• Nenhum resultado encontrado

Unidades de Terapia Intensiva Rio de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Unidades de Terapia Intensiva Rio de"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 012/2012

Seleção para a escolha de entidade de direito privado sem fins lucrativos,

quali-ficada como Organização Social na área de atuação de Hospital Geral com perfil

de alta complexidade, para celebrar contrato de gestão, operacionalização e

execução dos serviços de saúde no Hospital Estadual Carlos Chagas.

Hospital Estadual Carlos Chagas

Unidades de Terapia Intensiva – Rio de

Janeiro

Novembro/2015

Serviço Público Estadual Processo: E-08/7525/2012 Data: 11/12/2012 Fls. 1

(2)

RELATÓRIO DE DESEMPENHO

CONTRATANTE: SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE: FELIPE DOS SANTOS PEIXOTO

CONTRATADA: PRÓ SAUDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITALAR

DIRETOR OPERACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: LAFAETE TEIXEIRA JUNIOR

DIRETOR TÉCNICO: MANUEL DOMINGUES

ENTIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL CARLOS CHAGAS

CNPJ: 24.232.886/0131-45

DIRETOR EXECUTIVO DA UNIDADE: RICARDO DUARTE ARRUDA

(3)

PALAVRA DO DIRETOR

As Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Carlos Chagas tem apresentado altas taxas de crescimento em sua produtividade desde 2012 até os dias atuais, elevando a qualidade dos serviços ofer-tados à população e promovendo melhores condições de vida e saúde para seus clientes.

O crescimento e a qualidade de nossos processos assistenciais podem ser verificados a partir da análise de alguns indicadores que demonstram claramente a evolução constante do grupo em benefício do pacien-te.

Encerramos o mês de Outubro com 50 Pacientes Saídos, sendo 29 na UTI Adulto e 21 na UTI Pediátrica; esse número está aproximadamente 32% acima da meta contratual.

As unidades de Terapia Intensiva apresentam números acima das metas pactuadas em contrato de gestão, e outras propostas internamente pela Direção.

INTRODUÇÃO

A PRÓ-SAÚDE - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade sem fins lucrativos, denominada como Organização Social vem através deste, demonstrar o resultado de Novembro de 2015, referente ao Contrato de Gestão nº 12/2012 celebrado junto a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, tendo por objeto, a operacionalização da gestão e a execução de ações e serviços de saúde nas Unidades de Terapia Intensiva a serem prestados no Hospital Estadual Carlos Chagas, CNES 2142295, em tempo integral, que assegure assistência universal e gratuita à população.

A PRÓ-SAÚDE busca o atendimento do objetivo de ampliar, modernizar e qualificar a capacidade instalada de leitos de UTI Adulto e Pediátrico no Hospital Estadual Carlos Chagas, elevando a oferta de leitos, ofertando serviços de qualidade e assegurando aos usuários uma assistência em caráter contínuo e resolutivo.

Com foco na RDC nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, cujo objetivo é de estabelecer padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e ao meio ambiente, a PRÓ-SAÚDE vem atuando na valorização de seus profissionais, qualificando o atendimento aos usuários e assegurando o atendimento humanizado aos usuários e seus familiares.

Este relatório vem demonstrar as atividades desenvolvidas no mês de Novembro, no processo de estruturação, organização e gestão dos recursos necessários para o cumprimento dos objetivos propostos

(4)

no Contrato de Gestão, de forma a prestar contas dos recursos utilizados com o gerenciamento e a assistência integral e interdisciplinar aos pacientes críticos adultos e pediátricos, buscando o aperfeiçoamento do uso dos recursos públicos.

1. ANÁLISE GLOBAL DO HOSPITAL

1.1 ME T AS CONTRATU AI S QU AN TI T ATI V AS

Em conformidade com a Lei 6.043 de 19 de setembro de 2011 que dispôs sobre a qualificação das Orga-nizações Sociais, definiu entre outras, as regras de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos contra-tos de gestão. Apresentamos a seguir um descritivo qualitativo e quantitativo das atividades desempenha-das no Hospital Estadual Carlos Chagas pela Pró-Saúde.

Visando o sucesso e a transparência da parceria firmada entre a Pró-Saúde e a SES-RJ na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, relatamos abaixo os resultados e nossas considerações sobre as metas quantitativas e qualitativas.

Número de Saídos UTI Adulto

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador 38% acima da meta proposta no mês de novembro.

(5)

Comentário:

Apesar da redução na taxa de saídos da UTI Adulto, em novembro a unidade manteve uma rotatividade satisfatória para atender a meta mínina estabelecida pela SES de 21 saídos por período. Tal redução é justificada por alterações no processo de busca ativa pelos pacientes na emergência, uma vez que a necessidade de manter disponível leitos com ventilação mecânica na porta de entrada do hospital sobrepôs os critérios de admissão na UTI. Esta atividade proporcionou a internação de pacientes com prognósticos restritos e fora da faixa de possibilidades terapêuticas, mesmo assim, a unidade alcançou um índice de giro de leitos de 2,9; totalizando 29 saídos, permitindo a manutenção da nossa contribuição para o controle da superlotação da emergência do hospital.

Número de Saídos UTI Pediátrica

Análise do Resultado:

Indicador classificado como favorável (dentro da meta no mês atual), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador. 24 % acima da meta proposta no mês de novembro.

Comentário:

No mês de novembro, atingimos a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde para este indicador. Tivemos índice de renovação satisfatório, mesmo com dificuldade de transferir paciente renal para hospitais com nefrologia e cirúrgia pediátrica e com especialista, e principalmente problemas de vaga nas enfermarias, impactando a disponibilidade de leitos de Terapia Intensiva Pediátrica, para novas internações.

