• Nenhum resultado encontrado

Procempa Trabalhadores rejeitam proposta da empresa, constroem contraproposta e definem mobilização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Procempa Trabalhadores rejeitam proposta da empresa, constroem contraproposta e definem mobilização"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Procempa – Trabalhadores rejeitam proposta da empresa, constroem contraproposta e definem mobilização

Paralisação nessa quinta-feira, a partir das 9h, enquanto durar a negociação.

Em assembléia na tarde desta quarta-feira (17/12, fotos), os trabalhadores da Procempa rejeitaram, por unanimidade, a proposta apresentada pela empresa na última reunião de negociação que oferece o IPCA (6,41%) no lugar do IGP-M (12,23%).

Os trabalhadores decidiram continuar reivindicando os 12,23%

do IGP-M, índice historicamente utilizado nas campanhas salariais da Procempa, e construíram uma contraproposta que trabalha a composição deste índice de forma flexibilizada, com o intuito de demonstrar à empresa a nossa disponibilidade em fechar o acordo o quanto antes.

Para pressionar a empresa a também avançar na negociação, os trabalhadores aprovaram uma paralisação na manhã desta quinta- feira (18/12) durante a próxima reunião de negociação, que já está confirmada para as 9h.

Outros pontos da pauta de reivindicações também foram flexibilizados no mesmo sentido:

– Se o PLR não é possível, então um salário para todos os trabalhadores como participação nos resultados;

– Se não é possível retirar a cláusula sobre estagiários, então que se reduza o percentual para 20%.

O item a respeito da inclusão dos aposentados e dependentes na cobertura médica e odontológica continuará sendo buscado nas

(2)

negociações.

Para pressionar a empresa e por um acordo que atenda minimamente às reivindicações dos trabalhadores, todos e todas paralisados nessa quinta-feira durante a negociação, a partir das 9h!

Vamos nos reunir no pátio da empresa, o Sindppd/RS vai disponibilizar material para mobilização e um lanche coletivo.

Use roupa preta, especialmente a camiseta da campanha!

Procempa apresenta proposta rebaixada: quer dar o IPCA (6,41%) em vez do IGP-M (12,23%)

Assembléia nessa quarta-feira, às 13h30min!

Em reunião de negociação na manhã desta terça-feira (16/12), a direção da Procempa finalmente apresentou uma proposta, mas que ainda não atende à reivindicação dos trabalhadores: a empresa oferece o reajuste salarial pelo IPCA (6,41%), enquanto os trabalhadores reivindicam o reajuste pelo IGP-M (12,23%), historicamente utilizado nas campanhas salariais na Procempa.

Amanhã haverá nova assembléia dos trabalhadores, para avaliar a situação e definir novas ações. O Sindppd/RS e a CT encaminharão aos trabalhadores o indicativo de rejeição da proposta e a construção de caminhos para conquistar nossas reivindicações. Conforme deliberado na assembléia de segunda- feira, continua valendo a roupa preta e a camiseta da campanha, especialmente no dia da assembléia.

(3)

Clique aqui para acessar a ata da reunião de negociação desta terça-feira.

Procempa – Com a camiseta da campanha, trabalhadores se mobilizam e definem próxima assembléia

Às 10h da manhã desta quinta-feira (11/12, fotos), conforme deliberado em assembléia, os trabalhadores da Procempa realizaram uma mobilização no pátio da empresa, onde a CT e o Sindppd/RS disponibilizaram as camisetas da campanha. Os trabalhadores decidiram:

• usar também nessa sexta-feira a camiseta da campanha ou outra roupa preta,;

• assembléia na segunda-feira (15/12);

• participar da campanha em solidariedade aos professores e funcionários de escolas, entregando alimentos nessa sexta- feira à CT.

A mobilização é para reivindicar à Procempa a apresentação de uma proposta à Campanha Salarial 2008/2009, e o recado da camiseta é claro: Reajuste de 12,23% JÁ!

(4)

Procempa – Mobilização de 15 minutos e lançamento de camiseta da campanha nessa quinta-feira

Em assembléia na tarde desta quarta-feira (10/12), os trabalhadores da Procempa aprovaram:

– a realização de uma mobilização de 15 minutos às 10h desta quinta-feira (11/12), no pátio;

– o lançamento da camiseta da campanha, durante a mobilização;

– continuar usando roupa preta (incluindo a camiseta da campanha, que é preta);

– nova assembléia para definir os próximos passos no início da semana que vem.

Os encaminhamentos foram definidos a fim de demonstrar à direção da empresa o descontentamento dos trabalhadores com a d e m o r a d a P r o c e m p a e m a p r e s e n t a r u m a p r o p o s t a . O s trabalhadores reivindicam reajuste salarial pelo IGP-M (historicamente utilizado na Procempa), o que corresponde a um índice de 12,23%, além de outros pontos (clique aqui para acessar a íntegra da pauta de reivindicações).

As camisetas terão metade de seu valor custeado pelo Sindppd/RS, custando, então, cinco reais aos trabalhadores, e estarão disponíveis nos tamanhos GG, G, M e P.

Procempa – Assembléia nessa quarta-feira, às 13h45min

Os trabalhadores da Procempa se reúnem em nova assembléia nessa quarta-feira (10/12), às 13h30min, em primeira chamada, e às 13h45min, em última chamada, no pátio da empresa. Na

(5)

pauta, informes da campanha salarial, atividades e assuntos gerais. Na última assembléia (clique aqui para ler a respeito), os trabalhadores definiram as primeiras mobilizações, como o uso de roupa preta, para demonstar à empresa que estão todos atentos à campanha, e que reivindicam avanços na negociação.

Nessa quarta-feira, às 13h45min, todos e todas à assembléia!

Procempa – Assembléia define mobilizações

Todos e todas no pátio às 14h de sexta-feira!

Use roupa preta!

Os trabalhadores da Procempa se reuniram na tarde desta quarta-feira (3/12, foto) em assembléia. O grande número de camisetas pretas indicava o descontentamento dos trabalhadores com a protelação da empresa, que, depois de desmarcar três reuniões de negociação, efetuou reunião na manhã de quarta- feira sem nenhum avanço em relação à primeira rodada de negociação (clique aqui para ler sobre a primeira reunião).

A CT e o Sindppd/RS informaram a respeito da Campanha Salarial e da falta de avanços por parte da empresa, e lembraram que o pagamento referente à data-base da campanha foi efetuado sem que os reajustes reivindicados fossem concedidos. Não há proposta econômica da empresa: enquanto os trabalhadores reivindicam o reajuste pelo IGP-M, índice utilizado em todos os últimos acordos para fins de reajuste e que, este ano, corresponde a 12,23%, a Procempa diz que o item econômico está em estudo junto à prefeitura de Porto Alegre.

(6)

Haverá nova reunião de negociação entre os representantes dos trabalhadores e da empresa na manhã dessa sexta-feira (5/12).

Frente a isso, os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, o que segue abaixo:

• Relato aos trabalhadores da reunião que ocorre pela manhã, no pátio, às 14h de sexta-feira (5/12), durante 15 minutos.

Participe! Sua presença é fundamental para fortalecermos nossa campanha e demonstrarmos à empresa que estamos atentos e unidos em defesa dos nossos direitos;

• Roupa preta na sexta-feira e, se não houver avanços na negociação, na próxima semana também*.

*O Sindppd/RS está produzindo camisetas pretas especiais para a campanha, que serão disponibilizadas a preço de custo aos trabalhadores na próxima semana.

Procempa – Assembléia nessa quarta-feira, às 13h45min

Todos e todas de roupa preta no dia da assembléia!

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2008/2009 dos trabalhadores da Procempa foi entregue pela CT em 29 de outubro. Um mês depois, só aconteceu uma reunião de negociação, no dia 7 de novembro, quando a empresa informou que a nossa reivindicação de reajuste teria que ser levada para avaliação junto à Secretaria Municipal da Fazenda. Outras três reuniões que haviam sido agendadas (14, 21 e 28/11) foram desmarcadas pela Procempa. Uma nova reunião está marcada, e confirmada, para acontecer na manhã dessa quarta-feira (3/12).

O relato do que for tratado será dado na assembléia dos

(7)

trabalhadores, convocada pela CT e pelo Sindppd/RS, que ocorre no mesmo dia: quarta-feira (3/12), às 13h30min, em primeira chamada, e 13h45min, em última chamada, no pátio da empresa.

Pauta: informes da campanha salarial, atividades e assuntos gerais

Contamos com a presença de todos e todas, e mais: no dia da assembléia, vamos trabalhar de roupa preta.

Para demonstrar à empresa que estamos todos atentos à Campanha Salarial e que exigimos avanços na negociação, todos e todas de roupa preta na quarta-feira (3/12)!

Procempa – Empresa desmarca reuniões e negociação não avança

Informamos a todos os colegas da Procempa que nossa Pauta de Reivindicações para a Campanha Salarial 2008/2009 foi entregue pela Comissão de Trabalhadores no dia 29 de outubro. A única reunião com a representação da empresa ocorreu no dia 7 de novembro, quando nos foi posicionado que nossa pretensão de reajuste teria que ser levada para avaliação juntoà Secretaria Municipal da Fazenda. Desde esta última reunião, outras duas reuniões que haviam sido agendadas (14 e 21/11)foram desmarcadas pela Procempa, sendo que na última tivemos que suspender a Assembléia em função de mão termos nada para avaliar. Diante disto, queremos alertar a todos que o mês de novembro estáfinalizando e a folha de pagamento do mês da data-base da nossa Campanha Salarial deverá ser paga sem que tenhamos agregado aos nossos salários as perdas salariais dos

(8)

últimos 12 meses. A continuar esse impasse, teremos que nos mobilizarpara que a empresa perceba nosso descontentamento com tal protelação.

Comissão de Trabalhadores da Procempa/Sindppd-RS

Procempa – Negociação começa sem avanços significativos

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (7/11), a primeira mesa de negociação entre a representação dos trabalhadores da Procempa e a empresa (foto acima). Além da Comissão de Trabalhadores e do Sindppd/RS, também a assessoria jurídica do sindicato se fez presente ao encontro. A representação da empresa respondeu aos pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores (entregue na última semana), conforme segue abaixo, em azul. Ainda não há proposta econômica por parte da empresa.

Itens da Pauta / Posição da empresa na primeira mesa 1. Cláusula 1 – REAJUSTE E POLÍTICA SALARIAL

• Reajustar os salários devidos aos empregados da Procempa pelo IGPM integral relativo ao período de 1º de novembro de 2007 a 31 de outubro de 2008. Em estudo pela empresa juntamente com a Secretaria da Fazenda da PMPA.

2. Cláusula 6 – PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS (PLR)

• Implantar um Programa de Participação de Resultados até MARÇO/2009 conforme legislação, visando estimular e premiar a busca dos resultados definidos no Planejamento Estratégico.

Estatuto da empresa veta esta possibilidade. CT/Sindppd/RS farão nova proposta, visando uma forma diferenciada de

(9)

premiação.

3. Cláusula 13 – JORNADA DE TRABALHO

• § 4º – Para os empregados em regime de 40 (quarenta) horas semanais, haverá a flexibilidade dentro das seguintes faixas horárias:

§ entrada manhã – 07h30min às 09h

§ saída manhã – 11h30min às 13h

§ entrada tarde – 12h30min às 14h

§ saída tarde – 17h às 19h30min

Empresa solicitou mais tempo, afirmando que não há viabilidade. No entanto, estudará a proposta.

• III – Dentro do horário flexível, o saldo de horas, após a apuração da compensação do mês, dará direito a crédito até o limite máximo de 6 horas/mês. É conseqüência da anterior. A princípio, diz não haver viabilidade, mas solicitou mais tempo.

• Redução de jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem prejuízo salarial. Não aceita.

4. Cláusula 44 – COMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO DOENÇA

• Retirar letra “d” – “Após o período de 1 (um) ano da concessão de auxílio doença pela Previdência Social, a empresa constituirá uma junta multi-profissional, com pelo menos um médico, para avaliar as condições de saúde do empregado em benefício e as suas possibilidades de retorno. O empregado terá 15 (quinze) dias para buscar junto ao INSS uma antecipação de perícia, se for o caso, e apresentá-la junto à empresa. Havendo divergência entre a Perícia e o Laudo da Junta a empresa irá suspender o benefício”. Não aceita retirar esta parte da cláusula. CT/Sindicato farão nova redação.

(10)

• Incluir a expressão “e auxílio doença acidentário” no título, primeiro parágrafo e nas letras “c” e “e”. OK.

5. Cláusula 45 – COBERTURA MÉDICA, HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA

• § 3 º – A P R O C E M P A d a r á c o b e r t u r a médico/hospitalar/odontológica aos aposentados e dependentes, através do mesmo convênio que atender os empregados, como se ainda estivessem em atividade. Não aceita.

6. Cláusula 50 – AUXÍLIO REFEIÇÃO

• § 2º – Os Editais de licitação de AUXÍLIO REFEIÇÃO serão apreciados, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, pela Comissão de Trabalhadores da PROCEMPA/CT, assegurada a não divulgação dos termos do edital a fim de garantir o princípio da igualdade entre os concorrentes. Não aceita por ser inviável legalmente.

• Possibilidade de escolha se o funcionário quer receber o auxílio em bloco de papel ou cartão magnético. Em estudo, sendo que a empresa fará uma análise de mercado para ver a operacionalidade.

7. Cláusula 54 – AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

• § 3º – Os Editais de licitação de AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO serão apreciados, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, pela Comissão de Trabalhadores da PROCEMPA/CT, assegurada a não divulgação dos termos do edital a fim de garantir o princípio da igualdade entre os concorrentes. Não aceita por ser inviável legalmente.

8. Cláusula 57 – AUXÍLIO DOENÇA 13º SALÁRIO

• Acrescentar, ao final, a expressão “e auxílio doença acidentário”. OK.

9. Cláusula 69 – ABONO ANUAL

• Aumentar para 07 dias. Não aceita.

(11)

10. Cláusula 82 – AVISO PRÉVIO

• Para os empregados com mais de 45 (quarenta e cinco) anos de idade e com tempo de serviço na PROCEMPA superior a 5 (cinco) anos, em caso de dispensa sem justa causa, será concedido aviso prévio com prazo de 60 (sessenta) dias. Não aceita.

11. Cláusula 114 – CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR

• Aumentar para R$100.000,00 (cem mil reais) por semestre para a formação de trabalhadores em grau superior. Não aceita.

12. Cláusula 122 – ESTAGIÁRIOS

• Retirar! Não aceita.

13. LICENÇA MATERNIDADE

• Inclusão do benefício da Licença Maternidade de 6 meses, com a possibilidade de ser retroativo a quem ainda estiver no gozo da licença no período da negociação e eventual aprovação do ACT. OK.

14. PROMOÇÕES

• A PROCEMPA reajustará em 4% os salários dos seus trabalhadores a título de promoção, com vigência a contar de 1º de Novembro de 2008. Não aceita.

Procempa – IGP-M cotado em 12,23% em outubro

Abaixo, especialmente para os colegas da Procempa, a cotação do IGP-M para o mês de outubro, em matéria no jornal Correio do Povo de hoje: o índice subiu 0,98% no mês, acumulando

(12)

12,23% nos últimos doze meses. O índice é historicamente utilizado no reajuste salarial dos trabalhadores da Procempa e consta da pauta de reivindicações desta campanha salarial (clique aqui para acessá-la na íntegra).

IGP-M sobe para 0,98% em outubro

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP- M) em outubro subiu para 0,98%, em comparação à alta de 0,11%

de setembro. O anúncio foi feito ontem pela Fundação Getúlio Vargas. Dos três itens que compõem o IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA), subiu 1,24% no mês, após alta de 0,04% em setembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,25%

(caiu 0,06% em setembro). O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) avançou 0,85% ante 0,95% no mês anterior. O IGP-M é usado reajustar contratos de aluguel e acumula, este ano, 9,53% e 12,23% nos últimos 12 meses.

Referências

Documentos relacionados

Monterrey (Campus Cidade do México) México Universidad Autónoma del Estado de México. (UAEM)

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

Mulher, 51 anos de idade, casada, sem comorbidades, ciclo menstrual regular com fluxo normal durando 3 dias. Data da última menstruação há 7 dias. Nega uso de

O Cliente ao aderir aos serviços da plataforma Compras do Estado declara ter tomado conhecimento e concordar com todas as condições gerais presentes neste documento e com as

Embora existam trabalhos e pesquisas para investigar essa ligação (cf. Pensando nisso, foram comparados dois tempos marcantes do progresso religioso humano, a era

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da

Em seguida, realizaremos um estudo em An´alise Funcional, onde investigaremos a teoria b´asica dos operadores lineares cont´ınuos entre espa¸coes normados e espa¸cos de Banach;