• Nenhum resultado encontrado

INVESTIGAÇÃO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVESTIGAÇÃO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ/SP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Recebido em: 15/07/2015 Parecer emitido em: 21/09/2015 Artigo original U Z A , D .M . d e; S O U Z A , N .A .P .R .d e; R IB EI RO , M .A .; C A RV A LH O , A .B .F .d e; I nv es tig aç ão d o a tle tis m o n a e du ca çã o f ís ic a e sc ol ar d o m un ic íp io d e ba té /S P. C ol eçã o P es qu is a e m E du ca çã o F ís ica , V ár ze a P au lis ta , v . 1 4, n . 0 4, p . 9 5-10 4, 2 01 5. I SS N ; 1 98 1-43 13

INVESTIGAÇÃO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ/SP

Daniel Marcos de Souza1,2 Núbia Agripina Pimenta Ribeiro de Souza1,2 Maria Aparecida Ribeiro1,2,3 Ana Beatriz Fortes de Carvalho1,4,5 1Universidade de Taubaté - UNITAU 2Subprojeto PIBID Educação Física da UNITAU 3Departamento de Esportes do município de Pindamonhangaba/SP 4Faculdade de Pindamonhangaba - FAPI 5Fundação Universitária Vida Cristã - FUNVIC RESUMO

A Educação Física é a disciplina que mais atrai os alunos, no entanto, os professores têm que procurar sempre novas propostas que ajudem na metodologia para que não fiquem repetitivas. O atletismo, caracteriza-se como a atividade física adequada para estar sempre nos planos curriculares das aulas de Educação Física, contudo, por ser usado algumas vezes como esporte base de outras modalidades, ele perde a sua especificidade. Buscamos então, por meio desta pesquisa investigar entre os professores de Educação Física escolar do município de Taubaté/SP, se os mesmos oferecem aos seus alunos a modalidade atletismo em suas aulas, mostrar como ele vem sendo aplicado e investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o atletismo. Refletindo sobre as questões referentes ao atletismo, elaboramos uma pesquisa de ordem qualitativa e quantitativa para obter os resultados desejados. Participaram desta pesquisa 20 professores e 200 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas do município de Taubaté/SP, com idades variadas, de ambos os gêneros. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de dois questionários contendo 8 perguntas cada. Conseguimos verificar com os resultados das pesquisas que os professores sabem que o atletismo é a base dos esportes, mas devido as dificuldades que devem enfrentar, acabam não aplicando da maneira que deveriam. E entre os alunos verificou-se que realmente querem aprender mais sobre o atletismo, com isso é necessário que o professor utilize todos os meios disponíveis, gerando em cada um a vontade de conhecer e praticar o atletismo.

Palavras-chave: Atletismo. Aplicabilidade. Educação Física Escolar.

ATHLETICS RESEARCH IN PHYSICAL EDUCATION SCHOOL

OF TAUBATÉ/SP COUNTY

ABSTRACT

Physical Education is the discipline that attracts students the most, nevertheless, teachers constantly have to seek new propositions, which might assist the methodology and are not repetitive. Athletics, characterizes as the adequate physical activity to be in all curriculum plans of Physical Education classes; however, for having been used as basic sport of other modalities, it loses its specificity. Hence we aim, through this research, to investigate among Physical Education teachers in the city of Taubaté/SP if they provide their students with athletics in their classes, to show how it has been applied and to examine the knowledge students have on it. Pondering over questions that refer to athletics, we have elaborated both qualitative and quantitative research to attain the intended results in this study. Have been a part of the research 20 teachers and 200 students from the 6th to the 9th grade of Elementary Schools in Taubaté/SP, within a range of ages and genders. The gathering of data was done by administering two sets of questionnaires comprehending 8 questions each. I was able to sustain that teachers know athletics is the basis of sports and most of them know how to apply it, but, due to difficulties they must face, these professionals end up not administering it with the value it deserves. Among students, it was verified that they truly want to learn more on athletics; therefore it is necessary that the teacher utilizes all available means, generating in each one the will to know and practice athletics.

(2)

INTRODUÇÃO

O atletismo tem origens muito antigas que o homem usava para sobreviver e hoje é a base de diversas modalidades esportivas e fundamental para o desenvolvimento físico, motor e mental dos indivíduos (SCHMOLINSKY, 1982 apud OLIVEIRA, 2006). Ele é o glamour das Olimpíadas com seus recordes e competições emocionantes até o fim (MATTHIESEN et al., 2005).

São poucos os professores que aplicam as modalidades do atletismo nas escolas e isso preocupa vários autores renomados, uma delas é Matthiesen et al., (2005), que afirma que apesar do atletismo ser um dos conteúdos tradicionais da Educação Física, ele é pouco explorado no Brasil, sobretudo na área escolar, no qual muitos profissionais de Educação Física praticamente ignoram.

E Barros e Dezem (1989), destacam que ao mesmo tempo em que o atletismo pode ser considerado como de grande aceitação e ponto comum pela maioria dos professores de Educação Física e pela literatura especializada, ele é também uma das atividades menos realizadas nas escolas.

Um dos problemas do atletismo, não estar sendo difundido é a falta de conscientização, tanto de professores como dos órgãos educacionais, referente à importância de práticas de ensino esclarecedoras que deem suporte ao indivíduo de atuar conscientemente na sociedade que está inserido.

De acordo com, Agrícola (2007), o atletismo é o esporte que tem uma maior aceitação e legitimidade no contexto social atual, despertando sentimentos, atitudes, comportamentos e reações diferentes nos povos.

Alguns autores como Jonath, Hagg e Krempel (1977 apud OLIVEIRA, 2006), dizem que os exercícios do atletismo são excepcionais no aumento da performance e do físico em geral e com eles desenvolvemos e aperfeiçoamos o sistema circulatório e nervoso, como também as qualidades básicas de força, velocidade, resistência, flexibilidade e agilidade, que serão essenciais no decorrer do crescimento do homem.

Marques e Iora (2009), relatam que o atletismo é pouco trabalhado na Educação Física escolar, e quando é visto nas aulas são em poucas modalidades como as corridas e, às vezes, os saltos.

E Matthiesen et al., (2005), ainda em seu livro cita que um dos motivos para o atletismo ser pouco trabalhado nas escolas são: a falta de espaço físico, poucos materiais oficiais ou nenhum, formação profissional deficiente e o principal é o desinteresse de alunos e professores.

Mas, mesmo com a falta de materiais e espaços físicos adequados, o atletismo pode ser bem desenvolvido nas escolas, com adaptações e com a confecção de aparelhos de atletismo com materiais alternativos que ajudem no conhecimento de cada modalidade, e é como diz Matthiesen et al., (2005), que para o atletismo ser contemplado nas aulas de Educação Física escolar é preciso superar inúmeras barreiras existentes.

Sendo assim, através dos resultados obtidos procuraremos constatar quais são as dificuldades dos professores ao trabalhar com o conteúdo do atletismo e enfatizar o valor do ensino do atletismo dentro da Educação Física.

REVISÃO DE LITERATURA

Iniciar a criança e o jovem no esporte é programa do currículo da Educação Física escolar; o esporte está inserido no conteúdo do PCN juntamente com dança, ginástica, jogos e lutas, porém, o que observamos é que as modalidades esportivas de maior prestígio nacional dentro das escolas e da própria sociedade são as coletivas e têm como objeto central a “bola”. Oro, Kirsch e Koch (1983), buscam mostrar que os problemas básicos do atletismo no Brasil encontram-se ligados a aspectos culturais e sociais. A cultura brasileira utiliza-se da bola como instrumento de comunicação interpessoal e de auto expressão. Tal concepção talvez ajude a explicar a frase: “atletismo não tem bola”, e assim o atletismo passa a ser menos estudado nas escolas brasileiras.

Para Bragada (2000), o atletismo direcionado para a área escolar é fundamental, principalmente devido as capacidades e habilidades dele servirem de sustentação para outras modalidades esportivas. Quando lançamos uma bola em certa direção, há coincidências com um passe ou arremesso do Handebol; já o correr é essencial em praticamente todas as modalidades que necessitam de locomoção. A corrida juntamente com a impulsão para realização do salto em altura, solicita ações que se assemelham ao ataque no Voleibol.

(3)

De acordo com Justino e Rodrigues (2007), o professor precisa se informar e buscar o conhecimento de uma modalidade tão essencial que é o atletismo, e para que isso seja realizado com sucesso, ele precisa ter dedicação e interesse, mesmo porque é através da Educação Física que o jovem tem o primeiro contato com algum esporte, e se na escola for ensinado de uma maneira errada ou sem motivação, o aluno poderá desistir daquela modalidade fora da escola.

Conforme Oliveira (2006, p. 09):

O atletismo nas escolas, há muito tempo, vem sendo colocado em segundo plano, dando espaço aos jogos coletivos que grandiosamente vêm sendo difundidos entre os profissionais da área que atuam principalmente de 6º a 9º anos e ensino médio. Essa modalidade como qualquer outro esporte, deve ser visto no espaço escolar como movimentos naturais que o ser humano executa, independentemente de técnicas e treinamentos, porém, é possível pensar na adaptação e interpretação recreativa, mesmo não negando a tendência ao rendimento e competição que o atletismo provoca na sua essência (OLIVEIRA, 2006, p. 09).

Uma minoria de escolas brasileiras consegue oferecer aos seus alunos uma infraestrutura necessária à prática do atletismo, como por exemplo, espaços e equipamentos. Segundo Feijão (2002), na maioria das escolas públicas existe uma carência de praças esportivas e de espaços alternativos, os professores são mal remunerados, e no horário de aula, não há espaço para treinos suplementares, que também não são estimulados.

Para Bragada (2000 apud JUSTINO e RODRIGUES, 2007), grande parte das escolas, principalmente da rede pública, não possui sequer espaço para a prática de esportes como o atletismo. Por outro lado, Oro (1984), ressalta que apesar da maioria das escolas apresentar uma infraestrutura que dificulta o trabalho com o atletismo, isso não deve ser encarado como um empecilho, pois há inúmeras possibilidades de ensiná-lo por meio de jogos pré-desportivos e de materiais alternativos.

O papel do professor na escola é a transformação desse quadro em que vive o atletismo e que reflete diretamente no ensino-aprendizagem do aluno desde as séries iniciais, ainda mais quando nos referimos à sua formação profissional, sendo um fator essencial na educação.

De acordo com Mizukami e Reali (2002), esse é um fator preponderante que contribui para a pouca prática do atletismo em aula e também por professores que não são licenciados em Educação Física estarem assumindo a função de educadores nas séries iniciais de 1º a 5º ano do ensino fundamental.

Acreditam Oro, Kirsch e Koch (1983), que o povo brasileiro não reconhece o atletismo como valor cultural, na medida em que entendem cultura como expressão do intelecto e esporte como bola.

Pode-se afirmar que na classificação cultural esportiva e social dos esportes, o atletismo deve estar entre uma das últimas posições. Esse aspecto pode ser considerado no que vemos no dia a dia em âmbito nacional, em termos de mídia: será que se o atletismo possuísse maior espaço na cultura esportiva ele teria novas possibilidades e despertaria um interesse crescente pela modalidade?

O contato inicial com o atletismo, além de ser uma modalidade muito acessível, é muito importante e fará com que o aluno tenha um interesse pela modalidade e consequentemente facilitará, de uma certa maneira, a condução do processo metodológico proposto pelo professor.

Segundo Mezzaroba et al., (2006), a iniciação ao atletismo através de seu conjunto de habilidades específicas representa a primeira fase do processo ensino-aprendizagem para as formas de caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar, utilizadas no atletismo convencional, transferindo com isso as atividades básicas do estágio de padrões gerais para os de forma grossa até atingirmos os respectivos padrões no atletismo.

O atletismo auxilia e dá oportunidade para jovens em idade escolar de desenvolverem qualidades como coragem, decisão, força de vontade, perseverança, autodisciplina, lealdade e prontidão (SCHMOLINSKY, 1982 apud JUSTINO e RODRIGUES, 2007).

Dessa forma, é de grande valor pedagógico colocar a iniciação do atletismo desde os primeiros anos escolares, pois é uma modalidade muito acessível à iniciação esportiva e irá contribuir na construção da cultura esportiva do aluno, onde terá oportunidade de vivenciar diferentes movimentos, e poderá, depois da compreensão do esporte, transferir estes conhecimentos motores para outras modalidades esportivas ou mesmo aperfeiçoar-se dentro do atletismo.

Na atual cultura esportiva, que normalmente coloca a competição e a vitória, como o que se tem de mais importante, não é possível negar a relação do esporte atletismo com o rendimento, que é implícita

(4)

na prática do atletismo convencional. Porém, é impossível negar os processos intermediários e, tratando-se de contexto escolar, deve-se trabalhá-lo em seu potencial e sua adaptabilidade à interpretação recreativa e lúdica, tão ou até mais ampla que a tradicional, reconhecendo o fato de que a maioria dos escolares não atinge o nível de atleta.

Para Costa (1992), o atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o “pré-atletismo”, onde, inicialmente, faz-se através dos gestos motores básicos de correr, saltar, lançar e arremessar; e numa segunda fase, mantêm-se os iniciais, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do atletismo. Correr, saltar, lançar e arremessar são as habilidades físicas de base e estão presentes em quase todas as modalidades esportivas. Um atletismo voltado para os jogos e brincadeiras, seguido pela compreensão dos seus movimentos parece ser a saída pedagógica, desenvolvendo uma didática diferenciada, com metodologias que atendam melhor as necessidades dos alunos, tornando-o uma atividade esportiva agradável nas escolas.

Para suprir a falta de atenção e gosto de aprender das crianças, é necessário elaborar diversas atividades e brincadeiras para utilizarmos não somente para o aprendizado, mas também para a vida das crianças num todo, pois através destas atividades podemos ajudá-las a se relacionar melhor, a conviver em grupo, a desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

A utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem do atletismo ganha dimensão em importância no contexto escolar por possibilitar a participação de todos, independentemente do seu atual desenvolvimento motor e também por se caracterizar como sendo uma atividade prazerosa, que possibilita alegria e prazer na sua realização.

De acordo com Senicato (1998 apud LUCON e SCHWARTZ, 2007), é por meio das situações de brincadeira que se podem desenvolver os vínculos afetivos e sociais positivos, para, com isso, poder-se viver em grupo e encontrar uma forma única ou principal de fornecer a educação para a vida.

A utilização do lúdico faz com que a criança crie um ambiente que vai de encontro com as expectativas dela nesta fase, servindo de estímulo para que a criança tenha um desenvolvimento físico e mental adequado.

Há tempos ouvimos falar sobre o atletismo e porque ele quase não é trabalhado nas escolas. Como Freire (1997), disse: ter a modalidade atletismo integrada como mais uma opção de expressão corporal é indispensável na educação de corpo inteiro.

O atletismo jogado e brincado, que é uma forma rica de aprendizagem, aproxima-se da atividade cultural da criança, relacionando o movimento com a realidade vivida, tornando o esporte mais atraente e motivador.

No atletismo escolar, não nos interessa somente alunos velozes, ágeis, resistentes e fortes, pois desejamos participar da formação de indivíduos capazes de aprender as possibilidades e reconhecer suas limitações, que confrontem jogos e temas lúdicos da cultura corporal que conhecem com outras culturas, que reconheçam o atletismo como prática social e deixe de ser um esporte mecânico, desvalorizado e muitas vezes esquecido no conteúdo da Educação Física escolar.