(6)

1.2 METAS CONTRATUAIS QUALITATIVAS A) Taxa de Mortalidade

UTI Adulto – Taxa de mortalidade ajustada por escore de gravidade / APACHE II

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Apesar do aumento do valor absoluto do número de óbitos da UTI Adulto, a taxa de letalidade apresentou uma redução quando comparada ao período anterior e manteve-se abaixo de 1. Em novembro o índice de gravidade dos pacientes internados na unidade sofreu um aumento significativo, uma vez que o processo de escolha para internação na UTI sofreu alterações para atender às demandas da instituição. Com isso, os pacientes internados neste período apresentavam um prognóstico ruim, como demonstra a taxa de probabilidade de óbito do período de 54,73%. Apesar deste cenário desfavorável, a taxa de óbito encontrada na unidade foi menor do que o esperado, sendo o resultado das boas práticas clínicas implementadas.

(7)

UTI Pediátrica – Taxa de mortalidade ajustada por escore de gravidade / PIM 2

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

No mês de novembro, mantivemos um número de pacientes de alta complexidade igual ao mês anterior. Porém não tivemos nenhum óbito. No qual não gerou taxa de mortalidade estimada por escore de prognóstico PIM 2, no qual foi 10,18%, pelo qual é padronizado pela Secretaria Estadual de Saúde, mediante aos escores lançados no Sistema EPMED. Tivemos uma taxa de mortalidade zerada no qual nos proporciona ficar acima do estimado.

(8)

B) Tempo de Permanência

UTI Adulto – Média de permanência

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Com a redução do índice de giro da UTI Adulto no período de novembro, a taxa de permanência em dias sofreu um aumento para 10,28; porém podemos considerar como razoável este valor, uma vez que houve uma piora significativa na gravidade dos pacientes internados na unidade e mantemos este indicador abaixo da meta estabelecida pela SES.

(9)

UTI Pediátrica – Média de permanência

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

No mês de novembro, tivemos uma taxa de permanência quase igual ao mês anterior, conseguindo atingir a meta estipulada. Devido aos mesmos problemas anteriores, ausência de vagas na enfermaria, pacientes crônicos com internações prolongadas e dificuldade de transferência para local com nefrologia e cirúrgia pediátrica e especialidades, que não necessitam mais de UTIPED.

(10)

C) Tempo de Reinternação em 24h

UTI Adulto – Taxa de reinternação em 24 horas

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Assim como em todos os períodos anteriores em que se quantifica tal indicador, não houve nenhum caso de reinternação na UTI Adulto durante a mesma internação no mês de novembro.

(11)

UTI Pediátrica – Taxa de reinternação em 24 horas

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

No mês de novembro, como nos meses anteriores, não apresentamos reinternações em até as 24 horas após a alta.

(12)

D) PAV – Densidade Incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

UTI Adulto – PAV

Análise do Resultado:

Indicador classificado como Regular (abaixo da meta no mês analisado), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Em novembro foi observada na UTI Adulto um aumento na taxa de utilização de ventilação mecânica, associado ao aumento na gravidade dos pacientes admitidos, e foram registrados 03 eventos infecciosos relacionados à este dispositivo, configurando uma taxa de incidência de PAVM muito acima do esperado. Analisando as possíveis causas para este cenário insatisfatório, encontramos como fator primário e preponderante o uso de material inadequado para umidificação das vias aéras dos pacientes em prótese ventilatória, sendo um acessório imprescindível para a prevenção de ocorrências de pneumonias nosocomiais. Neste período avaliado foi identificado um desvio de qualidade no filtro utilizado na unidade, uma vez que o mesmo não realizava a umidificação das vias aéreas nos pacientes em ventilação mecânica, levando ao acúmulo de secreções espessas e desobstrução brônquica de difícil manejo, facilitando assim o desenvolvimento de infecções do trato respiratório. Assim que identificado este problema, tal material foi substituído e os métodos utilizados para prevenção de PAVM na unidade foram reforçados com a equipe, a fim de minimizar os prejuízos causados pelo uso deste material.

(13)

UTI Pediátrica – PAV

Análise do Resultado:

Indicador classificado como Favorável (dentro da meta no último mês atual), com tendência favorável apontando para o retorno ao resultado que vinha desempenhando nos últimos 5 meses.

Comentário:

No mês de novembro, houve um aumento significativo do número de ventilação mecânica. Devido ao perfil de nossos pacientes, mesmo utilizando um número elevado de suporte ventilatório não invasivo (VNI). Entretanto não tivemos nenhum caso de pneumonia associada Ventilação Mecânica.

(14)

E) IPCS - Densidade de Incidência de Infecção Primária da Corrente Sanguínea relacionada ao Acesso Vascular Central

UTI Adulto – IPCS

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Apesar do aumento considerável na taxa de utilização de cateteres venosos centrais no mês de novembro, não foram registrados eventos infecciosos relacionados à este dispositivo na UTI Adulto.

(15)

UTI Pediátrica – IPCS

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

No mês de novembro, tivemos uma redução do número CVC (Cateter Venoso Central), devido ao perfil dos nossos pacientes. No entanto de acordo com o protocolo de prevenção de infecção de corrente sanguínea, mantivemos o índice de infecção zerado.

(16)

F) ITU - Densidade de Incidência de Infecção do Trato Urinário relacionada ao Cateter Vesical

UTI Adulto – ITU

Análise do Resultado:

Indicador classificado como ótimo (dentro da meta nos últimos 3 meses), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

Em novembro houve um novo aumento na taxa de utilização do cateter vesical de demora, porém não houveram eventos infecciosos no trato urinário relacionados à este dispositivo.

(17)

UTI Pediátrica – ITU

Análise do Resultado:

Indicador classificado como Favorável (dentro da meta no mês atual), com tendência favorável apontado para o melhor sentido do indicador.

Comentário:

No mês de novembro a UTIPED apresentou uma redução na taxa de utilização de cateter vesical de demora (CVD), em relação ao mês anterior. Porém, mantem-se em zero o número de eventos de infecções do trato urinário (ITU), relacionado ao uso deste dispositivo.

