RELATÓRIO DE GESTÃO DEPARTAMENTO REGIONAL

Texto

(1)

RELATÓRIO DE GESTÃO

DEPARTAMENTO REGIONAL

(2)
(3)

RELATÓRIO DE GESTÃO

2021

DEPARTAMENTO

REGIONAL

(4)

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - FIERN Amaro Sales de Araújo

Presidente

SESI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte Amaro Sales de Araújo

Diretor Regional Juliano Fernandes Martins Superintendente Regional Gontran Costa de Azevedo Diretor de Operações

(5)

2021

DEPARTAMENTO REGIONAL

(6)

© 2021. SESI – Departamento Nacional

Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.

SESI DR/RN

Serviço Social da Indústria

FICHA CATALOGRÁFICA

S492r

Serviço Social da Indústria. Departamento Regional.

Relato Integrado / Serviço Social da

Indústria. Departamento Regional. – Natal-RN : SESI|RN, 2021.

77 p. : il.

1. Relatório de Gestão 2021. Serviço Social da Indústria.

CDU: 658.3

SESI DR/RN

Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Rio Grande do Norte Sede

Avenida Senador Salgado Filho, 2860 – Edifício Eng. Fernando Bezerra, Lagoa Nova 59075-900

Tel.: (84) 3204-6233 http://www.rn.sesi.org.br

(7)

2021

DEPARTAMENTO

REGIONAL

(8)
(9)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Mensagem do Dirigente l 10

Sobre Este Relatório l 12

Quem Somos l 14

Riscos, Oportunidades e Perspectivas l 33

Estratégia de Atuação l 38

Desempenho l 46

Informações Orçamentárias,

Financeiras e Contábeis l 60

Anexos l 69

Lista de siglas l 75

(10)
(11)

GESTÃO 2021 SESI I RN O ano de 2021 marcou o início de uma retomada,

com avanços no enfrentamento da crise gerada pela pandemia, a partir da chegada da vacina contra a COVID-19, mas ainda com inúmeros desafios e incertezas. No Rio Grande do Norte, o Serviço Social da Indústria deu uma contribuição relevante para a ampliação da cobertura vacinal considerada essencial para a preservação de vidas e, por consequência, também para a recuperação das atividades econômicas.

Por meio do programa “Ação pela Vida”, lançado pelo Sistema FIERN, em parceria com as Prefeituras de Natal e Mossoró, o SESI-RN ampliou os pontos de vacinação – com estrutura de tendas em sistema drive-thru e postos de vacinação para pedestres, além de pessoal para triagem, médicos e profissionais de Saúde do Trabalho. De abril a novembro, o Ação pela Vida aplicou 362.944 doses do imunizante, sendo 178.359 doses em Natal e outras 184.585, em Mossoró. Entre os trabalhadores da indústria, o número chegou a quase 30 mil doses.

A excelência na prestação dos serviços em saúde foi reconhecida pela população atendida e gestores públicos, além de ter colocado o RN entre os três estados com números mais expressivos nas parcerias do SESI com governos estaduais e prefeituras, para vacinação contra COVID-19.

Na seara da Educação, o SESI RN também se destacou como modelo de referência nacional com a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, que

elevou o índice de participação e aprendizagem dos alunos por meio do uso de plataformas e tecnologias educacionais, instalação de lousas interativas digitais nas salas de aula, biblioteca com impressora 3D e uma arena de robótica.

As novas tecnologias somadas a um corpo docente qualificado, ações e programas que estimulam o pensamento criativo e inovador, renderam resultados de alunos e docentes que muito nos orgulham. Como o 1º Lugar no Concurso de desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o 1º lugar no projeto de Pesquisa no Torneio Nacional de Robótica FLL e o Professor Destaque no Concurso Geração SESI SENAI. Além disso, foram 28 medalhas no Torneio Norte Nordeste de Natação – Troféu Walter Silva Junior (9 Ouro, 13 Prata e 6 Bronze) e 02 troféus (Troféu Walter Figueiredo e Troféu Atleta Eficiente).

A jujuba Nutrinim, projeto inovador desenvolvido por nossos alunos e voltado a ajudar pacientes oncológicos a recuperar olfato e paladar, conquistou o Prêmio Evolução na Olimpíada do Futuro 2021, foi ainda finalista na FEBRACE 2022 e o 2° lugar geral na Feira Internacional do Ciência Jovem, o que credenciou para Feira MILSET ESI AMLAT, que acontece em 2022, na Argentina. O projeto Seebeck Termogeradores também é finalista na FEBRACE 2022.

O RN foi um dos seis estados escolhidos para ser Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI, com 10 professores selecionados para o Programa de Especialização Docente do SESI (PED Brasil). Os programas, produtos e serviços do SESI chegaram aos 167 municípios potiguares.

Estes e outros resultados alcançados ao longo de 2021, estão apresentados neste Relatório de Gestão que, por meio de metodologia Relato Integrado, se propõe a comunicar as nossas realizações, bem como a estabelecer um canal de diálogo transparente e sistêmico com todos os nossos públicos, especialmente com a sociedade.

Iniciamos 2022 com novos sonhos, metas e projetos e esperançosos de que a retomada, iniciada em 2021, seja efetivada neste!

Boa Leitura!

Amaro Sales de Araújo

Industrial, Presidente do Sistema FIERN, do Conselho Regional do SESI do Rio Grande do Norte e diretor-secretário da CNI

(12)
(13)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Neste relatório, sob forma de relato integrado, o SESI DR/RN dá transparência à sua abordagem de criação de valor para a indústria e a sociedade. Além disso, demonstra a aplicação dos seus recursos e a contribuição para o aumento da competitividade industrial e a equidade social.

Convidamos você, leitor, a conhecer quem somos, o que fazemos, como nos diferenciamos e contribuímos para o setor industrial, seus trabalhadores e a sociedade civil.

Em complemento às informações dispostas neste relatório, considerando o compromisso do SESI DR/RN em promover a ampla divulgação dos dados e fatos de sua gestão, informações adicionais encontram-se disponíveis no sítio eletrônico da entidade, podendo ser acessadas por meio do link abaixo:

https://www.rn.sesi.org.br/

(14)

(15)

GESTÃO 2021 SESI I RN

NOSSA HISTÓRIA

Estudar, planejar e executar medidas que contribuam, diretamente, para o bem-estar social dos trabalhadores da indústria, ao promover a melhoria do padrão de vida no país.

