• Nenhum resultado encontrado

COZINHA caipira abobrinhas Vizente Besteirol COZINHA caipira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "COZINHA caipira abobrinhas Vizente Besteirol COZINHA caipira"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Abacaxi em calda

Ingredientes: 3 abacaxis maduros sem casca, 8 xícara de água, 1 pitada de bicarbonato de sódio. Para a calda: 2 1/3 de xícaras de açúcar cristal e 2 xícaras de água.

Modo de preparo: Corte os abacaxis em rodelas de 3 cm de espessura e retire o miolo. Coloque numa panela de aço inoxidável, de alumínio ou de ágata. Junte a água e leve ao fogo até levantar fervura. Retire a fruta com uma escumadeira e reserve (jogue fora a água de fervura). Na mesma panela, misture bem os ingredientes, da calda e leve ao fogo, sem mexer, ate o ponto de pérola, ou calda grossa (verifique o ponto: a calda cai da colher num fio e, quando pára de cair , forma uma gotinha na ponta da colher). Junte o abacaxi e deixe ferver por 15 min ou ate a calda voltar ao ponto de pérola.

Receita: Acarajé(20 unidades)

Ingredientes: ½ kg de feijão-fradinho, 2 cebolas raladas, sal, azeite-de-dendê.

Modo de preparo: Deixe o feijão de molho por uma noite.

Descasque os grãos, um por um, retire também o olho. Passe o feijão na chapa mais fina da máquina de moer carne. Tempere com a cebola ralada e sal e bata bem com uma colher de pau, até obter um creme consistente. Frite o acarajé no azeite-de-dendê, às colheradas: duas colheres de sopa formam um bolinho.

Receita: Alfenim

Ingredientes: 1 kg de açúcar, 2 litros de água, 1 colher (chá) rasa de suco de limão.

(2)

de modelagem Como a massa é quente, proteja as mãos com polvilho e comece o trabalho de puxa (esticar e encolher a massa). Quando ela estiver bem consistente, antes do ponto de açucarar, comece a modelar os objetos que pretende (flores, animais, camafeus) É sempre bom ter às mãos um palito, uma peça de cristal ou tesoura de ponta, para ajudar a fazer os detalhes. Em seguida, deixe secar. As pessoas que não tem habilidade artística para modelagem podem usar o

processo conhecido como “verônica”: pronta a massa, fazem-se as figuras e medalhões com o auxílio de moldes de estanho.

Receita: Arroz jardineira

Ingredientes: 2 colheres (sopa)de óleo, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 1 pimentão vermelho pequeno cortado em

cubinhos, 1 cenoura cortada em cubinhos, ½ xícara (chá) de ervilhas frescas, ½ xícara (chá) de vagem picada, 3 tabletes de caldo de galinha Maggi, 150g de peito de peru picado.

Modo de preparo: Aqueça o óleo e refogue o arroz, o pimentão, a cenoura , a ervilha e a vagem Adicione 4 xícaras (chá) de água fervente e os tabletes de caldo Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 min, com a panela parcialmente tampada ou até que o arroz seque Retire do fogo, acrescente o peito de peru e deixe descansar por aproximadamente 10 min e sirva com batata palha.

Receita: Arroz amarelo

Ingredientes: 20 a 30 caroços de pequi, 1kg de arroz, óleo, sal , alho, cebola, cheiro-verde

Modo de preparo: Refogar os caroços de pequi em óleo , sal , alho e cebola Colocar um pouco de água e deixa-los cozinhar até a água secar Adicionar o arroz e refogar bem Colocar um pouco de água , acrescentar o cheiro-verde e deixar cozinhar.

Receita: Arroz com suã

Ingredientes: 3 kg de suã, 4 xícaras de arroz, 2 cebolas picadas, Manjerona ou cheiro-verde e temperos.

(3)

vasilha com sal, alho e limão, duas horas antes de ir ao fogo. Usando de preferência uma panela de ferro, frite bem, pingando água constantemente, até a carne amolecer e dourar. Retire o excesso de gordura que se acumula na panela e coloque o arroz. Frite bem, coloque água e cozinhe em fogo brando. Quando estiver quase pronto, acrescente cheiro-verde ou manjerona, para dar mais sabor. Sirva quente e úmido.

Receita: Arroz em panela de pedra

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz, 2 colheres (sopa)de óleo ou azeite de oliva, 1 cebola, 1 tomate, 1 dente de alho, sal, 300g de queijo fresco em cubos.

Modo de preparo: Antes de ser usada pela primeira vez a panela de pedra precisa ser curada. Para isso, coloque óleo ou azeite dentro dela e leve ao fogo ate ferver.Com uma colher de pau, vá cobrindo com óleo toda a parte interna. Quando o óleo desaparecer, lave a panela com água fervente e estará pronta para o uso.Prepare o arroz, quando estiver quase pronto, junte o queijo e deixe derreter, tampando a panela. Sirva na própria panela.

Receita: Arroz-doce comrapadura

Ingredientes: 4 xícaras de arroz-da-terra (arroz-roxo), 1 xícara de açúcar, 500 g de rapadura (uma rapadura), canela em pó, leite de 1 coco.

Modo de preparo: Lave o arroz e ponha de molho durante 1 hora antes de levar ao fogo. O arroz deve ser posto de molho na água em que vai ser cozido. Leve o arroz ao fogo para cozinhar com uma pitada de sal. Quando estiver quase seco, acrescente o leite de coco, o açúcar e a rapadura raspada. Deixe cozinhar bem, até ficar no ponto de arroz-de-leite. Tire do fogo, sirva em pratos com canela em pó por cima.

C O Z I N H A C A I P I R A

(4)

Ingredientes: Bananas nanicas maduras(bem firmes), ovo batido, farinha de rosca, óleo de milho para fritar.

Modo de preparo: Descasque as bananas e retire todos os fios. Pique ao meio e reserve. Num prato fundo bata bem o ovo. Reserve. Em um outro prato fundo coloque a farinha de rosca. Pegue cada pedaço de banana passe-o pelo ovo e em seguida pela farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente. Seque bem em papel absorvente. Sirva quente.

Receita: Barreado

Ingredientes: 5 kg de paleta sem osso (deve ser rija e sem

gorduras), ½ kg de toucinho fresco, 1 cabeça de alho pequena, ½ kg de cebola, 1 pacotinho de cominho moído ou em sementes socada, 5 folhas de louro, pimenta-do-reino e sal a gosto, para a vedação da panela de barro: 200 gramas de farinha de mandioca, 20 gramas de farinha de trigo, água fria.

Modo de preparo: Corte a carne em retângulos de mais ou menos 8 comprimento por 4 cm de largura, pique o toucinho em pedaços bem miúdos. Corte a cebola em rodelas. Tempere a carne com alho

socado, sal, pimenta-do-reino e cominho. Numa panela grande, que pode ser de alumínio ou barro, coloque uma camada de carne, depois uma camada de cebola e depois a de toucinho, e assim

sucessivamente, sendo que a última camada deve ser de toucinho. O louro deve ser colocado entre as camadas. Então, põe-se a água fria até a altura da última camada. Se a panela for de alumínio deve-se amarrar a tampa com uma cordinha para ficar bem firme. Antes de levar ao fogo, faz-se a barreação, isto é, a vedação da panela: com a farinha de mandioca, a farinha de trigo e a água fria faz-se uma

(5)

com as batidas, ficará em forma de fios longos. Coloca-se tudo para ferver novamente, agora sem a vedação, e o barreado está pronto. A maneira de servir também é importante: num prato fundo, coloca-se a farinha de mandioca e despeja-se o barreado em cima, bem quente, com o caldo de cozimento. Mistura-se bem, fazendo um pirão. E pronto.

Receita: Biscoito frito

Ingredientes: 1 Kg de polvilho, 1 copo do gordura, ½ litro de leite ou água, 1 pitada de sal (a gosto), 1Kg de queijo ralado, ovos por a quantidade de enrolar.

Modo de preparo: Escaldar a gordura no polvilho mexendo até virar uma massa solta. Adicionar o queijo

ralado, o sal e solver adicionando os ovos até ficar no ponto de enrolar. Fritar em óleo não muito quente, para fritar por dentro e por fora.

Receita: Bolinho de arroz

Ingredientes: 2 Kg fubá de arroz, 1 Kg açúcar, ½ Kg farinha de trigo, 2 colheres fermento de pão, 1 colher de pó Royal, 1 litro de leite, 1 prato gordura quente, 1 prato, mandioca ou batata(inglesa ou doce) cozidos e ralados, como um purê.

Modo de preparo: Amasse a farinha de trigo com o fermento de pão com leite até solver. Adicione a mandioca ou a batata e o fubá de arroz e o açúcar. Amasse até dar liga e adicione a gordura quente mexa adicionando o leite até ficar no ponto de enrolar. Unte as formas(pode ser a mesma do empadão ou de empadinha) e ponha para assar por duas horas. Cuidado com o forno, de acordo com a intensidade das chamas deve-se ficar de olho pois pode ficar pronto em menos tempo.

Receita: Bolo brasileirinho

(6)

Modo de preparo: Coloque em uma tigela o açúcar e a margarina, misturando com uma colher de pau até formar um creme homogêneo Acrescente a farinha de trigo, o fubá e o fermento e vá alternando com o suco de laranja, misturando a cada adição Por ultimo, junte as

raspas de laranja e os ovos inteiros , mexendo bem para incorpora-la à massa Unte com margarina e farinha de trigo uma forma de anel (tamanho médio ) e despeje nela a massa asse em forno médio, por aproximadamente 40 min. Rende 12 fatias.

Receita: Bolo cremoso de batata

Ingredientes: 1kg de batatas cozidas e passadas no espremedor, ½ kg de açúcar, 1 pitada de sal, 1 xícara de farinha de trigo, 2 vidros de leite de coco, 2 colheres (chá) bem cheias de fermento em pó, 2 colheres de manteiga, 1 xícara de queijo ralado, 6 ovos.

Modo de preparo: Em uma vasilha, coloque o açúcar, as gemas, a manteiga e as batatas espremidas Bata muito bem Adicione os outros ingredientes (menos as claras) e continue a bater Junte as claras batendo sempre Coloque em forma redonda untada e asse em forno pré-aquecido.

Receita: Bolo de fubá

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de fubá, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 4 ovos, 1 pires de queijo ralado, 2 xícaras (chá) de leite ou

coalhada, 1 xícara (sopa) de fermento em pó, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Misture numa vasilha todos os ingredientes, mexendo delicadamente. Coloque em uma fôrma untada com manteiga e leve ao forno quente. Asse por cerca de 40 minutos.

Receita: Bolo de fubá (12 porções)

(7)

Modo de preparo: Peneire o fubá e despeje o leite fervente por cima. Bata bem e deixe descansar por 20 minutos. Bata a manteiga em creme com o açúcar e as gemas. Acrescente o leite de coco,

alternando-o com o fubá, misturando bem após cada adição. Junte o sal, o fermento e o queijo. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. Despeje a massa numa fôrma com um buraco no centro, untada e enfarinhada, e leve ao forno brando (180ºC), pré-aquecido. Deixe por uns 25 minutos.

Receita: Bolo de fubá caipira

Ingredientes: 3 xícaras de fubá, 1 xícara de farinha de trigo, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de açúcar, uma pitada de sal, 2 xícaras de leite, 1 colher (sopa) de fermento, erva-doce moída.

Modo de preparo: Ferva o leite junto com a erva-doce, para que o bolo fique impregnado de seu aroma. Em seguida misture os

ingredientes líquidos e vá adicionando, aos poucos, os sólidos.

Coloque numa fôrma untada, leve ao forno bem quente e deixe por 40 minutos.

Receita: Bolo de fubá com canela

Ingredientes: 4 ovos, 2 chávenas de óleo, 2 copos grandes

(tamanho do copo de requeijão) de açúcar refinado, 1 copo grande de fubá, 1 copo grande de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 1 copo de leite morno, 1 colher pequena de pó royal.

Modo de preparo: Após assado, ainda quente, coloque por cima açúcar refinado misturado com canela em pó.

Receita: Bolo de mandioca

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de coco ralado, 2 xícaras (chá) de leite, ½ kg de mandioca crua e ralada, 1 colher (sopa) de manteiga, 4 ovos, ½ colher (café) de sal.

(8)

Receita: Bolo de rapadura

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de rapadura em pedaços, 4 ovos, 200g de manteiga, 1 lata de leite moça, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Cobertura: 1 lata de leite moça, 100g de castanhas de caju picadas.

Modo de preparo: Leve os pedaços de rapadura ao fogo em 1

xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 min Retire do fogo e reserve o caldo Bata as claras em neve e reserve o caldo Bata as claras em neve e reserve Bata a manteiga com o leite condensado, as gemas e 1 xícara (chá) de caldo de rapadura

Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato Por ultimo, adicione as claras batidas em neve Coloque em uma forma refrataria com um furo central , untada e polvilhada com farinha de trigo Leve para assar em forno médio (180ºC) pré-aquecido, por cerca de 40min Retire do forno, espere ficar morno e desinforme. Para a cobertura, misture o leite moça com o restante do caldo da rapadura e leve ao fogo baixo por cerca de 8min, mexendo sempre Retire e cubra o bolo e decore com castanhas.

Receita: Bolo preto

Ingredientes: 9 colheres de farinha de trigo, 7 colheres de açúcar, 3 colheres de nescau, 3 ovos, ½ copo de leite, ½ copo de óleo, casca de 2 limões ralada, 3 noz moscadas grande ralada, 1 pacotinho de canela em pó, 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Modo de preparo: Bata as claras em neve, bata as gemas com o óleo e o açúcar bem batido, adicione a farinha, o nescau, a noz

moscada,o limão ralado e a canela. Por último por o fermento em pó. Cobertura: 3 colheres de leite, 3 colheres de açúcar, 3 colheres de nescau, 1 colher de manteiga, levar tos os ingredientes ao fogo até engrossar e depois cobrir o bolo. Obs: O bolo ainda de estar quente para colocar a cobertura.

Receita: Bolo toalha felpuda

(9)

leite de vaca, 1 colher pequena de pó royal.

Modo de preparo: Após assado coloque a cobertura. Cobertura (leve ao forno até começar a ferver): 1 copo pequeno de água, 2 copos pequenos de açúcar refinado, 100 gramas de coco ralado.

Receita: Brevidade de maizena

Ingredientes: 2 xíc de chá de maizena, 1 xíc chá de açúcar, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 3 ovos, 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Bata a manteiga com o açúcar. Sempre batendo, junte os ovos, um a um, e uma pitada de sal. Bata durante 5 min. Peneire a maizena, junte o fermento em pó e delicadamente acrescente à primeira mistura (deve ficar bem cremosa) unte c/

manteiga a forma ou forminhas de alumínio, polvilhe c/ farinha de trigo e despeje a massa, não enchendo até as bordas. Asse em forno 150 graus durante 15 min. Rende 10 forminhas ou 1 forma de furo no meio.

Receita: Broinha de fubá (35 a 45 unidades)

Ingredientes: 1 lata de leite Moça, 1 xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (chá) de erva-doce, 2 xícaras (chá) de fubá, 1 ½ xícara (chá) de polvilho doce, 2 ovos, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: Misture bem o leite Moça, o leite, o óleo, o sal e a erva-doce e leve ao fogo. Quando levantar fervura, junte de uma só vez o fubá peneirado com o polvilho e mexa rapidamente para não encaroçar. Continue mexendo a’te começar a soltar da panela,

deixando no fundo uma crosta. Passe para um a tigela grande e junte os ovos, uma a um, mexendo bem após cada adição. Por último, quando já estiver fria, coloque o fermento, misturando-o bem. Forme as broinhas e coloque-as sobre a assadeira untada e enfarinhada. Asse-as em forno bem quente (250ºC), por 20 minutos

aproximadamente.

C O Z I N H A C A I P I R A

(10)

Ingredientes: 1 dourado de aproximadamente 2 kg, cortado em postas (reserve a cabeça), sal, pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 cebolas raladas, 2 tomates sem pele e sem sementes, picados, 2 ½ xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de óleo para fritura, molho de pimenta.

Modo de preparo: Tempere todo o peixe com sal, pimenta e o suco de limão. Deixe tomar gosto durante pelo menos 2 horas. Aqueça o azeite, junte a cebola e refogue-a. Quando estiver dourada,

acrescente o tomate e a cabeça do peixe. Deixe refogar alguns minutos. Junte o arroz e refogue por cerca de 15 minutos, mexendo sempre. Cubra com água fervente e cozinhe em panela destampada até que a água comece a ser absorvida. Diminua bem a chama, tampe a panela e complete o cozimento. Passe as postas do peixe pela farinha de trigo e frite-as no óleo quente, a fogo médio. Seque-as em papel absorvente. Sirva o arroz e a cabeça com as postas de peixe e tempere, no prato, com molho de pimenta.

Receita: Caldo para conservas em água e sal

Ingredientes: 1 litro de água, 10 ou 15 g de sal, 50 g de açúcar, suco de limão (1/2 copo).

Modo de preparo: Como se vê, aqui, em vez de vinagre, usa-se limão. Pode-se usar qualquer tipo de limão. Ele serve para tornar o caldo ácido e conservar melhor os alimentos, evitando um tipo de bactéria causadora do botulismo. Depois de fervido, esse caldo deve ser colocado ainda quente nos vidros com os legumes. Esse processo conserva ervilha, milho verde, palmito, vagem, cenoura etc. Os

legumes mais duros devem passar por um cozimento prévio durante alguns minutos. Em relação à receita do molho básico, há uma

diferença no tempo em que os vidros devem permanecer em banho-maria. Depois de ferver por 10 minutos com os vidros abertos, tampe-os e deixe por mais 1 hora.

Receita: Canjica

Ingredientes: ½ quilo de milho branco, 1 litro de leite, 1 pitada de sal, açúcar a gosto, 1 vidro pequeno de leite de coco, cravo e 2 pedaços de canela, água.

(11)

toda. Depois, lave bem, tirando os olhos pretos do milho e alguns grãos amarelos. Coloque para cozinhar. Quando já estiver cozido, acrescente 1 litro de leite e deixe cozinhar mais. Adoce a gosto e ponha uma pitada de sal, o leite de coco, o cravo e a canela. Sirva quente.

Receita: Carneiro

Ingredientes: Carne de carneiro Tempero

Modo de preparo: Corta-se o carneiro em 4 partes, retira-se a

glândula das 2 coxas. Começa-se assando a carne sem qualquer tipo de tempero durante aproximadamente ½ hora. Daí , pincela-se com uma vassoura de agrião (galhos de agrião amarrados) o tempero misturado previamente.Esse processo deve ser repetido

constantemente(5 em 5 minutos) Mantendo-se a carne úmida o tempo todo com o tempero, para que ela absorva o sabor durante cerca de uma hora , (totalizando cerca de 1 hora e meia de trabalho com a carne no braseiro).Sirva com farofa, arroz, legumes e saladas.

Tempero: Para cada quilo de carne. 30g de pimenta do reino, 2 dentes de alho picado, 50gr de açafrão, 100g de sal grosso misturado com um pouco de orégano ,1 garrafa de cerveja. Modo de preparo do tempero: Pegue uma vasilha (cumbuca), adicione dois dentes de alho picado, ½ colher de sopa de açafrão, ½ de pimenta do reino, uma uma colher de sal grosso com um pouco de orégano e misture tudo com cerca de copos de cerveja que, junto à espuma, dará uma

consistência suave e aromática.

Receita: Carne-seca com macaxeira

Ingredientes: ½ kg de carne-seca (carne de sol), 1 kg de macaxeira (mandioca), 100 g de toucinho, 1 colher de óleo, 5 tomates, 1 copo d’água, cebola, alho,pimenta-do-reino, cheiro-verde, pimentão.

Modo de preparo: Corte a carne em pedacinhos e afervente

rapidamente. Descasque a macaxeira e reserve. Corte o toucinho em pedacinhos, frite no óleo até formá-lo em torresmo, retire com a

(12)

torresmos por cima. O acompanhamento pode ser feijão-verde.

Receita: Caroço de piqui em óleo

Ingredientes: Caroços de pequi Água , sal e óleo de cozinha

Modo de preparo: Ferventar o caroço de pequi em água e sal, não cozinhe, apenas ferva para que fique macio. Escorrer e deixar esfriar, em seguida colocar em vidro de boca larga esterilizado, aqueça o óleo e cubra até cobrir os caroços. Deixe esfriar e tampe.

Receita: Cocada Branca

Ingredientes: ½ kg de açúcar cristal, 9 cravos da índia, 2 cocos ralados, 1 ½ xícara (chá) de água.

Modo de preparo: Leve ao fogo o açúcar cristal com a água fria e os cravos. Deixe ferver, sem mexer, em fogo baixo. Para saber se atingiu o ponto, retire um pouco de calda e coloque em um copo de água fria. Deve se formar uma bala mole. Junte o coco ralado, mexa bem e deixe no fogo por alguns minutos, apenas para misturar. Se quiser obter cocada mole, aumente um pouco a calda e utilize, de

preferência, coco verde.

Receita: Cocada de corte

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 vezes a mesma

medida(da lata) de açúcar, 1 pacote de coco seco ralado (110g)ou 1 coco fresco pequeno ralado.

Modo de preparo: Leve ao fogo baixo o leite condensado , o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 15min) despeje em mármore untado e nivele com um rolo de massas, também untado, deixe esfriar e corte em quadrados, se

desejar, incremente com ½ xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e picado.

Receita: Cocada preta

(13)

Modo de preparo: Pique a rapadura em pedacinhos e leve ao fogo com 1 litro de água. Deixe ferver e retire com a escumadeira a

espuma que se forma. Junte a canela e os cravos e deixe ferver por cerca de 15 minutos, sem mexer. Misture o coco ralado e mexa bem. Deixe em fogo baixo até que a cocada esteja bem ligada. Retire a cocada do fogo e coloque em uma compoteira. Se preferir, enrole as cocadas com uma colher e deixe secar ao sol.

Receita: Codornas fritas

Ingredientes: 4 codornas (preparadas), 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de molha de soja, 1 colher (sopa) de vinho, 1 ½ colher (sopa) de maisena ou farinha de trigo, óleo para fritar.

Modo de preparo: Corte cada ave em quatro partes, tempere-as com uma mistura de sal, molho de soja e vinho. Espalhe pimenta-do-reino a gosto, salpique cada parte com maisena ou farinha de trigo. Coloque o óleo numa frigideira funda, em quantidade suficiente para cobrir os pedaços. Deixe esquentar e coloque as codornas para fritar. Após dourar, retire-as e sirva.

Receita: Codornas no espeto

Ingredientes: 6 codornas (prontas), 6 cebolas (escaldadas e descascadas), 6 ramos de tomilho fresco, 6 fatias de bacon (sem o couro), 3 colheres (sopa) de manteiga derretida, pimenta do reino moída na hora.

Modo de preparo: Enxágüe as codornas em água fria e seque-as em papel absorvente, esfregue sal e pimenta no interior de cada ave e a seguir introduza 1 cebola e 1 ramo de tomilho. Arrume-as no espeto no sentido do comprimento, de modo a que fiquem bem próximas umas das outras. Com um barbante, amarre as coxas ao corpo e envolva cada ave com uma tira de bacon (utilize palitos de madeira para fixar). Coloque o espeto sobre uma bandeja forrada com papel alumínio. Asse as codornas por 30 minutos em temperatura baixa, pincele-as com manteiga, continuamente. Retire as aves, desenrole o bacon e coloque-o na bandeja. Retorne as codornas ao forno,

assando-as por mais dez minutos. Pincele novamente com manteiga, arrume as codornas numa travessa aquecida (sem barbante) e

(14)

Receita: Coelho assado

Ingredientes: 1,2kg de coelho, 1 colher (sopa) rasa de sal, Pimenta-do-reino, 2 xícaras (chá) de vinho branco seco, 8 fatias de bacon, pedacinhos de manteiga.

Modo de preparo: Limpe o coelho por dentro e por fora,

desprezando a cabeça. Tempere com sal, pimenta-do-reino e vinho branco, fure as partes mais gordas com um garfo para que o tempero penetre bem, deixe tomar gosto. Coloque o coelho em assadeira forrada com papel-alumínio, espalhe por cima as tiras de bacon e pedacinhos de manteiga, cubra com papel alumínio e asse em forno quente (200ºC) por cerca de um hora. Enquanto isso, vá regando o coelho com o molho da assadeira, quando a carne estiver macia, retire o papel-alumínio e deixe dourar por cerca de 20 min. Sirva com

macarrão na manteiga.

Receita: Coelho com molho de cebola

Ingredientes: 1 coelho novo cerca de 1,2kg, 6 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 kg de cebola, sal, pimenta-do-reino, 1 copo de vinho branco.

Modo de preparo: Corte o coelho em oito pedaços, aqueça a metade do azeite e frite os pedaços de coelho, ao mesmo tempo, aqueça o restante do azeite e a manteiga e refogue a cebola picada fino , deixando ficar transparente, sem escurecer. Tempere os pedaços do coelho com sal e pimenta, junte a cebola refogada, cubra tudo com o vinho branco, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Sirva acompanhado com batata sauté ou batata cozida no vapor

Receita: Compota de goiaba

Ingredientes: 3 kg de goiaba vermelha madura, 1 kg de açúcar, um pouco de canela em pau (se gostar).

(15)

vezes. Coloque o doce em vidros pré-esterelizados e ponha-os, sem a tampa, em banho-maria por 10 minutos. Feche e espere mais 15 minutos.

Receita: Compota de mamão

Ingredientes: 1 kg de mamão cortado em fatias, 1 litro de água, 1 kg de açúcar, alguns cravos-da-índia, 1 colher (sopa) bem cheia de cal virgem.

Modo de preparo: Escolha mamões verdes (quase no ponto de amadurecimento) e corte em fatias, como se fosse para comer ao natural. Retire a casca e as sementes. Coloque as fatias de mamão numa solução de água com cal (a cal cria uma crosta que não deixa a fruta se desmanchar). A água deve ser em quantidade suficiente para cobrir todos os pedaços da fruta. Os pedaços podem ser cortados também no sentido transversal, para ficarem menores. Deixe as fatias na água com cal por 30 minutos, depois lave em água limpa. Coloque em uma panela grande o mamão, a água, o açúcar e os cravos.

Cozinhe em fogo brando, com a panela fecha, mas mexendo de vez em quando, até que o mamão fique bem cozido. Então, coloque os pedaços em vidros pré-esterelizados e deixe-os, destampados, em banho-maria por 10 minutos. Feche-os e deixe por mias 15 minutos.

Receita: Compota de pêssego

Ingredientes: 30 pêssegos meio verdes, com caroço, 1 kg de açúcar, água em quantidade suficiente para cobrir as frutas, cravos (se

gostar).

(16)

Receita: Creme de mandioca com carne de sol

Ingredientes: 2 dentes de alho 1 cebola media picada 3 colheres (sopa) de azeite de oliva ½ kg de mandioca descascada 1 ½ litro de caldo de ou água 200g de carne-de-sol cozida ou desfiada 2 maços de cebolinha verde picada 1 maço de coentro picado Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Amasse o alho com o sal e a pimenta-do-reino.Frite no azeite junto com a cebola picada Ponha o caldo de carne ou a água e junte a mandioca Deixe cozinhar em fogo baixo por 35min Em seguida, bata a mandioca cozida e o caldo no liquidificador ou passe tudo numa peneira fina Volte o creme para o fogo e deixe ferver novamente Acrescente a carne-de-sol, a cebolinha e o coentro Sirva o caldo bem quente

Receita: Curau de milho verde da roça

Ingredientes: 4 espigas de milho verde raladas, 1 xícara (chá) de água, 3 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 lata de leite condensado, canela em pó.

Modo de preparo: Rale as espigas de milho e peneire junto com uma xícara de água. Junte o leite e a manteiga, e leve ao fogo mexendo até engrossar. Acrescente o leite condensado e mexa por mais cinco minutos. Coloque numa travessa e polvilhe com canela em pó. Dica: pode substituir as espigas por duas latas de milho verde em conserva.

Receita: Cuscuz

Ingredientes: 5 colheres (sopa) de margarina 1 cebola grande ralada 10 tomates maduros , sem pele e sem sementes, picados 1 pimentão verde, sem pele e cortado em pedaços Sal e pimenta-do-reino a gosto 3 folhas de couve rasgadas 1 maço pequeno de cheiro verde picado 1 xícara (chá) de ervilhas 1 embalagem de frango defumado , sem pele e cortado partes 4 xícaras (chá)de farinha de mandioca torrada PARA DECORAR Rodelas de tomate Pedaços de frango defumado Ovos cozidos em rodelas 1 pimentão vermelho cortado em tiras

(17)

aos poucos as farinhas, mexendo com uma colher de pau em fogo baixo, por aproximadamente 5 min, até formar um angu Forre o fundo e laterais de uma tigela refrataria grande com as rodelas de tomate, os pedaços de frango defumados, os ovos e o pimentão Despeje aos poucos porções de cuscuz, pressionando com o dorso de uma colher Cubra o prato em que for servir com folhas de couve escaldadas Vire o cuscuz sobre as folhas

Receita: Cuscuz de aipim

Ingredientes: 1 colher de aipim, 1 coco ralado, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (café) de sal, 1 ½ xícara (chá) de água fervente.

Modo de preparo: Rale o aipim o mais fino possível, ou depois de ralado passe-o pelo liquidificador com um pouco de água para formar uma massa fina e mole. Despeje numa bacia e cubra com água. Depois de uns 30 minutos, coloque sobre um pano limpo, esprema para tirar toda a goma. Coloque a massa sobre uma peneira fina, esfregue bem para conseguir uma farinha fina mas úmida. Rale o coco, esparrame sobre uma peneira ou aqueça-o ligeiramente sobre o vapor. Esprema num pano para tirar o leite grosso. Separe num pano para tirar o leite grosso. Separe o bagaço do coco em duas porções, adicione uma das porções ao aipim e tempere com uma pitada de sal. Coloque esta mistura sobre um prato de louça, enchendo bem, até as bordas. Cubra com um pano limpo, prenda bem o pano por baixo do prato para fechar bem o “pacote”. Prepare o cuscuzeiro e, quando a água estiver fervendo, coloque o “pacote” na parte de cima do

cuscuzeiro e feche bem. Deixe cozinhar por uns 20 minutos. Quando tiver amornado, desinforme sobre uma travessa. Ponha a água

fervente sobre o restante do coco ralado para tirar o leite ralo,

espremendo muito bem num pano. Ponha 1 xícara de açúcar em cada um dos leite de coco e leve-os separadamente ao fogo até ferverem. Quando o cuscuz estiver frio, molhe-o com o leite de coco ralado. Para servir, corte-o em fatias e regue com o leite de coco grosso.

Receita: Doce de abóbora

Ingredientes: 2kg de abóbora, 4 colheres (sopa)de cal virgem (especial para alimentos) Para a calda: 4 xícaras de açúcar cristal, 1 1/2 xícara de água.

(18)

polvilhe com a cal e cubra com água. Deixe descansar de um dia para outro. Retira da água os pedaços de abóbora, enxugue bem e fure com um garfo. Despeje água fervente por cima até cobrir. Deixe descansar por 10min. Enquanto isso, prepare a calda. Numa panela grande, misture bem o açúcar cristal com a água. Leve ao fogo e mexa somente até o açúcar ficar dissolvido. Deixe ferver por 2min. Junte os pedaços de abóbora escorridos e deixe ferver por 10 min ou até ficar macia. Obs.: Depois de 2 ou 3 dias, o doce fica mais

brilhante.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Farofa de lingüiça

Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de mandioca fina tostada, 400g de lingüiça, 2 colheres de sopa de azeitona verde picadas, 1 cebola grande picada bem miúda, 3 dentes de alho picadinhos, 2 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de salsa picada na hora, sal e pimenta do reino moída na hora.

Modo de preparo: Escalde a lingüiça e retire a pele. Coloque a lingüiça em óleo quente e deixe fritar até dourar levemente. Junte a cebola e o alho e espere dourar. Tempere com sal e pimenta ,

acrescente farinha e mexa bem Polvilhe com salsinha picada e sirva em seguida.

Receita: Farofa de testículo bovino

Ingredientes: 8 testículo bovinos, 2 copos (requeijão )de farinha de mandioca, cebola, cheiro verde, alho, sal, óleo e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Lave bem os testículos e deixe ferventar por alguns minutos. Aproveite a parte interna dos testículos , desprezando o restante. Corte em pedaços pequenos. Refogue o alho, o sal, a pimenta e os testículos em um pouco de óleo. Acrescente a cebola, o cheiro verde e em seguida a farinha. Sirva ainda quente.

Receita: Feijão com tranqueira

(19)

pedaços

Modo de preparo: Faça uma receita de feijão, acrescentando os demais ingredientes à água do cozimento.

Receita: Feijoada baiana (10 a 12 porções)

Ingredientes: 750 g de feijão-mulatinho, ½ kg de carne-seca, 200 g de língua salgada ou defumada, 2 dentes de alho, ½ kg de carne fresca (pode ser coxão duro, músculo) em pedaços, 250 g de toucinho fresco, 1 folha de louro, 1 colher (sopa) de banha de porco, cominho, sal, molho de pimenta, suco de 1 limão, 3 cebolas picadas, salsa.

Modo de preparo: Deixe o feijão de molho na véspera, com bastante água. Lave as carnes seca, salgada e defumada e deixe de molho na véspera, trocando a água duas vezes. Tempere a carne fresca com sal e um dente de alho. Pique o toucinho, leve ao fogo baixo para

derreter, retire os torresmos e frite a carne temperada na mesma gordura. À parte, fervente bem a carne seca e as salgadas. Escorra, corte-as em pedaços e junte-as à carne fresca já frita. Coloque numa frigideira a banha, o alho amassado, duas cebolas picadas, \refogando até dourar. Ponha uma concha de feijão cozido na frigideira, amasse um pouco, misture bem e despeje no caldeirão. Experimente e salgue mais, se julgar necessário. Prepare o molho, juntando ao molho de pimenta já preparado uma cebola picada, um maço de salsa, cominho picado e o suco de um limão.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Galinha mourisca

Definição: Galinha refogada com bacon, manteiga e ovos Ingredientes: 1 galinha em pedaços, 2 colheres de sopa de

manteiga, 1 tira de bacon, 1 colher de sopa de colorau, 1 cebola média cortada em rodelas, 1 maço de cheiro verde, folhas de hortelã e coentro a gosto, suco de 1 limão, sal a gosto, fatias de pão, 4 gemas, canela em pó a gosto.

(20)

minutos. Coloque as fatias de pão no fundo da travessa e sobre elas os pedaços da galinha e os molhos do cozido. Escalde as gemas em água fervente, e colocar sobre a galinha. Polvilhe com canela. E sirva, acompanhado de arroz de forno e polvilhe com canela.

Receita: Geléia de abacaxi

Ingredientes: 1 kg de abacaxi cortado em pedaços pequenos, ½ litro de água, 700 g de açúcar.

Modo de preparo: Junte o abacaxi à água e deixe cozinhar até que amoleça, o que ocorre depois de uns 40 minutos. Coloque então o açúcar e mexa, com uma colher de pau, até que se dissolva

totalmente. Deixe a geléia apurar por mais 20 minutos, em fogo brando, com a panela destampada. Só mexa quando estiver quase pronto.

Receita: Geléia de jabuticaba

Ingredientes: 1 kg de jabuticaba, 700 g de açúcar, água em quantidade suficiente para cobrir as frutas.

Modo de preparo: Ponha as jabuticabas em um tacho grande, cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando as

jabuticabas estiverem murchas e o líquido escuro, coe sem pressionar as frutas. Recoloque o líquido no tacho, misture o açúcar com uma colher de pau até que se dissolva completamente e deixe, sem tampar, em fogo brando, por mais ou menos 20 minutos. Só volte a mexer quando a geléia já estiver com consistência firme, com bolhas estourando, para que não grude no tacho.

Receita: Geléia de laranja

Ingredientes: 1 kg de laranja, 700 g de açúcar cristal ou refinado, 3 litros de água.

(21)

polpa voltada para baixo, corte os pedaços em fatias bem fininhas, “como couve”. Coloque na panela e acrescente a água (fria ou quente). Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, sem tampar a

panela, e adicione o açúcar. Mexa com colher de pau até o açúcar se dissolver por completo. Cozinhe em fogo brando por mais 20 minutos, aproximadamente, e só volte a mexer quando a geléia estiver quase pronta, para que não grude no fundo da panela. Para certificar-se de que já está no ponto, faça o teste do pires.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Licor de figo

Ingredientes: 6 folhas de figo, 1 litro de álcool de cereais a 38º GL ou pinga, 1 kg de açúcar refinado, 1 copo de água (250 ml).

Modo de preparo: Lave bem as folhas de figo e coloque-as em vidro de boca larga, juntando a seguir todos os demais ingredientes. Tampe e mexa levemente durante uns 5 dias. Daqui para a frente, siga o mesmo esquema das receitas anteriores. Deixe envelhecer por 30 dias.

Receita: Licor de jabuticaba

Ingredientes: 1 kg de jabuticabas bem maduras, 1 litro de álcool de cereais a 38º GL ou pinga, 1 kg de açúcar refinado.

Modo de preparo: Selecione, lave bem e esmague levemente as jabuticabas com as mãos. Coloque em vidro de boca larga com os demais ingredientes. Tampe e mexa levemente durante 20 dias. Daqui para a frente siga o mesmo esquema das receitas anteriores.

Envelhecimento mínimo de 2 meses.

Receita: Licor de Jenipapo

Ingredientes: 5 jenipapos maduros, 1 litro de álcool a 38º GL, 800 g de açúcar refinado.

(22)

Receita: Licor de Laranja

Ingredientes: Cascas de 1 a 2 laranjas-pêra ou baianinha bem maduras, 1 litro de vodca, 1 kg de açúcar refinado, ½ copo de água (120 ml).

Modo de preparo: Lave e descasque as laranjas, deixando as cascas ao sol por 1 dia, para que murchem um pouco. Coloque as cascas e demais ingredientes em vidro de boca larga. Tampe e mexa diariamente, por 5 a 6 dias. Daqui para frente siga o mesmo esquema das receitas anteriores. Deixe envelhecer por 2 meses.

Receita: Licor de mexerica (tipo mandarino)

Ingredientes: Cascas de umas 3 mexericas comuns bem maduras, 1 litro de vodca ou álcool a 38º GL, 1 kg de açúcar refinado, ½ copo de agia (120 ml).

Modo de preparo: Lave e descasque as laranjas, deixando as cascas ao sol por 1 dia, para que murchem um pouco. Coloque as cascas e demais ingredientes em vidro de boca larga. Tampe e mexa diariamente, por 5 a 6 dias. Daqui para frente siga o mesmo esquema das receitas anteriores. Deixe envelhecer por 2 meses.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Moça da roça

Ingredientes: 2 latas de milho verde, escorridas 1 lata de leite condensado 2 vezes a mesma medida (da lata) de leite 1 pedaço de canela em pó

(23)

Receita: Molho aromático

Ingredientes: 50g de pimenta-malagueta sem sementes, 1 litro de vinagre (de vinho ou de cereais), 1 lata pequena de massa de tomate, 6 tomates maduros, 2 cabeças de alho, 2 cebolas grandes, 1

pimentão, ½ colher (sopa) de pimenta-do-reino, 4 folhas de louro, 3 noz-moscadas grandes, raladas, sal.

Modo de Preparo: Moer os ingredientes sólidos e bater depois junto com os líquidos no liquidificador. Conservar em geladeira.

Receita: Molho de frango com milho

Ingredientes: 1 frango cozido com temperos e desfiado, 2 colheres de (sopa) de óleo, 4 tomates maduros sem pele, 1 cebola media ralada, 1 vidro (300g) de palmito picado, 2 xícaras(chá) de milho verde, 1 xícara (chá) de requeijão cremoso, 1 porção de batata-palha, pimenta, cheiro verde e sal.

Modo de Preparo: Bater no liquidificador o milho verde com um pouco de água, coar e reservar. Fritar a cebola no óleo, colocar o frango desfiado, o tomate, o palmito e o milho. Deixar ferver um pouco e retirar do fogo. Colocar em pirex o molho de frango e o requeijão. Assar em forno quente por cerca de 30 min. Retirar do forno e colocar batata-palha por cima.

Receita: Moqueca de camarão (5 a 6 porções)

Ingredientes: 1 kg de camarão fresco, limpo, suco de 1 limão, 1 dente de alho socado com sal, ½ xícara (chá) de azeite-de-dendê, 2 cebolas picadas, 4 tomates sem pele e sem sementes, 1 pimenta vermelha, 2 colheres (sopa) de coentro e de salsa picadinhos, ½ xícara (chá) de leite de coco.

Modo de Preparo: Tempere os camarões com o alho socado com sal e o suco do limão. Deixe no tempero durante um pouco de tempo. Ponha numa panela o azeite-de-dendê, a cebola picada, o tomate e a pimenta vermelha. Quando estiver tudo refogado, junte os camarões. Deixe uns 20 minutos. Acrescente a salsa, o coentro e o leite de coco.

Receita: Moqueca de pintado

(24)

dentes de alho amassados, 4 tomates sem pele e sem semente, 3 pimentões verdes picados, 3 pimentões vermelhos picados, ½ xícara de azeite de dendê, ½ xícara de óleo, 1 cebola grande picada, suco de 2 limões, ½ xícara de salsa, cebolinha picadas, 1 colher de coentro picado, 1 vidro de leite de coco (200ml), 1kg de camarão médio cozidos e sem casca e 1 folha de louro.

Modo de preparo: Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão. Deixe por 20min. Leve ao fogo em uma panela com óleo,

cebola, alho e deixe fritar por 3 min. Junte os tomates e os pimentões e refogue-os ate formar um caldo grosso. Adicione o peixe, louro, coentro, salsa e cebolinha. Misture bem e deixe cozinhar no fogo brando por mais ou menos 25 min. Ainda fervendo junte o leite de coco e mexa. Prove os temperos, junte o azeite de dendê. Misture bem e sirva-os .

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Pão de alho

Ingredientes: 600g de farinha de trigo, 25 g de fermento para pão, 10g de sal, 1 colher de (sobremesa) de margarina, 30g de açúcar, 1 ovo, 50g de alho, 1 copo de água e óleo.

Modo de Preparo: Misture o fermento com 50g de farinha de trigo e um pouquinho de água. Deixe descansar por 10 min. Quando o

fermento começar a rachar, adicione o sal, a margarina , o açúcar e o ovo. Misture o alho esmagado com um pouco de óleo e sal . Junte essa mistura à massa de pão e trabalhe-a com o restante da farinha, adicionando água aos poucos, o suficiente para ficar bem macia . Deixe descansar por 20 min. Faça 24 pãezinhos e coloque-os em assadeiras untadas Espere crescer ate dobrar de tamanho. Pincele com ovo batido, pulverize com água e leve ao forno para assar(200ºC) por 20 min aproximadamente.

Receita: Pé-de-moleque (50 docinhos)

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele, manteiga para untar.

(25)

Acrescente o amendoim, misture bem e retire do fogo. Bata com uma colher de pau, até que a massa fique opaca. Despeje a mistura no mármore untado, passe o rolo também untado por cima alisando a superfície e deixando-a na espessura desejada. Depois de bem fria, corte em losangos ou quadrados e coloque em forminhas de papel.

Receita: Peta

Ingredientes: 5 copos de polvilho doce, 2 copos (tipo americano)de óleo, 1 copo (tipo americano)de água.

Modo de preparo: Levar ao fogo e deixar ferver. Escaldar o polvilho, deixar esfriar, colocar o sal a gosto e misturar bem , dando uma boa sovada. Acrescentar os ovos, aos poucos, sempre sovando bem(gasta mais ou menos 9 ovos). A massa fica mais mole. Colocar um pouco da massa em saco próprio ou saco plástico de leite com um furinho no canto, espremer as petas em assadeira sem untar. Assar em forno quente, inicialmente. Quando crescer, deixar em forno médio para secar.

Receita: Picanha temperada

Ingredientes: 2 colheres de mostarda 1 cebola grande ralada 1 dente de alho bem picado sal e pimenta a gosto colocar no meio fatias de bacon, calabresa e azeitona

Modo de preparo: Passe manteiga por cima da peça, passe bastante farinha de mandioca em cima e enrole em papel alumínio. Deixar cerca de 1 ½ no forno alto. Na hora em que estiver macia, tirar o papel alumínio e colocar em outra assadeira com legumes (batata, cenoura etc.): regue os legumes com um pouco de azeite e deixe mais 40 ou 50 minutos no forno. Não deixe secar muito.

Receita: Pintado na brasa

Ingredientes: Pra cada espeto 800g de peixe: 2 tomates maduros e limpos (sem semente), ½ pimentão vermelho, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 folha de louro, 1 colher de óleo, 1 dente de alho e sal a gosto.

(26)

espeto, não é pintado...

Receita: Pirão

Ingredientes: Farinha de mandioca crua, caldo do cozido ou escaldado.

Modo de preparo: Deixe o caldo do cozido no fogo até ferver. Coloque numa travessa a quantidade necessária de farinha de

mandioca, na seguinte proporção: para a cerca de 1 litro de caldo, 3 a 4 xícaras (chá) de farinha. Despeje o caldo fervente sobre a farinha e vá batendo até ficar com a consistência desejada.

Receita: Polenta

Ingredientes: ½ kg de fubá 2 litros de água

Modo de preparo: Desmanche o fubá na água fria , mexendo com uma colher de pau. Acrescente sal a gosto. Leve ao fogo mexendo sempre.Quando a massa começar a grudar no fundo da panela, abaixe o fogo e continue mexendo ate ficar com a consistência de pudim. Coloque a massa em uma travessa, deixe esfriar um pouco e desenforme num prato para servir. Sirva com molho vermelho de sua preferência.

Receita: Pudim de milho verde

Ingredientes: 3 espigas de milho verde (ou duas latas de milho em conserva), 2 xícaras (chá) de leite, 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de leite de coco, 3 ovos.

Modo de preparo: Rale o milho, se for espiga. Se for de lata, basta misturar ao leite e bater no liquidificador. Coe numa peneira fina e acrescente os demais ingredientes. Faça a calda caramelada numa fôrma de pudim e leve ao forno em banho-maria por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Quebrador

(27)

ovos, 1 colherinha (café ) de fermento em pó, ½ copo de manteiga de leite, raspa de limão e leite.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes secos. Vá

amassando aos poucos, com os ovos. Acabe de amassar com leite até o ponto de enrolar. Enrole no formato que desejar e decore pressionando com a ponta de um garfo. Asse em forno moderado.

Receita: Quentão

Ingredientes: 1 garrafa de pinga, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras água, gengibre, canela em pau, cravo, nos moscada ralada, limão(cortado em quatro).

Modo de preparo: Levar ao fogo todos os ingredientes, menos a pinga. Levar novamente ao fogo ate levantar fervura.

Receita: Quentão

Ingredientes: 1 litro de pinga, ½ litro de água, 1 raiz média de gengibre cortada em fatias e amassada, 2 copos de açúcar, cravo e canela em rama, casquinhas de limão.

Modo de preparo: Leve ao fogo o açúcar com o cravo, a canela e o gengibre. Acrescente a pinga, já misturada com a água, e as

casquinhas de limão. Deixe apurar e sirva em xícaras.

Receita: Quibebe de mandioca

Ingredientes: A mandioca deve ser fresca e descascada na hora do preparo do quibebe.

Modo de preparo: Tira-se o pavio da mandioca, corta-se a mandioca em pedacinhos, coloca-se açafrão, óleo, alho e sal, pode colocar também duas conchas de caldo de frango caipira já cozido. (Pode ser substituído por caldo Knorr), coloca-se cebola a vontade e também cebola de cheiro.

(28)

Ingredientes: 1 guariroba in natura, 1 xícara (chá) de caldo de limão, pimenta do reino, sal a gosto, cheiro verde, pimenta verde e 1 cebola média cortada fina.

Modo de preparo: Cortar a guariroba em água, sal e limão. Deixar em repouso por 10 min. Escorrer a água e acrescentar todos os temperos. Se desejar, acrescente um pouco de maionese. Decorar com pimentão cortado em fatias, tomate e folhas de cebolinha.

Receita: Suco de couve com limão

Ingredientes: 2 limões, 2 folhas de couve, 1 litro de água, açúcar e gelo.

Modo de preparo: Bater no liquidificador os limões bem

lavados com a casca, as folhas de couve, a água e açúcar a gosto. Coar e servir com gelo.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Tempero caseiro

Ingredientes: 100 g de alho, 1 kg de cebola, 6 folhas de louro, um maço de salsa, 3 folhas de salsão, ½ xícara (chá) de óleo, 1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino moída, 1 colher (sopa) de orégano, 3 galhos de manjericão, 6 galhos de manjerona.

Modo de preparo: Passe na máquina de moer os ingredientes sólidos e, depois, todos no liquidificador. Despeje numa tigela e acrescente 1 kg de sal. Misture bem e conserve em geladeira.

Receita: Torta de abacaxi

Ingredientes: 5 ovos, 3 colheres (sopa) cheias de margarina, 2 copos (americano) de açúcar, 3 copos

(americano) de farinha de trigo, 2 copos de leite ou de suco

(29)

Modo de preparo: Para a massa, misture os ovos , a margarina, o açúcar e deixe bater até virar um creme. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo e por ultimo o leite e o fermento. Bata mais um pouco, coloque para assar. Para o recheio pique o abacaxi em cubos bem pequenos. Coloque para cozinhar com açúcar, a gosto. Quando ele estiver bem amarelo, coloque as 3 colheres de leite ninho e mexa bastante. Acrescente a maisena dissolvida em água e deixe ferver, mexendo sempre. Quando tirar do fogo, deixe esfriar um pouco. Acrescente então as 2 latas de creme de leite. Para a cobertura, misture o leite condensado com o leite de vaca e as gemas.

Acrescente a maisena e leve para cozinhar até virar um creme bem leve. Tire do fogo, deixe esfriar e acrescente as duas latas de creme de leite. Para a montagem, parta o bolo no meio, coloque o recheio em uma das metades, cubra com a outra. Distribua a cobertura sobre a superfície do bolo. Salpique chocolate ralado por cima , enfeite com cereja e raspas de chocolate.

C O Z I N H A C A I P I R A

Receita: Vaca atolada

Ingredientes: 5 kg de costela de vaca com osso (tirar o excesso de gordura e temperar a gosto), 2 kg de mandioquinha cozida com sal, 4 tomates maduros picados sem pele, 4 folhas de louro, 1 maço de cheiro-verde, 2 pimentas vermelhas, 5 colheres (sopa) de óleo, 4 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho, 2 pimentões picados.

Modo de preparo: Cozinhe a costela em panela de pressão, com duas folhas de louro e uma cebola, por 40 minutos. Escorra a água e reserve. (Se quiser, pode desossar.) Em uma panela de barro, de preferência, coloque o óleo, a cebola, o alho, o louro e frite levemente a costela. Em seguida acrescente os tomates, a pimenta e o pimentão. Aos poucos vá colocando o caldo reservado até atingir metade do volume de carne. Quando a carne estiver cozida, coloque mandioca até cobrir bem e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Por fim coloque o cheiro-verde picado, desligue o fogo e sirva acompanhado de arroz com couve e salada de folhas, cheiro-verde e salsão.

Receita: Vinho quente

(30)

pedacinhos, casca de 1 laranja pêra, seca de um dia para outro.

Modo de preparo: Queime metade do açúcar com o cravo e a

Referências

Documentos relacionados

 Isomeria Constitucional (de cadeia, de posição, de função metameria e tautomeria) e esterioisomeria (Geométrica ou Cis Trans

Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período 2004 a 2010, nos Programas de Pós-graduação em

Indicações: criptorquia bilateral, diagnóstico diferencial entre testículo criptorquídico e retrátil, testículo retrátil de menor tamanho do que o testículo

Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina, de que no ano de 2001 ocorreram 1.719 óbitos de mulheres em idade fértil (entre 10 e 49 anos), apenas 441 Declara- ções de Óbito (DOs)

Os resultados obtidos neste estudo permitiram avaliar o conhecimento de pacientes diabéticos, atendidos em uma unidade de internação de cirurgia vascular, sobre o cuidado

La unidad de medida será el trabajo efectuado por torre. La Comisión entregará al constructor una lista de torres donde se indicará la distan- cia a que se colocarán las varillas.

b) Segundo Nível – é o contato mais familiar com um texto, através do conhecimento de qual gênero se trata (notícia, conto, poema), do seu autor e dos benefícios que

Clique em Criar Arquivo Slave Modificado para codificar um arquivo a ser enviado ao seu Slave e salve em seu computador. Atenção: dependendo do tipo de central, esta operação