(18)

1.3 INDICADORES DE DESEMPENHO ASSISTENCIAL A) Taxa de Ocupação Hospitalar

UTI Adulto – Taxa de Ocupação

Comentário:

A redução no giro de leitos da UTI Adulto em novembro, juntamente com a manutenção da alta demanda da instituição por leitos de terapia intensiva, contribuíram para a configuração da taxa de ocupação da unidade em 99,3%.

UTI Pediátrica – Taxa de Ocupação

Comentário:

No mês de novembro, permanecemos com um número elevado de permanência geral em nossa Unidade, com duração média de internação 10,05 dias, devido ao perfil de nossos pacientes. No período encontramos dificuldade em transferir paciente renal, para Hospitais com nefrologia pediátrica , também outros pacientes que necessitavam de especialista como neurocirurgião e cirúrgia cardíaca. Continuamos com paciente crônico que permanecem conosco por um período prolongado (mais de 05 meses) na UTIPED, impactando a rotatividade de leitos.

92,3% 97,9% 97,1% 98,7% 97,1% 99,7% 99,0% 98,1% 97,1% 97,7% 99,3% 88,0% 90,0% 92,0% 94,0% 96,0% 98,0% 100,0%

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

66,5% 84,4% 79,0% 91,3% 91,1% 82,1% 69,0% 80,6% 90,4% 87,1% 87,9% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0%

(19)

B) Número de Internações no Período

UTI Adulto – Número de Internações

Comentário:

Em novembro todos os pacientes admitidos na UTI Adulto foram transferências internas do próprio hospital. O setor que mais se beneficiou com a disponibilidades de leitos de pacientes críticos foi a Emergência, uma vez que dos 29 pacientes admitidos, 26 pacientes eram procedentes deste setor e apenas 02 pacientes vieram de unidades de internação. Por fim, 01 paciente veio transferido do centro cirúrgico para a nossa unidade.

UTI Pediátrica – Número de Internações

Comentário:

No mês novembro, obtivemos 03 internações provenientes do HECC (Hospital Estadual Carlos Chagas), sendo as demais de outras unidades hospitalares e municípios do Estado do Rio de Janeiro, totalizando em 18 admissões. Tivemos uma pequena redução de admissões na Unidade.

37 32 30 33 39 36 37 39 29 5 10 15 20 25 30 35 40

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

16 19 20 25 18 7 19 22 18 20 18 5 10 15 20 25 30 35 40

(20)

2. INDICADORES DE PRODUÇÃO

2.1 – Nº de Leitos por Especialidade

Comentário:

A unidade mantém a quantidade de 10 leitos para adulto e 8 para pediátrico.

2.2 – Nº de Internações por Especialidade

Comentário:

UTI Adulto - Em novembro todos os pacientes admitidos na UTI Adulto foram transferências internas do

próprio hospital. O setor que mais se beneficiou com a disponibilidades de leitos de pacientes críticos foi a Emergência, uma vez que dos 29 pacientes admitidos, 26 pacientes eram procedentes deste setor e apenas 02 pacientes vieram de unidades de internação. Por fim, 01 paciente veio transferido do centro cirúrgico para a nossa unidade;

UTI Pediátrica - No mês novembro, obtivemos 03 internações provinientes do HECC (Hospital Estadual

Carlos Chagas), sendo as demais de outras unidades hospitalares e municípios do Estado do Rio de Janeiro, totalizando em 18 admissões. Tivemos uma pequena redução de admissões na Unidade..

2.3 – Nº de Saídos por Especialidade

Comentário:

UTI Adulto - Apesar da redução na taxa de saídos da UTI Adulto, em novembro a unidade manteve uma

rotatividade satisfatória para atender a meta mínina estabelecida pela SES de 21 saídos por período. Tal redução é justificada por alterações no processo de busca ativa pelos pacientes na emergência, uma vez que a necessidade de manter disponível leitos com ventilação mecânica na porta de entrada do hospital sobrepôs os critérios de admissão na UTI. Esta atividade proporcionou a internação de pacientes com prognósticos restritos e fora da faixa de possibilidades terapêuticas, mesmo assim, a

2.1. Nº de Leitos por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8

UTI Adulto 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Outros 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Total 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 0 18

2.2. Internações por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 16 17 20 25 18 7 19 22 18 20 18 200

UTI Adulto 44 37 32 30 33 39 36 37 43 39 29 399

Outros 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Total 60 54 52 55 51 46 55 59 61 59 47 0 599

2.3.Saídos por Especialidade JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 14 18 20 24 17 13 4 21 20 20 21 192

UTI Geral 42 36 33 29 33 39 35 37 43 39 29 395

Outros 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

(21)

unidade alcançou um índice de giro de leitos de 2,9; totalizando 29 saídos, permitindo a manutenção da nossa contribuição para o controle da superlotação da emergência do hospital;

UTI Pediátrica - No mês de novembro, atingimos a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de

Saúde para este indicador. Tivemos índice de renovação satisfatório, mesmo com dificuldade de transferir paciente renal para hospitais com nefrologia e cirúrgia pediátrica e com especialista, e principalmente problemas de vaga nas enfermarias, impactando a disponibilidade de leitos de Terapia Intensiva Pediátrica, para novas internações.

2.4 – Percentual de ocupação por Especialidade

Comentário:

UTI Adulto - A redução no giro de leitos da UTI Adulto em novembro, juntamente com a manutenção da

alta demanda da instituição por leitos de terapia intensiva, contribuíram para a configuração da taxa de ocupação da unidade em 99,3%;

UTI Pediátrica - No mês de novembro, permanecemos com um número elevado de permanência geral

em nossa Unidade, com duração média de internação 10,05 dias, devido ao perfil de nossos pacientes. No período encontramos dificuldade em transferir paciente renal, para Hospitais com nefrologia pediátrica , também outros pacientes que necessitavam de especialista como neurocirurgião, e cirúrgia cardíaca. Continuamos com paciente crônico que permanecem conosco por um período prolongado (mais de 05 meses) na UTIPED, impactando no giro de rotatividade..

