• Nenhum resultado encontrado

Glossário da Internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Glossário da Internet"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Glossário dA Internet

A

Anonymous FTP

Método usado para se conectar a sites FTP no mundo. Chama-se FTP Anônimo porque qualquer pessoa pode fazer um log-on usando como nome do usuário "anonymous" (anônimo) e dando seu endereço de e-mail como senha.

Antivírus

Programa de proteção contra vírus de computador. Efetua uma varredura no sistema em busca de programas maliciosos que possam causar qualquer tipo de problema ao correto funcionamento do computador.

Attachment (Anexar)

Você pode anexar qualquer tipo de arquivo ao seu email utilizando a opção "Attachment", do seu software de correio eletrônico.

Acceptable Use Policy

Política de Uso Aceitável. É uma política de regras estabelecida pelo provedor de acesso à Internet e indica o tipo de uso que é permitido através da conexão.

Ack

Um número de reconhecimento no cabeçalho TCP que diz a um solicitante TCP o número da seqüência dos bytes que o receptor TCP deverá aguardar em seguida.

Acrobat

Sistema de autoria multimídia da Adobe para criação de apresentações. A extensão Amber para Netscape permite que você visualize documentos Acrobat através de páginas Web. http://www.adobe.com

Acrônimo

(2)

ActiveX

Nova tecnologia de paginação do Microsoft Internet Explorer 3, dispondo de controles interativos para serem embutidos em páginas web.

Address

Endereço. Pode estar se referindo ao endereço de um usuário em um sistema, como num endereço eletrônico (requisito para que a mensagem enviada possa ser direcionada para uma pessoa em particular), ou ao endereço de um site na Internet.

Address Book

Catálogo de Endereços. Um recurso da maioria dos programas de correio eletrônico, que armazena endereços de e-mail para facilitar o acesso aos mesmos. Muitos utilitários permitem o uso de nomes alternativos para evitar que se tenha de decorar endereços de e-mail complicados.

Advanced Research Projects Agency

Agência de Projetos de Pesquisa Avançado. A ARPA era o departamento de projetos de defesa dos EUA (veja também a agência DARPA) responsável pelos primeiros

desenvolvimentos da Internet, então conhecida como ARPANET, nos anos 60 e 70. 0 projeto era desenvolver uma rede de comunicações que não fosse interrompida, em caso de ataques nucleares, e possibilitasse aos técnicos militares a troca de informações.

AFS

Um conjunto de protocolos, similar ao NFS, para usar arquivos em outro computador de rede como se estivesse em sua máquina local.

Alt

Uma das categorias de grupos de discussões Usenet. Alt vem da palavra Alternative, e esses grupos geralmente são os de maior controvérsia na Usenet.

Alta Vista

Excelente mecanismo de busca para a World Wide Web e Usenet. http://www.altavista.digital.com

Ameol

O leitor oficial para CIX off-line. Ele possui várias maneiras de tornar o acesso à

Internet mais fácil, e mais barato, com o acesso off-line à Usenet, por exemplo. Um belo programa, exceto se você for um usuário Windows, é claro!

(3)

A implementação Amiga do protocolo Internet requerido para possibilitar o acesso à Rede.

Analogue Signais

Sinais Análogos. Contínuas, porém variadas, formas de ondas. Um exemplo: os tons de voz transmitidos através de um linha telefônica.

Anchors

Âncoras. As ligações de hipertexto que estão embutidas em um documento (HTML) da World Wide Web. As âncoras permitem que o usuário salte de um pedaço da informação para um item relacionado, não importando onde, na Internet, ele esteja armazenado.

Anonymous FTP

FTP Anônimo. Há muitos sites na Internet que permitem a qualquer um conectar-se e transferir arquivos de seus diretórios públicos. Eles são conhecidos como sites de FTP Anônimo e formam o backbone da transferência de arquivos da maioria dos usuários da Internet.

Annotations

Anotações. Mensagens pessoais de textos que podem ser adicionadas aos documentos locais da World Wide Web, ao utilizar um paginador como o Mosaic.

ANSI

American National Standars Institute, responsável pela aprovação de padrões em muitas áreas.

AOL

Veja America Online.

AppleLink

É um serviço comercial on-line para usuários de computadores Apple.

AppleTalk

Software de Local Area Network (LAN ou Rede Local), da Apple, que permite aos computadores Apple compartilhar recursos.

Applet

(4)

Application

Um pedaço de software que executa uma função específica.

Arc

Para criar um backup compactado de um arquivo, ou grupo de arquivos, pode-se utilizar o programa de compressão PKARC. Apesar de estar ultrapassado, muitos arquivos ARC ainda são encontrados na Internet.

Archie

O Archie é um recurso Internet que procura a localização de arquivos que estão

disponíveis nos FTP Anônimos. Você fornece ao Archie uma palavra e ele retornará uma lista de sites FTP que contêm o dado pesquisado, incluindo os nomes exatos de arquivo e de estrutura de diretório para possibilitar rápido acesso. O Archie também está

disponível para uso via correio eletrônico, se você não tiver uma conexão completa para a Internet.

Archive

Coletânea. Um arquivo, ou grupo de arquivos, que foi compactado para formar outro pequeno arquivo. Dependendo do programa utilizado para comprimir a coletânea, ela poderá acompanhar uma das muitas extensões de arquivos, incluindo.LHA, .ZIP, .ARC, .Z00, .TAR, .ARJ.

ARQ

Automatic Repeat Request (Requisição de Repetição Automática). Um protocolo de controle de erros usado pelos modems Miracom.

ASCII

American Standard Code for Information Interchange. Um código apoiado por, praticamente, todos os fabricantes de computadores para representar letras, números e caracteres especiais.

ASCII Art

Arte ASCII. Trabalhos de arte compostos inteiramente por caracteres ASCII, São vistos freqüentemente como parte de longos e modelados arquivos de assinatura na Usenet.

Assigned Numbers

Números Associados. Números que são liberados pela Internet Assigned Numbers Authoríth para os vários elementos da implementação de um protocolo de rede.

(5)

Assíncrono. Forma de transmissão de dados que faz a informação ser enviada em intervalos irregulares.

AT Command Set

Conjunto de Comandos AT. Linguagem de comandos para modems que foi desenvolvida pela Hayes e se tornou um padrão para a indústria.

Attachment

Arquivo Anexado. Arquivos binários que foram codificados (Uuencoded), enviados pelo padrão MIME ou recebidos como parte de uma mensagem de correio eletrônico são conhecidos como arquivos anexados.

Auntie

Sistema de Boletim operado pelo BBC Networking Club.

Automaglically

Automagicamente. Quando uma ação é executada através de um comando de software acionado por uma mensagem de e-mail. Processo utilizado por programas de shareware para a validação de cópias registradas, por exemplo. Também pode ser adotado para substituir a complicada explicação de um processo, por isso, dizemos que "isto vai ser feito automagicamente", ao invés de passar por chatos e detalhados procedimentos.

AVI

Arquivo de video Clip

B

Backbone

Uma das redes que conectam outras redes à Internet. Por exemplo, a NFSNET é um dos principais backbones da internet. Linhas de comunicação de base, operando em altas velocidades. Do backbone partem ramos de velocidades inferiores para as redes locais, que distribuem entre os terminais da rede. É a espinha dorsal da Internet.

Backdoor

Passagem secreta - método não documentado para acesso a um determinado sistema.

(6)

Imagem (textura) ou cores utilizada como fundo de tela.

Backup

Copia de Segurança de arquivos.

Bandwidth

Banda Passante. É tipicamente usada para especificar a quantidade de dados que podem ser enviados em um canal de comunicação. A diferença em Hertz entre a mais alta e a mais baixa freqüência de um canal de transmissão. Usualmente empregada para descrever a quantidade de tráfego através de um grupo de discussão ou conferência.

Bang Path

Antigo sistema de endereços de correio eletrônico UUCP.

Banner

Uma mensagem exibida por um sistema on-Iine ao executar certos comandos. Por exemplo, deve haver uma "manchete de login" que exibe informações sobre o sistema a que você está se conectando pela primeira vez, como o Cix. Os gerenciadores de

sistemas, ou Wizards (Assistentes) no Delphi, devem ter uma manchete exibida ao digitarem seus SIGs.

Baseband

Uma técnica de sinalização digital usada em redes locais Ethernet.

Batch

Um método para agrupar diversos arquivos antes de uma transferência.

BatchFTP

Uma maneira fácil de acessar vários arquivos em diferentes sites de FTP ao mesmo tempo, antes de fazer a transferência por um terminal de provedor Internet, como o CIX.

Baud

Unidade de medida que indica o número de transições do sinal de modem por segundo. Cada transição deve carregar mais do que um bit de informação.

BBCNC

O BBC Networking Club é um dos maiores provedores de acesso à Internet da Inglaterra.

(7)

Bulletin Board System (Sistema de Boletim Eletrônico). Um serviço on-line que pode ser completamente independente, operado por fabricantes de equipamentos de

informática ou parte de uma rede como a Fidonet. Muitos BBSs agora possuem ligações para a Internet, oferecendo aos usuários correio eletrônico e boletins de notícias Usenet. Um grande número de BBSs têm entrado no mercado de provedores Internet,

oferecendo até as conexões dos terminais para a Rede.

Bidirecional

Modo de comunicação, enviando e recebendo dados pelo mesmo meio físico.

Bigot

Tipo de caractere encontrado, infelizmente, com freqüência no ciberspaço (como também no mundo real).

BinHex

Um programa Mac para converter código binário para ASCII, pronto para transferir através da Internet por e-mail. Similar à codificação Uuenconding para PCs. Os arquivos que foram convertidos utilizando o BinHex terão a extensão HQX

Bionet

Uma categoria de grupos de discussão Usenet que trata de questões biológicas e ecológicas.

Bis

Termo visto geralmente em padrões de modem para conexões. Bis é a palavra francesa para "repita".

Bit

Uma unidade de medida que representa um caractere de dados. Um bit é a menor unidade de armazenamento em um computador.

BITNET

Um computador acadêmico de rede baseado num IBM. BITNET é um acrônimo para "Because lt's Time, NETwork" ("Porque Está na Hora, REDE").

Blinking

(8)

Block

Dados que consistem de um número fixo de caracteres ou registros, transportados como uma única unidade durante a transmissão.

Body

A parte de uma mensagem de correio eletrônico que contém o texto real, em oposição ao cabeçalho da correspondência, por exemplo.

Bookmark

Um método de indicação para sites interessantes, à medida que os visitamos, fazendo que o retorno a eles seja mais fácil, posteriormente. Tradicionalmente, utilizados pelo Gopher e paginadores Web, como o Mosaic da Netscape.

Boolean Search

Um método de pesquisa por informação através de um banco de dados usando certos operadores, como AND (e) e OR (ou). A busca booleana é implementada, por exemplo, quando usamos o Veronica.

Bot

Um caractere automático exibido em um jogo Multi User Dugeon, por exemplo: um pequeno e irritado ouriço tirará suas pernas, se você tomar certas atitudes (como chutá-lo). Às vezes, bots são usados em sessões de Internet Relay Chat em que eles imitam um usuário real sem que os outros usuários percebam (bem, até que as respostas tornem-se óbvias).

Boot

Inicialização do Computador

Bounce

Quando o e-mail é devolvido por uma falha na entrega.

Bridge

Ponte. Um dispositivo que conecta duas ou mais redes físicas e encaminha pacotes entre elas.

(9)

Broadband

Um método de transmissão, geralmente, utilizado para enviar diferentes tipos de sinais ao mesmo tempo, como voz e dados, por exemplo.

Brownouts

Fenônemo de crescente incidência em que vários servidores na Rede ficam

sobrecarregados, à medida que tentam lidar com o tráfego de rede depois que outro servidor foi "derrubado".

Browser

Paginador, Navegador. Um programa que é usado para explorar a Rede. O termo é mais costurneiramente aplicado ao software utilizado para paginar a World Wide Web. Exemplos de paginadores World Wide Web incluem o Navigator, Internet Explorer, Mosaic, WinWeb, Cello e Lynx.

Buffer

Um área de memória usada como um dispositivo de armazenamento temporário para dados durante operações de entrada/saída.

Bug

Erro em um programa

Byte

Um grupo de dígitos binários que são armazenados e operados como se fossem uma unidade.

Bits por Segundo (BPS)

É o menor número de bits transmitidos a cada segundo. É utilizado como uma unidade de medida que indica a velocidade de transferência de informações em uma rede.

Browsers

Programas como o Netscape Navigator e o Internet Explorer, que servem para

navegação pela Internet. São capazes de exibir páginas de hipertexto e multimídia como som, texto, gráficos e assim por diante.

(10)

Carbon Copy

Quando você envia um e-mail, existe a possibilidade de enviar uma cópia para uma outra pessoa que também se interesse pelo assunto, utilizando a opção "cc" que se encontra no cabeçalho de todos os clientes de correio eletrônico. Você também pode utilizar esse campo se desejar guardar um e-mail que tenha enviado para alguém. Basta colocar no campo "cc" o seu próprio endereço.

Cracker

Especializado em fraudes com cartões de crédito.

Cavalo-de-tróia (Trojan)

Programa que roda furtivamente no computador realizando alguma ação nociva.

Chave Criptográfica

Código usado para cifrar e decifrar dados. Um arquivo criptografado não pode ser decifrado sem sua chave específica. As chaves usadas para cifrar e decifrar podem ser diferentes ou não.

Ciberespaço ou Cyberspace

Expressão criada para simbolizar todo o mundo virtual das redes de computadores, no qual circulam todo tipo de informação.

Cliente

Um programa que roda no seu computador, o Netscape Navigator e o Eudora são alguns exemplos de clientes. Geralmente trabalha em dupla com o servidor.

Cracker

É um indivíduo que tenta acessar sistemas de computadores sem autorização. Geralmente é malicioso, e ao contrário do "Hacker" ele tem sempre uma segunda intenção quando quebra o sistema.

Criptografia

Processo que transforma arquivos normais em arquivos codificados de acordo com uma chave secreta, com a finalidade de mantê-lo em segurança. Muito usado na Internet para assegurar que os seus dados não sejam lidos por ninguém que você não deseja.

(11)

Defacer

Hacker que invade sites para alterar o conteúdo da home page.

DDoS

Distributed Denial of Service, variante dos ataques DoS em que programas são istalados em muitos computadores e ativados ao mesmo tempo para um ataque coordenado.

Dial Up

Conexão com outro computador através de um modem.

DNS

Sigla para Domain Name Server, servidor de nomes de domínio. É basicamente um computador/software que converte os endereços com letras em endereços IP, os quais mostram os caminhos para os dados pela rede.

Domínio (Domain)

Todo site tem o seu nome de domínio. Por exemplo, o site www.saocaetanosp.com.br é o domínio do site de São Caetano do Sul (Site Pessoal)

DoS

Denial Of Service (Negação de Serviço), ataque em que o objetivo é derrubar o sistema inundando-o com solicitações de Serviço

Download

Quando você transfere um arquivo de algum lugar da rede para o seu computador, você esta fazendo um download.

E

E-Mail

Abreviação de Electronic Mail, correio eletrônico. É o recurso que permite a troca de mensagens pela rede. Também é tratado como o endereço pessoal de alguém na rede.

(12)

Sistema de codificação de informações para que não possam ser lidas por qualquer pessoa sem a rotina de descodificação. O melhor meio para criptografar e-mails é o PGP, Pretty Good Privacy.

Endereço IP

É o endereço real de uma máquina na Internet. Consiste em uma série de números separados por pontos. Cada máquina conectada à rede tem um endereço IP. Os Domain Name Servers servem então para relacionar os endereços "com letras" com o endereço IP.

Exploit

Programa criado para explorar uma falha de segurança num sistema. Pode servir para obter acesso indevido ou tirar o sistema do ar por algum tempo.

E-Zine

São revistas on-line disponíveis na InterNet. O nome vem de "Eletronic Magazine".

Endereço

Todo e qualquer recurso na InterNet possui um endereço. O endereço de uma pessoa pode ser o de seu e-mail ou mesmo da sua página Web, já o endereço de uma máquina está sempre relacionado ao endereço IP.

F

FAQ - Frenquently Asked Question

São arquivos contendo as "Perguntas Mais Freqüentes" sobre um determinado assunto. Eles ajudam na elucidação de dúvidas e na iniciação dos novatos, e são encontrados na Internet.

Finger

Uma ferramenta bastante útil usada para, por exemplo, checar se certa pessoa está ligada em uma rede, esteja onde estiver. Conta também as pessoas que estão conectadas em um domínio, último horário de login e outras informações úteis. Uma vez que o finger presta muita informação sobre a rede, alguns administradores de rede não disponibilizam informações via finger, para manter a segurança do sistema.

(13)

Sistema de segurança colocado nos sites da Internet, para prevenir acessos não autorizados ao sistema.

Flame

Mensagem ofensiva enviada por e-mail.

Freeware

Software disponível sem qualquer custo.

FTP

Sigla para File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivos. É uma ferramenta utilizada para copiar e transferir arquivos de uma máquina a outra na Internet. O processo de FTP anônimo é muito utilizado e disponível em muitos servidores. Para fazer FTP anônimo não é necessário estar cadastrado no servidor.

G

Gateway

Um dispositivo que conecta redes que normalmente não se comunicam, permitindo a transferência de informação de uma para outra.

GIF

Formato de imagem gráfica desenvolvido pela Compuserve, utilizado amplamente na Web.

Gopher

Uma outra ferramenta de navegação para a Internet. O Gopher foi um recurso

largamente utilizado enquanto nao existia a World Wide Web. É um sistema orientado a texto, baseado em menus e, como no WWW, as buscas não são lineares.

H

(14)

É uma pessoa que tem prazer em conhecer profundamente o funcionamento interno de sistemas, computadores e redes de computadores. A quebra de segurança de

computadores é para o Hacker apenas um desafio. Este termo geralmente é empregado de maneira pejorativa, onde o correto seria "Cracker".

Header

Ou cabeçalho. Parte de um e-mail com informações sobre quem a enviou e para onde vai.

Heurística

Conjunto de regras que permitem detectar um vírus ainda desconhecido observando seu comportamento.

Hiperlink / Hipermídia

São as palavras e/ou figuras que aparecem em destaque nas páginas na Web que levam a outros lugares na rede. Pode também fazer tocar um som, carregar um arquivo e assim por diante. Nesses casos normalmente referenciados como links de hipermídia.

Hipertexto

As páginas que aparecem na janela dos Browsers são resultado de código em hipertexto. Essas páginas podem conter texto em diferentes tamanhos e estilos, figuras e, o que as define como hipertexto, a capacidade de levar, de forma não linear a outro lugar no sistema, através de um conjunto de hiperlinks, como o que acabou de ver dez palavras atrás.

Hit

Quando alguém vê uma página Web, um "hit" é registrado pelo sistema onde a página está armazenada.

Homepage

É como é chamada a página de abertura de um serviço ou de uma página pessoal. Da homepage, você pode acessar outras páginas através dos hiperlinks.

Honeypot

Pote de mel. Armadilha para hackers. Configura-se um computador para servir de isca, deixando brechas para a invasão. Os softwares instalados coletam informações sobre o invasor que são, depois, usadas para reforçar as defesas.

Hotlist

(15)

HTML (Hypertext Markup Language)

Linguagem padrão baseada em texto utilizada para escrever todos os documentos de hipertexto do World Wide Web.

HTTP

Uma classe URL que indica que o documento referido é um arquivo em protocolo de transferência de hipertexto.

I

InterNet Protocol (IP)

Protocolo de comunicação que forma a base da InterNet.

InterNet Rádio

Transmissão ao vivo de rádio na Internet.

InterNIC

Significa "InterNet Information Center". Produz dados estatísticos da Rede e também é o responsavel pelo registro de um novo domínio na InterNet.

IP Address (InterNet Protocol Address)

É a identificação numérica dos computadores definida pelo protocolo IP. Toda máquina que faz parte da InterNet possui um único e exclusivo endereço IP.

IPSEC

Internet Protocol Security, um conjunto de protocolos que implementam conexões seguras com redes TCP/IP. É o padrão mais usado nas redes privada virtuais (VPNs)

IRC

Sigla para Internet Relay Chat, sistema de retransmissão de conversa. É um sistema cliente-servidor que proporciona conversação em tempo real pela Internet entre vários usuários.

ISDN

(16)

ISOC (InterNet Society)

Uma organização que estuda e estimula a evolução da InterNet. O ISOC também ajuda a promover o desenvolvimento de novas aplicações, publicando notas e artigos.

J Jakarta

Sistema de desenvolvimento Java, da Microsoft, descrito como 'Visual Java'.

JANET

Joint Academic NETwork. Rede estabelecida no Reino Unido.

Java

Linguagem de programação para a Internet, criada pela Sun Microsystems, que estabelece interatividade adicional ao ser embutida em páginas Web. Os experts aclamam-na como o mais significativo avanço da Rede, desde a invenção da Web. http://java.sun.com/

JavaScript

Linguagem de criação de scripts desenvolvida pela NetScape e pela Sun Microsystem para inclusão de funções e aplicações Online básicas em páginas da Web. podem ser embutidas dentro do documento HTML.

Joe Um popular editor UNIX entre os usuários Internet.

JPEG O Joint Photographic Experts Group produziu o padrão JPEG para a compressão de imagens. Os arquivos JPEG são muito encontrados na Internet pois, ao serem

compactados, possuem um tamanho reduzido e mantêm imagens de alta qualidade.

Jughead Um aplicativo Gopher similar ao Veronica, exceto por procurar somente entre títulos de diretórios, fazendo a busca mais rápida e fácil de ser executada.

(17)

K

Kbps

Kilobits por segundo. Isso é exatamente 1.024 bits por segundo. Mas, na prática, geralmente significa 1.000 bits por segundo.

L

Lammer

Uma pessoa que, mesmo sem ter conhecimentos avançados, tenta se fazer passar por hacker.

Lan (Local Area Network)

É uma rede local de computadores, que permite que os usuários troquem informações e compartilhem recursos como impressoras ou modens. A grande maioria das empresas atualmente possui uma LAN que também está conectada à InterNet.

Listserv

Sistema automática para distribuição de mailing lists.

Log

Registro de ocorrências no servidor. Guarda informações sobre os acessos e as tentativas de acesso feitas.

Log off

É o processo de desconexão de um sistema on-line.

Login

O processo de entrada em uma rede. Também é relacionado à identificação de um usuário na rede local. Normalmente, nos endereços de email, o login é o que vem antes do símbolo @.

(18)

É como são chamados os participantes não-ativos de grupos como Usenet Newsgroup, Mailing List e IRC; quer dizer, somente "ouvem" não participam ativamente das discussões. No CU-SeeMe ou "lukers" são os participantes que não possuem câmeras.

M

Mailbox

É a área que armazena as mensagens eletrônicas recebidas.

Malware

Neologismo, em inglês, montado com as palavras malicious software. O termo designa programas nocivos como vírus e cavalos-de-tróia.

Man-in-the-middle

Tática de ataque que cria uma VPN falsa para roubar nomes de usuários e senhas.

Mirror Site

Sites que são réplicas de outros muito populares. O uso de "Mirror Sites" é incentivado, pois distribui melhor o tráfego na Rede. Geralmente, a escolha de um site perto de você é garantia de melhores taxas de transferência, sendo assim, procure saber se aquele super site que você sempre visita não possui um espelho no Brasil.

Modem

Um dispositivo que transforma sinais analógicos em digitais e vice-versa. O nome Modem, na verdade é um sigla para MOdulador DEModulador.

N

Netiquette

Uma combinação das palavras "Net" e "etiquette". São palavras de bom comportamento utilizado na Internet.

(19)

Navegador WWW muito popular.

Newbie

Iniciante, em internet.

Newsgroup

Milhares de conferências separadas por assunto, nas quais circulam mensagens públicas. Os newsgroups são lugares nos quais você pode ler e escrever mensagens para todos os leitores daquela conferência, participar de um debate e solucionar dúvidas.

Um computador que está conectado a uma rede.

Nuke

Programa que envia pacotes anômalos a um computador para finalizar prematuramente sua conexão TCP. O nome também é usado para programas capazes de retirar alguém de um canal de chat.

O

On-line

Termo que significa estar no sistema, estar conectado.

P

Password

É uma senha utilizada para a identificação de um usuário em um sistema. É ela que valida ou não o seu pedido de conexão.

Phreacker

(20)

POP

Post Office Protocol permite que o usuário leia as suas mensagens a partir do servidor de mails localizado no seu provedor. O POP é utilizado para transmitir todos os mails armazenados no servidor para a máquina cliente, no caso, a sua máquina.

Porta TCP

Código numérico que identifica um dos canais virtuais de comunicação suportados pelo protocolo TCP/IP.

PPP

Sigla para Point-to-Point Protocol. É um protocolo que define regras para, normalmente, acesso TCP/IP à Internet através de linhas telefônicas.

Protocolo

Basicamente, uma série de regras estabelecidas sobre como os dados devem fluir em um sistema de comunicação.

Provedor de Acesso

Organização que oferece conexão para a InterNet.

Q

Query

Para inicializar uma busca em um banco de dados on-tine.

Queue

Uma pilha de recursos que aguarda para ser processada, podendo incluir e-mail, trabalhos de impressão, requisições de pesquisas em banco de dados, pedidos de ftpmail, e assim por diante.

Quoting

O ato de incluir textos numa mensagem anterior ao respondê-la por e-mail, ou em um grupo de discussão Usenet.

(21)

RAM

Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório). Algo que nunca temos em quantidade suficiente, não importando quanto se possui.

RARE

Reseaux Associes pour la Recherche Europeenne. Bem, aposto que você ficaria bastante feliz se eu explicasse o que é isso. O que é isso? Bem, é um órgão que representa as companhias de rede européias, na Internet Society.

Read Message Visualizar uma mensagem ou e-mail.

Read Only

Um fórum on-line ou área de conferência onde você não envia mensagens, apenas as lê.

Redo

Ir para a próxima ação já feita

Refresh Recarregar

Relevance Feedback

Um método usado por buscas WAIS para determinar a relevância de documentos encontrados, em resposta ao critério sugerido. Os itens são ordenados de acordo com a relevância presumida pelo número de aparições das palavras-chave dentro de cada documento.

Reload Recarregar, chamar novamente a página.

Remote Echo Tudo que o computador remoto transmite é duplicado na tela do seu equipamento.

REN

Ring Equivalent Number. Refere-se ao limite estimado de toques para o equipamento de um único conector telefônico.

(22)

Recluest For Comments

Requisitar Para ComentáHos Veja RFC.

Resume

Um arquivo de texto que contém informações pessoais sobre um usuário de um sistema on-line, normalmente escrito pelos próprios usuários.

RFC

Request For Comments. São conjuntos de papéis usados para discussão de padrões da Internet. Alguns dos mais populares RFCS incluem o RFC 1166 - Internet Numbers (Números da Internet), RFC 959 - File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivo) e RFC 1244 - Site Security Handbook (Guia Sobre Segurança de Sites).

ROBOT

Programas de pesquisa que atravessam a Web à procura de informações.

Rootkit

Conjunto de programas que o invasor instala no computador invadido para ocultar sua presença e facilitar futuros acessos.

ROT-13

Uma forma simples de criptografia, geralmente aplicada em algumas mensagens USENET, que substitui o alfabeto 13 letras para frente ou para trás.

Router Um sistema que transfere informação entre duas redes, usando os mesmos protocolos.

RTF (Rich Text Format)

Formato de arquivo próprio para o armazenamento e transferência de arquivo de texto.

S

Script Kid

(23)

Servidor

Em uma rede, é o computador que gerencia e que fornece recursos de software e informações para os demais computadores da rede.

Shareware

Software que geralmente está disponível como "experimente antes de comprar".

Site

É um termo largamente utilizado para fazer referência a um nó da InterNet.

SLIP

Outro protocolo usado em conexões através de linha discada. Sigla para Serial-Line Internet Protocol.

SMTP

Simple Mail Transfer Protocol, é o protocolo utilizado para a transferência de mensagens eletrônicas de servidor para servidor.

Sniffer

Analisador de tráfego, software que inspeciona os pacotes de dados que circulam pela rede e extrai informações deles. Normalmente usado por hackers para capturar dados digitados no computador-vítima.

Software

Programa ou conjunto de programas de computador.

Spoofing

Uma impostura entre computadores: o computador A envia comandos ao B dando a impressão de que esses comandos vêm do computador C.

SSH

Secure Shell, solução que combina técnicas de criptografia e autenticação para proporcionar conexões remotas seguras.

SSL

(24)

T

TCP/IP

O protocolo da Internet. Sigla para Transfer Control Protocol/Internet Protocol.

Telnet

Uma ferramenta para emular remotamente um terminal de computador. De qualquer lugar na Internet, você pode operar o seu computador, se ele estiver diretamente ligado à Internet, usando Telnet.

U

Unix

Sistema Operacional no qual a InterNet se desenvolveu. A maioria dos servidores na InterNet utilizam este sistema.

Upload

Quando você transfere um arquivo do seu computador para algum lugar, você está fazendo um upload.

URL

Sigla para Universal Resource Locator, localizador universal de recursos. Atualmente é quase sinônimo de Hypertext Transfer Protocol mas também está relacionado com FTP, Telnet, email, Gopher, Usenet newsgroups e outras operações.

V Vírus

Programas ou arquivos preparados para causar danos em computadores.

(25)

Rede Privada Virtual, tecnologia que usa criptografia para criar uma conexão privativa através de uma rede pública.

VRML

Virtual Reality Modelling Language é uma linguagem de programação que permite a utilização de animações tridimensionais no WWW.

W

Wardialing

Técnica de ataque que consiste em tentar números telefônicos em seqüência até encontrar aquele que dá acesso ao sistema.

Wep

Wired Equivalent Privacy, protocolo de segurança das redes sem fio Wi-Fi.

Winsocks

Windows Sockets, são um conjunto de especificações e padrões para que aplicações TCP/IP possam utilizar o Windows como sistema operacional.

World Wide Web

O nome oficial da WWW, W3, Web e etc. A World Wide Web trouxe navegação fácil e intuitiva para a Internet. Enquanto outras formas de navegação são difíceis de entender e aprender, a WWW é multimídia e orientada pelo mouse. Nascida em 1992 no CERN, Suiça, hoje está amplamente difundido pela rede. Permitiu também a popularização da rede.

X

X.29

Conjunto de comandos para configurar e estabelecer conexões X.25.

(26)

Padrão ITU-T para formatos de e-mail.

Xing

Companhia responsável pela tecnologia Streamworks que pode enviar vídeo ao vivo pela Rede, como no clube de strip Sizzle e em muitas conferências da Microsoft. http://www.xingtech.com/

Xmodem

Protocolo de transferência para modems que vem sendo substituído pelo Zmodem.

Y

Ymodem

Outro protocolo de transferência de arquivo para modems. Não mais utilizado devido ao melhorado Zmodem.

Yell

Índice de sites Web ingleses criado pelas boas e velhas Páginas Amarelas. http://www.yell.co.uk/

Yellow Pages

Banco de dados on-line de nomes de máquinas e endereços que fazem parte do serviço lnterNlc. Também é um bom diretório de recursos Internet, que imita uma lista

telefônica em papel. Veja também lnterNlc.

Z

Zona desmilitarizada (DMZ)

Função de alguns firewalls que possibilita dar, a um ou mais computadores locais, acesso irrestrito à internet.

Zip

(27)

Zmodem

O protocolo de transferência de arquivos mais usado para modems.

Zone Number

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia