• Nenhum resultado encontrado

Indicadores de desempenho: Tudo o que você precisa saber.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Indicadores de desempenho: Tudo o que você precisa saber."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Indicadores de desempenho:

Tudo o que você

precisa saber.

(2)

Ter mecanismos que deixem a sua rotina mais eficaz é o sonho de todo gestor, não é?

Com uma gestão inteligente, você consegue diminuir custos, melhorar investimentos, além de destacar o seu negócio no mercado local.

Por isso é tão importante manter esse acompanhamento periódico, identificando metas e o que precisa ser feito para alcançar o objetivo final.

E o que precisa para visualizar esses resultados? Uma ferramenta que permite captar, informar e compartilhar essas informações de forma rápida e clara.

Quando você terminar este texto terá uma compreensão mais clara do que são os resultados que você precisa observar e a importância desse acompanhamento.

E aí vamos falar um pouco sobre isso? Então fica ligado nos tópicos que vamos abordar:

O que são indicadores

Importância de acompanhar esses resultados (KPIs)

Quais são os principais indicadores que você precisa acompanhar O que fazer com esses dados

Como organizar essas informações?

introdução.

(3)

Eles são métricas que te ajudam a mensurar o fluxo de trabalho ou estratégias para contribuir no

alcance das metas pré-estabelecidas durante a

construção dos planejamento estratégico do seu negócio.

Essas informações servem de guia para os gestores durante o processo de tomada de decisão, pois aí ele consegue uma visão ampla de toda a situação.

Em resumo, esses indicadores evitam que você desvie do caminho e deixa mais claro quais são os passos que você planeja traçar.

Mas fique ligado que antes de aplicar essas métricas é preciso entender de planejamento estratégico e ter objetivos claros.

o que são indicadores?

nenhum vento

sopra a favor de quem não sabe para onde ir.

- Sêneca

(4)

É fato que para se ter uma boa gestão é necessário fazer uma análise de resultados dentro do seu negócio.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil analisar retornos sobre investimentos e resultados de suas ações estratégicas.

Ainda mais hoje em dia, que com o avanço da tecnologia, você consegue ter acesso a essas informações de onde e quando você quiser.

Com esses dados em mãos, ele auxilia no controle de informações e identifica o que pode ser melhorado.

Além disso, essa mensuração de resultados ajuda na criação de simulações para que o gestor melhore as estratégias para alcançar os objetivos que foram traçados.

Tenha em mente que realizar o seu trabalho sem nenhum norte pode significar possíveis grandes erros, colocando o sucesso do seu negócio em cheque.

importância de

acompanhar esses resultados.

aquilo que não se pode mensurar, não é possível gerenciar.

- Peter drucker

(5)

o que pode ser medido, pode ser quais são os principais KPI’s que você precisa acompanhar?

KPI significa Key Performance Indicator (ou “Indicador chave de performance”). Eles são uma maneira muito comum de medir como uma empresa está crescendo como um todo, além de manter as equipes responsáveis por estas métricas.

Vale destacar também que um KPI não deixa de ser uma métrica. A diferença é que o KPI tem mais relevância para o negócio naquele determinado momento.

E como definir quais KPI’s analisar dentro do negócio? Você primeiro precisa levar em consideração alguns fatores como:

Qual é o resultado desejado e por que é importante?

Quem é responsável pelo resultado?

Como você vai conseguir isso?

Com que frequência você reavaliará a meta e seu progresso?

Como eu meço o sucesso?

Os melhores KPI’s são aqueles que se concentram em resultados e não em atividades.

Por isso, separamos alguns KPI’s para você ficar de olho no

(6)

- Indicador de lucratividade

Acompanhar o faturamento da empresa é de extrema importância. Fazer o cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento ajuda a entender melhor qual caminho tem que ser seguido.

Por exemplo: Se o seu faturamento for positivo, mas não dinheiro disponível, isso significa que os seus custos andam elevados.

- ROI

Esse mensura o retorno sobre investimento, ou seja, o valor gasto e o que ele gerou de lucro. É uma das principais métricas para avaliar resultados de serviços ofertados, campanhas e treinamentos de equipe.

Na Gestão de Pessoas, por exemplo, imagine o custo necessário para treinar um time de funcionários e quanto eles contribuíram de volta por meio de novas ações, conhecimento e habilidades adquiridas.

- Ticket médio

Como o próprio nome sugere, é o valor médio gasto por cliente em determinada empresa. Pode ser com produtos ou serviços e em estabelecimentos físicos, ou virtuais.

Para identificar esse valor, o cálculo é bem simples. Basta dividir a receita bruta pela quantidade de clientes em um determinado período.

- Turnover

Grandes empresas investem em seus funcionários para diminuir o índice de turnover, o que chamamos de grau de rotatividade. Essa avaliação tem o objetivo de estudar o ambiente organizacional.

Em casos de elevado percentual desse indicador, é recomendado apostar mais na valorização de talentos da empresa.

(7)

- Taxa de satisfação de cliente

Com esse indicador, o gestor identificará quais são os pontos que precisam de melhorias e por qual razão. Essa informação pode ser colhida por meio de questionários aplicados na pós-venda por e-mail, por exemplo.

Conhecer o problema inicialmente evita transtornos futuros e possibilita melhora nos resultados.

(8)

Contar com os indicadores de qualidade ajuda os gestores a alcançar os objetivos da empresa e traçar os melhores caminhos, a partir de análises e planejamento estratégico.

Uma das vantagens é a melhora na tomada de decisões, visto que há mais embasamento e informações concretas sobre o negócio. Com isso, erros e retrabalhos são evitados.

Conhecer os principais KPIs para gestão é crucial para compreender a real situação da empresa, diagnosticar falhas, elaborar planos de melhoria, criar relatórios com foco em resultados e intermediar os processos internos.

Dessa forma, o profissional adquire autoridade e representatividade, além de contribuir para o crescimento da organização.

Outra maneira de fazer uma análise de resultados é por meio de uma matriz SWOT, que analisa pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

Lembre-se de sempre fazer o monitoramento dos seus indicadores.

Somente o acompanhamento mês a mês permite que você possa corrigir eventuais tomadas de decisões que não foram positivas para o negócio.

É só sucesso!

o que fazer com

esses dados?

(9)

Agora que você já entendeu a importância de investir em indicadores de gestão, sua atenção deve se tornar a melhor forma de torná-la efetiva na realidade do negócio.

Para usufruir dos benefícios relacionados ao monitoramento de índices, o gestor precisa se comprometer com o processo regular de análise.

Depois, o foco vai para o esforço de tornar mais ágil e simples o acesso às informações estratégicas, otimizando os recursos exigidos na tarefa de acompanhar os números.

A utilização de um sistema integrado é um fator imprescindível à efetividade da avaliação.

Um software ERP, por exemplo, permite a construção de dashboards que facilitam a visualização quantificável de indicadores predefinidos.

Essa solução também é proveitosa por trazer ganhos de produtividade no gerenciamento dos indicadores de gestão. Portanto, invista na tecnologia como uma valiosa aliada no crescimento do seu negócio!

E com o Chianca você conta com ferramentas assertivas que te auxiliaram nas suas tomadas de decisões, otimizando suas rotinas para decolar o seu negócio rumo ao sucesso.

Então, o que você está esperando? Comece a utilizar agora mesmo essas dicas para destacar o seu negócio no mercado, entre em contato agora

como organizar essas

informações?

(10)

Referências

Documentos relacionados

Encarregado de Dados (DPO – Data Protection Officer): pessoa indicada pelo Controlador e Operador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

No extrato constarão as horas que o estudante possui em saldo, que serão utilizadas para integralizar, ao final do semestre, a disciplina de Atividades Complementares (estando

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Intercâmbio na Irlanda: tudo que você precisa saber ilhas aran, irlanda3. A

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para