• Nenhum resultado encontrado

O EQUILÍBRIO DE UMA DIETA BALANCEADA, HIGIENE ADEQUADA E ACESSIBILIDADE NA SAÚDE PÚBLICA ASSOCIADOS À CÁRIE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O EQUILÍBRIO DE UMA DIETA BALANCEADA, HIGIENE ADEQUADA E ACESSIBILIDADE NA SAÚDE PÚBLICA ASSOCIADOS À CÁRIE."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 1

O EQUILÍBRIO DE UMA DIETA BALANCEADA, HIGIENE ADEQUADA E ACESSIBILIDADE NA SAÚDE PÚBLICA

ASSOCIADOS À CÁRIE.

OLIVEIRA, Daniella Paula de¹ daniella_dpo@yahoo.com.br OLIVEIRA,Lesiandra F. de¹ lesiandraferrz@hotmail.com STRAPASSON, Jaqueline¹ jaquelinestrapasson@yahoo.com.br

ZAMBONI, Ana Paula¹ anapaulazamboni@hotmail.com

BORGHETTI, Vanessa I.² odontologia.gv@ideau.com LANGE DOS SANTOS, Tiago²

tiagolange@ideau.com.br MELLO, Márcia Regina de²

marciamello@ideau.com.br NOGUEIRA, Audrea Dallazem²

audreanogueira@ideau.com ZAIONS, Ana Paula D. R. E.² anapaularesende@ideau.com.br

¹Discentes do Curso de Odontologia – Nível IV – Faculdades IDEAU – Getúlio Vargas/RS

²Docentes do Curso de Odontologia – Nível IV – Faculdades IDEAU – Getúlio Vargas/RS

RESUMO: O Tratamento restaurador tem como finalidade o tratamento da cárie que busca também respeitar um dos principais conceitos atuais da prática odontológica que é criar um ambiente favorável que detenha o processo da doença através da mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. A fluoretação da água de abastecimento público representa uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública, podendo ser considerada como o método de controle de cárie dentária, quando considerada a abrangência coletiva. O objetivo desse estudo é verificar por meio de questionário a percepção dos usuários da rede de atenção à saúde bucal no pré e pós-atendimento odontológico pelo SUS. Através da coleta de dados nas Unidades básicas de Saúde (UBS) da cidade de Getúlio Vargas, RS. Por meio de uma revisão de literatura analisar as relações entre os serviços de saúde e as condições de vida da população, tornando-se ponto de partida para estudos sobre dentística e saúde pública. Um alto índice de cárie pode ser constatado nos entrevistados de Getúlio Vargas, sendo que 97% afirmam já ter apresentado cárie em algum momento de sua vida.

Palavras-chave: Saúde Pública, Flúor, Cárie.

ABSTRACT: The restorative treatment aims to treat decay that also seeks to comply with one of the main current concepts of dental practice which is to create an environment favorable to halt the disease process through minimal intervention and maximum preservation of dental structures. The public drinking water fluoridation is one of the main and most important public health measure, and may be regarded as the tooth decay control method, when considering the news coverage. The aim of this study is to determine through a questionnaire the users' perception of oral health care network before and after dental care SUS. By collecting data in Basic Health Units (UBS) in the city of Getulio Vargas, Brazil. Through a literature review examining the relationship between health services and the population's living conditions, becoming a starting point for studies of dentistry and public health. A high prevalence may be seen in respondents of Getulio Vargas, and 97%

said they had presented decay at.

Keywords: Public Health, Fluoride, Caries.

(2)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 2

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento das condições do meio pertinente à saúde é de singular relevância no estabelecimento de medidas de promoção da qualidade de vida do indivíduo, famílias e comunidades. De acordo com a Organização de Saúde, o conceito de saúde entendido como resultado do estilo de vida, condições biológicas e acesso aos bens e serviços, diretamente relacionado aos determinantes de saúde de uma comunidade, transcende as concepções que tendem a reduzir os problemas sanitários ao âmbito das doenças e dos serviços de saúde, destacando-se os aspectos da promoção e prevenção (AZEREDO, 2007).

As atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) devem se basear na identificação dos problemas de saúde prevalentes, tendo como referência o perfil epidemiológico, demográfico e social da população (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Getúlio Vargas, estão entre as competências da Equipe de Saúde: a assistência integral incorporando como objeto das ações a pessoa; o meio ambiente; os comportamentos interpessoais; e a visita domiciliar com a finalidade de monitorar a situação de saúde das famílias. É preconizado que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) realize, no mínimo, uma visita por família da área de abrangência ao mês, sendo que, quando necessário, estas podem ser repetidas de acordo com as situações determinantes de cada realidade (CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA, Nº17, 2008).

A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação de cada usuário, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde.

O presente estudo surgiu do interesse dos alunos do IV Semestre da Faculdade de Odontologia do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) em conhecer a atuação clínica do cirurgião dentista sobre as práticas odontológicas nos serviços públicos de saúde do município de Getúlio Vargas (RS). Tem-se como eixo condutor, promover o contato com pacientes, ambiente odontológico e também, com futuros colegas de profissão, relacionando a realidade social, o conhecimento e informação que esses pacientes atendidos em serviços públicos tem em relação à prevenção com a real necessidade de tratamento odontológico restauradores.

(3)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 3

Desde esta perspectiva, este estudo tem como objetivo verificar, por meio de questionário, a percepção dos usuários da rede de atenção a saúde bucal no pré e pós atendimento odontológico, onde pretende analisar as relações entre os serviços de saúde e as condições de vida da população, tornando-se ponto de partida para estudos mais aprofundados sobre o tema.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Referencial Teórico

Tendo em vista o reconhecimento da saúde bucal como parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo, a Odontologia vem adquirindo grande importância no cenário nacional, diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, meio ambiente, lazer, acesso aos serviços de saúde e informação.

A busca pela qualidade dos serviços de assistência odontológica, principalmente no âmbito do SUS, permite avaliar o atendimento e a satisfação do usuário nos serviço prestado, sendo o primeiro passo para o desenvolvimento de ações que conduzirão à melhoria do serviço de saúde, podendo auxiliar nos processos de tomada de decisão, planejamento, distribuição de recursos e priorização das ações em saúde bucal.

A Organização Mundial de Saúde (1946) define saúde como sendo “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade.” Esse conceito é de fundamental importância para as políticas de saúde pública, na medida em que considera não apenas os determinantes biológicos da saúde, mas também leva em conta o processo saúde-doença como resultado do binômio corpo-mente e de sua interação com o meio ambiente. A saúde é pensada positivamente, e não como simples ausência de doença (MARQUES, 2015).

Para Cruz Neto (1999), em uma definição mais abrangente de saúde, não reduzida à esfera biológica do indivíduo, se fazem indispensáveis medidas integrais, que compreendam aspectos sociais e políticos. A saúde deve ser entendida como um direito social. As políticas públicas de saúde, portanto, não devem estar restritas a um conceito limitado de saúde ou à forma organizacional dos serviços.

Políticas de saúde pública efetivas constituem o único meio de assegurar à população o acesso à saúde e, por conseguinte, minimizar as iniquidades sociais. No entanto, somente a

(4)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 4

saúde tomando-se um direito de todos, situada dentro de um contexto amplo, influenciada por inúmeros determinantes sociais, será possível elaborar e executar tais políticas (BADZIAK, 2010).

A promoção de saúde é o aspecto fundamental para efetivação da Atenção Básica.

Através da construção de políticas públicas saudáveis, é uma estratégia de articulação transversal que objetiva a melhoria na qualidade de vida e a redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde (CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA Nº17, 2008).

O planejamento permite a possibilidade de se compreender a realidade, os principais problemas e necessidades da população. Fazendo uma análise desses problemas, bem como buscando elaborar propostas capazes de solucioná-los, tem-se como resultado em um plano de ação. Viabilizando por meio de ações estratégicas, onde se estabelecem metas, a implementação de um sistema de acompanhamento e avaliação destas operações (BIFANO, 2009).

A epidemiologia tem importância ao se destacar no planejamento das atividades de Saúde Bucal na Atenção Básica. Com ela pode-se conhecer o perfil da distribuição das principais doenças bucais, monitorar riscos e tendências, avaliar o impacto das medidas adotadas, estimar necessidades de recursos para os programas e indicar novos caminhos, intervindo para mudar circunstâncias sociais e ambientais que afetam a saúde coletivamente e que possam conduzir a ambientes saudáveis (CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA Nº17, 2008).

A educação em saúde bucal deve fornecer instrumentos para fortalecer a autonomia dos usuários no controle do processo saúde-doença e na condução de seus hábitos. A expansão do serviço público odontológico seguiu a estratégia de focalizar esforços e recursos para esses alvos programáticos. Ao ressaltar o problema do aumento da desigualdade na experiência de cárie associado à forma como a fluoretação das águas e o equilíbrio de uma dieta balanceada foi e vem sendo implementada. Direcionando o benefício preferencialmente para as áreas onde se faça mais necessário, e que contribua de modo efetivo para a redução das desigualdades na distribuição da cárie (ANTUNES, 2010).

Assegurar o direito de saúde a todos é certamente um grande desafio. Devem ser considerados inúmeros fatores para que sejam formuladas políticas de saúde pública adequadas para a realidade de uma população (BADZIAK, 2010).

(5)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 5

A cárie dentária é uma doença infecciosa, transmissível e multifatorial, como observado na figura 1, que acompanha a humanidade desde tempos imemoriais. Resulta da colonização da superfície do esmalte por micro organismos – especialmente os Streptococcus mutans – que, metabolizando carbo-hidratos fermentáveis (sacarose, p. ex.), produzem ácidos.

Essa acidez localizada, provocada pela disponibilidade de açúcar, leva à dissolução do fosfato de cálcio das camadas superficiais da estrutura de esmalte dental, liberando fosfato e cálcio para o meio bucal. (NARVAI, 2000).

Figura 1: Fatores contribuintes da cárie

Fonte: httpwww.scielo.brscielo.phppid=S1415-54192007000600012&script=sci_arttext

A partir de um determinado momento essa perda mineral atinge tal grau que se observa a formação de uma cavidade cuja evolução, nos casos extremos, corresponde à destruição de toda a coroa dentária. A relação açúcar-cárie está bem documentada e não há qualquer dúvida quanto ao papel central do açúcar no processo cariogênico (SIQUEIRA, 2010).

A cárie dentária é uma doença multifatorial, que, nas últimas décadas, tem-se observado uma tendência de queda nos índices de cárie dentária no Brasil e em outros países.

Múltiplos fatores são apontados como possíveis causas para o declínio da doença: a adição de flúor à água de abastecimento público, o emprego de dentifrícios fluorados em larga escala e

(6)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 6

modificações no padrão e quantidade de consumo de açúcar, associados à melhoria nas condições de vida; e maior acesso à atenção em saúde bucal coletiva e ampliação das ações de promoção e educação em saúde bucal. A cárie dentária, entretanto, permanece como um grande problema de Saúde Pública, no Brasil e na maior parte do mundo (BARBOSA, 2007).

O flúor tem uma importante participação na prevenção da cárie dentária, estando disponível principalmente na água de abastecimento. Estes íons tem sido associados com a inibição da desmineralização e a aceleração da remineralização durante o processo carioso. A presença constante do flúor na saliva constitui o principal fator na prevenção da cárie. Além disso, tem-se demostrado que o flúor na placa bacteriana pode inibir a produção de ácidos pelas bactérias cariogênicas (ASSIS, 1999).

Entretanto, a ingestão excessiva do íon flúor pode ocasionar a fluorose dentária. Essa patologia resulta de um distúrbio ocorrido durante a formação do elemento dentário, caracterizada por uma hipomineralização do esmalte, causada pela ingestão excessiva de flúor. A distribuição e severidade dessa patologia estão principalmente relacionadas com a quantidade de flúor ingerido, com a duração da exposição, e com o estágio da amelogênese na qual houve a intoxicação (CARVALHO, 2011).

A primeira menção de que se tem notícia recomendando oficialmente a adição de flúor à água de abastecimento público no Brasil foi feita pelo X Congresso Brasileiro de Higiene, realizado em Belo Horizonte (MG), em outubro de 1952. Manter um indivíduo beneficiado pela fluoretação da água ao longo de toda a sua vida custa o equivalente a uma única restauração dentária. A fluoretação é a adição controlada de um composto de flúor à água de abastecimento público com a finalidade de elevar a concentração do mesmo na saliva a um teor predeterminado e, desta forma, atuar no controle da cárie dentária (NARVAI, 2000).

A fluoretação das águas de abastecimento público é uma medida de saúde coletiva com inigualável abrangência populacional e grande eficiência na prevenção da cárie dentária, desde que respeitadas à continuidade e a regularidade dos teores adequados. Para a maior parte do território brasileiro, o limite está entre 0,6 e 0,9 ppm de flúor (AERTS, et al., 2004).

A fluoretação da água de abastecimento público representa uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública, podendo ser considerada como o método de controle de cárie dentário mais efetivo, quando considerada a abrangência coletiva. O fato desta medida não permitir uma abordagem seletiva para o controle da cárie explica as dúvidas e questionamentos sobre a mesma, que são frequentemente uma questão de filosofia social e

(7)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 7

não científica, uma vez que está apoiada em sua segurança e efetividade comprovadas após a implantação. Há várias décadas, o flúor tem sido utilizado no controle da cárie dentária, resultando em uma melhora significante na saúde bucal da população (RAMIRES, 2007).

Sistematiza-se o conhecimento disponível sobre o estágio atual de efetivação das principais políticas de saúde bucal no Brasil e seu impacto sobre as desigualdades em saúde.

Embora a fluoretação da água de abastecimento público no Brasil seja uma determinação legal, sua implantação tem sofrido marcantes desigualdades regionais. São apresentados dados sobre o grau de efetivação da medida e são revisados estudos que avaliaram seu impacto sobre a ampliação da desigualdade na experiência de cárie dentária (ANTUNES, 2010).

Também são de extrema relevância as políticas relacionadas à higiene bucal, ao tabagismo, aos serviços de saúde e, em especial, ao uso do flúor. Inúmeros estudos realizados nos últimos vinte anos tem comprovado a eficácia do flúor na redução da cárie dentária (AERTS, et al, 2004).

A oferta de atendimento público odontológico, ampliada consideravelmente após a implantação do Sistema Único de Saúde, também é discutida em relação à provisão do serviço e seu impacto sobre a redução da desigualdade no acesso a tratamento dentário. A discussão do efeito diferencial dessas medidas propiciou a proposição de estratégias focais (direcionar a fluoretação para as áreas com maiores necessidades), visando reduzir a desigualdade na experiência de cárie no País (ANTUNES, 2010).

Conforme Portal Brasil (2010), o Brasil Sorridente, programa do governo federal que reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), funciona de maneira integrada à Estratégia Saúde da Família, levando atendimento odontológico às residências e escolas. As 20,3 mil equipes de Saúde Bucal - compostas por cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal – já atendem em 85% dos municípios do país. Elas são as responsáveis pelo atendimento primário (educação e prevenção, distribuição de kits de higiene, tratamento de cáries, aplicação de flúor, extração e restaurações).

Ter uma boa alimentação tem sido cada vez mais associado ao estabelecimento e manutenção da saúde e qualidade de vida. Por outro lado padrões alimentares inadequados podem levar ao aparecimento de doenças como a cárie dentária (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005).

(8)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 8

A dieta e o estado nutricional influenciam a saúde bucal de diversas formas.

Deficiências no estado nutricional podem resultar em defeitos na estrutura dos dentes durante o seu período de formação e atraso na erupção dentária, além de alterações nas glândulas salivares. Após a erupção, por um efeito local direto, os açúcares e ácidos da dieta podem causar cárie dentária e erosão dentária, respectivamente (BATISTA, et al, 2007).

Os alimentos saudáveis e as refeições definem como alimentação saudável aquela constituída por três grupos de alimentos. O primeiro grupo seria o de alimentos com alta concentração de carboidratos complexos, como grãos, incluindo arroz, milho e trigo; pães, massas, tubérculos como a batata e inhame e raízes como a mandioca. As frutas, legumes e verduras constituem o segundo grupo e o terceiro, os alimentos vegetais ricos em proteínas, particularmente os cereais integrais, as leguminosas, sementes e castanhas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

É importante evitar alimentos que são cariogênicos como: ricos em sacarose, especialmente o açúcar refinado, doces, refrigerantes, balas, bombons, biscoito, sorvete, etc.

Alimentos a base de amido e carboidratos que costumam aderir aos dentes, reduzem os níveis de pH na boca por um período maior de tempo, aumentando a exposição à acidez (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005).

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes para manter os dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis contribuem para ter uma boa aparência, mas são também importantes para falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes por dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e o fio dental deve ser utilizado em no mínimo uma dessas escovações. É importante utilizar um antisséptico ou enxaguante bucal (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

É importante também realizar aplicações tópicas de flúor que é um procedimento preventivo que visa fortalecer os dentes que apresentam riscos de cárie. A aplicação pode ser realizada de diversas formas, entre elas, aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na

(9)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 9

forma de verniz. Essa forma de aplicação é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de moldeiras (PINTO, 1993).

A dentística é uma especialidade da odontologia que estuda e aplica de forma integrada o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico dental. Os tratamentos, preventivos ou restauradores, devem resultar na manutenção do restabelecimento da forma, da função e da estética, mantendo a integralidade fisiológica do dente em relação harmônica com a estrutura dental remanescente, os tecidos moles e o sistema estomatognático (CONCEIÇÃO, 2007).

A doença da cárie foi predominante tratada em um modelo cirúrgico restaurador que inclui o diagnóstico das cavidades de cárie seguido da remoção do tecido cariado e a confecção da restauração (RUSSO, 2010).

O profissional que atua na dentística precisa ter um amplo conhecimento de materiais e técnicas para selecionar e aplicar a melhor opção de tratamento para cada paciente. Deve ter conhecimento em várias áreas da odontologia, com isso o dentista pode e deve planejar o tratamento de seus pacientes realizando efetivamente uma inter-ligação entre as diferentes áreas da odontologia e deve estar comprometido com uma prática de promoção de saúde (CONCEIÇÃO, 2007).

Metodologia

Para a realização do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) 2015 II, os alunos do IV semestre de Odontologia do IDEAU, com o objetivo de verificar por meio da percepção dos usuários da rede de atenção à saúde bucal no pré e pós atendimento odontológico pelo SUS, realizaram um levantamento de dados com questões semi- estruturadas a este respeito, na comunidade de Getúlio Vargas/RS. Estes dados visaram a percepção dos pacientes nas distintas situações clínicas odontológicas, como a Endodontia, Dentística, Exodontia, Radiologia, Estomatologia e Saúde Pública propriamente dita, bem como relacionar os dados obtidos com os determinantes sociais de saúde, como por exemplo, condições adequadas de moradia, alimentação, emprego, bem-estar social e rendimentos que assegurem uma vida digna.

O município de Getúlio Vargas possui uma área territorial de 286,566 km², densidade demográfica 56,37 hab/km². Segundo o último censo demográfico realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população total do município de Getúlio Vargas-RS é de 16154 habitantes, distribuída na zona urbana e rural.

(10)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 10

O presente estudo, cujo instrumento de coleta de dados foi à realização de entrevistas aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com usuários do atendimento público, tendo como roteiro um questionário, o qual foi utilizado para esse trabalho as seguintes perguntas:

Você já teve cárie?

Quantas vezes ao dia escova os dentes?

Em sua residência, quais as maneiras utilizadas para higiene dental?

Considera sua dieta em relação ao açúcar como:

Sua residência tem acesso à água tratada?

A amostra foi aleatória estratificada pelas diferentes micro-áreas de saúde, garantindo, dessa forma, a representatividade equitativa entre os mesmos e, consequentemente, entre as zonas rural e urbana.

A cidade de Getúlio Vargas possui seis UBSs, nominadas de acordo com a sua localização, que são: Centro, Santo André, São José, Navegantes, Souza Ramos e Rio Toldo.

Estas UBSs, bem como os assuntos, foram sorteadas aos grupos. Os dados foram coletados durante um período de duas semanas, de 19 a 31 de outubro de 2015, constituindo uma amostra aleatória. Foram entrevistados um total de 388 indivíduos, em uma faixa etária de 12 a mais de 65 anos.

Segundo Pallas & Villae Richardson (2007), antes de iniciar o estudo é necessário provar o instrumento. O estudo piloto ou pré-teste refere-se à formulação prévia do questionário e apresentação aos professores que orientaram a realização do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) 2015 II. Os participantes do estudo foram orientados em relação aos objetivos e procedimentos da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido.

Este grupo ficou responsável pelo levantamento específico de Dentística e em agrupar os resultados obtidos na forma de gráficos, utilizando recursos estatísticos e confrontando os resultados com pesquisas realizadas pelo Data Folha Nacional de 2014 em conjunto com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a literatura estudada. As entrevistas foram realizadas pelos alunos do curso de Odontologia da Faculdade IDEAU de Getulio Vargas – RS.

(11)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 11

3 RESULTADOS E ANÁLISE

Para a análise dos dados da pesquisa, utilizamos o método de análise de conteúdo, buscando obter indicadores quantitativos, que permitam interpretar a fala dos entrevistados, que contemplasse o conteúdo manifesto e latente, presentes no estudo. A taxa de respostas obtida foi igual a 100%, não havendo perdas por qualquer motivo. Ao estabelecermos relações da proposição, a análise de dados foi realizada através dos seguintes passos:

ordenação dos dados, classificação e somatório dos dados e análise final.

Na análise final do conteúdo do material coletado procuramos desvendar o conteúdo latente, na perspectiva de compreender o objeto de estudo dentro de um contexto em constantes modificações tecnológicas e sociais, permitindo uma maior compreensão e apreensão da prática odontológica na rede básica pública de Getúlio Vargas, sistematizada em seus aspectos de análise, as observações e o referencial teórico orientador.

Peres (2000) afirma que, os fatores biológicos e comportamentais aparecem frequentemente associados à cárie dentária e mostram ser de mais fácil compreensão, quando se estuda os fatores de risco para essa doença. No presente estudo, esses fatores apareceram representados pelo hábito de consumo de produtos cariogênicos e de falta de higiene adequada, o que pode ser atestado como desenvolvimento do processo carioso.

Pesquisa Data Folha em conjunto com CFO, (2014), informa que 39% dos brasileiros já foram ao dentista por problemas relacionados à cárie dental. Que 34 milhões de pessoas (23%) tem problemas bucais o mais comum é a cárie, 58% está fazendo tratamento restaurador e a mesmo índice para os quais já fizeram restaurações. Um alto índice de cárie pode ser constatado nos entrevistados de Getúlio Vargas, sendo que 97% afirmam já ter apresentado cárie em algum momento de sua vida, como mostra a Figura 2.

Figura 2: Você já teve cárie?

Fonte: Acadêmicos do IV semestre de Odontologia da Faculdade IDEAU, 2015.

(12)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 12

Em média, o brasileiro adulto costuma escovar os dentes três vezes por dia, segundo a Pesquisa Data Folha (2014). Uma parcela de 3% declarou escovar os dentes uma vez por dia, 23%, duas vezes ao dia, 49%, três vezes, 16%, quatro vezes, e 7%, cinco vezes ou mais ao dia; 57% costumam usar fio dental, sendo que 30% o utilizam mais de uma vez por dia, e 51% utilizam enxaguante bucal. Já na pesquisa realizada em Getúlio Vargas, pode-se constatar, verificando as Figuras 3 e 4 que, 56% da população escova 3 vezes ao dia os dentes, 65% utilizam creme dental, 15% fio dental e apenas 7% utilizam enxaguante bucal.

Figura 3: Quantas vezes ao dia escova os dentes?

Fonte: Acadêmicos do IV semestre de Odontologia da Faculdade IDEAU, 2015.

Figura 4: Em sua residência quais as maneiras utilizadas para higiene dental?

Fonte: Acadêmicos do IV semestre de Odontologia da Faculdade IDEAU, 2015.

Os hábitos alimentares cariogênicos, à base de carboidratos e sacaroses, e a falta de higiêne adequada dos brasileiros, comprovam os índices cariogênicos relatados na literatura pelo Ministério da Saúde e confirmados pela pesquisa realizada em Getúlio Vargas, a Figura 5

(13)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 13

mostra que a maioria dos entrevistados, 50% considera médio o consumo de açúcar, ou seja, boa parte das suas refeições tem a existência da sacarose na alimentação.

Figura 5: Considera a sua dieta em relação ao acúcar como:

Fonte: Acadêmicos do IV semestre de Odontologia da Faculdade IDEAU, 2015.

O século XX foi marcado, no âmbito da saúde bucal coletiva, pela descoberta das possibilidades preventivas do flúor. Seu uso em larga escala tornou possível beneficiar milhões de pessoas, livrando-as da cárie ou diminuindo a severidade dessa doença, relata Narvai (2000). Grande parte da população de Getúlio Vargas, 97%, tem acesso à água tratada, ou seja, fluoretada, a parte que afirma não ter o tratamento são de pessoas que moram na zona rural da cidade e tem o abastecimento de água de poços e fontes. Figura 6.

Figura 6: Sua residência tem acesso à água tratada?

Fonte: Acadêmicos do IV semestre de Odontologia da Faculdade IDEAU, 2015.

O presente estudo desenvolveu a análise das relações entre os serviços de saúde e os hábitos e condições de vida da população, indicando para estudos mais aprofundados sobre o tema, como forma de garantir melhores condições de vida.

A utilização de um critério único para identificar grupos ou indivíduos de risco para alta severidade de cárie não parece adequada, segundo os resultados apresentados. Além

(14)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 14

disso, mostrou-se a complexidade e a dificuldade de se tentar explicar a doença cárie dentária através de fatores mais gerais como as condições sociais e os hábitos comportamentais.

Novos estudos sobre a relação entre a cárie dentária e os seus determinantes mais gerais, como os diferentes aspectos da vida dos indivíduos, deveriam ser realizados na tentativa de conhecer fatores preditivos da doença e contribuir para implantar medidas de promoção de saúde bucal, buscando melhorar a qualidade de vida da população.

4 CONCLUSÃO

A implantação de flúor na água potável é a principal política de saúde pública do Brasil, no que se refere a estratégias na prevenção de cárie dental e, proporcionou um declínio na cárie dental, conjuntamente a uma dieta equilibrada e sem excessos no consumo de açúcares.

A população de Getúlio Vargas ainda possui altos índices de cárie, provavelmente não por falta de atendimento, mas por fatores como falta de informações fornecidas até pela própria Saúde Pública da cidade, segundo alguns entrevistados; ou ainda, pela falta da promoção da saúde com os mesmos. Os entrevistados que obtiveram atendimento e instrução nas UBSs, não somente quanto à higiene, mas também quanto a hábitos saudáveis, notou-se melhora em sua saúde bucal.

Em conjunto com as ofertas de atendimento odontológico nas UBSs na cidade de Getúlio Vargas, o cidadão tem o atendimento adequado para resolução do seu problema. Falta no município outros meios de promover a saúde dental, como escovódromos, palestras de orientação e motivação para a escovação dental; instruções em creches e escolas sobre alimentação mais saudável para a saúde bucal.

Aliança para um Futuro Livre de Cárie é a união de um grupo mundial de especialistas em odontologia e em saúde publica, para promover ações clínicas e de saúde pública integradas, a fim de impedir a instalação e progressão da cárie, com o intuito de avançar para um futuro livre de Cárie em todas as faixas etárias da população. Aprender a importância da cárie como uma doença evolutiva e a participar de ações que forneçam abrangente prevenção e manejo da cárie que possa influenciar positivamente no problema constante da cárie. O projeto prevê que apartir que apartir de 2026 todas as crianças devem estar livres das cáries.

(15)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 15

REFERÊNCIAS

AERTS, D.; ABEGG C.; CESA, K. O papel do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva vol.9 no.1 Rio de Janeiro 2004. Disponível em:

<http//www.scielo.br>. Acesso em: 04 de outubro de 2015.

ANTUNES, J. L. F.; NARVAI, P. C. Políticas de saúde bucal no Brasil e seu impacto sobre as desigualdades em saúde. Rev Saúde Pública 2010;44(2):360-5, 2010. Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

ASSIS, G. F.; BUZALAF, M. A. R.; FARIAS, F. A. C.; GRANJEIRO, J. M.; TORRES, S.

A.; LARA, V. S.; OLIVEIRA, D. T. Mecanismos biológicos e influência de fatores ambientais na fluorose dentária e a participação do flúor na prevenção da cárie: revisão de literatura. Rev. Fac. Odontol. Bauru;7(3/4):63-70, jul.-dez. 1999. Disponível em: <

http//www.bvs.com >. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

BADZIAKI, R. P. F.; MOURA, V. E. V. Determinantes sociais da saúde: um conceito Para efetivação do direito à saúde. R. Saúde Públ. Santa Cat., ISSN: 2175-1323, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil, v. 3, n. 1, jan./jun. 2010. Disponível em: <

http://esp.saude.sc.gov.br/sistemas/revista/index.php/inicio/article/viewFile/51/114>. Acesso em: 16 de outubro de 2015.

BARBOSA, Andréia Priscila Monteiro. Prevalência da doença cárie em crianças de cinco anos de idade na cidade de Curitiba – análise crítica. Epidemiol. Serv.

Saúde v.16 n.2 Brasília jun. 2007. Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 16 de outubro de 2015.

BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T. Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança. Rev. Nutr. vol.20 no.2 Campinas Mar./Apr. 2007.

Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 04 de outubro de 2015.

BIFANO, Claudio R. Proposta de Reorganização da Atenção em Saúde Bucal prestada ao Idoso, nas Pesquisas de Saúde Bucal do Município de Conselheiro Lafaiete-MG. 2009 https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2265.pdf. Disponível em: <

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2265.pdf>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

CARVALHO, R. B.; MEDEIROS, U. V.; SANTOS, K. T.; PACHECO FILHO, A. C.

Influência de diferentes concentrações de flúor na água em indicadores epidemiológicos de saúde/doença bucal. Ciênc. saúde coletiva vol.16 no.8 Rio de Janeiro Aug. 2011.

Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 04 de outubro de 2015.

CONCEIÇÃO, Ewerton Nocchi. Dentística: saúde e estética. 2.ed. ed. São Paulo/SP:

Artmed, 2007.

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R. A concretização de políticas públicas em direção à prevenção da violência estrutural Ciênc. saúde coletiva vol.4 no.1 Rio de Janeiro. 1999.

Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231999000100004>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

(16)

__________________________________________________________________________________________

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 16

Data folha Instituto de Pesquisa, 2014. Saúde Bucal. Disponível em:

<http://cfo.org.br/pesquisas/>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

MARQUES, G. H.; MATINS, K. P. H. Responsabilidade médica e suas implicações na prática clínica. Rev. Bioét. vol.23 no.1 Brasília Jan./Apr. 2015. Disponível em: <

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-80422015000100051&script=sci_arttext>.

Acesso em: 04 de outubro de 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção básica; Saúde bucal. Secretaria de atenção e saúde, Departamento de atenção básica, Brasília-DF, 2005, 2006, 2008. Disponível em: <

http://bvsms.saude.gov.br/ >. Acesso em: 06 de outubro de 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira; Promovendo a Alimentação Saudável. Secretaria de atenção e saúde, coordenadoria da politica de alimentação. Serie A, Normas e Manuais Técnicas, Brasília-DF, 2005. Disponível em: <

http://bvsms.saude.gov.br/ >. Acesso em: 04 de outubro de 2015.

NARVAI, Paulo Capel, Cárie dentária e flúor: uma relação do século XX. Ciência e saúde coletiva vol.5 no.2 Rio de Janeiro 2000. Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em:

06 de outubro de 2015.

PEREIRA, D. Q.; PEREIRA, J. C. M.; ASSIS, M. M. A. A prática odontológica em Unidades Básicas de Saúde em Feira de Santana (BA) no processo de municipalização da saúde: individual, curativa, autônoma e tecnicista. Disponível em:

<http//www.scielo.br>. Acesso em: 06 de outubro de 2015.

PERES, K. G. A.; BASTOS, J. R. M.; LATORRE, M. R. D. O. Severidade de cárie em crianças e relação com aspectos sociais e comportamentais. 2000. Rev Saúde Pública 2000;34(4):402-8. Disponível em: < http:// www.fsp.usp.br/rsp>. Acesso em: 04 de outubro de 2015.

PINTO, Ilza Leite. Prevenção da cárie dental com aplicações tópicas semestrais de flúor- fosfato acidulado. Rev. Saúde Pública vol.27 n.4 São Paulo Aug. 1993. Disponível em:

<http//www.scielo.br>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

RAMIRES, I.; BUZALAF, M. A. R. A fluoretação da água de abastecimento público e seus benefícios no controle da cárie dentária – cinquenta anos no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 12(4):1057-1065, 2007. Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

RUSSO, Eliza Maria Agueda. Dentística: restaurações diretas. São Paulo: Santos, 2010.

SIQUEIRA, C. G.; MELO, V. O.; ALMEIDA, M. S.; CRUZ, A. C. C. L. Educação em saúde: a experiência de uma oficina de educação em saúde bucal para adolescentes de Itabaiana/SE. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010.

Disponível em: <http//www.scielo.br>. Acesso em: 06 de outubro de 2015.

STEINMACKER, Rondineli. Eficiência da Incorporação de Lodo de Estação de Tratamento de Água para Fabricação de Blocos Cerâmicos. Disponível em: <

http://www.udc.edu.br/monografia/monoamb146.pdf>. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,