• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS E INOVADORES DE CAMPINA GRANDE – ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – FUNDAÇÃO PAQTCPB -

EDITAL 01/2017

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS

1. Apresentação

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Fundação PaqTcPB, através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores de Campina Grande - ITCG, torna pública a presente chamada de Seleção para Incubação de Empresas Inovadoras.

O Programa de Incubação da ITCG/Fundação PaqTcPB visa apoiar ações para o desenvolvimento, crescimento e consolidação de novos empreendimentos inovadores, como forma de promover o empreendedorismo inovador alinhado ao desenvolvimento regional sustentável.

2. Objetivo do Edital

A presente chamada tem o objetivo de prospectar, capacitar e selecionar ideias/empreendimentos, que apresentem produtos/serviços inovadores, tornando-os aptos a ingressarem no Programa de Incubação da ITCG, mediante condições estabelecidas neste Edital.

O número de empreendimentos a serem incubados, ao final do processo, será distribuído conforme tabela abaixo:

3. Requisitos de Participação

Estão habilitados a participar da presente chamada candidatos com a finalidade de empreender e que possuam ideias inovadoras nas seguintes categorias: Pessoa Física, Pessoa Jurídica nascente e/ou Pessoa Jurídica consolidada no mercado com perfil técnico para desenvolvimento de novos produtos inovadores, que se enquadrem nas seguintes áreas prioritárias:

a. Agroindústria b. Biotecnologia c. Economia Criativa d. Energias Renováveis

e. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) f. Tecnologias Limpas

g. Tecnologias da Saúde

Os candidatos ao processo de incubação devem realizar sua inscrição online, através do link.

Incubação Virtual

04

Incubação

Residente

04

(2)

2 4. Programa de Incubação

O Programa de Incubação da ITCG funciona em duas modalidades: Residente e Virtual, abrangendo negócios de qualquer região do Brasil. Sua duração poderá ser, aproximadamente, de 1 (um) ano e meio, podendo ser prorrogada por 6 (seis) meses, dependendo do nível de maturidade da empresa.

5. Serviços e Apoio oferecidos pela ITCG

O Programa de Incubação proporciona aos empreendimentos incubados um espaço favorável à troca de experiências e networking e oferece as seguintes vantagens:

I. Aumento da taxa de sucesso do empreendimento, através de: Capacitações e Mentorias nos 5 (cinco) eixos de apoio alinhados à Plataforma do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos - CERNE (Empreendedor, Gestão, Tecnologia, Mercado e Finanças);

II. Desenvolvimento e aprimoramento do perfil empreendedor; III. Uso da marca do Polo Tecnológico de Bodocongó;

IV. Inserção do negócio em feiras, rodadas de negócios e fóruns de investidores;

V. Uso de Infraestrutura completa com baixo custo de manutenção e reconhecida por sua rede de parceiros estratégicos;

VI. Articulação com a base tecnológica instalada no Estado (profissionais e infraestrutura residentes em laboratórios da UFCG, UFPB, UEPB, IFPB, INSA e de outros parceiros);

VII. Acesso a assessorias especializadas (marketing, jurídica, planejamento e gestão de negócios, dentre outras);

VIII. Acesso a captação de recursos nacional e internacional;

IX. Interação com o Polo Tecnológico de Bodocongó, atuando em iniciativas conjuntas com as IES (UFCG, UFPB, IFPB, UEPB), ICTs (INSA, CITTA) e agências de fomento (SEBRAE, FAPESQ, EmpreenderPB) na geração de negócios de alto impacto;

X. Acesso a programas de mentoria, aceleração e capital empreendedor, tais como: Inovativa Brasil, Programa de Economia Criativa da Samsung, Programa de Incubação e Aceleração de Impacto - ICE, e Fundo PRIMATEC.

XI. Apoio à Internacionalização do negócio, através da conexão do empreendimento aos Programas Land2land, CONNECT e PEIEX-PB, realizados em parceria com a ANPROTEC e Apex-Brasil;

XII. Acesso ao CITTA (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo) - um centro de inovação que apoia a articulação e parceria de projetos entre governos, empresas e universidades.

Além destas ações, a ITCG disponibiliza sala com espaço físico de 30m², para a incubação residente, e espaço físico de uso compartilhado tais como: recepção/secretaria, auditório, sala de reuniões e eventos, sala de videoconferência, copa, estacionamento próprio e serviços de segurança, comunicação, limpeza, ponto de acesso à internet (fibra óptica) e mobília quando disponível.

Os empreendimentos domiciliados em Campina Grande contam com incentivos fiscais (municipal).

(3)

3 6. Processo de Seleção

O Processo de Seleção para o Programa de Incubação se dará em 5 (cinco) etapas, conforme quadro abaixo:

Figura 1

6.1. As inscrições equivalentes à Etapa 1 serão realizadas através do envio do Formulário de Inscrição, que está disponível no site da Fundação PaqTcPB e nas principais mídias sociais no período de 03 a 25 de fevereiro de 2017.

