• Nenhum resultado encontrado

Contratação de Consultor na modalidade Produto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Contratação de Consultor na modalidade Produto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Contratação de Consultor na

modalidade Produto

PROJETO BRA 10/008 - EDITAL Nº 03/2022 1. Nª de vagas: 1

2. Qualificação educacional:

Obrigatória: Nível superior em áreas de formação de saúde, de química, de ciências biológicas ou agrárias, de engenharia de alimentos.

Desejável: Pós-graduação em temas vinculados à alimentação e nutrição.

Idioma Desejável: Conhecimento do idioma inglês.

3. Experiência profissional:

Obrigatória: Experiência de pelo menos 1 ano de experiência em temas vinculados a alimentação e nutrição

4. Motivos e relevância:

Os Programas de Monitoramento de Alimentos (Pronamas) permitem avaliar a segurança e a qualidade desses produtos consumidos pela população, sendo importantes ferramentas para o planejamento de ações de vigilância sanitária e promoção da saúde. Deste modo, envolvem monitoramentos de interesse nacional e são conduzidos em ação coordenada pela Anvisa e executada pelas vigilâncias sanitárias estaduais, distrital e municipais, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e por outros laboratórios públicos.

Os Pronamas, coordenados pela Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes (GHBIO) / Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) desde 2016, são atualmente organizados em ciclos bianuais. Para o Ciclo 2022/2023, foram definidos os seguintes monitoramentos nacionais: iodação do sal para consumo humano; fortificação de farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico; sódio e açúcares em alimentos industrializados; aditivos e contaminantes em alimentos; lactose em alimentos para fins especiais; e microrganismos resistentes e resíduos de antimicrobianos em frango.

Para esses programas, não há, atualmente, transferência de recursos federais específicos e, portanto, a sua execução leva em consideração as capacidades de coleta das vigilâncias sanitárias e de análise dos laboratórios envolvidos. Em cenário limitado em termos de recursos financeiros, humanos e materiais, há dificuldades para a ampliação e o aprimoramento dos Pronamas. Nesse sentido, são importantes ações nacionais diretas e indiretas para fortalecer essa ação de monitoramento pós-mercado de alimentos.

Reconhecendo que há espaço para melhorias na organização e na condução desses programas, foi elaborado pela GHBIO/GGMON/Anvisa e validado pela Quinta Diretoria, em junho de 2021, um Plano de Ação para Aprimoramento dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos, com propostas a serem implementadas entre 2021 e 2025. Entre as recomendações do Plano estão: a elaboração e o uso de critérios para escolha dos programas a serem priorizados nacionalmente; a definição de ciclos de monitoramento bianuais; a ampliação da etapa de planejamento; o escalonamento das coletas; a definição de redes de apoio por Programa; a criação de um Comitê ou Grupo Técnico dos Pronamas; o estabelecimento de planos de amostragem por ciclo, a priorização de análises de orientação, a elaboração de fichas técnicas e outros materiais de apoio, o acompanhamento da implementação e a avaliação dos programas e a adoção de melhorias na divulgação e no encaminhamento dos resultados. O documento também propõe trabalhos específicos relacionados à definição de normas de amparo aos Programas, à viabilização de estratégias de apoio nacional, ao credenciamento e estabelecimento de parcerias com laboratórios públicos não oficiais e à implementação de estratégias inovadoras nos monitoramentos. Deste modo, é necessário a contratação de serviço técnico especializado para aprimorar a gestão dos Pronamas, em especial nas estratégias de governança e avaliação.

(2)

5. Produtos e atividades:

Produto 1 – Documento contendo proposta para instituição de Grupo Técnico de Apoio à Gestão dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos.

Descrição: Este produto deverá conter proposta para instituição do grupo, sua formalização, definição da metodologia de trabalho e identificação dos representantes regionais das vigilâncias sanitárias e dos laboratórios envolvidos na execução dos Pronamas.

Produto 2 – Documento com estudo sobre necessidade de marco normativo para os Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos.

Descrição: Este produto deve conter estudo dos prós e contras de se definir marco normativo para os Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos, incluindo identificação dos problemas regulatórios, avaliação da experiência de outros países e órgãos, recomendação para a Anvisa e, conforme o caso, proposição de itens necessários para serem abordados em eventual norma.

Produto 3 – Relatório de avaliação dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos de 2021.

Descrição: Este produto deve conter a avaliação dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos de 2021, em relação aos critérios de escolha dos monitoramentos, dos ensaios e das categorias de alimentos, ao quantitativo de amostras avaliadas e à execução dos programas envolvidos, bem como definição de propostas factíveis e inovadoras para prevenir ou reduzir, nos ciclos futuros do Pronamas, a chance de ocorrência dos principais problemas identificados na avaliação.

Considerando os resultados esperados, deve-se desenvolver o projeto em quatro etapas. Consultas eletrônicas e reuniões virtuais podem ocorrer para apoiar o(a) consultor(a) no desenvolvimento dos produtos.

A primeira etapa é de alinhamento entre a GHBIO/GGMON e o(a) consultor(a) contratado(a) para desenvolver este projeto. Ela consiste na realização de reunião entre os atores envolvidos, para discussão e esclarecimento das entregas esperadas, do apoio da Anvisa no desenvolvimento dos trabalhos, da metodologia definida e dos prazos estabelecidos para a entrega dos produtos.

A segunda etapa consiste na elaboração do primeiro produto, que envolve a elaboração de proposta para instituição de Grupo Técnico de Apoio à Gestão dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos, a ser coordenado pela GHBIO/GGMON e composto pelas áreas internas da Anvisa envolvidas com o tema e por representantes regionais das vigilâncias sanitárias (Visas) e dos laboratórios.

A proposta é que o Grupo Técnico apoie as discussões estratégicas, o planejamento, a avaliação e o fortalecimento dos Pronamas. Ademais, eles podem aprimorar e tornar mais célere a tomada de decisões relacionadas aos monitoramentos nacionais de alimentos, considerando os pontos de vista dos envolvidos.

Porém, para que esta instância funcione conforme esperado é importante sua formalização, a definição da metodologia de trabalho e a adequada identificação dos representantes regionais das vigilâncias sanitárias e dos laboratórios envolvidos, para que estes considerem as particularidades, prioridades e dificuldades da região nas discussões vinculadas aos Pronamas.

Na terceira etapa, o(a) consultor(a) deve realizar estudo preliminar sobre necessidade de publicar normas que deem amparo técnico, financeiro e político à implementação dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos (segundo produto). Este produto deve conter estudo dos prós e contras de se definir marco normativo para os Programas, incluindo a identificação dos problemas regulatórios, a avaliação da experiência de outros países e de outros órgãos, a recomendação para a Anvisa e, conforme o caso, a proposição de itens necessários para serem abordados em eventual norma.

Na quarta etapa, referente ao terceiro produto, o consultor deve realizar a avaliação dos Programas Nacionais de Monitoramento de Alimentos de 2021, em relação aos critérios de escolha dos monitoramentos, dos ensaios e das categorias de alimentos, ao quantitativo de amostras avaliadas e à execução dos programas envolvidos. Esta etapa também envolve a definição de propostas factíveis e inovadoras para prevenir ou reduzir, nos ciclos futuros do Pronamas, a chance de ocorrência dos principais problemas identificados na avaliação. Para tal, é importante a colaboração dos atores envolvidos na execução dos Pronamas, por meio de consultas eletrônicas, oficinas, entrevistas ou reuniões.

(3)

6. Cronograma de entregas dos produtos:

7. Local de Trabalho:

Home-based, com disponibilidade para viagens, visitas técnicas, bem como reuniões e contatos regulares com os parceiros.

8. Duração do contrato:

180 dias

P1 60 dias a partir da assinatura do contrato P2 120 dias a partir da assinatura do contrato P3 180 dias a partir da assinatura do contrato

Os interessados deverão enviar o CV - conforme padrão anexo a este edital - do dia 11/07/2022 até o dia 15/07/2022 no endereço ugp@anvisa.gov.br, indicando o número do projeto e do edital “Projeto BRA/1008 – Edital 03/2022” Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

A execução dos trabalhos previstos neste Edital não implica qualquer relação de vínculo trabalhista com a instituição executora do projeto. As relações contratuais no âmbito do Projeto BRA 10/008 são regidas pelo Decreto 5.151/2004 e Portaria n° 08/2017, do Ministério das Relações Exteriores.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.

Em conformidade com a Portaria MRE nº 8/2017, é vedada a contratação de consultor que já esteja cumprindo contrato de consultoria por produto vinculado ao projeto de cooperação técnica internacional.

A nova contratação está condicionada ao cumprimento de interstício.

Não será permitida a contratação de profissionais que tenham vínculo com empresa relacionada a área de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como que tenham grau de parentesco de até 3º grau nos Quadros de Pessoal ou Quadro de Cargo em Comissão ou em empresa terceirizada contratada pela Anvisa.

