• Nenhum resultado encontrado

INFLUÊNCIA CONJUNTA DO Ph, TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO DE SULFITO EM FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DE MOSTOS DE SACAROSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFLUÊNCIA CONJUNTA DO Ph, TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO DE SULFITO EM FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DE MOSTOS DE SACAROSE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PIBIC-UFU, CNPq & FAPEMIG Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIRETORIA DE PESQUISA

INFLUÊNCIA CONJUNTA DO Ph, TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO

DE SULFITO EM FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DE MOSTOS DE

SACAROSE

Hávala Barbosa Reis1

Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco K, Campus Santa Mônica, CEP:38408-100 Uberlândia-MG.

havalabr@hotmail.com

Eloízio Júlio Ribeiro2

Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco K, Campus Santa Mônica, CEP:38408-100 Uberlândia-MG.

ejribeiro@ufu.br

Resumo: A produção industrial de etanol é afetada por fatores que atuam sinergeticamente.

Situações como o aumento do conteúdo de sulfito, valores muito baixos de pH e altas temperaturas foram abordados no presente estudo. Neste trabalho foi estudado o processo de fermentação alcoólica utilizando a levedura Saccharomyces cerevisiae Y-904 em situações envolvendo condições estressantes às células. Foram utilizados meios com concentrações de sulfito até 345 mg/L, pH na faixa de 1,5 a 5,5, temperaturas de 21,5 a 48,5ºC e avaliados a viabilidade celular, a quantidade de trealose no final do ciclo fermentativo, o rendimento e produtividade de etanol. As faixas das variáveis que maximizaram a viabilidade celular foram: temperatura de 21,5 a 31ºC, pH de 3,2 a 4,3, e concentração de sulfito de 0 a 45 mg/L. Para a quantidade final de trealose, o intervalo da temperatura que maximizou a resposta foi de 23,5 a 38ºC, o pH, de 3,5 a 4,6 e a concentração de sulfito de até 90 mg/L. Para atingir a maior produção de etanol, a faixa de temperatura mais adequada determinada foi de 32,5 a 38,5°C, de pH foi de 3,5 a 4,3 e a de concentração de sulfito foi de 0 a 45 mg/L. O estresse térmico (T>45ºC) foi o fator mais agressivo às células de levedura. Ficou claro o efeito prejudicial de baixos valores de pH e de altas temperaturas na produção de etanol. Verificou-se, ainda, a relação entre maiores teores de trealose intracelular e maiores valores da viabilidade celular.

Palavras-chave: fermentação alcoólica, condições de estresse, pH, temperatura, sulfito.

1. INTRODUÇÃO

Diversos fatores físicos (temperatura, pressão osmótica), químicos (pH, oxigenação, nutrientes minerais e orgânicos, inibidores) e microbiológicos (espécie, linhagem e concentração da levedura, contaminação bacteriana), afetam o rendimento da fermentação e a eficiência da conversão de açúcar em etanol (LIMA et al., 2001). Durante a fermentação, a levedura pode estar exposta a vários fatores estressantes. Altos teores alcoólicos, temperaturas elevadas, acidez do meio, presença de sulfito e contaminação bacteriana são exemplos de condições geradoras de estresse às células de levedura (BASSO, 1991).

(2)

Em relação ao pH, sabe-se que as fermentações se desenvolvem numa ampla faixa de valores, sendo adequada a faixa entre 4 e 5. Nos mostos industriais, os valores de pH geralmente se encontram na faixa de 4,5 a 5,5 (LIMA et al., 2001). A tolerância à acidez é outra característica importante para as leveduras industriais (LIMA et al., 2001), porém, sabe-se valores muito baixos de pH, além de ocasionarem perda de nutrientes como nitrogênio e potássio, segundo GOMES (1988), aumentam a sensibilidade ao etanol, aos ácidos orgânicos e ao SO2.

O sulfito é um dos componentes do melaço que pode afetar o desenvolvimento da fermentação alcoólica. Desde 1990, o uso de melaço na formulação dos mostos para fermentação alcoólica tem crescido e conseqüentemente a concentração de sulfito no mesmo. O sulfito é normalmente utilizado no processo de clarificação do açúcar e está presente em altas concentrações no melaço da cana-de-açúcar, contribuindo para a diminuição do rendimento alcoólico e viabilidade das células das leveduras (DORTA, 2006).

As respostas aos diferentes tipos de estresse é uma característica fundamental na adaptação dos organismos vivos às condições adversas do ambiente. As células de Saccharomyces cerevisiae, quando submetidas a condições de estresse, desenvolvem uma rápida resposta molecular para reparar danos e proteger as estruturas (ESTRUCH, 2000). Essa resposta é caracterizada pela síntese de proteínas específicas, aumento do nível celular de trealose, alteração da composição lipídica da membrana plasmática, dentre outros fatores (MELO, 2006).

Segundo THEVELIN (1984), a trealose é importante para a manutenção da viabilidade celular da levedura, contudo, é utilizada como carboidrato de reserva durante períodos em que a sobrevivência da célula depende do nível de trealose e de glicogênio. ARANDA et al. (2003), no estudo do acúmulo de trealose em células de Saccharomyces cerevisie, afirmaram que a capacidade da levedura estocar trealose está relacionada com um melhor estado fisiológico que esta se encontra, já que exerce proteção contra os fatores de estresse do meio fermentativo. AMORIM, (2005), afirma que na fermentação industrial, a levedura se acha continuamente exposta a situações estressantes e que de acordo com a intensidade, tais situações podem acarretar a exaustão de seu conteúdo de trealose, o que, gera segundo ele, queda da viabilidade da célula.

Muito ainda tem que ser feito para a verificação dos efeitos de fatores estressantes às leveduras durante a produção etanólica visando maior otimização do processo. Este trabalho teve como objetivo o estudo do efeito combinado do sulfito, temperatura e pH em relação à fermentação alcoólica e ao metabolismo das leveduras Saccharomyces cerevisiae durante o processo fermentativo.

2. MATERIAL E MÉTODOS 2.1. Micro-organismo

Foi utilizada a cepa da levedura Saccharomyces cerevisiae Y940, cedida pela MAURI (Mauri Brasil Ind. Com. Ltda).

2.2. Obtenção da cultura

O inóculo consistiu-se da levedura após reidratação em água durante 30 minutos. O volume correspondente ao inóculo foi de 510 mL (30% do volume total) e sua concentração de 100g/L.

2.3. Fermentações

Os ensaios foram realizados em um reator de mistura da marca New Brunswick, modelo

MultiGen, com volume útil de 2L, com controles de temperatura e agitação, disponível no laboratório de Engenharia Bioquímica.

A composição do meio de cultivo consistiu-se de Sacarose (C12H22O11), 180 g/L; KH2PO4,

(3)

variável, seguindo as concentrações de sulfito definidas pelo planejamento experimental na faixa de 0 a 345mg/L.

2.4. Métodos analíticos

As fermentações foram acompanhadas ao longo do tempo pelas medidas de concentrações de sacarose, etanol, e células e, ao final de 12 h, foram determinadas, também, a viabilidade celular e a concentração de trealose em gramas por 100 gramas de biomassa seca.

Amostras de 35 mL eram retiradas do fermentador e então centrifugada por 6 minutos a 12500 rpm. Do sobrenadante foram analisadas as concentrações de substrato, célula e etanol e do sedimento, a trealose após sua extração.

Etanol: A análise do etanol formado foi realizada utilizando-se o método espectrofotométrico baseado na oxidação do etanol a ácido acético através da reação com dicromato de potássio em meio ácido. A solução adquire uma tonalidade verde proporcional à concentração de álcool na amostra, possibilitando a leitura em espectrofotômetro (STECKELBERG, 2001). Anteriormente à quantificação do etanol produzido na fermentação, colocou-se 25 mL do sobrenadante em um balão volumétrico e acrescentou-se 50 mL de água destilada. Esta nova solução foi destilada e recolhidos 50 mL de destilado em um erlenmeyer que foi, então, diluído na proporção de 1:25. Transferiu-se 5 mL do destilado diluído para um tubo de ensaio e acrescentou-se 2 mL de água destilada juntamente com 2 mL de reagente de cor. O tubo foi colocado em banho-maria na temperatura de 60°C por 30 minutos, resfriado à temperatura ambiente e a absorbância foi lida em espectrofotômetro a 600 nm. Os valores obtidos foram comparados com uma curva padrão.

