• Nenhum resultado encontrado

Material de apoio Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Material de apoio Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Material de apoio – Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).

a) A avaliação diagnóstica (analítica) / INICIAL

 Inicio do o período letivo, permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.

 Ponto de partida para todo trabalho a ser desenvolvido durante o ano pelo educador.

 Seu objetivo é verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

 Subsidia o planejamento e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado.

"Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista". (LUCKESI 2003, p.82).

Dois momentos: 1) antes do processo de aprendizagem, tem como foco sondar se o aluno apresenta os conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa ser iniciada. 2) durante o processo, será utilizada para identificar as causas das falhas de aprendizagem e possibilitar a implementação de recursos para corrigi- las.

Possui três objetivos: 1) identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. 2) verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. 3) identificar as dificuldades recorrentes na aprendizagem.

Avaliação Diagnóstica tem dois objetivos básicos: identificar as competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem. No entanto, os dados fornecidos pela avaliação diagnóstica não devem ser tomados como um "rótulo" que se cola sempre ao aluno, mas sim como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem. (BLAYA, 2007).

“constitui-se num levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados, com essa avaliação, busca-se identificar as aptidões iniciais, necessidades e interesses dos estudantes com vistas a determinar os conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas”. (GIL, 2006, p.

247).

(2)

b) A avaliação formativa (controladora) /PROCESSO DE APRENDIZAGEM/CONHECIMENTO

 Acompanhar os processos e percursos individuais de aprendizagens

 Conceito-chave: Processo de ensino aprendizagem ou conhecimento

 Regulação da aprendizagem/Aprendizagem Significativa/Construção do conhecimento

 Baseia-se em princípios, que decorrem do cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivas.

 A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 Professor gestor das progressões de aprendizagem

 Alunos críticos e analíticos

 Deve ser planejada em função de todos os objetivos

 Foco no processo e não no produto.

A avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, para que o professor possa ajustá-lo às características dos estudantes a que se dirige. Suas funções são as de orientar, apoiar, reforçar e corrigir. ( GIL, 2006, p. 247, 248).

Tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.

É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática.

A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo.

Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos.

De acordo com Zabala, apartir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem que ser formativa, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objetivo de estudo, tem que observar as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica. Quer dizer, que permita conhecer qual é a situação de partida, em função de determinados objetivos gerais bem definidos ( avaliação inicial );

um planejamento da intervenção; uma atuação e, ao mesmo tempo, flexível, entendido como uma hipótese de intervenção; uma atuação na aula, em que as atividades e tarefas e os próprios conteúdos de trabalho se adequarão constantemente ( avaliação reguladora ) às necessidades que vão se apresentando para chegar sobre o processo seguido, que permita estabelecer novas propostas de intervenção ( avaliação integradora )”.

A forma de avaliação em que a preocupação central reside em coletar dados para reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma "bússola orientadora" do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação formativa não deve assim exprimir-se através de uma nota, mas sim por meio de comentários.

(BLAYA, 2007).

A avaliação formativa consiste na prática da avaliação continua realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente. Professores e alunos estão empenhados em verificar o que se sabe, como se aprende

(3)

o que não se sabe para indicar os passos a seguir, o que favorece o desenvolvimento pelo aluno da pratica de aprender a aprender. A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende. (BONIOL E VIAL APUD WACHOWICZ E ROMANOWSKI, 2003, p. 126).

c) A avaliação somativa (classificatória) FINAL/RESULTADO/QUANTITATIVA

 Quantificadora/ quantitativa

 Quantificar, comparar e classificar os desempenhos dos estudantes.

 Conceitos Expressos em notas (atribuir nota)

 Caráter classificatório

 Hierarquizar o conhecimento/Contagem do conhecimento

 Encerra uma etapa educativa (fim do curso ou unidade)

 Mensurar resultados obtidos/Verificação de desempenho

 Fonte de informações

 Baseadas em testes

 Foco no produto e não no processo

Tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".

É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.

A avaliação somativa manifesta-se nas propostas de abordagem tradicional, em que a condução do ensino está centrada no professor, baseia-se na verificação do desempenho dos alunos perante os objetivos de ensino estabelecidos no planejamento. Para examinar os resultados obtidos, são utilizados teste e provas, verificando quais objetivos foram atingidos considerando-se o padrão de aprendizagem desejável e, principalmente, fazendo o registro quantitativo do percentual deles. (WACHOWICZ e RAMANOWSKI, 2003, p. 124,125).

Uma avaliação pontual, que geralmente ocorre no final do curso, de uma disciplina, ou de uma unidade de ensino, visando determinar o alcance dos objetivos previamente estabelecidos. Visa elaborar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação e pode ser realizada num processo cumulativo, quando esse balanço final leva em consideração vários balanços parciais. ( GIL, 2006,p. 248).

(4)

QUESTÕES

1. (IF-SC - IF-SC - 2015) A avaliação constitui tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. Nessa perspectiva autores como Haydt (2000), Sant'anna (2001), Luckesi (2002) caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Em relação às modalidades de avaliação associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda. *(1) Diagnóstica *(2) Formativa *(3) Somativa –

( ) Provoca o distanciamento dos autores que participam do processo ensino e aprendizagem.

( ) Identifica as aptidões iniciais, necessidades e interesses dos estudantes com o objetivo de determinar os conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas.

( ) Constitui uma importante fonte de informações para o atendimento às diferenças culturais, sociais e psicológicas dos alunos.

( ) Fundamenta-se na verificação do desempenho dos alunos, perante os objetivos de ensino previamente estabelecidos no planejamento.

( ) Realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente.

( ) Subsidia o planejamento e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado.

( ) Possibilita localizar as dificuldades encontradas no processo de assimilação e produção do conhecimento.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

a) 3, 2, 1, 1, 1, 3, 2 b) 3, 1, 2, 1, 2, 1, 3 c) 3, 1, 2, 3, 2, 1, 2 d) 1, 3, 2, 3, 1, 2, 2 e) 2, 1, 3, 1, 1, 2, 3

2. (IDECAN - SEARH-RN - 2016) Segundo Luckesi (2003, p. 205): “avaliação é ato ou efeito de avaliar‐se, apreciação de análise. Desta forma, a avaliação é algo que pode ser medido, apreciado por alguém. Na avaliação o professor mede, determina, analisa e, finalmente, julga e determina os rumos a serem traçados no trabalho do educando". Ainda, para o referido autor, a avaliação pode ser classificada em avaliação formativa ou somativa. De acordo com este pressuposto, complete as afirmativas com os dois tipos de avaliação citadas pelo autor.

*I. A avaliação __________ é o processo realizado no decorrer de um programa institucional, visando aperfeiçoá‐

lo e identificar suas dificuldades e lhe dar solução. *II. A avaliação __________ é o processo realizado ao final de um programa institucional visando a julgar sua capacidade para sua promoção para outra série. *III. A avaliação __________ é utilizada para conhecer cada aluno ao longo do processo ensino‐aprendizagem. Através dela, percebe‐se como o aluno está se adaptando às novas necessidades que se colocam. *IV. A __________

permite que se desenvolva o plano previsto pelo professor diariamente, para que o aluno atinja os resultados previstos para o processo de ensino‐aprendizagem. Quanto ao desempenho do aluno, possibilita avaliar a adequação e a eficácia do ensino. *V. A avaliação __________ é aquela que considera os resultados e que pode ser baseada em testes e outros instrumentos. O resultado final é a promoção ou retenção do aluno. Este tipo

(5)

de avaliação tem por objetivo responder o que o aluno aprendeu em termos de resultados, para verificar o grau de aprendizagem. - A sequência está correta em:

a. I. formativa / II. somativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa b. I. somativa / II. somativa / III. formativa / IV. Somativa / V. formativa c. I. somativa / II. formativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa d. I. formativa / II. formativa / III. somativa / IV. formativa / V. formativa

3. (IDECAN - SEARH-RN - 2016) “É uma cena bem comum ver professores de educação física que atuam no ensino médio avaliando apenas o aspecto motor ou físico. Em alguns momentos, até se percebe uma preocupação com o domínio afetivo, todavia pouco se percebe uma avaliação do domínio cognitivo dos alunos. E, raríssimas vezes, há constatação de uma avaliação destes três domínios: psicomotor, afetivo e cognitivo simultaneamente. ”(Barbosa, 2010.) - Sobre a avaliação nas aulas de educação física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A avaliação diagnóstica é aquela realizada no início de um ano letivo, ou curso, tendo por objetivo dar aos professores informações sobre o nível de habilidade que o aluno possui. A partir dos dados coletados por essa avaliação, o professor de educação física poderá adaptar seu planejamento à realidade da maioria de seus alunos.

( ) A avaliação formativa é realizada sempre ao final de cada bimestre ou ciclo, oportunizando ao professor de educação física detectar as falhas existentes no processo ensino‐aprendizagem, tendo em vista possíveis mudanças na maneira de ministrar suas aulas de acordo com a evolução do corpo discente.

( ) A avaliação somativa tem por objetivo verificar o resultado do processo ensino‐aprendizagem durante todo o curso ou ano letivo. Geralmente se deve associar a essa avaliação final um conceito ou uma nota, onde o professor de educação física aprova a “passagem deste aluno” para uma nova etapa ou fase.

( ) O que distingue a avaliação somativa da avaliação formativa é o nível de abrangência. A primeira é mais genérica, abrangendo um conteúdo maior, e a segunda é mais setorizada, avaliando pequenas partes do conteúdo ministrado.

A sequência está correta em:

a) V, V, V, F.

b) V, F, F, V.

c) F, V, V, F.

d) F, F, F, V.

4. (CESPE - SEDU-ES - 2010) Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino.

Certo Errado

Referências

Documentos relacionados

A produção de carotenóides com uso de biotecnologia e de forma natural, como a astaxantina, é um campo de pes- quisa de grande interesse devido ao seu alto valor de merca- do e

• Mas o Livro não atende suas necessidades, não responde os seus desafios, nem tampouco responde as suas perguntas... • Mas, pudemos ver que Jesus Cristo, na

Os programas para GLD (Gerenciamento pelo Lado da Demanda) surgem como uma das soluções para ajustar o consumo de usuário à geração e ao mesmo tempo como oportunidade

O Pantanal Sul tem em seu entorno uma cadeira de serras, como as áreas do Maciço do Urucum, e áreas altas do Jacadigo próximas da cidade de Corumbá, MS, e seguindo mais ao sul,

The present clinical case report aims to describe the clinical protocols involved in the treatment with a multidisciplinary approach, combining the planning and treatment with

Palavras-chave: Tuberculose bovina, animais silvestres, javali, epidemiologia molecular, spoligotyping, MIRU-VNTR Summary: Included in a broader study of Portuguese Mycobacterium

They requested him to find a Consulting Team that could apply the Value Creation Wheel (Exhibit 1) to Futebol Clube de Arouca in order to understand what was causing this problem,

b) Variações do batimento cardíaco de até 8 BPM para cima ou para baixo pode ser considerado normal. Neste caso utilize o valor médio ou o central como referência... c) Se