• Nenhum resultado encontrado

Marisa Monte: Medo desse momento trágico. Hospital Municipal tem ala inteira sem funcionar após elevador quebrar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Marisa Monte: Medo desse momento trágico. Hospital Municipal tem ala inteira sem funcionar após elevador quebrar"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

www.agorarn.com.br

NATAL, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2022 | EDIÇÃO Nº 1.319 | ANO 6 | 7.500 EXEMPLARES | R$ 1,50 DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO

ASSINATURA:

CIRCULAÇÃO: COMERCIAL:

REDAÇÃO:

84 98117.1715 84 98168.1085 84 3027.1690 84 3027.1690 24

Segmento cobra que poder público financie parte da operação para evitar aumento da passagem e melhor prestação do serviço

A

implantação de subsídios para financiar os sistemas de transporte público é es- sencial para melhorar a qualida- de do serviço prestado aos usuá- rios e as condições da mobilida- de urbana. A avaliação é do pre- sidente da Federação das Empre- sas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo La-

ranjeiras. A medida, comum em diversos países há anos, tem cres- cido nos últimos tempos em vá- rios sistemas do Brasil e permiti- do até zerar tarifa do sistema.

“O formato de financiamento do transporte público se esgotou.

É um serviço caro para os usuá- rios, mas insuficiente para as em- presas cobrirem os custos”, diz.

Marisa Monte: “Medo desse momento trágico”

Cantora volta a Natal para apresentação hoje no Teatro Riachuelo da turnê do álbum “Portas” e fala sobre posicionamento político. “Acredito que estamos no processo evolutivo”, afirma.

Marisa Monte se apresenta hoje em Natal em uma produção da Viva Promoções, Multientretenimento e Toque Fogo __PÁG.13

Criar subsídio para setor de

transporte pode zerar tarifa para usuário de ônibus

Auxílio

Últimas da Política

Carlos Eduardo joga acordo de 2016 na cara do prefeito Álvaro Dias

Deputado General Girão xinga ministro Barroso: “Vagabundo”

Inflação muda hábitos de consumo no mercado

__PÁG.2

__PÁG.12

__PÁG.19

__PÁG.11

Editorial

Luiz Almir

Fabrícia Mesquita

Ney Lopes

Entidades do setor produtivo precisam acompanhar legislativo

Governo Fátima se aproxima da marca de 10 mil agentes promovidos

Você quer emagrecer ou ser emagrecido? Entenda a diferença

Eleitor jovem pode pressionar volta do crédito educativo

Eleições

Economia

Crítica

Senador do Podemos cri- tica integrantes da oposição e afirma que o único que não pode ser apontado como par- ticipante do fracasso de ges- tões anteriores é ele.

Styvenson:

‘Fábio tem participação no desastre’

__PÁG.3

__PÁG.6

__PÁG.5

Saúde

Com a interdição do setor, que fica no 2º andar do prédio, o Hospital Municipal está com cerca de 25 leitos de enfermaria a menos, o que es- tá sobrecarregando unidades de pronto atendimento (UPAs) e os outros setores do hospital. Problema está acontecendo desde o fim do ano pas- sado e deve demorar dois meses para ser solucionado.

Hospital Municipal tem ala inteira sem funcionar após elevador quebrar

__PÁG.10

__PÁG.2

__PÁG. 20

Ex-prefeito disse que deu ao atual “oportunidade que ele

não teve na vida”. Deputado federal criticou atua-

ção de ministro do STF e defendeu ampliação da participação das For- ças Armadas no processo eleitoral.

Para Luís Roberto Barroso, Forças estão sendo “orientadas” a atacar sistema de urnas eletrônicas adota- do no Brasil.

LEO AVERSA / DIVULGAÇÃO

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

(2)

• Terça-feira, 26 de abril de 2022

2 Opinião

Editorial Notas & Informes

N

o fim de semana, o ex-prefeito Carlos Edu- ardo Alves (PDT) foi a Caicó e, em entrevis- tas, provocou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que é natural do Seridó. “Eu não conversei com Álvaro. Eu não tenho conversado com Álvaro Dias. Eu sei que a ele eu dei a oportunidade que ele não teve na vida. Entreguei a ele três anos de man- dato à frente da Prefeitura de Natal e na reeleição dele, tá certo? Eu o apoiei, indicamos Aíla Cortez Pereira, que está aqui conosco, vice-prefeita de Na- tal. Eu vou cuidar de minha campanha, dos apoios, de nossos aliados”, afirmou aos radialistas Sidney Silva e Alexandre Costa, na 102,7 FM, emissora da Diocese de Caicó.

Carlos Eduardo ainda foi além. Fez cobranças públicas ao prefeito de Natal. “Se Álvaro quiser me apoiar seria até bom pra ele porque ele estava de- volvendo a alguém que deu a ele três anos de uma Prefeitura de uma capital, que ele jamais chegaria ali, se eu não tivesse renunciado e entregue a ele a condição de ser prefeito de Natal. Mas vamos pra frente, né?”, frisou o ex-prefeito. Em 2016, Álvaro Dias foi indicado pelo PMDB como vice na chapa. O então senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves indicaram o então deputado estadual.

Carlos Eduardo torcia pelo nome de Marcelo Quei- roz, que assinou a ficha do MDB para ser o nome.

Quando Carlos Eduardo deixou a Prefeitura do

Natal para ser candidato a governador, Álvaro Dias assumiu e depois foi reeleito em 2020 no 1º Turno.

O ex-prefeito não contou que se tornou-se prefeito de Natal em 2002, quando a então prefeita Wilma de Faria (PSB) renunciou para ser candidata a governa- dora. Em 2004, teve o apoio dela para ser reeleito.

Em 2012, Carlos Eduardo voltou à Prefeitura com Wilma de vice e desprezou a ex-governadora e ex- -prefeita de Natal, no fim da vida política dela. Natal e o Rio Grande do Norte lembra muito bem disso.

Carlos Eduardo provoca Álvaro: “Eu sei que a ele eu dei a oportunidade que ele não teve na vida”

Por um Parlamento Empreendedor

PALÁCIO FELIPE CAMARÃO.

Álvaro Dias vai decidir seu posi- cionamento. Principal braço no apoio ao nome do ex-ministro Ro- gério Marinho (PL) para o Senado, Álvaro não pode manter as secre- tarias e cargos ligados ao ex-pre- feito Carlos Eduardo Alves (PDT), que se aliou à governadora Fátima Bezerra (PT) e agora é virtual can- didato ao Senado.

CANETADA. Na mira da caneta do prefeito Álvaro Dias está a ex- -primeira-dama Andréa Ramalho, que comanda a pasta de Políticas para as Mulheres. Seria o ponto X. Ela já faz abertamente campa- nha para o marido dentro do Pa- lácio Felipe Camarão. O secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, fiel escudeiro de Carlos Eduardo, também. Fiel ao saudoso ex-de- putado Agnelo Alves, Jorge Cunha trabalha na Prefeitura. Vice-presi- dente do PDT/RN, Jonny Costa, do Procon/RN, hoje é mais liga- do a Carlos Eduardo. Muitos no- mes em segundo e terceiro esca- lões da Prefeitura ainda seguem a orientação de Carlos Eduardo em Natal.

AUXILIAR. O prefeito de Natal sabe que sua posição em relação

ao ex-ministro Rogério Marinho não pode ser dúbia. O consultor geral da Prefeitura, Genildo Perei- ra, representa os olhos de Mari- nho e já anda tomando nota. Ali- ás, Álvaro já liberou Genildo para coordenar a campanha de Rogé- rio Marinho ao Senado.

SUPLÊNCIA. O PCdoB quer espaço para o vice-governador Antenor Roberto na chapa majo- ritária que terá o ex-prefeito Car- los Eduardo como candidato ao Senado. O partido se reuniu an- tes do feriado e elaborou resolu- ção divulgada ontem. O PCdoB insiste na manutenção da chapa eleita em 2018 e critica a sinali- zação dada pelo PT de que os co- munistas não terão direito nem mesmo a indicar o primeiro su- plente do candidato a senador.

Que houve?

ESPAÇOS. Ao fim da nota, o PCdoB ainda sustenta a repetição da chapa, embora tudo indique que o candidato a vice de Fátima será o deputado federal Walter Al- ves (MDB). “ O PCdoB, fiel aos seus princípios, identidade e compro- missos, reafirma a sua convicção de que a reeleição da governadora Fátima Bezerra/Antenor Roberto

é uma necessidade histórica que se impõe, que a aglutinação de forças políticas são indispensáveis para essa efetivação e que, sob essa estratégica direção, deve-se superar os atuais obstáculos que dispersam as energias das forças políticas comprometidas com um futuro próspero e justo para o po- vo potiguar.”

PALÁCIO DA REDENÇÃO. O prefeito Alysson Bezerra (Solida- riedade) não estava na agenda dos vereadores de Mossoró com o pré-candidato ao Senado Rogé- rio Marinho (PL). O presidente da Câmara, Lawrence Amorim, que é pré-candidato a federal pelo Soli- dariedade, fez as vezes na capital do Oeste. Detalhe: assim que Ro- gério saiu, Lawrence postou fo- to ao lado do prefeito Allyson, no evento de apresentação do novo modelo de gestão do Potiguar, ti- me de futebol de Mossoró.

ATENTADO. O blogueiro João Marcolino, de Caraúbas, foi balea- do ontem, no Médio Oeste. Essa é a segunda vez que ele é vítima de atentado. A primeira aconteceu em 2019. Também, o blogueiro já foi detido por posse ilegal de arma de fogo há dois anos.

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

É

louvável a iniciativa da CDL Natal de premiar e reconhecer os vereado- res que dedicam atenção es- pecial à pauta do empreen- dedorismo. O projeto “Parla- mento Empreendedor”, que esta edição do AGORA RN detalha na página 4, é um es- tímulo importante à atuação parlamentar que se empe- nha na desburocratização e na criação de um ambiente de negócios que propicie a gera- ção de emprego e renda.

Por estarem cientes das di- ficuldades enfrentadas no dia- -a-dia pelos empreendedores, entidades como a CDL podem exercer um papel fundamen- tal no processo de acompa- nhamento do que é discutido nas casas legislativas, a fim de se contribuir para a abertura de novos negócios e, conse- quentemente, o desenvolvi- mento da cidade.

Todos se beneficiam com a abertura de novos negócios e o livre exercício do empreende- dorismo. Além de os empreen- dedores oferecerem à socieda- de novos produtos e serviços, empregos são gerados e mais impostos são pagos.

Por falar em imposto, a di- minuição e a simplificação da carga tributária são discussões fundamentais nas casas legis- lativas que merecem olhar apurado das entidades ligadas ao setor produtivo.

Hoje, mais de um terço do faturamento das empresas é abocanhado por impostos. A alta carga tributária desesti-

mula o empreendedorismo e limita o crescimento das em- presas. Há setores, como a in- dústria, que contribuem mais para o PIB com o que pagam de imposto do que com sua produção em si. Um escânda- lo que, vamos combinar, até propicia uma alta sonegação.

Além do valor, a quantida- de exagerada de tributos, inci- dentes em diversas etapas da cadeia de produção de manei- ra burocratizada, dificulta a vi- da do empresário.

É necessário pensar tam- bém em formas de qualificar melhor a população, o que passa por educação básica e profissionalizante. Com isso, a cidade, o estado e o País se desenvolvem e os empreen- dedores dispõem de mão de obra qualificada para sua pro- dução.

O maior segmento do Es- tado, o turismo, sofre para en- contrar gente com conheci- mento para os mais diversos postos.

Entra aqui também a ne- cessidade de mais investi- mento em segurança, afinal de contas a violência exige do empreendedor uma despesa maior com a proteção do seu patrimônio e também dificul- ta que ele abra o negócio por mais tempo.

A iniciativa da CDL de

“mergulhar” na casa legisla- tiva municipal para acompa- nhar a regulação do empreen- dedor é ótima. O empreende- dorismo precisa ser fortaleci- do. Ganha a cidade.

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Terça-feira, 26 de abril de 2022 •

3

Política

“T

rata-se de uma chapa construída por ‘especia- listas políticos’, exímios e ‘antigos’ políticos neste tipo de construção, distantes da verda- deira vontade da população. Es- quecem que, de fato, quem tira e quem coloca, é o eleitor potiguar.

Não lembram de ouvir a popula- ção, que é quem paga pelo imen- so e caríssimo tempo de TV, pe- lo bilionário fundo eleitoral, se- guem esquecendo e exproprian- do o povo. Reprovo tudo isto”, afirmou o senador Styvenson Va- lentim (Podemos), sobre a chapa majoritária Fábio Dantas (Solida- riedade) e Rogério Marinho (PL).

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 25, Styvenson ressaltou que não apoia a chapa e que, “todos já co- nhecem minha postura, que é a mesma desde 2018”. “Sonho em encontrar pessoas dignas e éti- cas, que queiram o bem do meu Estado. E não mais uns que só pensam no individual, familiar,

no partidário. Se travestindo com novos discursos, dizendo que quer o bem do Estado”, disse.

Questionado se Fábio e Rogé- rio representam o grupo de oposi- ção à governadora Fátima Bezerra (PT), afirmou: “na atual conjectu- ra eleitoreira, e me referindo a to- das as chapas assim formadas, in- clusive PT/MDB, todas represen- tam ganhar a eleição a qualquer custo. Um dia são situação, no ou- tro, oposição. Unem-se e afastam- -se, um sincretismo político, falta de ética deplorável, de uma mín- gua ideológica, de falta de caráter e até de dignidade política”.

O senador reprovou a ideia de Fábio, que já foi vice-governador durante a gestão de Robinson Fa- ria (PP) e participou do que clas- sificou como “desastre”, voltar ao comando do RN.

“Ele era o vice em um governo que oportunizou a entrada do PT no comando, diga-se, PT de que ele tanto reclama e reprova. Ele fez e faz parte dessa mesma po- lítica, realiza as mesmas práticas - que eu reprovo. Tanto ele como outros que se dizem oposição, possuem participação no desas-

‘Fábio Dantas possui participação no desastre’, diz senador Styvenson

Senador citou “passado” dos pré-candidatos de oposição e falou que decidirá em breve se irá se candidatar ao governo

tre. O único que não pode ser cul- pado de nada disso sou eu”.

E continuou: “Levando em consideração que estamos fa- lando das mesmas pessoas, do mesmo ‘grande’ e único mesmo grupo, dos mesmos discursos, das mesmas práticas - esperar o que disso? Espero o mesmo, o de sempre”, afirmou.

Para Styvenson, “o sincretismo ideológico e político com um úni- co objetivo, vencer a qualquer cus- to. E o custo será muito alto, e não

falo apenas do tempo de tv, fundo eleitoral, apoios acordados a todo custo, falo do futuro que sempre foi discutido em eleições passadas e que nunca chega”, pontuou.

RESPOSTA EM BREVE. “Muitos que me abordam nas ruas têm demonstrado essa força gravita- cional me puxando para o centro da disputa. Corrobora com isso a promiscuidade político-partidá- ria na desvairada luta pelo cargo e isso deixa nítido que nunca foi, Adenilson Costa

Repórter de Política

Disputa

General Girão chama Barroso de “vagabundo”

O

deputado federal General Girão (PL) rebateu as falas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Ro- berto Barroso, a respeito do uso das Forças Armadas para ataques ao sistema eleitoral, em entrevis- ta ao Jornal da Manhã – edição Nacional da Jovem Pan News, nesta segunda-feira 25. Ele citou a Constituição Federal em seu ar- tigo 53 e afirmou que a liberdade de imprensa e expressão devem prevalecer no estado brasileiro.

“Quero dizer que estou invocan- do o artigo 53 da Constituição, que me garante a inviolabilidade por quaisquer opiniões, palavras e votos”, informou

Girão defendeu ampliação da participação das Forças Armadas no processo eleitoral. E questio- nou a segurança das urnas ele- trônicas ao afirmar que nenhum equipamento eletrônico está imune e que as urnas são fraudá- veis sim. “Isso é uma realidade no mundo todo. Infelizmente, não é realidade na cabeça desse mi- nistro Barroso, que negou mais transparência. Todo e qualquer equipamento eletrônico está passível de ser invadido. As For- ças Armadas precisam participar de todo processo eleitoral, inclu- sive da transmissão do voto ele- trônico. A quem interessa não ter transparência nas eleições?”.

“Queremos mais transparên- cia, segurança e garantia que o meu voto vai ser representado autenticamente. Essa é a gran- de verdade. Cumprimento o mi- nistro Paulo Sérgio pela resposta imediata a algo feito por esse va- gabundo [Luís Roberto Barroso]. Me desculpem, não aceito que um ministro queira dizer que está defendendo a democracia. Eles estão prostituindo a palavra democracia”, afirmou.

A fala de Girão acontece um dia após Barroso defender a in- tegridade das urnas e falar sobre tentativas de politização do Exér- cito, da Marinha e da Aeronáuti- ca. “Gentilmente convidadas pa-

ra participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, disse, no fórum ‘Brazil Summit Europe’, em Berlim, em referên- cia ao convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a repre- sentantes das Forças Armadas para participarem da Comissão de Transparência.

Na visão do Ministério da De- fesa, no entanto, as falas de Bar- roso são “irresponsáveis” e uma

“grande ofensa” aos militares.

“Além disso, afeta a ética, a har- monia e o respeito entre as insti- tuições”, afirmou a nota, assinada pelo ministro general Paulo Sér- gio Oliveira. 

Styvenson: “Todas as chapas representam ganhar a eleição a qualquer custo”

Girão chamou Barroso de vagabundo

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

é ou será pelo potiguar. Esse tipo de política fede, só os porcos não sentem. Darei a resposta em bre- ve”, afirmou Styvenson Valentim, deixando claro que decidirá nos próximos dias se será o candida- to de “opção” ao governo do RN.

O nome do senador vem ga- nhando cada vez mais espaço e força nas pesquisas de intenções de votos. Ele afirmou recente- mente que, “se o povo quiser, é claro que vou lançar o meu no- me na disputa pelo governo. Es- sa vontade não parte só de mim, nem de deputados, alianças e partidos, depende principalmen- te da população do RN”.

Segundo ele, caso seja eleito governador, as prioridades do seu mandato serão saúde, educação e segurança pública. “O Estado só oferece à população remendos, que nunca foram corrigidos na sua essência. O que todos espe- ram dos políticos é que eles dei- xem de fazer as velhas promessas e partam para ação, que é o que realmente importa ao povo. Mas, ego excepcional, não deixa cum- prir o mínimo, imagine o resto”, pontuou.

(3)

• Terça-feira, 26 de abril de 2022

2 Opinião

Editorial Notas & Informes

N

o fim de semana, o ex-prefeito Carlos Edu- ardo Alves (PDT) foi a Caicó e, em entrevis- tas, provocou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que é natural do Seridó. “Eu não conversei com Álvaro. Eu não tenho conversado com Álvaro Dias. Eu sei que a ele eu dei a oportunidade que ele não teve na vida. Entreguei a ele três anos de man- dato à frente da Prefeitura de Natal e na reeleição dele, tá certo? Eu o apoiei, indicamos Aíla Cortez Pereira, que está aqui conosco, vice-prefeita de Na- tal. Eu vou cuidar de minha campanha, dos apoios, de nossos aliados”, afirmou aos radialistas Sidney Silva e Alexandre Costa, na 102,7 FM, emissora da Diocese de Caicó.

Carlos Eduardo ainda foi além. Fez cobranças públicas ao prefeito de Natal. “Se Álvaro quiser me apoiar seria até bom pra ele porque ele estava de- volvendo a alguém que deu a ele três anos de uma Prefeitura de uma capital, que ele jamais chegaria ali, se eu não tivesse renunciado e entregue a ele a condição de ser prefeito de Natal. Mas vamos pra frente, né?”, frisou o ex-prefeito. Em 2016, Álvaro Dias foi indicado pelo PMDB como vice na chapa. O então senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves indicaram o então deputado estadual.

Carlos Eduardo torcia pelo nome de Marcelo Quei- roz, que assinou a ficha do MDB para ser o nome.

Quando Carlos Eduardo deixou a Prefeitura do

Natal para ser candidato a governador, Álvaro Dias assumiu e depois foi reeleito em 2020 no 1º Turno.

O ex-prefeito não contou que se tornou-se prefeito de Natal em 2002, quando a então prefeita Wilma de Faria (PSB) renunciou para ser candidata a governa- dora. Em 2004, teve o apoio dela para ser reeleito.

Em 2012, Carlos Eduardo voltou à Prefeitura com Wilma de vice e desprezou a ex-governadora e ex- -prefeita de Natal, no fim da vida política dela. Natal e o Rio Grande do Norte lembra muito bem disso.

Carlos Eduardo provoca Álvaro: “Eu sei que a ele eu dei a oportunidade que ele não teve na vida”

Por um Parlamento Empreendedor

PALÁCIO FELIPE CAMARÃO.

Álvaro Dias vai decidir seu posi- cionamento. Principal braço no apoio ao nome do ex-ministro Ro- gério Marinho (PL) para o Senado, Álvaro não pode manter as secre- tarias e cargos ligados ao ex-pre- feito Carlos Eduardo Alves (PDT), que se aliou à governadora Fátima Bezerra (PT) e agora é virtual can- didato ao Senado.

CANETADA. Na mira da caneta do prefeito Álvaro Dias está a ex- -primeira-dama Andréa Ramalho, que comanda a pasta de Políticas para as Mulheres. Seria o ponto X. Ela já faz abertamente campa- nha para o marido dentro do Pa- lácio Felipe Camarão. O secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, fiel escudeiro de Carlos Eduardo, também. Fiel ao saudoso ex-de- putado Agnelo Alves, Jorge Cunha trabalha na Prefeitura. Vice-presi- dente do PDT/RN, Jonny Costa, do Procon/RN, hoje é mais liga- do a Carlos Eduardo. Muitos no- mes em segundo e terceiro esca- lões da Prefeitura ainda seguem a orientação de Carlos Eduardo em Natal.

AUXILIAR. O prefeito de Natal sabe que sua posição em relação

ao ex-ministro Rogério Marinho não pode ser dúbia. O consultor geral da Prefeitura, Genildo Perei- ra, representa os olhos de Mari- nho e já anda tomando nota. Ali- ás, Álvaro já liberou Genildo para coordenar a campanha de Rogé- rio Marinho ao Senado.

SUPLÊNCIA. O PCdoB quer espaço para o vice-governador Antenor Roberto na chapa majo- ritária que terá o ex-prefeito Car- los Eduardo como candidato ao Senado. O partido se reuniu an- tes do feriado e elaborou resolu- ção divulgada ontem. O PCdoB insiste na manutenção da chapa eleita em 2018 e critica a sinali- zação dada pelo PT de que os co- munistas não terão direito nem mesmo a indicar o primeiro su- plente do candidato a senador.

Que houve?

ESPAÇOS. Ao fim da nota, o PCdoB ainda sustenta a repetição da chapa, embora tudo indique que o candidato a vice de Fátima será o deputado federal Walter Al- ves (MDB). “ O PCdoB, fiel aos seus princípios, identidade e compro- missos, reafirma a sua convicção de que a reeleição da governadora Fátima Bezerra/Antenor Roberto

é uma necessidade histórica que se impõe, que a aglutinação de forças políticas são indispensáveis para essa efetivação e que, sob essa estratégica direção, deve-se superar os atuais obstáculos que dispersam as energias das forças políticas comprometidas com um futuro próspero e justo para o po- vo potiguar.”

PALÁCIO DA REDENÇÃO. O prefeito Alysson Bezerra (Solida- riedade) não estava na agenda dos vereadores de Mossoró com o pré-candidato ao Senado Rogé- rio Marinho (PL). O presidente da Câmara, Lawrence Amorim, que é pré-candidato a federal pelo Soli- dariedade, fez as vezes na capital do Oeste. Detalhe: assim que Ro- gério saiu, Lawrence postou fo- to ao lado do prefeito Allyson, no evento de apresentação do novo modelo de gestão do Potiguar, ti- me de futebol de Mossoró.

ATENTADO. O blogueiro João Marcolino, de Caraúbas, foi balea- do ontem, no Médio Oeste. Essa é a segunda vez que ele é vítima de atentado. A primeira aconteceu em 2019. Também, o blogueiro já foi detido por posse ilegal de arma de fogo há dois anos.

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

É

louvável a iniciativa da CDL Natal de premiar e reconhecer os vereado- res que dedicam atenção es- pecial à pauta do empreen- dedorismo. O projeto “Parla- mento Empreendedor”, que esta edição do AGORA RN detalha na página 4, é um es- tímulo importante à atuação parlamentar que se empe- nha na desburocratização e na criação de um ambiente de negócios que propicie a gera- ção de emprego e renda.

Por estarem cientes das di- ficuldades enfrentadas no dia- -a-dia pelos empreendedores, entidades como a CDL podem exercer um papel fundamen- tal no processo de acompa- nhamento do que é discutido nas casas legislativas, a fim de se contribuir para a abertura de novos negócios e, conse- quentemente, o desenvolvi- mento da cidade.

Todos se beneficiam com a abertura de novos negócios e o livre exercício do empreende- dorismo. Além de os empreen- dedores oferecerem à socieda- de novos produtos e serviços, empregos são gerados e mais impostos são pagos.

Por falar em imposto, a di- minuição e a simplificação da carga tributária são discussões fundamentais nas casas legis- lativas que merecem olhar apurado das entidades ligadas ao setor produtivo.

Hoje, mais de um terço do faturamento das empresas é abocanhado por impostos. A alta carga tributária desesti-

mula o empreendedorismo e limita o crescimento das em- presas. Há setores, como a in- dústria, que contribuem mais para o PIB com o que pagam de imposto do que com sua produção em si. Um escânda- lo que, vamos combinar, até propicia uma alta sonegação.

Além do valor, a quantida- de exagerada de tributos, inci- dentes em diversas etapas da cadeia de produção de manei- ra burocratizada, dificulta a vi- da do empresário.

É necessário pensar tam- bém em formas de qualificar melhor a população, o que passa por educação básica e profissionalizante. Com isso, a cidade, o estado e o País se desenvolvem e os empreen- dedores dispõem de mão de obra qualificada para sua pro- dução.

O maior segmento do Es- tado, o turismo, sofre para en- contrar gente com conheci- mento para os mais diversos postos.

Entra aqui também a ne- cessidade de mais investi- mento em segurança, afinal de contas a violência exige do empreendedor uma despesa maior com a proteção do seu patrimônio e também dificul- ta que ele abra o negócio por mais tempo.

A iniciativa da CDL de

“mergulhar” na casa legisla- tiva municipal para acompa- nhar a regulação do empreen- dedor é ótima. O empreende- dorismo precisa ser fortaleci- do. Ganha a cidade.

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Terça-feira, 26 de abril de 2022 •

3

Política

“T

rata-se de uma chapa construída por ‘especia- listas políticos’, exímios e ‘antigos’ políticos neste tipo de construção, distantes da verda- deira vontade da população. Es- quecem que, de fato, quem tira e quem coloca, é o eleitor potiguar.

Não lembram de ouvir a popula- ção, que é quem paga pelo imen- so e caríssimo tempo de TV, pe- lo bilionário fundo eleitoral, se- guem esquecendo e exproprian- do o povo. Reprovo tudo isto”, afirmou o senador Styvenson Va- lentim (Podemos), sobre a chapa majoritária Fábio Dantas (Solida- riedade) e Rogério Marinho (PL).

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 25, Styvenson ressaltou que não apoia a chapa e que, “todos já co- nhecem minha postura, que é a mesma desde 2018”. “Sonho em encontrar pessoas dignas e éti- cas, que queiram o bem do meu Estado. E não mais uns que só pensam no individual, familiar,

no partidário. Se travestindo com novos discursos, dizendo que quer o bem do Estado”, disse.

Questionado se Fábio e Rogé- rio representam o grupo de oposi- ção à governadora Fátima Bezerra (PT), afirmou: “na atual conjectu- ra eleitoreira, e me referindo a to- das as chapas assim formadas, in- clusive PT/MDB, todas represen- tam ganhar a eleição a qualquer custo. Um dia são situação, no ou- tro, oposição. Unem-se e afastam- -se, um sincretismo político, falta de ética deplorável, de uma mín- gua ideológica, de falta de caráter e até de dignidade política”.

O senador reprovou a ideia de Fábio, que já foi vice-governador durante a gestão de Robinson Fa- ria (PP) e participou do que clas- sificou como “desastre”, voltar ao comando do RN.

“Ele era o vice em um governo que oportunizou a entrada do PT no comando, diga-se, PT de que ele tanto reclama e reprova. Ele fez e faz parte dessa mesma po- lítica, realiza as mesmas práticas - que eu reprovo. Tanto ele como outros que se dizem oposição, possuem participação no desas-

‘Fábio Dantas possui participação no desastre’, diz senador Styvenson

Senador citou “passado” dos pré-candidatos de oposição e falou que decidirá em breve se irá se candidatar ao governo

tre. O único que não pode ser cul- pado de nada disso sou eu”.

E continuou: “Levando em consideração que estamos fa- lando das mesmas pessoas, do mesmo ‘grande’ e único mesmo grupo, dos mesmos discursos, das mesmas práticas - esperar o que disso? Espero o mesmo, o de sempre”, afirmou.

Para Styvenson, “o sincretismo ideológico e político com um úni- co objetivo, vencer a qualquer cus- to. E o custo será muito alto, e não

falo apenas do tempo de tv, fundo eleitoral, apoios acordados a todo custo, falo do futuro que sempre foi discutido em eleições passadas e que nunca chega”, pontuou.

RESPOSTA EM BREVE. “Muitos que me abordam nas ruas têm demonstrado essa força gravita- cional me puxando para o centro da disputa. Corrobora com isso a promiscuidade político-partidá- ria na desvairada luta pelo cargo e isso deixa nítido que nunca foi, Adenilson Costa

Repórter de Política

Disputa

General Girão chama Barroso de “vagabundo”

O

deputado federal General Girão (PL) rebateu as falas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Ro- berto Barroso, a respeito do uso das Forças Armadas para ataques ao sistema eleitoral, em entrevis- ta ao Jornal da Manhã – edição Nacional da Jovem Pan News, nesta segunda-feira 25. Ele citou a Constituição Federal em seu ar- tigo 53 e afirmou que a liberdade de imprensa e expressão devem prevalecer no estado brasileiro.

“Quero dizer que estou invocan- do o artigo 53 da Constituição, que me garante a inviolabilidade por quaisquer opiniões, palavras e votos”, informou

Girão defendeu ampliação da participação das Forças Armadas no processo eleitoral. E questio- nou a segurança das urnas ele- trônicas ao afirmar que nenhum equipamento eletrônico está imune e que as urnas são fraudá- veis sim. “Isso é uma realidade no mundo todo. Infelizmente, não é realidade na cabeça desse mi- nistro Barroso, que negou mais transparência. Todo e qualquer equipamento eletrônico está passível de ser invadido. As For- ças Armadas precisam participar de todo processo eleitoral, inclu- sive da transmissão do voto ele- trônico. A quem interessa não ter transparência nas eleições?”.

“Queremos mais transparên- cia, segurança e garantia que o meu voto vai ser representado autenticamente. Essa é a gran- de verdade. Cumprimento o mi- nistro Paulo Sérgio pela resposta imediata a algo feito por esse va- gabundo [Luís Roberto Barroso].

Me desculpem, não aceito que um ministro queira dizer que está defendendo a democracia.

Eles estão prostituindo a palavra democracia”, afirmou.

A fala de Girão acontece um dia após Barroso defender a in- tegridade das urnas e falar sobre tentativas de politização do Exér- cito, da Marinha e da Aeronáuti- ca. “Gentilmente convidadas pa-

ra participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, disse, no fórum ‘Brazil Summit Europe’, em Berlim, em referên- cia ao convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a repre- sentantes das Forças Armadas para participarem da Comissão de Transparência.

Na visão do Ministério da De- fesa, no entanto, as falas de Bar- roso são “irresponsáveis” e uma

“grande ofensa” aos militares.

“Além disso, afeta a ética, a har- monia e o respeito entre as insti- tuições”, afirmou a nota, assinada pelo ministro general Paulo Sér- gio Oliveira. 

Styvenson: “Todas as chapas representam ganhar a eleição a qualquer custo”

Girão chamou Barroso de vagabundo

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

é ou será pelo potiguar. Esse tipo de política fede, só os porcos não sentem. Darei a resposta em bre- ve”, afirmou Styvenson Valentim, deixando claro que decidirá nos próximos dias se será o candida- to de “opção” ao governo do RN.

O nome do senador vem ga- nhando cada vez mais espaço e força nas pesquisas de intenções de votos. Ele afirmou recente- mente que, “se o povo quiser, é claro que vou lançar o meu no- me na disputa pelo governo. Es- sa vontade não parte só de mim, nem de deputados, alianças e partidos, depende principalmen- te da população do RN”.

Segundo ele, caso seja eleito governador, as prioridades do seu mandato serão saúde, educação e segurança pública. “O Estado só oferece à população remendos, que nunca foram corrigidos na sua essência. O que todos espe- ram dos políticos é que eles dei- xem de fazer as velhas promessas e partam para ação, que é o que realmente importa ao povo. Mas, ego excepcional, não deixa cum- prir o mínimo, imagine o resto”, pontuou.

(4)

R

econhecer e premiar os vere- adores de Natal que tiverem mais iniciativa de desenvol- vimento econômico para o muni- cípio. Esse é o objetivo do Prêmio Parlamentar Empreendedor, apre- sentado pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL Natal), na ocasião do lançamento do projeto

“Parlamento Empreendedor”, um compilado das principais ações e projetos de interesse do setor de co- mércio e serviço que tramitam no legislativo municipal.

Segundo o presidente da CDL Natal, José Lucena, a ideia é estreitar a relação com os gestores públicos, ampliar o diálogo e construir jun- tos políticas públicas de desenvol- vimento socioeconômico. Ele des- tacou ainda a proposta de consoli- dar uma agenda participativa entre a instituição e a Câmara Municipal da Capital.

“Ninguém faz nada sozinho, precisamos trabalhar em conjunto para desenvolver, fortalecer a eco- nomia e o comércio local, e assim

atrair novos investimentos e gerar emprego e renda em nossa cidade.

Precisamos falar das nossas dores aos gestores para que sejam cria- das medidas, projetos, e ações que de fato nos façam crescer, e esse projeto vai nos ajudar muito nesse processo de construção”, afirmou Lucena.

O presidente da CDL esclareceu que o objetivo do projeto é avaliar as atividades do legislativo muni- cipal e contribuir para construção de políticas públicas, com foco no desenvolvimento econômico para destravar o ecossistema e o tornar mais favorável à geração de empre- go e renda na Capital.

“Baseado em indicadores, o Par- lamento avaliará as atividades par- lamentares e contribuirá para cons- truir políticas públicas com foco no desenvolvimento econômico que destravarão o ecossistema e o tor- narão mais favoráveis para geração de emprego e renda na capital po- tiguar. Proporcionará ainda maior

engajamento dos parlamentares com outros projetos de interesse econômico do setor produtivo”.

MONITORAMENTO. A CDL Na- tal possui um sistema que monito- ra todos os projetos de lei em trami- tação e, a partir de agora, conduzirá com maior diálogo os projetos de lei mais adequados ao segmento. Com a aproximação entre os setores pro- dutivo e legislativo, os parlamenta- res poderão consultar empresários e esses, por sua vez, poderão levar requerimentos para que a CDL le- vante as pautas para a prefeitura e para o legislativo.

Para o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (União Brasil), a aproximação entre os dois setores é importante para o muni- cípio, e deve contribuir para a ge- ração de empregos e o desenvolvi- mento econômico. “Os empresá- rios passarão a acompanhar os pro- jetos que interessam a categoria, já que são eles que geram empregos e renda em Natal e é importante que façam essa parceria com a Câmara, para que possamos juntos ajudar nossa cidade a se desenvolver cada vez mais” afirmou. 

• Terça-feira, 26 de abril de 2022

4 Política

CDL Natal premiará vereadores que atuarem para fortalecer a economia

Parlamento Empreendedor dará visibilidade às ações da CMNAT e ajudará população a acompanhar trabalho

Alessandra Bernardo Editora de Política

Alessandra Bernardo Editora de Política

Tércio: ‘Transporte público de Natal é um caos’

“I

nfelizmente, o transpor- te público de Natal é um caos. A Seturn manda e desmanda em nossa cidade. Ela sempre fala que está tendo pre- juízos, então, se está mesmo, por que não entrega todas as linhas?”, questionou o vereador da Capi- tal, Tércio Tinoco (União Brasil), ao falar sobre o sistema de trans- porte público natalense e a falta de acessibilidade deste durante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com De- ficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, presidida por ele, nesta segunda-feira 25, na Câmara Municipal.

“Qualquer empresa que esteja tendo prejuízo, fecha as portas. A Seturn diz isso, mas eu, como ve- reador, não acredito e nosso man-

dato estará sempre fiscalizando e atuante. Precisamos sim, ter um transporte digno em nossa cida- de, um transporte com acessibi- lidade para todas as pessoas com deficiência”, afirmou o vereador.

Tércio explicou que o Se- turn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passa- geiros de Natal) retirou as linhas de ônibus que passavam em frente ao Centro de Reabilitação Infantil (CRI Natal) - que ofere- ce atendimentos e tratamentos a crianças e adolescentes com defi- ciências específicas ou múltiplas para todo o Estado -, há mais de dois meses. Segundo ele, isso está causando um intenso transtorno aos pacientes e seus familiares, que precisam andar cerca de dois quilômetros até o local.

O vereador, cadeirante desde os 18 anos, disse que sugeriu co- mo solução para o problema em questão, o uso de dois micro-ô-

nibus pertencentes à Secretaria Municipal de Trabalho e Assis- tência Social (Semtas), uma vez que a Prefeitura Municipal tem condições de oferecer o serviço.

“Os micro-ônibus estão 100% pa- rados na garagem da Semtas e a Prefeitura tem muitos motoristas.

Precisamos de uma boa ação da STTU e do Seturn”, afirmou.

Tércio disse ainda que já con- versou com a secretária do STTU (Secretaria Municipal de Mobili- dade Urbana), Daliana Bandeira e o adjunto e eles disseram que estavam resolvendo a situação.

“Esse ‘resolvendo’ até hoje, na- da. Estamos sempre fiscalizando e lutando, e é um verdadeiro ab- surdo. As pessoas descem hoje no Midway e vão até o CRI a pé, em- purrando suas cadeiras de rodas ou com suas muletas. São quase dois quilômetros de humilhação.

É um caos o que está acontecen- do”, desabafou. 

Falta de acessibilidade

Tércio: “Seturn fala em prejuízos. Por que não entrega todas as linhas?”

Premiação será dada aos vereadores que tiverem mais iniciativas de desenvolvimento econômico para o município

CEDIDA

ELPÍDIO JÚNIOR/CMNAT

Terça-feira, 26 de abril de 2022 •

5

Política

E

m entrevista nesta segunda- -feira 25, ao programa 12 em Ponto da 98 FM Natal-RN, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) afirmou ter quase certe- za de que o tempo de seu partido destinado a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV vai para os pré-candidatos da chapa majori- tária em oposição à governadora Fátima Bezerra (PT). “Eu tenho quase absoluta certeza de que foi discutido, foi decidido que o tem- po vai para Fábio Dantas (Solida- riedade) e Rogério Marinho (PL)”, afirmou, ao ser questionado pe- lo jornalista Túlio Lemos sobre o que o presidente estadual dos tu- canos, deputado Ezequiel Ferrei- ra conversa internamente.

Tomba Farias comentou que, nesta terça-feira 26, terá um en- contro com Ezequiel Ferreira - presidente da Assembleia Legis- lativa, onde abordará o assunto.

A afirmação foi após o apresenta- dor do programa indagar se Eze- quiel Ferreira já havia dito que coligaria com a atual chapa posta pela oposição. “Conversou com a gente, e esse é o entendimento, é

esse o sentimento. Vamos aguar- dar, eu não posso falar só, ama- nhã (terça/26) estarei com ele para falar sobre isso, então é uma oportunidade, e eu tenho quase certeza e convicção (do apoio de

Ezequiel à Fábio Dantas)”, disse. Para justificar a demora na tomada de decisão do presiden- te estadual do PSDB, Tomba Fa- rias explicou que Ezequiel Ferrei- ra passa por diversos problemas

(de saúde). “Ele está com uma diverticulite fortíssima. Inclusive o médico disse que ele terá que operar, senão vai romper. Está com problema de saúde também na família. Então são muitas coi-

sas e esta pressão em cima dele que ocasionou ainda mais a di- verticulite dele”, comentou.

Ao falar sobre o apoio do pre- feito de Natal, Álvaro Dias (PS- DB), ao pré-candidato Fábio Dantas, Tomba declarou que existem problemas pontuais en- tre eles, e que ao longo da campa- nha serão resolvidos. Ao justificar que Álvaro Dias vai estar no pa- lanque de Fábio Dantas, o depu- tado tucano disse que a oposição precisa pensar no projeto para o RN e, assim como Rogério Mari- nho, minimizou o pagamento em dia dos servidores estaduais. “O RN e a oposição são maiores que isso (divergências entre Álvaro e Fábio). Preciso fazer um projeto que não seja só de folha de paga- mento”, declarou.

Tomba Farias ainda falou que o nome do candidato a vice na chapa de Fábio Dantas pode- rá sair do PSDB. “Estamos dialo- gando e vamos trazer Álvaro, Eze- quiel e Agripino para, juntos, via- bilizar este nome”. E criticou a fala do pré-candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, sobre Álvaro Dias (mais na Pág. 7). “Uma decla- ração muito infeliz. Ele (Carlos) nem no candidato dele vota (pa- ra Presidência)”, pontuou. 

Tempo de rádio e TV do PSDB vai

para Fábio e Rogério, afi rma Tomba

Deputado comentou que, nesta terça-feira 26, terá um encontro com Ezequiel Ferreira para debater assunto

Adja Brito

Repórter de Política

Fátima entrega reforma da Escola Auta de Souza

Investimento

A

obra de reforma da centená- ria Escola Estadual Auta de Souza, mais antiga de Maca- íba, foi oficialmente entregue pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira 25, depois de rece- ber uma grande obra de reestrutu- ração, concluída ainda em 2020 pe- lo Governo do Estado. Os mais de 600 estudantes dos ensinos Fun- damental II, Médio e de Jovens e Adultos (EJA) agora contam com um prédio acessível, seguro e con- fortável.

“Começamos a reforma dessa escola do zero em nossa gestão e hoje entregamos oficialmente à co- munidade um prédio bonito e fun- cional, que proporcionará aos nos- sos alunos educação de qualidade. Que essa escola continue a ser a re- ferência que sempre foi para Maca- íba”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O prédio onde funciona a esco- la já foi a residência da escritora Au- ta de Souza, filha ilustre do municí- pio de Macaíba e reconhecida em todo o Brasil. A unidade tem 110 anos de fundação e há pelo menos duas décadas a comunidade esco- lar esperava por essa reforma, que

incluiu ampliação das salas com instalação de aparelhos de ar-con- dicionado, construção de banhei- ros, nova copa e cozinha, refeitório, ampliação da biblioteca, novos la- boratórios de ciências e informáti- ca.São sete novas salas de aula, sala de professores, de diretoria e depósitos. Também foi construída uma quadra poliesportiva no piso superior, equipada com platafor- ma para acessibilidade, que era um pleito antigo dos estudantes.

“Agora os estudantes da Auta de Souza têm a estrutura necessá- ria para receber educação de qua- lidade e essa escola pode continuar

sendo referência para o município. Vamos juntos fazer essa transfor- mação e trabalhar para melhorar a educação dos jovens de Macaíba”, destacou o secretário de Educação, Getúlio Marques.

A diretora da escola Ana Maria Araújo destacou que ver a escola reformada e ocupada pelos alunos é como um sonho realizado.

“Recebemos a escola, mas devi- do à pandemia não podíamos ocu-

pá-la. Ver os corredores e as salas de aula cheios de alunos nos alegra e motiva a zelar por este patrimônio que recebemos”, disse.

Participaram da solenidade de inauguração a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, o pre- sidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o prefeito de Ma- caíba, Emídio Júnior, a deputada Isolda Dantas e os deputados Fran- cisco do PT e Kleber Rodrigues.  Unidade tem quadra poliesportiva, novas salas de aula e acessibilidade Tomba, sobre escolha do vice de Fábio: “Vamos trazer Álvaro, Ezequiel e Agripino para, juntos, viabilizar este nome”

Adenilson Costa Repórter de Política

ASSECOM RN EDUARDO MAIA/ALRN

(5)

R

econhecer e premiar os vere- adores de Natal que tiverem mais iniciativa de desenvol- vimento econômico para o muni- cípio. Esse é o objetivo do Prêmio Parlamentar Empreendedor, apre- sentado pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL Natal), na ocasião do lançamento do projeto

“Parlamento Empreendedor”, um compilado das principais ações e projetos de interesse do setor de co- mércio e serviço que tramitam no legislativo municipal.

Segundo o presidente da CDL Natal, José Lucena, a ideia é estreitar a relação com os gestores públicos, ampliar o diálogo e construir jun- tos políticas públicas de desenvol- vimento socioeconômico. Ele des- tacou ainda a proposta de consoli- dar uma agenda participativa entre a instituição e a Câmara Municipal da Capital.

“Ninguém faz nada sozinho, precisamos trabalhar em conjunto para desenvolver, fortalecer a eco- nomia e o comércio local, e assim

atrair novos investimentos e gerar emprego e renda em nossa cidade.

Precisamos falar das nossas dores aos gestores para que sejam cria- das medidas, projetos, e ações que de fato nos façam crescer, e esse projeto vai nos ajudar muito nesse processo de construção”, afirmou Lucena.

O presidente da CDL esclareceu que o objetivo do projeto é avaliar as atividades do legislativo muni- cipal e contribuir para construção de políticas públicas, com foco no desenvolvimento econômico para destravar o ecossistema e o tornar mais favorável à geração de empre- go e renda na Capital.

“Baseado em indicadores, o Par- lamento avaliará as atividades par- lamentares e contribuirá para cons- truir políticas públicas com foco no desenvolvimento econômico que destravarão o ecossistema e o tor- narão mais favoráveis para geração de emprego e renda na capital po- tiguar. Proporcionará ainda maior

engajamento dos parlamentares com outros projetos de interesse econômico do setor produtivo”.

MONITORAMENTO. A CDL Na- tal possui um sistema que monito- ra todos os projetos de lei em trami- tação e, a partir de agora, conduzirá com maior diálogo os projetos de lei mais adequados ao segmento. Com a aproximação entre os setores pro- dutivo e legislativo, os parlamenta- res poderão consultar empresários e esses, por sua vez, poderão levar requerimentos para que a CDL le- vante as pautas para a prefeitura e para o legislativo.

Para o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (União Brasil), a aproximação entre os dois setores é importante para o muni- cípio, e deve contribuir para a ge- ração de empregos e o desenvolvi- mento econômico. “Os empresá- rios passarão a acompanhar os pro- jetos que interessam a categoria, já que são eles que geram empregos e renda em Natal e é importante que façam essa parceria com a Câmara, para que possamos juntos ajudar nossa cidade a se desenvolver cada vez mais” afirmou. 

• Terça-feira, 26 de abril de 2022

4 Política

CDL Natal premiará vereadores que atuarem para fortalecer a economia

Parlamento Empreendedor dará visibilidade às ações da CMNAT e ajudará população a acompanhar trabalho

Alessandra Bernardo Editora de Política

Alessandra Bernardo Editora de Política

Tércio: ‘Transporte público de Natal é um caos’

“I

nfelizmente, o transpor- te público de Natal é um caos. A Seturn manda e desmanda em nossa cidade. Ela sempre fala que está tendo pre- juízos, então, se está mesmo, por que não entrega todas as linhas?”, questionou o vereador da Capi- tal, Tércio Tinoco (União Brasil), ao falar sobre o sistema de trans- porte público natalense e a falta de acessibilidade deste durante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com De- ficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, presidida por ele, nesta segunda-feira 25, na Câmara Municipal.

“Qualquer empresa que esteja tendo prejuízo, fecha as portas. A Seturn diz isso, mas eu, como ve- reador, não acredito e nosso man-

dato estará sempre fiscalizando e atuante. Precisamos sim, ter um transporte digno em nossa cida- de, um transporte com acessibi- lidade para todas as pessoas com deficiência”, afirmou o vereador.

Tércio explicou que o Se- turn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passa- geiros de Natal) retirou as linhas de ônibus que passavam em frente ao Centro de Reabilitação Infantil (CRI Natal) - que ofere- ce atendimentos e tratamentos a crianças e adolescentes com defi- ciências específicas ou múltiplas para todo o Estado -, há mais de dois meses. Segundo ele, isso está causando um intenso transtorno aos pacientes e seus familiares, que precisam andar cerca de dois quilômetros até o local.

O vereador, cadeirante desde os 18 anos, disse que sugeriu co- mo solução para o problema em questão, o uso de dois micro-ô-

nibus pertencentes à Secretaria Municipal de Trabalho e Assis- tência Social (Semtas), uma vez que a Prefeitura Municipal tem condições de oferecer o serviço.

“Os micro-ônibus estão 100% pa- rados na garagem da Semtas e a Prefeitura tem muitos motoristas.

Precisamos de uma boa ação da STTU e do Seturn”, afirmou.

Tércio disse ainda que já con- versou com a secretária do STTU (Secretaria Municipal de Mobili- dade Urbana), Daliana Bandeira e o adjunto e eles disseram que estavam resolvendo a situação.

“Esse ‘resolvendo’ até hoje, na- da. Estamos sempre fiscalizando e lutando, e é um verdadeiro ab- surdo. As pessoas descem hoje no Midway e vão até o CRI a pé, em- purrando suas cadeiras de rodas ou com suas muletas. São quase dois quilômetros de humilhação.

É um caos o que está acontecen- do”, desabafou. 

Falta de acessibilidade

Tércio: “Seturn fala em prejuízos. Por que não entrega todas as linhas?”

Premiação será dada aos vereadores que tiverem mais iniciativas de desenvolvimento econômico para o município

CEDIDA

ELPÍDIO JÚNIOR/CMNAT

Terça-feira, 26 de abril de 2022 •

5

Política

E

m entrevista nesta segunda- -feira 25, ao programa 12 em Ponto da 98 FM Natal-RN, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) afirmou ter quase certe- za de que o tempo de seu partido destinado a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV vai para os pré-candidatos da chapa majori- tária em oposição à governadora Fátima Bezerra (PT). “Eu tenho quase absoluta certeza de que foi discutido, foi decidido que o tem- po vai para Fábio Dantas (Solida- riedade) e Rogério Marinho (PL)”, afirmou, ao ser questionado pe- lo jornalista Túlio Lemos sobre o que o presidente estadual dos tu- canos, deputado Ezequiel Ferrei- ra conversa internamente.

Tomba Farias comentou que, nesta terça-feira 26, terá um en- contro com Ezequiel Ferreira - presidente da Assembleia Legis- lativa, onde abordará o assunto.

A afirmação foi após o apresenta- dor do programa indagar se Eze- quiel Ferreira já havia dito que coligaria com a atual chapa posta pela oposição. “Conversou com a gente, e esse é o entendimento, é

esse o sentimento. Vamos aguar- dar, eu não posso falar só, ama- nhã (terça/26) estarei com ele para falar sobre isso, então é uma oportunidade, e eu tenho quase certeza e convicção (do apoio de

Ezequiel à Fábio Dantas)”, disse.

Para justificar a demora na tomada de decisão do presiden- te estadual do PSDB, Tomba Fa- rias explicou que Ezequiel Ferrei- ra passa por diversos problemas

(de saúde). “Ele está com uma diverticulite fortíssima. Inclusive o médico disse que ele terá que operar, senão vai romper. Está com problema de saúde também na família. Então são muitas coi-

sas e esta pressão em cima dele que ocasionou ainda mais a di- verticulite dele”, comentou.

Ao falar sobre o apoio do pre- feito de Natal, Álvaro Dias (PS- DB), ao pré-candidato Fábio Dantas, Tomba declarou que existem problemas pontuais en- tre eles, e que ao longo da campa- nha serão resolvidos. Ao justificar que Álvaro Dias vai estar no pa- lanque de Fábio Dantas, o depu- tado tucano disse que a oposição precisa pensar no projeto para o RN e, assim como Rogério Mari- nho, minimizou o pagamento em dia dos servidores estaduais. “O RN e a oposição são maiores que isso (divergências entre Álvaro e Fábio). Preciso fazer um projeto que não seja só de folha de paga- mento”, declarou.

Tomba Farias ainda falou que o nome do candidato a vice na chapa de Fábio Dantas pode- rá sair do PSDB. “Estamos dialo- gando e vamos trazer Álvaro, Eze- quiel e Agripino para, juntos, via- bilizar este nome”. E criticou a fala do pré-candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, sobre Álvaro Dias (mais na Pág. 7). “Uma decla- ração muito infeliz. Ele (Carlos) nem no candidato dele vota (pa- ra Presidência)”, pontuou. 

Tempo de rádio e TV do PSDB vai

para Fábio e Rogério, afi rma Tomba

Deputado comentou que, nesta terça-feira 26, terá um encontro com Ezequiel Ferreira para debater assunto

Adja Brito

Repórter de Política

Fátima entrega reforma da Escola Auta de Souza

Investimento

A

obra de reforma da centená- ria Escola Estadual Auta de Souza, mais antiga de Maca- íba, foi oficialmente entregue pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira 25, depois de rece- ber uma grande obra de reestrutu- ração, concluída ainda em 2020 pe- lo Governo do Estado. Os mais de 600 estudantes dos ensinos Fun- damental II, Médio e de Jovens e Adultos (EJA) agora contam com um prédio acessível, seguro e con- fortável.

“Começamos a reforma dessa escola do zero em nossa gestão e hoje entregamos oficialmente à co- munidade um prédio bonito e fun- cional, que proporcionará aos nos- sos alunos educação de qualidade.

Que essa escola continue a ser a re- ferência que sempre foi para Maca- íba”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O prédio onde funciona a esco- la já foi a residência da escritora Au- ta de Souza, filha ilustre do municí- pio de Macaíba e reconhecida em todo o Brasil. A unidade tem 110 anos de fundação e há pelo menos duas décadas a comunidade esco- lar esperava por essa reforma, que

incluiu ampliação das salas com instalação de aparelhos de ar-con- dicionado, construção de banhei- ros, nova copa e cozinha, refeitório, ampliação da biblioteca, novos la- boratórios de ciências e informáti- ca.São sete novas salas de aula, sala de professores, de diretoria e depósitos. Também foi construída uma quadra poliesportiva no piso superior, equipada com platafor- ma para acessibilidade, que era um pleito antigo dos estudantes.

“Agora os estudantes da Auta de Souza têm a estrutura necessá- ria para receber educação de qua- lidade e essa escola pode continuar

sendo referência para o município.

Vamos juntos fazer essa transfor- mação e trabalhar para melhorar a educação dos jovens de Macaíba”, destacou o secretário de Educação, Getúlio Marques.

A diretora da escola Ana Maria Araújo destacou que ver a escola reformada e ocupada pelos alunos é como um sonho realizado.

“Recebemos a escola, mas devi- do à pandemia não podíamos ocu-

pá-la. Ver os corredores e as salas de aula cheios de alunos nos alegra e motiva a zelar por este patrimônio que recebemos”, disse.

Participaram da solenidade de inauguração a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, o pre- sidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o prefeito de Ma- caíba, Emídio Júnior, a deputada Isolda Dantas e os deputados Fran- cisco do PT e Kleber Rodrigues.  Unidade tem quadra poliesportiva, novas salas de aula e acessibilidade Tomba, sobre escolha do vice de Fábio: “Vamos trazer Álvaro, Ezequiel e Agripino para, juntos, viabilizar este nome”

Adenilson Costa Repórter de Política

ASSECOM RN EDUARDO MAIA/ALRN

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O presente artigo discute o tema do Feminicídio, especificamente, na cidade de Campina Grande. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

O objetivo do presente trabalho foi o de relatar a primeira ocorrência da preguiça terrícola pleistocênica Valgipes bucklandi (Lund, 1839) no estado do Rio

Diante a estes fatos, a presente pesquisa visa contribuir com as empresas cervejeiras da cidade de João Pessoa, buscando melhor compreensão do atual perfil dos consumidores

A PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA ADJUNTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a deliberação do EGRÉGIO CONSELHO SUPERIOR DO

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Com esta finalidade, foi proposto o desenvolvimento e avaliação da estabilidade de formulações contendo tensoativos primários não sulfatados associados separadamente com