• Nenhum resultado encontrado

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão 2019-2020

A Comissão Eleitoral eleita no dia 12/03/2019, no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às eleições do grêmio estudantil gestão 05/04/2019 – 05/04/2020. Ficam convocados os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Cidade de Goiás, a participarem da eleição conforme o cronograma abaixo:

Do Processo Eleitoral.

Art.1 - O processo Eleitoral obedecerá a este edital, respeitando as normas aqui descritas.

Do registro e composição das Chapas

Art.2 - Pode-se candidatar qualquer estudante devidamente matriculado e frequente do corpo discente do Ensino Médio Técnico Integrado e EJA do IFG Campus Cidade de Goiás, e que não tenha perdido o cargo anterior em condenação irrecorrível ou destituído do Grêmio (alunos dos terceiros anos, sétimo e oitavo período do EJA não serão aceitos como candidatos ocupantes dos cincos primeiros cargos, devido o mandato anual que se prolonga até 2020).

I- As chapas serão compostas por 14 membros, devidamente distribuídas em seus respectivos cargos: 1-Diretor/a, 2-Vice–Diretor/a, 3-Secretario/a Geral, 4-Diretor/a de Diversidade e Inclusão, 5-Tesoureiro/a Geral, 6-Diretor/a de Cultura e Produção Áudio Visual, 7-Diretor/a de Esporte, 8-Diretor/a de Imprensa e Comunicação, 9-Diretor/a de Almoxarifado e Documentos, 10- Diretor/a de Saúde e Meio Ambiente, 11-Diretor/a de Infraestrutura e Eventos, 12-Diretor/a de Integração EJA, 13-Diretor/a de Planejamento, 14-Diretor/a de Informação.

II- A função de cada Cargo está descrita em anexo no edital de eleição.

III- No ato de inscrição, que ocorrerá de 20 de março de 2019 a 24 de março de 2019, via e-mail, as chapas deverão apresentar o plano de gestão (escaneado ou PDF) que contemple as atividades de Ensino, Cultura, Combate a Opressão e Formação Política para o Corpo Discente Secundarista.

(2)

IV- A campanha eleitoral dar se-á (25/03/2019 a 03/04/2019). Fica a critério dos candidatos a organização de atividades que visem o esclarecimento dos seus planos de gestão.

V- A comissão eleitoral organizará o debate dos candidatos com o corpo estudantil sobre o plano de gestão e propostas apresentadas, sendo apresentado a metodologia do debate no dia do mesmo. O Debate será aberto ao público, com perguntas podendo ser feitas apenas por estudantes secundaristas (Médio Técnico e EJA).

VI- É obrigatório que as chapas sejam compostas por pessoas de todos os cursos da instituição (Técnico e EJA), sendo eles: EJA - Artesanato; Médio Técnico - Agroecologia, Edificações e Produção em Áudio e Vídeo.

Art.3 - O preenchimento de todos os cargos do Grêmio se fará pela composição de chapas, sendo assim elas passarão pela eleição, devendo ser direta, universal e secreta, de maioria simples, garantindo a inviolabilidade de urna.

Dos Candidatos

Art.4 - Ser Brasileiro, estar regulamente matriculado nos cursos Técnico integrado e EJA do IFG, não podendo ter perdido o cargo em um mandato passado, não podendo participar do Conselho Representante de Turmas (CRT-IFG), Diretório Central Estudantil (DCE- IFG), Conselho Departamental (DAA-IFG), Conselho de Campus (CONCAMPUS) e Conselho Superior (CONSUP), não podendo participar da comissão eleitoral, e estar inscrito dentro de uma chapa registrada. Aos participantes desses conselhos/movimentos, deverá ser apresentada uma declaração de desistência assinada pelo Presidente/Responsável do conselho/movimento, tornando assim, apto para a disputa eleitoral.

Art.5 - Qualquer caso omisso sobre votação e processo eleitoral que não esteja descrito neste estatuto deve-se ser resolvido pela comissão eleitoral.

Da Eleição

Art.6 - Com 3 dias de antecedência da realização do pleito, a comissão eleitoral, nomeará os membros da mesa eleitoral. São eles:

I- Dois membros de cada chapa concorrente ao pleito, para o revezamento (Diurno e Noturno);

II- Quatro escrutinadores nomeados pelo Presidente da Comissão Eleitoral (revezando 2 Diurno e 2 Noturno);

(3)

III- O Presidente do Atual Grêmio, se não estiver em processo de reeleição, se estiver deve nomear outro componente do atual Grêmio, caso não tenha presidente, ficará o espaço sendo dado como vago;

IV- O Presidente da Comissão Eleitoral.

Paragrafo único: somam-se ao todo, 5 pessoas da comissão e 2 de cada chapa inscrita.

Art.7 - O voto é:

I- Facultativo;

II- Secreto.

Art.8 - Da mesa:

I- Será composta por até 5 pessoas sendo 3 obrigatórios da comissão eleitoral, e os outros dois são fiscais, um de cada chapa, sendo esses facultativos;

II- Convidar o eleitor a assinar a lisa de presença;

III- Fiscalizar o ambiente;

V- Lacrar a urna (função do presidente da mesa e sendo assistida pelos demais membros da mesa);

VI- Preencher a Ata.

Art.9 - Está devidamente proibido a divulgação de chapas no dia da eleição no ambiente de votação (será marcado no chão por uma fita branca a área de votação), ou qualquer modo de compra de voto, podendo levar a desclassificação da chapa.

Art.10 - A apuração será imediata ao termino da votação, será proclamada preliminarmente eleita a chapa que obtiver o maior número de votos, devendo o relatório do ato da apuração registrar as principais ocorrências e a relação nominal dos candidatos vitoriosos.

Da votação

Art.11 - Será observado na votação os seguintes procedimentos:

I- A ordem de votação será a de chegada do eleitor;

II- A identificação do eleitor se fará, por Documento com Foto, IFG Mobile ou Carteirinha de Estudante da ANPG, UBES e UNE;

III- O(a) Presidente ou mesário(a) localizará o nome do votante na lista de eleitores e indicará o local a consignada a assinatura do leitor;

(4)

IV- O eleitor deverá assinalar no local apropriado da célula, a chapa de sua escolha.

Das Campanhas

Art.12 - Serão proibidas campanhas fora do prazo determinado, não podendo ter danos ao patrimônio do campus (se ocorrer será visto junto com a direção), e proibido a boca de urna, o conteúdo das propagandas não pode ser de caráter ofensivo (caso ocorra algumas dessas infrações, será penalizado pela comissão). As campanhas poderão ser denunciadas a omissão, e a campanha tida como tóxica levará a chapa a desclassificação.

Das Cédulas de Votação

Art.13 - As cédulas só serão reveladas no dia e todas deverão ter assinatura do presidente da comissão ou carimbo. Cada cédula tem a opção de chapas (nome da chapa), nulo e branco.

Das competências

Art.14 - Compete a Comissão Eleitoral:

I- Coordenar, fiscalizar e supervisionar as eleições;

II- Deliberar sobre recursos interpostos;

III- Decidir sobre impugnação de votos ou urnas;

IV- Atuar como junta de consolidação dos resultados eleitorais.

Parágrafo Único: A comissão eleitoral, se necessário, poderá recrutar auxiliares (estudantes secundaristas) e delegar competências aos mesmos. Também podendo convidar a CCS do Campus para fazer a divulgação digital do pleito.

Da Apuração

Art.15 -A apuração se dará em local fechado determinado pela comissão, com a presença de membros da comissão e um fiscal de cada chapa, sendo o registro sendo oficializada em ata, a divulgação se dará nos murais da Instituição, nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e no site do IFG, logo após a apuração.

Art.16 - Será considerada eleita a chapa que obtiver 50 por cento dos votos mais 1. (Ex.:

Chapa 1: 30 votos, Chapa 2: 31 votos, Nulo: 5 e Branco: 4, Votantes Total: 70).

(5)

Dos Fiscais:

Art.17 - Os fiscais podem ser qualquer estudante secundarista devidamente matriculado e apto a votar, não podendo ser membro da comissão eleitoral, tendo como dever fiscalizar a votação e informar a comissão qualquer irregularidade.

Das Nulidades

Art.18 - São nulas as cédulas que não corresponderem ao modelo oficial, que não estiverem rubricadas pela comissão, que fugirem do quadrado a ser marcado, que tiver mais de uma marcação, que estiverem algo fora da normalidade escrita.

Dos Recursos

Art.19 - Todo recurso deve ser repassado por escrito (papel) à comissão eleitoral, indicando os fatos ocorridos, a comissão terá até 24 horas para julgar o caso, e tomando as providências cabíveis.

Da Posse

Art.20 - A posse da nova diretoria Colegiada, dar-se-á solenemente em Assembleia Geral, impreterivelmente até 5 dias corridos após a apuração, em solenidade em Assembleia Geral com a participação da Comissão Eleitoral, Gestão do Campus Cidade de Goiás e dos alunos do Médio Técnico e EJA. * Local a critério da Gestão Eleita *

Da Validade

Art.21 - O Edital é supremo, casos não contemplados por esse serão resolvidos pela Comissão Eleitoral em Reunião fechada. A comissão eleitoral tem o mandato de 1 ano, junto com esse estatuto, sendo que após o fim dele (data de posse da diretoria eleita), a comissão se torna apenas de caráter consultivo e explicativo sobre as eleições 2019-2020.

(6)

Dos Prazos

Período de Inscrições

De 20 de março a 24 de março de 2019

Divulgação das Inscrições Homologadas 25 de março de 2019, via e-mail e redes sociais

Campanha Eleitoral De 25 de março (12:00) a 03 de abril (17:00) de 2019

Debate Dia 28 de março de 2019, as 15:00 no salão de eventos

Votação Dia 04 de abril de 2019

Das 08:30 as 12:00; das 15:15 as 17:00 e das 19:00 a 20:30

Contagem dos votos Dia 04 de abril de 2019, na sala de reuniões as 20:50

Divulgação da apuração preliminar Dia 04 de abril de 2019

Período de Recursos Dia 04 de abril 21:00 as 21:00 do dia 05 de abril de 2019

Divulgação dos resultados de Recursos

Dia 05 de abril de 2019 Homologação do resultado da

Eleição

Dia 05 de abril de 2019

Posse Dia 09 de abril de 2019

COMISSÃO ELEITORAL

Olismar Junior – Presidente. Lucas Rizzo – Vice-Presidente.

Yuri Sakóvick – Membro. Jessyca Martins – Membro.

Thainá Oliveira – Membro. Fernanda Marçal – Membro.

Ricardo Santiago – Membro. Carlomar Alves – Membro.

Goiás, 19 de março de 2019.

(7)

Anexo

I

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CHAPA – ELEIÇÕES 2019 NOME DA CHAPA: _______________________________

A CHAPA __________________________________________ VEM POR MEIO DESTA OFICIALIZAR SUA CANDIDATURA PARA A ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL IFG-CIDADE DE GOIÁS.

ABAIXO ENCONTRA-SE OS NOMES DO INTEGRANTES DESTA CHAPA COM SEUS RESPECTIVOS CARGOS:

1-Diretor/a Geral:

______________________________________________________________________

2-Vice-Diretor/a Geral:

______________________________________________________________________

3-Secretario/a Geral:

______________________________________________________________________

4-Diretor/a de Diversidade e Inclusão:

______________________________________________________________________

5-Tesoureiro/a Geral:

______________________________________________________________________

6-Diretor/a de Cultura e Produção Áudio Visual:

______________________________________________________________________

7-Diretor/a de Esporte:

______________________________________________________________________

8-Diretor/a de Imprensa e Comunicação:

______________________________________________________________________

9-Diretor/a de Almoxarifado e Documentos:

______________________________________________________________________

10-Diretor/a de Saúde e Meio Ambiente:

______________________________________________________________________

11-Diretor/a de Infraestrutura e Eventos:

______________________________________________________________________

12-Diretor/a de Integração EJA:

______________________________________________________________________

13-Diretor/a de Planejamento:

______________________________________________________________________

14-Diretor/a de Informação:

______________________________________________________________________

(8)

ANEXO II

CARGOS E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES

Diretor/a Geral:

• Representar o Grêmio dentro da Escola e fora dela;

• Convocar e presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias do Grêmio;

• Assinar, juntamente com o Tesoureiro/a Geral, os documentos relativos ao movimento financeiro;

• Assinar, juntamente com o, Diretor/a de Comunicação a correspondência oficial do Grêmio;

• Representar o Grêmio em âmbito municipal, estadual e federal;

• Desempenhar as demais funções inerentes a seu cargo.

Vice-Diretor/a Geral:

• Auxiliar o/a Diretor/a no exercício de suas funções;

• Substituir o/a Diretor/a nos casos de ausência eventual ou impedimento temporário e nos casos de vacância do cargo;

• Acompanhar o trabalho dos demais e auxiliar sempre que possível.

Secretário/a Geral:

• Publicar avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites;

• Lavrar atas das reuniões de Diretoria;

• Redigir e assinar com o/a Diretor/a a correspondência oficial do Grêmio;

• Manter em dia os arquivos da entidade juntamente com o Diretor/a de Almoxarifado e Documentos.

Diretor/a de Diversidade e Inclusão:

• Promover a diversidade e a inclusão no âmbito do campus;

• Promover ações contra o bullying, racismo, homofobia e etc;

• Promover a igualdade e o acesso aos espaços para alunos com deficiência;

• Realizar semestralmente rodas de conversa sobre assédio, machismo e sexismo;

(9)

• Realizar a integração dos movimentos dentro do campus, movimento feminista, movimento negro, movimento religioso e etc;

• Promover palestras e comemorações aos dias comemorativos do calendário sazonal;

• Buscar e lutar pela diversidade nos espaços públicos;

• Planejar e promover calouradas e integrações entre os estudantes secundaristas.

Tesoureiro/a Geral:

• Ter sob controle direto todos os bens financeiros da entidade;

• Manter em dia toda a escrituração financeira da entidade;

• Assinar, juntamente com o Presidente, os documentos e balancetes, bem como todos os atos relativos a movimentação bancária da entidade;

• Apresentar, juntamente com o Presidente, a prestação de contas a Assembleia Geral no Final do Mandato;

Diretor/a de Cultura e Produção Áudio Visual:

• Promover a realização de conferências, exposições;

• Manter relações com outras atividades de natureza cultural;

• Organizar grupos teatrais, musicais, sarau;

• Promover noites de cinema dentro da instituição;

• Realizar vídeos e registrar momentos do grêmio para divulgação a comunidade externa e interna;

• Credenciar seus colaboradores;

• Manter atualizada os documentos da Diretoria e seus membros.

Diretor/a de Esporte:

• Coordenar e orientar as atividades esportivas do corpo discente;

• Incentivar a prática de esportes e e-sport’s;

• Organizar campeonatos internos na quadra, fora dela e no laboratório de informática, com base na infraestrutura;

• Promover ações durante os Jogos Internos;

• Realizar atividades com intuito de arrecadar dinheiro para compra de materiais esportivos para o Campus;

(10)

• Promover semestralmente campeonatos de jogos eletrônicos junto a instituição, com a integração da matriz do curso Técnico Integrado em Áudio e Vídeo com os demais cursos e comunidade externa;

• Escolher os colaboradores de sua Diretoria.

Diretor/a de Imprensa e Comunicação:

• Administrar as páginas de comunicação virtual do Grêmio;

• Criar e/ou Administrar redes sociais (Instagram, WhatsApp, Telegram, Facebook, Email);

• Promover ações nas redes sociais para expandir a comunicação com a comunidade do Campus;

• Planejar e realizar a divulgação de eventos esportivos, palestras, mesas redondas e etc;

• Realizar a integração virtual com os discentes secundaristas;

• Realizar semanalmente a divulgação de informações sobre os atos do Grêmio Estudantil;

• Escolher os apoiadores e colaboradores da Diretoria.

Diretor/a de Almoxarifado e Documentos:

• Administrar todo o patrimônio cedido pela instituição e todo patrimônio adquirido pela gestão, com planilhas e enumeração;

• Escutar as demandas dos estudantes para futuras aquisições do Grêmio e planejar a execução junto com a tesouraria;

• Assinar junto com o Diretor Geral os controles de patrimônio;

• Atualizar as demais Diretorias de problemas, danos ao patrimônio e auxiliar nas reuniões de planejamento;

• Promover oficinas e workshops sobre administração, planejamento e organização de materiais;

• Escolher os colaboradores da Diretoria.

Diretor/a de Saúde e Meio Ambiente:

• Promover a saúde no ambiente do Campus;

• Desenvolver atividades junto com o curso de Agroecologia e Agronomia, com o objetivo de levar o acesso a informação sobre preservação e ecologia;

(11)

• Promover palestras e atividades de integração nos meses de prevenção (janeiro branco, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, dezembro vermelho);

• Promover debates e rodas de conversa sobre o uso do cigarro, bebidas e drogas ilícitas por alunos maiores e menores;

• Auxiliar no processo de encorajamento e encaminhamento de alunos para a psicóloga do campus e/ou da rede municipal;

• Escolher os colaboradores da Diretoria.

Diretor/a de Infraestrutura e Eventos:

• Coordenar e programar a logística dos eventos;

• Auxiliar na realização de ações, palestras, treinos, jogos;

• Promover a integração da Diretoria com a gestão do campus, a fins de levar a demanda de infraestrutura de cada evento para a GEPEX e para a direção;

• Auxiliar no processo de estruturação da sala do grêmio estudantil;

• Escolher os apoiadores e colaboradores da Diretoria.

Diretor/a de Integração EJA:

• Acompanhar o ensino noturno na modalidade Educação de Jovens e Adultos;

• Desenvolver integração entre o EJA e os demais cursos da instituição (Agroecologia, Edificações e Prod. em Áudio e Vídeo);

• Promover ações no período noturno, como palestras, rodas de conversas e etc;

• Escutar as demandas dos alunos e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem do EJA;

• Coordenar ações para combater a evasão da modalidade de Jovens e Adultos;

• Desenvolver pesquisa e apresentar a comunidade a fins de luta por politicas estudantis para a continuação do estudo nessa modalidade;

• Escolher os colaboradores na modalidade EJA e Médio Ténico para a Diretoria.

Obs.: essa diretoria só poderá ser ocupado/a por um/a aluno/a do EJA.

Diretor/a de Planejamento:

• Coordenar o planejamento semestral do grêmio estudantil;

• Auxiliar no desenvolvimento de ações;

• Integrar comissões de quadrilha e festas do ensino médio;

(12)

• Promover no âmbito do campus, momentos de integração para um planejamento democrático e participativo;

• Escolher os colaboradores da Diretoria.

Diretor/a de Informação:

• Incentivar o acesso a informações reais sobre as ações do grêmio;

• Promover ações contra o Fake News;

• Auxiliar todas as Diretorias para expandir a informação das ações do grêmio;

• Auxiliar os discentes secundaristas sobre informações de editais, auxílios, funções de cada cargo do grêmio;

• Promover a democratização do acesso as informações do campus, do orçamento anual, das ações da gestão, da GEPEX, do DAA e do próprio grêmio;

• Escolher os colaboradores da Diretoria.

(13)

Anexo III

TERMO DE AUTORIZAÇÃO

Eu, _________________________________________________ portador (a) do RG ______________autorizo_________________________________________________, matrícula nº _______________________ a participar do processo eleitoral do Grêmio Estudantil até o fim do mandato.

_______________________________________

Assinatura do Responsável

______________________________________

Assinatura do Estudante

Goiás, _______ de ____________________de 2019.

Referências

Documentos relacionados

Segundo Sales (2012), a linguagem do roteirista audiodescritivo se adapta progressivamente à linguagem das câmeras: descreve ações físicas, visíveis e representáveis.. A

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O presente trabalho trata da gestão do financiamento da política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, desenvolvida em tempo integral, pela Secretaria

[r]

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their