2.5 – Média de Permanência

Comentário:

UTI Adulto - Com a redução do índice de giro da UTI Adulto no período de novembro, a taxa de

permanência em dias sofreu um aumento para 10,28; porém podemos considerar como razoável este valor, uma vez que houve uma piora significativa na gravidade dos pacientes internados na unidades e mantemos este indicador abixo da meta estabelecida pela SES;

UTI Pediátrica - No mês de novembro tivemos uma taxa de permanência quase igual ao mês anterior,

conseguimos atingir a meta estipulada. Devido aos mesmos problemas anteriores, ausência de vagas na enfermaria, pacientes crônicos com internações prolongadas e dificuldade de transferência para local com nefrologia e cirúrgia pediátrica e especialidades, que não necessitam mais de UTIPED.

2.4. Percentual Ocupação EspecialidadeJAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 66,50 84,40 79,00 91,30 91,10 82,10 69,00 80,60 90,40 87,10 87,90 90,94

UTI Adulto 92,30 97,90 97,10 98,70 97,10 99,70 99,00 98,10 97,10 97,70 99,30 107,40

Outros 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Total 79,40 91,15 88,05 95,00 94,10 90,90 84,00 89,35 93,75 92,40 93,60 0,00 99,17

2.5. Média Permanência EspecialidadeJAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMUL.

UTI Pediátrica 11,79 10,50 9,80 9,13 13,29 15,00 12,21 9,52 11,42 11,37 10,05 12,41

UTI Adulto 6,81 7,61 9,12 10,21 9,12 7,67 8,53 8,22 6,21 7,77 10,28 9,16

Outros 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

(22)

2.10 – NEP – Núcleo de Educação Permanente CURSO Nº DE PARTICIPANTES CARGA HORÁRIA TOTAL DE HORAS

Treinamento de Contenção Mecânica (03/11) 12 00:45:00 9:00:00

Treinamento de Contenção Mecânica (04/11) 11 00:45:00 8:15:00

Treinamento Fluxogramas de Acidentes de Trabalho 1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Mapa de Processo e Manual da CCIH 1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Procedimento Operacional Padrão da Fisioterapia 1 01:00:00 1:00:00

Treinamento dos Protocolos da Fisioterapia. 1 01:00:00 1:00:00

Treinamento SAS - Módulo Performance (09/11) 1 07:30:00 7:30:00

Treinamento sobre a Guarda de Pertences 9 00:20:00 3:00:00

Treinamento SAS - Módulo Performance (10/11)

2 07:30:00 15:00:00

Treinamento sobre a Guarda de Pertences (11/11) 9

00:20:00 3:00:00

Treinamento Central de Compras (Planejamento de Compras/ VS Supply)

2 10:00:00 20:00:00

Treinamento de Oferta de Via Oral (UTI Adulto - 16/11) 8

00:20:00 2:40:00 Treinamento Mapa de Processo e Manual da CCIH (16/11)

1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Procedimento Operacional Padrão da Fisioterapia 16/11).

1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Protocolos da Fisioterapia (16/11)

1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Fluxogramas de Acidentes de Trabalho (16/11) 1 01:00:00 1:00:00

Treinamento Fluxogramas de Acidentes de Trabalho (16/11)

1 01:00:00 1:00:00

Protocolo de Prevenção de Úlcera Por Pressão (18/11)

12 01:10:00 14:00:00

Protocolo de Prevenção de Úlcera Por Pressão (19/11) 6 01:05:00 6:30:00

(23)

Treinamento do NO (Óxido Nítrico)

9 01:00:00 9:00:00

Treinamento de Oferta de Via Oral (UTI Pediátrica - 25/11) 7 00:30:00 3:30:00

Treinamento Básico de Análise Gráficos Ventilatórios

9 01:00:00 9:00:00

Treinamento - Apenas Respire (Filmes baseados em fatos reais) 11 01:50:00 20:10:00

Treinamento de Custos - Planisa

1 08:00:00 8:00:00

Treinamento da Prescrição Eletrônica

1 02:30:00 2:30:00

Treinamento de Oferta de Via Oral (UTI Pediátrica - 30/11)

6 00:30:00 3:00:00

Treinamento de Logística (Externa - 23/11) 1 02:00:00 2:00:00

I Congresso Brasileiro em Disfagia Neonatal e Pediátrica (Externo - 26; 27 e 28/11)

1 24:00:00 24:00:00

Apresentação do Plano de Contingência Setorial - UTI Pediátrica 6 01:00:00 6:00:00

Rotina de Avaliação da Ingestão Via Oral

2 01:15:00 2:30:00

Treinamento de Avaliação da Aceitação de Dieta Via Oral para Paci-entes

3 01:10:00 3:30:00

Orientação e Organização da Pasta de Gestão e Documentos (SESMT)

1 01:00:00 1:00:00

Orientação e Organização da Pasta de Gestão e Plano de Ação (TI)

1 01:30:00 1:30:00

Orientação e Organização da Pasta de Gestão (UTI Adulto)

1 02:00:00 2:00:00

PGV 22 01:50:00 40:20:00

Treinamento sobre os Protocolos, POP’s e Rotinas da Fisioterapia – UTI Pediátrica.

1 01:00:00 1:00:00

(24)

TOTAL DE HORAS 239:25:00

NÚMERO TOTAL DE COLABORADORES DO HOSPITAL 148

HORAS/HOMEM 1:37:04

Comentário:

Realizamos alguns treinamentos in loco e também participamos de eventos externos, porém, não foi o suficiente para batermos nossa meta de 2h/homem. Logo após o fechamento do relatório do mês de novembro, realizei uma análise crítica e visualizei a realização de diversos treinamentos ao longo do mês, porém com um quantitativo de funcionários abaixo do esperado, acredito que nosso indicador tenha sofrido esta pequena queda por este motivo.

2.11 – RECURSOS HUM ANOS

A) Quadro Total de Colaboradores 0:21 0:49 2:04 1:53 2:50 3:12 4:25 3:29 2:21 2:01 1:37 Evolução Treinamento Global Meta 2h/homem ao mês

146 144 147 144 143 145 144 145 146 146 148 145 140 142 144 146 148 150

jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 MÉDIA

HECC - Quadro de Pessoal

(25)

B) Quadro de Admissões e Rescisões/Mês

NOVEMBRO/2015

ADMISSÃO 05 RESCISÃO 01 2.12 – ENFERM AGEM UTI Adulto

Taxa de Reações Transfusionais

Comentário:

Em novembro foram realizadas 12 sessões de hemotransfusão nos pacientes internados na UTI Adulto e não houveram episódios de intercorrências associadas à esta terapêutica.

Índice de novos casos de Úlcera por pressão

0 0,5 1 1,5 2

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,00 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 17,48 14,60 26,58 43,92 26,58 13,38 9,77 19,74 11,24 13,20 26,85

(26)

Comentário:

Em novembro foi observado um novo aumento no número de novos casos de úlcera por pressão. Foram avaliados 39 pacientes quanto ao risco de desenvolvimento de úlceras por pressão (UPP), onde 05 pacientes apresentaram risco moderado, apenas 03 pacientes apresentaram baixo risco e a grande maioria apresentou alto risco para desenvolvimento de UPP, totalizando 31 pacientes. Todos os 08 pacientes que desenvolveram úlcera por pressão eram de alto risco e possuíam longo tempo de permanência na unidade. No entanto, o aumento deste índice pode estar diretamente associado à falta de enxoval hospitalar, fornecido pelo Serviço de Hotelaria, utilizado como coxins pora alívio de zonas de pressão, e indiretamente relacionado à redução significativa no número de horas de assistência de enfermagem prestada neste período, em virtude do aumento do absenteísmo como férias e licenças médicas prolongadas. No final deste período a equipe de enfermagem recebeu treinamento quanto ao Protocolo de Prevenção de Úlcera de Pressão e a aplicação deste protocolo será cobrado exaustivamente pelas lideranças da área.

Incidência de Flebite

Comentário:

Apesar da redução no número de acessos venosos periféricos, o número de flebites manteve-se em 02, configurando uma taxa de 4,7%.

0% 1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9%

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez 0% 0% 5,0% 5,6% 8,9% 4,7% 6,5% 1,4% 2,9% 2,7% 4,7%

(27)

Incidência de Queda de Pacientes

Comentário:

Não foram identificados eventos de queda de paciente na UTI Adulto no período de novembro.

UTI Pediátrica

Taxa de Reações Transfusionais

Comentário:

No mês de novembro, o número de hemotransfusão, foi elevado relacionado ao mês de outubro. Porém não tivemos nenhum caso de reação hemotransfusional.

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,5 1 1,5 2 0 0 0 0 12,50 0,00 0,00 0 0,3 0 0

(28)

Índice de novos casos de Úlcera por Pressão

Comentário:

No mês de novembro, como nos meses anteriores, não apresentamos casos de úlcera por pressão na Unidade, isso devido ao perfil dos nossos pacientes e a assistência de qualidade prestada e eficácia no tratamento.

Incidência de Flebite

Comentário:

No mês novembro, tivemos uma redução significativa de AVP (acesso venoso periférico), mantendo ser o acesso de primeira escolha. E dentre estes acessos, não tivemos nenhum caso de flebite. Isso comprova a qualidade do nosso serviço.

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,0% 0,5% 1,0% 1,5% 2,0% 2,5% 0,0% 0,6% 0,5% 2,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 2,0% 0,7% 0,0%

(29)

Incidência de Queda de Pacientes

Comentário:

No mês de novembro, assim como em meses anteriores, não foram registrados episódios de queda de pacientes na unidade. Isso demonstra que prestamos uma assistência eficaz e segura aos nossos pacientes. 2.13 – SERVIÇO SOCI AL UTI Adulto Taxa de Atendimento 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 70 78 78 67 97 92 89 84 86 90 83

(30)

Comentário:

O mês de Novembro de 2015 foram admitidos 29 pacientes na UTI Adulto, sendo acolhidos pelo Serviço Social com entrevista social 24 desses pacientes com suas famílias. Foram relizadas 71 demandas para este serviço, entre encaminhamentos, fornecimento de declarações de comparecimento, acompanhamento familiar, convocação familiar, preenchimento de FASS, Notificação de violência. O perfil dos pacientes atendidos ainda permanece sendo a maioria de idosos, com 20 desses pacientes acima de 60 anos, 08 entre 19 à 59 anos e 1 paciente menor de 18 anos.

Mesmo havendo famílias com demandas sociais, em sua maioria, possuem renda própria entre 1 e 3 salários, recebendo aporte familiar, recebendo visitas diariamente. Ainda que uma minoria, recebemos pacientes sem renda alguma e pacientes com renda até um salário.

UTI Pediátrica

Taxa de Atendimento

Comentário:

Com base nos 18 pacientes admitidos no mês de Novembro/2015 na UTI Pediátrica , foram atendidos pelo serviço social 17 familiares com a realização de entrevista social, proporcionando ao familiar um momento para estabelecer confiança e a disponibilidade em estar prestando o atendimento sempre que for necessário. Conforme Houveram 100 demandas para este serviço. Demandas como: entrevista social, encaminhamentos, retirada de cópias de documentos, declarações de acompanhamento e comparecimento, relatório social, reunião de acompanhantes, agendamento no INSS, contatos com Conselhos tutelares e Vara da Infância e Juventude, acompanhamento familiar e outros. Também foi realizada a aplicação da pesquisa de satisfação e participação em rounds e Estudo de Casos com a Psicologia. 82 84 86 88 90 92 94 96 98 100 94 100 90 92 94 100 95 100 100 89 94

(31)

2.14 – SERVIÇO DE PSICOLOGI A UTI Adulto

Taxa de Avaliação

Comentário:

O percentual de atendimento manteve-se o mesmo, e os pacientes não avaliados, foi novamente devido aos critérios já citados nos meses anteriores. Tivemos um óbito no horário da visita que acaba por mobilizar todas as pessoas presentes, e com isso demandam um suporte maior, pois cada familiar se coloca no lugar do outro, e se mobiliza bastante, até porque estão numa situação bem parecida. Tivemos alguns familiares que necessitaram de acompanhamento psicológico todos os dias, pois não conseguiram se adaptar à internação. Esse mês tivemos pacientes com capacidade de interagir, o que contribui com o trabalho da Psicologia, pois além de podermos dar suporte aos familiares, também podemos atender e avaliar melhor o paciente.

UTI Pediátrica Taxa de Avaliação 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 64% 62% 78% 87% 79% 90% 86% 89% 86% 90% 90% 75% 80% 85% 90% 95% 100% 88% 84% 100% 96% 94% 100% 100% 100% 100% 100% 94%

(32)

Comentário:

O nosso percentual de avaliação teve uma pequena queda, pois uma criança não foi avaliada devido a ter sido internada no final de semana e receber alta antes da avaliação da Psicologia. Continuamos com um paciente crônico (morador), onde a Psicologia faz um acompanhamento diário com os responsáveis, principalmente com a mãe, que o acompanha sempre. Temos uma outra criança na qual a mãe é uma pessoa muito humilde e que necessita de um suporte psicológico diário, e muitas orientações básicas. Outro caso que demandou muita atenção da Psicologia, foi o caso de uma criança que sofreu um acidente, no qual a mãe ficou muito abalada devido a gravidade do caso, podendo a criança perder os movimentos do braço. Foi realizada uma reunião com os responsáveis pra se colocar algumas questões sobre a rotina do setor.

2.15 – SERVIÇO DE FISIOTERAPI A

UTI Adulto

Taxa de Extubação Acidental

Comentário:

Em Novembro/15 não houveram ocorrências de extubação acidental, observamos melhora no indicador após a implantação do protocolo de contenção, a equipe segue orientada a manter o comprometimento na qualidade da assistência beira leito.

0,00 5,00 10,00 15,00 20,00 25,00 3,57 20,69 3,85 0,00 0,00 1,09 0,00 1,03 0,68 0,55 0

(33)

Número de Atendimentos

Comentário:

Em Novembro/15 o número de atendimentos de Fisioterapia foi o maior do ano, superando a meta mensal, justifica-se pela gravidade clínica dos pacientes no mês corrente e a permanecência por um período elevado em uso de ventilação mecânica invasiva, proporcionando uma maior quantidade de atendimentos diários devido aos cuidados intensivos necessários e a tentativa de evolução da saída do suporte ventilatório invasivo.

Desmame bem sucedido da Ventilação Mecânica Invasiva (VMI)

Comentário:

Em Novembro/15 tivemos uma queda importante neste indicador, com 66% de sucesso nos desmames da ventilação mecânica invasiva, justica-se pela admissão de pacientes clinicamente graves e instáveis hemodinâmicamente ocasionando maior dificuldade em progredir o desmame devido ao uso de

1790 1680 1864 1779 1806 1650 1835 1879 1629 1922 2128 0 500 1000 1500 2000 2500

Atendimentos realizados Meta > = 1500

88% 91% 78% 100% 57% 82% 73% 70% 80% 100% 67% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

(34)

parâmetros ventilatórios elevados por tempo prolongado. Na admissão ao setor, muitos chegavam com uma média de 4 a 7 dias em prótese ventilatória, ou seja, uma parte destes pacientes já sépticos, com Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto e Déficit muscular importante na mecânica respitarória. Foram feitas oito tentativas de desmame com sucesso.

Efetividade da Ventilação não Invasiva (VNI)

Comentário:

Em Novembro/15 obtivemos um quantitativo elevado de Ventilação Não Invasiva com 31 procedimentos realizados em 6 pacientes, destes, 4 pacientes evoluiram desmame com sucesso e fizeram o uso de VNI para a prevenção de Reintubação (retorno a Ventilação Mecânica Invasiva) e apenas 1 fez uso do procedimento para prevenção de Intubação Orotraqueal também com sucesso. Orientamos a equipe em manter a qualidade do atendimento e a vigilância beira leito, utilizando este procedimento eficazmente, prevenindo e evitando complicações respiratórias.

63% 50% 100% 75% 83% 88% 82% 80% 70% 100% 83% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

(35)

UTI Pediátrica

Taxa de Extubação Acidental

Comentário:

Em Novembro/15 nosso índice de extubação acidental na UTIP permaneceu 0%, completando 5 (cinco) meses consecutivos de sucesso neste indicador.

Número de Atendimentos

Comentário:

Em Novembro/15 continuamos mantendo nosso quantitativo de atendimentos acima do mínimo proposto com margem de conforto, e com isso demonstrando o comprometimento e dedicação de toda a equipe de fisioterapeutas da UTIP. 0,00 5,00 10,00 15,00 20,00 25,00 25,00 25,00 12,50 0,00 0,00 8,33 9,09 0,00 0,00 0,00 0,00 1209 1304 1213 1387 1412 1173 1011 1158 1420 1378 1289 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600

(36)

Desmame bem sucedido de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI)

Comentário:

No mês de novembro/15 alcançamos 100% do desmame da ventilação mecânica, apesar de termos seis (06) pacientes em Ventilação Mecânica, apenas quatro (04) estiveram efetivamente em processo de desmame. Os dois pacientes que não consideramos estar em desmame são, um com quadro importante de sindrome de abstinência de difícil controle e outro com cardiopatia grave aguardando regulação em outra unidade para ser corrigida cirurgicamente. Portanto, dos pacientes viáveis para esse processo, todos tiveram êxito.

Efetividade da Ventilação não Invasiva (VNI)

Comentário:

Em Novembro/15, tivemos 83% de efetividade na Ventilação Não Invasiva. Isso retrata a eficácia nas indicações da técnica e prestaza da equipe ao realizá-la, levando a obtenção de resultados bastante relevantes. 76,9% 100,0% 87,5% 88,9% 81,8% 83,3% 90,9% 83,3% 92,9% 83,3% 100,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0%

Desmame Bem Sucedido da Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) Meta > = 70%

23% 100% 80% 100% 100% 80% 100% 100% 92% 100% 83% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

(37)

2.16 – SERVIÇO DE NUTRIÇAO

UTI Adulto

Percentual de Aporte Energético em 72 horas

Comentário:

A partir de 70% do Valor Energético Total (VET) de um paciente em 72 horas, ser considerado um bom percentual de referência, quanto mais próximo dos 100%, siguinifica o sucesso da terapeutica nutricional. Este mês de novembro 85% dos pacientes atingiram o VET esperado. Tivemos dois (2) pacientes que não conseguiram atingir VET antes das 72 horas de terapia nutricional, devido a gravidade da doença, que acarretou em instabilidade e óbitos.

Volume de Dietas

Comentário:

O volume prescrito de dietas no mês de novembro foi de 246 Litros, foram infundido 211,9 L, o que corresponde 86,1%. No resultado do balanço, 34,1 Litros do volume prescritos, não foram infundidos, devido a instabilidade hemodinâmicas dos pacientes.

74,0% 76,0% 78,0% 80,0% 82,0% 84,0% 86,0% 88,0% 90,0% 92,0% 94,0% 86,7% 89,7% 89,7% 81,3% 85,7% 84,2% 92,9% 88,9% 87,0% 90,9% 85,0% 74,0% 76,0% 78,0% 80,0% 82,0% 84,0% 86,0% 88,0% 90,0% 92,0% 80,9% 88,9% 82,2% 90,0% 83,2% 89,4% 91,3% 84,8% 91,2% 87,8% 86,1%

(38)

Taxa de Avaliação Nutricional

Comentário:

Tivemos 29 internações no mês de novembro, desses, 96,6% foram submetidos a avaliação nutricional, 1(um) paciente não foi avaliado, evoluindo à óbito em 24 horas.

UTI Pediátrica

Percentual de Aporte Energético em 72 horas

Comentário:

É considerado um bom percentual, a partir 70% do Valor Energético Total ( VET) de um paciente, ser alcançado em 72 horas de internação. Em novembro cursamos com 9 pacientes em terapia nutricional em 72 horas, 88,9% atingiram o valor energético total no prazo esperado, um (1) paciente necessitou de mais tempo para evolução nutricional.

89,0% 90,0% 91,0% 92,0% 93,0% 94,0% 95,0% 96,0% 97,0% 98,0% 93,2% 91,9% 93,8% 96,7% 93,3% 92,3% 94,4% 97,3% 97,7% 94,9% 96,6% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 84,6% 77,8% 94,7% 84,6% 73,3% 80,0% 92,3% 80,0% 88,9% 80,0% 88,9%

(39)

Percentual de Dietas Infundidas

Comentário:

O volume prescrito de dietas no mês de mês de novembro foi de 151,0 litros (L), sendo infundido 140,7 L. No resultado do balanço, 11,0 L não foram infundidos. Tivemos 92,7% de aceitação do volume de dieta na UTI pediátrica; resultado vem se mantendo bastante satisfatório.

Taxa de Avaliação Nutricional

Comentário:

Tivemos 18 internações no mês de novembro, onde 17 pacientes foram submetidos a Avaliação Nutricional. Não foi submetido ao procedimento, 1(um) paciente, que recebeu alta antes das 72h.

70,0% 75,0% 80,0% 85,0% 90,0% 95,0% 100,0% 81,0% 91,4% 94,5% 94,0% 87,6% 92,7% 93,8% 91,6% 96,1% 95,0% 92,7% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 93,8% 94,7% 95,0% 96,0% 100,0% 71,4% 100,0% 95,5% 88,9% 95,0% 94,4%

(40)

2.17 – SERVIÇO DE FONO AUDIOLOGIA

UTI Adulto

Porcentagem de Pacientes atendidos

Comentário:

Dentre os 26 pacientes admitidos na unidade 13 pacientes foram acompanhados pela fonoaudiologia, dessa forma, foram atendidos 44,8% dos pacientes admitidos e no período houveram 14 óbitos. A fonoaudiologia teve um um aumento significativo de sua assistência em comparação ao mês anterior , isso está ligado ao perfil diferenciado observado neste período, alguns pacientes (9) ventilando sem auxílio de ventilação mecânica, com quadro respiratório mais estável, em condições clínicas para intervenção fonoaudiológica. Dos procedimentos realizados foram: 9 anamneses com familiar, 12 avaliações estruturais, 12 avaliações funcionais de deglutição, 15 avaliações de segmento para evolução de consistência, 23 gerenciamentos das dietas, 8 orientações quanto a dieta, 2 fonoterapias direta/indireta e 32 atendimentos interdisciplinar, totalizando 113 procedimentos.

25,0% 45,9% 46,9% 50,0% 33,3% 33,3% 22,2% 48,6% 32,6% 38,5% 44,8% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0%

(41)

UTI Pediátrica

Porcentagem de Pacientes atendidos

Comentário:

Foram acompanhadas pela fonoaudiologia 16 pacientes, ou seja, 88,9% dos pacientes admitidos na unidade neste período. Foram realizados 241 procedimentos, com média de 12,5 procedimentos/dia, levando em consideração apenas os dias com fonoaudiólogo na unidade. Foram realizados os seguintes procedimentos: 19 anamneses com familiar, 13 avaliações estruturais/oromiofuncionais, 17 avaliações da sucção não nutritiva, 17 estimulações sensório motora oral, 6 avaliações em seio materno, 5 gerenciamentos em seio materno, 6 avaliações de mamadeira, 5 adequações de bico, 5 adequações de consistência, 9 treinos de mamadeira, 17 gerenciamentos de mamadeira, 11 orientações de mamadeira, 14 avaliações de dieta, 15 gerenciamentos de dieta, 1 blue dye test de saliva e 62 atendimentos interdiciplinares. Foi realizada assistência as mães com os seguintes procedimentos: 6 avaliações das mamas, 1 ordenha manual, 1 orientação quanto a ordenha, 8 incentivos ao aleitamento e 3 orientações quanto aleitamento. 50,0% 72,2% 80,0% 80,0% 100,0% 100,0% 52,6% 86,4% 83,3% 70,0% 88,9% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0%

(42)

3 – RELATÓRIO FINANCEIRO 3.1- MOVIMENTO E CONÔMICO

3.1 – Mov. Econômico jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15

3.1.1 - Receita R$ 2.740.392,06 R$ 1.957.715,15 R$ 1.957.538,03 R$ 1.957.347,61 R$ 1.957.363,63 R$ 1.957.347,56 3.1.2 - Despesa R$ 1.335.802,84 R$ 1.222.771,62 R$ 2.782.680,82 R$ 1.415.533,81 R$ 1.706.810,57 R$ 1.565.699,57 3.1.3 - Disponível R$ 8.339,42 R$ 4.409,36 R$ 12.256,20 R$ 209.216,07 R$ 171.965,75 R$ 7.203,83 3.1.4 - Fluxo de Caixa -R$ 2.602,81 -R$ 3.930,06 R$ 7.846,84 R$ 196.959,87 -R$ 37.250,32 -R$ 164.761,92 3.1.5 - Créditos a Receber R$ 5.315.221,31 R$ 6.609.846,44 R$ 6.609.846,44 R$ 8.567.194,00 R$ 7.910.142,09 R$ 8.980.585,88

3.1 – Mov. Econômico jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15

3.1.1 - Receita R$ 1.474.224,81 R$ 1.474.231,72 R$ 1.474.217,56 R$ 1.474.245,88 R$ 1.474.217,60 3.1.2 - Despesa R$ 1.301.260,17 R$ 1.235.062,44 R$ 1.218.972,91 R$ 1.174.669,12 R$ 1.310.190,41

3.1.3 - Disponível R$ 314.223,82 R$ 173.860,81 R$ 282.796,29 R$ 138.249,40 R$ 4.000,00

3.1.4 - Fluxo de Caixa R$ 307.019,99 -R$ 140.363,01 R$ 108.935,48 -R$ 144.546,89 -R$ 134.249,40 3.1.5 - Créditos a Receber R$ 6.229.984,37 R$ 3.968.452,43 R$ 3.306.920,49 R$ 4.405.388,55 R$ 5.519.606,11

9 – OUTRAS INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Encerramos o mês de Novembro com 50 Pacientes Saídos, sendo 29 na UTI Adulto e 21 na UTI Pediátrica; esse número está aproximadamente 32% acima da meta contratual.

As unidades de Terapia Intensiva continuam a apresentar números acima das metas pactuadas, fruto de um trabalho em conjunto da Direção com os Gestores de todos os setores da unidade, que tem por objetivo a melhoria contínua dos processos e fluxos de trabalho, e estimulo as equipes a prestar a melhor assistência com excelência em qualidade, eficiência e eficácia.

No mês de Novembro realizamos alguns treinamentos e eventos dentro das nossas unidades. E também participamos de alguns eventos externos, dentre eles:

 Treinamentos:

 Contenção Mecânica;

 Fluxograma de Acidentes de Trabalho;  Mapa de Processo e Manual da CCIH;

 Procedimentos Operacionais Padrão da Fisioterapia UTI Adulto;  Protocolos da Fisioterapia UTI Adulto;

 Treinamento sobre a Guarda de Pertences;  Treinamento de Oferta de Via Oral;

 Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão;  Treinamento NO (Óxido Nítrico);

(43)

 Treinamento Básico de Análise Gráficos Ventilatórios;

 Treinamento Apenas Respire (Filme e Discussão para reflexão);  Treinamento de Custos (Planisa);

 Prescrição Eletrônica;

 Apresentação do Plano de Contingência Setorial;  PGV.

(44)

Evento Externo:

 Treinamento SAS – Módulo Performance;

 Treinamento Central de Compras (Planejamento de Compras/ VS Supply);  Treinamento de Logística;

 I Congresso Brasileiro em Disfagia Neonatal e Pediátrica.

Referências

Documentos relacionados

a) Decreto que defina as atividades de alto risco. Isso servirá para conceder às demais atividades o Alvará de Funcionamento Provisório e a dispensa de vistoria prévia, com

A partir dos dados apresentados e visto que os diferentes períodos de incubação ao siBMPRII proporcionaram uma redução bastante semelhante na expressão gênica do

Porém alguns autores apontam algumas desvantagens do emprego das imagens digitais tais como: os sistemas digitais não possuem uma qualidade de imagem totalmente

Revisamos as informações contábeis intermediárias da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR (“Companhia”), contidas no Formulário de Informações Trimestrais – ITR

Um outro exemplo é o elemento Arquitetura de TI (Quadro 17), onde os principais componentes que surgiram foram Suporte, ERP, CAD e SCM. Ficou evidenciado na descrição

O aviário de Manuel Ramos Inês desenvolve a actividade de engorda avícola, tendo como objectivo a actividade de engorda de frango em regime intensivo, para um efectivo por bando

prova, esta autora respeitou os seguintes critérios linguísticos: (i) possibi- lidade de todas as palavras a incluir na prova serem apresentadas sob forma de estímulo visual

Importa investigar nesse cenário como tem sido o trabalho do professor formador e como as instituições têm desenvolvido modos de assegurar ou não condições adequadas de trabalho e