6.2. A Etapa 2 conta com 04 (quatro) treinamentos, que abordarão os seguintes temas: Design Thinking, Lean Canvas, Perfil do Empreendedor e um Desafio Temático (nesta etapa o candidato será avaliado pelos facilitadores responsáveis pelo treinamento).

6.3. Será obrigatória a participação de pelo menos 1 (um) candidato referente a cada inscrição, com obtenção de 75% de frequência que será pré-requisito para a próxima etapa.

6.4. Na Etapa 3, o candidato deverá enviar a planilha preenchida no treinamento do Lean Canvas e um vídeo de, no máximo, 2 (dois) minutos em formato OGM, MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD ou VCDs, explicando a visão do produto e do negócio, o perfil da equipe e suas competências. 6.5. Na Etapa 4, após análise dos arquivos enviados, serão classificados os candidatos que obtiverem maiores notas e suas ideias forem identificadas com maior potencial de desenvolvimento, de acordo com os critérios de avaliação.

6.6. Caso o avaliador conclua que a ideia possui potencial, mas o Lean Canvas não foi preenchido adequadamente, poderá ser solicitado que o candidato faça os devidos ajustes e devolva para a avaliação em um prazo de até 3 (três) dias corridos. Também será permitido que os avaliadores entrem em contato com o candidato para sanar quaisquer dúvidas.

6.7. A mesa avaliadora será composta por colaboradores internos, vinculados à instituição, e externos, vinculados à academia e setor empresarial.

6.8. Na fase da Pré-Incubação, considerando os 5 (cinco) eixos de desenvolvimento do negócio proposto pelo modelo do CERNE, a ideia será desenvolvida e avaliada de forma a identificar o potencial do produto e validá-lo no mercado. Esta fase é composta por 4 (quatro) etapas: Entrevistas, Desenvolvimento dos Objetivos, Apresentação a Potenciais Investidores e Avaliação.

6.9. Após a Etapa 4, os candidatos considerados aptos à fase de Incubação - Etapa 5, formalizarão o Contrato de Incubação junto à ITCG, que terá duração de 1 (um) ano e meio, podendo estender- se por mais 6 (seis) meses caso haja necessidade. O foco desta fase é o desenvolvimento do negócio, a inserção no mercado e o investimento.

6.10. Todas as etapas previstas no processo de seleção são de caráter obrigatório.

(4)

4 7. Critérios de Avaliação

Os critérios para avaliação serão fundamentados nos 5 (cinco) eixos do CERNE (Empreendedor, Gestão, Tecnologia, Mercado e Finanças).

7.1. As Etapas 1, 2 e 3, constante no Figura 1, que têm o objetivo de avaliar o potencial da ideia e da equipe, serão avaliadas exclusivamente pelos colaboradores internos, a saber:

7.2. Nas 4 (quatro) etapas da fase de Pré-Incubação, constante no item 6.8, que serão avaliadas pelos colaboradores internos e externos, será avaliado o desenvolvimento do produto, de acordo com critérios abaixo:

Eixo Critério Nota Peso

Empreendedor

Tenacidade

1 - 10 Sinergia 2,0

Liderança Gestão

Planejamento

2,0 Metas

Parcerias

Tecnologia

Impacto da Solução Prototipagem 2,0 Risco Tecnológico Inovação

Mercado

Clientes Concorrência 2,0 Abrangência

Vantagem Competitiva Finanças Controle Financeiro

Acesso a Investimentos 2,0

7.3. Só serão selecionadas as ideias/empreendimentos que obtiverem notas igual ou superior a 8,0 (oito).

7.4. Os empreendimentos serão classificados em ordem decrescente e serão selecionados de acordo com a disponibilidade de vagas.

7.5. No caso de empate, 2 (dois) itens fundamentais serão considerados: a. Potencial de interação com as IES e ICTs, e

b. Sustentabilidade e Impacto Social. IDEIA

Problema Real x Solução Inovação Potencial de Mercado

Viabilidade Técnica e Financeira

EQUIPE

Competência Comportamento Comprometimento

Liderança Sinergia

(5)

5 8. Contratação

As empresas selecionadas deverão, no ato da assinatura do Contrato, após possíveis alterações solicitadas pelos avaliadores, entregar 4 (quatro) cópias do Business Model Canvas (que será utilizado durante o processo de Incubação) impressas e uma digital, juntamente com as cópias dos seguintes documentos:

 Pessoa Física:

 Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de Residência e Currículos dos sócios.

 Pessoa Jurídica:

 Contrato Social e Alterações Contratuais, se houver;

 Cartão de Inscrição no CNPJ;

 Alvará de funcionamento;

 Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de Residência e Currículos dos sócios.

Poderão ser solicitados outros documentos a critério da incubadora. 9. Cronograma de Atividades

O presente Edital seguirá fielmente as datas do cronograma abaixo, podendo ser alteradas por parte da ITCG, caso haja alguma excepcionalidade, devendo ser emitido e enviado um comunicado oficial aos inscritos, através do e-mail informado na ocasião da inscrição. Diante disso, os participantes deverão seguir as seguintes datas:

Atividade Data

Inscrições Online 03/02/17 a 25/02/17

1ª Capacitação - Design Thinking 11/03/17

2ª Capacitação - Lean Canvas 18/03/17

3ª Capacitação - Perfil do Empreendedor 25/03/17 4ª Capacitação - Desafio Temático 01/04/17

Avaliação pela Banca 03/04/17 a 06/04/17

Divulgação do Resultado Preliminar 10/04/17

Prazo para recurso 11 a 13/04/2017

Divulgação do Resultado Final 14/04/17

Pré-Incubação

Entrevistas e Estabelecimento dos Objetivos 17/04/17 a 20/04/17 Desenvolvimento dos Objetivos 17/04/17 a 17/07/17

(6)

6 Apresentação a potenciais investidores 21/07/2017

Avaliação pela Banca 24/07/17 a 26/07/17

Divulgação Preliminar 27/07/17

Prazo para Recurso 27 a 31/07/2017

Divulgação do Resultado Final 02/08/2017

Cerimônia de Assinatura do Contrato 03/08/17

10. Interposição de Recursos

Caso a empresa deseje apresentar recurso ao resultado, deverá enviá-lo via SEDEX para:

11. Termo de Compromisso

O empreendedor, ao aceitar as condições estabelecidas neste edital, por meio da assinatura do Termo de Compromisso a ser disponibilizado a partir do primeiro dia de treinamento, responsabiliza-se por todas as informações contidas no projeto apresentado, podendo a ITCG, a qualquer tempo, verificar a sua veracidade, sob pena de desclassificação do processo de seleção para o ingresso no Programa de Incubação.

12. Direitos de Propriedade Intelectual

Para cada um dos projetos desenvolvidos pelo Programa de Incubação, poderão ser celebrados acordos entre as partes – Fundação PaqTc-PB - ITCG e INCUBADO - tendo os direitos e obrigações dos interessados, regidos com base na legislação de propriedade intelectual vigente no país.

13. Disposições Finais

13.1. Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital poderão ser solicitados no período de sua vigência através do e-mail selecaoitcg@paqtc.org.br, pelo telefone (83) 2101-9030 ou diretamente na sede da Incubadora localizada na Rua Emiliano Rosendo Silva, 115, Bodocongó, Campina Grande/PB, CEP: 58.429-690, no horário das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;

a. A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza;

SELEÇÃO PÚBLICA - INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS E INOVADORES DE CAMPINA GRANDE – ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – 01/2017

Rua Emiliano Rosendo Silva, 115, Bodocongó CEP: 58.429-690 – Campina Grande - PB

(7)

7 13.2. A participação na presente seleção implica em aceitação integral e irretratável das normas deste Edital e do Regimento Interno da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG) e Estatuto da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB);

13.3. A Incubadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital, estabelecendo o foro da cidade de Campina Grande, estado da Paraíba, para dirimir questões oriundas da execução deste.

13.4. O não cumprimento a quaisquer das exigências especificadas neste Edital, sem as devidas justificativas aceitas pela ITCG, resultará na exclusão imediata do participante.

13.5. Os recursos administrativos só serão aceitos no prazo de 03 (três) dias úteis da divulgação do resultado, de acordo com o cronograma, não podendo ser prorrogado.

13.6. O número de vagas poderá não ser totalmente preenchido, caso a Comissão de Organização e Avaliação identifique nos projetos apresentados aspectos e resultados que não possibilitem seu desenvolvimento na incubação.

13.7. Os responsáveis legais pelos negócios participantes - pessoa física e/ou pessoa jurídica – estarão sujeitos à comprovação de idoneidade comercial e/ou creditícia perante os órgãos de análise e proteção ao crédito (SERASA, SPC, etc.), como forma de verificação da aptidão comercial para o ingresso no Programa de Incubação da ITCG.

13.8. Toda e qualquer decisão sobre o desenvolvimento das etapas presentes neste Edital, caberá apenas à Comissão de Organização e Avaliação da ITCG/Fundação PaqTcPB. Dessa forma, caso haja qualquer questionamento, os participantes deverão entrar em contanto através do e-mail selecaoitcg@paqtc.org.br, forma oficial de contato entre os participantes e a Comissão.

Campina Grande – PB, 03 de fevereiro de 2017

Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior Diretor Geral Vinicius Farias Moreira Diretor Técnico Elisonete Vieira de Amorim Gerente de Inovação Anderson Feliciano Assessor de Projetos Estratégicos e Internacionalização Mayara Costa Lima Analista de Projetos e Negócios

Referências

Documentos relacionados

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA, GUILHERME SOUZA LIMA, exarou em data de 26 de março de 2010, os seguintes atos: O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Desta maneira confírmou-se, em relação aos hinos de con­ fiança do hinário, a tese daquele oficial americano que o luteranismo antes fez os seus capazes para sofrer do

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e