• Nenhum resultado encontrado

A FEBAB faz 40 anos O que você sabe sobre ela? :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A FEBAB faz 40 anos O que você sabe sobre ela? :: Brapci ::"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

algumas mudanças através da Lei 9674/98, publicada no Diário Oficial de 26 de junho de 1998, sujeita ainda à regulamentação.

COMUNICA

ÕES

A

PONMLKJIHGFEDCBA

F E B A B

F A Z

40

A N O S

[1949-1999]

O

Q U E V O C Ê S A B E S O B R E E L A ?

Na América Latina bibliotecários da Argen-tina, Paraguai e Uruguai e de vários outros países estão lutando ainda para a aprovação de uma lei semelhante a 4084, incluindo fun-ções de fiscalização profissional e educação contínua para licenciados ou profissionais com diferentes níveis de graduação, além da promoção da valorização profissional e re-presentação da classe em nível nacional e in-ternacional.

Desde 1966 a FEBAB é reconhecida como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, pelo Decreto Federal de no. 59 503/66, sendo anualmente atualizado.

Em quarenta anos de existência, a FEBAB reúne e integra vinte uma Associações Esta-duais de Bibliotecários e ainda Associações Municipais: São Paulo, São Carlos e Campi-nas. Em Juiz de Fora existe a Diretoria Re-gional da ABMG.

A ação desta Federação se apoia em uma Diretoria Executiva, eleita por um período de três anos, compondo-se de profissionais de váríos estados, e ainda contando-se com as Co-missões Brasileiras, especializadas em várias áreas, que reúnem profissionais de bibliotecas

_ R . b r a s . B ib lio te e o n . D o e ., S ã o P a u lo , N o v a S é r ie , v . 1 , n .1 , p .1 1 9 - 2 2 , 1 9 9 9

A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE

ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS (FEBAB), criada por resolução do II Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documenta-ção, em Salvador, 1949, teve como fundadora, em 26 de julho de 1949, Laura Moreno Russo. Esta dinâmica presidenta dirigiu por alguns anos a Federação, empenhando-se logo em ad-quirir a sede que até hoje se localiza à Rua Avanhandava, 40, centro de São Paulo.

Na década de 40 - a meio de extensiva luta e negociações, tendo à frente Laura Russo, com apoio dos membros das primeiras diretorias, associações existentes e docentes de cursos de biblioteconomia - deveu-se a esta pleiade de beneméritos o reconhecimento da profis-são. Daí por diante, coube ao bibliotecário o direito de ingressar no Quadro de Profissões Liberais - Grupo 19 - anexo ao Decreto Lei de 1°. de maio de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho.

Esta Lei maior da carreira do bibliotecário - 4084/62 - publicada no Diário Oficial de 02 de julho de 1962, somente em agosto de 65 é regulamentada, partindo daí a ação dos Conselhos de Biblioteconomia (fede-ral e estadual) no tocante à fiscalização da profissão.

A lei 4084 foi sendo revista por longos anos e somente, em 1998, deu-se a aprovação de

(2)

biomédicas, jurídicas, de ciência e tecnologia, entre outras áreas; bibliotecas públicas, esco-lares, universitárias etc.

Estão sendo reativadas a partir de 2000 al-gumas Comissões Brasileiras, entre elas, a de Ciência e Tecnologia; Informática & Processamento da Informação. Nos vários estados brasileiros cresce o reconhecimen_ to da importância de trabalhar-se em grupos.O uso do e-mail está agilizando a integração inter/entre cidades e inteior.

A

MIssÃo DA FEBAB

A missão da FEBAB define-se em "con-gregar, representar, promover e desenvol-ver em princípio profissionais brasileiros de Biblioteconomia e Documentação, Ciências da Informação e Gestão da Infor-mação, e ainda os de ciências afins, inte-grando associações e instituições do campo, em nível nacional e internacional".

o

negócio da FEBAB, por meio de uma série de ações, visa a qualificação dos pro-fissionais e conseqüentemente os serviços de informação da área, e ainda o fortale-cimento do movimento associativo brasi-leiro.

Uma das fortes competências da FEBAB, por diversos meios, é imprimir a consci-entização dos associados para a educação contínua, promovendo cursos regulares e eventuais; seminários e congressos tanto nos estados e regiões como em nível na-cional e internacional, sempre contando com apoio das associações filiadas para a sua organização e implementação.

Entre os CONGRESSOS e outros eventos promovidos por esta Federação, destacam-se:

-120

CONGRESSO BRASILEIRO DE

BIBLI().

TECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO _

realizado de três em três anos pela FEBAa com a participação e organização das associa: ções estaduais, apoio de firmas especialiZéldas em organização de eventos e ainda patrocínios de diversos tipos de entidades. Já oCOrreralll dezoito congressos nacionais nos mais diver_ sos pontos do país. O décimo nono CBBD será realizado em Porto Alegre em outubro de 2000 tendo em vista a integração do Brasil na comu: nidade de informação do Mercosul e demais países da América Latina. A média de freqüência nos CBBD é de 1500 a 2000 parti-cipantes inscritos, movimentando recursos da ordem de um milhão de reais em cada evento. CONGRESSO LATINO AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMEN_ TAÇÃO - já realizados pela FEBAB dois CLABD: o primeiro em Salvador e o segun-do em Belo Horizonte. Este último, denomi-nado BIBLOS 2000, teve grande repercus-são perante a UNESCO. Além das progra-mações normais, contou com 52 stands de produtos e equipamentos e ainda com a BIBA - Biblioteca Aberta, nos 500m 2 de área, pode receber cerca de 12 000 crianças e professo-res para participarem de atividades de biblio-teca informatizada.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE

BIBLIOTECÁRIOS DE LÍNGUA POR-TUGUESA - desde 1988 já foram realiza-dos três em alternância POrtugal/Brasil (Lis-boa, Rio de Janeiro e Guimarães), com cres-cente participação de colegas da África de língua pOrtuguesa. Aguarda-se o próximo evento para o ano 2001,no Brasil.

SEMINÁRIOS "BIBLIOTECA E DESEN-VOLVIMENTO CULTURAL" - durante as Bienais do Livro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com apoio da Câmara Brasileira do

Livro, realizados oito eventos.

PONMLKJIHGFEDCBA

R . b r a s . B ib lio te e o n . D o e ., S ã o P a u lo , N o v a S é r ie , v . 1 , n . 1 ,p.1 1 9 - 2 2 , 1 9 9 9

, _ Comunicações ' I

R . b r a s . B ib lio te e o n . D o e ., S ã o P a u lo , N o v a S é r ie , v .1 , n . 1 ,p.1 1 9 .2 2 , 1 9 9 9

SEMINÁRIO "ADMINISTRAÇÃO DE A,SSOCIAÇÕES E SINDICATOS DE BIBLIOTECÁRIOS E CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO" - decorrente do MODEL LIBRARY ASSOCIATION PROJECT, da Round Table on the Management of Library Associations and Institutions. Trata-se de se-gundo projeto proposto pela FEBAB à IFLA, em 1992. Realizado, primeiramente, em Minas Gerais, e repetido em associações de Santa Catarina e Pernambuco.

COMISSÕES BRASILEIRAS - realizam contínuos eventos de grande e médio porte nas várias áreas especializadas, contando com cerca de 500 a 600 participantes. Entre os eventos constantes, destacam-se os da área biomédica e jurídica e os das bibliotecas pú-blicas e escolares.

A FEBAB tem-se empenhado em

comercializar Anais de Congressos, edita a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Do-cumentação, que foi interrompida em 1993. Sob a direção da Profa. Neusa Dias de Macedo, entra em Nova Série, com dois nú-meros prontos para a publicação.

Filiada à IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions - com sede em Haia, Holanda, a FEBAB representa o Brasil no cenário latino americano e inter-nacional.

NOVA DIRETORIA DA FEBAB

[1999-2001J

É constituída dos seguintes membros: PRESIDENTE:

Maria de Lourdes Côrtes Romanelli - Minas Gerais

VICE-PRESIDENTE:

Sônia Holderbaum Vieira - R.G. do Sul SECRETÁRIA GERAL:

Aracy M. Campos / Flávia Lobo - São Paulo

PRIMEIRA SECRETÁRIA:

Auri Maria Santos Vale do Amaral - Minas Gerais

SEGUNDA SECRETÁRIA: Cristiane Dias - R.G. do Sul PRIMEIRA TESOUREIRA:

Rosa Maria de Souza Lanna - Minas Gerais SEGUNDA TESOUREIRA:

Conceição Maria Scott Figueiras - Minas Ge-rais

EDITORA:

Neusa Dias de Macedo - São Paulo OBSERVADORA LEGISLATIVA: Elaine Marinho - Brasília, DF VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: Walda de Andrade Antunes - Brasília, DF

Temas de principais empenhos e projetos em andamento:

• Inserção dos bibliotecários e dos órgãos de classe na comunidade informatizada e na so-ciedade da informação.

• Participação em projetos de incentivo à leitura. • Fortalecimento da comunicação/informação

por meio de home pages e grupos de dis-cussão pela Internet.

• Programação de cursos visando a educação contínua.

• Regularização da Revista Brasileira de Bi-blioteconomia e Documentação. Busca de parcerias e apoio para sua publicação e da AACR2 (em 2 vols.).

• Reativação do Grupos e Comissões; moder-nização e fortalecimentos das Associações existentes; criação de novas Associações nos estados.

• Estudos e decisões sobre a sede da FEBAB em São Paulo, buscando alternativas para obtenção de condições financeiras. Divul-gação do modelo SOS FEBAB São Paulo para apoio estadual.

Vários projetos e parcerias estão sendo arti-culados intentando a valorização da classe,

(3)

Comunicações

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

que serão divulgados gradativamente no mo-mento de sua concretização. A FEBAB tem sentido dificuldades para entrar nesta nova era eletrônica e virtual e valorizar as inten-ções deste organismo federativo, contando pois com o apoio tanto individual como

as-

---sociativo de toda comunidade profissional brasileira.

Belo Horizonte, 10.09.2000

Maria de Lourdes Côrtes Romanelli _ presi. dente da FEBAB

'!

PONMLKJIHGFEDCBA

~

~~cv

".

122

R. bras. Biblioteeon. Doe., São Paulo, Nova Série, v. 1,.n •.1,J:>••119.22 ..•1 lt!!9 .

•• -., Jt"'...!...!....a:~..:..~Jn"-:J~

Referências

Documentos relacionados

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Segundo Cerqueira (2004) não só as escolas têm um papel importante no desenvolvimento das capacidades e criação de competências nestes jovens, também o.. mundo

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação