final da atividade síncrona, a partir das ), podendo ter perguntas abertas e/ou fechadas. Essas avaliações serão no horário estabelecido da disciplina (quinta-feira e/ou sexta-feira 16:00 ás 17:40h). As provas incluirão o conteúdo da semana abordado até a data da avaliação. A docente estara presente no ambiente virtual durante a atividade. Cada atividade valerá 40 pontos e

(4)

corresponderá a 40% da nota final. Ao final de todas as avaliações a menor nota será descartada, e media será composta pelas demais.

Nota avaliações: Media (ava01+ava02+ava03 +avaX)

b) Questionários finais de cada módulo serão disponibilizados no moodle. Serão liberados no ultimo dia de cada modulo e encerrados ao final do dia. Cada atividade valerá 40 pontos e corresponderá a 40% da nota final. Nota questionário: Media (QUE01+QUE02+QUE03 +QUEX)

c) Atividades práticas pretendidas (Cada atividade valerá 20 pontos e corresponderá a 20% da nota final): Revisão dos 03 artigos científicos sobre ´propagação de plantas – entregar via moodle, no formato pdf, até 01/04 ás 23:59h.

Vídeo com a execução e acompanhamento de uma pratica de propagação plantas. Que deverão ser enviados e compartilhados no forum do ambiente virtual moodle até 01/06 ás 23:59h.

Projeto de planejamento de um pomar comercial. As culturas serão decididas na primeira semana de aula. Exercício de fixação moodle

Nota praticas: Media (PRA01+PRA02+PRA03)

O somatório das notas dos três grupos de avaliação totalizará 100 pontos, para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados. Também, seguindo a Resolução Nº 15/2011, do conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

A validação da assiduidade dos discentes se dará por presença nas aulas síncronas e entrega das atividades assíncronas nas datas estabelecidas pelo docente.

A correção das avaliações no moodle serão feita no próprio ambiente virtual onde estarão disponíveis as respostas corretas. Dúvidas quanto as correções serão retiradas na vista de prova, com data a ser marcada. Os itens a serem avaliadas nos trabalhos práticos serão comentados em aula on-line e serão divulgados com antecedência no moodle junto com os temas definidos.

7.2. especificação das formas previstas para o envio pelos discentes, por meio eletrônico, de atividades avaliativas ou outras produções, que deverá ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo em que a disciplina é cursada:

As avaliações e atividades desenvolvidas pelos discentes durante o período letivo em que a disciplina é cursada se dará pelo Moodle UFU e pelo Microsoft Teams (Office 365 Educacional).

Em caso de perda da atividade avaliativa será seguido os critérios estabelecidos na Resolução Nº 15/2011, do conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, no que tange a aplicação de avaliação fora de época.

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Básica:

HOFFMANN, A. ; et al. Propagação de Plantas Frutíferas. EMBRAPA.2005. 221p.

MELETTI, L. M. M. Propagação de frutíferas tropicais. Guaíba - RS.: Agropecuária, 2000. 239p SANTOS-SEREJO, J.A.; DANTAS, J.L.L. ; SAMPAIO, C.V. ; COELHO, Y. S. Fruticultura Tropical : especies regionais e exóticas. EMBRAPA. 2009. 509p

(5)

SIQUEIRA, D. L. de. PEREIRA, W.E. Planejamento e implantação de pomar. Viçosa: Editora Aprenda Fácil, 2003. 172p.

Complementar:

AGUSTI, M.; et al. Laranja-tangerina-tangor : clima, solo, técnicas de cultivo, desbaste, anelamento e auxinas na produção de citros de primeira qualidade. Ed. Cinco Continentes. 75p.

ALVARENGA, A.L.B; SARANTÓPOULOS, C.I. G.L.; TOLEDO, J.C.; ET al. Processamento mínimo de frutas e hortaliças: tecnologia, qualidade e sistemas de embalagem. Ed. Embrapa, 2011. 144p.

ALVES, E. J. A cultura da banana: aspectos técnicos, socioeconômicos e agroindustriais. 2ª Ed. Brasília, DF. EMBRAPA ¨C SPI. 1999. 585 p

BRUCKNER, C.H. ; PICANÇO, M.C. Maracujá : Tecnologia de Produção, Pós-colheita, Agroindústria e Mercado. Ed. Cinco Continentes, 2001. 471p.

CASTRO, A.C.R. Aspectos Práticos da Micropropagação de Plantas. Ed. Embrapa, 2009. 385p. JOSE, A.B.; BRUCKNER, C.H. ; MANICA,I. ; HOFFMANN, M. Maracujá : Temas selecionados 1 -melhoramento, morte prematura, polinização e taxonomia. Ed. Cinco Continentes, 1997. 70p.

KÄMPF, A .N.; FERMINO, M. A. Substratos para plantas: a base da produção vegetal em recipientes. Porto Alegre: Kämpf, A .N. e Fermino, M. A. editores, 2000. p.241-247.

KOLLER, O.C. ; et al. Citricultura-Laranja: Tecnologia de Produção, Pós-Colheita, Industrialização e Comercialização. Ed. Cinco Continentes, 2006. 400p.

MANICA, I. ; et al. Fruticultura tropical 6 : goiaba. Ed. Cinco Continentes, 2000. 374p.

MANICA, I. ; et al. Manga : Tecnologia, Produção, Pós-Colheita, Agroindústria e Exportação. Ed. Cinco Continentes, 2001. 617p.

MANICA, I. ; et al. Produção, industrialização e comércio mundial de citros. Ed. Cinco Continentes, 2011. 307p.

MANICA, I. ; MARTINS, D.S. ; VENTURA, J.A. Mamão : Tecnologia de produção pós-colheita, exportação, mercados. Ed. Cinco Continentes, 2006. 361p.

MANICA, I. Abacaxi : do plantio ao mercado. Ed. Cinco Continentes, 2000. 122p.

MANICA, I. Bananas : do plantio ao amadurecimento. Ed. Cinco Continentes, 1998. 98p.

MANICA, I. Frutas Nativas, Silvestres e Exóticas 1 : Técnicas de Produção e Mercado. Ed. Cinco Continentes, 2000. 327p.

MANICA, I. Frutas Nativas, Silvestres e Exóticas 2 : Técnicas de produção e mercado: Feijoa, Figo-da-índia, fruta-pão, jaca, lichia e mangaba. Ed. Cinco Continentes, 2002. 541p.

MORETTI, C.L.; et al. Manual de processamento mínimo de frutas e hortaliças. Ed. Embrapa, 2007. 531p. NACHTIGAL, J.A. ; KLUGE, R.A.; FACHINELLO, J.C. ; BILHALVA, A.B. Fisiologia e Manejo Pós-Colheita de Frutas de Clima Temperado. Ed. Cinco Continentes, 2ªed, 2001. 214p.

PENTEADO, S. R. Manual de Fruticultura Ecológica. 2ªed, 2010. 240p.

PRADO, R.M. Nutrição de Plantas Diagnose Foliar em Frutíferas. FUNEP. 2012. 579p.

(6)

SOUZA, J.S.I. Poda das plantas frutiferas. Ed. Nobel, 2005. 192p.

Periódicos

REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA. Jaboticabal-SP REVISTA INFORME AGROPECUÁRIO. Belo Horizonte-MG

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/_____ Coordenação do Curso de Graduação em Agronomia

ANEXO

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Fruticultura (GAG 552)

UNIDADE OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DOCENTE: Andressa Giovannini Costa

PERIODO DA DISCIPLINA: 15/07/2021 a 05/11/2021

2. QUADRO DE DISTIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES

Conteúdo Período Atividades

(7)

quinta-feira 16:00h ás 17:40h) (Síncronas - sexta-feiras das 16:00h ás 17:40h) Apresentação da disciplina 15/07 e 16/07 -15/07 e 16/07 Apresentação plano de ensino - Introdução a fruticultura

-Modulo 01 - Propagação de espécies frutíferas

1.1 Conceitos de propagação e Tecnicas de propagação sexuada e assexuada natural 17/07 a 23/07 - Leitura Apostila - Video aula 22/07 e 23/07 - Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona (40 pontos) - Entrega da revisão de 03 artigos cientificos referentes a propagação de uma espécies frutifera. Valor 20 pontos (entregue ao final do modulo (até dia 06/08) via moodle em formato pdf -Questionario de encerramento do módulo 01 (data final 06/08 ás 23:59h). Valor 40 pontos 1.2. Tecnicas de propagação assexuada – Estaquia, mergulhia e alporquia 24/07 a 30/07 - Leitura Apostila - Video aula 29/07 e 30/07 - Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo 1.3. . Tecnicas de propagação assexuada – Enxertia 31/07 a 06/08 - Leitura Apostila - Video aula 05/08 e 06/08 Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo Módulo 02 – Cultivo de Abacaxi e Mamão

2.1. Abacaxi 2.1.1 Importância econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 07/08 a 13/08 - Leitura Apostila - Video aula 12/08 e 13/08-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Exercícios avaliativos no horário da aula síncrona - valor 40 pontos

(8)

- Apresentação video/seminário 2.1.2 Implantação da cultura, tratos culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita 14/08 a 20/08 - Leitura Apostila - Video aula 19/08 e20/08-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario 2.2. Mamão 2.2.1. Importancia econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 21/08 a 27/08 - Leitura Apostila - Video aula 26/08 e 27/08-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona - valor 40 pontos -Questionario de encerramento do módulo 02 (data final 03/09 ás 23:59h). Valor 40 pontos 2.2. Implantação da cultura, tratos culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita 28/08 a 03/09 - Leitura Apostila - Video aula 29/04 e 30/04 - Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario Módulo 03 – O cultivo da Banana e Maracujá

3.1. Maracujá 3.1.1 Importancia econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 04/09 a 10/09 - Leitura Apostila - Video aula 09/09 e 10/09-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona - valor 40 pontos 3.2.2 Implantação da cultura, tratos 11/09 a 17/09 - Leitura Apostila 16/09 e 17/09-Resumo da

(9)

culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita

- Video aula matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario 3.2. Banana 3.1.1 Importancia econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 18/09 a 24/09 - Leitura Apostila - Video aula 23/09 e 24/09-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona - valor 40 pontos -Questionario de encerramento do módulo 03 (data final 01/10 ás 23:59h). Valor 40 pontos 3.2.2 Implantação da cultura, tratos culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita 25/09 a 01/10 - Leitura Apostila - Video aula 30/09 e 01/10 - Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario Módulo 04 – O cultivo da Goiaba e Citros

4.1. Goiaba 4.1.1. Importancia econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 02/10 a 08/10 - Leitura Apostila - Video aula 07/10 e 08/10-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona - valor 40 pontos 4.1.2 Implantação da cultura, tratos culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita 09/10 a 15/10 - Leitura Apostila - Video aula 14/10 e 15/10-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo

(10)

- Apresentação video/seminario 4.2. Citros 4.2.1. Importancia econômica, caracteristicas botânicas e exigências climáticas 16/10 a 22/10 - Leitura Apostila - Video aula 21/10 e 22/10-Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario - Exercicios avaliativos no horario da aula sincrona - valor 40 pontos -Questionario de encerramento do módulo 04 (data final 05/11 ás 23:59h). Valor 40 pontos 4.4.2 Implantação da cultura, tratos culturais,pragas e doenças, colheita e pós-colheita 23/10 a 05/11 - Leitura Apostila - Video aula 28/10 e 29/10 04/11 e05/11 - Resumo da matéria; - Duvidas; - Exercício avaliativo - Apresentação video/seminario

Documento assinado eletronicamente por Andressa Giovannini Costa, Professor(a) do Magistério

Superior, em 09/08/2021, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, §

1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h ps://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2833547 e o código CRC 4B8F4591.

Referências

Documentos relacionados

The constitutive MLS B (cMLS B ) resistance phenotype was observed in 15.56% of the methicillin- sensitive Staphylococcus aureus (MSSA) samples, 33.33% of

Face ao exposto, concedo parcialmente a ordem, para declarar a inexistência de relação jurídico-tributária que obrigue o impetrante ao recolhimento do ônus do ICMS sobre a

RESUMO - Este artigo aplica uma formulação probabilística a um modelo de estabilidade de taludes tridimensional para definir a ameaça quantitativa associada a deslizamentos rasos

As temáticas abordadas nos artigos teóricos e empíricos deste volume nos permitem reflexões sobre gestão e políticas públicas, dinâmicas regionais e territoriais,

Para além de uma orientação que visa a formação global do aluno, portanto, trata-se de uma maneira diversa de conceber a construção do saber científico,

Os filtros que funcionam à tensão do sistema ferroviário (por exemplo, para a supressão de harmónicas ou correção do fator de potência) não são considerados

AUGUSTO MARIANI VIURY RODRIGUES MORENO 02m24s29 5 ITANHAÉM ALBERT EINSTEIN MARCELO LUIZ B.. PROVA: 100M COSTAS – MIRIM

Salvo estabelecido de forma diversa, por escrito, antes do leilão, o comprador será responsável pelo pagamento da comissão de compra, a qual recai sobre o valor do lote no momento