Células: Para acompanhar o crescimento celular, foi utilizado método espectrofotométrico. De posse da curva de calibração relacionando massa seca com absorbância foi determinada a concentração celular em termos de massa seca por unidade de volume.

A viabilidade celular foi determinada utilizando-se microscópio óptico em câmara de Neubauer. Para tanto, as células de leveduras foram coradas com solução azul de metileno, sendo tomadas como parâmetro amostras do final de cada ciclo fermentativo (12h). Os resultados foram dados em frações de células vivas (células descoradas) em função do número total de células contadas.

Sacarose: A sacarose foi determinada indiretamente pela análise de glicose. Uma alíquota de 1 mL de sobrenadante foi hidrolisada durante 12 min, com 1 mL de HCl 2N a 67,5°C, e depois neutralizada com 3 mL de NaOH 1N. A concentração de glicose foi medida por um teste enzimático colorimétrico da marca Laborlab no qual a glicose é oxidada pela glicose-oxidase produzindo peróxido de hidrogênio, que em presença da peroxidase reage com a 4-aminoantipirina e fenol, formando um cromógeno vermelho cereja cuja intensidade de cor é proporcional à concentração de glicose. Visando a leitura da absorbância, adicionou-se 20 µL da amostra hidrolisada e corretamente diluída em um tubo de ensaio a 2 mL do reativo de cor, e transferiu-se para banho-maria por 10 minutos a 37°C. A amostra do tubo de ensaio foi lida em espcetrofotômetro a 505 nm e comparada com uma curva padrão.

(4)

então determinado pelo Método de Antrona (STEWART, 1982). Retirou-se 1 mL do sobrenadante devidamente diluído em um tubo de ensaio, em seguida adicionou-se 5 mL de reagente antrona resfriado, mantendo-se o tubo em temperatura aproximada de 0°C. A mistura foi, então, colocada em banho-maria a 100°C por 10 minutos e em seguida retornada à temperatura de 0°C. Depois de resfriada a amostra do tubo de ensaio, foi lida a absorbância em espectrofotômetro a 650 nm e comparada com uma curva padrão. Os resultados foram expressos em gramas de trealose contidas em 100 gramas de massa seca de levedura.

2.5. Planejamento Experimental para o Estudo da Influência Conjunta do pH, Sulfito e Temperatura na Fermentação Alcoólica

Foi realizado um Planejamento Composto Central (PCC): fatorial completo 23, incluindo os 6 pontos axiais e 3 repetições no ponto central, totalizando 17 experimentos, utilizando-se o software Statistica 7.0. A temperatura variou de 21,5 a 48,5 °C, o pH de 1,5 a 5,5 e concentração de sulfito de 0 a 345 mg/L, (todas as variáveis englobando condições de estresse e não estresse). O alfa de ortogonalidade utilizado no planejamento foi de 1,3531 e as Equações de codificação foram 1, 2 e 3, para temperatura (T), pH e concentração de sulfito (Bt ), respectivamente.

1

(T-35)

10

X =

(1) 2

(pH-3,5)

1,5

X =

(2) 3

( -172,5)

127,5

Bt

X =

(3)

A Tabela 1 apresenta os valores utilizados no planejamento experimental. Tabela 1 - Valores utilizados no PCC para três variáveis independentes.

Variáveis -1,353 -1 0 +1 +1,353

Temperatura (°C) T 21,5 25 35 45 48,5

pH pH 1,5 2 3,5 5 5,5

Conc. de sulfito (mg/L) [HSO3-] 0 45 172,5 300 345

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

(5)

3.1. Viabilidade celular

A Equação 4 representa o modelo com as variáveis significativas codificadas para viabilidade celular, onde X1 representa a temperatura, X2 o pH e X3 a concentração de sulfito. Com exceção do

termo quadrático da concentração de sulfito (X3(Q)) e da interação da temperatura com o pH

(X1X2), todos os parâmetros do modelo foram altamente significativos para a resposta viabilidade

celular.

2 2

1 1 2 2 3 1 3 2 3

V= 0,85-0,27X -0,19X +0,12X -0,16X -0,10X +0,087X X +0,13X X (4)

Os parâmetros não significativos foram incorporados aos resíduos para o cálculo da análise de variância (ANOVA), apresentada na Tabela 2.