Enfatiza Soares (1996), que as habilidades básicas utilizadas no atletismo são atos da vida diária, da vida em sociedade, sendo considerados como traços da cultura que já estão inscritos nos corpos. Não por outro motivo, a escola, a metodologia do ensino e a do planejamento deveriam, entre outras coisas, organizar com criatividade esses conhecimentos, relacionando-os da melhor maneira possível.

A Educação Física tem como tarefa preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível, não aprendendo apenas habilidades motoras e desenvolvendo capacidades físicas, mas também se organizando socialmente para a prática, respeitando o adversário como um companheiro e não como um inimigo, afinal, sem ele não haveria a competição esportiva (BETTI e ZULIANI, 2002).

Com base nisso, podemos demonstrar a grande importância não apenas para as crianças e os jovens que vivenciam o atletismo, mas também motivar os professores a trabalharem com ele, pois como vimos ele é uma habilidade básica para o desporto.

(5)

OBJETIVOS

O objetivo desta pesquisa é investigar entre os professores de Educação Física escolar do município de Taubaté- SP, se os mesmos oferecem aos seus alunos a modalidade atletismo em suas aulas e investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o atletismo.

MATERIAL E MÉTODO

Refletindo sobre as questões referentes ao atletismo, elaboramos uma pesquisa de ordem qualitativa e quantitativa para obter os resultados desejados nesse estudo com o intuito de investigar entre os professores de Educação Física escolar do município de Taubaté-SP, se os mesmos oferecem aos seus alunos a modalidade atletismo em suas aulas e investigar o conhecimento das crianças em relação ao atletismo, visando valorizar o conteúdo dos depoimentos e de seus respectivos significados.

Participaram desta pesquisa 20 professores e 200 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas do município de Taubaté-SP, com idades variadas, de ambos os gêneros.

A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de dois questionários contendo 8 perguntas cada, um para os alunos com 7 perguntas fechadas e 1 aberta e outro para os professores com 6 perguntas fechadas e 2 abertas. Os dados foram coletados pessoalmente pelos pesquisadores, no local de aula dos alunos, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos professores e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos alunos. Optamos por utilizar a análise de conteúdo.

Os resultados da análise de conteúdo refletiram os objetivos da pesquisa e forma feitos nos moldes de Triviños e Molina (1999).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados levantados foram analisados em duas etapas. Na primeira, foi observada a caracterização de cada sujeito; na segunda etapa, foram analisadas as questões abertas e fechadas, centrando-se na importância atribuída às respostas dos sujeitos (alunos) desta pesquisa, onde verificamos se os sujeitos (alunos) conheciam e o que sabiam sobre o atletismo. E também foram analisadas as questões abertas e fechadas, centrando-se na importância atribuída às respostas dos sujeitos (professores) desta pesquisa, onde verificamos centrando-se os sujeitos (professores) oferecem aos seus alunos a modalidade atletismo em suas aulas.

Análise das questões dos alunos

Gráfico 1. Quais modalidades do Atletismo você conhece?

(6)

Na questão aberta acima, foram avaliadas quais as modalidades que os alunos conheciam, e as respostas foram interessantes, pois foram citados outros esportes que talvez por usarem os movimentos básicos do atletismo, os alunos definiram que também fazem parte do mesmo.

No gráfico podemos verificar que os saltos no atletismo com a maioria de 30% são mais conhecidos que as outras modalidades como corridas com 23%, arremesso de peso com 11% e lançamentos com 10%, mas ainda houve alguns que não conhecem com 14% e 12% citaram outros esportes como se fizessem parte do atletismo.

Oliveira (2006), enfatiza que o atletismo pode ser iniciado nas primeiras séries do ensino básico e evoluir durante o processo escolar; através do jogo as crianças podem “brincar de atletismo”; usar o jogo é uma forma de atrair, de despertar interesses para os esportes. Através de jogos adaptados minimiza-se o medo de se arriscar, de experimentar e promover a compreensão do atletismo.

Com isso se vê como a mídia que dá mais valor a outros esportes, influencia na descaracterização do atletismo, pois para as crianças, vários outros esportes fazem parte dele já que a maioria ou quase todos têm alguma de suas características. Outro dado interessante foram os saltos serem a parte mais conhecida e não as corridas, e coincidentemente os saltos são a modalidade do atletismo que mais trouxeram medalhas de ouro para o Brasil nas Olimpíadas.

Gráfico 02. Você tem aulas de Atletismo na Educação Física de sua escola?

Fonte: Questionário respondido em outubro de 2014.

Verificando se os alunos têm aulas de atletismo na Educação Física de sua escola nesta questão, constatamos que a grande maioria com 64%, não têm, e que apenas 36% dos alunos têm as aulas de atletismo. Para Bragada (2000), grande parte das escolas, em especial da rede pública, não possui sequer espaço para a prática de esportes como o atletismo. Isso, no entanto, não deveria desmotivar os professores, já que a infraestrutura e o material oficial do atletismo não devem, segundo Matthiesen (2007), serem vistos como um impedimento para o ensino dessa modalidade esportiva.

Cabe ao professor encontrar elementos do correr, saltar, lançar e arremessar e gerar experiências práticas e teóricas para os alunos, tornando o atletismo mais atrativo. O atletismo jogado e brincado aproxima-se da atividade cultural da criança, o que torna a aprendizagem mais significativa, pois relaciona o movimento com a realidade concreta vivida, tornando o esporte mais atraente e motivador.

(7)

Análise das questões dos professores

Gráfico 03. Você aplica o Atletismo em suas aulas de Educação Física?

Fonte: Questionário respondido em outubro de 2014.

Nesta questão, procuramos verificar entre os professores se os mesmos aplicam a modalidade atletismo em suas aulas de Educação Física, e foi verificado que 70% deles aplicam, mas 30% não aplicam em suas aulas.

Coiceiro (2007), observa que alguns espaços vêm difundindo o atletismo, tais como as vilas olímpicas, projetos esportivos e algumas escolas.

De acordo com o autor há alguns projetos que estão surgindo para a difusão do atletismo, mas cada um tem objetivos que muitas vezes acabam enfraquecendo a iniciação à modalidade dependendo do modo como são passados aos alunos.

Conforme foi verificado na pesquisa feita com os alunos, a maioria disse que não tem atletismo em suas aulas, o que contradiz a resposta dos professores, mas deve ser pelo motivo que Matthiesen (2007), adverte, que nas raras vezes em que o atletismo é abordado, ele normalmente é trabalhado apenas como base para outros esportes e quase sempre sua especificidade é deixada em segundo plano, e com isso compromete qualquer possibilidade de ampliação de seu conhecimento; com isso, podemos considerar que alguns professores podem até dar o conteúdo atletismo, mas muitas vezes ele é dado como base de outros esportes, não sendo mencionado como conteúdo do atletismo e não dando o verdadeiro valor que o atletismo deveria ter como modalidade.

Gráfico 04. Quais as principais dificuldades que você encontra para aplicar o Atletismo em suas aulas?

(8)

Nesta pergunta, procuramos verificar quais são as dificuldades que os professores encontram nas escolas para aplicarem o atletismo em suas aulas, e a estrutura física foi a mais citada com 50% das respostas, que veio seguido da falta de materiais adequados com 30%, depois a falta de preparação dos professores com 10%, o apoio da instituição com 7%, outras dificuldades com 3% e por incrível que pareça a alternativa que tinha como nenhuma dificuldade não foi citada por nenhum professor.

Matthiesen et al., (2005), aponta que um dos motivos para o atletismo ser pouco trabalhado nas escolas são: a falta de espaço físico, materiais oficiais, formação profissional deficiente, desinteresse de alunos e professores.

Conforme Koch (1983), o desenvolvimento do atletismo, mesmo com a carência geral de infraestrutura esportiva de muitas escolas regulares de ensino básico brasileiro, tem todas as condições de acontecer no interior das instituições escolares, basta o professor utilizar a criatividade e principalmente o lúdico.

Mas, conforme os próprios autores dizem acima, os professores têm que procurar novas maneiras de passar o conteúdo, adaptando materiais, incentivando os alunos a pesquisarem sobre os conteúdos, passar vídeos sobre o atletismo, mostrar como ele é importante, mesmo que haja dificuldades, pois com isso as aulas serão até mais prazerosas com os resultados que serão colhidos no futuro.

Você acredita ser importante aplicar o Atletismo nas aulas de Educação Física? Justifique.

Esta questão aberta foi muito importante, pois realmente conseguimos verificar que 100% dos professores afirmam a importância do atletismo ser aplicado nas aulas de Educação Física, pois ele é a base dos esportes e por ser uma modalidade que explora todo o repertório motor, é fundamental para a formação física e motora das crianças e possibilita a criança ter um desenvolvimento melhor, devido ela trabalhar os movimentos naturais do dia a dia e com isso no futuro poderá praticar qualquer outra modalidade esportiva com menos dificuldade.

Conforme alguns dos professores disseram acima, assim também o autor Oro (1984), citou que o atletismo, devido as suas características de trabalhar as habilidades naturais do ser humano como o correr, o saltar e o arremessar, pode oferecer a qualquer um a oportunidade de descobrir, pelo menos um tipo de aptidão esportiva que não conheceria se não fosse a prática do atletismo.

Segundo Becker (2012), o atletismo é uma modalidade muito importante na formação da criança em qualquer faixa etária, pois ele não requer materiais muito complexos para sua prática e também é formado por regras de fácil aprendizado. O atletismo é constituído por movimentos que ajudam a motivar todos que o praticam, além de ser considerado como esporte-base para as outras modalidades.

O atletismo pode ser trabalhado por meio de diversos jogos e brincadeiras, pois trabalha as habilidades básicas do ser humano e também faz diversos desafios como transpor barreiras e vencer os próprios limites, com isso ele torna-se uma ferramenta para a educação e formação do caráter do indivíduo. Este comentário acima feito por alguns dos professores já foi citado por Kunz (1999), onde ele diz que com relação ao ensino do atletismo, é por meio dos movimentos que as crianças enfrentam barreiras, não se importando muito com o que os outros pensam ou dizem, e com isso fortalecem o seu autoconhecimento.

O Atletismo é de grande importância na Educação Física escolar, pois sua prática pode ser realizada por qualquer aluno, em qualquer faixa etária e com espaços físicos e implementos simples e fáceis de serem adaptados. O Atletismo é um esporte completo, e que não é preciso muito material, pois o corpo humano é o principal instrumento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando os resultados apresentados, esta pesquisa nos mostra que os professores investigados da rede de ensino de Taubaté-SP, aplicam o atletismo em suas aulas, pois afirmam que ele é a base dos esportes e que ele deve ser aplicado nas aulas, pois é extremamente importante para o repertório motor das crianças. Através disso, conseguimos perceber que a maioria dos professores preferem aplicar o atletismo

(9)

de forma lúdica nas aulas para não prejudicarem os alunos e principalmente não acabar com o interesse deles pela modalidade a ser passada, porém, devido as dificuldades encontradas pelos mesmos, acabam por não aplicá-lo da maneira que deveriam e com o devido valor que ele tem.

Ao analisarmos os resultados obtidos pelos alunos, verificamos que os mesmos possuem pouco conhecimento em relação ao atletismo, mas brincam e gostam de correr, pular e arremessar, e em relação a isso o professor é a principal pessoa que pode ajudar.

Verificou-se também que os alunos realmente querem aprender sobre o atletismo, pois dizem que não aprendem na escola, com isso é necessário o interesse e incentivo do professor, sendo que ele é um formador de opinião, e deve multiplicar todos os meios disponíveis, adaptando materiais e espaços físicos, variando o seu modelo didático, ampliando e buscando a participação dos alunos, gerando em cada um a vontade de conhecer, praticar e brincar com o atletismo.

Com base nos resultados, verificamos que não só os professores sabem a importância da aplicação do atletismo nas escolas como os alunos tem a vontade de aprendê-lo, com isso, seria necessário que conseguíssemos superar as inúmeras barreiras existentes para difundirmos este esporte nas escolas e fazer com que ele faça parte da realidade escolar.

REFERÊNCIAS

AGRÍCOLA, N.P.A. Esporte, esporte escolar e competição: sentidos, ações e contradições. Goiânia: Ed. da U.C.G, 2007.

BARROS, N.; DEZEM, R. Atletismo. 2. ed. São Paulo: Apoio, 1989.

BECKER, F. Atletismo: um esporte da escola nas séries finais do ensino fundamental. 2012. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/handle/1/1115> Acessado em: 02 de Out. 2014.

BETTI, M.; ZULIANI, L.R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie

de Educação Física e Esporte. São Paulo, Ano 1, p. 73-81, 2002. Disponível em: <http://www.mackenzie.

br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art6_edfis1n1.pdf.> Acessado em: 15 de Mai. 2014.

BRAGADA, J.O. Atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos leves.

Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto, Lisboa, v. 17, n.99, p. 01-12, Jun./Jul. 2000. Disponível

em: <http://www.adal.pt/artigos/Jovens/Atletismo_na_Escola_3.pdf> Acesso em 15 de maio 2014. COICEIRO, G.A. 1.000 exercícios e jogos para o atletismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.

COSTA, A. Atletismo. In: Educação Física na escola primária, v. 2, Iniciação Desportiva. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1992.

FEIJÃO, A. C. Fatores que favorecem o surgimento de atletas de nível técnico elevado no atletismo do

Distrito Federal. 2002. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-graduação Strictu

Senso em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.

FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipioni, 1997. JUSTINO, E.O.; RODRIGUES, W. Atletismo na escola: é possível? Março de 2007. Disponível em: <http:// educacaofisica.org/joomla > Acessado em: 11 de Mai. 2014.

KOCH, K. Desenvolvimento da motricidade e da aptidão física infantil, através do correr, do saltar e do lançar. In: KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes, 1ª ed., Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

(10)

KUNZ, E. A imprescindível necessidade pedagógica do professor: o método de ensino. Florianópolis, Revista

Motrivivência, Ano XI, n. 13, p. 63-81. Nov.1999.

LUCON, P.N.; SCHWARTZ, G.M. As atividades lúdicas como um diferencial na diminuição da agressividade

no âmbito escolar. Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Rio Claro, Projeto nº 902/03, p. 133-142, 2007.

MARQUES, C.L.; IORA, A.J. da S. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e métodos em aulas de Educação Física. Porto Alegre: Movimento, v. 15, n. 02, p. 103-118, abr./jun. 2009. MATTHIESEN, S.Q.; CALVO, A.P.; SILVA, A.C.L.; FAGANELLO, F.R. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí/ SP: Fontoura, 2005.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MEZZAROBA, C.; ROMANSINI, L.A.; MOREIRA, E.L.; PEREIRA, H.; SOUZA, E.R. de. A visão dos acadêmicos de Educação Física quanto ao ensino do atletismo na escola. Lecturas em Educación Física y Desportes, Buenos Aires, Ano 10, n. 93, Fev. de 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd93/atlet.htm> Acesso em 12 de maio de 2014.

MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A.M.M.R. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: UFSCAR, 2002.

OLIVEIRA, M.C.M.de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

ORO, U.; KIRSCH, A.; KOCH, K. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1983.

ORO, U. Enfoques pedagógicos da iniciação ao atletismo. In: KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do

atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

SOARES, C.L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/ v10%20supl2%20artigo1.pdf> Acesso em 18 de maio de 2014.

TRIVIÑOS, A.N.S.; MOLINA, N. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: UFRGS/Sulina, 1999.

Rua Anízio Ortiz Monteiro, 83 - apto 23 Centro Taubaté/SP 12010-000

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por