• Nenhum resultado encontrado

FILOSOFIA 1ª QUESTÃO 2ª QUESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FILOSOFIA 1ª QUESTÃO 2ª QUESTÃO"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

1

FILOSOFIA

1ª QUESTÃO

O trabalho das ciências pressupõe, em seus fundamentos, as reflexões filosóficas a respeito da verdade, da razão, do conhecimento válido, da ideia geral de mundo, etc., embora o senso comum, por desconhecer essa relação, ache que a Filosofia não tem nenhuma utilidade em um mundo dominado pela ciência e pela tecnologia. A interpretação adequada para essa afirmação é

A) A ciência busca conhecer a verdade das coisas, por meio de um procedimento metodológico racional e de experimentos que garantam a precisão de suas teorias.

Como a Filosofia é dispensável para tais procedimentos, não há espaço para ela no mundo atual, a não ser como curiosidade sobre o pensamento de filósofos antigos.

B) A Filosofia é um saber mais importante que a ciência e, por isso, ela precede à ciência. É estudando o trabalho dos filósofos que os cientistas fazem suas teorias e suas experiências. Sendo assim, os avanços tecnológicos do mundo atual devem-se mais à Filosofia do que à ciência.

C) Há questões que são de ordem filosófica e questões que são de ordem científica. A ciência se ampara, em seu fundamento, em questões filosóficas, apesar de não se confundir com a Filosofia e de possuir seus próprios métodos. Nesse sentido, apesar de parecer inútil ao senso comum, a Filosofia está presente inclusive no trabalho das ciências.

D) Apesar do que diz o senso comum, a Filosofia tem a mesma aplicação prática das ciências, e uma não depende da outra. Por isso, Filosofia e Ciência são campos que não se tocam, mas há lugar para as duas na sociedade atual.

E) As ciências nasceram da Filosofia. Mas, com o tempo, tornaram-se independentes.

Sendo assim, a Filosofia precedeu às ciências, mas não tem nada com que contribuir para elas nos tempos atuais. É por isso que se diz que a Filosofia não tem nenhuma utilidade.

2ª QUESTÃO

A afirmação de que a humanidade passou por 3 etapas, a teológica, a metafísica e a científica, sendo esta última a plena maturidade do conhecimento racional, que supera as etapas anteriores e aproxima os homens da verdade, pertence a uma corrente filosófica. A alternativa que identifica essa corrente e a relaciona corretamente a seu principal expositor é

A) Fenomenologia – Edmund Husserl.

B) Fenomenologia – René Descartes.

C) Positivismo – Immanuel Kant.

D) Marxismo – Karl Marx.

E) Positivismo – Augusto Comte.

(2)

2

A afirmação que pode ser adequadamente atribuída ao pensamento filosófico de Karl Marx é

A) O mundo que vemos é apenas um reflexo, ou um conjunto de sombras das ideias perfeitas que existem em um mundo ideal. Conhecer é ascender dialeticamente da opinião (doxa) à ciência (episteme), que só pode ser atingida quando pensamos as ideias perfeitas.

B) O homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Para organizar uma sociedade preparada para lidar com os diferentes interesses em disputa, o ser humano abre mão de sua liberdade individual em nome de um Estado, que é fruto de um contrato social.

C) Os homens são sujeitos da história, mas a constroem em condições determinadas que os limitam em suas potencialidades. Tais condições estão relacionadas ao modo como os seres humanos produzem materialmente a sua existência e, para a humanidade se libertar, deve transformar a estrutura econômica da sociedade.

D) O homem é o lobo do próprio homem. Em condições naturais, os seres humanos se aniquilariam. Por isso, aceitam o jugo de um Estado Absoluto, todo-poderoso, para frear seu instinto, que os poderia levar à autodestruição.

E) No ser humano, a existência precede à essência, sendo o homem, portanto, aquilo que ele faz de si mesmo. A única coisa que o homem não tem liberdade para fazer é deixar de ser livre.

4ª QUESTÃO

O surgimento da Filosofia, por volta do final do século VII a.C., pode ser corretamente relacionado

A) à experiência religiosa dos gregos antigos, que, por meio da Revelação, os inspirou a buscar as verdades mais elevadas.

B) à insatisfação com as verdades científicas, que levou os homens a buscar uma verdade que estivesse em um plano superior ao das ciências naturais.

C) à guerra de Atenas contra Esparta, que exigiu uma maior formação intelectual para fortalecer as cidades gregas em constantes disputas.

D) ao contexto político, social, econômico e cultural da Grécia antiga, no qual a racionalização das relações humanas tornava as explicações míticas insuficientes e exigia um tipo de conhecimento mais racional e abstrato.

E) à superioridade intelectual dos gregos com relação aos outros povos antigos, fruto de uma localização geográfica privilegiada e de um clima favorável ao pensamento abstrato.

(3)

3

A afirmação de que “o homem é o lobo do homem” e de que a sociedade é uma “guerra de todos contra todos”, o que justificaria um Estado absoluto, semelhante ao lendário monstro Leviatã, pode ser atribuída a

A) Karl Marx.

B) Thomas Morus.

C) Jean Jacques Rousseau.

D) Thomas Hobbes.

E) Charles-Louis de Montesquieu.

6ª QUESTÃO

A afirmação de Descartes “Penso, logo existo” foi uma conclusão resultante de uma indagação inicial a respeito

A) da própria existência.

B) da possibilidade de conhecimento verdadeiro.

C) da preexistência das almas.

D) dos limites e possibilidades da lógica formal.

E) da Inquisição, que perseguia os que pensavam diferentemente do pensamento hegemônico de então.

(4)

4

O conceito de ideologia, na Filosofia de Marx, refere-se mais apropriadamente a um conjunto de

A) ideias de um partido político, apresentado em seu programa, mas que nem sempre é seguido pelos filiados.

B) Ideias inventadas, sem referência ao real, criadas apenas para confundir as pessoas.

C) ideias, valores e regras ditadas por uma religião fundamentalista a seus fiéis.

D) ideias, valores e concepções de uma classe dominante, que são impostos às demais classes sociais e que perpetuam a dominação.

E) ideias revolucionárias descoladas da realidade, que não passam de discurso.

8ª QUESTÃO

A área da Filosofia que se preocupa com as regras formais do pensamento e com o raciocínio corretamente organizado, tratando com noções de dedução, indução, inferência, sofisma, silogismos, etc. é a

A) Ontologia.

B) Epistemologia.

C) Ética.

D) Lógica.

E) Estética.

9ª QUESTÃO

A descrição CORRETA acerca do empirismo na Filosofia é:

A) Ideia segundo a qual todo conhecimento procede da razão.

B) Ideia pertencente ao senso comum, repetida sem análise crítica.

C) Ideia de um Ser absoluto como origem de todas as coisas.

D) Ideia segundo a qual o conhecimento é impossível e toda verdade é relativa.

E) Ideia segundo a qual todo conhecimento procede da experiência.

(5)

5 O conceito de Idealismo, na Filosofia, refere-se a

A) qualquer doutrina segundo a qual uma entidade ideal, o pensamento ou as ideias são o fundamento último de todas as coisas e/ou do conhecimento.

B) qualquer doutrina que acredite em uma utopia, que almeje uma sociedade diferente da que hoje existe.

C) qualquer doutrina que conceba o ser como realmente existente, independentemente da consciência.

D) qualquer doutrina que pregue a moralidade do desapego às coisas materiais e a vida contemplativa.

E) qualquer doutrina que apresente um conjunto de ideias distorcidas que são transmitidas de uma classe social para outra com objetivos de dominação.

11ª QUESTÃO

Sob o aspecto lógico, é um raciocínio indutivo (e não dedutivo):

A) Todas as baleias são mamíferos. Moby Dick é uma baleia. Logo, Moby Dick é um mamífero.

B) Um cientista observou que o metal A conduzia eletricidade. O mesmo constatou a respeito do metal B. Repetiu a experiência com os metais C, D, E, etc., e todos conduziram eletricidade. Depois de um número significativo de experiências, ele chegou à conclusão de que todo metal conduz eletricidade.

C) Nenhum cachorro voa. Lulu voa. Logo, Lulu não é um cachorro.

D) Toda regra tem exceções. Esta afirmação é uma regra. Logo, há exceções para essa afirmação.

E) Em nenhum momento da história um general conquistou um país sozinho. Napoleão era um general em um período específico da história. Logo, Napoleão não conquistou nenhum país sozinho.

(6)

6

Muito se tem afirmado, atualmente, que a concepção de mundo moderna é marcada pelo “dualismo cartesiano”. Essa afirmação se refere

A) à ideia de que toda nossa vida é marcada por uma duplicidade, em que muitas vezes somos uma coisa na aparência e outra na essência.

B) à ideia apresentada por René Descartes de que a razão (res cogitans) e a corporeidade (res extensa) são realidades distintas e separadas, donde decorre a visão de que a vida corporal e a vida racional são autônomas e independentes;

entre outros dualismos decorrentes.

C) à ideia apresentada por Santo Agostinho de que existe um plano terreno do mundo (A Cidade dos Homens) distinto do plano divino (A Cidade de Deus), donde decorre a separação entre o mundo ideal e o mundo real.

D) ao trabalho de René Descartes na matemática (tornando-a separada da geometria) por meio do plano cartesiano.

E) à reflexão ética que analisa a ação que se choca com os imperativos morais, apontando uma dualidade entre a prática cotidiana e os princípios éticos.

13ª QUESTÃO

A obra que marca, na Filosofia política, uma clara ruptura entre a concepção medieval de poder e a concepção moderna de política é

A) O Manifesto do Partido Comunista, de K. Marx e F. Engels.

B) Discurso do método, de R. Descartes.

C) Diálogo entre os dois maiores sistemas do mundo, de Galileu Galilei.

D) A política, de Aristóteles.

E) O príncipe, de Nicolau Maquiavel.

(7)

7

No contexto da Filosofia, o sentido adequado da afirmação “Só sei que nada sei”, atribuída a Sócrates, está em

A) O reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a busca da sabedoria. Tal reconhecimento, por si só, representa um saber que todos os demais ignoram, porque acreditam que já possuem os conhecimentos verdadeiros.

B) Não podemos saber de nada, pois o mundo é incompreensível. O próprio Sócrates, mesmo sendo sábio, declarou que não sabia nada.

C) O verdadeiro saber provém da Revelação, ou da inspiração divina. O conhecimento de mundo material não pode ser considerado um saber sublime. Portanto, limitados ao conhecimento do mundo material, não sabemos nada de verdadeiro.

D) Ao contrário dos demais saberes, que têm conteúdo e, por isso, acrescentam conhecimentos aos que já temos, a Filosofia é um pensar sem conteúdo. Assim, saber Filosofia é o mesmo que não saber nada, pois não acrescenta nenhum conteúdo ou conhecimento.

E) Como a Filosofia não tem utilidade prática, seu estudo não faz ninguém saber nada em especial. Nesse sentido, ao estudar Filosofia, adquirimos apenas conhecimentos abstratos, o que é o mesmo que não saber nada.

15ª QUESTÃO

A alternativa que relaciona apenas filósofos do período moderno é A) Foucault, Sartre, Derrida, Marx, Rousseau.

B) Locke, Descartes, Kant, Hume, Voltaire.

C) Aristóteles, Platão, Empédocles, Anaximandro, Pírron.

D) Agostinho, Tomás de Aquino, Duns Scott, Avicena, Nicolau de Cusa.

E) Maquiavel, Montesquieu, Tomás de Aquino, Hobbes, Heráclito.

16ª QUESTÃO

A palavra “epistemologia”, na Filosofia, significa A) estudo sobre o conhecimento e seus critérios.

B) estudo sobre a moral e os costumes.

C) estudo sobre o ser de todas as coisas.

D) estudo sobre a arte e o belo.

E) estudo sobre as diferentes manifestações religiosas.

(8)

8

Descartes, em seu Discurso do método, afirma que a razão possui a capacidade inata de chegar às verdades indubitáveis, prescindindo da experiência dos sentidos, desde que seja guiada por um método adequado. Essa proposição, em Filosofia, recebe o nome de

A) empirismo.

B) idealismo.

C) positivismo.

D) materialismo.

E) racionalismo.

18ª QUESTÃO

A alegoria que se tornou clássica para a Filosofia e que é usada até hoje em referência ao contraste entre o conhecimento do mundo aparente e o conhecimento da essência das coisas é

A) A teoria dos quatro elementos, de Empédocles.

B) A alegoria dos ídolos (da tribo, da caverna, do teatro e do fórum), de Francis Bacon.

C) O Mito da Caverna, de Platão.

D) A Utopia, de Thomas Morus.

E) Assim falava Zaratrusta, de Nietzsche.

19ª QUESTÃO

O lema da bandeira nacional brasileira “Ordem e progresso” é a palavra de ordem de uma corrente filosófica muito influente na modernidade. Trata-se do

A) liberalismo.

B) positivismo.

C) idealismo.

D) progressivismo.

E) materialismo dialético.

20ª QUESTÃO

Margareth Thatcher afirmou uma vez que “a sociedade não existe, o que existe são indivíduos”. Essa afirmação está relacionada à corrente filosófica conhecida como:

A) liberalismo.

B) positivismo.

C) materialismo.

D) existencialismo.

E) dialética.

(9)

9

Sócrates, em seu contexto histórico, teve os sofistas como adversários filosóficos.

Protágoras, um dos principais sofistas, dizia que o “homem é a medida de todas as coisas”. Com essa afirmação, ele queria dizer que

A) existe uma verdade absoluta e eterna.

B) as verdades são provisórias, relativas, circunstanciais e subjetivas.

C) a verdade existe, mas é inalcançável.

D) só alcançaremos a verdade após a morte.

E) a verdade é uma dádiva dos deuses aos homens.

22ª QUESTÃO

A área da Filosofia que pensa a ação do ser humano como indivíduo que vive em uma coletividade e que, a partir daí, discute valores, bens, virtudes, finalidades da ação, responsabilidade, dever, etc. é a

A) estética.

B) filosofia política.

C) ética.

D) metafísica.

E) epistemologia.

23ª QUESTÃO

A afirmativa que apresenta ideias que podem ser consideradas heranças da Filosofia grega para o ocidente europeu é

A) A Natureza opera obedecendo a leis necessárias e universais, e podemos conhecer essas leis pelo pensamento racional. Essa ideia está no fundamento das ciências modernas.

B) Não existem leis universais e necessárias na Natureza, e, portanto, o conhecimento científico não passa de uma pretensão inalcançável.

C) O homem deve resignar-se aos poderes das forças naturais e, portanto, não é sujeito de seu próprio destino.

D) O mundo visível é ilusório, e todo o conhecimento humano deve voltar-se apenas para ideias abstratas de um plano superior e separado deste mundo.

E) O homem é eternamente condenado à ignorância, dado que o conhecimento verdadeiro nunca é alcançado, por mais que se tente e por mais que se estude.

(10)

10

Sendo a ontologia a área da Filosofia que estuda o Ser (o que é) e a epistemologia a área que estuda o conhecimento (como conhecemos o que é), a alternativa que traz, respectivamente, uma questão ontológica e uma questão epistemológica é

A) Como entender a existência de tanta corrupção em meu país? A atitude de deixar tudo como está e embarcar na ideia de que devemos adaptar-nos ao esquema é correta?

B) A democracia no Brasil existe de verdade? Os fundamentos da democracia estão sendo postos em prática em nossa cultura política?

C) A realidade que supomos existir fora da nossa cabeça existe realmente, independentemente de a estarmos pensando? Como fazer para que nosso pensamento consiga saber o que realmente acontece no mundo?

D) O que faz de uma obra de arte algo belo? Que critérios eu posso usar para dizer o que é bonito e o que não é?

E) O que acontece depois que morremos? A religião ajuda em nosso agir terreno e tem relação com a nossa ideia de pós-morte?

25ª QUESTÃO

São ideias filosóficas que ainda influenciam diretamente os debates na política contemporânea e estão presentes em movimentos sociais e partidos políticos atuais:

A) O empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes.

B) O idealismo de Hegel e o materialismo de Feuerbach.

C) A República de Platão e as Duas Cidades de Santo Agostinho.

D) O ceticismo de Pírron e o Epicurismo de Epicuro.

E) O marxismo de Marx e o liberalismo de Locke.

(11)

11

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto 1 e responda às questões de nº 26 e 27.

TEXTO 1

(SPONHOLZ. Jornal da Manhã (PR). 14 abr. 2011.

Disponível em: <

http://www.acharge.com.br/inde x.htm. Acesso em 14-04-2011>.

Acesso em: 14 abr. 2011).

26ª QUESTÃO

O chargista utilizou a expressão “viajando na maionese” equivalendo a “dizer algo sem sentido”. Do mesmo modo, cada uma das expressões apresentadas nos exemplos da coluna da esquerda corresponde a um sentido expresso na coluna da direita. Identifique essa correspondência de sentido.

( 1 ) É preciso tirar o máximo de tudo, não dar sopa. ( ) se adaptar ( 2 ) Johnson, antes de meter-se a vespasiano, fez o

diabo pela mística de direitos civis nos EUA.

( ) errar ( 3 ) Se não vendi a alma, tenho-a, entretanto,

empenhada com garantia de posse do navio.

( ) se descuidar ( 4 ) O dia em que você cansar de bater cabeça

estamos lá a sua espera.

( ) esforçar-se ( 5 ) Acho que ainda não peguei o jeito de viver aqui. ( ) se corromper

Numerando-se a coluna da direita de acordo com a da esquerda, a sequência CORRETA é

A) 3, 2, 1, 5, 4.

B) 2, 4, 1, 3, 5.

C) 5, 3, 2, 1, 4.

D) 5, 4, 1, 2, 3.

E) 2, 1, 5, 4, 3.

(12)

12

A Presidenta Dilma Roussef, em viagem à China, em algum momento da entrevista coletiva, recusando-se a responder a alguma pergunta, assim se manifesta: “Essa resposta eu não respondo”.

Esse fenômeno na língua chama-se redundância. NÃO se encontra fenômeno idêntico ao que decorre da fala da Presidenta Dilma na alternativa

A) Eles dividiram o bolo em duas partes iguais.

B) O casal encarou de frente todas as acusações.

C) O aluno levantou a mão para cima e se manifestou.

D) A construção está em fase de acabamento final.

E) Naquele dia, tive uma surpresa inesperada.

Leia o texto 2 e responda às questões de nº 28 e 29.

TEXTO 2 1

5

Há tantos profissionais por estas terras que muitos cruzaram o oceano e foram parar em Portugal em busca de novas oportunidades. Mas a acolhida não foi tão cordial. Há muito tempo há dificuldades para os nossos dentistas trabalharem no país de Pedro Álvares Cabral. Cerca de 10%

dos dentistas atuantes por lá são brasileiros.

(Disponível em:< www.almanaquebrasil.com.br>. Acesso em: 14 abr.

2011).

28ª QUESTÃO

A frase “Cerca de 10% dos dentistas atuantes por lá são brasileiros”, extraída do texto acima (linhas 6-7), obedece aos padrões de concordância da gramática da língua portuguesa.

A frase que NÃO obedece a esses padrões é A) A maioria dos alunos votou contra a proposta.

B) Molhava a rua uma chuvinha fina e fria.

C) O pedreiro com seu ajudante chegou cedo.

D) Não se descobriram novas provas do crime.

E) Perto de trinta pilotos participaram da corrida.

(13)

13

O sentido veiculado em “que muitos cruzaram o oceano e foram parar em Portugal em buscas de novas oportunidades” (linhas 1-3) é de

A) restrição.

B) explicação.

C) condição.

D) tempo.

E) consequência.

Leia o texto 3 e responda às questões de nº 30 e 31.

TEXTO 3

Passarinho verde

A origem da expressão aplicada aos apaixonados

1

5

10

A conhecida expressão “ver passarinho verde” lembra aquelas pessoas que, sem nenhum motivo aparente, demonstram exagerada alegria. De fato, verde é a cor da esperança – mas, e daí? O que o passarinho tem a ver com isso?

A ave é o periquito, que antigamente era muito usado para carregar em seu bico mensagens entre casais de apaixonados. Assim, avistar o delicado animalzinho seria, por assim dizer, equivalente a localizar o portador de segredos amorosos; ou ainda, a visão daquele que alimenta nossa deliciosa expectativa de boas notícias em relação ao ser amado.

Sabe-se que esse tipo de relacionamento foi objeto de uma famosa lenda, segundo a qual as moças avisavam os namorados sobre o envio de cartas de amor, colocando um periquito perto da grade da janela. Hoje, esse ato, tão lírico e romântico, caiu em desuso no bruto e insensível mundo em que vivemos.

(COTRIM, Márcio. Passarinho verde. Língua Portuguesa. São Paulo:

Segmento, Ano IV. n. 48, p.64, out. 2009).

30ª QUESTÃO

“Ou ainda” (linha 6) estabelece uma relação de A) restrição de ideias.

B) exclusão de ideias.

C) contraste de ideias.

D) alternância inclusiva de ideias.

E) dissociação de ideias.

(14)

14

Em “Assim, ao avistar o delicado animalzinho...” (linha 5), o uso do diminutivo associado ao nosso conhecimento de mundo equivale ao mesmo emprego apresentado em

A) Maria faz cafezinho todos os dias.

B) Maria pediu um minutinho de paciência.

C) Maria comprou um sapatinho horrível.

D) Maria fez uma sopinha com legumes.

E) Maria ganhou uma linda bolsinha de festa.

Leia o texto 4 abaixo para responder às questões de nº 32 e 33.

TEXTO 4

Para que esperar se você já pode curtir o que é seu? Se você tem direito à restituição de Imposto de Renda, indique a CAIXA como seu banco e peça a sua antecipação. Não precisa de avalista, você recebe direto na sua conta e ainda aproveita as melhores taxas do mercado. Então corra e peça já a sua antecipação.

(Istoé, 30 de março de 2011).

32ª QUESTÃO

Com relação ao texto lido, a restituição do Imposto de Renda pressupõe A) um avalista.

B) uma necessidade.

C) uma condição.

D) um empréstimo.

E) uma antecipação.

33ª QUESTÃO O texto expressa A) um convite.

B) uma contestação.

C) uma insinuação.

D) um relato.

E) uma convocação.

(15)

15 TEXTO 5

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se presente e tem a duração do instante que passa.

(Cartão de Felicitação de Aniversário, CREDUFES, 2011).

34ª QUESTÃO

Compreendida a mensagem do texto, pode-se afirmar que a idade para sermos felizes é

A) o tempo de juventude.

B) o tempo do agora.

C) o tempo dos sonhos.

D) o tempo efêmero.

E) o tempo de conquistas.

35ª QUESTÃO

O fragmento “a despeito de todas as dificuldades e obstáculos” (linhas 2-3) encontra equivalência de sentido em

A) por consequência de todas as dificuldades e obstáculos.

B) sobre todas as dificuldades e obstáculos.

C) apesar de todas as dificuldades e obstáculos.

D) excluindo todas as dificuldades e obstáculos.

E) restringindo todas as dificuldades e obstáculos.

36ª QUESTÃO

O verbo passar em “e tem a duração do instante que passa” (linhas 3-4) denota o mesmo sentido encontrado na alternativa

A) Maria passou no vestibular.

B) O carteiro passou rapidamente.

C) O menino passou dos limites.

D) A presidenta passou desapercebida.

E) O tempo da inflação passou.

(16)

16 TEXTO 6

(Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/03/222_2417- horti%20fruti.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2011).

37ª QUESTÃO

No enunciado “Aqui a natureza é a estrela”, a palavra estrela refere-se A) ao astro com luz própria.

B) à marca de calçados.

C) ao destino do supermercado.

D) a algo ou alguém que se destaca.

E) ao quiabo apenas.

38ª QUESTÃO

É perceptível a relação intertextual desse texto publicitário com o texto fílmico, porque ele

A) apresenta a logomarca do anunciante.

B) possibilita ao leitor o acesso à página do anunciante na internet.

C) adapta o título do filme “O Diabo veste Prada” ao contexto da propaganda.

D) utiliza apenas linguagem verbal em sua composição.

E) faz referência à natureza.

(17)

17

Leia o texto 7 para responder às questões de nº 39 a 41.

TEXTO 7

MINISTRO DA SAÚDE VEM AO ESTADO MOBILIZAR PREFEITURAS CONTRA DENGUE

Foto: Agência Brasil 1

5

10

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá ao Espírito Santo no próximo domingo (23) para participar de uma mobilização contra a dengue. Padilha será recebido no Palácio Anchieta, em Vitória, pelo governador do Estado, Renato Casagrande, às 10 horas.

O evento contra o mosquito que faz várias vítimas, principalmente nesta época do ano, vai contar com a mobilização de prefeitos, secretários municipais, secretários de Estado e representantes do Ministério Público. No evento será divulgado o novo balanço das vítimas da doença no Estado.

15

20

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), foram registradas 548 notificações de dengue entre o dia 02 de janeiro e esta quarta-feira (12), sendo nove da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica). Conforme divulgado desde dezembro de 2010, a média semanal de registros vem sofrendo um acréscimo que deixa o Espírito Santo em alerta para o aumento dos casos neste verão.

Em 2010, houve 40.761 registros de dengue, com 1.822 notificações da forma grave da doença, incluindo 16 óbitos confirmados e quatro em investigação.

Além do trabalho de prevenção, que deve ser colocado em prática por todos, a orientação da Sesa é que, ao surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, dor no fundo dos olhos e náuseas, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde e beber bastante líquido.

(Disponível em:< http://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/2011/01/ministro-da-saude-vem-ao- estado-mobilizar-prefeituras-contra-dengue.html>. Acesso em: 12 abr. 2011).

(18)

18

Em relação ao texto 7, é INCORRETO o que se afirma em

A) O primeiro parágrafo apresenta verbos no futuro do presente, o que indica fatos que acontecerão.

B) O emprego de termos que indicam o tempo e o lugar em que os fatos acontecerão caracteriza o gênero textual “notícia”, que pretende dotar o leitor de informações.

C) A substituição, no decorrer do texto, do hipônimo “dengue” pelo hiperônimo “doença”

é um recurso coesivo que evita repetições.

D) Em “...vem sofrendo um acréscimo que deixa o Espírito Santo em alerta para o aumento dos casos neste verão” (linhas 17-18), o uso de neste está adequado, uma vez que diz respeito a tempo presente.

E) Em “Além do trabalho de prevenção, que deve ser colocado em prática por todos, a orientação da Sesa é que [...] a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde e beber bastante líquido” (linhas 21-24), as duas ocorrências de que apresentam a mesma função: são pronomes relativos, retomando a palavra antecedente.

40ª QUESTÃO

As alternativas abaixo apresentam enunciados do texto, com uma explicação para a concordância verbal. Todas as explicações estão corretas, EXCETO

A) “No evento será divulgado o novo balanço das vítimas da doença no Estado” (linhas 11-13)– será divulgado está no singular para concordar com balanço.

B) “De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), foram registradas 548 notificações de dengue” (linhas 14-15)– foram registradas está no plural para concordar com notificações.

C) “...a média semanal de registros vem sofrendo um acréscimo...” (linha 17) – vem sofrendo apresenta-se no singular, uma vez que média também está no singular.

D) “Em 2010, houve 40.761 registros de dengue...” (linha 19)– o verbo haver está no singular, uma vez que concorda com dengue.

E) “Além do trabalho de prevenção, que deve ser colocado em prática por todos...”

(linha 21)– deve ser colocado está no singular para concordar com o pronome

“que”, que retoma trabalho, também no singular.

(19)

19

A relação semântica dos conectores destacados em cada enunciado do texto NÃO está corretamente identificada em

A) “O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá ao Espírito Santo no próximo domingo (23) para participar de uma mobilização contra a dengue.” (linhas 1-4) - finalidade B) “De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), foram registradas 548 notificações

de dengue...” (linhas 14-15) - conformidade

C) “Conforme divulgado desde dezembro de 2010, a média semanal de registros vem sofrendo um acréscimo...” (linhas 16-17) - tempo

D) “Além do trabalho de prevenção, que deve ser colocado em prática por todos...”

(linha 21)- acréscimo

E) “...a orientação da Sesa é que, ao surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, dor no fundo dos olhos e náuseas, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde...” (linhas 21-23) - consequência

Leia o texto 8 para responder à questão de nº 42.

TEXTO 8

(Disponível

em:<http://www.pensarfilmes .com/conteudo/fckeditor/ban ner-dengue.jpg>Acesso em:

12 abr. 2011).

42ª QUESTÃO

Sobre o texto, é possível afirmar que

A) no período “Se você agir, podemos evitar”, a relação de sentido proposta pela primeira oração é de concessão ao enfrentamento da dengue.

B) considerando o gênero do texto em questão, o emprego do pronome “você”, duas vezes, está inadequado, uma vez que deixa o texto repetitivo.

C) os verbos no imperativo manifestam apelo a um interlocutor que precisa dar a sua contribuição.

D) a frase “Dengue mata” tem menor força argumentativa do que a frase “Dengue pode matar”.

E) o enunciado “O Brasil conta com você” apresenta ambiguidade.

(20)

20

Hartung. Leia-o para responder às questões de nº 43 a 47.

TEXTO 9 Ímã enviado em anexo

à carta

43ª QUESTÃO

Considerando a linguagem verbal e a não-verbal presentes no ímã enviado em anexo à carta, NÃO procede a seguinte afirmação:

A) Há, no ímã, uma frase interrogativa como um apelo ao interlocutor no combate à dengue.

B) Aparece, no ímã, uma ilustração dos quatro cuidados que as pessoas devem tomar no combate ao mosquito.

C) O site da Secretaria de Saúde visa a que o leitor possa obter mais informações.

D) A imagem do mosquito da dengue tem como objetivo impedir que as pessoas sejam picadas.

E) “ES enfrentando a Dengue” designa o nome do projeto lançado pelo governo do Estado como uma das ações de combate ao mosquito da Dengue.

(21)

21

Constitui característica do gênero textual ao qual o texto 9 pertence:

A) identificação do local e da data em que o texto foi escrito.

B) presença de um locutor, identificado no texto pelo vocativo.

C) desenvolvimento de um texto, apresentando apenas o objetivo da carta.

D) presença de um ou mais destinatários, responsáveis pela escrita da carta.

E) emprego de registro informal da parte do(s) locutor(es) do texto.

45ª QUESTÃO

De acordo com o texto, todas as alternativas abaixo apresentam a razão pela qual o servidor público estadual está sendo mobilizado, MENOS

A) ele tem um importante papel social na busca pelo bem-estar da população.

B) ele pode contribuir para o combate ao mosquito no local de trabalho.

C) ele pode disseminar as informações na comunidade onde mora.

D) ele tem condições de compreender que o número de notificações da doença em 2008 é alarmante em relação ao de 2007.

E) ele é o que mais apresenta casos da doença.

46ª QUESTÃO

No trecho: “Desta forma, não poderia faltar a mobilização do servidor público estadual...”, presente no segundo parágrafo do texto 9, há uma informação implícita de que a categoria do servidor público

A) não se deixa mobilizar.

B) não se envolve em ações de saúde pública.

C) é um dos segmentos da sociedade a ser sensibilizado.

D) é responsável pela falta de mobilização de seu segmento social.

E) não poderia ser incluída no número de notificações da doença.

47ª QUESTÃO

No último parágrafo do texto, “vamos vencer” está na primeira pessoa do plural. Esse emprego se justifica pelo fato de

A) incluir o interlocutor no combate à dengue.

B) informar que somente a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos e a Secretaria de Estado da Saúde podem combater a dengue.

C) tornar o enunciado mais impessoal.

D) afastar o interlocutor das ações que visam ao combate da dengue.

E) manifestar um tom de objetividade.

(22)

22

Leia o texto 10 para responder às questões de nº 48 a 50.

TEXTO 10

1 2 3 4 5 6

A Oi está lançando, em todo o país, seu primeiro edital público voltado para o meio ambiente. Há 10 anos, através do Oi Futuro, a Oi vem promovendo a inclusão social e ajudando a transformar a realidade de milhares de pessoas com projetos de educação, cultura e esportes. Agora chegou a vez do meio ambiente. Se você tem uma idéia inovadora para construção de uma nova mentalidade econômica, social e ambiental, vamos ter muito orgulho em apoiar.

(Época, 17 de janeiro de 2011).

48ª QUESTÃO

A promoção e a inovação de projetos apoiados pela Oi podem ser percebidas no texto por meio do

A) número de pessoas beneficiadas.

B) edital público da Oi.

C) uso de marca temporal.

D) uso do plural de modéstia.

E) projeto de cultura.

49ª QUESTÃO

A palavra agora, no trecho “Agora chegou a vez do meio ambiente” (linha 4), sugere que a empresa

A) nunca se preocupou com o meio ambiente.

B) sempre fez grandes investimentos no meio ambiente.

C) está mostrando que todo o seu sucesso está no meio ambiente.

D) acredita que, neste momento, o meio ambiente se torna sustentável.

E) incluirá, desta vez, o meio ambiente nas suas ações políticas.

50ª QUESTÃO

A palavra para, no trecho “para construção de uma nova mentalidade econômica, social e ambiental” (linhas 4-5), introduz uma noção de

A) condição.

B) proporção.

C) concessão.

D) causa.

E) finalidade.

Referências

Documentos relacionados

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

O rei exigiu que os próprios bispos pronunciassem a sentença de Tomás, uma vez que os barões, como laicos, se haviam declarado incompetentes para faz ê -lo, No dia seguinte,

O candidato deverá apresentar noção de uso das ferramentas dos aplicativos: Excel, Word, Paint ou Corel Draw e Power Point.. Noções básicas de química, conhecimento em

Rashed não vê como superar as diferenças de objetivos e métodos de trabalho entre a história social da ciência, a qual, para ele, não merece ser chamada de história, e a

A saber, enquanto os conflitos protagonizados pela ação dos movimentos sociais caem ao seu mais baixo nível histórico, aqueles protagonizados pelos poderes

Nesse contexto, o presente trabalho caracteriza-se como um estudo que retrata as vantagens geradas pela auditoria interna para o gerenciamento das empresas, demonstrando os

Pott, relacionando com as estéticas estudadas neste trabalho, não caberia então neste processo a criação pelos moldes aristotélicos, da tragédia grega regida

Observamos variação nas res- postas entre os grupos e também dentro de um mesmo grupo, assim como número importante de questões não respondidas pelo G2,