• Nenhum resultado encontrado

1) Compostos de Coordenação com Ferro (II) e Ferro (III).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1) Compostos de Coordenação com Ferro (II) e Ferro (III)."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Resultados e Discussões

1) Compostos de Coordenação com Ferro (II) e Ferro (III).

Em um tubo de ensaio adicionou-se 0,5 mL de solução de NaOH 2,0M e 3 gotas de FeSO4 1,0M. O objetivo foi o de tornar o meio alcalino, para preservar a concentração do íon Fe2+, que em meio ácido é oxidado pelo ar [1] a Fe3+ conforme segue a equação, na qual observamos apresentar um potencial positivo característico de espontaneidade:

[Fe2+(aq)→ Fe3+(aq) + e- ] x 4 (Eo = - 0,77 V) O2(g) + 4 H+(aq) + 4 e-→ 2 H2O(l) (E0 = +1,23 V)

______________________________________________________

4 Fe2+(aq) + O2(g) + 4 H+(aq) → 4 Fe3+(aq) + 2 H2O(l) (E0 = + 0,46 V)

Foi adicionado 1,0 mL de solução de KCN 1,0M, onde deveria ocorrer a formação de um precipitado, conforme:

Fe2+(aq) + 2 CN-(aq) → Fe(CN)2 (s)

No entanto, a solução adquiriu uma nova coloração amarelo castanho e não houve precipitado observado. A justificativa de tal resultado fica por conta das quantidades de reagentes adicionados, onde através de uma análise estequiométrica grosseira (desconsiderando os equilíbrios exigidos pelo rigor) pudemos observar que para ~0,15 mmol de Fe2+ adicionados havia ~1,0 mmol de íon CN-. Ou seja, um excesso significativo de cianeto. Um precipitado pode ter a sua solubilidade aumentada através da formação de complexos com o excesso do reagente precipitante, o que é o caso, pois:

Fe(CN)2 (s) + 4 CN-(aq) → [Fe(CN)6]4-(aq) A reação global fica:

Fe2+(aq) + 6 CN-(aq) → [Fe(CN)6]4-(aq)

Onde ocorre a formação do íon hexacianoferrato (II), que é um complexo octaédrico. Pela Teoria do Campo Cristalino, o átomo de ferro sofre uma diferenciação energética (desdobramento do campo cristalino ∆o) em seus orbitais d, que inicialmente estavam degenerados (Fe2+ = [Ar] 3d6), por conta da simples repulsão eletrostática com os ligantes acomodados na estrutura octaédrica. Nesta geometria, os

(2)

orbitais d e dx²-y² (eg) serão os mais afetados, enquanto que os orbitais dxy, dxz e dyz

(t2g) estarão mais estabilizados. No entanto, esta teoria considera os ligantes apenas como cargas pontuais, ignorando uma interação importante: a natureza covalente da ligação. Assim, embora seja uma boa aproximação, a Teoria do Campo Cristalino pode ser adaptada com o acréscimo da formação dos orbitais moleculares na ligação:

Teoria do Campo Ligante.

Segundo Jolly, W. L. “ A abordagem de orbitais moleculares é mais realística do que a abordagem puramente eletrostática e pode explicar um série de fenômenos que não poderiam ser explicados pela última.”[2] Através dessa teoria devemos destacar que o ligante CN- apresenta orbitais antiligantes π* vazios que podem interagir com os orbitais d do metal passíveis de formar uma ligação pi, que são os t2g.[3] No caso do Fe(CN)64- a interação dπ→π* causa um aumento no ∆o previsto pela Teoria do Campo Cristalino e as transições eletrônicas do metal para o ligante são observadas, ao invés de simples transições d-d, sendo as reponsáveis pela cor característica e pela estabilização do complexo, já que redistribui uma parte da densidade eletrônica antes acumulada sobre o metal.

[4]

A segunda etapa do experimento consistiu em acrescentar 2 gotas de FeCl3 e acidificar a solução com HCl 6,0M, pois em meio alcalino o íon Fe3+ já “solvatado”

(aquacomplexo) sofre hidrólise e “as soluções são normalmente amarelas, por causa da formação de espécies hidroxiladas que têm bandas de tranferência de cargas na região do ultravioleta seguindo para a região do visível.”[5]

[Fe(H2O)6]3+ [Fe(H2O)5(OH)]2+ + H+ ( íon pentaaquahidroxoferro (III) )

(3)

[Fe(H2O)5(OH)]2+ [Fe(H2O)4(OH)2]+ + H+ (íon tetraaquadiidroxoferro (III) ) Assim o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) para a esquerda, mantendo em solução o íon que desejamos Fe3+. Como a solução original já continha os íons complexos [Fe(CN)6]4-, observou-se a formação de um precipitado azul intenso, que pode ser justificado mediante a seguinte equação:

4 Fe3+(aq) + 3 [Fe(CN)6]4-(aq)→ Fe4[Fe(CN)6]3(s)(hexacianoferrato (II) de ferro (III) A estrutura do sólido é mostrada abaixo, apresentando um arranjo cúbico simples que alterna entre o Fe2+ e o Fe3+ com os íons cianeto como “ponte de ligação”.

“Obviamente um arranjo cúbico desse tipo perfeito teria um número igual de átomos Fe(II) e Fe(III), inconsistente com a fórmula. Dados de difração de raio-X indicam que um quarto dos grupos FeII(CN)64- são randomicamente vacantes. Seis moléculas de água estão coordenadas ao Fe(III) em sítios de nitrogênio vazios.” [6]

No entanto surge uma questão, por que houve mudança de coloração para azul, se o íon complexo [Fe(CN)6]4- continua presente? A explicação parte do princípio de que agora devemos considerar a configuração do íon Fe3+ (Fe3+ = [Ar] 3d5)e a sua interação com o ligante [Fe(CN)6]4-. “Alto-spin FeIII e baixo-spin FeII foram identificados para cada um, indicando que átomos individuais de ferro têm configurações eletrônicas distintas e bem definidas” [7] Isso pode ser compreendido em vista que o CN- é um ligante forte e que causa um grande ∆o, assim os elétrons no Fe2+

preferencialmente se encontrarão emparelhados (baixo-spin) e as transições eletrônicas mais prováveis são as já citadas. No entanto, o ligante [Fe(CN)6]4- causa um desdobramento menor no campo cristalino e os elétrons em Fe3+ estarão melhor acomodados na forma desemparelhada (alto-spin), em que não há repulsão eletrônica dentro do mesmo orbital, e as transições do tipo d-d são favorecidas. Transições eletrônicas diferentes, com quantidades de energia absorvida diferentes, apresentam diferentes colorações e o complexo como um todo se caracteriza pelo azul intenso.

(4)

2) Compostos de Coordenação com Cu(II)

Em um tubo de ensaio colocou-se um pouco de sulfato de cobre trihidratado (CuSO4.3H2O) e foi levado ao aquecimento em um tubo de ensaio. O sólido inicialmente possuía coloração azul claro e após o aquecimento tornou-se branco.

A coloração azul é característica dos aquacomplexos de Cu(II) e mesmo no sólido, observamos pela sua fórmula química, escrita na forma original proposta pelo químico suíço Alfred Werner (1866 – 1919) que introduziu o conceito de compostos de coordenação[8], que existem moléculas de água presentes na esfera de coordenação.

Uma formulação mais atual e que torna isso mais claro seria Cu(H2O)3SO4.

Com o aquecimento ocorre a desidratação e o que resta é simplesmente o sal de sulfato de cobre (II) que é um sólido incolor:

Cu(H2O)3SO4 (s) CuSO4(s) + 3 H2O(g)

O segundo passo foi o de dissolver o sulfato de cobre (II) anidro. Formou-se uma solução azul clara intenso, mediante a equação:

Cu2+(aq) + 4 H2O(l)→ [Cu(H2O)4]2+(aq) ( íon tetraaquacobalto(II) )

Essa representação é a mais simplificada para o complexo, no entanto é mais freqüente encontrar na literatura a formulação [Cu(H2O)6]2+. Isso porque duas das moléculas de água estão mais distantes do metal do que as outras quatro e a geometria admitida é a octaédrica distorcida. Essa distorção ocorre por conta do Efeito Jahn-Teller.

“Em 1937 Jahn e Teller mostraram que, em geral, nenhuma molécula não-linear pode ser estável em um estado eletrônico degenerado. A molécula deve tornar-se distorcida de alguma maneira para quebrar a degenerância (...) Consideremos o íon Cu2+. Existe uma vacância nos orbitais eg (...) se a coordenação for estritamente octaédrica as duas configurações d2x²-y²d1 e d1x²-y²d2são energias equivalentes.” [9]

A configuração do íon Cu(II) = [Ar] 3d9 e de fato há apenas 3 elétrons nos orbitais eg, para quebrar a ambigüidade (dupla possibilidade) de ocupação desses orbitais, ocorre uma distorção na geometria do complexo. Como as moléculas de água não são ligantes tão fortes o desdobramento do campo ∆o não é tão grande e as transições d-d ocorrerão através da absorção de quantidades pequenas de energia.

Além disso, como foi dito, só há uma vacância disponível para a transição ocorrer.

Absorvendo energia na faixa de comprimentos de onda maiores do espectro visível,

(5)

por conta do valor de ∆o, o composto reflete a cor complementar correspondente, que no caso é o azul, pois apresenta menor comprimento de onda.

Após isso, adicionamos à solução anterior gotas de uma solução aquosa de NH3 15,0 M. Observou-se a mudança instantânea da coloração para um azul bem mais escuro.

O que ocorre é a substituição de ligantes, através da remoção das moléculas de água e a entrada do NH3, que também é um ligante já que o nitrogênio possui um par de elétrons não-ligantes disponível.

[Cu(H2O)4]2+(aq) + NH3(aq)→[Cu(NH3)(H2O)3]2+(aq) + H2O(l) (íon amintriaquacobre (II) ) Sucessivamente, até a reação global:

[Cu(H2O)4]2+(aq) + 4NH3(aq)→ [Cu(NH3)4]2+(aq) + 4 H2O (íon tetraamincobre (II) ) As explicações teóricas são semelhantes às do caso da água, exceto que o NH3 é um ligante ligeiramente mais forte. Assim, o desdobramento do campo cristalino é maior e, portanto, a absorção será mais intensa na faixa de comprimentos de onda do amarelo, mas também ligeiramente menores. Como conseqüência, há a reflexão de um azul mais escuro.

3) Compostos de Coordenação com Co(II) e Co(III)

Em um tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de CoCl2 1,0 M e 5 gotas de solução de HCl 12,0 M. A solução que inicialmente era rosa clara tornou-se azul.

Semelhantemente à explicação anterior, o que ocorre é a substituição de ligantes. Antes da adição do HCl concentrado, tínhamos apenas o aquacomplexo de Co(II). Com a adição, há um aumento significativo de íon Cl- no meio reacional e a seguinte reação se processa:

[Co(H2O)6]2+ + 4 Cl-→ [CoCl4]2- + 6 H2O

O hexaaquacobalto (II) é um complexo octaédrico enquanto que o tetraclorocobaltato (II) tem configuração tetraédrica. Como no caso tetraédrico só há 4 ligantes ao invés de 6 (octaédrico) o desdobramento do campo cristalino é muito menor (∆<∆, além disso na série espectroquímica os íons Cl- se apresentam como ligantes de campo mais fraco que a água. Outro ponto importante a ser destacado é que o próprio desdobramento do campo se dá de maneira diferenciada nos casos octaédricos. Isso porque agora são os orbitais e (d e dx²-y²) que serão mais estáveis,

(6)

ocorrendo, portanto, uma inversão. Isso fica mais evidente ao observarmos o esquema abaixo:

[10]

[11]

Com esses fatos em mente, podemos concluir que o composto tetrédrico tem banda de absorção predominantemente na região dos maiores comprimentos de onda (menor energia) e reflete a cor azul como complementar. Enquanto que o octaédrico absorve em regiões de comprimento de onda menores e reflete a cor complementar rosa clara.

[12]

(7)

A segunda parte do experimento consistiu em adicionar 3 gotas de CoCl2 1,0 M a 1,0 mL de água destilada e alguns cristais de nitrito de sódio (NaNO2). Após a dissolução dos cristais adicionou-se um pouco ácido acético 6,0 M para tornar o meio ácido. A solução adquiriu uma coloração castanho alaranjada, indicando a formação de um complexo.

Como o meio estava ácido, a seguinte reação se processa:

Co2+(aq) + NO2-

(aq) + 2 H+→ Co3+(aq) + NO(g) + H2O(l)

E são os aquacomplexos de cobalto (III) que sofrerão substituição de ligante pelos íons nitrito presentes em excesso.

Co3+(aq) + 6 NO2-

(aq)→ [Co(NO2)6]3-(aq) ( íon hexanitritocobaltato (III) )

Este complexo é octaédrico e apresenta coloração castanha. A explicação para isto é similar ao caso do [Fe(CN)6]4-, pois o NO2 é um ligante forte e que apresenta orbitais pπ* disponíveis para interagir com os orbitais d do Co(III), formando híbridos de ressonância com o mesmo, ou seja, deslocalizando elétrons do metal para o ligante. Como esta banda de transferência de carga se encontra numa região de alta energia do espectro, uma cor de maior comprimento de onda, mas com maior intensidade, é refletida.

A próxima etapa foi adicionar KCl e houve mudança na coloração para vermelho e formação de precipitado, mediante a seguinte equação:

[Co(NO2)6]3-(aq) + 3 K+ → K3[Co(NO2)6](s) (hexanitritocobaltato (III) de potássio) A coloração reforça mais uma vez outras possibilidades de transições eletrônicas, dessa vez com os orbitais vazios do potássio ( K+ = [Ar] 4s0). O conjunto dessas transições desloca a região de absorção do composto, lhe dando uma nova cor: vermelha.

4) Complexos com o mesmo ligante e espécie central diferentes têm a mesma cor?

A esta altura essa questão já foi mais que respondida, mas vamos nos atentar para o caso específico da reação do tiocianato (SCN-) com os íons Fe(III) e Co(II).

Em dois tubos de ensaio distintos adicionou-se: ao primeiro 0,5 mL de água, 1 gota de FeCl3 0,1 M e 2 gotas de KSCN; ao segundo 2 gotas de CoCl2 1,0 M e 4 gotas de KSCN seguido 2,0 mL de água e 0,5 mL de álcool amílico (pentanol).

(8)

No tubo contendo Fe(III) houve a mudança imediata para uma cor vemelho- sangue, bastante intensa. Mediante a seguinte equação:

Fe3+(aq) + 6 SCN-(aq)→ [Fe(SCN)6]3-(aq) (hexatiociananatoferrato (III) )

A explicação para a coloração desse complexo difere um pouco das anteriores.

Isso porque o tiocianato é um ligante que apresenta orbitais π preenchidos e de menor energia que os orbitais d do Fe(III). Assim haverá transição eletrônica π→dπ, ou seja, do ligante para o metal.[13] E são essas transições que caracterizam a cor observada.

Além disso o íon Fe3+ de alto-spin, que é o caso já que o SCN- não é um ligante muito forte, apresenta “lacunas” eletrônicas tanto nos orbitais eg quanto os t2g, aumentando ainda mais essa possibilidade de transição.

No tubo com o Co2+ observou-se uma coloração rosa clara na fase aquosa e azul escuro na fase orgânica. Isso a seguinte reação se processa:

Co2+(aq) + 4 SCN-(aq)→ [Co(SCN)4]2-(aq) (tetratiocianatocobaltato (II) )

Sendo o complexo formado tetraédrico e com caráter mais apolar, interage melhor com as moléculas do pentanol e passam para a fase orgânica. A cor é explicada através do mesmo fenômeno anterior, só que como a estrutura tetraédrica (já explicada) apresenta menores e diferenciados desdobramentos de campo cristalino, a cor observada é totalmente diferente. Além disso o íon Co(II) que é d7 apresenta menos vacâncias e possibilidades de transição.

A coloração da fase aquosa já foi explicada anteriormente e indica a formação de aquacomplexos de Co(II). Isso porque o “excesso” de água empregado compete com os íons tiocianato, formando [Co(H2O)6]2+ que é octaédrico.

É importante destacar que antes da adição do álcool a solução apresentava uma coloração violeta, justamente por conta do equilíbrio entre os dois complexos já citados que possuem comportamento químico e cores diferentes.

5) Compostos de Coordenação com Ni(II)

Em um tubo de ensaio acrescentou-se 0,5 mL de água, uma gota de Ni(NO3)2

1,0 M e 0,5 mL de solução alcoólca a 1% de dimetilglioxima. Alcalinizou-se a solução com um pouco de NH3 6,0 M. Foi observada a formação de um precipitado rosa.

O que ocorre é a complexação do níquel (II) pela dimetilglioxima, conforme segue:

(9)

Ni2+(aq) + 2HDMG(aq) + 2 OH-→ [Ni(DMG)2](s) + 2 H2O

O composto recebe o nome de bis(dimetilglioximato)níquel (II) e apresenta a seguinte fórmula estrutural:

Fig. 6: bis(dimetilglioximato)níquel (II)

A adição de NH3 à solução foi importante para promover um aumento da concentração de OH- no meio, mediante a sua abstração de um próton da água. Pela sua estrutura vemos que a dimetilgioxima é um ácido orgânico fraco e que para complexar o Ni(II) ela deve perder dois de seus hidrogênios ionizáveis. Caso o meio estivesse ácido a reação dificilmente ocorreria.

O composto é estruturalmente quadrado planar como conseqüência da configuração d8 do níquel (II), pois a aproximação dos ligantes causa maior repulsão eletrônica no orbital dx²-y² e os 8 elétrons podem ocupar aos pares os 4 orbitais restantes de menor energia.

“ (...) a ligação-H é simétrica, mas estas unidades estão empilhadas umas em cima das outras no cristal. (...) existem evidências de interações metal para metal, embora a distância nos empilhamentos seja longa demais para uma ligação verdadeira.” [14]

Realizou-se o mesmo experimento só que dessa vez, antes da utilização da dimetilglioxima empregou-se um pouco de KCN 1%. O composto incialmente forma um precipitado verde conforme segue:

Ni2+(aq) + 2 CN-(aq)→ Ni(CN)2(s) (cianeto de níquel II)

No entanto o excesso de CN- causa a dissolução do precipitado pela formação do complexo abaixo:

Ni(CN)2(s) + 2 CN-(aq)→ [Ni(CN)4]2- ( íon tetracianoniquelato (II) )

Como o CN- é um ligante forte e que forma complexos normalmente estáveis, era de se esperar que a posterior adição de dimetilglioxima não conseguisse formar

(10)

um quantidade significativa de precipitado. Isso porque os íons cianeto acabam mascarando o níquel.

Porém, isso não foi observado experimentalmente e mesmo na presença de CN- em maiores concentrações a DMG conseguia detectar a presença de Ni(II) e formava o precipitado característico.

A única justifica plausível para isso, reside na possibilidade do pH da água estar de alguma maneira desregulado tornando o meio mais alcalino. Como a DMG é muito sensível ao pH alcalino, torna-se um ligante mais favorável para o Ni(II) que o cianeto.

“Os métodos usados em desmacaramento são variados. Uma abordagem é mudar drasticamente a concentração íon H+. As constantes de estabilidade condicionais de muitos complexos metálicos depende grandemente do pH, então simplesmente aumentar ou diminuir o pH é freqüentemente suficiente para desmascaramento seletivo.”[15]

Assim a mudança de pH desmacarando o Ni(II) abre caminho para a DMG formar o respectivo complexo precipitado.

Conclusão

Com o presente trabalho foi possível introduzir o conceito de compostos de coordenação e observar o quanto às suas características químico-físicas estão relacionadas às suas estruturas de ligação e geometria molecular. No caso dos metais de transição, que foram os analisados, os orbitais d são os personagens centrais para a compreensão do comportamento destes complexos.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O(a) candidato(a) que não receber a confirmação até o dia 18 de dezembro de 2020, dentro do prazo de inscrição, deverá entrar em contato com a Coordenação do PPGEEB, pelo

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Saúde da Família Saúde da Criança mazzas@ufpr.br 1 início

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e