• Nenhum resultado encontrado

Pandemia estimula adoções, mas também eleva abandono de animais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pandemia estimula adoções, mas também eleva abandono de animais"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Pandemia estimula adoções, mas

também eleva abandono de animais

Levantamentos feitos por ONGs da causa animal mostram que, se por um lado mais gente passou a adotar pets desde o início da pandemia de Covid-19, por outro a crise força famílias a deixar cães e gatos ao relento

P3

Opção japonesa

O Nygori Sushi é mais uma alternativa da culinária oriental em Americana.

tododia.com.br | 3,00 19 Set | 2021

Domingo

Clube Gourmet

04 e 05

Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

SETEMBRO AMARELO | Em setembro de 1994, nos EUA, o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. Essa é a história creditada à origem da campanha Setembro Amarelo, que também tem ações nas cidades da região. P5

Para 76% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro de- ve sofrer o impeachment caso cumpra a promessa de não acatar mais nenhuma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, segundo pesquisa do Datafolha.

Maioria aprova cassação de Bolsonaro por desobediência

Brasil + Mundo 06

Hortolândia ganha 4 novas linhas da EMTU

Cidades 04

Gama resgata filhote de jacaré em Americana

Cidades 04

S. Paulo pega o Atlético-GO e tenta melhorar poder ofensivo

Esportes 16

Corinthians muda contra América-MG

Reforços Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes devem estrear juntos hoje contra time mineiro, em São Paulo.

Esportes 16

(2)

OPINIÃO

/jornaltododia

02

Domingo, 19 de Setembro de 2021

Fonte: CPTEC | Unicamp

33°

20°

Predomínio de sol

CLIMA NA RMC

Comportamento suicida é

complexo e determinado por muitos fatores

TATIANA SLOCZEVSKI Psicóloga

+ 0,43%88

Dólar Com.

+ 0,33%

R$ 5,282

Euro

+ 0,06%

R$ 6,200

Bovespa

- 2,07%

111.439 pontos

ECONOMIA

Mega Sena*

Quina*

Federal*

02 - 29 - 39 - 49 - 52 - 58 Concurso 2.409 | 15/09/2021

Concurso 5.660 | 17/09/2021 05 - 26 - 40 - 52 - 67

1º Prêmio 076701 2º Prêmio 020931 3º Prêmio 046068 4º Prêmio 021764 5º Prêmio 034173 Concurso 5.597 | 15/09/2021 Número Bilhete

* Novos sorteios não realizados até o fechamento desta edição

SUA SORTE

Esta edição tem 24 páginas

ISSN 1807-9504

Jornal TODODIA Fundado em 28 de outubro de 1996

Ano XXII - Nº 8.883

TODODIA - O jornal da Região Metropolitana de Campinas FRASE DO DIA

FALECIMENTOS Santa Bárbara d’Oeste

Donato Waldemar Limongi

Faleceu ontem, aos 89 anos. Era casado com Aparecida Antônia Covolam Limongi. Foi sepultado no Cemitério da Candelária, em Indaiatuba. (Funerária Araújo-Orsola)

Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

HOMENAGEM AO SUS | Os frascos de vacina formam a sigla do Sistema Único de Saúde no Ginásio do Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa.

IMAGEM DO DIA

A reviravolta do homem cordial O mistério da dor e da esperança de Maria

O presidente da Repú- blica convoca seus cor- religionários a integrar, num só coro, a defesa da nação e da família brasi- leira. “Que cada cidadão tenha liberdade de ir e vir e de fazer o que quiser”, proclama. Ele também invoca “o patriotismo na defesa de nossos símbo- los nacionais e “a convic- ção quanto ao que o Brasil representou e representa na comunidade dos po- vos desenvolvidos neste planeta”.

Este poderia ser o dis- curso do presidente Jair Messias Bolsonaro. Como poderia ser o dos ex-pre- sidentes Fernando Collor de Mello, Getúlio Vargas, Luís Inácio Lula da Silva.

Quando um líder populis- ta tem perfil semelhante a Mussolini, Salazar, Hitler, Francisco Franco ou Nico- lás Maduro, a fala adquire um tom quase idêntico, profético e ao mesmo tempo simples, não só nas palavras, como no tom e no imaginário que desata no seio da população.

Este personagem sin- crético, que se entrega à sua missão como um deus – Bolsonaro tem e osten- ta o Messias do nome – e, durante a campanha pre- sidencial alegou ser um

Quem não se impres- siona com a manifesta- ção do amor dedicado de uma mãe ao cuidar de um filho doente, acamado, necessitado de consolo e amparo? Mesmo que a mãe, pela medicina, pos- sa fazer muito pouco para a recuperação da saúde física do filho, ela se colo- ca ao lado dele sem medir esforços na tentativa de vê-lo recuperado, total- mente são e salvo. Em muitos casos, parece que, quanto mais grave for a doença do filho, mais a mãe se torna solícita em atenções de afeto, de pre- sença, sem se preocupar consigo mesma, com o próprio descanso, a pró- pria saúde. Sem dúvida, uma chama de esperança a encoraja, tornando-a crédula na cura do filho.

Sabemos que a espe- rança não decepciona, de modo que, entre lágri- mas e preces a Deus, em determinado momento, chega a feliz notícia de que o filho se recuperou, pois, aquela grave doen- ça foi superada. No en- tanto, em outros casos, aquela apreensão de não poder fazer muita coisa para curar o filho dá lu- gar à tristeza da perda. O quadro clínico do filho era bem grave e, inespe- radamente, a mãe recebe a dilacerante notícia: “Fi- zemos de tudo, mamãe, mas seu filho, sua filha, não resistiu”.

Fatos assim dolorosos e outros alegremente con- fortantes me levaram a contemplar o mistério da dor e, ao mesmo tempo, da esperança da Virgem Maria, por ocasião da THAÏS DE MENDONÇA

PADRE WAGNER F. DA SILVA JORNALISTA E PROFESSORA

VICE-REITOR DO SANTUÁRIO PAI DAS MISERICÓRDIAS

outsider na política, afir- ma ter físico de desportis- ta, ser religioso e bom pai de família existe em carne e osso? Também faz parte do modelito a escolha de um adversário – específi- co, nomeado, de preferên- cia – a fim de canalizar a esse lado as energias nega- tivas e poder posar como a encarnação do bem. É a famosa teoria do bode ex- piatório, aquele em que os judeus no deserto deposi- tavam suas pragas.

No entanto, a figura que em tudo se parece com o tempo que estamos viven-

do é um personagem de ficção. Trata-se de um he- rói do romance “A vida em primeira pessoa”, recém- -lançado pela editora Des- concertos. Nelson Bastos foi criado para concretizar o “salvador da pátria”, que foi tema de novela e, de tempos em tempos surge como mágica na história de muitos povos e cul- turas, desde a França de Pinet até Antônio Conse- lheiro em Canudos e Dom Sebastião em Portugal.

Num cenário tal em que cada um representa um papel – o presidente eleito ou ungido; o personagem trabalhado pelos marque- teiros ou pelas redes so- ciais; a sociedade órfã, ca- rente de uma liderança – a

mídia também tem um lu- gar. Ela deve atuar no sis- tema de pesos e balanços que esclarece, informa, abre caminhos, fiscaliza o Executivo, o Legislativo e o Judiciário e, junto com re- presentantes da sociedade civil, deve ampliar a visão das pessoas e aumentar a qualidade de vida no mundo em que vivemos.

A história de Nelson Bas- tos, no romance “A vida em primeira pessoa”, um su- jeito criado para personi- ficar um presidente eleito num país chamado Brasil, e a vida de uma jornalista fictícia, são bem o retrato de uma situação que se mostra tão cruelmente real nos tempos atuais. É uma pena que, com 45 anos de experiência sob regime de- mocrático e uns tantos di- tadores a riscar-nos a traje- tória, ainda tenhamos que assistir a grosseiras cenas de ataque a instituições como a que assistimos nos últimos dias.

O Brasil tem que mos- trar a sua cara. Não pode- mos retornar ao “homem cordial” de Sergio Buarque de Hollanda, devemos abandonar esse artifício irracional, essa passivida- de de Macunaíma, essa vontade de agradar e de estar constantemente despertando afetos – ardis psicológicos encrustados em nossas raízes. É preciso ir à luta, seja escrevendo um livro, seja escrevendo uma canção, seja saindo às ruas para protestar.

Que as pessoas não se preocupem com o outro apenas quando o outro é um espelho de si mesmos.

Devemos abandonar esse artifício irracional, essa passividade de

Macunaíma

morte de seu filho Jesus, mistério este que a Igreja também celebra anual- mente no dia 15 de se- tembro, na memória de Nossa Senhora das Dores, um dia após a celebração da festa da Exaltação da Santa Cruz. Como vice- -reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, cul- tivo a devoção à Virgem das Dores através da ima- gem de Nossa Senhora da Pietà, que fica ao lado do presbitério do Santuário.

Uma imagem que repre- senta o gesto materno da Virgem Maria, que aco- lhe em seus braços Jesus morto, em estreita comu- nhão com o mistério re- dentor de Cristo.

O texto do Evangelho, que a memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores nos oferece, nar- ra o momento no qual Jesus já está crucificado (cf. João 19,25-27). Por sua vez, Maria estava de pé, perto da cruz de Jesus com outras mulheres e o discípulo amado. Apesar de sua dilacerante dor por causa do sofrimento de Jesus, Maria ali estava, certamente, motivada pela fé na ressurreição do Senhor, que por al- gumas vezes o próprio Jesus havia anunciado.

Eis o segredo da Mãe Do- lorosa: fé na ressurreição de Cristo; e dessa graça decorre uma força que sustenta Maria naquele momento de sofrimen- to, onde “uma espada traspassou sua alma” (cf.

Lucas 2, 34-35).

Na cruz, Jesus oferta o discípulo amado à Ma- ria: “Este é o teu filho”;

por sua vez, ele também oferta Maria ao discípulo amado: “Esta é a tua mãe”.

Aprendamos com a Mãe das Dores a enfrentar os sofrimentos da vida, a partir de gestos concretos de misericórdia com os que sofrem, e assim o bál- samo do amor de Deus despertará nos corações a esperança na vitória da vida sobre a morte.

(19) 9 9444-6774 - Redação (19) 3471-2700 - Distribuição (19) 98826-0438 - Financeiro (19) 98767-1388 - Comercial facebook.com/jornaltododia

Fale conosco

@jornaltododia

Expediente: Avenida São Jerônimo, 2.210 - Morada do Sol - CEP: 13.470-310 Telefone 3471.2700 | www.tododia.com.br | tododia@tododia.com.br Para sugestões de pauta: 3471.2710 e redacao@tododia.com.br Para anunciar: 3471.2740 e comercial2@tododia.com.br Balcão de anúncio: Sede do jornal | Para assinar: 3471.2784

Mande sua mensagem, sua foto, conte sua história, dê sua opinião, ajude a fazer o TODODIA: redacao@tododia.com.br

Presidente: Roberto Romi Zanaga Editor-chefe: Wagner de Freitas

Marcia Marcon

Maria Cristina Luchiari Pisoni Ricardo Alécio

Roberto Romi Zanaga Conselho Editorial:

(3)

CIDADES

/jornaltododia

03

Domingo, 19 de Setembro de 2021

ONG

Florença passou 17 anos do lado da professora Lú- cia Helena Rodrigues, até deixá-la por uma doença renal. A falta da gata, no início de 2021, fez com que ela se interessasse pela his- tória de Meg, que agora divide o apartamento com a professora. A gata havia sido abandonada em uma horta e por conta de duas gravidezes está fraca. Além disso, os filhotes eram ado- tados com facilidade, en- quanto Meg permanecia sem um tutor. Em 10 de março, no meio da pande- mia, Lúcia resolveu levar Meg para casa.

