• Nenhum resultado encontrado

Além disso, o documento continua,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Além disso, o documento continua,"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A readequação do Projeto Pedagógico e a reorientação das dimensões e dos diferentes aspectos do curso será realizada sempre que necessário, com o comprometimento da coordenação, corpo docente e discente.

3.9 ESTRUTURA CURRICULAR

A Estrutura Curricular foi pensada de acordo com a Resolução nº 55/2011 do IFPR, o qual Dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Superior no âmbito do IFPR,

Art. 18 – A organização curricular dos cursos deve proporcionar a articulação entre a formação teórica e prática, de modo a contribuir para a formação integral do educando como cidadão consciente, atuante e criativo e como profissional responsável e competente para desempenhar de forma plena seu papel social, político e econômico na sociedade.

Art. 19 – O princípio político-pedagógico do currículo é fundamentado em práticas que se estabelecem com o diálogo entre técnicos, professores, estudantes e comunidade vinculada a uma visão histórica, ética e política materializada no âmbito do projeto institucional.

Art. 20 – O currículo dos Cursos Superiores do IFPR deve estar em consonância com o projeto político-pedagógico do Câmpus, considerando os saberes e as experiências incorporados pelos estudantes e pelo aluno- trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.

Além disso, o documento continua,

Art. 21 – A estrutura curricular dos cursos possui flexibilidade na organização seriada, em módulos, na matrícula por componente curricular e de regime de alternância de acordo com as normativas do Projeto Político Institucional (PPI) e em observância às Instruções Internas de Procedimentos (PPI) da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS).

E,

Art. 22 – A organização curricular, consubstanciada no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), é prerrogativa institucional consolidada também no Projeto Político Pedagógico (PPP) do câmpus e do Projeto Político Institucional (PPI) do IFPR. Os cursos podem e devem ter seu currículo organizado em critérios a serem contemplados com base em princípios norteadores da Educação Superior, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais em questão, observando-se:

I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;

II. Integração entre educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura como pressupostos da formação do educando;

III. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem;

IV. Integração de conhecimentos gerais e profissionais, na perspectiva da articulação entre saberes específicos, tendo a pesquisa como eixo nucleador da prática pedagógica;

V. Trabalho e pesquisa, respectivamente, como princípios educativos e pedagógicos;

VI. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino- aprendizagem;

(2)

VII. Intercomponente curricularidade que supere a fragmentação de conhecimentos e a segmentação da organização curricular componente curricular;

VIII. Contextualização para a compreensão de significados dos conteúdos;

IX. Articulação com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos territórios onde está inserido o câmpus;

X. Reconhecimento das diversidades dos sujeitos e das pessoas com deficiência;

XI. Reconhecimento das diversidades étnico-raciais, de gênero, sexuais, geracionais, regionais e culturais;

XII. Respeito à identidade de gênero de sujeitos e garantia do uso do nome social;

XIII. Reconhecimento das diversas formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas que estabelecem novos paradigmas;

XIV. Autonomia do câmpus na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu Projeto Político Pedagógico (PPP);

XV. Atualização permanente dos cursos e currículos de acordo com a Instrução Interna de Procedimentos (IIP) da Pró-reitoria de Ensino do IFPR;

XVI. Valorização de temas transversais como gênero, raça, violência, sexualidade, pobreza, trabalho, inclusão, entre outros temas nos conteúdos programáticos dos respectivos componentes curriculares;

XVII. Integração de áreas de conhecimento e Eixos Tecnológicos numa perspectiva intercomponente curricular;

XVIII. Consideração de avaliações bimestrais ou trimestrais, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do câmpus, da Legislação Educacional e de Regulamentação da Avaliação da Aprendizagem, no âmbito do Instituto Federal do Paraná, através de Resolução no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Diante do exposto a Estrutura Curricular do Curso de Engenharia de Aquicultu- ra foi prevista de Resolução nº 55/2011 do IFPR e com as Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, presente na Reso- lução CNE/CES 11, DE 11 de março de 2002, que permaneceu conforme descrito no texto que segue.

3.9.1 Matriz Curricular

A matriz curricular do curso de Engenharia de Aquicultura do IFPR visa atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002), Resolução nº 2 de 18 de junho de 2007, do Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial e a Resolução Nº 55/2011, que dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Superior no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

A matriz curricular consolidou-se pautada nos princípios da gestão democrática e participativa, após ampla discussão dos membros do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso e do colegiado do curso.

(3)

Respeitando as legislações vigentes, a matriz curricular do curso está estruturada em diferentes componentes curriculares, visando atender os núcleos de componentes curriculares de conteúdo básico (compondo aproximadamente 30%

dos conteúdos), núcleo de componentes curriculares conteúdo profissionalizante básico (compondo aproximadamente 15% dos conteúdos) e núcleo de componentes curriculares específicas do curso. Estes componentes curriculares estão distribuídos ao longo dos dez períodos letivos, ou seja, cinco anos para a integralização dos componentes curriculares, proporcionando o melhor atendimento dos conteúdos pelos alunos.

Componentes curriculares do Núcleo de Conteúdos básicos:

 Química geral e analítica;

 Matemática elementar;

 Sociologia das organizações;

 Comunicação e expressão;

 Desenvolvimento regional e suas potencialidades;

 Geometria analítica e álgebra linear;

 Sustentabilidade e meio ambiente;

 Cálculo I;

 Metodologia de trabalhos acadêmicos;

 Informática aplicada;

 Desenho técnico;

 Física I;

 Empreendedorismo e inovação;

 Química orgânica;

 Cálculo II;

 Desenho técnico assistido por computador;

 Física II;

 Inglês;

 Economia para aquicultura;

 Segurança do trabalho;

 Associativismo e cooperativismo;

 Planejamento e gestão aquícola;

 Introdução ao trabalho de conclusão de curso;

Componentes curriculares do Núcleo de Conteúdos profissionalizantes:

 Geomorfologia de ambientes aquáticos;

 Gestão ambiental em aquicultura;

 Topografia;

 Cadeia do frio na indústria do pescado;

(4)

 Estatística aplicada a aquicultura;

 Bioquímica,

 Microbiologia;

 Hidráulica aplicada;

 Hidrologia e climatologia;

 Instalações frigoríficas;

 Manejo e gestão de bacias;

 Geotecnologias aplicadas a aquicultura;

 Mecanização para aquicultura

Atendendo à Resolução nº 11/2002 do CNE/CES, a matriz curricular contempla ainda o estágio supervisionado que será realizado no último período do curso com uma carga horária de 300 horas, segundo a Resolução mencionada a carga horária mínima é 160 horas, contudo o colegiado entendendo que este é um momento singular na formação profissional foi atribuído 300 horas. Sua metodologia e normas serão estabelecidas por regulamento próprio (anexo I), em consonância com o disposto na Lei nº 11.788/2008.

Ainda a matriz curricular do curso apresenta o trabalho de conclusão do curso no último (10º) período do curso com carga horária de 75 horas, também componente obrigatório segundo a Resolução nº 11/2002 do CNE/CES, e será guiado por regulamentado próprio (anexo II).

Também estão previstas atividades complementares que estão previstas no, para serem realizadas após o ingresso do aluno no curso, num total de 90 horas, re- gido por regulamento próprio (anexo III).

A integralização do curso está prevista em 5 anos distribuídos em 10 períodos/semestres num total de 3.645 horas. Havendo necessidade e interesse ou na impossibilidade da integralização no tempo mínimo o acadêmico poderá integralizar em tempo maior conforme o determinado na legislação pertinente e vigente (Resolução 055/2011 IFPR, Art. 113).

Os componentes curriculares constantes do Curso Superior de Engenharia de Aquicultura serão ofertadas na modalidade presencial, podendo de acordo com a portaria do MEC 4.059/2004 ser ofertadas alguns componentes curriculares de forma semi-presencial desde que a carga horaria destes componentes não ultrapasse em 20% a carga horária total do curso.

3.9.2 Componente curricular Eletivo

O curso de Engenharia de Aquicultura definiu seis componentes curriculares eletivos que constam da matriz curricular e que poderão ser cursadas pelos acadêmicos. Dois dos componentes curriculares devem ser cursados obrigatoriamente, sendo um no 8º e 9º período do curso. O componente a ser ofertado, será aquele que obtiver o maior número de votos e disponibilidade de professor para ministrá-lo no semestre subsequente, o que será devidamente registrado em ata e assinado pelos alunos do período do curso em questão. Em caso

(5)

de empate, a decisão fica a critério do colegiado do curso de Engenharia de Aquicultura.

Componentes Eletivos:

Ambiência em aquicultura: 30 horas-relógio;

Controle de qualidade HACCP: 30 horas-relógio;

Navegação de aguas interiores: 30 horas-relógio;

Produção de salmonídeos: 30 horas-relógio;

Aquaponia: 30 horas-relógio;

Libras: 30 horas-relógio;

Demonstrativo gráfico da matriz curricular do Curso Superior de Engenharia de Aquicultura

Período

letivo Código Componente Curricular

Carga- horária (hora-

aula)

Carga horária

(hora- relógio)

1º Período

AQUI – 101 Aquicultura Geral 54 45

AQUI – 102 Química geral e analítica 72 60

AQUI – 103 Matemática elementar 90 75

AQUI – 104 Sociologia das organizações 36 30

AQUI – 105 Biologia de organismos aquáticos 90 75

AQUI – 106 Comunicação e expressão 36 30

AQUI – 107 Desenvolvimento regional e suas

potencialidades 54 45

AQUI – 108 Botânica aquática 36 30

Total 468 390

2º Período

AQUI – 201 Ecologia de ambientes aquáticos 54 45

AQUI – 202 Zoologia aquática 54 45

AQUI – 203 Geometria analítica e álgebra linear 90 75 AQUI – 204 Geomorfologia de ambientes aquáticos 54 45

AQUI – 205 Prática desportiva 36 30

AQUI – 206 Cálculo I 108 90

AQUI – 207 Metodologia de trabalhos acadêmicos 36 30

AQUI – 208 Topografia 72 60

Total 504 420

Período AQUI – 301 Desenho técnico 72 60

AQUI – 302 Calculo II 108 90

AQUI – 203 Física I 108 90

AQUI – 304 Empreendedorismo e inovação 36 30

AQUI – 305 Química orgânica 54 45

AQUI – 306 Limnologia 72 60

AQUI – 307 Gestão ambiental em aquicultura 36 30

AQUI – 308 Informática aplicada 54 45

(6)

Total 540 450

4º Período

AQUI – 401 Desenho técnico assistido por computador 54 45

AQUI – 402 Física II 108 90

AQUI – 404 Piscicultura 90 75

AQUI – 405 Inglês 54 45

AQUI – 406 Fisiologia de organismos aquáticos 90 75 AQUI – 407 Qualidade de água para aquicultura 72 60

AQUI – 408 Bioquímica 72 60

Total 540 450

5º Período

AQUI – 501 Cultivo de alimento vivo para aquicultura 36 30

AQUI – 502 Engenharia de aquicultura 72 60

AQUI – 503 Hidráulica aplicada 54 45

AQUI – 504 Nutrição de organismos aquáticos 54 45

AQUI – 505 Biotecnologia aplicada a Aquicultura 54 45

AQUI – 506 Economia para aquicultura 54 45

AQUI – 507 Hidrologia e climatologia 54 45

AQUI – 508 Estatística aplicada a aquicultura 54 45

AQUI – 509 Cultivo de peixes ornamentais 54 45

Total 486 405

6º Período

AQUI – 601 Legislação ambiental 36 30

AQUI – 602 Microbiologia 54 45

AQUI – 603 Maricultura 144 120

AQUI – 604 Planejamento e gestão aquicolas 54 45

AQUI – 605 Cultivo de peixes em tanques-rede 54 45

AQUI – 606 Tecnologia do pescado 54 45

AQUI – 607 Cadeia do frio na indústria de pescados 54 45

AQUI – 608 Reprodução de Peixes 72 60

Total 522 435

7º Período

AQUI – 701 Beneficiamento e industrialização 72 60

AQUI – 702 Segurança do trabalho 36 30

AQUI – 703 Formulação e processamento de rações 54 45

AQUI – 704 Ranicultura 54 45

AQUI – 705 Experimentação em aquicultura 36 30

AQUI – 706 Poluição aquática e tratamento de efluentes 54 45

AQUI – 707 Manejo e Gestão de Bacias 54 45

AQUI – 708 Instalações frigoríficas 54 45

AQUI – 709 Geotecnologias aplicadas a aquicultura 36 30

Total 450 375

8º Período

AQUI – 801 Inspeção do pescado 36 30

AQUI – 802 Sustentabilidade e meio ambiente 36 30

AQUI – 803 Componente eletiva I 36 30

(7)

AQUI – 804 Tilapicultura 72 60

AQUI – 805 Larvicultura de peixes 54 45

AQUI – 806 Introdução ao trabalho de conclusão de curso 54 45

AQUI – 807 Análise de alimentos beneficiados 36 30

AQUI – 808 Mecanização para aquicultura 72 60

AQUI – 809 Extensão Rural e aquicola 36 30

Total 432 360

9º Período

AQUI – 901 Tópicos especiais em aquicultura 36 30

AQUI – 902 Carcinicultura de água doce 36 30

AQUI – 903 Associativismo e cooperativismo 54 45

AQUI – 904 Elaboração de projetos para aquicultura 72 60 AQUI – 905 Habilidades gastronômicas do Pescado 54 45

AQUI – 906 Componente eletiva II 36 30

AQUI – 907 Marketing e comercialização 54 45

AQUI – 908 Ética profissional 36 30

AQUI – 909 Patologia e sanidade de organismos aquáticos 54 45

Total 432 360

10º Período

AQUI – 1001 Estagio Supervisionado 300

AQUI – 1002 Trabalho Conclusão de Curso (TCC) 75

AQUI – 1003 Atividades Complementares 180

Total

Eletivas

Componentes eletivas

AQUI Ambiência na aquicultura 36 30

AQUI Controle de qualidade HACCP 36 30

AQUI Navegação em aguas interiores 36 30

AQUI Produção de salmonídeos 36 30

AQUI Aquaponia 36 30

AQUI Libras 36 30

Total 216 180

Demonstrativo da carga horaria total do curso

Componentes Curriculares Obrigatórios (Hora-relógio - soma de todos os períodos) 3645

Estagio Supervisionado 300

Trabalho Conclusão de Curso (TCC) 75

Atividades Complementares 180

Total da carga-horaria (hora-relógio) 4200

Demonstrativo dos componentes curriculares pertencentes ao núcleo básico, profissi- onalizante e específicos do curso.

Núcleos Componentes Curriculares

Núcleo básico

(32,02% da carga horária mínima)

Química geral e analítica Matemática elementar

(8)

Sociologia das organizações Comunicação e expressão

Desenvolvimento regional e suas potencialidades Geometria analítica e álgebra linear

Sustentabilidade e meio ambiente Cálculo I

Metodologia de trabalhos acadêmicos Informática aplicada

Desenho técnico Física I

Empreendedorismo e inovação Química orgânica

Cálculo II

Desenho técnico assistido por computador Física II

Inglês

Economia para aquicultura Segurança do trabalho

Experimentação em aquicultura Associativismo e cooperativismo Extensão rural e aquícola

Planejamento e gestão aquícola

Introdução ao trabalho de conclusão de curso Marketing e comercialização

Ética profissional

Núcleo profissionalizante

(16,46% da carga horária mínima)

Geomorfologia de ambientes aquáticos Gestão ambiental em aquicultura Topografia

Cadeia do frio na indústria do pescado Estatística aplicada a aquicultura Bioquímica

Microbiologia Hidráulica aplicada Hidrologia e climatologia Instalações frigoríficas Manejo e gestão de bacias

Geotecnologias aplicadas a aquicultura Mecanização para aquicultura

Núcleo Específico

(51,51% da carga horária mínima)

Aquicultura Geral

Biologia de organismos aquáticos Botânica aquática

Ecologia de ambientes aquáticos Zoologia aquática

Prática desportiva Limnologia

Piscicultura

(9)

Fisiologia de organismos aquáticos Qualidade de água para aquicultura Bioquímica

Cultivo de alimento vivo para aquicultura Engenharia de aquicultura

Nutrição de organismos aquáticos Biotecnologia aplicada a Aquicultura Cultivo de peixes ornamentais Legislação ambiental

Maricultura

Cultivo de peixes em tanques-rede Tecnologia do pescado

Reprodução de Peixes

Beneficiamento e industrialização

Formulação e processamento de rações Ranicultura

Experimentação em aquicultura

Poluição aquática e tratamento de efluentes Instalações frigoríficas

Inspeção do pescado

Sustentabilidade e meio ambiente Componente eletiva I

Tilapicultura

Larvicultura de peixes

Análise de alimentos beneficiados Extensão Rural e aquicola

Tópicos especiais em aquicultura Carcinicultura de água doce

Elaboração de projetos para aquicultura Habilidades gastronômicas do Pescado Componente eletiva II

Marketing e comercialização Ética profissional

Patologia e sanidade de organismos aquáticos

Referências

Documentos relacionados

1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, a serem observadas na organização curricular das Instituições..

Os resultados indicam que quando o retorno efetivo do Ibovespa é usado para prever o prêmio de risco, a variabilidade de tal retorno faz com o que prêmio de risco não

Além disso, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (2017), o curso de graduação teve como objetivo de criação a necessidade de

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

• Leia atentamente cada questão e assinale, no cartão de respostas ótico, uma única alternativa.. • O cartão de respostas ótico não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou

o significado de definir uma concentração máxima para gases de efeito estufa na atmosfera como sendo uma “interferência perigosa no sistema climático global”, como

As  mitocôndrias  são  encontradas  em  todos  os  tipos  celulares,  exceto  nas  bactérias,  cianobactérias  e  células  vermelhas  do  sangue.  Suas