• Nenhum resultado encontrado

Rev. Gaúcha Enferm. vol.37 número especial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Gaúcha Enferm. vol.37 número especial"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

8 Versão on-line Português/Inglês: www.scielo.br/rgenf www.seer.ufrgs.br/revistagauchadeenfermagem

Editorial

Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(esp):e71866

Como citar este artigo:

Avena MJ, Barbosa DA. A produção do conhecimento e as estratégias para incorporação dos resultados à prática de enfermagem [Editorial]. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(esp):e71866. doi: http:// dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016. esp.71866.

doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.71866

Alguns princípios e conceitos nos induzem a uma reflexão que as estratégias adotadas pela área da Enfermagem têm levado à incorporação dos resultados de pesquisas à prática clínica.

A ciência é um instrumento pelo qual o homem busca dar sentido à natureza e seus fenômenos, por meio da inves-tigação baseada em método sistemático e seguro. Como processo essencialmente dinâmico, evolui ao ser contestada, verificada e confrontada por novas ideias apresentadas pela comunidade científica em seu processo de divulgação(1).

Nos seus primórdios, a comunicação científica dava-se por meio de correspondência direta entre pares ou em expo-sição oral em reuniões das sociedades científicas. Com a evolução para a publicação em periódicos, o saber científico torna-se um insumo essencial para o desenvolvimento, atualização, avanços científicos e prática acadêmica(2).

A transição dos periódicos para o formato eletrônico traz para a comunidade científica uma agilidade na disseminação dos seus resultados sem precedentes na história da comunicação escrita. A possibilidade de obtenção do conhecimento em tempo real tem trazido para o ensino da enfermagem a atualização continuada a partir das evidências publicadas. Além disso, os programas de pós-graduação em Enfermagem têm sido um indutor de produção de ciência e avanços nessa área do conhecimento.

Enquanto a Bibliometria se preocupa em medir o impacto ou o consumo por pesquisadores da literatura disponível, outras teorias e ideias procuram organizar a forma de medir a produção e a transmissão da ciência. Novas ferramentas da tecnologia da informação, como Cientometria, Webometria e Altmetria permitem que os resultados de pesquisa e relações sociais e acadêmicas possam ser mapeadas e agregadas gerando novas formas de mensurar o seu impacto e seu consumo pela sociedade(3).

Vale ressaltar que a produção do conhecimento na área da Enfermagem, na maioria das vezes, é aquela que vai impac-tar nas condições de saúde da população, na assistência e no ensino. Desde as últimas décadas, é habitual que professores e alunos adotem que sua prática seja baseada na literatura que gera a melhor evidência visando a segurança do paciente e a decisão compartilhada, preservada a ética e o direito de escolha do cliente.

Parte da produção da Enfermagem pode ser considerada “Ciência Invisível” porque tem sido negligenciada no que diz respeito à obtenção de fomento pelas agências financiadoras de pesquisa por serem consideradas, por equívoco, de pou-co impacto, embora a Enfermagem brasileira seja a que mais publica artigos científipou-cos em periódipou-cos pou-com seletiva política editorial na América Latina. Essas pesquisas, consideradas de menos impacto para as agências de fomento, possivelmente são as que trazem mudança social, de hábitos e mais tardiamente nas políticas públicas.

A produção do conhecimento e as estratégias para

incorporação dos resultados à prática de enfermagem

a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Magdalena José Avenaa

Dulce Aparecida Barbosaa

(2)

9 A produção do conhecimento e as estratégias para incorporação dos resultados à prática de enfermagem

Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(esp):e71866 Conscientes deste descompasso entre obtenção do fomento e valor das pesquisas em enfermagem, os pesquisadores da área não se intimidam, fazem suas intervenções mesmo sem subsídios e, divulgam os benefícios das intervenções de enfermagem na saúde da população em periódicos nacionais e internacionais.

Embora não exista métrica para medir se a produção do conhecimento na área tem sido incorporada para a prática, o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida, a redução da mortalidade materna, neonatal e infantil nos leva a refletir que os esforços científicos da área da Enfermagem têm contribuído, (quiçá seja a protagonista) para a redução da morbimortalidade da população, melhoria da prática clínica em todos os níveis de assistência, do ensino e da pesquisa.

REFERÊNCIAS

1. Targino MDG. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Inf Soc: Estud. 2000 [citado 2016 dez 10];10(2):27p. Disponível em: http://www.ies.ufpb. br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248.

2. Kuramoto H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ci Inf. 2006 [citado 2016 jun 02];35(2):91-102. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/ article/view/1144.

3. Mingers J, Leydesdorff L. A review of theory and practice in scientometrics. Eur J Oper Res. 2015 [cited 2016 Dec 10];246(1):1-19. Available from: http://www.sciencedi-rect.com/science/article/pii/S037722171500274X.

Referências

Documentos relacionados

Ainda assim, esse estudo traz contribuições relevan- tes para o estado da arte, pois observa-se que ainda são incipientes estudos que abordem a percepção de idosos sobre

Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a metodologia de implementação de práticas baseadas em evidências científicas na prevenção e reparo do trauma pe- rineal no

Desta forma, considerando a realidade de acadêmicos de enfermagem sobre a temática lazer e sua relação com a saúde mental, tanto nas experiências pessoais quanto de

Diante do exposto, a interseção dos temas SADC, on- cologia pediátrica, quimioterapia, enfermagem, cuidados no tratamento quimioterápico e tecnologia da informa- ção possibilitou

Da análise dos dados emergiram três categorias: A prática de identificar e gerenciar os riscos; A segurança do pacien- te e as práticas de enfermagem; Dificuldades para melhorar

Conclusão: A investigação permitiu compreender que as plantas medicinais, além da relação biológica estabelecida, atuam no sistema de cuidado familiar, sendo que a sua

A prática de monitoramento em saúde está associada ao desenvolvimento e ao exercício de competências e atribu- tos de gestão, tais como, direcionalidade, comando, condu-

Apesar das limitações do estudo, como prin- cipalmente a amostra selecionada intencionalmente, e o fato da população ser composta apenas por idosos ativos social e