• Nenhum resultado encontrado

Ecologia. O que é ecologia e o que estuda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ecologia. O que é ecologia e o que estuda"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Ecologia, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Ecologia

O que é ecologia e o que estuda

(2)

A ecologia estuda o meio ambiente e todos os seres vivos e não vivos que tem dentro dele, a ecologia tenta mostrar com o entendimento do funcionamento de toda a natureza, para que todos conheçam as suas especies e a diversidade da natureza.

Estudo do meio Ambiente

É o conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos,

influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas – os

ecossistemas que existem na Terra.

Videos sobre ecologia:

Teias e cadeias alimentares

(3)

A cadeia alimentar os organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema.

Sendo que a cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição. Em uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro pode ser chamada tanto de cadeia alimentar quanto de teia alimentar, sendo essa última

denominação no caso de cadeias alimentares interligadas.

Videos sobre Teias e cadeias alimentares:

Fluxo de energia

(4)

O fluxo de energia na cadeia alimentar é passado de um animal ao outro, de acordo com a cadeia, sendo que a cada etapa as energias diminuem de um animal para o outro, sendo um ecossistema é sempre unidirecional, e a cada nível trófico, menor é a energia disponível para o nível seguinte.

Níveis trópicos

A cada nível trófico, menos energia é passada. Normalmente, apenas 5% a 20% da energia é passada para o próximo nível trófico, sendo esse fenômeno chamado de eficiência ecológica.

Diante dessa baixa quantidade de energia transferível, uma cadeia alimentar dificilmente possui mais de cinco níveis tróficos.

(5)

Videos sobre Fluxo de energia e níveis trópicos:

Ciclos biogeoquímicos

É o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos e o ambiente geológico, onde intervêm mudanças químicas.

(6)

Importância dos ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos permitem que os elementos químicos não acabem na natureza.

Através deles, os elementos passam pela atmosfera e entre os seres vivos, garantindo a manutenção da vida na Terra. Esses ciclos também tem papel no aquecimento global, sendo que a sua causa principal é a ação do homem, seja de maneira direta ou indireta.

Videos sobre Ciclos biogeoquímicos:

Características das populações

Podemos dizer que os principais fatores que alteram o tamanho de uma população são: a natalidade, mortalidade e deslocamento. Populações aumentam quando a natalidade é maior que a mortalidade e/ou quando o número de indivíduos que imigra (entra na população) é maior do que os que emigram (saem da população) (Gotelli, 2009).

(7)

Videos sobre Características das populações:

Controle populacional

O controle populacional do meio ambiente é feito pelos próprios animais, sendo que cada especie tem sua função de controlar o animais para que não cresça desordenadamente, Assim quando uma especie entra em extinção, coloca a população ambiental em risco.

Videos sobre Controle populacional:

(8)

Competição intraespecífica

Competição intraespecífica propriamente dita: indivíduos da mesma espécie competem por um ou mais recursos que, na maioria das vezes, não estão disponíveis em quantidade suficiente no ecossistema. Pode delinear uma população, principalmente em seu tamanho.

Cooperação intraespecífica

Colônia: indivíduos da mesma espécie que vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Nesta, há divisões de trabalho, onde todos desempenham funções vitais para o grupo.

Videos sobre Competição e cooperação intraespecífica:

Relações ecológicas interespecíficas

(9)

A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. O

presente artigo abordará apenas as relações interespecíficas que ocorrem entre seres de diferentes espécies.

Competição, herbiovoria, predação, parasitismo, mutualismo

Mutualismo: também chamado por alguns autores como mutualismo obrigatório. O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica em que as duas espécies envolvidas se beneficiam.

Protocooperação, também é conhecido como cooperação ou mutualismo facultativo. Nesse

(10)

tipo de relação ecológica interespecífica, as espécies associadas se beneficiam, mas conseguem viver isoladamente, não havendo nenhum tipo de dependência entre eles.

Comensalismo: associação entre dois indivíduos em que um se beneficia dos restos alimentares de outro, que não é prejudicado.

Inquilinismo: relação ecológica interespecífica na qual uma espécie, chamada de “inquilina”, fixa-se ou procura abrigo em outro organismo que chamamos de “hospedeiro”.

Videos sobre Relações ecológicas interespecíficas:

Grandes biomas do mundo

No mundo existem diversos biomas onde se concentram uma diversidade muito de varias especies, que são pesquisadas constantemente e pessoas que observam a vida de animais e

(11)

plantas, viajam muito para conhecer. Entre os mais famosos temos:

Tundra Situa-se nas regiões próximas ao Polo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia.

Apresenta temperaturas baixas durante todo o ano. O inverno é bastante severo e o verão é frio.

Taiga Também chamado de floresta de coníferas devido a predominância de pinheiros e abetos. Situa-se no hemisfério norte, ao sul da tundra ártica, em região de clima frio. Porém, possui uma estação quente mais longa e amena, comparada ao bioma tundra.

Biomas do Brasil

O bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O clima dessa região é quente e úmido e sua densa vegetação é caracterizada pela floresta amazônica com árvores de grande porte.

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrange os estados do: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados.

A Caatinga ocupa grande parte da região nordeste do país. Ela abrange os estados do:

Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

A Mata Atlântica ocupa a faixa litorânea de norte à sul do país. Assim, ela engloba a totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina;

grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados.

O Bioma Pantanal, considerado o de menor extensão territorial do país, abrange dois estados brasileiros, a saber: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

(12)

Videos sobre Grandes biomas do mundo e do Brasil:

O que afeta os ecossistemas

Videos sobre O que afeta os ecossistemas:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Ecologia. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

O Curso de Nutrição da FMU tem como objetivo formar o Nutricionista generalista, humanista e crítico, capaz de atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação