• Nenhum resultado encontrado

II DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO 7. Poderão participar deste Processo Seletivo somente os candidatos que:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "II DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO 7. Poderão participar deste Processo Seletivo somente os candidatos que:"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1 A Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/PROEG, com base nas Resoluções CONSEPE Nº 91/2013, Nº 73/2015, no Termo Aditivo nº 2 MEC x UFMT/20201 e legislação vigente, torna público, para conhecimento dos interessados, as normas gerais para preenchimento de vagas existentes nos Cursos Superiores de Graduação da UFMT, modalidade presencial, para Admissão de Graduado (portador de diploma), ano letivo 2021, conforme segue.

I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. As vagas destinadas ao Processo Seletivo para Admissão de Graduado em curso superior são remanescentes do Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2021, de acordo com o disposto na Resolução CONSEPE Nº 91, de 08 de julho de 2013, e neste Edital.

2. As vagas de que trata este Edital serão oferecidas para Admissão de Graduado em cursos superiores de graduação que conferem os graus de bacharel, licenciado ou tecnólogo, cursados em Instituições Brasileiras de Ensino Superior, modalidade presencial ou a distância, devidamente autorizados e/ou reconhecidos pelos órgãos competentes; ou que tenham sido concluídos em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, com diploma devidamente revalidado pelo órgão competente no Brasil2.

3. As vagas destinadas para Admissão de Graduado em curso superior serão preenchidas mediante a aprovação e classificação no Processo Seletivo regulamentado por este Edital, conforme Anexos I e II.

3.1. O quadro de cursos afins no Anexo II foi definido por decisão colegiada dos cursos de graduação da UFMT.

4. O candidato poderá se inscrever somente para uma vaga divulgada no Anexo I deste Edital.

5. A seleção dos candidatos às vagas existentes de que trata este Edital será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos, a partir do processo classificatório que seguirá os critérios determinados no Título IV deste Edital.

6. O início das atividades acadêmicas para os candidatos aprovados neste certame e a vinculação dos selecionados ao semestre/ano do curso estão condicionados ao aproveitamento de estudos realizado pelos colegiados de curso, conforme descrito no Título X.

6.1. Uma vez transcorridas mais de 25% das atividades acadêmicas, caberá análise do Colegiado de Curso quanto ao ingresso do estudante no período acadêmico da chamada ou em períodos acadêmicos subsequentes.

6.1.1. Para a situação mencionada no subitem 6.1, se o Colegiado de Curso constatar que não haverá possibilidade de ingresso no período acadêmico em que houve a chamada, poderá indicar trancamento da matrícula do estudante, em caráter especial, reservando a garantia de sua vaga para o início dos estudos em período subsequente.

II – DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO

7. Poderão participar deste Processo Seletivo somente os candidatos que:

1 Termo de cooperação técnica celebrado entre a União, representada pelo Ministério da Educação – MEC, e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com vistas à implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR.

2 A revalidação de diploma de graduação expedido por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior é regulamentada pela RESOLUÇÃO Nº 3, DE 22 DE JUNHO DE 2016.

(2)

2 I. Possuam diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC ou revalidado pelo órgão competente no Brasil;

II. Possuam histórico escolar do curso de graduação concluído.

7.1. Candidatos que tenham concluído mais de um curso de graduação poderão se inscrever neste certame com o histórico escolar de apenas um curso.

8. Para as vagas dos cursos de Música/Bacharelado e Música/Licenciatura, o candidato deverá preencher os requisitos previstos no Título II e possuir a Certificação de Habilidade Específica.

8.1. Somente os candidatos possuidores de Certificação de Habilidade Específica em Música, expedida por esta instituição ou emitida por conservatórios e/ou outras escolas de música devidamente reconhecidas, poderão pleitear vaga para os cursos de Música/Bacharelado e Música/Licenciatura.

8.2. A Universidade Federal de Mato Grosso realiza regularmente Teste de Habilidade Específica, com validade de dois anos, para os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, sendo dois testes por ano, de acordo com normativa vigente. O Edital do Proce sso de Certificação de Habilidade Específica em música pode ser acessado pelo endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

III – DAS INSCRIÇÕES

9. As inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Graduado, regulamentado por este Edital, serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

9.1. Não serão aceitas inscrições via fax, via correio eletrônico, via processo, via postal ou fora do prazo, nem será aceita inscrição condicional.

10. O formulário eletrônico de inscrição ficará disponível para os candidatos do dia 08 de setembro de 2021 até 23 horas e 59 minutos do dia 10 de setembro de 2021, observado o horário oficial da Capital do estado de Mato Grosso.

11. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas informações até a data prevista no item 10.

12. Para fins do disposto no item 11, a classificação no Processo Seletivo ocorrerá com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

12.1. Não será permitida a alteração ou inserção de dados adicionais ao formulário de inscrição após o término do prazo previsto no item 10, em hipótese nenhuma.

13. O sistema emitirá comprovante de inscrição com código de autenticidade e possibilidade de gerar segunda via, se necessário.

14. O comprovante de inscrição deverá ser enviado juntamente com os demais documentos listados no Título VIII deste Edital.

15. As inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Graduado, de que trata este Edital, serão gratuitas, não sendo cobradas taxas de qualquer natureza; nem pessoa alguma poderá, em nome da UFMT, receber qualquer valor a esse título.

(3)

3 16. O candidato deve certificar-se de que preenche todos os requisitos previstos para concorrer à vaga pretendida, bem como certificar-se de que, no ato da pré-matrícula on-line, terá a documentação exigida, conforme disposto no Título VIII deste Edital.

17. Para proceder à inscrição on-line, o candidato deverá ter em mão:

a. Histórico Escolar, ou documento equivalente, em que conste: nome de todos os componentes curriculares/disciplinas cursados e registrados, notas atribuídas (aprovadas e reprovadas), legenda de símbolos e abreviações que constem do documento;

b. Documentos pessoais (RG e CPF);

c. Possuir endereço eletrônico (e-mail) válido.

18. De posse da documentação disposta no item 17, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos:

I. Acessar, no período de 08 a 10 de setembro de 2021, o endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

II. Preencher todas as informações solicitadas no formulário eletrônico de inscrição. Atenção: no que se refere aos componentes curriculares/disciplinas e suas respectivas notas, o candidato deverá informar, em campo específico, somente o que estiver registrado no histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (IES) em que concluiu a graduação.

III. Imprimir/salvar em formato .pdf o comprovante de inscrição.

18.1. No campo do formulário eletrônico destinado ao registro do nome de cada componente curricular/disciplina cursado, o candidato deverá informar, de acordo com o seu histórico escolar, a nota e a opção correspondente:

• Aprovado com nota

• Aprovado sem nota

• Reprovado com nota

• Reprovado sem nota

• Aproveitamento de estudos com nota

• Aproveitamento de estudos sem nota

18.1.1. Nos casos em que o histórico escolar da instituição na qual o candidato concluiu a graduação apresentar uma mesma disciplina com dois registros de resultado de avaliação, um de reprovação e outro de aprovação, deverão ser lançadas as duas ocorrências no formulário eletrônico.

18.2. Não havendo nota atribuída a algum componente curricular/disciplina no histórico escolar, o valor a ser registrado no formulário eletrônico de inscrição seguirá o disposto no subitem 23.3.

18.3. Os candidatos que possuem mais de um curso de graduação concluído deverão optar apenas por um curso e utilizar, no formulário eletrônico de inscrição, o histórico escolar do curso escolhido.

18.4. Somente serão válidos os componentes curriculares/disciplinas (como estágio, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso/TCC) que estiverem registrados no hist órico escolar oficial da IES em que o candidato concluiu o curso de graduação, declarado na inscrição.

18.5. Qualquer registro feito no formulário eletrônico de inscrição diferente do histórico escolar apresentado no período de pré-matrícula on-line (Título VIII) implicará a desclassificação do candidato.

(4)

4 19. O candidato é responsável pelos dados fornecidos no formulário eletrônico de inscrição, os quais serão verificados pela UFMT.

19.1. A Universidade Federal de Mato Grosso não se responsabilizará por inscrição via internet realizada ou alterada por meio de engenharia social, bem como por aquela não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a situação de sua inscrição on-line.

19.2. Durante o procedimento de inscrição, é de responsabilidade do candidato o preenchimento do formulário eletrônico (disponível em https://www.ufmt.br/unidade/ingresso), que deverá ser salvo em formato .pdf e entregue juntamente com os demais documentos previstos no Título VIII, item 47 deste Edital.

19.2.1. O candidato deve ficar atento às mensagens de notificação no momento de preencher cada campo do formulário eletrônico. A Universidade Federal de Mato Grosso não prestará orientação quanto ao preenchimento do formulário eletrônico, pois este dispõe de enunciados orientativos para preenchimento.

20. Qualquer informação ilícita fornecida no ato da inscrição que beneficie o candidato no processo de classificação acarretará o impedimento da efetivação da matrícula, sob pena das sanções legais previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro.

IV - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

21. Para efeito de classificação, serão considerados os seguintes critérios, na ordem de prioridade:

1º - cursos afins; maior coeficiente de nota.

2º - outros cursos (sem afinidade); maior coeficiente de nota.

22. Em caso de empate, prevalecerá o candidato com a maior idade cronológica.

23. Como Coeficiente de Nota (CN) compreende-se a somatória das notas obtidas (com aprovação, reprovação ou notas atribuídas no aproveitamento de estudos), dividida pelo número total de componentes curriculares/disciplinas cursados e registrados no histórico escolar (média aritmética simples). O resultado dessa divisão será considerado a média aritmética das notas:

Ᾱ = Σ notas ɳ Ᾱ: Média

Σ notas: Somatório das notas

ɳ: total dos componentes curriculares/disciplinas

23.1. O Coeficiente de Nota (CN) calculado neste Processo Seletivo não é o mesmo coeficiente de rendimento que consta no histórico escolar ou documento equivalente.

23.2. Nos casos em que o documento comprobatório (histórico escolar) das disciplinas cursadas na IES em que o candidato concluiu o curso de graduação, declarado no formulário de inscrição

(5)

5 eletrônico, apresentar forma de aferição do resultado diferente de uma escala numérica (zero a dez ou zero a cem), o candidato deverá providenciar:

a) Comprovante com a equivalência entre a aferição adotada pela IES em que concluiu o curso para o formato numérico, caso não conste do histórico escolar.

b) O comprovante deverá conter a assinatura e o carimbo do responsável da IES em que concluiu o curso, devendo ser apresentado posteriormente, no ato da pré -matrícula on-line, em caso de convocação.

23.3. Em casos de impossibilidade de comprovação da equivalência para uma escala numérica, da aferição adotada pela IES em que o candidato concluiu a graduação, o sistema atribuirá automaticamente nota 5,0 (cinco) para os componentes curriculares/disciplinas com aprovação e nota zero para os componentes curriculares/disciplinas com reprovação.

23.3.1. A atribuição automática de notas, mencionada no subitem 23.3, caberá também para os casos em que os componentes curriculares/disciplinas não apresentarem nota (aprovado sem nota, reprovado sem nota, aproveitamento de estudos sem nota).

23.4. Nos casos em que os resultados dos componentes curriculares/disciplinas forem no formato de conceitos (A, B, C, D, E) e o candidato não obtiver comprovante da IES em que concluiu o curso de graduação, declarado no formulário de inscrição eletrônico, conforme inciso “a” do subitem 23.2, o sistema realizará o cálculo da seguinte forma:

Exemplo:

Conceito Faixa de nota correspondente A Entre 9,0 e 10,0

O candidato deverá inserir, no campo específico do formulário eletrônico, a faixa de nota correspondente ao conceito. No exemplo acima, o comprovante indica conceito A, que corresponde à faixa de nota entre 9,0 e 10,0.

Desta forma, ao inserir a faixa numérica de nota correspondente ao conceito, o sistema calculará por média aritmética simples. No exemplo dado:

9,0 + 10,0 = 19 ÷ 2 = 9,5

24. Caso seja verificado que o candidato omitiu ou inseriu informações inverídicas que venham a beneficiá-lo ilicitamente no processo de classificação, o candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

25. Nos cursos cujo número de candidatos inscritos for igual ou menor que o número de vagas ofertadas, prevalecerá como critério de seleção e classificação a entrega da documentação descrita no Título VIII.

V – DAS ETAPAS DO RESULTADO

26. As publicações da Relação de Inscritos (RI) e do Resultado da Classificação Geral (RG) serão divulgadas no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, conforme os prazos estabelecidos no Título XI – Cronograma.

27. A Coordenação de Administração Escolar - CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar - SREs/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande e Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da

(6)

6 Universidade Federal de Rondonópolis - SRE/UFR, através do endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, convocarão os candidatos para o período de pré-matrícula on- line (Título VIII), dentro do limite de vagas, respeitados os prazos previstos neste Edital.

28. A Coordenação de Administração Escolar - CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar - SREs/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande e Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis - SRE/UFR publicarão o resultado da conferência dos documentos (pré-matrícula on-line) e o resultado final dos candidatos com matrícula deferida no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

29. Não havendo preenchimento das vagas ofertadas na primeira chamada, serão convocados os candidatos subsequentes na ordem de classificação em segunda, e última, chamada.

VI - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

30. Caberá recurso contra as seguintes etapas do Processo Seletivo:

1º - Contra este Edital;

2º - Resultado da Relação de Inscritos (RI) e Resultado da Classificação Geral (RG);

3º - Resultado dos indeferimentos na pré-matrícula on-line.

31. Em qualquer uma das etapas previstas no item 30, o recurso deverá ser interposto pelo próprio candidato, ou por procurador/representante legalmente constituído, conforme datas definidas no cronograma deste Edital, Título XI.

31.1. Os recursos contra o Edital, contra o Resultado da Relação de Inscritos (RI) e contra o Resultado da Classificação Geral (RG) deverão ser interpostos por meio do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/snpKSdFTujEjmDuB6, dentro dos prazos previstos no Título XI - Cronograma deste Edital.

31.1.1. Os pareceres dos recursos interpostos contra o Edital, contra o Resultado da Relação de Inscritos (RI) e contra o Resultado da Classificação Geral (RG) serão disponibilizados individualmente, no e-mail informado pelo requerente.

31.1.2. Os recursos previstos nos incisos 1º e 2º do item 30 deverão conter argumentação lógica e consistente.

31.1.3. Os recursos previstos no inciso 2º do item 30 exigirão o envio do comprovante de inscrição em formato .pdf.

31.1.4. Não serão aceitos recursos sem fundamentação técnica ampla, que não guardem relação com a matéria em debate ou meramente protelatórios.

31.2. O recurso contra o Resultado dos indeferimentos na pré-matrícula on-line será interposto exclusivamente por meio eletrônico, no Sistema de Gestão de Ingresso (SGI) 2021, acessando o endereço https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, aba Admissão de Graduado.

31.2.1. Para interpor recurso contra o indeferimento de documentação encaminhada na pré- matrícula on-line, o candidato deverá:

• 1º passo: acessar o Sistema de Gestão de Ingresso (SGI).

• 2º passo: tomar conhecimento do(s) parecer(es) de indeferimento. Para cada documento analisado, haverá um parecer específico. O candidato deverá se atentar a cada um dos pareceres, inclusive do bloco de documentos.

(7)

7 32. Será indeferido liminarmente o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente do estipulado nos itens 30 e 31 deste Edital.

33. Os recursos serão respondidos nos prazos previstos no Título XI - Cronograma.

34. Os resultados dos recursos interpostos serão divulgados no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

35. Não caberá recurso da decisão do parecer a qualquer instância superior na esfera administrativa.

36. As alterações da classificação geral ou das matrículas deferidas, caso ocorram, serão divulgadas no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

VII - DAS ETAPAS PARA A MATRÍCULA

37. O candidato participante do certame somente será considerado matriculado após cumprir todas as etapas que constituem o Processo Seletivo de Admissão de Graduado, a saber:

1º - Efetuar a inscrição eletrônica;

2º - Em caso de convocação, efetuar a pré-matricula on-line, de acordo com o Título VIII;

3º - Ter sua documentação deferida e o deferimento publicado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso;

4º - Ter matrícula institucional deferida, de acordo com o Título IX deste Edital;

5º - Cumprir os procedimentos de matrícula, conforme Título X deste Edital.

VIII - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A PRÉ-MATRÍCULA ON-LINE:

38. Os candidatos selecionados, em quaisquer das chamadas, para a pré -matrícula deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso (SGI).

38.1. O link de acesso para o SGI será divulgado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, aba Admissão de Graduado.

39. O candidato convocado para a pré-matrícula deverá proceder com o envio on-line da documentação exigida, no prazo estabelecido no Título XI – Cronograma.

40. É terminantemente proibido realizar a pré-matrícula fora do prazo estabelecido.

41. A UFMT não se responsabilizará por pré-matrícula realizada ou alterada por meio de engenharia social, bem como por aquela não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a situação de sua pré-matrícula.

42. Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis, com tamanho máximo de 5Mb cada documento.

43. Entende-se por boa qualidade o arquivo que esteja dentro dos formatos permitidos e que possibilite a clara identificação das informações ali contidas.

44. Entende-se por informação legível o arquivo em que o documento digitalizado não possua cortes e rasuras e em que a integralidade das informações esteja nítida e sem sombras.

45. O candidato é inteiramente responsável pelas informações prestadas e pelo conteúdo dos arquivos anexados.

(8)

8 46. A CAE/UFMT, a SRE/UFR e as SREs dos campi poderão solicitar ao candidato selecionado para a pré- matrícula on-line que apresente a documentação original postada no Sistema de Gestão de Ingresso junto ao setor de matrícula.

47. Documentação exigida:

• Comprovante de inscrição on-line, salvo em formato .pdf;

• Diploma de graduação, devidamente registrado e autenticado pelo órgão competente. No caso de diploma obtido no exterior, é preciso que seja revalidado pelo órgão competente no Brasil;

• Histórico escolar de graduação de ensino superior da instituição de origem;

• Certificado de Habilidades Específicas (para candidatos aos cursos de Música, licenciatura e bacharelado);

• Documento institucional com a respectiva equivalência numérica para os casos em que o h istórico escolar tenha aferição de média diferente de escala numérica (zero a dez ou zero a cem), caso não conste do histórico escolar ou documento equivalente;

• Registro Geral de Identidade - RG;

• Cadastro de Pessoa Física - CPF;

• Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;

• Título de eleitor e prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos;

• Comprovante de endereço.

48. Sem prejuízo aos itens listados no item 47, com exceção do Registro Geral de Identidade - RG, da prova de quitação com o serviço militar, do título de eleitor e da prova de quitação eleitoral, em caso de candidato estrangeiro que tenha concluído curso de graduação em Instituição de Ensino Superior Brasileira ou em Instituição de Ensino Superior Estrangeira, com diploma devidamente revalidado pelo órgão competente no Brasil, o candidato deverá apresentar, caso convocado, os documentos relacionados abaixo:

• Passaporte com cópias simples das páginas de identificação, do visto, do carimbo de entrada e do carimbo de registro;

• Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou consulado do Brasil da certidão de nascimento, caso não conste a filiação na página de identificação do passaporte;

• Comprovante de situação cadastral do CPF (Cadastro de Pessoa Física);

• Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou protocolo de solicitação;

• Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou consulado do Brasil do Diploma de Graduação, em caso de cursos de graduação concluídos em IES estrangeiras;

• Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou consulado do Brasil do Histórico Escolar de Graduação, ou documento equivalente, em caso de cursos de graduação concluídos em IES estrangeiras;

• Comprovante de revalidação de Diploma de graduação por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação, em caso de cursos de graduação concluídos em IES estrangeiras.

(9)

9 48.1. A documentação expedida em outro país deverá ser traduzida para o Português e conter o visto do Consulado Brasileiro do país que a expediu, sendo a tradução dispensada para as línguas espanhola, francesa e inglesa, conforme Resolução CNE/CES n.º 03/2016.

49. A não apresentação, por parte do candidato, de qualquer documento exigido para a pré-matrícula on- line, como descrita no Título VIII, implicará a perda da vaga para a qual foi selecionado.

49.1. Não será recebida documentação via e-mail, via processo, via postal ou fora do prazo.

50. O candidato convocado para a pré-matrícula on-line que, por qualquer motivo, não enviar digitalmente a documentação nos prazos estipulados no Título XI - Cronograma, perderá o direito à vaga.

51. Serão realizadas no máximo duas chamadas para a entrega de documentos on-line, respeitando o limite de vagas e a ordem de classificação dos candidatos. As chamadas serão divulgadas pela Coordenação de Administração Escolar - CAE/UFMT (Campus Cuiabá), pelas Supervisões de Registro Escolar - SREs/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande e Araguaia) e pela Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis - SRE/UFR, no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

IX – DO DEFERIMENTO DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL

52. A cada chamada, a Coordenação de Administração Escolar - CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar - SREs/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande e Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis – SRE/UFR publicarão a Relação das Matrículas Deferidas (RMD), após a conferência das informações prestadas no ato da inscrição eletrônica e da pré- matrícula on-line (documentação exigida no Título VIII).

53. A publicação do Resultado das Matrículas Deferidas (RMD) será divulgada conforme Título XI - Cronograma, no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

54. Para efeito deste Edital, entende-se como matricula institucional o vínculo acadêmico do aluno com a UFMT.

54.1. A matrícula institucional não vincula disciplinas específicas, sendo este procedimento executado em momento posterior à pré-matrícula on-line, a partir de orientações recebidas pela Coordenação do Curso de aprovação, conforme Título X.

X - DO PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS

55. Os candidatos aprovados (com matrícula deferida) deverão verificar com a coordenação do curso de aprovação quais são os procedimentos para a matrícula nos componentes curriculares/disciplinas ofertados.

56. No prazo máximo de 30 dias úteis a partir da publicação do Resultado Final: candidatos com matrículas deferidas (RMD) de cada chamada, o candidato aprovado deverá pleitear, junto à coordenação de seu curso de aprovação, a solicitação do aproveitamento de componentes curriculares/disciplinas, formalizada via Sistema Eletrônico de Informações/SEI, acessado no site da UFMT (https://www.ufmt.br) > Serviços > Sei > SEI - Usuário externo, opção Aproveitamento de Estudos, com os seguintes documentos atualizados:

a) Histórico escolar de graduado, fornecido pela IES de origem;

(10)

10 b) Programas das disciplinas cursadas com carga horária e respectivas ementas do curso da IES de origem.

56.1. O candidato que solicitar o aproveitamento deverá acompanhar o resultado da análise do pedido com a coordenação do curso ofertante da vaga.

56.2. Caberá ao Colegiado de Curso a análise da documentação complementar exigida para o aproveitamento de estudos.

57. O candidato que, após matriculado em componentes curriculares/disciplinas, não comparecer no primeiro período letivo, terá sua matrícula automaticamente cancelada.

XI – CRONOGRAMA

PRIMEIRA CHAMADA DATAS

Publicação do Edital 30 de agosto de 2021

Recurso ao edital 31 de agosto a 01 de

setembro de 2021

Resultado do recurso ao edital 03 de setembro de 2021

Período de inscrição on-line 08 a 10 de setembro de 2021

Relação de Inscritos (RI) e Resultado da Classificação Geral (RG) 13 de setembro de 2021

Recurso a RI e RG 13 a 14 de setembro de 2021

Publicação de resultado do recurso (RI e RG) 17 de setembro de 2021 Nova classificação geral e convocatória para entrega de documentação 20 de setembro de 2021 Período de pré-matrícula on-line no Sistema de Gestão de Ingresso/SGI

relativo à 1ª chamada

21 a 23 de setembro de 2021 Publicação do Resultado dos deferidos e indeferidos 29 de setembro de 2021 Prazo para recurso dos indeferimentos 30 de setembro a 03 de

outubro de 2021 Resultado da análise dos recursos referentes aos indeferimentos 06 de outubro de 2021 Publicação do Resultado final: candidatos com matrículas deferidas

(RMD)

07 de outubro de 2021 Prazo para solicitação de aproveitamento de estudos No máximo 30 dias úteis a

partir da publicação do Resultado Final de cada chamada, conforme item 56 deste Edital.

(11)

11 XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

58. Todos os eventos relativos à segunda chamada serão publicados da mesma forma que a primeira, em cronograma específico, a ser divulgado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, preservando-se a mesma normativa.

58.1. A publicação da lista de convocados da segunda chamada é de responsabilidade da Coordenação de Administração Escolar (CAE/STI), quando se tratar dos cursos ofertantes de vagas do Campus Cuiabá; das Supervisões de Registro Escolar (SREs) para os cursos ofertantes de vagas dos campi Araguaia, Sinop e Várzea Grande e da Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis (SRE/UFR), para os cursos ofertantes de vagas da UFR.

59. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o presente Processo Seletivo, bem como os documentos exigidos para a matrícula.

60. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as atualizações e comunicados deste Processo Seletivo, por meio do endereço https://www.ufmt.br/unidade/ingresso.

61. A constatação de qualquer tipo de fraude na inscrição ou nos documentos apresentados submete o candidato à perda da vaga e às penalidades legais previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro, em qualquer época, mesmo após a matrícula.

62. O candidato deverá estar ciente de que os cursos de graduação da UFMT poderão oferecer atividades práticas e de estágio em turnos diversificados de funcionamento do curso.

63. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/PROEG divulgará, sempre que necessário, no site da UFMT https://www.ufmt.br/unidade/ingresso, editais complementares, retificações e comunicados referentes ao Processo Seletivo regido por este Edital Complementar nº 01/2021 PROEG/UFMT ao Edital nº 024/2021 PROEG/UFMT.

64. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Exte nsão (CONSEPE), após parecer técnico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/PROEG e análise da Câmara Técnica de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

65. Fazem parte deste Edital:

• Anexo I: Relação de cursos ofertantes de vagas;

• Anexo II: Quadro de cursos afins.

Cuiabá-MT, 30 de agosto de 2021.

Adelmo Carvalho da Silva Pró-Reitor de Ensino de Graduação

PROEG/UFMT

(12)

12

CURSOS CAMPUS CUIABÁ VAGAS TURNO

AGRONOMIA - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(vespertino e noturno) CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS -

BACHARELADO

9 NOTURNO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA 5 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - BACHARELADO 6 MATUTINO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - BACHARELADO 2 NOTURNO

CIÊNCIAS SOCIAIS - BACHARELADO 8 NOTURNO

CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA 4 NOTURNO

CINEMA E AUDIOVISUAL - BACHARELADO 3 MATUTINO

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO 1 MATUTINO

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA 4 MATUTINO

ENGENHARIA ELÉTRICA - BACHARELADO 12 INTEGRAL

(matutino, vespertino e noturno)

ENGENHARIA FLORESTAL - BACHARELADO 6 INTEGRAL

(matutino e vespertino) ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL -

BACHARELADO

5 INTEGRAL

(matutino, vespertino e noturno)

ESTATÍSTICA - BACHARELADO 6 NOTURNO

FILOSOFIA - BACHARELADO 7 NOTURNO

FILOSOFIA - LICENCIATURA 8 INTEGRAL

(vespertino e noturno)

FÍSICA - BACHARELADO 18 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

FÍSICA - LICENCIATURA 12 MATUTINO

GEOGRAFIA - BACHARELADO 5 MATUTINO

GEOGRAFIA - LICENCIATURA 6 NOTURNO

(13)

13 LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS -

LICENCIATURA

2 MATUTINO

LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL E

RESPECTIVAS LITERATURAS - LICENCIATURA

2 MATUTINO

LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS - LICENCIATURA

4 NOTURNO

LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS - LICENCIATURA 2 NOTURNO

MATEMÁTICA - LICENCIATURA 14 INTEGRAL

(vespertino e noturno)

MEDICINA - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

MÚSICA - CANTO - BACHARELADO 3 VESPERTINO

MÚSICA - CLARINETE - BACHARELADO 4 VESPERTINO

MÚSICA - COMPOSIÇÃO - BACHARELADO 2 VESPERTINO

MÚSICA - LICENCIATURA 30 VESPERTINO

MÚSICA - REGÊNCIA - BACHARELADO 4 VESPERTINO

MÚSICA - VIOLÃO - BACHARELADO 3 VESPERTINO

MÚSICA - VIOLINO - BACHARELADO 3 VESPERTINO

NUTRIÇÃO - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

PEDAGOGIA - LICENCIATURA 2 MATUTINO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA 4 VESPERTINO

QUÍMICA - BACHARELADO 23 INTEGRAL

(vespertino e noturno)

QUÍMICA - LICENCIATURA 22 INTEGRAL

(vespertino e noturno)

SAÚDE COLETIVA - BACHARELADO 9 NOTURNO

SERVIÇO SOCIAL - BACHARELADO 7 MATUTINO

ZOOTECNIA - BACHARELADO 8 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

TOTAL 313

(14)

14 (matutino e vespertino)

ENGENHARIA DE TRANSPORTES - BACHARELADO

27 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

ENGENHARIA QUÍMICA - BACHARELADO 24 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

TOTAL 88

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA)

CURSOS CAMPUS ARAGUAIA VAGAS TURNO

BIOMEDICINA - BACHARELADO 20 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO 9 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

ENGENHARIA CIVIL - BACHARELADO 12 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

GEOGRAFIA - LICENCIATURA 18 NOTURNO

JORNALISMO - BACHARELADO 27 NOTURNO

LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - LICENCIATURA

16 NOTURNO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA 12 NOTURNO

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA 9 MATUTINO

ENFERMAGEM - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(matutino e vespertino) ENGENHARIA DE ALIMENTOS - BACHARELADO 18 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

FARMÁCIA - BACHARELADO 15 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

FÍSICA - LICENCIATURA 28 NOTURNO

MATEMÁTICA - LICENCIATURA 20 NOTURNO

QUÍMICA - LICENCIATURA 24 NOTURNO

TOTAL 229

(15)

15 LICENCIATURA

CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - MATEMÁTICA - LICENCIATURA

41 NOTURNO

CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - QUÍMICA - LICENCIATURA

34 NOTURNO

ENFERMAGEM - BACHARELADO 10 INTEGRAL

(matutino e vespertino) ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL -

BACHARELADO

32 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

ENGENHARIA FLORESTAL - BACHARELADO 55 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

FARMÁCIA - BACHARELADO 48 INTEGRAL

(vespertino e noturno)

ZOOTECNIA - BACHARELADO 38 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

TOTAL 329

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR3

CURSOS UFR VAGAS TURNO

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO 29 MATUTINO

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO 22 NOTURNO

BIBLIOTECONOMIA - BACHARELADO 29 NOTURNO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO 10 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA 9 NOTURNO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO 16 MATUTINO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO 6 NOTURNO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - BACHARELADO 24 NOTURNO

ENFERMAGEM - BACHARELADO 6 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

3 De acordo com o termo de cooperação técnica celebrado entre a União, representada pelo Ministério da Educação – MEC, e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com vistas à implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, a UFMT auxilia na promoção do ensino, pesquisa e extensão e na viabilização do planejamento institucional e organização da estrutura acadêmica da UFR.

(16)

16 (Curso alternante. Um ano

matutino, no outro ano noturno) LETRAS - LÍNGUA E LITERATURAS DE LÍNGUA

INGLESA - LICENCIATURA

17 VESPERTINO

(Curso alternante. Um ano matutino, no outro ano

vespertino) LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA -

LICENCIATURA

21 MATUTINO

(Curso alternante. Um ano matutino, no outro ano

vespertino)

MATEMÁTICA - LICENCIATURA 12 NOTURNO

MATEMÁTICA - LICENCIATURA 13 VESPERTINO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA 23 VESPERTINO

(Curso alternante. Um ano matutino, no outro ano

vespertino)

PSICOLOGIA - BACHARELADO 1 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO 28 NOTURNO

ZOOTECNIA - BACHARELADO 13 INTEGRAL

(matutino e vespertino)

TOTAL 402

(17)

17 Administração -

Bacharelado

Geografia; História; Direito; Ciências Políticas; Secretariado Executivo; Turismo;

Administração Pública; Sistemas de Informação; Engenharia de Produção.

Licenciaturas em: Geografia; Ciências Sociais; História.

Tecnologias em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública;

Logística; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais; Secretariado;

Turismo.

Agronomia - Bacharelado

Bacharelados em: Ciências Agrícolas; Ciências Biológicas; Engenharia Agrária;

Engenharia Agrícola Ambiental; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental;

Engenharia Florestal; Engenharia de Horticultura; Biologia; Agroecologia; Zootecnia;

Farmácia e Bioquímica; Geografia; Medicina Veterinária; Geologia; Administração;

Ciência e Tecnologia em Laticínios; Engenharia Civil; Arquitetura.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Biologia; Ciências Agrárias; Ciências Naturais e Matemática; Geografia; Ciências Agrárias.

Tecnologias em: Agroecologia; Agronegócio; Aquicultura; Cafeicultura;

Horticultura; Irrigação e Drenagem; Produção de Grãos; Produção de Sementes;

Produção Pesqueira; Rochas Ornamentais; Silvicultura; Agricultura Sustentável;

Alimentos; Zootecnia.

Biblioteconomia - Bacharelado

Bacharelados em: Direito; Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas;

Arquitetura e Urbanismo; Gestão da Informação; Arquivologia; Museologia;

Arqueologia; Comunicação Social; Moda; Economia Doméstica; Turismo; Hotelaria;

Serviço Social; Relações Públicas; Letras (todas as habilitações); Psicologia; Filosofia;

Ciências Sociais; Geografia; História; Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Ciência da Computação.

Licenciaturas em: todas as licenciaturas.

Tecnologias em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública;

Logística; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais; Secretariado;

Eventos; Gestão de Turismo; Hotelaria; Sistemas de Informação; Ciência da Computação.

Biomedicina - Bacharelado

Bacharelados em: Farmácia; Educação Física; Enfermagem; Psicologia; Zootecnia;

Ciências Biológicas; Nutrição; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária;

Odontologia; Terapia Ocupacional; Fisioterapia.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Educação Física.

Tecnologias em: Radiologia; Alimentos; Estética.

Ciência da Computação - Bacharelado

Bacharelados em: Matemática; Física; Física Computacional; Estatística;

Engenharias; Química; Informática; Sistemas de Informação; Processamento de Dados.

Licenciaturas em: Matemática; Física; Química; Computação.

Tecnologias em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Banco de Dados;

Geoprocessamento; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Telecomunicações; Jogos Digitais; Redes de Computadores; Redes de

(18)

18 Ciência e

Tecnologia de Alimentos - Bacharelado

Bacharelados em: Agronomia; Biomedicina; Medicina Veterinária; Nutrição;

Zootecnia; Engenharia de Alimentos; Ciência de Alimentos; Ciência dos Alimentos;

Laticínios; Farmácia; Bioquímica; Enologia; Química; Química de Alimentos; Química Industrial de Alimentos; Enologia.

Licenciaturas em: Química; Educação Física; Ciências Biológicas.

Tecnologias em: Gastronomia; Agroindústria; Alimentos; Laticínios; Processamento de Carnes; Produção de Cachaça; Viticultura e Enologia.

Ciências Biológicas - Bacharelado

Bacharelados em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem;

Engenharia Ambiental; Nutrição; Zootecnia; Farmácia; Fisioterapia; Medicina;

Medicina Veterinária; Engenharia Florestal; Farmacologia; Bioquímica; Odontologia;

Química; Física; Ecologia; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Sanitária;

Fonoaudiologia; Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Biotecnologia;

Terapia Ocupacional; Gestão Ambiental; Psicologia; Tecnologia Ambiental.

Licenciaturas em: Biologia Geral; Biologia Marinha; Zoologia; Fisiologia; Genética;

Imunologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Educação Física; Geografia;

Química; Física; Ciências da Natureza.

Tecnologias em: Biofísica; Terapia Ocupacional; Oceanografia; Tecnologia Ambiental; Tecnologia em Ciências Biológicas.

Ciências Biológicas - Licenciatura

Bacharelados em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem;

Engenharia Ambiental; Nutrição; Zootecnia; Farmácia; Fisioterapia; Medicina;

Medicina Veterinária; Engenharia Florestal; Farmacologia; Bioquímica; Odontologia;

Química; Física; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Sanitária;

Fonoaudiologia; Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Biotecnologia.

Licenciaturas em: Biologia Geral; Biologia Marinha; Zoologia; Fisiologia; Genética;

Imunologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Educação Física; Geografia;

Química; Física; Ciências da Natureza.

Tecnologias em: Biofísica; Oceanografia; Terapia Ocupacional.

Ciências Contábeis - Bacharelado

Bacharelados em: Administração; Economia; Ciências Sociais; Geografia; História;

Direito; Ciências Políticas; Secretariado Executivo; Turismo; Engenharia de Produção.

Licenciaturas em: Geografia; Ciências Sociais; História.

Tecnologias em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão Pública; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Logística; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais;

Secretariado.

Ciências Econômicas - Bacharelado

Bacharelados em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Geografia;

História; Direito; Ciências Políticas; Engenharia de Produção; Estatística;

Matemática; Engenharia Agronômica; Turismo.

Licenciaturas em: Matemática; História; Geografia; Ciências Sociais.

Tecnologias em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Pública;

(19)

19 Ciências Naturais

e Matemática Hab. em Física - Licenciatura Plena

Sociais; Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia;

Agronomia; Astronomia; Biomedicina; Enfermagem; Estatística; Geologia;

Odontologia; Pedagogia.

Licenciaturas em: Física; Matemática; Biologia; Química; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Ciências; Pedagogia; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Física; Processos Escolares.

Ciências Naturais e Matemática Hab. em Matemática - Licenciatura

Bacharelados em: Matemática; Física; Biologia; Química; Ciências Naturais;

Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia; Economia;

Estatística; Ciências Contábeis; Ciência da Computação.

Licenciaturas em: Matemática; Física; Química; Biologia; Ciências Naturais; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Matemática; Processos Escolares.

Ciências Naturais e Matemática Hab. em Química - Licenciatura

Bacharelados em: Matemática; Física; Biologia; Química; Ciências Naturais;

Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia; Geologia;

Ciência e Tecnologia de Alimentos; Biomedicina; Nutrição; Agronomia.

Licenciaturas em: Química; Matemática; Física; Biologia; Ciências Naturais; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Química; Processos Escolares, Tecnologia Ambiental; Tecnologia Química.

Ciências Sociais - Bacharelado

Bacharelados em: Direito; Filosofia; Sociologia; Antropologia; História; Geografia;

Ciência Política; Psicologia; Pedagogia; Relações Internacionais; Serviço Social;

Comunicação Social; Economia; Museologia; Teologia; cursos de graduação na área de Ciências Humanas.

Licenciaturas em: Ciências Sociais; Filosofia; Sociologia; Antropologia; História;

Geografia; Ciência Política; Pedagogia; Licenciaturas na área de Ciências Humanas.

Tecnologias em: Segurança no Trabalho; Segurança no Trânsito; Segurança Pública;

Serviços Penais.

Ciências Sociais – Licenciatura

Bacharelados em: Direito; Letras; Artes; Filosofia; Antropologia; Sociologia; História;

Geografia; Ciência Política; Psicologia; Pedagogia; Relações Internacionais; Serviço Social; Comunicação Social; Economia; cursos de graduação na área de Ciências Humanas.

Licenciaturas em: Filosofia; Geografia; Artes; Letras; Sociologia; Antropologia;

História; Ciência Política; Pedagogia; Licenciaturas na área de Ciências Humanas.

Cinema e Audiovisual - Bacharelado

Bacharelados em: Comunicação Social - Rádio e TV; Comunicação Social - Radialismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Comunicação Social - Jornalismo; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Radialismo; Rádio e TV; Cinema e Vídeo; Rádio, TV e Internet; Imagem e Som.

Licenciaturas em: Artes cênicas; Artes/Cinema; Animação.

Tecnologias em: Rádio e TV, Fotografia, Produção Audiovisual; Produção Multimídia; Animação.

(20)

20 Educação Física -

Licenciatura

Atividade Física; Bacharel em Esportes; Psicologia; Educação Física.

Licenciaturas em: Letras; Matemática; Biologia; Química; Física; Geografia;

Pedagogia.

Tecnologias em: Educação Física; Gestão Esportiva e de Lazer.

Enfermagem - Bacharelado

Bacharelados em: Biomedicina; Educação Física; Farmácia; Fisioterapia;

Fonoaudiologia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Saúde Coletiva; Terapia Ocupacional; Obstetrícia; Psicologia; Biologia; Ciências Biológicas.

Licenciaturas em: Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Farmácia; Nutrição;

Biologia; Ciências Biológicas; Psicologia.

Tecnologias em: Gestão Hospitalar; Oftálmica; Radiologia; Sistemas Biomédicos;

Enfermagem.

Engenharia Agrícola e Ambiental - Bacharelado

Bacharelados em: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Biologia; Física;

Matemática; Química; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental; Engenharia Sanitária; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura;

Agrimensura; Engenharia Florestal; Agronomia; Zootecnia; Engenharia Química;

Engenharia de Produção; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia de Materiais;

Meteorologia.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Matemática; Física; Licenciatura Plena em Ciências Agrárias.

Tecnologias em: Agroecologia; Agronegócio; Aquicultura; Cafeicultura;

Horticultura; Irrigação e Drenagem; Produção de Grãos; Produção Pesqueira;

Rochas Ornamentais; Silvicultura; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental;

Processos Ambientais; Tecnologia Ambiental; Biocombustíveis; Controle de Obras;

Construção Civil; Edificações; Agroindústria; Alimentos; Hidráulica e Saneamento Ambiental; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Estradas; Geoprocessamento;

Saneamento Ambiental; Agrimensura; Sistemas de Energia; Mecânica de Precisão;

Obras Hidráulicas.

Engenharia Civil - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharia Sanitária; Engenharia de Transportes; Engenharia de Minas; Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Engenharia Química; Engenharia Nuclear; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Engenharia Naval e Oceânica; Engenharia Aeroespacial; Engenharia Elétrica; Engenharia Biomédica;

Arquitetura e Urbanismo; todos os cursos da grande área das engenharias conforme tabela do CNPq.

Tecnologias em: Edificações, Construção Civil; Estruturas; Saneamento;

Transportes; Recursos Hídricos; Geotecnia.

Engenharia de Alimentos - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharias; Química; Química Industrial; Química de Alimentos;

Química Industrial de Alimentos; Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos;

Nutrição; Farmácia; Farmácia e Bioquímica; Física; Matemática; Biologia; Ciência e Tecnologia; Laticínios.

Licenciaturas em: Química; Física; Matemática; Biologia.

(21)

21 Automação -

Bacharelado

Engenharia de Minas; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Florestal;

Engenharia de Alimentos; Engenharia Agrícola e Ambiental.

Engenharia de Minas - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharias; Geologia; Ciência da Computação; Física;

Matemática; Estatística; Química, Arquitetura e Urbanismo; Agronomia; Sistemas de Informação; Ciência da Computação; Ciências Econômicas.

Tecnologias em: Gestão Ambiental; Produção Industrial; Processos Metalúrgicos;

Estradas; Controle de Obras; Mineração.

Engenharia de Transportes – Bacharelado

Bacharelados em: Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Química; Engenharia da Computação; Engenharia de Minas; Ciência da Computação; Arquitetura e Urbanismo; Física; Estatística; Agronomia.

Licenciaturas em: Matemática; Física.

Engenharia Elétrica - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharias; Matemática; Física; Química; Geologia; Ciência da Computação.

Engenharia Florestal - Bacharelado

Bacharelados em: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Biologia; Engenharia Industrial Madeireira; Ciências Biológicas.

Licenciaturas em: Biologia; Ciências Biológicas.

Tecnologias em: Silvicultura; Celulose; Papel.

Engenharia Mecânica - Bacharelado

Bacharelados em: todas as Engenharias.

Engenharia Química - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Minas; Ciência da Computação; Física; Matemática; Estatística; Química.

Engenharia Sanitária e Ambiental - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharia Civil; Engenharia Química; Engenharia de Minas;

Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção; Engenharia Nuclear; Engenharia Mecatrônica e Robótica; Engenharia de Transporte; Engenharia Naval e Oceânica; Engenharia Aeroespacial; Engenharia Aeronáutica; Engenharia Têxtil; Engenharia Cartográfica e Agrimensura; Engenharia Ambiental; Engenharia Sanitária; Engenharia Hídrica.

Licenciaturas em: Química; Física; Matemática; Ciências Biológicas.

Tecnologias em: Obras Hidráulicas; Gestão Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos;

Resíduos Sólidos; Saneamento Ambiental.

Estatística - Bacharelado

Bacharelados em: Física; Química; Matemática; Ciências Atuariais; Sistemas de Informação; Ciência da Computação; Ciências Econômicas; Engenharias.

Licenciaturas em: Ciências Naturais e Matemática; Matemática; Física; Química.

Tecnologias em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores;

Processamento de Dados; Análise de Sistemas; Tecnologia da Informação.

(22)

22 Filosofia -

Bacharelado

Bacharelados em: Antropologia; Direito; Educação Física; Geografia; História;

Letras; Matemática; Psicologia; Serviço Social; Sociologia.

Licenciaturas em: Filosofia; Educação Física; Geografia; História; Letras;

Matemática; Sociologia; Ciências Sociais.

Filosofia - Licenciatura

Bacharelados em: Filosofia; Antropologia; Direito; Educação Física; Geografia;

História; Letras; Matemática; Psicologia; Serviço Social; Sociologia.

Licenciaturas em: Educação Física; Geografia; História; Letras; Matemática;

Sociologia; Ciências Sociais.

Física - Bacharelado

Bacharelados em: Matemática; Química; Ciência da Computação; Informática;

Agronomia; Engenharias; Sistemas de Informação.

Licenciaturas em: Física; Matemática; Ciências Naturais e Matemática.

Física - Licenciatura

Bacharelados em: Física; Matemática; Química; Ciências Naturais; Computação;

Ciência da Computação; Informática; Agronomia; Engenharias; Sistemas de Informação.

Licenciaturas em: Ciências Naturais e Matemática; Matemática; Química;

Informática; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Física; Química; Processos Escolares.

Geografia - Bacharelado

Bacharelados em: Geologia; Agronomia; Ciências Sociais; História; Engenharia Florestal; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Agrícola e Ambiental;

Biologia; Ciências Biológicas; Turismo; Arquitetura e Urbanismo; Ecologia;

Engenharia de Minas; Meteorologia; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Cartográfica; Oceanografia; Agroecologia; Antropologia; Astronomia; Ciência Política; Demografia; Filosofia; Serviço Social.

Licenciaturas em: Geografia; Ciências Sociais; Biologia; Ciências Biológicas; Filosofia;

História.

Tecnologias em: Geoprocessamento; Fotointeligência; Gerenciamento de Tráfego Aéreo; Gestão e Manutenção Meteorológica; Meteorologia Aeronáutica; Gestão Ambiental.

(23)

23 Geografia -

Licenciatura

Terra ou Geociências; Geografia da Saúde; Administração Pública; Ciências Políticas;

Relações Internacionais; Serviço Social; Gestão de Agronegócio; Geofísica;

Oceanografia; Meteorologia Aeronáutica; Ecologia; Agroecologia; Antropologia;

Agronomia; Engenharia Agrícola e Ambiental; Pedagogia; Filosofia; Turismo;

Sociologia; Engenharia Urbana; todos os cursos das Ciências Humanas e Sociais.

Licenciaturas em: História; Ciências Biológicas; Filosofia; Sociologia; Turismo;

Ciências Sociais; Antropologia; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Gestão de Agronegócio; Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Gestão Ambiental; Mineração; Petróleo e Gás; Silvicultura; Saneamento Ambiental; Ciências da Natureza; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão de Resíduos Sólidos; Fotointeligência; Gerenciamento de Tráfego Aéreo; Gestão e Manutenção Meteorológica; Meteorologia Aeronáutica; Geografia; Processos Escolares.

Geologia - Bacharelado

Bacharelados em: Química; Física; Geografia; Engenharia de Minas; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Florestal; Agronomia.

Licenciaturas em: Geografia; Química; Física.

História - Licenciatura

Bacharelados em: História; Filosofia; Antropologia; Geografia; Sociologia; Ciências Sociais; Psicologia; Pedagogia, Ciência Política; Letras; Administração; Artes;

Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Economia;

Serviço Social; Turismo; Arquivologia; Educação Artística.

Licenciaturas em: Filosofia; Antropologia; Geografia; Sociologia; Ciências Sociais;

Psicologia; Pedagogia; Ciência Política; Letras; Educação Artística; Artes; Música;

outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Processos Escolares; Gestão de Recursos Humanos; Gestão da Tecnologia da Informação; Curso Superior de Tecnologia da Informação; Gestão Pública; Gestão Ambiental; Arquivologia; Biblioteconomia.

Jornalismo - Bacharelado

Bacharelados em: Serviço Social; Letras - Tradução; Tradução e Interpretação;

Biblioteconomia; Arquivologia; Museologia; Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV, Radialismo, Produção Editorial); Cinema e Vídeo; Comunicação Audiovisual; Educomunicação; Estudos de Mídia;

Comunicação Institucional; Comunicação Integrada; Ciências da Comunicação;

Comunicação Visual (Desenho Industrial); Design; Artes Cênicas; Arquitetura;

Ciência Política; Direito; Editoração; Música; Sociologia; Antropologia; Filosofia;

Economia; Arquitetura e Urbanismo; Teatro; Artes Visuais.

Licenciaturas em: Filosofia; História; Geografia; Sociologia; Música; Artes Visuais;

Letras.

Letras Libras - Licenciatura

Bacharelado em: Letras LIBRAS

Licenciaturas em: todas as Licenciaturas.

Letras - demais habilitações - Licenciatura

Bacharelados em: Letras Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras Modernas; Linguística; Tradução; Comunicação Social; Relações Internacionais; Direito; cursos de graduação na área de Ciências Humanas; Letras (todas as habilitações).

(24)

24 Matemática -

Licenciatura

Bacharelados em: Matemática; Química; Física; Estatística; Informática; Ciência da Computação, Sistemas de Informação; Agronomia; Engenharias; Administração;

Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Economia; Geologia; Matemática Computacional; Zootecnia.

Licenciaturas em: Química; Física; Informática; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Processos Escolares; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação.

Medicina - Bacharelado

Bacharelados em: Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva;

Educação Física; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Biomedicina; Fonoaudiologia;

Biotecnologia; Gestão em Saúde Ambiental.

Tecnologias em: Gestão Hospitalar; Oftálmica; Radiologia; Sistemas Biomédicos.

Música - Licenciatura e

Música - todas as habilitações - Bacharelado

Bacharelados em: Música; cursos na área de Ciências Humanas; cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas; cursos na área de Linguística; Letras e Artes.

Licenciaturas em: cursos na área de Ciências Humanas; cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas; cursos na área de Linguística; Letras e Artes; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Processos Escolares; cursos na área de Desenvolvimento Educacional e Social; cursos na área de Produção Cultural e Design; cursos na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Nutrição - Bacharelado

Bacharelados em: Medicina; Ciências Biológicas; Educação Física; Fisioterapia;

Farmácia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Biomedicina; Odontologia;

Psicologia; Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos;

Enfermagem; Saúde Coletiva.

Licenciatura em: Ciências Biológicas.

Tecnologias em: Gastronomia; Alimentos.

Pedagogia - Licenciatura

Bacharelados em: cursos da área de Ciências Humanas.

Licenciaturas em: Filosofia; Sociologia; Antropologia; Arqueologia; História;

Geografia; Psicologia; Letras e suas habilitações; Teologia; outras Licenciaturas.

Tecnologia em: Processos Escolares.

Psicologia - Bacharelado

Bacharelados em: Estatística; Medicina; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva;

Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Educação Física; Direito;

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Comunicação; Serviço Social; Filosofia;

Ciências Sociais e outros cursos na área de Ciências Humanas e da Saúde.

Licenciaturas em: Geografia; Ciências Biológicas; Filosofia; Ciências Sociais; História;

Pedagogia; Letras; Artes; Teatro e outros cursos na área de Ciências Humanas.

Tecnologias em: Gestão Hospitalar; Oftálmica; Radiologia; Sistemas Biomédicos e outros cursos na área de Saúde.

Química - Bacharelado

Bacharelados em: Biologia; Ciências Biológicas; Farmácia; Matemática; Física;

Engenharias.

Licenciaturas em: Química; Ciências Biológicas; Matemática; Física; Ciências Naturais.

(25)

25 Química -

Licenciatura

Bacharelados em: Química; Química Industrial; Ciências Biológicas; Biologia;

Farmácia; Matemática; Física; Engenharias; Ciência de Materiais.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Matemática; Física; Ciências Naturais; outros cursos de Licenciatura.

Tecnologias em: Química; Processos Escolares.

Saúde Coletiva - Bacharelado

Bacharelados em: Medicina Veterinária; Administração Hospitalar; Ciências Biológicas; Saúde Pública; Saúde Coletiva; Medicina; Odontologia; Farmácia;

Enfermagem; Nutrição; Fonoaudiologia; Fisioterapia; Educação Física; Biomedicina;

Terapia Ocupacional; Biotecnologia; Gestão em Saúde Ambiental.

Tecnologias em: Gestão Pública; Processos Gerenciais; Gestão Hospitalar;

Oftálmica; Radiologia; Sistemas Biomédicos; Gestão em Saúde Coletiva; Gestão de Serviços de Saúde; Administração em Sistemas e Serviços de Saúde; Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde; Gestão em Saúde Ambiental; Biotecnologia.

Serviço Social - Bacharelado

Bacharelados em: Sociologia; Antropologia; Ciências Sociais; Geografia; História;

Direito; Psicologia; Pedagogia; Comunicação Social; Filosofia; Letras; Economia;

Educação; Ciências Contábeis; Biblioteconomia; Turismo; Saúde Coletiva; Ciência da Saúde; Saúde Pública; outros cursos das Ciências Humanas e Sociais.

Licenciaturas em: Sociologia; Filosofia; Geografia; História; outros cursos das Ciências Humanas e Sociais.

Tecnologias em: Turismo; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Ambiental;

Gestão em Saúde Coletiva; Gestão em Serviços de Saúde; Gestão em Recursos Humanos; Gestão em Saúde Ambiental; outros cursos tecnológicos das Ciências Humanas e Sociais.

Sistemas de Informação - Bacharelado

Bacharelados em: Matemática; Física; Engenharias; Química; Informática;

Processamento de Dados; Computação; Ciência da Computação; Engenharia de Computação; Administração; Administração Pública; Estatística.

Licenciaturas em: Matemática; Física; Química; Informática.

Tecnologias em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Banco de Dados; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Telecomunicações; Jogos Digitais; Redes de Computadores; Redes de Telecomunicações; Segurança da Informação; Sistemas de Telecomunicações; Sistemas para Internet; Telemática.

Zootecnia - Bacharelado

Bacharelados em: Engenharia do Pescado; Engenharia de Pesca; Engenharia de Aquicultura; Aquicultura; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Agronômica;

Engenharia Florestal; Engenharia de Alimentos; Agronomia; Ciências Biológicas;

Biologia; Medicina Veterinária; Biotecnologia; Nutrição; Ciências Contábeis;

Economia; Administração; Agroecologia; Administração Rural; Ciências Agrárias;

Biomedicina; Engenharia Agrícola; Oceanografia; Agroindústria; Engenharia Ambiental; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Agronegócio; Gestão do Agronegócio.

Licenciaturas em: Biologia; Química; Matemática; Bioquímica; Ciências Naturais e Matemática; Ciências Biológicas.

Tecnologias em: Agronegócio; Bovinocultura; Laticínios; Zootecnia.

Referências

Documentos relacionados

(“guarda‐chuva”) geomembrana Sistema com  selado  (“submarino”) Agressiva ao  Concreto (CETESB L1.007/88) Sistema com  geomembrana ou  GCL selado (“submarino”)

reptícia, ser manobrada a favor de interesses que não são necessariamente dos próprios professores e dos demais sujeitos que partilham o espaço escolar (LAW, 2001). Há

Os ensaios laboratoriais utilizados para estimular a expressão de enzimas, pelos isolados microbianos, foram conduzidos em meios específicos (em triplicata) para

Dentre os cursos de graduação, a Universidade possui 12 cursos de Engenharia, sendo elas Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil,

• Graduação: Engenharia Civil, ou Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrônoma, ou Engenharia Florestal, ou Engenharia Sanitária e Ambiental, ou Engenharia Ambiental, ou

NAME / NOME CJ PAINEL COM PCB 120V P/LIQUIDIFICADOR BRLY QUANTITY / QUANTIDADE 1 CODE / CODIGO 118520-012-120 COMPATIBILITY / COMPATIBILIDADE 1 CODE / CODIGO

Engenharia - Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia - Engenharia Civil Engenharia - Engenharia da Computação Engenharia - Engenharia de Alimentos Engenharia - Engenharia

Engenharia Civil - Engenharia Civil Engenharia Civil Costeira e Portuária Engenharia Civil de Infraestrutura Engenharia Civil e Ambiental Engenharia Civil Empresarial