• Nenhum resultado encontrado

Semana de História UEG Morrinhos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Semana de História UEG Morrinhos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Caderno de Resumos

28/05/2012 A 02-06-2012

As musas. Calíope, Clio(História), Polímnia, Euterpe, Terpsícore, Érato, Melpómene, Tália, Urânia. Autor: Rafael

Resumos

Refletindo sobre gênero e educação: desafios para a construção de práticas pedagógicas não discriminatórias

Eliane Martins de Freitas

Professora do Departamento de História e Ciências Sociais/UFG/GAC, e do Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola

Nossa proposta é refletir sobre a importância da categoria gênero como ferramenta para o conhecimento do mundo social. Interessa-nos perceber as diferenças de gênero existentes na sociedade e como elas incidem em diversas áreas, dentre elas: a socialização infantil e adolescente; a construção da identidade social de cada indivíduo e de grupos; e a organização do cotidiano nas diversas esferas: família, escola, mercado de trabalho, vida social e política. Assim nosso objetivo é, por um lado, introduzir fundamentos conceituais da categoria gênero e suas implicações na intersecção com as categorias classe, etnia e geração. E, por outro, discutir a construção diferenciada das subjetividades masculina, feminina e homoafetiva, no sentido de subsidiar a construção da prática de promoção da igualdade de direitos nas escolas, contribuindo para a identificação e superação de atitudes de discriminação de gênero.

Palavras-chave: Gênero. História Social. Cotidiano. Classe. Etnia

Memória, história e fontes orais: o hospital e maternidade São Marcos e as possibilidades de investigação histórica

Júlio Cesar Meira - UEG

A presente proposta de comunicação tem como objetivo discutir as relações entre a Memória e a História, a

(2)

1946, até sua intervenção em 2011. Essa possibilidade de análise se dá por conta da constatação de que os diferentes públicos ligados à instituição de saúde construíram diferentes representações, a partir da narrativa de suas memórias, que compõem o imaginário local a respeito do Hospital São Marcos. Partimos do pressuposto de que a Memória é constituída politicamente a partir das representações sociais, definida por interesses e posições individuais ou compartilhadas, bem como definidora de identidades carregadas de sentidos; ao mesmo tempo, em um processo de construção contínua e, concomitantemente, como espaço de disputa, a Memória, objeto e fonte da investigação histórica, se torna o elemento fundamental nas pesquisas da chamada “História do tempo presente”, principalmente quando da utilização das fontes orais, em um ambiente acadêmico em que a produção historiográfica ainda privilegia o documento escrito e as fontes oficiais.

Palavras-chave: Memória. História. Fontes Orais.

Em busca de outras histórias: a memória como fonte de pesquisa Márcio Kleicy - UFU

Com base em uma história social preocupada com a cultura, entendida aqui como modos de ser e de viver, há alguns anos a história oral constitui fonte para uma historiografia que busca relatar experiências, lutas, tradições e costumes de vários sujeitos esquecidos ou negligenciados pela história tradicional. Através de diversas narrativas as pessoas constroem e atribuem significado a sua própria existência e identidade tendo como referência a relação recíproca entre passado e presente. Esta proposta se justifica pelos pressupostos acima mencionados tendo como objetivo participar e avançar na construção de uma história aberta e múltipla verificando como as vivências dos sujeitos são instituídas em memórias e interpretadas durante a constituição do processo social histórico. Nossa seleção bibliográfica inclui autores como Alessandro Portelli, Yara Aun Khoury e Alistair Thomson; tais referências nos aconselham a particularizar e valorizar experiências individuais e compartilhadas atentando que para além de uma memória coletiva existe uma série de memórias possíveis.

Palavras-chave: Memória. Historiografia. História Oral.

Morrinhos no cenário histórico de Goiás Cristóvão Alves de Moura Sobrinho

Professor da UEG Unidade de Morrinhos

Morrinhos é uma cidade com participação significativa na história de Goiás. Tendo como primeiro nome

“Arraial de Nossa Senhora do Carmo”, foi fundada em 16 de julho de 1845, em terras doadas pelo capitão Gaspar, que era devoto da santa. Em 29 de agosto de 1882, o arraial foi elevado a Vila Bela de Morrinhos, ficando posteriormente conhecido apenas como Morrinhos. Essas duas datas são comemoradas no calendário da cidade, o da fundação e dia da padroeira (16 de julho) e o da elevação a vila (29 de agosto). Já no tempo de sua elevação a vila, a região se destacava na política estadual, sendo que o morrinhense

(3)

Xavier de Almeida governou o estado entre os anos de 1901 e 1909. Sofrendo a oposição de outros políticos, Xavier de Almeida tentou fazer de Hermenegildo Lopes de Moraes Filho seu sucessor, mas seus adversários políticos conseguiram a vitória após a chamada revolução de 1909, ocorrida no estado. Com essa derrota, alguns projetos importantes da época, como a construção da Estrada de Ferro, beneficiaram outros locais como Ipameri e Pires do Rio e não foram direcionados à região de Morrinhos. Mesmo com a perda de espaço político nesse momento, Morrinhos continuou a ter importante destaque no cenário político, econômico e cultural de Goiás. Neste trabalho, procuramos descrever e analisar os principais aspectos dessa participação morrinhense no contexto estadual.

Palavras-chave: Morrinhos. Política. Cultura. Goiás.

Construindo um mundo melhor: cartilha sobre a diversidade e combate à discriminação Araly Cristina de Oliveira - UEG

Alessandra Alves da Silva - UEG Cleiton Quintino da Silva - UEG

Hayala Katarine Dias Ribeiro Alves - UEG Hudson Carneiro de Paiva - UEG

José Antônio Peixoto - UEG

Juliana Emmanuela de Souza da Silva - UEG Marlus Silva Dos Santos - UEG

Matheus Catho - UEG

Max Miliano Gomes da Silva – UEG

Hoje no Brasil os discursos sobre diversidade vêm crescendo de forma fluente permitindo assim a construção de novos olhares sobre os sujeitos denominados “diferentes”. Isso ocorre porque o preconceito e a discriminação ainda são muito fortes na sociedade brasileira. O projeto da cartilha “Construindo um mundo melhor” surgiu para atuar nesse espaço e tem por objetivo a conscientização de que vivemos em um país onde os direitos iguais devem prevalecer, propondo que em uma sociedade democrática as práticas discriminatórias devem ser combatidas. Nessa perspectiva, defender o “não” à discriminação significa dizer às pessoas que elas são livres para determinar suas vidas, e para que isso se consolide, é preciso saber sobre os direitos humanos e desmistificar atitudes racistas e preconceituosas contra os comportamentos que são tidos como indesejados e inaceitáveis. O impacto dessas atitudes discriminatórias para quem as recebe é invisível aos olhos dos demais sujeitos. Por isso a cartilha propõe repensar os modos de tratamento dados ao outro, pois quem recebe a rejeição, sofre por se sentir excluído e a causa desse sofrimento pode trazer sequelas que não se dimensionam. Portanto, as reflexões acerca da intolerância racial, da homofobia ou qualquer outra forma de preconceito são importantes para desconstruir estereótipos e promover a igualdade entre os seres humanos.

Palavras-chave: Diversidade. Discriminação. Preconceito. Conscientização.

(4)

Dos Quilombos às comunidades descendentes de quilombolas: uma história dos afro-descendentes na região de Cromínia, Sul de Goiás (fins do século XIX ao início do século XXI)

Araly Cristina de Oliveira – UEG Professora da UEG Unidade de Morrinhos

Em documento publicado no Diário Oficial da República – nº 13, 18/01/2008, p. 97 – o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, reconhece a existência de um número significativo de afrodescendentes de quilombolas (três mil) em Cromínia, município localizado na região sul de Goiás. Tomando como ponto de partida esse documento do Governo Federal, procuramos reconstituir os aspectos históricos ainda recuperáveis da formação de Quilombos nessa região no século XIX. Também nos propomos analisar a relação atual entre a construção do imaginário e da identidade dos descendentes de quilombolas e a formação de uma vanguarda política que luta pela estruturação dessas comunidades e pelos direitos civis, sociais e políticos que lhes cabem. Para realizar esse estudo seguimos dois caminhos: a) buscamos documentos escritos sobre a presença dos negros na região e coletamos os relatos orais dos afrodescendentes de negros que poderiam contribuir para o estabelecimento de uma história dessas comunidades; b) analisamos também, por meio de bibliografia específica e dos relatos orais, as formas como essa população tem sido constituída como “descendentes de quilombolas”, fato que lhe possibilita, entre outros aspectos, a reivindicação do direito à posse da terra.

Palavras-chave: Quilombos. Afrodescendentes. Identidade.

O povoamento e a formação do Arraial de Nossa Senhora do Carmo de Morrinhos 1835-1850.

Hamilton Afonso de Oliveira – UEG

Professor do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás,

Unidade de Morrinhos. Os resultados aqui apresentados são parte do seu Doutorado.

O objetivo deste trabalho é mostrar a ocupação da cidade de Morrinhos teve início por volta de fins do século XVIII, mas, somente em 1835 chegou a constituir-se o pequeno conglomerado urbano. A ocupação da cidade foi incentivada, primeiramente, pela crise da produção aurífera, e de forma, indireta pelas revoluções: industrial e francesa. As duas revoluções contribuíram para acentuar a crise o sistema colonial que praticamente encerrou-se em 1808, com o estabelecimento da Família Real portuguesa no Brasil, fato este, decisivo na consolidação da independência política definitiva em 1822 e, por outro lado, as medidas político-administrativas resultaram em mudanças socioeconômicas e culturais que tornou o Sudeste hegemônico em relação ao restante do Brasil. A gradativa transformação nas relações produtivas resultou, além de crescimento demográfico, tornaram o Sudeste responsável pela produção da maior parte das riquezas do país e, milhares de famílias, que não se adaptaram às mudanças tiveram que migrar para regiões mais distantes em busca de “novas” terras ainda pouco exploradas. Foi neste contexto, que os pioneiros da ocupação - em sua grande maioria negros e pardos - começaram a se estabelecer em Morrinhos dedicando-se a atividades agropastoris voltadas basicamente para o abastecimento familiar e local.

Palavras-chave: Goiás. Morrinhos. Migração. Sociedade.

(5)

Turismo em Caldas Novas-GO: a constituição do negócio do ócio, 1970-2000.

Tyago dos Santos - UEG - TCC

Hamilton Afonso de Oliveira - Orientador

O trabalho pretende fazer, em primeiro lugar, uma breve discussão e compreensão histórica, a partir do pressuposto de que o turismo é um conceito elaborado a partir do desenvolvimento da sociedade industrial capitalista, cujo resultado foi distinção entre tempo e espaço do trabalho e do lazer que se acentuaram com o processo de urbanização e industrialização da sociedade, calcada na modernização da produção, desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes que resultaram a consolidação de uma cultura de consumo. No Brasil, essas mudanças aconteceram tardiamente em relação á Europa e EUA, de forma mais precisa a partir da década de 1930 e, em Goiás, mais tarde ainda, após a década de 1950 com a construção e transferência da capital federal para Brasília que foi determinante para o processo de urbanização e industrialização que possibilitaram as transformações socioculturais para que a “indústria”

do turismo se consolidasse em Caldas Novas a partir da década de 1970.

Palavras-chave: Caldas Novas-GO. Turismo, Capitalismo. Modernização.

História, modernização, urbanização e turismo na região das águas quentes 1960-2010 Mayara Aparecida Santos - UEG - Iniciação Científica

Hamilton Afonso de Oliveira - Orientador

O presente trabalho busca mostrar o desenvolvimento do turismo de lazer e entretenimento na região das Águas Quentes (Caldas Novas e Rio Quente) no período de 1960-2010, através da perspectiva da história econômica e demográfica. Para isso utiliza-se de recenseamentos demográficos e econômicos de 1960 a 2010, dados da Embratur e Goiastur, bem como de documentação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposta da pesquisa torna-se relevante uma vez que os seus resultados possibilitarão a melhor compreensão do processo histórico que levou ao desenvolvimento do turismo em Goiás. Por meio desta pesquisa visa-se demonstrar que o desenvolvimento do turismo associa-se à implementação dos meios de transportes e comunicação, modernização e urbanização, frisando que além das políticas de modernização do campo, a União e o Estado deram início a uma série de políticas públicas que fomentaram o desenvolvimento da atividade turística em Goiás. Outro objetivo da pesquisa é caracterizar e identificar a procedência dos principais empreendimentos turísticos, além do perfil dos turistas em dois momentos:

férias de fim de ano e carnaval. O turismo além de contribuir para o crescimento econômico estimulou o fluxo migratório de trabalhadores e empresários, trazendo crescimento demográfico naquelas cidades.

Palavras-chave: Turismo. Caldas Novas. Rio Quente. Complexo Hidrotermal.

(6)

História oral: sua importância na pesquisa atual Elton dos Santos Silva - UEG

O presente trabalho tem a finalidade de destacar o papel importante da historia oral. Essa metodologia de pesquisa consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea e assim chegar à compreensão de alguns fatos. Essa metodologia começou a ser utilizada nos anos 1950, após a invenção do gravador, nos Estados Unidos, na Europa e no México, e desde então se difundiu bastante. Ganhou também cada vez mais adeptos, ampliando-se o intercâmbio entre os que a praticam:

historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros. Para complementar a pesquisa foram realizadas entrevistas com pessoas de classes distintas, de diferentes cidades, na faixa etária acima de 50 anos. O trabalho tem a finalidade de estudar os comportamentos, a linguagem, e os valores dessa camada. Como são pessoas idosas a entrevista tem a finalidade de manter vivos esses valores.

Palavras-chave: História Oral. Entrevista. Memória. Valores.

A Condição do Negro no Livro Didático de História Elton dos Santos Silva - UEG

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma analise dos livros didáticos de história e investigar a situação do negro nesses livros. Como a visão geral é de que o negro tem sido marginalizado na historia, sendo que nada construiu, a não ser pelo trabalho braçal, pretendemos perceber a importância da lei 10.

693 para a mudança dessa situação. Durante muitos anos essa tem sido a realidade de nossa educação, a marginalização do negro ou afrodescendente, que sofre discriminação em todas as áreas da sociedade, sua religião, sua participação no mercado de trabalho e na educação. Essa discriminação está presente em toda sociedade, e um dos meios de sua divulgação tem sido os livros didáticos, onde se mostra o negro sempre em posição de submissão, sempre sendo maltratado e em posição social inferior. Dificilmente se encontram narrativas que valorizem o negro como tendo um papel de destaque dentro da história. E como o livro didático é o principal instrumento de aprendizagem do aluno brasileiro, pode-se considerar que as imagens mostradas causaram um impacto negativo no aluno negro, isso porque se tem reforçado a velha imagem de que o branco é superior ao negro. Assim o livro didático tem sido usado para expandir preconceito. Contudo a partir da lei 10.693 e a obrigação do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, há um esforço para mudar essa situação.

Palavras-chave: Negro. Livro Didático. Discriminação. Lei 10.693.

(7)

Carta-testamento de Getúlio Vargas: uma análise histórica e filosófica Thyago Madeira França - UEG

A carta-testamento de Getúlio Vargas é um documento histórico, endereçado ao povo brasileiro. O então presidente teria escrito o texto horas antes de seu suicídio, ocorrido em 24 de agosto de 1954.

Pretendemos aqui, desenvolver uma breve análise de parte dos elementos sentidurais e discursivos que permeiam e constituem a historicidade dessa carta. Segundo o filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (2006), a palavra é sempre polifônica e atravessada pelos dizeres do “outro”. Tal filosofia postula que a presença da voz do outro na manifestação discursiva (no caso, a carta) estabelece um processo de interação verbal no âmbito das relações sociais. Dessa forma, na filosofia bakhtiniana, nenhum dizer pode ser atribuído a um sujeito isolado, ou seja, toda enunciação é um já-dito que remete a dizeres/enunciações/discursos anteriormente inscritos historicamente. Assim, valeremo-nos dos enunciados construídos por Getúlio para demonstrar como mecanismos discursivos de ordem sócio- histórico-ideológica significam no referido documento da História do Brasil.

Palavras-chave: Carta-testamento. Getúlio Vargas. História. Bakhtin. Discursividade.

As mudanças educacionais em Goiás com foco em Morrinhos 1970-1996.

Fabiana Aparecida de Andrade - UEG - TCC Keides Batista Vicente - Orientadora

Este trabalho tem como finalidade abordar as mudanças educacionais que ocorreram em Goiás entre 1970 e 1996, tendo como foco principal a cidade Morrinhos. A análise será voltada para os cursos técnicos que aconteceram a partir da década de 1970 e que tiveram seu fim na década de 1990, mais precisamente com a promulgação de nova LDB Lei 9.394/96. Percebe-se que os cursos técnicos foram de grande relevância para a cidade de Morrinhos, pois repercutiram nos aspectos culturais, econômicos e sociais. Esses cursos técnicos eram oferecidos nos colégios estaduais Sylvio de Mello, Xavier de Almeida e Coronel Pedro Nunes, e segundo documentos encontrados nas instituições citadas, os cursos oferecidos eram: técnico de agricultura, técnico em contabilidade, técnico em administração e magistério. Juntamente com esses cursos funcionava o Mobral, que preparava os analfabetos para também chegar ao grau de técnico. Com os levantamentos bibliográficos realizados, com as coletas documentais e entrevistas, pretendemos compreender o papel dos cursos técnicos para o desenvolvimento da cidade, gerando mais empregos e transformando também o cotidiano de uma cidade que ainda pertencia a uma sociedade predominada pelo coronelismo. Nessa perspectiva, a vinda dos cursos técnicos, ainda que tardiamente, foi um ponto de partida para a modernização da cidade.

Palavras-chave: Educação. Cursos Técnicos. Goiás. Morrinhos.

(8)

Movimentos Sociais Rurais: a luta pela terra em Professor Jamil Karoll-Anne Silva e Souza – UEG - TCC

Itelvides José de Morais - Orientador

O presente trabalho tem como tema os “Movimentos Sociais Rurais”, mais especificamente “ A construção da memória nos movimentos sociais do campo: A ocupação e formação do Pré-Assentamento Rural Rochedo em Professor Jamil (1997-2011)”. Assim, objetivamos estabelecer uma discussão acerca dos conceitos de memória histórica e identidade social a partir dos movimentos sociais provenientes do processo de luta pela terra e reforma agrária no Brasil, mais especificamente do Assentamento rural de Professor Jamil. Objetivamos ainda, apresentar o processo histórico acerca da ocupação e formação do assentamento rural em Professor Jamil, identificar os sujeitos históricos que fazem parte do processo, estabelecer um paralelo entre o universo da infância vivida no assentamento e sua representação social na cidade de Professor Jamil. Assim, as pesquisas ainda não concluídas apontam para o processo das lutas sociais como agente formador da memória histórica e identidade social. Constituindo-se como tal a partir dos conflitos provenientes do processo de luta pela terra e reforma agrária no Brasil, mais especificamente do Assentamento rural de Professor Jamil como um estudo de caso. Para a execução dessa pesquisa estão sendo utilizadas fontes bibliográficas, pesquisa de campo. Também se faz uso da História Oral, por meio de entrevistas que possam narrar e auxiliar a esclarecer fatos relacionados ao assentamento pesquisado, haja vista que essa metodologia tem por intuito preencher as lacunas dos documentos oficiais, tendo por matéria-prima a memória.

Palavras-chave: Movimentos sociais rurais, História agrária, Assentamentos, Assentamentos rurais, Memória.

Reflexões sobre as experiências de cura pela fé nas últimas décadas: o reavivamento da crença na magia e no milagre

Fernando Oliveira Ornelas - UEG - TCC André Luiz Caes - Orientador

Desde os primórdios da História do homem, é possível encontrar manifestações e ações de crenças e magias, que representam uma alternativa para alcançar realizações de necessidades reais e de desejos irreais. Diante de dificuldades de saúde e antes do não surgimento da medicina cientifica, muitos acreditavam em forças sobrenaturais e faziam uso de uma “medicina” mística, em que recorriam aos Deuses e lideres religiosos para alcançarem a saúde ou justificar a ausência da mesma. Com o avanço da ciência no final da Idade Medieval, a medicina passou a ser tratada de forma racional, excluindo outras formas alternativas que poderiam ajudar no processo de cura, mas que não poderiam ser provadas, como nos casos religiosos e sobrenaturais. Na História contemporânea, é possível observar que no campo da medicina cientifica há mudanças. Essas mudanças recorrem a pesquisas e informações sobre as influencias religiosas e de crenças, como a fé, que possam auxiliar na cura de enfermidades. Este trabalho pretende mostrar os primeiros resultados da pesquisa sobre o reavivamento das crenças nas magias e nos milagres, que ocorre nos dias atuais.

Palavras-chave: Cura. Magia. Milagre. Crenças.

(9)

Memórias e histórias de duas “raizeiras”: raízes culturais e religiosas do uso de plantas medicinais.

Hayala Katarine Dias Ribeiro Alves - UEG - Iniciação Científica André Luiz Caes - Orientador

Nas últimas décadas tem ocorrido a revalorização da chamada “Medicina Popular”, aquela praticada pelas culturas tradicionais e que permanece viva nas atividades das raizeiras e raizeiros, curandeiras e curandeiros, benzedeiras e benzedores. Transmitidas por meio da oralidade, as práticas populares de medicina perderam grande parte de seu prestígio social e cultural durante o período de estruturação e consolidação do campo da Medicina Científica. Mesmo permanecendo fora dos parâmetros de tratamento estabelecidos pela Medicina oficial, os tratamentos com as ervas medicinais continuaram a ser procurados e praticados por parte significativa da população brasileira em todo esse período, tendo agora seu valor reconhecido pela própria ciência médica, que a incluiu no campo da Medicina Alternativa e da Fitoterapia.

Essa recente revalorização trouxe à tona o imenso número de ervas com propriedades curativas existentes na flora brasileira, assim como as receitas, rituais e rezas que foram preservadas nas memórias dessas pessoas que receberam e guardaram esse patrimônio cultural de nossos antepassados. Neste trabalho, lançaremos o olhar sobre as memórias e histórias (experiências) de duas raizeiras, D. Fátima, que vive em Orlândia (interior do Estado de São Paulo) e D. Maria de Fátima, que foi criada em Goiás e hoje vive no entorno de Brasília (DF). A partir de seus relatos de vida, pretendemos reencontrar algumas das tradições populares, crenças, rezas e rituais que sobreviveram ao predomínio do saber científico no campo da medicina, assim como compreender os meios de transmissão e manutenção desse saber que hoje recebe novos olhares em diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Memória. História. Raizeiras. Oralidade. Experiência.

O Templo Rulmano do Amanhecer de Morrinhos-GO Maria Augusta Barbosa Rodrigues - UEG - TCC

André Luiz Caes - Orientador

A presente pesquisa tem como o tema o Templo Rulmano do Amanhecer da cidade de Morrinhos (GO). O objetivo é estudar e compreender a experiência da religião “Vale do Amanhecer” nessa cidade entre os anos (1988-2010). Ao estudar as doutrinas e as práticas religiosas do Vale do Amanhecer no contexto do campo religioso Brasileiro e de sua expansão a partir da sede em Brasília podemos compreender, na atualidade, a crescente valorização das religiões espiritualistas e com ênfase na crença da reencarnação. A partir da pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, documentos e publicações, conseguimos obter informações e esclarecimentos sobre o assunto abordado. Utilizamos também o uso da pesquisa de campo, que nos permitiu a obtenção de todos os dados sobre o fenômeno de estudo diretamente da realidade, possibilitando o contato direto com a fonte de pesquisa. Com esses procedimentos estamos reconstituindo os passos do Templo Rulmano do Amanhecer de Morrinhos e sua inserção social e religiosa nessa cidade.

Palavras-chave: Vale do Amanhecer. Templo Rulmano. Morrinhos. Reencarnação.

(10)

O Espiritismo no sul de Goiás: elementos para a compreensão da expansão da religião espírita a partir do estudo dos casos de Morrinhos e Goiatuba (1980 – 2010).

Lidiane Roberta Gonçalves - UEG - Iniciação Científica André Luiz Caes - Orientador

Neste início de século XXI, é destaque no campo da comunicação midiática o sucesso alcançado pelos filmes, novelas e mini-séries que tratam de temas ligados às crenças espíritas. Esse fato expõe o interesse que esses temas despertam num expressivo número de brasileiros – número muito maior do que os que declaram oficialmente a adesão ao Espiritismo. Reportagens em revistas, programas televisivos e literatura científica têm abordado esse “boom” do Espiritismo sob diversas óticas. Neste trabalho, procuraremos refletir sobre a presença do Espiritismo no Sul do Estado de Goiás a partir dos casos dos movimentos espíritas nas cidades de Morrinhos e Goiatuba. Nessas localidades, o Espiritismo tem obtido expressivos resultados dentro das propostas de ação que marcam a religião espírita no Brasil. A reflexão sobre as atividades promovidas pelo Espiritismo no Sul de Goiás nas últimas décadas nos permite compreender o processo de interiorização e popularização do Espiritismo no Brasil, religião que sempre foi mais forte nos grandes centros urbanos e entre as classes mais instruídas.

Palavras-chave: Espiritismo. Religiosidade. Sul de Goiás. Religião. Práticas religiosas.

Políticas antidrogas no Brasil: 1976-2006 Max Miliano Gomes da Silva - UEG - TCC Allysson Fernandes Garcia - Orientador

O presente estudo tem por objetivo promover uma análise crítica-reflexiva sobre o contexto das drogas no Brasil. Diante dos aspectos sócio-políticos e históricos que envolvem o tema, o intuito é atar os fios da História que tratam sobre o assunto, e desse modo, tecer um produto bibliográfico que dê ênfase à realidade brasileira diante ao aspecto das drogas. Mais precisamente, procuram-se responder questões relativas às ações governamentais antidrogas, ou seja, como a política nacional se posiciona frente ao controle e combate às drogas. No entanto, antes, é necessário identificar e conhecer as raízes do problema:

de onde vem o termo drogas? Quais aspectos químicos qualificam uma substância como droga? Por que algumas drogas são lícitas e ouras não? Quando e por que tais substâncias foram proibidas? Quais são os riscos oferecidos à saúde humana? Existem prejuízos à sociedade? Quais ações o Estado propõe para tratar o assunto? O que prevê a legislação brasileira àqueles que usam e vendem drogas? Para dar respostas a essas indagações e outras mais, é necessário buscar informações contidas em fontes de estudos que abordem o tema de modo científico e crítico. Assim, esse trabalho propõe uma apreciação sobre o contexto das drogas no Brasil, bem como os rumos que as políticas nacionais antidrogas vem tomando em nossa sociedade mais precisamente a partir dos anos de 1970.

Palavras-chave: Drogas. Política. Estado.

(11)

Semana de História

Universidade Estadual de Goiás ( UEG)

Reitor: Haroldo Reimer

Unidade Universitária de Morrinhos Rua 14 nº 265, Jardim América,

CEP 75650000 Morrinhos-GO Telefone: 64-34131097 www.morrinhos.ueg.br Diretor da Unidade:

Jean Fábio Torres Rodrigues Coordenador do Curso:

Hamilton Afonso de Oliveira Comissão Organizadora André Luiz Caes

Hamilton Afonso de Oliveira Allysson Fernandes Garcia Keides Batista Vicente Itelvides José de Morais

Monitores

Camila Angélica de C. Moreira Deivty Amador dos Santos Denner Alves Rosa Rodrigues Elis Regina Martins Oliveira Grasiele Ferreira

Hudson Carneiro de Paiva José Antonio Peixoto Leandro Rodrigo de Souza Maria Augusta B. Rodrigues

(12)

Nathana da Silva Ritucci Nayara da Silva Ritucci Pabline Martins

Pedro Rafael Peixoto Nominato Ruth Carla Benício da Silveira Vanuza Cristina Montes Apresentação e Cerimonial:

Wesley Ribeiro Alves Arte e Design:

Geovany Carneiro de Castro Oliveira Audio e Vídeo:

Matheus Catho

Hayala Katarine D. Alves William de Souza Barbosa Edson Junio Pires

Diagramação e Editoração:

Itelvides José de Morais

Objetivos: Produzir e divulgar resultados de pesquisas e experiências no âmbito do ensino e pesquisa em História, através da presença de palestrantes da Unidade e de outras Instituições de Ensino Superior para troca de experiências e reflexões em relação ao que se tem produzido nos últimos anos no campo da pesquisa historiográfica. Com ênfase nas linhas de pesquisa em História das Religiões /religiosidades, História Social/ Cultural e em Pesquisa e Ensino de História.

O evento também contará com a participação de acadêmicos dos cursos da UEG-Morrinhos.

Referências

Documentos relacionados

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

The general framework of proposed principles can be summarized in the following manner: (i) globalized, transnational AML action through common standards, international

13.445 de 2017, denominada de Lei de Migração, que abarca não somente o estrangeiro comum que pretende entrar e sair do Brasil, mas também os migrantes que não possuem intenção

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Desde o início da previdência no Brasil, ou seja, do final do século XIX, com esboços de seguros, até a Constituição de 1934 e o então já sistema tripartite, os vários

Nessa toada, afirmam que a exigência moderna é no sentido de que nenhum consumidor vítima de acidente de consumo deve arcar sozinho com os seus prejuízos ou fique sem