• Nenhum resultado encontrado

Práticas de Projetos e Instalações Elétricas Prediais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Práticas de Projetos e Instalações Elétricas Prediais"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Práticas de Projetos e

Instalações Elétricas Prediais

Prof. Marcelo Coutinho

(2)

Sumário

1. Acionamentos de Pontos de Iluminação...3

1.1 Métodos de acionamento manual...3

1.1.1 Interruptor Simples...3

1.1.2 Interruptor Paralelo ou Three-way...5

1.1.3 Interruptor Intermediário ou Four-way ...7

1.1.4 Dimmer...10

1.1.5 Minuteria...11

(3)

1. Acionamentos de Pontos de Iluminação

O objetivo dessa seção é proporcionar a prática na instalação de diferentes tipos de circuitos de comando de iluminação residencial e predial, automáticos e manuais.

1.1 Métodos de acionamento manual

1.1.1 Interruptor Simples

Realizar a montagem do esquema de instalação para acionamento de iluminação através de um interruptor simples, dado o projeto elétrico e esquemas abaixo:

Figura 1. Projeto elétrico, diagrama unifilar do acionamento de uma lâmpada por interruptor simples.

Na Figura 2 abaixo tem-se um esquema ilustrativo mostrando a fiação utilizada no acionamento através de interruptor simples.

SUITE

B WC C LOSET

a 1

a

1

(4)

Além disso, é possível realizar a montagem baseando-se no diagrama ou circuito elétrico indicado na Figura 3.

Figura 3. Circuito para acionamento de lâmpada através de interruptor simples.

Perguntas

1. Analisando o circuito na Figura 3, seria possível inverter as posições do interruptor e lâmpada, mantendo o funcionamento correto do circuito ? Essa troca representa uma prática segura ? Justifique!

2. Desenhar o esquema de ligação para acionamento de duas lâmpadas em paralelo, através de interruptor simples. Em seguida, realizar a montagem.

3. Calcular e depois medir, a corrente elétrica que alimenta a carga (lâmpada).

1.1.2 Interruptor Paralelo ou Three-way

Realizar a montagem do esquema de instalação para acionamento de iluminação através de um interruptor paralelo, dado o projeto elétrico e esquemas abaixo:

(5)

Figura 4. Projeto elétrico, diagrama unifilar do acionamento de uma lâmpada por interruptor paralelo.

Na Figura 5 abaixo tem-se um esquema ilustrativo mostrando a fiação utilizada no acionamento através de interruptor paralelo.

Figura 5. Esquema de ligação para acionamento de lâmpada através de interruptor paralelo.

a 1

1 a

a

B WC CLOSET

SUITE

(6)

Figura 6. Circuito para acionamento de lâmpada através de interruptor paralelo.

Perguntas

1. Quantos terminais possui o interruptor simples ? 2. Quantos terminais possui o interruptor paralelo ?

3. Cite uma situação em que você utilizaria cada um dos interruptores vistos:

1. Simples 2. Paralelo

1.1.3 Interruptor Intermediário ou Four-way

Realizar a montagem do esquema de instalação para acionamento de iluminação através de um interruptor intermediário, dado o projeto elétrico e esquemas abaixo:

(7)

Figura 7. Projeto elétrico, diagrama unifilar do acionamento de uma lâmpada por dois interruptores paralelos e um intermediário.

Na Figura 8 abaixo tem-se um esquema ilustrativo mostrando a fiação utilizada no acionamento através de interruptor intermediário.

Figura 8. Esquema de ligação para acionamento de lâmpada através de interruptor intermediário.

SUITE a

1

1

B WC C LOSET

a

a

a

(8)

Figura 9. Circuito para acionamento de lâmpada através de interruptor Four-way.

Perguntas

1. Deve-se ter atenção na ligação do interruptor intermediário já que ele possui 4 terminais. A figura abaixo ilustra a maneira correta da instalação do four-way.

entrada

Faça uma análise sobre o quê aconteceria caso a ligação do interruptor intermediário fosse realizada utilizando os dois terminais superiores (de acordo com o desenho) como entrada e os dois inferiores como saída.

(9)

1.1.4 Dimmer

A ligação do dimmer é simples: basta conectá-lo no lugar do interruptor. Portanto, o dimmer é um dispositivo que possui 2 terminais. Lembre-se que a teoria é vista separadamente nas aulas teóricas.

Figura 10. Ligação do dimmer.

1.1.5 Minuteria

A minuteria é um programador de horário que liga uma lâmpada ou um conjunto delas por um determinado intervalo de tempo. É muito utilizada em corredores e garagens de prédios de apartamentos, evitando que as lâmpadas fiquem acesas durante o dia inteiro, gastando energia sem necessidade.

(10)

Figura 12. Ligação da Minuteria.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies