• Nenhum resultado encontrado

21 Dias de Jejum e Oração Para mudar sua vida e nossa igreja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "21 Dias de Jejum e Oração Para mudar sua vida e nossa igreja"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

21 Dias de Jejum e Oração

Para mudar sua vida e nossa igreja Guia Devocional

Isaías 58:1-12

Apresentação

Chegou o momento de unir-nos novamente para um tempo de jejum e oração na presença de Deus. Temos tanta convicção da necessidade e da urgência deste período. Como precisamos de Deus! Como precisamos nos consagrar mais radicalmente a ele e a seus propósitos. Por isso, convocamos cada membro da CCRV para um período de 21 dias de clamor e consagração a Deus em oração e jejum. Cremos que será um tempo de quebrantamento na presença do Senhor

Cremos que estes dias de oração e jejum serão tremendos diante do Pai e veremos um mover do Espírito Santo em nosso meio.

Cremos que enquanto buscarmos o Senhor com todo coração, temos a certeza de que ele nos inundará do seu poder curador, abrirá nossos olhos espirituais e nos concederá espirito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento Dele. Isso resultará em bênçãos para nós, para nossa família e na salvação de muitas vidas. Cremos que o Espírito Santo o encherá de uma grande alegria e um refrigério espiritual como poucas vezes você provou antes. Sua fé será fortalecida e você receberá uma sensibilidade espiritual que liberará uma nova unção sobre sua vida.

Para que isso aconteça, vamos pagar um preço de oração e jejum, em unidade com toda a igreja e com sério comprometimento pessoal.

1. Sobre o Jejum

Na Palavra de Deus, o jejum está ligado à abstenção de alimentos para finalidades espirituais; não é greve de fome com finalidade de barganhar com Deus e “merecer” sua bênção; não é dieta para propósitos físicos, mas é para concentrar-nos em objetivos espirituais.

A oração e o jejum são extremamente benéficos para a vida do crente; Jesus os praticou e fortemente os recomendou aos seus discípulos. Quando tratou do jejum, Jesus se preocupou com a questão da verdadeira motivação, Mateus 6.16-18. Não podemos pensar que o jejum tenha poder de mudar a Deus ou forçá-lo a fazer algo que ele já tenha dito que faria.

Precisamos entender que o jejum está centrado em Deus: é para buscá-lo, para adorá-lo e para dedicar-nos totalmente a ele e experimentarmos a sua vontade para nós. A profetiza Ana adorava com jejuns, Lc 2.37; os profetas e mestres da igreja de Antioquia jejuavam, At 13.2; Deus pergunta para quem jejuamos, Zc 7.5. O jejum é instrumento para a disciplina do corpo, 1 Co 9.27; é uma forma poderosa de nos humilhar diante de Deus, Sl 35.13, Is 58.9, 14, e Jesus ainda declarou que esperava que seus discípulos jejuassem, Mt 9.15.

2. Tipos de jejuns.

a) Jejum com uma refeição por dia, apenas o jantar ou o almoço;

b) Jejum de Daniel, com abstenção de todo tipo de carne, doces, refrigerantes, açúcar, adoçante ou qualquer tipo de manjar;

c) Jejum de dieta líquida, consumindo apenas sopas, sucos e água;

d) Jejum completo de 24 horas apenas com água, por um período máximo de três dias e depois voltando para um dos tipos de jejum acima.

(2)

3. Orientações para a oração e jejum:

• O jejum que adotaremos é o jejum de uma só refeição.

• Dedique diariamente pelo menos uma hora completa para a oração.

• Peça ajuda ao Espírito Santo. Comece o jejum com arrependimento, confessando cada pecado que o Espírito lhe mostrar e creia no perdão do Senhor.

• Perdoe a qualquer um que o tenha ofendido. Não ore e jejue com o coração amargurado.

• Se seu pecado exige restituição ou conserto com alguém, faça-o logo no começo do seu jejum.

• Busque o enchimento do Espírito Santo. Use músicas de adoração, prostre-se diante de Deus de joelhos, se você fala em línguas, gaste tempo orando em línguas.

• Reconheça Jesus como Senhor e recuse-se a fazer sua própria vontade.

• Gaste tempo louvando a Deus e agradecendo pelo que ele fará. Coloque expectativas no seu coração pelo mover de Deus. Creia nos milagres e tenha uma atitude de louvor e gratidão. Creia que Deus é o mesmo e não muda, e que como ele agiu com Daniel, assim fará com você:

Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhou-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas

(Daniel 10:12.)

4. Leitura do Guia Devocional

Ele contém 21 pequenas mensagens, uma para cada dia, desenvolvidas a partir do texto de Isaías 58.1-12. Naquela ocasião, Deus estava muito incomodado com o comportamento do seu povo e enviou uma palavra de exortação pelo profeta Isaías. O povo tinha interesse nas coisas de Deus e estava desejoso de conhecer os caminhos do Senhor. Buscava pela justiça de Deus e ainda jejuava e se humilhava; entretanto, nada acontecia. Não havia resposta.

Quais eram os problemas daquele povo? Quais eram as suas motivações? Por que Deus mandou anunciar o seu pecado? Quais eram as promessas de Deus para aquele povo?

• A leitura do Guia Devocional é parte de nossa campanha de jejum e oração.

• Memorize o texto de Isaías 58.1-12.

• Reserve parte do tempo do seu devocional diário para ler a mensagem e meditar sobre ela. Use o texto de Isaías 58.1-12 juntamente com as mensagens para guiá-lo nestes 21 dias de jejum e oração.

• Peça ao Senhor para trabalhar intensamente em você e para que suas tremendas promessas se tornem realidade em sua vida. O alvo é que você seja impactados pelo Pai.

• Não leia o Guia Devocional todo de uma vez. Leia apenas uma mensagem por dia. Cada mensagem corresponde a um dia de jejum e oração e terá um tema edificante e desafiador.

Estamos prontos para começar. Vamos ser muito abençoados e toda a igreja sentirá o reflexo de discípulos mais fortes e cheios do Espírito Santo. Lembre-se de que os 21 dias de jejum e oração serão um desafio para todos.

Que o Senhor nos favoreça com o crescimento na sua graça e misericordia e se agrade de nós e nos abençoe acrescentado vidas em nosso meio. Pois tudo que fazemos é por Ele e para Ele!

Pastor Fernando Damaceno

(3)

Isaías 58:1-12

Almeida Corrigida e Revisada Fiel

1

Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.

2

Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da

justiça, têm prazer em se chegar a Deus,

3

dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho.

4

Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.

5

Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR?

6

Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as

ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?

7

Porventura, não é também que repartas o teu pão com o

faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?

8

Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda;

9

então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;

10

se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio- dia.

11

O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

12

Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os

fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de

brechas e restaurador de veredas para que o país se torne

habitável.

(4)

DIA 1

DEUS FALA CONOSCO Ergue a voz como a trombeta e anuncia...

Deus sempre tem uma palavra para você. Ele o exorta, consola e edifica por meio da sua palavra. Deus tinha um problema com aquele povo e levantou o profeta para anunciar-lhes o seu pecado.

Ele desejava abrir-lhes os olhos e tratar com eles.

Nunca despreze a palavra de Deus. Não despreze a leitura da Bíblia. Davi afirmou que guardou a palavra no seu coração para não pecar contra Deus, Sl 119.11: a palavra é forte proteção contra o pecado. Hebreus 4.12 menciona que a palavra de Deus é viva e eficaz, apta para discernir os propósitos do coração: a palavra é forte proteção contra as motivações erradas. Paulo, quando revelou a armadura de Deus, declarou que a palavra de Deus é a espada do Espírito, Ef 6:17: a palavra é poderosa arma de ataque. Jesus disse que aqueles que ouvem as suas palavras e as praticam é semelhante ao homem que edificou a sua casa sobre a rocha, Mt 7.24: a palavra de Deus é o inabalável alicerce de sua casa.

Aproveite os dias de jejum e oração para receber a palavra de Deus, seja ela qual for. Deixe que o Senhor fale ao seu coração. Prepare- se para um tempo de quebrantamento, muita restauração e avivamento em sua vida.

Dia 1

DIA 2

PECADO É COISA SÉRIA Anuncia ao meu povo a sua transgressão...

Os tempos são de total relativização. O que se diz atualmente é que a verdade é plural, depende de cada pessoa. A palavra pecado nem mesmo é mencionada. Virou algo do tempo da vovó. Entretanto, a Bíblia afirma que pecado é transgressão, é errar o alvo, 1 Jo 3.4. Também tem o sentido de contração de dívida, Mt 6.12, desobediência - ouvir mal, Hb 4.2. Além disso, refere-se à idolatria e rebeldia. Paulo afirma que Jesus morreu por nossos pecados, 1 Co 15.3. João disse que o pecado procede do maligno e que Jesus se manifestou para desfazer as obras do Diabo, 1 Jo 3.8. Diante disto, conclui-se que pecado é algo para ser levado muito a sério.

O salário do pecado é a morte, Rm 6.23. Todo pecado traz consequências; faz separação entre você e o Senhor.

Satanás pôde resistir à autoridade do sumo sacerdote porque este estava com as vestes sujas, Zc 3.1-3, que simbolizam vida de pecado.

Deus ordenou que o profeta Isaías anunciasse, como voz de trombeta, o pecado e a transgressão do povo. Deus queria apenas condená-los? Absolutamente não! Deus queria perdoar-lhes e livrá-los. Deus tinha promessas incríveis para o seu povo. Contudo, o pecado precisava ser tratado.

Aproveite para orar a Deus a respeito de pecados em sua vida. Peça a Deus para revelá-los como ele fez ao povo.

Deixe que o Senhor trabalhe na sua vida.

Dia 2

(5)

DIA 3 a 3

MOTIVAÇÕES ERRADAS LEVAM A ATITUDES ERRADAS

Por que jejuamos nós e tu não atentas para isso?...

Você conhece a palavra barganhar? É o mesmo que trocar ou negociar. Você não teve a impressão que eles jejuavam por querer algo em troca? O texto de Isaías 58 afirma que eles buscavam a Deus, estavam desejosos de conhecer seus caminhos, mas Deus não respondia. Qual era a razão? O jejum que eles ofereciam a Deus tinha uma motivação toda errada.

Algo que todo crente deveria fazer, desde o início de sua caminhada com Cristo, é verificar as motivações de suas ações ou atitudes.

Muitas vezes, escondido atrás de uma consagração a Deus, está o desejo de ser visto e de receber aplauso dos homens.

Constantemente, buscasse ao Senhor não pelo o que ele é e sim por aquilo que ele pode dar.

A maior crítica que Jesus fez aos religiosos de sua época foi a sua hipocrisia. A palavra hipocrisia, hupokrites no grego, significa fingimento, falsidade e era o nome que se dava às pessoas que trabalhavam no teatro e geralmente usavam máscaras. Jesus, no sermão da montanha, falou que os religiosos oravam e jejuavam com o intuito de serem vistos pelos homens, Mateus 6.4-18.

Certa vez, Davi decidiu levantar o censo em Israel, 1 Cr 21.1-7, para contar os seus exércitos. A atitude de Davi desagradou a Deus e Israel foi ferido por causa disto. O que Davi fez de errado? Foi algo tão simples; apenas contar pessoas. O problema foi a motivação.

Davi fez isto por soberba, porque queria exaltação pelas suas conquistas. Ele se esqueceu de que foi Deus que lhe deu as vitórias.

Qual tem sido a sua motivação ao buscar ou servir ao Senhor?

Aproveite este tempo para orar a Deus e pedir que ele sonde o seu coração e revele as suas motivações.

DIA 4 a

MANTENDO O FOCO EM SI MESMO

Cuidavam dos seus próprios interesses...

O egoísmo talvez seja uma das características mais marcantes do ser humano, dos descendentes de Adão. Infelizmente, mesmo aqueles que receberam uma nova vida em Cristo Jesus continuam, como o texto diz, cuidando de seus próprios interesses.

No tempo do ministério do profeta Ageu, Deus trouxe uma palavra de repreensão aos sacerdotes, que cuidavam apenas de seus próprios interesses. Eles construíram suas próprias casas e haviam deixado para depois a reconstrução do templo do Senhor, Ag 1.1-9.

O texto bíblico diz que, por eles terem escolhido este caminho, plantavam muito e colhiam pouco; comiam sem se fartar; bebiam sem se satisfazer e recebiam salário para colocá-lo numa bolsa furada.

Não seja como Judas, que pensou apenas em si mesmo. Não seja como o jovem rico que amou o dinheiro mais do que ao Senhor. No Sermão da Montanha, quando falava sobre as preocupações com a vida, Jesus exortou: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.

Aproveite seu momento de oração e medite sobre esta palavra.

Você tem sido egoísta, cuidando apenas de seus próprios interesses? E os interesses do Senhor? Que o Senhor te fortaleça.

Dia 4

(6)

DIA 5 a

EXIGINDO UMA AÇÃO DE DEUS

Exigis que se faça todo vosso trabalho...

Nas cartas do Novo Testamento, os autores sempre se apresentavam como servos de Jesus Cristo. Paulo, Pedro, João, Tiago e Judas consideravam que sua maior credencial era ser servo do Senhor. A palavra servo, doulos no grego, significa escravo, aquele que pertence a alguém. Como imaginar que um servo possa exigir de seu Senhor alguma coisa?

Muitos têm invertido a posição de autoridade, tornando-se senhor e fazendo de Jesus o seu servo. Outros, em determinadas situações, chegam a afirmar que o Senhor tem obrigação de lhes conceder o pedido. Assim aconteceu com o povo no deserto. Eles reclamavam do maná que Deus lhes dava, dizendo que tinham saudades do Egito por causa da comida disponível. Eles se queixavam dizendo:

queremos carne; queremos carne! Deus lhes deu o que pediram, mas por causa da gula e do desejo da comida egípcia, uma doença terrível veio sobre eles e muito morreram, Nm 11.4-34; Sl 106.15.

Não exija nada de Deus; entregue-se a ele. Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Se o Senhor tirar algo de você, creia que é para o seu bem. Não se esqueça de que sem fé é impossível agradar a Deus e importa que aquele que dele se aproxima, creia que ele existe e que se torna galardoador de todo aquele que o busca, Hb 11.6.

No seu momento de oração, medite como tem sido a sua relação com Deus. Você é servo ou Senhor? Torne-se servo como os apóstolos. Deus tem o melhor para você.

Dia 5 6

DIA 6 a

MANIFESTANDO APARÊNCIA EXTERIOR

Seria este o jejum que escolhi...

O texto de Isaías 58 mostra que ao jejuar, o povo afligia a sua alma e andava de cabeça inclinada, vestido de pano de saco e cinza.

Entretanto, sua motivação era totalmente errada. Você viu que a maior crítica que Jesus fez aos religiosos foi a vida de aparência. Os religiosos diziam o que fazer, mas eles mesmos não faziam.

Compare com o jejum que houve em Nínive. A cidade iria ser destruída. Com a pregação de Jonas, os ninivitas proclamaram um jejum e se vestiram de panos de saco, do mesmo modo que o povo de Israel, Jn 3.1-6. Contudo, o resultado foi totalmente diferente. No evento em Israel, Isaías 58, Deus considerou aquilo uma transgressão; no de Nínive, o coração de Deus foi tocado e a sua misericórdia foi manifestada. Em Nínive houve arrependimento; em Israel, contendas e rixas.

Deus conhece o seu coração; Ele quer transparência. Não seja camuflado; seja transparente. Foi por isso que Davi pediu ao Senhor para sondar o coração e os pensamentos dele e verificar se havia algum caminho mau, Sl 139.23-24. Ele tinha um coração quebrantado e ansiava por estar totalmente desnudo diante de Deus.

Consagre este momento ao Senhor. Peça a ele para sondar o seu coração. Peça a ele para dar-lhe um coração quebrantado. Receba esta palavra:

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás,

Sl 51.17.

(7)

DIA 7 a

OPRIMINDO PESSOAS

Soltes as ligaduras da impiedade... deixes livres os oprimidos

Oprimir, eu? Que absurdo! Talvez esta seja a sua primeira reação:

isto não acontece nas minhas relações. Será que não? Oprimir significa exercer domínio, humilhar com autoritarismo ou violência;

afligir, atormentar e até mesmo onerar.

Jesus afirmou claramente que uma das facetas do seu ministério era colocar em liberdade os oprimidos, Lc 4.18-19. Isto dá uma dimensão de como Deus abomina esta prática. A Bíblia diz: não oprimais ao vosso próximo, Lv 25.17; não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo, Zc 7.10; não oprimas em juízo ao aflito, Pv 22.22; o que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, Pv 14.31.

Patrão, não humilhe o seu empregado. Marido, não domine de uma maneira autoritária a sua mulher. Pais, não aflijam seus filhos. Rico, não onere o pobre. Líder, não manipule o seu liderado. Namorado, não violente a sua namorada. Solte as ligaduras da impiedade Jesus contou a parábola do credor incompassivo, respondendo a um questionamento de Pedro sobre quantas vezes se deve perdoar a um irmão, Mt 18.21-35. Nesta parábola, Jesus mostra que quando o perdão não é liberado, o ofensor é colocado em uma prisão. Você sabia disso? Por maior que seja a ofensa, o desejo de Deus é que você perdoe. Perdoar é deixar livre. Isso trará cura sobre você e a possibilidade de o ofensor ser tratado por Deus.

Você ainda pensa que é um absurdo um irmão oprimir o outro? Ore a Deus e deixe que o Espírito Santo o envolva e fale com você.

Deus lhe dê graça e o ajude.

D

DIA 8 ª

ia

DESCONSIDERANDO O PRÓXIMO

Reparte o teu pão com o faminto...

Uma das palavras mais festejadas de nossa sociedade contemporânea é juntar. Desde jovens, todos são conduzidos a acumular mais e mais. Jesus contou uma parábola para explicar que a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.

Era um homem rico que produziu muito e não tendo como armazenar sua colheita, construiu celeiros ainda maiores, confiante de que estaria garantido por muitos anos. Jesus o chamou de louco, pois guardava para si riquezas e não era rico para com Deus, Lc 12.16-21. Paulo declarou que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber, At 20.35. A palavra-chave no reino de Deus não é juntar e sim repartir. Não pense apenas em dinheiro. Reparta também seu tempo, seu ouvido, a palavra e tudo aquilo que Deus lhe deu. Reparta com seu próximo. Perguntado sobre quem é o nosso próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano. O samaritano, movido por compaixão e misericórdia, cuidou daquele que fora assaltado e deixado ferido à beira do caminho. Não somente cuidou das feridas dele como também o levou até uma hospedaria e pagou todas as despesas, Lc 10.25-37. Jesus disse ao que o arguia: aja como o samaritano!

Um dos temas bíblicos mais recorrentes trata do amor ao próximo.

Paulo afirmou:

a ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás e, se há qualquer outro, todos se resumem em: amarás ao teu próximo como a ti mesmo,

Rm 13.8-9. Também João afirmou que se alguém não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê, 1 Jo 4.20.

Deixe o Espírito de Deus falar com você. Ore a Deus pedindo oportunidades para dar o que você tem recebido. Não retenha;

experimente a bênção de poder repartir.

(8)

DIA 9

EXPRESSANDO INDIFERENÇA

Não te escondas de teu semelhante...

Certa vez um pastor, ao pregar para universitários, ouviu de alguém da plateia que, se Deus aparecesse no mundo, seria julgado por omissão. Não é o que a Bíblia nos revela. Deus nunca foi omisso.

Ao contrário, desde a queda do homem no Jardim do Éden, o que se vê é o Senhor indo atrás daquele que se perdeu. Deus tomou a iniciativa de procurar Adão quando ele e sua mulher lhe desobedeceram; fez o mesmo quando Caim matou seu irmão Abel.

Jesus, na casa de Zaqueu, afirmou que veio para buscar e salvar aquele que se havia perdido, Lc 19.1-10. Quem ama se importa. O que é o amor? Como o definimos? Podemos encontrar na Bíblia o seu significado, lembrando o texto mais conhecido da Escritura, João 3.16. O amor olha para o outro, vê a sua necessidade e se manifesta em uma atitude de dar, exigindo muitas vezes até sacrifícios. Muitos acham que amor é sentimento; outros até o confundem com sexo. Amor não é sentimento; amor é atitude! As pessoas pensam que o contrário de amor é ódio. Não! O contrário de amor é algo muito mais terrível que o ódio: é a indiferença. O texto de Isaías 58 afirma que aqueles que jejuavam estavam se escondendo de seus semelhantes. Estavam indiferentes às suas necessidades. Faziam vista grossa, assim como o levita e o sacerdote agiram com relação àquele homem que fora assaltado e ferido na parábola do bom samaritano, Lc 10.29-37.

Medite nesta palavra. Você está indiferente às necessidades dos outros? Você prefere se esconder para não ser incomodado e ter de sair do seu conforto? Você já desistiu das pessoas? Ore e peça que Deus fale ao seu coração.

DIA 10

CONTENDENDO COM OS IRMÃOS

O dedo que ameaça, o falar injurioso...

Os tribunais estão repletos de causas que nasceram por causa de ameaças, acusações e injúrias. É impressionante o nível de contenda entre as pessoas. Paulo já havia advertido os romanos dizendo que o homem sem Deus é cheio de injustiça, malícia, avareza, maldade, inveja e contenda, Rm 1.28-32.

De onde vêm as contendas? Tiago afirma que elas se originam das paixões que guerreiam dentro das pessoas, que vivem a lutar e a fazer guerras, Tg 4.1-2. Entretanto, seria normal contenda entre irmãos, filhos de Deus? O mesmo Tiago faz menção ao poder da língua, pequeno órgão, capaz de grandes coisas. Ele afirma que de uma mesma boca não pode sair bênção e maldição, Tg 3.1- 12. Não deveria haver ameaças nem o falar injurioso.

A Bíblia traz muitas advertências a respeito de contendas:

discussões devem ser resolvidas antes que surja a contenda, Pv 17.14; os insensatos se envolvem em contendas, Pv 20.3; sem o caluniador a contenda morre, Pv 26.30; fazei tudo sem murmurações e contendas, Fp 2.14. Mas com certeza, a mais forte advertência, proferida por Salomão, é aquela que declara que seis coisas o Senhor aborrece e a sétima a sua alma abomina, Pv 6.16- 19. Aquela que Deus abomina é exatamente o que semeia contenda entre irmãos.

Dia 10

Esta palavra impacta você? Você se enxerga como causador de contendas? Peça ao Espírito de Deus que fale ao seu coração. O desejo de Deus é que sua boca seja usada apenas para proclamar as boas novas!

(9)

DIA 11

A GRANDE VIRADA

Se tirares do meio de ti o jugo... se abrires a tua alma ao faminto...

A palavra se é uma conjunção que exprime condição, hipótese.

Muitos brincalhões dizem que se o se jogasse, nenhum time de futebol perderia o jogo. Quantas vezes você mesmo já afirmou: se eu tivesse feito isto ou aquilo, tudo seria diferente. Deus também faz muito uso do se. No texto de Isaías 58, Deus estava prometendo que tudo poderia mudar se o povo mudasse suas atitudes e motivações. Deus apresenta inúmeras promessas na sua palavra;

muitas delas condicionais, como esta, por exemplo: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes, e me obedecerdes, comereis o melhor desta terra. Mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse, Is 1:18-20.

Deus está falando: se tirares... se abrires... se quiserdes, e me obedecerdes. É condicional; depende de uma atitude de sua parte.

Você não se alegra quando cantamos, “Você mudou a minha história e fez o que ninguém podia imaginar”? É isso que Deus deseja fazer: mudar a sua história. Todos os que conhecem ao Senhor têm um antes e um depois; um cento e oitenta graus; um recomeço; uma grande virada na sua vida. Não apenas quando você se converteu; pode ser experimentada diariamente, na caminhada cristã. Na linguagem do esporte, enfatiza-se muito a vitória de virada. O time perdia, mas virou a partida. Moisés teve a sua grande virada; Paulo e Pedro também tiveram. Você terá a sua.

Este período de 21 dias será o da sua virada. Deus tinha promessas maravilhosas para o seu povo. Deus tem promessas maravilhosas para você! Arrependa-se do seu pecado; dê uma virada de cento e oitenta graus. Tome uma atitude e abandone aquilo que ofende a Deus; o Espírito de Deus vai capacitar você a fazer isso. Em nome de Jesus. Amém.

DIA 12

TORNANDO-SE LUZ

A tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia...

João afirmou que aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão está em trevas, porque as trevas lhe cegaram os olhos, 1 Jo 2.8-11. Este, entretanto, não é mais o seu caso. A opressão ao próximo ficou para trás por meio do arrependimento. Deus lhe prometeu uma virada, um novo tempo.

Você tem uma promessa de Jesus. Ele declarou ser a luz do mundo.

Declarou também que quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida, Jo 8.12; quem nele crê não permanece nas trevas, Jo 12.46. Você não andará nem permanecerá nas trevas.

Você era trevas, mas agora é luz no Senhor; ande como filho da luz, Ef 5.8. Na pregação do Sermão da Montanha, Jesus declarou que você é luz do mundo, e ordenou que a

luz que há em ti resplandeça diante dos homens para que, vendo as tuas boas obras, glorifiquem a Deus nos céus,

Mt 5.14-16. Que promessa! A sua escuridão será como o meio-dia.Glória a Deus; não haverá mais trevas. O inimigo não terá onde se apoiar e você será usado para dissipar as trevas

onde elas estiverem. Ore a Deus. Peça a ele para que a luz que há em você possa brilhar mais e mais. Deixe que sua vida testemunhe para as pessoas que a luz é mais excelente do que as trevas, Ec 2.13.

(10)

DIA 13

RECEBENDO DIREÇÃO DE DEUS

O Senhor te guiará continuamente...

As pessoas estão sem saber o que fazer ou para onde ir, não é verdade? Você se sente, muitas vezes, perdido e sem direção?

Deus tem uma tremenda promessa para a sua vida: guiá-lo continuamente.

Uma das narrativas bíblicas mais impressionantes descreve a caminhada dos milhões de judeus pelo deserto. Como saber para onde ir estando em um deserto? A Bíblia afirma que Deus os guiava.

O Senhor ia adiante deles durante o dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para alumiá-los, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Tanto uma como a outra nunca se apartaram do meio do povo, Êx 13.21- 22. O Senhor os guiava continuamente e eles podiam caminhar na presença do Senhor de dia e de noite.

Davi, após confessar e se arrepender de seu pecado de adultério com Bate-Seba, recebe uma palavra alentadora da parte de Deus:

Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; e sob as minhas vistas te darei conselho,

Sl 32.8. Que confiança você pode ter na direção do Senhor! Além disso, temos a promessa de Jesus, a respeito do Espírito Santo, aquele que nos guiará a toda verdade, Jo 16.13. Glória a Deus!

Você está indeciso? Não sabe para onde ir ou o que fazer? Precisa tomar uma decisão? O senhor guiará você! Ore agora e receba a direção de Deus em sua vida. Receba esta palavra, no nome de Jesus: Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel:

Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar,

Is 48.17.

Dia 14

DIA 14

RECEBENDO A PROVISÃO DE DEUS

Fartará a tua alma até em lugares áridos...

Deus havia prometido a Abraão e Sara uma descendência por meio da qual todas as nações da terra seriam abençoadas. Seu filho Isaque, herdeiro desta promessa, nasceu quando Abraão e Sara tinham 100 e 90 anos de idade respectivamente. Quando Isaque se torna jovem, o Senhor pede que Abraão ofereça o filho como sacrifício. Que ordem mais louca e sem sentido. Como matar o filho da promessa pelo qual Abraão esperou 25 anos? Mas Abraão obedeceu e quando ia matá-lo, Deus ordenou que não fizesse aquilo e providenciou um cordeiro para ser imolado no lugar de Isaque.

Este cordeiro tipifica o Senhor Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Naquele dia, Abraão chamou o nome daquele lugar o Senhor proverá, Gn 22.14, um dos nomes pelos quais o Senhor é conhecido na Palavra: Jeová Jireh, o Deus de toda provisão.

No ministério do profeta Elias, houve um período de três anos e meio sem chuva e uma consequente escassez de água e alimentos.

Deus supriu as necessidades de Elias mandando corvos levar-lhe pão e carne, tanto pela manhã quanto pela noite, 1 Rs 17.6. Você crê nisso?

Nas bodas de Caná, o vinho havia acabado. Que situação constrangedora para as famílias dos noivos. Jesus transformou água em vinho, trazendo suprimento onde havia falta, necessidade. Assim é o Senhor. Mesmo em lugares áridos, ele tem uma provisão para você. Não olhe para a circunstância que o cerca, coloque a sua necessidade diante de Deus. Receba esta palavra:

E o meu Deus,

segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de

vossas necessidades,

Fp 4.19. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Somos operários na obra do Senhor e, para tanto, o Espírito Santo distribui os dons para que cada um os exerça confor- me a vontade de Deus e para o crescimento da Comunidade.

Em sua essência, o jejum é a negação da autosatisfação para a busca de um tempo mais profundo com Deus. O jejum bíblico tem a ver com eliminar distrações para um propósito

Os resultados dos parâmetros físicos de erosão hídrica pluvial do solo avaliados no estudo (tempo de início e de equilíbrio da enxurrada, taxa constante de

Se nós, enquanto igreja, atentarmos para os princípios ensinados no texto de Atos 6:1-7 avançaremos muito no processo de escolha de presbíteros para cuidar da vida espiritual

13. Hino de Despedida.. • Estamos terminando mais uma jornada de oração. • Tenha certeza de que aquilo que começa de joelhos, sempre vai permanecer em pé. • Durante

A Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) e a Cooperoeste, fabricantes dos produtos lácteos Terra Viva e Amanhecer, seguem realizando trabalhos de

1. Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pela criação e sustento do universo, nossa casa comum. Bendito seja nosso Senhor Jesus Cristo, pela obra da re- denção,