• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Atividade de Ciências Profª Nathália Sampaio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Atividade de Ciências Profª Nathália Sampaio"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 ATIVIDADE 06/2021 – SERES VIVOS MICROSCÓPICOS: O REINO PROTISTA Ensino Fundamental II – 3º Ciclo / 7º ano Tempo estimado para realização: 6 horas PERÍODO: de 15/04 a 30/04 DEVOLUÇÃO: até 02/05/2021

Antes de iniciar a atividade, leia atentamente as seguintes instruções:

• O material a seguir deve ser lido na íntegra e com bastante atenção.

• Após a leitura, o(a) aluno(a) deverá responder a atividade presente no seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0u5d7WZjMXODH9ZiIiglUaRwUNrbmkD1 32K8_Z6UH4DFOQg/viewform?usp=sf_link

Não é necessário imprimir estas páginas, mas cada aluno(a) poderá fazer anotações no caderno de Ciências sobre elas, se quiser.

Vídeos de apoio:

Vídeo 1: “Classificação dos seres vivos” https://www.youtube.com/watch?v=PUobALG49rc Vídeo 2: “Classificação dos seres vivos” https://www.youtube.com/watch?v=8FUc-SiqfEM

MATERIAL PARA CONSULTA

Antes de responder as perguntas, leia atentamente as informações a seguir, adaptadas do livro CADERNO DO FUTURO CIÊNCIAS 7º ANO, Editora IBEP, Capítulo 22 e também do livro CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO - APRENDENDO COM O COTIDIANO (Eduardo Leite do Canto e Laura Celloto Canto), Editora Moderna, Capítulo 3. Você também poderá consultar outras fontes de informação: livros, cadernos e sites de pesquisa.

O REINO PROTISTA

No passado, os protozoários eram classificados como animais, e as algas, como vegetais.

Hoje esses organismos integram o Reino Protista. Os fungos, por sua vez, já foram classificados como plantas e, atualmente, constituem o Reino Fungi.

Muitos representantes do grupo dos protistas, como certos protozoários, por exemplo, podem causar doenças graves. As algas produzem alimento para toda a biosfera e são usadas diretamente na alimentação humana.

Protozoários e algas continuam reunidos no Reino Protista por conveniência, uma vez que apresentam distante relação de parentesco evolutivo.

AS ALGAS

Algas são organismos fotossintetizantes e podem ser unicelulares ou pluricelulares.

Distinguem-se das plantas, entre outros motivos, por apresentar pouca variação entre as

(2)

2 células que compõem seu corpo, isto é, elas não têm tecidos bem diferenciados. A maioria das algas é aquática, mas existem espécies que vivem associadas a fungos, formando liquens. Estes são capazes de viver em ambientes muito secos.

O grupo das algas é frequentemente dividido tomando por base características como o tipo de pigmento presente, o tipo de substância de reserva e a composição da parede celular.

As algas microscópicas do fitoplâncton marinho representam a base das cadeias alimentares dos mares. Embora pareça inacreditável, as algas planctônicas são responsáveis por quase 90% da fotossíntese realizada no planeta.

As algas também possuem importância econômica considerável. De algumas espécies de algas vermelhas, por exemplo, extraem-se o ágar e a carragenina, usados na culinária e na confecção de meios de cultivo de microorganismos. Outras espécies de algas são amplamente usadas na alimentação, principalmente pelos povos orientais.

OS PROTOZOÁRIOS

Os protozoários são seres unicelulares heterotróficos, ou seja, são formados por uma só célula e obtêm energia por meio de alimentos vindos do meio externo. Os biólogos os incluem no grupo de seres vivos genericamente denominados protistas.

A maioria das espécies de protozoários vive em ambientes aquáticos, de água doce ou salgada. Algumas espécies habitam a terra úmida ou a lama. Há espécies adaptadas para a vida parasitária, provocando doenças em animais, inclusive no ser humano.

Um protozoário pode se reproduzir por meio do processo de fissão ou divisão binária, no qual sua célula cresce e se divide em duas, cada qual com as mesmas características da original.

HÁ PROTOZOÁRIOS QUE CAUSAM DOENÇAS

Entre as principais doenças causadas por protozoários estão:

(3)

3

• doença de Chagas;

• amebíase;

• giardíase;

• malária.

A doença de Chagas é provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido pelo inseto chamado barbeiro, que tem esse nome porque costuma picar o rosto das pessoas.

O protozoário, que está presente nas fezes do inseto infectado por ele, passa para o ser humano quando essas fezes entram em contato com o local da picada do inseto. O protozoário também pode ser adquirido quando uma pessoa consome alimentos que foram contaminados

com barbeiros infectados pelo Trypanosoma cruzi. Uma vez dentro do organismo humano, o protozoário se instala no músculo do coração, causando sérios problemas nesse órgão.

A Entamoeba histolytica é um tipo de protozoário que pode estar presente na água ou em frutas e verduras. Uma vez ingerido, age como parasita do intestino humano, provocando lesões na sua parede. A doença causada por esse protozoário é a amebíase, que se caracteriza por diarreias com sangue.

Outro protozoário que pode ser adquirido por meio de água, frutas ou verduras contaminadas é a Giardia lamblia, causadora da enfermidade denominada giardíase. O doente apresenta diarreias acompanhadas de dores no abdômen.

A malária é outro exemplo de doença causada por protozoário. O seu agente causador é o Plasmodium vivax (geralmente chamado apenas de plasmódio), que é transmitido pela picada de um pernilongo conhecido como mosquito-prego. O protozoário permanece no sangue humano, no qual libera substâncias tóxicas que provocam febre e mal-estar a intervalos regulares.

(4)

4

(5)

5

(6)

6

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, encontramos as duas raízes que formam o conjunto solução da equação dada neste exemplo. O conjunto solução que resolve a equação, que torna

Porém, ele de fato surgiu no século XVIII como desdobramento da Revolução Industrial na Inglaterra e do surgimento do liberalismo clássico, tendo como principal

O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para

Os instrumentos ópticos são utilizados no nosso cotidiano e baseiam-se no uso de lentes e/ou espelhos para permitir, facilitar ou aperfeiçoar a visualização de determinados

Com esses compostos, o corpo também elimina água e o excesso de sais.. Ela compõe o sangue, as células e outras estruturas do corpo. Ao longo do dia, perdemos água

MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE A DIVISÃO SILÁBICA (EM PEDAÇOS) DA PALAVRA ESPERANÇA ESTÁ CORRETA. A) ESCREVA UMA LISTA DOS ENFEITES QUE VOCÊ ESTÁ VENDO NA ÁRVORE DE NATAL. B) ESCREVA

Acutângulo quando tem três ângulos agudos. Retângulo quando tem um ângulo reto. Obtusângulo quando tem um ângulo obtuso.. Em um triângulo retângulo os lados que formam o ângulo

Outras bactérias, porém, são capazes de provocar doenças no ser humano ou em outros animais. REPRODUÇÃO