Com essa finalidade, na década de 40, o SESI foi criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Decreto-Lei nº 9.403/46, amparado pela Constituição de 1937, em seu art.129.

A mesma legislação estabeleceu: a Entidade é privada e suas receitas são próprias e compulsoriamente arrecadadas das empresas industriais. Coube à CNI o papel de organizar e de administrar essa Entidade. Ficou definido que a aplicação majoritária dos recursos deve se dar nos estados da Federação em que são arrecadados, sob a gestão dos Departamentos Regionais respectivos.

Define-se aqui um regime de colaboração da Entidade com o Estado, como uma parceria público-privada, e passam a ser identificados como entes de cooperação ou de colaboração, por atuarem ao lado do Estado, sem que dele façam parte.

Em 1965, a CNI redigiu o Regulamento do SESI – validado por Decreto Presidencial (Decreto- Lei nº 57.375/65), onde definiu sua estrutura organizacional, que atua sob regime de unidade normativa e de descentralização executiva. Para a realização de suas finalidades, o SESI corporifica órgãos normativos e executivos (ou de administração), de âmbitos nacional e regional (estadual), em um regime com o mais alto grau de autonomia que se possa conceber a organismos que possuem a mesma natureza jurídica.

O SESI|DN e o Conselho Nacional têm atuação em todo o país e os Departamentos Regionais em suas respectivas bases territoriais (estadual).

Embora sujeitos às diretrizes e normas gerais prescritas pelo órgão normativo nacional (Conselho Nacional) e, ainda, à supervisão e acompanhamento exercidos pelo Departamento Nacional, os Departamentos Regionais são autônomos no que se refere à administração de seus serviços, gestão dos seus recursos, regime de trabalho e relações empregatícias.

No Rio Grande do Norte, o SESI atua há 66 anos.

Inicialmente, como Delegacia do SESI, de acordo com a Ordem de Serviço n° 2/49, expedida pelo Conselho Nacional do SESI. Em 2 de dezembro de 1955, com o reconhecimento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, foi criado o Departamento Regional do Rio Grande do Norte, pela Ordem de Serviço 22/55.

O SESI Departamento Regional do Rio Grande do Norte, integrante do Sistema FIERN, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, nos termos da lei civil, com o encargo de prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas, em todo o País.

(16)

Baseado no Regulamento nacional é uma unidade com autonomia política e administrativa.

O SESI DR/RN atua em suas unidades de trabalho em Natal, Mossoró, Macau, Assu e Caicó, além de suas unidades móveis, com serviços nas áreas de Saúde e Segurança na Indústria, Educação Básica e Continuada, Cultura e Cooperação Social, levando atendimento a todos os municípios do estado. Considerando que cada empresa deve estabelecer, implementar, manter e aprimorar sistema de gestão da responsabilidade social, o SESI encontra-se em condições de auxiliá-las a alcançar seus objetivos relacionados a estes aspectos.

(17)

GESTÃO 2021 SESI I RN

NOSSA HISTÓRIA

1930

A indústria desperta como uma esperança de crescimento e modernização.

A Constituição de 1937 institui novas bases para relação entre o Estado e as classes produtoras. Sindicatos, federações e confederações ganham protagonismo.

O presidente da Confederação Industrial do Brasil (CIB), Roberto Simonsen, lidera movimento de sindicalização de empresas industriais em todo o país.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é fundada em 1938 a partir da fusão da CBI com diversas representações sindicais patronais em todo o Brasil.

1960

Priorização do desenvolvimento de atividades educacionais em todo o país, em função do Novo Regulamento, em 1965, com repercussão na reestruturação técnica e administrativa do Departamento Nacional (DN).

Expansão e a interiorização da instituição ganharam força.

Ênfase em estratégias preventivas, intensificando a promoção da saúde e da segurança no trabalho.

1940

Lançada a Carta da Paz Social com princípios para o bem-estar dos trabalhadores e diretrizes para serviços sociais custeados com recursos patronais.

Em 1946 foi criado o Serviço Social da Indústria (SESI) dedicado à defesa e valorização do trabalhador, orientado pelo Decreto de Lei n°

9.403.

O primeiro programa da entidade abrangia alimentação, habitação, higiene, saúde e educação moral e cívica.

A promoção da saúde toma corpo em ambulatórios, consultórios odontológicos, serviços de saúde nas empresas e na construção do primeiro hospital do SESI.

Na área esportiva, foram inaugurados os primeiros clubes, com o objetivo de promover a integração associativa de seu público de atendimento.

Organizados programas de alfabetização, aprendizado doméstico e incremento da renda familiar.

Em 1949 foi criado, inicialmente, no Rio Grande do Norte como Delegacia do SESI de acordo com a Ordem de Serviço nº 2/49 expedida pelo Conselho Nacional da Indústria.

1950

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte passou a ser Departamento Regional no ano de 1955. Início da transformação das estratégias de atuação da entidade, originalmente regida pela lógica do assistencialismo.

O principal compromisso do SESI DR/RN é facilitar a gestão socialmente responsável, contribuindo para o fortalecimento da indústria por meio de ações de fomento a qualidade de vida do trabalhador, e, consequentemente, de seus dependentes.

1990

Abertura da economia brasileira. O SESI redefine sua atuação incorporando, no mesmo conjunto, bem-estar social, cidadania e aumento da produtividade industrial.

Ingresso no segmento de consultorias para empresas.

O SESI consolida-se como entidade prestadora de serviços sociais, com ações voltadas para a eficiência e a produtividade das empresas, com enfoques na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade social das empresas.

1970

O SESI promove diversos cursos, difundindo a educação como forma de elevação do padrão de vida.

Publicação do I Plano Nacional do SESI, em 1971.

1980

A economia mundial vive profundas transformações.

O SESI invoca uma nova concepção de cidadania. O trabalhador deve ser saudável para que não lhe falte trabalho e os operários têm direito à qualidade de vida.

2000

Ampliação gradual da destinação de recursos para a educação e à oferta de vagas gratuitas em educação básica e continuada, incorporada pelo Regulamento do SESI em 2008.

O SESI transcendeu o papel assistencialista e ampliou-se em centros de educação, cultura e saúde e segurança no trabalho que atingem parcela significativa da população em todos os estados brasileiros.

2010

O SESI DR/RN inaugurou em 2018, em Natal, o mais novo Núcleo de Segurança e Saúde na Indústria.

Em 2019, a ampliação do Centro de Atividades Expedito Amorim, sede do SESI em Mossoró.

Elaboração do Plano Estratégico 2020-2024 com ênfase na expansão da formação para o mundo do trabalho, na elevação da escolaridade de jovens e adultos e na ampliação da saúde e segurança na indústria para redução dos riscos e custos associados.

Em 2021, foi criada a iniciativa Ação Pela Vida, conduzida pelo Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) que atuou em duas frentes. A primeira, contribuiu para acelerar a vacinação contra a COVID -19 em Natal e Mossoró, com grandes estruturas e 35 pontos para imunização nas unidades do SESI DR/RN. A outra frente incentivou a solidariedade de através da arrecadação de donativos e recursos que foram destinados a entidades filantrópicos do estado.

2020

O SESI DR/RN atuou diretamente na indústria potiguar, por meio da revisão e desenvolvimento de suas estratégias para

enfrentamento à pandemia da COVID-19.

(18)

GOVERNANÇA

Serviço Social Autônomo de direito privado e sem fins lucrativos, não integrante da Administração Pública, o SESI possui uma estrutura de governança cuja administração superior é exercida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) vinculado ao sistema confederativo sindical da indústria - de acordo com as disposições previstas no Decreto-lei nº 9.403/46, de 25/06/1946 e tendo o seu Regulamento aprovado pelo Decreto nº 57.375, de 02/12/1965.

O Diagrama de Governança é a demonstração de como o Sistema SESI está estruturado, deixando claro os mecanismos de liderança, estratégia e controle que direcionam e monitoram a atuação da gestão na prestação de serviços de interesse da sociedade. Desta forma, todo ano reforça seu compromisso com sua gestão voltada a promover, efetivamente, ações destinadas à indústria e seus trabalhadores.

Para a realização das suas finalidades institucionais, o SESI dispõe de órgãos normativos e órgãos de administração, de âmbito nacional e de âmbito regional. São órgãos normativos, de natureza colegiada, o Conselho Nacional, com jurisdição em todo o país, e os Conselhos Regionais, com jurisdição nos respectivos estados da federação. A entidade dispõe ainda em sua estrutura de governança de órgãos de administração, tendo um Departamento Nacional, com jurisdição em todo o país, e de 27 Departamentos Regionais, com jurisdição nos respectivos estados da federação. As respectivas competências encontram-se definidas no Regulamento da entidade.

De acordo com o Regulamento do SESI, Capítulo III:

Art. 18 O Serviço Social da Indústria, para a realização de suas finalidades, corporifica órgãos normativos e órgãos de administração, de âmbito nacional e de âmbito regional.

Art. 19 São órgãos normativos, de natureza colegiada:

O Conselho Nacional, com jurisdição em todo o país;

Os Conselhos Regionais, com jurisdição nas bases territoriais correspondentes.

Art. 20 São órgãos de administração, funcionando sob direção unitária:

O Departamento Nacional, com jurisdição em todo o país;

Os Departamentos Regionais, com jurisdição nas bases territoriais correspondentes; as delegacias regionais, com jurisdição nas áreas que lhes competirem.

O Diagrama de Governança abaixo apresentado demonstra claramente como se dá essas relações e as com órgãos externos.

https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/institucional/regulamento/

(19)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Ouvidoria

Conselho Regional Presidente do

CR Departamento

Regional Diretor do DR

Auditoria Independente

Tribunal de Contas da

União Auditoria

Independente

Auditoria Independente

Ouvidoria Tribunal de

Conta da União Ministério da

Cidadania

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

Departamento Nacional Diretor do CN

Conselho Nacional Presidente

do CN Comissão de

Orçamento

SESI NACIONAL

SESI REGIONAL FEDERAÇÃO

CNI Confederação Nacional da

Indústria (CNI)

Departamento Regional - RN

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

Superintendência

PARTES INTERESSADAS ArrecadadorÓrgão Indústrias + Setores da Comunicação, da

Pesca e do Transporte Ferroviário Trabalhadores

LEGENDA

Instância Interna de Governança

Instância Interna de Apoio à Governança

Instância Externa de Governança

Instância Externa de

Apoio à Governança Vinculação Direta Comitê de

Ética

Diretoria de Operações

Educação SSI

Unidades Operacionais

Assessoria

GESTÃO

Federação das

Indústrias Compliance

Gestão de Riscos e Controle Interno

SISTEMA DE GOVERNANÇA - SESI

Governo Federal Ministério da

Cidadania

Vinculação Indireta

(20)

FONTE DE RECURSOS

Grandes ações demandam recursos. Para elevar o nível de escolaridade do trabalhador, aumentar a produtividade no setor e alcançar resultados que gerem ampliação da competitividade da indústria e satisfação dos seus trabalhadores, contamos com as receitas provenientes de contribuições compulsórias mensais, garantidas pelo Artigo 240 da Constituição Federal. O Artigo 30 da Lei nº 8.036/1990 e o Decreto-Lei nº 2.318/1986 preveem que as empresas recolham para o SESI 1,5% da folha de pagamento.

Integram o conjunto de recursos, as receitas provenientes da venda, pelo SESI DR/RN, de produtos e serviços.

Receita de Serviços de Saúde

R$ 6.775.037

Receita Total R$ 60.457.042

R$ 13.288.344

Contribuição pela Receita Federal

R$ 22.424.585 Receitas de

Capital Serviços

R$ 2.247.668 R$ 10.631.078

Aux. Mínimo / Subv.

Ordinária R$ 5.587.571 Receitas Auxílios Patrimoniais

Regulamentares Aux. Especial/ Subv.

Especial R$ 4.183.793 R$ 1.076.434 R$ 9.771.364

Outras Receitas

Outras receitas correntes R$ 13.043

Projetos Estratégicos R$ 11.838.661

R$ 14.305.910

Receitas de transferên- cias correntes

R$ 14.262.866 Fomento

R$ 2.454.205

Receita de Serviços Administrativos R$ 500.195 Receita de Serviços Educacionais R$ 2.999.678 Receita de Serviços de Lazer R$ 356.165

SESI DR/RN Arrecadação Indireta

Arrecadação Direta

R$ 9.136.241

Termo de cooperação com as empresas e o SESI

Fonte: Gerência Corporativa de Planejamento, Orçamento e Gestão

(21)

GESTÃO 2021 SESI I RN

MODELO DE NEGÓCIO

Nossa Missão: Desenvolver soluções que promovam a inovação, a competitividade, o fortalecimento e a defesa de interesses das indústrias do Rio Grande do Norte, de forma sustentável.