Tabela 2 - ANOVA para a resposta viabilidade celular. Fonte de Soma de Graus de Quadrado

F-calc. p-valor

variação Quadrados Liberdade Médio

Regressão 1,716371 9 0,1907079 28,3 0,00011

Resíduos 0,047217 7 0,0067453

Total 1,763588 16

%variação explicada (R2)= 97% F 9; 7; 0,1= 2,72

Como o Fcalculado para a regressão (Tabela 3) é significativo (p=0,00011) e o percentual de variação explicada (R2) pelo modelo foi adequado (97%), considerando-se a variabilidade inerente aos bioprocessos, pode-se concluir que o modelo ajustou-se muito bem aos dados experimentais.

3.2. Quantidade final de trealose

A Equação 5 representa o modelo com as variáveis significativas codificadas para teor de trealose (g/100gbiomassa) ao final do ciclo fermentativo (12h).

2 2

1 1 2 2 3 2 3

T(%) = 9,88-1,25X -1,56X +2,03X -1,41X -1,50X +1,57X X

(5)

De forma bem próxima à viabilidade, só não constam na Equação ajustada (5) para resposta trealose o termo quadrático da concentração de sulfito (X3(Q)), a interação temperatura com o pH

(X1X2) acrescido apenas da interação temperatura com a concentração de sulfito (X1X3).

Observando-se os sinais dos parâmetros das Equações 4 e 5, percebe-se que para os maiores valores de temperatura e de concentração de sulfito tem-se uma menor quantidade de trealose restante e uma menor viabilidade celular. O mesmo acontece para menores valores de pH (parâmetro com sinal negativo). Esta menor concentração final de trealose e menor viabilidade celular indicam o consumo do carboidrato para proteção da célula, aspecto característico do comportamento e função da trealose.

(6)

Tabela 3 - ANOVA para a resposta trealose.

Fonte de Soma de Graus de Quadrado

F-calc. p-valor variação Quadrados Liberdade Médio

Regressão 144,7123 9 16,079140 10,5 0,00264

Resíduos 10,7089 7 1,529843

Total 155,4212 16

%variação explicada (R2)= 90% F 9; 7; 0,1= 2,72

Como o Fcalculado para a regressão (Tabela 3) é significativo (p=0,00264) e o percentual de variação explicada (R2) pelo modelo foi adequado (90%), conclui-se que o modelo ajustou-se bem aos dados experimentais.

Visando-se identificar condições menos agressivas (geradoras de estresse) e de maior viabilidade celular, definiu-se através da construção e análise das superfícies de resposta para a viabilidade celular (Figura 1) que é interessante que se adote, dentro da região experimental trabalhada, a temperatura entre 21,5 e 31°C, o pH entre 3,2 e 4,3 e a concentração de sulfito de até 45 mg/L.

(a) (b) (c)

Figura 1 - Superfícies de resposta e curvas de contorno para viabilidade em função da temperatura e do pH (a), da temperatura e da concentração de sulfito (b) e do pH e concentração de

sulfito (c).

Utilizou-se o software Maple Release 8.0 e definiram-se as condições que maximizaram a resposta viabilidade celular: a temperatura deve estar em 25°C, o pH deve estar em 3,3 e a concentração de sulfito em 0 mg/L. Tal resultado mostra-se em concordância à análise anterior já que todas as variáveis determinadas se encontram dentro da faixa definida.

(7)

3.3. Rendimento e produtividade de etanol

As Equações 6 e 7 representam, respectivamente, os modelos com as variáveis significativas codificadas para o rendimento de etanol (getanol/100gsacarose) e produtividade de etanol (g/L.h).

2 2 E/S 1 1 2 2 3 1 2 1 3 2 3 Y = 0,48-0,042X -0,080X +0,069X -0,059X -0,043X +0,047X X -0,040X X +0,039X X (6) 2 2 et 1 1 2 2 3 2 3

P = 7,13-0,39X -1,59X +2,00X -1,76X -0,88X +0,81X X

(7)

Os parâmetros não significativos foram incorporados aos resíduos para o cálculo da análise de variância (ANOVA), apresentada na Tabela 4 e 5.

Tabela 4 - ANOVA para a resposta rendimento em etanol (getanol/gsacarose) Fonte de Soma de Graus de Quadrado

F-calc. p-valor variação Quadrados Liberdade Médio

Regressão 0,209216 9 0,0232462 13,0 0,00136

Resíduos 0,012479 7 0,00178265

Total 0,221694 16

%variação explicada (R2)= 94% F 9; 7; 0,1= 2,72

Tabela 5 - ANOVA para a resposta produtividade de etanol (g/L.h)

Fonte de Soma de Graus de Quadrado

F-calc. p-valor variação Quadrados Liberdade Médio

Regressão 101,5252 9 11,280578 16,6 0,00062

Resíduos 4,7560 7 0,679429

Total 106,2812 16

%variação explicada (R2)= 95% F

9; 7; 0,1= 2,72

Como os valores de Fcalculado para as regressões relacionadas ao rendimento e produtividade de etanol (Tabelas 4 e 5) são significativos (p=0,00135 e p=0,00062, respectivamente) e os percentuais de variação explicada (R2) pelos modelos foram adequados (94 e 95%), conclui-se que o modelo ajustou-se bem aos dados experimentais, sendo possível construir as superfícies de resposta.

(8)

(a) (b) (c)

Figura 2 - Superfícies de resposta e curvas de contorno para a resposta produtividade de etanol (g/L.h) em função da temperatura e do pH (a), da temperatura e da concentração de sulfito (b) e do

pH e concentração de sulfito (c).

A partir da Figura 2 é possível que se resuma e se defina as condições que favorecem e atrapalham a produção de etanol dentro da região experimental trabalhada. Observa-se através da análise das superfícies de resposta (Figura 2) que, visando a maximização da produtividade de etanol na região experimental trabalhada, deve-se trabalhar com os mais altos valores de pH adotados, temperaturas medianas e baixas concentrações de sulfito.

Mais precisamente, pode-se afirmar que, para a maximização da produção de etanol (alto rendimento e produtividade), a temperatura deve estar dentro da faixa de 32,5 a 38,5°C, o pH de 3,5 a 4,3 e a concentração de sulfito deve estar em até 45 mg/L.

4. CONCLUSÕES

É de suma importância considerar as condições fisiológicas impostas pelo processo industrial sobre os microrganismos presentes no ambiente da fermentação, para a identificação de agentes físicos, químicos e microbiológicos que estejam exercendo efeitos estressantes ou estimulantes a esses microrganismos (leveduras e bactérias).

Sabendo-se que muito ainda tem que ser feito para a verificação dos efeitos de fatores estressantes às leveduras durante a produção etanólica e visando maior otimização do processo, foi realizado, no presente trabalho, uma estratégia de planejamento experimental aplicada que possibilitou a obtenção das condições ótimas para a manutenção celular e a produção de etanol.

(9)

Percebeu-se que o estresse térmico (T>45ºC) foi o fator mais agressivo às células de levedura e que os maiores valores da viabilidade celular foram verificados para situações de maior teor de trealose intracelular.

Concluiu-se, com base nas análises em relação à viabilidade e à quantidade final de trealose, que valores mais elevados de temperatura, mais baixos de pH e mais alta concentração de sulfito, na região experimental adotada, são condições estressantes à levedura que faz uso de seu carboidrato endógeno de proteção para se manter.

5. AGRADECIMENTOS

À CNPq pelo apoio financeiro.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMORIM, H. V. (2005), Fermentação Alcoólica: Ciência e Tecnologia. Piracicaba – SP, Fermentec, 448p.

ARANDA et al, Trehalose accumulation in Saccharomyces cerevisiae cells: experimental data and structured modeling a Department of Bioengineering, Unidad Profesional Interdisciplinaria de Biotecnolog´ıa, Instituto Politécnico Nacional (UPIBI-IPN), Mexico, D.F., Mexico, 2003.

BASSO, L.C. 1991.In: ALVES, D.M.G. Fatores que afetam a formação de ácidos orgânicos bem como outros parâmetros da fermentação alcoólica. (Tese Doutorado). ESALQ. Piracicaba, 1994, pgs.199.

CHI, Z.; LIU, J.; ZHANG, W. (2001), Trehalose accumulation from soluble starch by Saccharomycopsis fibuligera sdu. Enzyme Microb. Tech., 28, 240-245.

DORTA, C. Synergism among lactic acid, sulfite, pH and ethanol in alcoholic fermentation of Saccharomyces cerevisiae (PE-2 and M-26) Tese de Doutorado.Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista, 2006.144p.

ESTRUCH, F. Stress-controlled transcription factors, stress-nduced genes and stress tolerance in budding yeast. Federation of European Microbiological Societies Microbiology Reviews, Amsterdam, v. 24, p.469-486, 2000.

GOMES, E. Efeito do tratamento ácido da levedura Saccharomyces cerevisiae na fermentação alcoólica. (Dissertação-Mestrado- Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz” USP). Piracicaba, 1988, p. 206.

LIMA, U. A.; BASSO, L. C.; AMORIM, H. V. In: LIMA, U. A. (Coord.). Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimáticos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. p.1-43. (Biotecnologia Industrial; v.3)

MELO, H. F. Resposta ao estresse ácido em leveduras da fermentação alcoólica industrial Tese de Mestrado, Recife/PE, p. 118, 2006.

MONACO, M. A. S. L. Efeito protetor do magnésio no choque térmico e estresse pelo etanol em leveduras Saccharomyces cerevisiae. Piracicaba, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, p. 64, 2007.

SILVA-FILHO, E., A., SANTOS, S., K., B., RESENTE, A., M., MORAIS, J., O., F., MORAIS JR, M., A., and SIMÕES D., A., (2005). Yeast population dynamics of industrial fuel-ethanol fermentation process assessed by PCR-fingerprinting, 88, p. 13-23.

STECKELBERG, C. (2001). Caracterização de leveduras de processos de fermentação alcoólica utilizando atributos de composição celular e características cinéticas. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP. 215p.

STEWART, P.R. (1982). In: Methods in Cell Biology. Academic Press, London and New York, pp.111-147. Thevelein, J. M. (1984), Regulation of trehalose mobilization in fungi. Microbiol. Rev., 48, 42-59.

(10)

TORIJA, M. J., ROZES, N., POBLET, M., GUILLAMON, J.M., MAS, A. (2003). Effects of Fermentation Temperature on the Strain Population of Saccharomyces cerevisiae. International Journal of Food Microbiology, 80, p. 47-53.

JOINT INFLUENCE OF PH, TEMPERATURE AND SULFITE

CONCENTRATION IN ALCOHOLIC FERMENTATION OF SUCROSE

MUST

Hávala Barbosa Reis1

Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco K, Campus Santa Mônica, CEP:38408-100 Uberlândia-MG.

havalabr@hotmail.com

Eloízio Júlio Ribeiro2

Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco K, Campus Santa Mônica, CEP:38408-100 Uberlândia-MG.

ejribeiro@ufu.br

Abstract: The industrial production of ethanol is affected by factors that act simultaneously. Situations such as the increase of the sulfite amount, low values of pH and high temperatures were discussed in this article. The present article addressed the alcoholic fermentation process using Saccharomyces cerevisiae Y-904 in situations involving stressing conditions to the cells. Media with sulfite concentration until 345mg/L, pH from 1,5 to 5,5, temperatures from 21,5 to 48,5ºC were used and the cell viability, the trehalose quantities in the end of the fermentative cycle, the yield and the ethanol productivity were evaluated. The range of variables that maximize the cell viability were: temperature from 21,5 to 31ºC, pH from 3,2 to 4,3, and sulfite concentration from 0 to 45mg/L. The temperature range which maximized the final amount of trehalose was from 23,5 to 38,5 ºC the pH range from 3,5 to 4,6, and sulfite concentration until 90mg/L. To achieve the biggest ethanol production, the best temperature range was from 32,5 to 38,5ºC, pH from 3,5 to 4,3 and sulfite concentration until 45 mg/L. The thermal stress ( T>45 ºC) was the most aggressive factor to the yeast cell. It was proved the ruling effect of low pH values and high temperatures in the ethanol production. It was also observed the relationship between bigger trehalose intracellular levels and bigger cell viability levels.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Esta dificuldade é visível em muitos alunos da Escola e como disse no ponto 4.4.1, “Caracterização da Turma”, que alguns alunos da minha turma