Os pagamentos serão realizados mediante apresentação e aprovação dos produtos, com valores discriminados para cada um dos produtos listados. Somente serão pagos os produtos que efetivamente atenderem tecnicamente às demandas exigidas no edital e que estiverem com a qualidade exigida para a consultoria.

A qualquer tempo, o presente edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Coordenação do Projeto, seja por interesse público ou de exigência legal, sem que isso implique em direitos a indenização e/ou reclamação de qualquer natureza.

(4)

CURRÍCULO PADRÃO

1 1. DADOS PESSOAIS

Nome completo:

Cidade/ Estado Telefone para contato

E-mail: Data de nascimento: / /

1.1 DADOS DA SELEÇÃO

Objetivo do Termo de Referência para o qual se candidata:

Nota: verificar informação no Item “Objetivo” do Termo de Referência

OBS: Os requisitos abaixo assinalados com SIM devem ser comprovados por meio documental.

1.2 Cumprimento da qualificação acadêmica e profissional obrigatória

Assinalar com “X” para cada item

SIM NÃO

Nível superior em áreas de formação de saúde, de química, de ciências biológicas ou agrárias, de engenharia de aluimentos

Experiência de pelo menos 1 ano de experiência em temas vinculados a alimentação e nutrição

1.3 Cumprimento da qualificação

acadêmica e profissional desejável SIM NÃO

Pós-graduação em temas vinculados à alimentação e nutrição.

Conhecimento do idioma inglês.

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso:

Tipo de Formação: ( ) Tecnólogo ( ) Graduação ( ) Outro - Especificar:

Instituição de Ensino:

Data de conclusão (mm/aa):

3. PÓS-GRADUAÇÃO

3.1 Stricto Sensu:

Tipo: ( ) Mestrado ( ) Doutorado Área:

Instituição de Ensino:

Data conclusão (mm/aa):

3.2 Lato Sensu / Especialização:

Área:

(5)

CURRÍCULO PADRÃO Instituição de Ensino:

Data conclusão (mm/aa):

4. VÍNCULO EMPREGATÍCIO ATUAL – Preencher um item

( ) Servidor Público Ativo Federal ( ) Servidor Público Ativo Municipal ( ) Servidor Público Ativo Estadual ( ) Servidor Público Inativo:

Exoneração (dd/mm/aa)

Aposentadoria (dd/mm/aa)

( ) Consultor por produto por meio de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais (PNUD, UNESCO, OEI, Unicef, OPAS, etc.) Especificar:

( ) Vigente Início (dd/mm/aa) Término (dd/mm/aa)

( ) Encerrado Início (dd/mm/aa) Término (dd/mm/aa)

( ) Funcionário de empresa estatal ( ) Funcionário de empresa privada ( ) Sem vínculo empregatício

( ) Outro. Especificar:

5. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS / PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1

Início (mm/aa):

Saída (mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

2 Início (mm/aa):

Saída (mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

3 Início (mm/aa):

Saída (mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

4

(6)

CURRÍCULO PADRÃO

3 Início

(mm/aa):

Saída (mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

5 Início (mm/aa):

Saída mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

6 Início (mm/aa):

Saída (mm/aa):

Tempo (nº de anos e meses):

Cargo/ função:

Descrição das atividades gerais desempenhadas:

6. CURSOS/CAPACITAÇÕES/TREINAMENTOS:

6.1 Descrever cursos, treinamentos, capacitações que contenha certificados, declarações, por exemplo.

Cursos/treinamento/capacitação Período Instituição

6.2 Descrever domínio em idiomas, informática, etc.

7. OUTRAS INFORMAÇÕES

(7)

CURRÍCULO PADRÃO

Declaro que as informações acima são verdadeiras e passíveis de comprovação por meio documental:

, de de 2022.

Referências

Documentos relacionados

a) Sistema de produto: produção integrada: soja, capim e algodão. O capim é cultivado como espécie formadora de palha; não é colhido ou pastejado, correspondendo, portanto, a um

Pag.. para aprimoramento dos processos, etc. Observou-se que, quando as pessoas sentem-se parte integrante dos processos e da empresa, elas procuram participar mais,

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

- Declaração amigável - Declaração de amor - Declaração de frequência - Declaração de guerra - Declaração de presença - Declaração de rendimentos - Declaração de

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

i) Resposta concordante. Neste tipo de resposta importa verificar se a mesma está assinada e carimbada pela empresa e se de facto o saldo coincide. Sempre que obedecia

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características