Nossa Visão: Ter a maior cobertura de atendimentos para a indústria do Rio Grande do Norte, com soluções de qualidade.

60,457 mi

em receita total

02

11 05

216 167

escolas

unidades móveis

centros de segurança e saúde e de promoção da saúde

funcionários

municípios atendidos

205

matrículas em formação cultural

852

matrículas em educação básica

1.456

matrículas em educação de jovens e adultos (EJA)

103.314

pessoas beneficiadas com programas em segurança e saúde no trabalho (SST)

2.067

pessoas beneficiadas em promoção da saúde (PS)

1.505

vacinas aplicadas em trabalhadores e dependentes

106.523

trabalhadores da indústria beneficiados com serviços de SST e PS

28.040

espectadores em eventos de temas culturais – dança, música, artes visuais e teatro

(22)

O SESI DR/RN atua em articulação com o Departamento Nacional, vinculada fortemente aos desafios do setor industrial, com atuação nas seguintes áreas:

EDUCAÇÃO

O principal objetivo do SESI DR/RN, na vertente da educação, é disponibilizar para seus alunos uma educação básica de qualidade que contribua para a formação de indivíduos capazes de superarem os desafios do mundo do trabalho. Neste sentido, direcionamos esforços para a construção de um modelo de escola que contribua para a ampliação de conhecimentos e para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

O SESI DR/RN também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Continuada para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Alinhados às transformações na educação brasileira com a implantação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular, adotamos metodologias de aprendizagem que promovam a elevação da proficiência de seus alunos, com ênfase em competências STEAM (termo em inglês que conceitua a união de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes para a resolução de problemas). Destacamos a robótica educacional como um dos grandes diferenciais do currículo escolar, que tem contribuído para o melhor desenvolvimento acadêmico de seus estudantes.

Premissas como foco na indústria, ensino inovador e de qualidade, aplicação de tecnologias educacionais e eficiência na gestão direcionam a construção de uma escola voltada para o futuro, que adota métodos e tecnologias educacionais inovadores.

PRODUTOS E SERVIÇOS

(23)

GESTÃO 2021 SESI I RN

SAÚDE E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA

O SESI DR/RN é fomentador de conhecimento e serviços para Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS) - princípios básicos para a valorização pessoal do trabalhador e fatores determinantes para a produtividade, com redução de riscos e custos de saúde e segurança no trabalho que comprometem o desempenho da indústria.

Além de elemento fundamental para a boa saúde dos trabalhadores, o SESI DR/RN oferece o serviço de gestão da saúde corporativa, que tem sido crescentemente considerada uma estratégia crucial para negócios, reduzindo o absenteísmo e contribuindo para maiores níveis de produtividade, entre outros benefícios. Neste sentido, as empresas têm sido desafiadas a integrar ações de SST, de promoção da saúde, da atenção primária e a transformar esses processos em informações que permitam a identificação de oportunidades e a priorização das intervenções.

Com base neste contexto, o SESI DR/RN busca ofertar um modelo de gestão de saúde e segurança eficiente, capaz de melhorar o nível de cuidado com os trabalhadores e de apoiar os esforços de otimização dos custos empresariais. Para que esses benefícios possam alcançar o conjunto da indústria, as estratégias propostas contam com disseminação de tecnologias digitais, na padronização dos serviços e no gerenciamento de processos e informações, beneficiando empresas industriais de todos os portes.

CULTURA

A atuação do SESI DR/RN na cultura contribui para o debate, experimentação e desenvolvimento de novas metodologias educativas que utilizam a arte para a articulação de diferentes áreas do conhecimento e disciplinas. Com isso, ela potencializa a realização de uma educação de excelência, orientada para o mundo do trabalho e para o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas às demandas da indústria, além de promover e difundir manifestações artísticas, ampliando opções de cultura e lazer para os trabalhadores da indústria e a sociedade em geral.

COOPERAÇÃO SOCIAL

O SESI DR/RN desenvolve, promove e estimula as boas práticas de cooperação social que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social da indústria, ao fortalecer a cidadania e, também, o crescimento da sua comunidade. Por meio de atividades e esforços coordenados, campanhas de interesse social e de promoção à saúde pública.

(24)

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

Excelência Técnica

O SESI DR/RN conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados e prontos para atender a indústria na área de Segurança e Saúde na Industria e Educação.

O serviço prestado com a utilização de Unidades Móveis especialmente equipadas para especialidades de saúde ocupacional, garantem o conforto dos trabalhadores e equipes de profissionais para realização de exames e consultas ocupacionais, reduzindo o tempo de afastamento dos trabalhadores, sem afetar a produtividade da empresa.

Em Educação, oferecemos ações e programas que estimulam o pensamento criativo e inovador, com base no conhecimento inato dos alunos, talentos e experiências pessoais, e diferenciados de acordo com os talentos dos alunos. As Escolas SESI incentivam os alunos a valorizar o aprendizado para garantir mais oportunidades em suas carreiras e desenvolver programas cívicos, de saúde e segurança, cursos de robótica e muito mais.

Além de dominar o idioma e suas tecnologias, capacitamos jovens para o mercado de trabalho por meio de projetos de pesquisa, incentivando o desenvolvimento, a formação e a experimentação.

Nossos alunos utilizam os materiais didáticos da SOMOS EDUCAÇÃO em sequências de ensino desafiadoras e diversificadas. Organizado para estimular o diálogo, a reflexão e o debate, visa garantir que os alunos sejam estimulados a buscar soluções criativas para as atividades propostas e situações cotidianas.

A organização do trabalho docente está relacionada com a utilização e otimização dos diferentes espaços como forma de promover a aprendizagem.

A escola está equipada com laboratórios educativos de informática, física, química e biologia, biblioteca, sala polivalente, cantina e quadras poliesportivas. Eventos como campeonatos regionais de robótica, fóruns profissionais e participação no Jogo Estaduais.

Em 2021, assim como nos últimos anos, o SESI vem incentivando e capacitando os alunos para participarem de torneios nacionais como exemplos abaixo:

• Olimpíada Brasileira de Robótica;

(25)

GESTÃO 2021 SESI I RN

• Olimpíada Brasileira de Astronomia;

• Torneio Nacional de Robótica;

• Olimpíada Brasileira de Matemática;

• Olimpíada Brasileira de Geografia;

• Olimpíada Brasileira de História.

Os programas e ações do SESI DR/RN contribuem para a melhoria da produtividade das empresas potiguares. No entanto, as ações e os programas prioritários refletem as principais diretrizes organizacionais, com foco na indústria e em seus trabalhadores.

(26)

Atuação em Rede

O SESI DR/RN está presente em todas as regiões do estado, fornecendo soluções para indústrias em saúde, segurança e educação em 167 municípios do Rio Grande do Norte. Além disso, o SESI atua em conjunto com sua rede nacional, possibilitando ofertar seus principais serviços com qualidade equivalente em todo o estado.

A rede facilita o relacionamento com o mercado, a fidelização de clientes e fortalece o seu posicionamento de marca e imagem, reforçando a credibilidade que o SESI construiu em todo o país ao longo dos anos.

É importante destacar que o SESI DR/RN está de acordo com as diretrizes do seu Departamento Nacional para garantir o alinhamento estratégico e consolidar sua presença no mercado.

Parcerias Estratégicas

Como público-alvo de seus serviços, as atividades do SESI DR/RN incluem a indústria brasileira, os trabalhadores e suas famílias e a sociedade civil. A relação das unidades do SESI com esse tipo de público está intimamente ligada aos serviços de educação, segurança e saúde prestados pelo setor, ambos constantemente adaptados às necessidades dos clientes.

No que diz respeito ao seu ambiente interno, a unidade regional conta com uma equipe de gestores que visa o alcance de resultados. Possui os meios materiais e técnicos para atender as necessidades dos clientes externos e manter o funcionamento de suas atividades internas.

O SESI DR/RN mantém bom relacionamento com órgãos de controle, entidades públicas, instituições de ensino, sindicatos patronais e representantes da indústria local. Isso permite que a instituição seja reconhecida e representada por seus stakeholders.

(27)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Prepara jovens brasileiros para os desafios contemporâneos, ao estimular a capacidade empreendedora, a criatividade, a comunicação, o trabalho em equipe e o domínio tecnológico.

São ações que fortalecem a rede SESI de Educação por meio da disponibilização de tecnologias educacionais inovadoras de comunicação e

colaboração, de certificações Microsoft para docentes e estudantes do Ensino Médio e da EJA, de plataforma de gamificação e criatividade Education Edition, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem.

O SESI e a Microsoft mantêm, desde 2017, acordo de cooperação para o uso do Office 365 Educacional, aquisição de licenças do Minecraft Education Edition

e intercâmbio de informações e consultas acerca de experiências destas Entidades nas áreas de educação e tecnologia. Atuam, também, na formação continuada para os docentes da rede e gestores, contemplando todos os Departamentos Regionais do SESI, incluindo o SESI DR/RN e sua rede de escolas.

A parceria com a Microsoft fortalece o objetivo do SESI de ser reconhecido como provedor de educação básica orientada para o mundo do trabalho

A aliança com a FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology nos Torneios de Robótica operacionalizados pelo SESI em âmbito nacional promove uma enriquecedora experiência de troca de conhecimentos e colaboração internacional. Sem fins lucrativos, seu objetivo é estimular, nos estudantes, o interesse pela ciência etecnologia por meio de

programas reconhecidamente inovadores para o desenvolvimento de uma geração de cientistas que transformarão o mundo. Torneio SESI de Robótica - competições que desafiam estudantes a proporem soluções inovadoras para um problema físico ou social do mundo real, de acordo com um tema determinado para cada temporada.

São realizados pelo SESI em todo o Brasil, para crianças e jovens de 9 a 18 anos, em diversas modalidades de competições. Além das escolas do SESI, podem participar estudantes de escolas públicas e particulares. Em 2021, destaca-se a participação de 60 representantes do SESI DR/RN em eventos regionais e/ou nacionais (indicar o Regional e a quantidade de participantes no torneio de Robótica).

(28)

O SESI DR/RN e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE RN), além de serem entidades integrantes do Sistema S, têm uma parceria firmada através de edital de credenciamento do Programa Sebraetec, que é um programa nacional do Sebrae que garante ao seu público- alvo o acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, visando a

melhoria de processos, produtos e serviços, ou a introdução de inovações nas empresas e mercados.

No SESI DR/RN, o Programa Sebraetec atende na área temática de Sustentabilidade, subárea de Saúde e Segurança no Trabalho com os seguintes serviços:

AET - Análise Ergonômica do Trabalho;

Avaliação Ambiental – Agentes Físicos;

Avaliação Ambiental – Agentes Químicos;

Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Cuidados Contra a COVID-19;

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;

Laudo Técnico de Insalubridade;

Laudo Técnico de Periculosidade;

PCMAT - Programa de Condição e Meio Ambiente de Trabalho;

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;

PGR - Programa de Gerenciamento de Risco;

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O SESI através de seu Departamento Nacional renovou cooperação técnica com a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS na área de desenvolvimento de pesquisas qualitativa e quantitativa sobre impacto da COVID-19 nos planos coletivos empresariais.

(29)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Metodologias Inovadoras

Adotamos em nosso regional algumas metodologias nacionais que nos diferem das demais organizações e que evidenciam a qualidade dos produtos e serviços ofertados aos públicos diversos, visando fortalecer a gestão e a atuação local.

Novo Ensino Médio

A proposta pedagógica da Rede SESI está aderente às mudanças da legislação brasileira, que determina uma nova arquitetura curricular para o ensino médio do país. Assim, a Rede SESI de Ensino iniciou em 2018, de forma pioneira no Brasil, a implementação do Novo Ensino Médio com projeto pedagógico de curso na área industrial de energia com habilitação técnica e profissional em Técnico em Eletrotécnica. A organização curricular do Novo Ensino Médio SESI está centrada no protagonismo do estudante e na oferta dos itinerários de Matemática e suas tecnologias, de Ciências da Natureza e suas tecnologias e de Formação Técnica e Profissional. Para viabilizar a implantação da nova proposta, foi desenvolvido um programa nacional de formação continuada voltado exclusivamente para o Novo Ensino Médio, envolvendo gestores, coordenadores pedagógicos e professores, o Engaja SESI.

O programa incentiva a implementação de metodologias inovadoras de ensino que ampliem o uso de tecnologias, promovam o protagonismo dos estudantes e desenvolvam competências essenciais para formar profissionais qualificados para o mundo produtivo e cada vez mais tecnológico, digital e competitivo.

Protagonistas de uma experiência pioneira no Brasil, 198 estudantes do SESI foram os primeiros jovens brasileiros a receberem um diploma pelo Novo Ensino Médio. Além da conclusão do ensino médio integrado ao curso de Técnico em Eletrotécnica, os alunos do SESI saíram melhor preparados para o mercado de trabalho contemporâneo.

Destaca-se que, para sustentar a nova proposta, foi desenvolvido o Sistema Estruturado de Ensino, que abrange o currículo do Novo Ensino Médio.

Metodologia SESI de atuação em Saúde e Segurança no Trabalho

O SESI destaca-se nos temas Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS). Há uma padronização na execução dos serviços tradicionais de Saúde e Segurança na Indústria, por meio de grupos técnicos de especialistas dos Departamentos Regionais e do Departamento Nacional, gerando alinhamento técnico, segurança jurídica e eficiência operacional ao SESI. Modelado em um único sistema, com base de dados integrada, o SESI Viva+.

(30)

Plataformas Nacionais

Solução de Educação a Distância (LMS - Learning Management System)

Disponibilizada pelo Departamento Nacional do SESI para a área de Desenvolvimento Humano, tanto para a Universidade Corporativa do SESI, como para conteúdos educacionais das áreas de Educação e de Saúde e Segurança na Indústria, a solução é composta pelas ferramentas LMS, Create, Repositório Nacional, Módulo de Tutoria e Webconferência.

Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Viabilizada para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI de educação, utiliza algoritmos para identificar as formas de aprendizagem de cada aluno e propor próximos passos para aperfeiçoamento dos estudos. Esta ferramenta permite a realização de simulados nos moldes do ENEM e a gestão pedagógica baseada em dados.

Sistema de Gestão Escolar (SGE)

Disponibilizado para as escolas da Rede SESI de Educação Básica. Padroniza os processos e regras de negócio com o objetivo de elevar a qualidade, disponibilidade e integridade das informações nacionais de estatísticas em educação.

Portal SESI Educação (www.sesieducacao.com.br)

Plataforma que disponibiliza conteúdos digitais e funcionalidades tecnológicas alinhados às estratégias nacionais para disseminação do conhecimento, tais como:

• Atividades de aprendizagem interativas e lúdicas;

• Textos e trabalhos;

• Simuladores;

• Vídeo aulas;

• Games.

Sistema de Gestão de Fomentos (SGF) Ferramenta para a organização dos processos relacionados a projetos para o desenvolvimento dos negócios.

Portal de Soluções Integradas Portal desenvolvido internamente para receber a demanda da indústria pelos produtos e serviços do SESI DR/RN.

(31)

GESTÃO 2021 SESI I RN

Plataforma SESI Viva+

(www.sesivivamais.com.br)

Plataforma inovadora de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde que proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores. Concentra a gestão de dados em ambiente único e gera informações qualificadas e estruturadas para apoiar as indústrias na redução de riscos legais, de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes, na gestão de SST e no aumento da produtividade.

Com o SESI Viva+, a empresa pode disponibilizar aos seus trabalhadores a realização de consultas por meio do atendimento remoto em saúde, programas de Gestão de SST, além de oferecer cursos EaD (Ensino a Distância) e semipresenciais em atendimentos às Normas Regulamentadoras da área de Saúde e Segurança do Trabalho. Entre eles, cita-se: ergonomia, fatores psicossociais, longevidade, tecnologias, sistemas de gestão, higiene ocupacional, absenteísmo e fatores econômicos relacionados à segurança e saúde, entre outros.

(32)

PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTOS

Premiações e Reconhecimentos

Em 2021, o SESI RN buscou, como a maior parte das instituições, desenvolver meios de manter suas atividades e prestando serviços apesar do advento da pandemia da COVID-19 que acometeu o mundo. Com isso, foram horas de desenvolvimento de ações e foco no interesse dos clientes.

Em virtude disso, o SESI através de seu corpo docente e discente teve destaque em:

1º Lugar no concurso de desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

1º lugar no projeto de Pesquisa no Torneio Nacional de Robótica FLL

Professor Destaque no Concurso Geração SESI SENAI

10 Professores selecionados para participar do Programa de Especialização Docente do SESI Brasil

Um dos seis estados selecionados para ser Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI.

Premiação da equipe Nutrinim - Prêmio Evolução na Olimpíada do Futuro 2021

Classificações entre 32 melhores equipes do Nacional da liga CoderZ

28 medalhas no Torneio Norte/Nordeste de Natação – Troféu Walter Silva Junior,9 Ouro, 13 Prata e 6 Bronze) e 02 troféus (Troféu Walter Figueiredo e Troféu Atleta Eficiente)

Finalista na Feira de Ciências e Engenharias -FEBRACE 2022 (Temos dois projetos:

jujuba Nutrinim e Seebeck termogeradores)

2° Lugar geral no lugar geral na Feira Internacional do Ciência Jovem, e consequente credenciamento para Feira MILSET ESI AMLAT (Argentina 2022), onde o projeto Nutrinim irá nos representar

(33)

GESTÃO 2021 SESI I RN

(34)

MODELO DE GESTÃO DE RISCOS

Em atendimento à Resolução SESI/CN nº. 0049/2019 emitida pelo Conselho Nacional do SESI, que determina a adoção de programas de Compliance e SESI/CN nº 0082/2020, que prorroga prazo determinado na Resolução SESI/CN nº 0049/2019, para implantação de programas de Compliance no âmbito dos Órgãos Nacional e Regionais do SESI em decorrência do impacto da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o SESI DR/RN completou em 2021 o ciclo de implantação de normas relacionadas a Sistemas de Gestão de Compliance, que visa proporcionar à sociedade maior nível de transparência, integridade e prestação de contas. Por ocasião do programa Alinhar, foi iniciado um processo de gestão de riscos por meio de um projeto regional em anos anteriores.

Durante o exercício de 2021, o processo de Gestão de Risco foi reformulado, incluindo atualização e desenvolvimento de normativos, processos de revisão e análise e validação de gestão.

Foi realizada nova proposta de atualização da estrutura de mapa e objetivos estratégicos pelo Departamento Nacional, despertando a necessidade de análise do Mapa Regional e consequente revisão dos riscos. A ideia é seguir com o mapeamento e controle dos Riscos em consonância com o Mapa Estratégico e Governança da Entidade.

(35)

GESTÃO 2021 SESI I RN

RISCOS MAPEADOS

Foram mapeados, durante os módulos do Programa Alinhar – Projeto para melhoria dos processos de gestão do Regional, os riscos relacionados aos objetivos estratégicos do Mapa com horizonte 2019 – 2022. Após o levantamento, os riscos vêm sendo avaliados periodicamente, com atualizações registradas em planilha em formato Excel compartilhada.

Além disso, com a implantação do Compliance no Departamento Regional, foi possível destacar os riscos propriamente de Compliance e então verificada a oportunidade de melhoria contínua dos processos relacionados para o desenvolvimento da área.

Sustentabilidade

Ampliar a sustentabilidade através da gestão financeira

eficaz

Comprometimento da sustentabilidade das entidades

Operacional e Financeiro

Interna e Externa

Quase certo Extremo Equilibrar o orçamento continuamente

Perda de receita Operacional e

Financeiro

Interna e

Externa Muito provável Alta

Realizar levantamento da inadimplência;

Colocar em prática a cobrança a partir da nova política

Relacionamento Institucional &

Negócios

Posicionar-se como referência em soluções para a indústria

Não atender demanda da indústria, por falta de conhecimento dos serviços/produtos pelo público interno.

Operacional Interna e

Externa Muito provável Alta

Endomarketing; Estruturar capacitação para colaboradores sobre atividades do próprio Sistema FIERN; Atualização periódica de canais de contato.

Educação

Ser referência em educação básica, profissional e empresarial com aplicação de

práticas inovadoras

Estudo inadequado para direcionamento das ações de educação

Estratégico e Operacional

Interna e

Externa Provável Alta

Realizar pesquisa de mercado para entender as necessidades da indústria no âmbito da capacitação de profissionais.

Não atingimento da meta

implicando no repasse para área de educação do SESI e na meta física de gratuidade no SENAI

Estratégico e Operacional

Interna e

Externa Improvável Alta

Investir em divulgação institucional;

Garantir capacitação da equipe técnica em Novo Ensino Médio; Controle semanal de metas

Saúde &

Segurança

Ser referência em soluções de

saúde e segurança Não adesão por parte das indústrias Estratégico e Operacional

Interna e

Externa Provável Alta

Análise de tendência; Treinamento de equipes técnica e orientações para equipe de mercado; Oferta para a indústria

Pessoas &

Aprendizado

Atrair, desenvolver e reter talentos com foco em resultados para o cliente

Não possuir a competência para atender as necessidades do mercado

Operacional Interna Quase certo Extrema Capacitar funcionários

(36)

Riscos de Compliance

Efetividade de

Processos Alinhar a oferta de serviços com a gestão de portfólio

Devolução dos processos pelo não

atendimento das normas vigentes Operacional Interna e

Externa Muito provável Alta

Capacitação dos responsáveis das áreas demandantes pelas solicitações dos serviços e aprimorar normatização dos

processos administrativos do sistema FIERN

Não adoção das melhorias provenientes de auditorias, pesquisas ou demandada pelo setor ocasionando descompasso entre os protocolos que norteiam a gestão de processos, riscos e compliance

Operacional Interna Provável Alta

Elaboração de Plano de ação com sugestões de melhorias após realização

de pesquisas e auditorias, com vistas a intensificação dos mecanismos de

acompanhamento e controle da implantação dos novos processos Não priorizar o atendimento para as

contratações e aquisição comuns por parte das Entidades.

Operacional Interna Improvável Alta Elaborar relatórios de despesas relacionadas a aquisições e contratações

OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS

Não atingimento da meta

implicando no repasse para área de educação do SESI e na meta física de gratuidade no SENAI

Exploração de Educação à Distância para cumprir o

cronograma escolar Interna

Implementação do formato de Home School (Educação em casa) a fim de cumprir com o cronograma escolar com aulas ministradas por professores do SESI DR/RN de forma on-line através de ferramentas de videoconferências seguras

Perda de receita; não adesão por parte das indústrias às plataformas integradas

Oferta de ações de enfrentamento à pandemia Interna/Externa

Oferta de produtos com foco nas indústrias do RN como desenvolvimento do produto chamado Sesi + Diagnóstico com ações de triagem, testagem e laudo para coronavírus e também consultoria de

“bioprevenção” nas empresas com ações de saúde e segurança.

Não adesão por parte das indústrias às plataformas integradas

Exploração da demanda pela vacinação contra influenza visando redução na procura por serviços de saúde, auxilio a profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, considerando sintomas semelhantes, além de colaborar com a redução do absenteísmo na indústria.

Interna/Externa Oferta de 3.000 (três mil) doses de vacina contra Influenza para indústrias do RN com ampla divulgação

(37)

GESTÃO 2021 SESI I RN

PROGRAMA DE COMPLIANCE (CONFORMIDADE)

O Programa Corporativo de Compliance do Regional visa assegurar a mitigação de riscos institucionais, ao mesmo tempo que permite apresentar às partes relacionadas as medidas implementadas para garantir a integridade e o alcance dos objetivos estratégicos da Entidade.

O Compliance, alinhado ao posicionamento estratégico, passou por fase de estruturação de modo que teve oportunidade de aprimoramento de processos e normativos internos, em prol da conformidade regulatória, integridade e ética para instituição.

No decorrer de 2021, o SESI DR/RN, executou as seguintes iniciativas:

• Revisão do Código de Ética;

• Construção da Cartilha à Alta Administração;

• Sugestões de melhorias ao Código de Ética;

• Capacitação em Auditoria Interna;

• Construção de normativos de processo de auditoria;

• Aprovações dos normativos desenvolvidos;

• Desenvolvimento do PAINT (Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna);

• Participação de encontros na Rede Colaborativa de Compliance do Sistema Indústria;

• Participação em capacitação com mentoria com a Rede Colaborativa de Compliance do Sistema Indústria;

• Revisão do processo Riscos;

• Oficialização das políticas;

• Monitoramento e análise crítica do programa implantado.

Ainda em 2021, foi oficializada e comunicada para os colaboradores do Sistema FIERN a Implantação do Programa Corporativo de Compliance e do novo Comitê Gestor da LGPD. Neste contexto, foram editadas e revisadas as Portarias, Políticas e Procedimentos Internos (Novo Código de Ética;

Políticas de Compliance, de Gestão e Operação de Riscos, de Controles Internos, de Due Diligence, de Consequências, de Cartilha à Alta Administração, de Ouvidoria de Compliance, de Designação do Gestor e Interlocutores do Compliance e do Comitê Gestor da LGPD), à disposição na intranet da instituição.

(38)
(39)

GESTÃO 2021 SESI I RN

AMBIENTE EXTERNO E CONTEXTO

As consideráveis sequelas causadas no mercado e na sociedade brasileira em decorrência do novo coronavírus que iniciou em 2020, vem apresentando relevante recuperação, principalmente em virtude do avanço da vacinação em todo país, sendo este um dos cenários mais aguardados no início do ano.

No Rio Grande do Norte, alguns dos efeitos da pandemia registrados pelas indústrias foram a alta taxa de desemprego, a persistência da escassez de insumos associada a preços elevados, a desvalorização do real em relação ao dólar e a elevação dos preços dos combustíveis. A escassez hídrica e aumentos adicionais nas tarifas de energia elétrica são novas contenções ao crescimento que entraram em cena no segundo semestre de 2021 e devem durar, pelo menos, até o próximo ano, com risco de racionamento. Vale ressaltar também a desaceleração da economia chinesa, e ampliação dos juros nos Estados Unidos que podem provocar queda na entrada de investimentos estrangeiros.

Em um ano ainda caracterizado por incertezas, os esforços encarados pelo Departamento Regional do SESI no Rio Grande do Norte, foram no sentido de manter a qualidade dos seus produtos e serviços ofertados, de maneira cada vez mais assertiva e influente, na missão de promover a qualidade de vida do trabalhador industrial e de seus dependentes. Para isto, priorizou as ações voltadas ao atendimento às demandas da Indústria visando apoiá-las na manutenção e retomada das suas atividades, com foco em Educação, Saúde e Segurança na Indústria e o estímulo a gestão socialmente responsável.

Segundo a CNI e o Boletim Focus, do Banco Central, respectivamente, as projeções mais recentes de crescimento do PIB nacional no ano variam entre 4,9% e 5,04%.

De acordo com os dados do Novo CAGED, do Ministério da Economia, a taxa de desemprego do período abril-junho de 2021 é uma das maiores dos últimos sete anos, segundo a PNAD Trimestral, do IBGE.

(40)

DESAFIOS

A baixa capacidade de gerar empregos, principalmente formais, já era observada mesmo antes da crise, especialmente no setor industrial. Com a necessidade de se buscar soluções imediatas para a manutenção da atividade ao longo do ano, algumas empresas adotaram

sistemas automatizados, ainda que simples, que podem resultar na aceleração da contínua substituição de trabalhadores, em particular,

aqueles de baixa qualificação. Isso impõe desafios para o desenho da formação voltada para a preparação de profissionais capacitados para um mundo em que os contratos de trabalho se tornam cada vez mais flexíveis/

instáveis e concorrentes/ complementares com determinadas tecnologias. Além disso, afeta a arrecadação do Sistema, que depende do número de trabalhadores.

No âmbito da Educação, o crescimento, ainda que forçado, do ensino à distância (EaD) poderá trazer grandes desafios às instituições de ensino fundamental, médio e de formação profissional. O crescimento do EaD fará com que as instituições incorporem, cada vez mais, tecnologias

educacionais digitais e metodologias educacionais adequadas a esta nova forma de ensino.

Diante deste contexto, apresenta-se, a seguir, os desafios enfrentados pelo SESI. São eles:

► Incentivar a adoção de tecnologias educacionais para personalização da aprendizagem, identi- ficando lacunas e propondo retomada de apren dizados ao longo do processo formativo, visando garantir a qualidade do processo educacional.

► Disponibilizar conteúdos diversificados, amplian- do o acesso e uso das ferramentas digitais nas escolas.

► Incentivar o domínio do uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais no processo de ensino e de aprendizagem, além de desenvolver internamente uma série de habilidades, capazes de estimular a interativiade, trabalhar o pensa- mento crítico e desenvolver as habilidades socio- emocionais dos alunos.

(41)

GESTÃO 2021 SESI I RN

► Criar/incorporar tecnologias digitais no processo de formação docente, com o aumento de cursos autoinstrucionais, e incremento da formação pautada nas metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.

► Utilizar/incorporar tecnologias para predição da evasão com a incorporação da inteligência artificial para apoiar gestores e docentes na redução do abandono e no aumento do desempenho escolar.

Em relação à Saúde e Segurança na Indústria observou-se que o crescimento das interações remotas, exemplificado pelo crescimento da telemedicina e do home office, trouxe à tona uma maior preocupação com a saúde mental e necessidade de adequação dos serviços de SST para um sistema remoto.

Diante disso, a atuação em Saúde e Segurança na Indústria vivenciou alguns desafios em 2021, os quais se renovarão para o próximo exercício. Cita-se os mais importantes:

► Apoiar o desenvolvimento de healthtechs com soluções capazes de identificar indivíduos com potencial de risco para desenvolvimento de doenças relativas à saúde mental, assim como para prevenção e monitoramento de doenças crônicas não transmissíveis e promoção da saúde, por meio de plataformas digitais.

► Incrementar a oferta de serviços de SST na plataforma SESI Viva+.

► Desenvolver e apoiar os Departamentos Regionais no uso de análises preditivas de riscos, doenças, e seu papel na prevenção de doenças em indivíduos de maior risco.

► Desenvolver e ofertar programas de gerenciamento de riscos integrais (completos) à saúde, voltados à mitigação do risco de ocorrência de acidentes ou doenças, bem como prover melhorias no ambiente laboral, tornando-o seguro e saudável para a promoção de saúde e bem-estar de trabalhadores.

Em 2021, em virtude das consequências da crise sanitária mundial, praticamente todas as ações e projetos do SESI|DN tiveram que ser revistos, uma vez que, não somente, as ações diretamente ligadas às atividades do DN foram impactadas, mas principalmente as executadas pelos Departamentos Regionais.

Na avaliação de empresários e especialistas, a crise decorrente do novo coronavírus ocorreu em um momento crucial para a indústria brasileira. Não apenas com relação ao processo de desindustrialização que ocorreu nos últimos anos, mas, também, porque há vários desafios ainda a serem vencidos, para que o setor consiga se conectar com a quarta revolução industrial, que já está em curso, e se integrar de forma sustentada à economia global.

Imagem

temas relacionados :