• Nenhum resultado encontrado

01. INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA (Frei Luiz Turra) POR TUDO DAI GRAÇAS, POR TUDO DAI GRAÇAS. DAI GRAÇAS POR TUDO, DAI GRAÇAS!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA (Frei Luiz Turra) POR TUDO DAI GRAÇAS, POR TUDO DAI GRAÇAS. DAI GRAÇAS POR TUDO, DAI GRAÇAS!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 01. INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA (Frei Luiz Turra)

POR TUDO DAI GRAÇAS, POR TUDO DAI GRAÇAS. DAI GRAÇAS POR TUDO, DAI GRAÇAS!

Próximo ao presbitério, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, recordando o dia da Padroeira da Diocese. No início da celebração, enquanto se canta a ambientação, um membro da liturgia com uma vela já acesa, acende as velas do presbitério.

02. ABERTURA|AMBIENTAÇÃO (Música: Ir. Miria T. Kolling)

Tudo por causa de um grande amor! Tudo por causa de um grande amor! Tudo, tudo por causa de um grande amor! Por causa de um grande amor!

03. MONIÇÃO

Animador: Irmãos e irmãs, bem-vindos a este encontro fraterno! Você que se faz presente em nossa Igreja Matriz, e a você que conosco celebra através dos meios de comunicação. Paz e Bem! “No horizonte do ano litúrgico, despertam-se trombetas angélicas anunciando a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. Essa Solenidade marca o encerramento do ano litúrgico da Igreja e anuncia o próximo.

Reunidos em torno do altar, em comunidade, nos colocamos diante do Senhor, e contemplamos nele a nossa redenção, Rei do Céu e da Terra, princípio e fim de todas as coisas. Com esta liturgia, encerramos o Ano Litúrgico e rezamos em comunhão com a comunidade Cristo Rei no bairro Morobá, que celebra a festa de seu padroeiro, bem como, com toda a Diocese de Colatina, que neste 21 de novembro, recorda Nossa Senhora da Saúde, padroeira diocesana. Confiantes no Deus que nos reúne e nos conduz ao Reino definitivo, cantemos.

Procissão de Entrada – Cruz, velas, lecionário, leitores, ministros, coroinhas, padre.

04. CANTO INICIAL (L e M –Cristiane da Matta e Marcos da Matta)

VIVA CRISTO REI! VIVA CRISTO REI! VIVA CRISTO REI! VIVA O NOSSO REI!

1. Ele é o Rei da glória, nosso Senhor e nosso Deus. Ele é o Rei da história, nosso Senhor e nosso Deus. Ele é Rei eterno, nosso Senhor e nosso Deus. É o Rei do Universo, nosso Senhor e nosso Deus.

(2)

2 2. Ele é o salvador, nosso Senhor e nosso Deus. Ele é o Rei libertador, nosso Senhor e nosso Deus. De Deus Pai o Filho amado, nosso Senhor e nosso Deus. É o verbo encarnado, nosso Senhor e nosso Deus.

3.Ele é o Rei do amor, nosso Senhor e nosso Deus. É a luz, o bom pastor, nosso Senhor e nosso Deus. Ele é ressurreição, nosso Senhor e nosso Deus. É a vida, é o pão, nosso Senhor e nosso Deus.

05. SAUDAÇÃO INICIAL

Padre: O Cordeiro que foi imolado, é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele a glória e poder através dos séculos (Ap 5,12;1,6).

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Padre: A vós, irmãos e irmãs, a graça e a paz de Deus, nosso Criador, o amor misericordioso de Jesus, nosso Redentor, a força do Espírito Santo, nosso Consolador, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

06. ATO PENITENCIAL

Padre: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, e confessemos os nossos pecados, cantando.

(L - Inspirada no Missal / M - André J. Zamur)

1. Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões... Por minha culpa, tão grande culpa.

SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR!

2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.

Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

07. HINO DO GLÓRIA (L e M - Frei Fabreti)

GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA! GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, A DEUS NOS ALTOS CÉUS, PAZ NA TERRA A TODOS NÓS!

1. Deus e Pai nós vos louvamos (glória a Deus), adoramos, bendizemos (glória a Deus), damos glória ao vosso nome (glória a Deus), vossos dons agradecemos!

Senhor nosso, Jesus Cristo (hosana hey), unigênito do Pai (hosana ha), vós de Deus, Cordeiro Santo (hosana hey), nossas culpas perdoai!

2. Vós que estais junto do Pai (aleluia), como nosso intercessor (aleluia). Acolhei nossos pedidos (aleluia), atendei nosso clamor. Vós somente sois o Santo (glória a Deus), o Altíssimo Senhor (hosana ha). Com o Espírito Divino (aleluia), de Deus Pai no esplendor.

08. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 385)

(3)

3

(Ir. Míria T. Kolling)

Senhor, que a tua Palavra transforme a nossa vida, queremos caminhar com retidão na tua luz.

09. LEITURA DA PROFECIA DE DANIEL (7, 13-14) 10. SALMO RESPONSORIAL (92)

DEUS É REI E SE VESTIU DE MAJESTADE, GLÓRIA AO SENHOR!

- Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

- Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

- Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

11. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE (1, 5-8) 12. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

- É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor, e o Reino que vem, seja bendito, ao que vem e a seu Reino, o louvor!

13. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (18, 33b-37)

14. HOMILIA

15. PROFISSÃO DE FÉ 16. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Padre: Irmãos e irmãs, supliquemos ao nosso Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, por nossas necessidades. A cada pedido, rezamos: Ó SENHOR ESCUTAI A NOSSA PRECE.

- Senhor, iluminai a Vossa Igreja e seus pastores para que anunciem com coragem o Vosso Reino de justiça e paz. Nós vos pedimos.

- Senhor, convertei o coração de nossos governantes para que trabalhem por um Brasil mais justo e solidário onde todos possam viver com dignidade. Nós vos pedimos.

- Senhor, acompanhai a comunidade Cristo Rei, no bairro Morobá, que celebra a festa de seu padroeiro e despertai no coração de seus fiéis a vivência da partilha e o amor ao próximo. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai todos os devotos de Nossa Senhora da Saúde e concedei que o Santuário seja um lugar de acolhimento, anúncio e testemunho da Boa-Nova do Reino. Nós vos pedimos.

- Senhor, fortalecei a fé e a coragem de todas as pessoas que sofrem por causa da fome, do desemprego, das doenças, do desiquilíbrio da natureza, das catástrofes, da injustiça social, da falta de perspectiva de vida... para que busquem em Vós o consolo e a esperança de um futuro melhor. Nós vos pedimos.

(4)

4 Padre: Senhor, nosso Pai, fonte inesgotável de amor e misericórdia, que nos destes em Vosso Filho o exemplo de servidor do Reino. Fortalecei a nossa fé e concedei- nos a graça de imitá-lo, para juntos construirmos o Vosso Reino de amor, justiça e verdade. Ele que vive e reina para sempre convosco, pelos séculos dos séculos.

AMÉM.

17. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: O Reino de Deus que Jesus veio inaugurar está presente onde se manifesta a atitude do serviço, da doação generosa, do respeito pelos outros e do diálogo, onde se estabelece relações novas entre homens e nações e entre nós e a natureza. Apresentemos ao Altar do Senhor pão e vinho, que por força e ação do Espírito Santo, serão transformados no corpo e sangue do Senhor.

(L e M - Pe. José Cândido da Silva)

1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor.

O HOMEM QUE TRABALHA FAZ A TERRA PRODUZIR. O TRABALHO MULTIPLICA OS DONS QUE NÓS VAMOS REPARTIR.

2. Bendito seja Deus Pai, do universo o criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor.

3. E nós participamos da construção do mundo novo. Com Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.

18. CONVITE A ORAÇÃO

Padre: Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Todos: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

19. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano - p. 384)

20. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA I (Missal Romano – p. 384 e 469)

Padre: O Senhor esteja convosco.

Todos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

Padre: Corações ao alto.

Todos: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS.

Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

Todos: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

21. SANTO (adaptação litúrgica – O Senhor é Santo)

SANTO, SANTO, SANTO. Senhor Deus do universo, o céu e a terra proclamam vossa glória, hosana nas alturas. SANTO, SANTO, SANTO. Bendito o que vem, em nome do Senhor. Bendito o que vem, em nome do Senhor, Hosana, Hosana, nas alturas.

(5)

5 22. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Final da Oração do Pai Nosso – NÃO SE DIZ AMÉM. Em seguida, o sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos.

Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

Todos: VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!

Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Todos: AMÉM!

Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

Todos: O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

23. HINO AO CORDEIRO – A escolha, seguindo a fórmula do Missal Romano

Padre: (...) Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS DIZEI UMA PALAVRA E SEREI SALVO.

24. CANTO DE COMUNHÃO (L - José Thomaz Filho / M - Frei Fabreti)

1. O meu Reino tem muito a dizer não se faz como quem procurou aumentar os celeiros bem mais e sorriu. Insensato, que vale tais bens, se hoje mesmo terás o teu fim? Que tesouros tu tens pra levar além?

SIM, SENHOR, NOSSAS MÃOS VÃO PLANTAR O TEU REINO! O TEU PÃO VAI NOS DAR TEU VIGOR, TUA PAZ!

2. O meu Reino se faz bem assim se uma ceia quiseres propor, não convides amigos, irmãos e outros mais. Sai à rua a procura de quem não puder recompensa te dar, que o teu gesto lembrado será por Deus.

3. O meu Reino quem vai compreender? Não se perde na pressa que têm sacerdote e levita que vão sem cuidar. Mas se mostra em quem não se contêm se aproxima e procura o melhor para o irmão agredido que viu no chão.

4. O meu Reino não pode aceitar quem se julga maior que os demais por cumprir os preceitos da lei, um a um. A humildade de quem vai além e se empenha e procura o perdão é o terreno onde pode brotar a paz.

5. O meu Reino é um apelo que vem transformar as razões de viver que te faz desatar tantos nós que ainda tens. Dizer sim é saberes repor tudo quanto prejuízo causou dar as mãos, repartir, acolher, servir!

(6)

6 25. PÓS-COMUNHÃO (A. Kunc)

CRISTO VENCE, CRISTO REINA, CRISTO IMPERA!

1. Proclamam as nações o Filho de Deus e em louvor de Cristo cantam vozes

“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas Alturas!”.

2. A multidão pôs-se a louvar a Deus, pelos milagres que vira, dizendo alegre e alto:

“Bendito o que vem como Rei, em nome do Senhor!”

26. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO (Missal Romano – p. 385)

27. AVISOS E ORIENTAÇÕES

28. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 526 - 14)

29. CANTO FINAL (L e M - Frei Luiz Turra)

JESUS CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE! ONTEM, HOJE E SEMPRE, ALELUIA!

1. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito da Criação. Tudo o que existe foi Nele criado, Nele encontramos a redenção.

2. Ele é a cabeça da Igreja, seu corpo, o primogênito entre os mortais, que Nele habite a vida mais plena, foi do agrado de nosso Pai.

3. Reconciliou todas as criaturas, dando-nos paz pelo sangue da cruz. Deus nos tirou do império das trevas e nos chamou a viver na luz.

Referências

Documentos relacionados

Animador - Quem crer e for batizado será salvo. Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela

Padre - Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do

fazei que os vossos dons, nossa única riqueza, frutifiquem para nós em prêmio eterno. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os

(Letra- Maria de Fátima de Oliveira / Música - Frei Beraldo J. Conversão esperança de vida, renovada na fé e no amor com os frutos colhidos da terra, colocamos no

Padre - Orai irmãos e irmãs para que levando ao altar as alegrias e fadigas de cada dia, nos disponhamos a oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo

4. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor. Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. - Senhor, concedei sabedoria a Vossa Santa Igreja e seus pastores, para que continuem firmes na fé e anunciem sempre a esperança de um

Dentre as complicações respiratórias mais freqüen- tes durante a DP encontrou-se a redução da com- placência pulmonar e da pressão parcial arterial de oxigênio, aumento