“Fui ganhando a con- fiança dela com carinho e paciência e hoje ela dorme comigo e me acorda com um lambeijo”, comenta.

Lúcia não é a única que acolheu um pet durante o isolamento social. Uma pesquisa da ONG (Organi- zação Não-Governamen- tal) Ampara Animal mostra que tanto a adoção quanto o abandono de animais de estimação cresceram du- rante o último ano.

Entre os três primeiros meses de pandemia, um levantamento entre ONGs apontou um aumento de 80% nas adoções. No en- tanto, até o final do pri- meiro semestre de 2021, a média de abandono foi em torno de 70%.

“Infelizmente uma parte destas pessoas que ado- taram mais no início da pandemia, principalmente aquelas que adotaram por impulso, estão devolvendo para as ONGs e outras es- tão abandonando. A crise econômica e social exacer- bou um problema antigo, que é a falta de responsa- bilidade das pessoas com os animais. Então quando

a pessoa está passando por um momento difícil, a primeira coisa que ela faz é abandonar o mais vulne- rável”, comenta Rosângela Gebara, gerente de projetos da Ampara Animal.

“Claro que tem situações muito complicadas, muito tristes e a pandemia afeta a vida de muitos, mas sem- pre vemos casos de pessoas que fazem de tudo para fi- car com seu animal e que continuam cuidando dele, ou pessoas que em último caso procuram de manei- ra responsável alguém que possa cuidar na família.

Nunca devemos abando- nar ou deixar de procurar assistência”, completa.

Rosangela lembra que abandono é crime previsto pela lei federal 9.605 e pas- sível de punição. As penas podem variar de 2 a 5 anos de prisão, multa e perda de- finitiva da guarda.

Estima-se que há 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos no país.

“Não há dados oficiais de quantos animais abando- nados existem no Brasil, mas há estimativas de 30 milhões de cães e gatos.

Existem mais de 370 ONGs

Levantamento de ONG aponta maior número de adoções na pandemia, mas também mais abandono

Animais: crise estimula adoção, mas também eleva abandono de pets

RENATO PEREIRA AMERICANA

espalhadas com mais de 170 mil animais”, informa a gestora. “Acredito que falta muita política pública para os animais em situação de abandono. O abandono é responsabilidade do poder público e da sociedade em geral. Animais auxiliam em muitos aspectos da vida social de crianças e adul- tos. O animal é uma cura.

Acredito que deveria fazer

parte do currículo escolar”, comenta a professora Lú- cia Helena.

A dona de casa Silvana Marques dos Santos con- ta que já abandonou uma gata, há cerca de 20 anos.

A filha, Dalila, 25, foi diag- nosticada com uma aler- gia ainda bebê e o médico orientou-a a se desfazer do animal. “Na época eu não soube o que fazer e a

abandonei. É um episódio que não consigo esquecer e acho que isso me motiva um pouco a adotar”, diz Sil- vana, que hoje possui cinco animais adotivos. O mais recente é o gato Fofão, ado- tado no início deste ano.

“Ele veio para casa, mas tem data de mudança. Mi- nha filha vai levá-lo assim que se casar, no final do ano que vem.”

Divulgação

AMOR | Lúcia Helena e Meg

Fotos: Divulgação

CONSCIENTES | Thiago Rodrigues, da AAANO, e Silvana Marques, com seu Fofão

Associação luta para apoiar os animais

Presidente da Asso- ciação dos Amigos dos Animais de Nova Odes- sa (AAANO), o jornalista Thiago Rodrigues passou a se envolver com a cau- sa animal por influência do namorado, em 2015, e desde o início deste ano está à frente da ins- tituição. Ele afirma que o número de adoções na cidade não acompanha o número de resgates.

A AAANO possui em

seu abrigo 500 animais (350 cães e 150 gatos) em um espaço de 17 mil me- tros quadrados, cedido pelo estado. Um con- vênio com a prefeitura ajuda a ONG a custear as quase 5 toneladas men- sais de ração. Os outros custos são pagos com o que é arrecadado com campanhas e com a aju- da de voluntários, que hoje somam 40 pessoas.

A entidade registrou um

aumento de 25% no nú- mero de adoções na cida- de. “Hoje não resgatamos mais animais. Ajudamos orientando as pessoas sobre como proceder nesses casos. Nosso foco é viabilizar a adoção dos animais”, comenta.

Para isso, tendas de doações são realizadas quinzenalmente no es- tacionamento de um su- permercado e na sede da própria AAANO. | RP

O bom exemplo de quem cuida dos bichos de forma voluntária

Além das ONGs volta- das à causa animal, inú- meras pessoas atuam sem o respaldo de entidades.

É o caso da monitora de educação infantil Danie- le Rodrigues. Ela come-

çou o trabalho há cerca de 8 anos e hoje alimenta quatro colônias de gatos de rua em Santa Bárbara d’Oeste.

“Trabalhava em uma creche onde apareceu um

filhote, que hoje é uma das gatas que moram comigo, e lá ela não teve uma re- cepção. Jogaram água sa- nitária nela. Foi quando resolvi trazê-la para casa.

Naquele momento eu

senti que precisava fazer alguma coisa a mais.”

Daniele mantém atual- mente o projeto “Coração Felino” voltado ao res- gate e adoção animal. É ela quem prepara a ração

dos animais que alimen- ta toda a manhã. A maior parte dos custos também são dela. “Às vezes, faço uma rifa, além de vender camisetas e canecas do projeto”.

Daniele pretende am- pliar o seu projeto, assim como conscientizar as pessoas sobre o abando- no, “Não se abandona quem depende exclusiva- mente de você”, diz. | RP

(4)

CIDADES

Domingo, 19 de Setembro de 2021

04

DE OLHO NA REITORIA

PEDIATRIA 24H

PAGA, MAS NÃO USA?

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (PL), recebeu na última sexta (foto) o reitor do IFSP, Silmário Santos, responsável pelos 37 polos do Instituto Federal instala- dos no estado de São Paulo, entre eles o de Hortolândia.

“Nosso objetivo é trazer para a nossa cidade uma das sedes da reitoria do Instituto Federal, potencializando ainda mais a vocação da nossa cidade com a criação desse Centro Administrativo de Sistemas de Educação e Tecnologia, fortalecendo o conhecimento e oferecendo novas oportunidades ao povo de Hortolândia e região”, destacou o prefeito. De acordo com o reitor, a criação de uma nova reitoria vai criar 160 empregos diretos, geran- do uma receita superior a R$ 1 milhão por mês. A cidade está no páreo – e de braços abertos.

O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou na Câmara de Americana uma moção de apelo ao prefeito Chico Sardelli (PV), pedindo a implantação de atendimento pediátrico 24horas no Pronto Atendimento do bairro Antonio Zanaga. O parlamentar lembra que a unidade de saúde é a única que funciona 24h, mas destaca que o atendimento pediátrico no local acontece entre 7h e 19h, e a extensão por todo o período é reivindicada pelos usuários. “É de extrema importância a inclusão do pedia- tra 24horas para auxiliar mães, pais e avós que precisam hoje contar com essa opção de atendimento”, disse.

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o “Pelé” (PSDB), está levantando no Le- gislativo uma questão referente ao pagamento de alugueis pelo imóvel que sediava o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). De acordo com o tucano, o contrato de locação do imóvel foi firmado em agosto de 2019, podendo ser rescindido a qualquer momento. O imóvel fica na Rua XV de Novembro e abrigou o CAPS até o início desse ano.

“Tomamos conhecimento de que o referido imóvel estaria desocupado e que os aluguéis continuariam sendo arcados pela municipalidade”, afirma o presidente no requerimento.

O vereador questiona a prefeitura sobre o contrato – se ainda está vigente e quem é o gestor.

FOGO CRUZADO

fogocruzado@tododia.com.br

Medida vai beneficiar cerca de 170 mil passageiros por mês, segundo EMTU

Corredor ganha 4 novas linhas em Hortolândia

A partir desta segun- da-feira (20), quatro li- nhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) passam a circular pelo Corredor Metropolita- no, no Parque Perón, em Hortolândia, trecho ofi- cialmente inaugurado pelo Governo do Estado em evento nesta quinta- -feira (16).

Este trecho inclui os dois novos viadutos que integram o complexo viário construído sobre a linha férrea, na altura do km 5 da Rodovia Jorna- lista Francisco Aguirre de Proença, a SP-101. A obra contou com a parceria da Prefeitura de Hortolân- dia.Segundo a autarquia estadual, a medida be-

neficiará cerca de 170 mil passageiros por mês, uma vez que ampliará o atendimento à Estrada Municipal Sabina Baptis- ta de Camargo, passando pelo Residencial Anauá e Jardim Novo Ângulo, re- duzindo o tempo de per- curso. São elas: 694, 696, 702 e 741.

Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na próxima semana, duas novas linhas do transpor- te urbano passam a ope- rar de modo experimen- tal. Uma delas passará pela Câmara Municipal e outra circulará pelo Jd. São Felipe/Terras de Santa Maria. Os técnicos ainda definem trajeto e período de teste, dados que serão divulgados em breve.

O novo complexo viá- rio deve absorver uma demanda de aproxima-

damente 16 mil veículos por dia, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Os dados fazem parte de um estudo rea- lizado pela Prefeitura.

Além de criar uma nova entrada para Hortolân- dia, o Corredor Expresso integra diversas cidades da região, desde Ameri-

cana, passando por San- ta Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hor- tolândia, até Campinas.

O novo acesso ajuda a reduzir o volume de tráfego rodoviário, ame- nizando a sobrecarga de trânsito nas principais vias da cidade e da re- gião.

TRANSPORTE PÚBLICO

DA REDAÇÃO HORTOLÂNDIA

Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

MAIS LINHAS | Corredor Metropolitano em Hortolândia

SUMARÉ

Carreta pega fogo na Anhanguera

Uma carreta pegou fogo e interditou a Rodo- via Anhanguera no início da noite desta sexta-fei- ra(17), em Sumaré. Nin- guém ficou ferido.

De acordo com infor- mações passadas pela Polícia Militar Rodo-

viária, uma carreta que transportava materiais recicláveis sofreu uma pane seguida de incên- dio. Foi necessária a in- terdição da pista mar- ginal sentido São Paulo, na altura do Km 107, até que equipes do Corpo de Bombeiros de Sumaré extinguissem as chamas.

Duas equipes dcorpo-

ração estiveram no local e controlaram as chamas por volta das 19h. Não houve vítimas.

O congestionamento chegou a cerca de 2 qui- lômetros e motoristas precisaram ter paciência na volta para casa. O lo- cal foi liberado e funcio- nários da AutoBAn remo- veram o veículo.

RAFAEL REZENDE SUMARÉ

Divulgação / Gama

JACAREZINHO | Um filhote de jacaré resolveu dar um

“passeio” e foi capturado em uma avenida na Praia dos Namorados, em Americana. O animal assustou quem passava pelo local na manhã deste sábado (18). Ele foi capturado e devolvido ao seu habitat. O animal vertebrado foi encontrado na Avenida Comendador Thomaz Fortunato por populares, que acionaram a Gama (Guarda Municipal de Americana). Os agentes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da corporação estiveram no local e conseguiram resgatar o animal, que aparentava perfeito estado de saúde.

Divulgação

FOGO | Carreta incendiada

(5)

CIDADES

Domingo, 19 de Setembro de 2021

05

Campanha de prevenção do suicídio ganha força; municípios da região também promovem ações de orientação

Setembro amarelo: mobilização pela vida

SAÚDE MENTAL

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio.

Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distri- buir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pes- soas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. Essa é a his- tória creditada à origem da campanha Setembro Amarelo, criada no Bra- sil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasilei- ra de Psiquiatria). Desde 2003, no dia 10 de se- tembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A estimativa da OPAS (Organização Paname- ricana de Saúde), órgão vinculado à OMS (Orga- nização Mundial de Saú- de), é de que 800 mil pes- soas tiram a própria vida todos os anos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jo- vens com idade entre 15 e 29 anos. Para cada ato consumado, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano:

a tentativa prévia é um dos fatores de risco mais importantes para o sui- cídio na população em geral, juntamente com os transtornos mentais.

Embora um estado de depressão possa levar ao pensamento suicida, isso não é uma regra, como esclarece a psicóloga Ta- tiana Sloczevski, doutora em Psicologia pela PUC- -Campinas, docente em carreira de extensão na universidade e respon- sável pelo Projeto Giras- sóis, voltado ao trabalho com comunidades na prevenção do comporta- mento suicida e das vio- lências. “Comportamen- to suicida é complexo e determinado por muitos fatores. Envolve diferen- tes relações da pessoa, desde a ideia de morte, ao planejamento, tenta- tiva e ato. E ela não ne- cessariamente passa por todas essas etapas, pode também ser um ato im- pulsivo.”

ESTIMATIVA Ela explica que a es- timativa é de que cerca de 10% das pessoas com depressão apresentem ideal suicida, mas nem todos que se matam possuem um transtorno mental. Portanto, outros transtornos e fatores po- dem estar presentes. Mas a chamada dor psíquica é um dos mais importan- tes alertas. “A pessoa que está em sofrimento pode ter uma mudança súbita no comportamento que chame atenção daquelas ao redor. É importante prestar atenção à presen- ça de falas que indiquem inclinação para desistir da vida, achar que a vida

não vale a pena, ou pa- drões de ‘tudo ou nada’”, afirmou.

OS QUATRO Ds A psicóloga cita o psi- quiatra Dr. Neury José Botega, que atenta à ob- servação de quatro “D’s”:

desamparo, desespero, desesperança e depres- são, em elementos pre- sentes na vida de quem está sob dor psíquica.

Os fatores de listados podem ser descritos como predisponente (comportamentos e con- dições que podem pre- dispor ao ato), e precipi- tantes (que são como a gota d’água numa situa- ção que vinha se inten- sificando). Elementos de desenvolvimento como eventuais dificuldades na infância ou adoles- cência, abusos e agres- sões podem indicar um caminho prévio e servir como alerta na mudança de comportamentos.

Contudo, o intuito do suicídio também pode ser mascarado. “Conse- guimos prevenir, mas não prever. Há quem es- conda essa condição das pessoas ao redor para evitar que percebam e detenham a tentativa.

Isso nem sempre é cons- cientemente proposital, mas porque a pessoa está sofrendo. A tendên- cia suicida pode aconte- cer também a quem está com uma vida aparente- mente boa aos olhos dos demais. Pode-se disfar- çar e esconder”.

DAÍZA DE CARVALHO AMERICANA

Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

SAÚDE MENTAL | Voluntária participa de campanha de alerta para perigo da depressão

A abordagem do tema suicídio está sendo reforçada nos CRAS de Americana.

Atendimento em Americana:

CAPS Infantil

Rua dos Cravos, 1.702 (entrada principal pela Rua Hugo Beraldo, no bairro São José) (19) 3408-0482 e (19) 3407-5010

CAPS Adulto “Arte & Vida”

Rua Estevão Carlos Vicentini, 115 – Jardim Dona Rosa - Horário de funcionamento: das 07h às 16h.

CAPS AD (Álcool e Drogas) “Nova Vida”

Rua Chucri Zogbi, 540 – São Vito – (Antiga UBS São Vito) - Horário de funcionamento: das 7h às 17h.

(19) 3405-7595 CRAS

CRAS Mathiensen, Rua dos Tucanos, 270 (3407-2770) CRAS São Jerônimo, Rua Carlos Vassalo, 370 (3462-7151)

CRAS Nossa Senhora Aparecida, Rua Caetano de Campos, s/n (3469-2339) CRAS São Manoel, Rua São Thiago, 320 (3468-6103)

CRAS Guanabara, Rua da Tijuca, 182 (3407-8002) CRAS Praia Azul, Rua Maranhão, 1595 (3467-2256)

PREVENÇÃO EM AMERICANA

Videoaulas ajudam profissionais em Hortolândia

A observação de si- nais, o cuidado com o próximo e as estraté- gias de acolhimento estão entre os assuntos

que serão abordados na formação “Unidos pela vida”, uma série de sete videoaulas lançadas nesta semana pela Pre-

feitura de Hortolândia.

A ação tem como foco profissionais das UBSs, das unidades de emer- gência, como UPAs 24h

e hospital, além de so- corristas do Samu (Ser- viço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros e

de agentes da seguran- ça. Interessados podem se inscrever pelo link:

https://forms.gle/kVWN- mhttbmzLwXUG7. | DC

O CVV realiza, há mais de 50 anos, trabalho volun- tário de acolhimento e escuta.

Na região de Americana, ligue para: (19) 3406-4111 ou pelo número 188.

AJUDA

(6)

BRASIL+MUNDO

/jornaltododia

06

Domingo, 19 de Setembro de 2021

Maioria da população é favorável ao impeachment de Bolsonaro se ele não cumprir ordem judicial

76% aprovam cassação por desobediência

GOVERNO

Durante o grande ato de cunho golpista que convocou para o feriado do 7 de Setembro, o presi- dente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não iria cumprir quaisquer ordens judiciais do minis- tro do STF (Supremo Tri- bunal Federal) Alexandre de Moraes.

Se ocorrer, isso consti- tui crime de responsabi- lidade, passível de pro- cesso de impeachment.

Os brasileiros concordam majoritariamente com isso: para 76% deles, a abertura deve ocorrer se Bolsonaro fizer o pro- metido. É o que mostra o Datafolha, em pesquisa nacional feita em 190 ci- dades com 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Acreditam que o presi- dente não deveria ser pu- nido nessas circunstân- cias 21% dos ouvidos, e 3% não souberam opinar.

Num dia em que partici- pou de dois grandes pro- testos golpistas contra o Supremo (particularmen- te Moraes, o relator do inquérito das fake news que pode causar proble- mas para o presidente, sua família e apoiadores), Bolsonaro desfiou um ro- sário de ameaças.

Primeiro, em Brasília, disse que o presidente do Supremo, Luiz Fux, de- veria enquadrar Moraes, sob pena de ver uma in- tervenção em seu poder.

Em São Paulo, à tarde, exortou a desobediência judicial.

“Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos po- líticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês,

que qualquer decisão do senhor Alexandre de Mo- raes, esse presidente não mais cumprirá. A paciên- cia do nosso povo já se esgotou”, afirmou Bolso- naro na avenida Paulista.

São mais incisivos acer- ca do golpismo da fala os jovens de 16 a 24 anos (86% defendem o impea- chment no caso), os mais pobres (82%) e, claro, aqueles que reprovam o presidente (94%).

Já são mais tolerantes com o desrespeito legal os mais ricos (32% não veem necessidade de um processo), empresários (39%) e, também de for- ma mais óbvia, os que aprovam o desempenho presidencial (59%).

O 7 de Setembro foi o auge de uma crise institu- cional provocada durante meses por Bolsonaro, e gerou reações. Inicial- mente retóricas, elas ga- nharam corpo na forma

de movimentação de ato- res políticos em torno da possibilidade de um im- peachment.

Bolsonaro recorreu en-

tão ao ex-presidente Mi- chel Temer (MDB), que o ajudou a confeccionar uma nota de recuo e di- minuir a tensão.

IGOR GIELOW FOLHAPRESS

Arquivo / TodoDia Imagem

DATAFOLHA | Bolsonaro tem números desfavoráveis

Morreu, na noite desta sexta-feira (17), Lucas do Valle Oliveira, 29, neto do narrador esportivo Luciano do Valle. O jovem estava internado no Hospital São Paulo desde quar- ta-feira (15), quando deu entrada na UTI após ser baleado na região da cabeça. A informação foi con- firmada pelo hospital, que informou que ele apresentava um “qua- dro neurológico gra- víssimo”.

A vítima foi aborda- da por dois criminosos por voltas das 6h20, na rua Gama Lobo, no Ipiranga. A Secretaria de Segurança investiga o caso. Nas redes so- ciais, a mãe de Lucas, Alessandra do Valle, lamentou a morte do filho. “Vai em paz, mi- nha luz! Sua mãe te ama”. | FOLHAPRESS

Após ser baleado, neto de Luciano do Valle morre

VIOLÊNCIA EM SP

(7)

07

Domingo, 19 de Setembro de 2021

@jornaltododia

@crispisoni

Instituto

Rosa do Bem

Maria Fernanda Grecco Me- neghel é empresária de suces- so no ramo têxtil. Desde seus 7 anos, está envolvida em cau- sas sociais, acompanhando sua mãe, Marly, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer durante 20 anos.

Adulta, foi presidente do Núcleo de Prevenção ao Câncer de Americana e em 2011 deu início ao Rosa do Bem, que evoluiu para um moviento com objeti- vos muito fortes: promover ações efetivas de prevenção e melhora de qualidade de vida da mulher, impactando a sociedade pela busca do so- nho de ver os hospitais vazios.

Em 2020, o Rosa do Bem se tornou um instituto, podendo ampliar sua atuação na pre- venção, qualidade de vida e saúde.

Com tantas ações por mais de 10 anos conse- cutivos, o Rosa do Bem registra números gigantes e nem mesmo a pandemia pode frear tudo isso.

Adaptações foram feitas e o trabalho continua:

7.320

mamografias

75

entidades beneficiadas com doações

48.000

participaram da caminhada, sendo em 2019 o recorede de 8.200

500

veículos na carreata de 2020

Além de palestras, eventos e o acompanha- mento das pacientes pelo Hospital do Amor em Barretos

24 de outubro: concentação às 8h30 para a largada da Caminhada por Amor à Vida, a 11ª campanha de prevenção ao câncer de mama e qualidade de vida.

Saída no CCL (Centro de Cultura e Lazer).

Segundo Maria Fernanda, a campanha visa impactar, dar um alerta para que as pessoas pensem e ajam.

Um pouc o da hist ória

Números gigantes

Agenda

Outubro Rosa 2021

Costumo sempre falar que, quando uma mulher é diagnosticada com câncer de

mama, não existe dia e nem hora, ela precisa tomar uma atitude por amor à vida. É isso que buscamos provocar com a nossa campanha todos os anos, causar um impacto, um alerta, que façam as pessoas pensarem e agirem

MARIA FERNANDA GRECCO MENEGHEL

Para quem está com saudades de ver a Avenina Brasil cor de rosa, o Instituto já tem data marcada.

Para participar é preciso trocar o vale-camiseta por 2 kg de alimentos não-perecíveis a partir do dia 24 de setembro, em locais a serem divulgados.

A avenida virou um mar cor de rosa

Voluntários no agendamento de 2020

Maria Fernanda Grecco Meneghel

O govenador Geraldo Alckmin, e a madrinha do Rosa do Bem Lu Alckmin, com Maria Fernanda e José Luiz Meneghel

(8)

08

Domingo, 19 de Setembro de 2021

aos animais. É sempre importante ter em mente que, ao falar de ética, outros assuntos caminham juntos, como tolerância, consenso, diálogo e raciocínio.

Em relação ao exercício da Medicina Veterinária, princípios como sabedoria e moral fazem toda a diferença no dia a dia dos profissionais, estando presentes na prática das atividades, do estudo até a profissão. A ética que envolve os trabalhadores do campo da saúde animal destaca a aplicação correta de tratamentos e procedimentos, não permitindo a liberdade de diagnosticar sem o embasamento teórico e prático necessário.

Sempre buscar conhecimento para se atualizar de métodos e técnicas e prezar pela saúde e o bem- estar animal fazem parte da ética da medicina veterinária, profissão nobre que cuida de animais de pequeno, médio e grande porte, que mesmo sem a comunicação clara e direta, merecem respeito assim como qualquer ser que habita este mundo.

Fonte: info.crmv.55

Ética relacionada ao mundo animal: quais são os desafios?

Como são definidos os conceitos de ética que permeiam tudo o que engloba além dos seres humanos

WhatsFAM (19) 99437.9555 | 0800 771 2449 • Av. Joaquim Boer, 733 - Jardim Luciene CEP: 13477-360 | Americana/SP • vestibular@fam.br

by Maurício Etechebere

edited by Nicole Heguy

S omoS FAm de P etS !

mAriAnAe JAbuticAbA

AmAndAcomo Leão

Atualmente, muito se tem debatido sobre o que envolve a ética no mundo animal, com assuntos como humanização dos pets, vegetarianismo, guarda responsável, proteção e saúde pública ganhando cada vez mais espaço em mídias, espaços e entre as pessoas.

Tudo isso envolve os novos desafios encontrados por médicos veterinários e zootecnistas, que precisam repensar seus métodos de trabalho em equilíbrio com suas relações com a sociedade, que muitas vezes julgam o tratamento com os animais de forma equivocada.

Um claro exemplo disso são os zoológicos brasileiros, que muitas vezes são tidos como espaços de tortura animal, quando na verdade, são de extrema importância quando o assunto é sanidade animal, pesquisa e conservação de espécies de animais silvestres e exóticos. Ainda existe um outro contraponto quando falamos nesses animais: a retirada ilegal da natureza para o comércio, muitas vezes estimulado por interesses econômicos e

gerando inúmeros problemas para o meio ambiente, saúde e fauna.

No zoológico, os animais resgatados recebem o tratamento necessário, feito por médicos veterinários, e podem retornar para a natureza

ou então permanecem no local, onde as chances de sobrevivência aumentam. Neste contexto, o profissional deve agir com ética, zelando pelo bem- estar animal a fim de desestimular a manutenção de animais silvestres como pets.

Outro ponto que permeia a ética dos animais envolve o consumo de carne e derivados, que hoje é combatido por muitos grupos que acreditam em maus tratos dos animais em confinamento. Por isso, foram desenvolvidos estudos para inovar e alterar as criações, com conceitos que ganham cada vez mais espaço no mundo como o “cage free”, tornando a alimentação humana vinda de proteína animal mais aceitável.

E como isso envolve o meio acadêmico?

Como já dito, hoje há uma grande mobilização referente aos cuidados com os animais, que se estendem desde o consumo até pets e os destinados para fins acadêmicos.

A utilização de animais em ensino e pesquisa entrou em debate, levando as instituições de ensino a repensarem antigos hábitos e encontrar novas formas de seguir com a metodologia de ensino prática ao mesmo tempo que aprimoram positivamente o trato

(9)

Domingo, 19 de Setembro de 2021

09

/jornaltododia

MAXIBUSINESS

por: Gledson Müller (19) 9 9151 2772

O Atenas Beach Tennis fica localizado na Av. Rodolfo Kivitz, 1605 - fone (19) 98601.1168. Veja como foi alguns momentos do torneio

1º ATENAS

TOUR MONDIAL

Lista de ganhadores

A

tenas Beach Tennis, inaugurada em julho de 2021 na cidade de Nova Odessa, realizou seu pri- meiro torneiro de duplas, 1º ATENAS TOUR MONDIAL, nos dias 3,4 e 5 de Se- tembro, com mais de 300 inscritos, em 4 categorias diferentes, de iniciantes até profissional, com premiação variada para os ganhadores. Com muita animação e com- petitividade entres os participantes do torneio.

• 40+ Masculina

Campeões: Sandro Cherione e Rogério Bruno

• 40+ Feminina

Campeãs: Bruna Doria e Karina Glasser

• 40+ mista:

Campeões: Danilo Glasser e Karina Glasser

• A masculina

Campeões: João Butolo e Leonardo Silva

• B feminina

Campeãs: Giuliene Leme e Karina Fonseca

• C feminina

Campeãs: Andressa Cerchiari e Nadyne Lima

• C mista

Campeões: Cristiano Corrêa e Isabela Haddad

• C masculina

Campeões: Bruno Andrade e Pedro Amaral

• Iniciante Feminina

Campeãs: Giovana Botion e Helena Lima I • niciante misto

Campeões: Caio Pinotti e Rafaela Goncalves

• Iniciante masculina

Campeões: Igor Pinhati e Thiago Barbacena

• Pro masculina

Campeões: Lucas Cherione e Filipe Blaauw Thiago Gentil - sócio

proprietário do Atenas

|¨Receber na cidade pelo torneiro pessoas de todo Brasil¨

Os sócios proprietários do Atenas Beach Tennis, Sidney Hirano, Thiago Gentil e Sandro Cherione

Sidney e Catarina Hirano - sócios proprietário do Atenas

| ¨Organização e o numero de participantes no primeiro foi ótimo¨

Bruna Elisa, adm esporte

no Atenas Sandro Cherione e Sara Tondini

- sócios proprietário do Atenas |

¨ A animação e competitividade dos participantes do torneio¨

Fred Blanco, parrilleiro no Atena, responsável pelos assados na Parrilla, em especial bife de chorizo Lucas Cheriona -

professor no Atena Adriana Silva com o filho Lucas -

dupla mista na categoria iniciantes

Maria Eduarda Silva e Maria Fernanda Müller - dupla feminina na categoria iniciantes Andreia Boen e Adriana Astorri - dupla

feminina na categoria iniciantes Felipe Lopes - arbitro

geral do torneio

Fotos: Gledson Müller / Divulgação

(10)

Ipê Amarelo

A Força do Belo e do

Esta semana se inicia a Primavera. Mais precisa- mente no dia 22. E nessa estação, o clima costuma ser mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno. As chuvas costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno. E elas se intensificam com a chegada do verão, que acontece só em Dezembro.

Os ipês, como sempre, fizeram o maior sucesso! Os primeiros a florecer foram os rosas e roxos. Depois floreceram os brancos e agora, por fim, chegou a vez dos ipês amarelos. Os amarelos possuem três espécies: Ipê Amarelo, Amarelo da Serra e o Amare- lo do Cerrado. São comuns na região Centro-Oes- te, Sudeste e Sul do Brasil, podendo alcançar até 14 metros de altura, florescendo a partir do final de julho até setembro. Eles chamaram a atenção dos nossos leitores, que deixaram as redes sociais repletas de amarelo, cor que representa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Desejamos aqui um domingo de luz e alegria aos nossos leitores. E muita positividade nessa semana que se inicia!

Domingo, 19 de Setembro de 2021

10

social@tododia.com.br

/jornaltododia @maugodoy

Lina Franciscatto

Mariana Araujo

O ipê amarelo da Família Sôlha, da Imobiliária RE/MAX Suprema Nova Odessa Helen e Samuel Domenech

Cristina Ezziq

Elisa e Dirceu Jardim Zelinda Nunes

Priscilla e Gabi Visalli

Fotos: Divulgaç’ão

(11)

CULTURA

Domingo, 19 de Setembro de 2021

11

TV Tudo

Noite temática

A partir do dia 27, sem- pre das 19h20 em diante, o Discovery Home & Health vai exibir o “Especial Mulher Pra Toda Obra”.

Trata-se de um bloco temático composto por uma sequência de novos episódios das séries “Res- taurando Casas com Dave e Jenny”; “De Casa Nova”,

“Reforma em Família com Karen e Mina” e a estreia da segunda temporada da produção local “Você Re- nova”, apresentada por Eva Mota.

Projeto

Sergio Marone diz ter

“um projeto lindo de pro- grama de auditório” e vai oferecer para as emissoras.

Como proposta, premiar pessoas que tenham ati- tudes sustentáveis, come- çando por São Paulo e Rio.

Ele também vive a ex- pectativa de uma segunda temporada de “Mestres da Sabotagem” no SBT.

Diferenças

Nos Estados Unidos, até pela força desses profis- sionais, a Netflix procura se cercar dos melhores roteiristas e showrunners.

Está sempre em busca de grandes profissionais da indústria. No Brasil, já não existe esta mesma preocu- pação. A gigante do strea- ming procura mais estreitar os laços com produtoras de conteúdo.

Estatueta

João Côrtes, que integra o elenco da série “O Hóspe- de Americano”, com estreia dia 26 na HBO Max, con- quistou mais um prêmio pelo seu primeiro longa- -metragem como roteirista e diretor.

Côrtes ganhou a catego- ria Best Director no Indie Filmmakers Festival, de Toronto pelo filme “Nas mãos de quem me leva”, disponível nas plataformas digitais.

Premiação da MTV

A MTV anunciou, para a quarta edição do “MIAW”, as participações de Lud- milla, Luísa Sonza e Manu Gavassi. Sob o comando de Pabllo Vittar e Rafael Por- tugal, o evento será exibido no dia 23, às 22h.

Bate – Rebate

· E saiu a notícia que “O Guarda-Costas”, filme de 1992 estrelado por Whitney Houston e Kevin Costner, ganhará um remake...

· ...Como sugestão, tam- bém poderiam fazer um re- make de “Ghost – Do Outro Lado da Vida”.

· Autores de “Bom Dia, Verônica” e dos filmes so- bre Suzane Von Richthofen, Raphael Montes e Ilana Casoy preparam uma série sobre o caso Nardoni...

· ... A produção tem como base o livro de Ilana sobre o julgamento, “A prova é a testemunha”. Serão seis episódios e a negociação já estão avançadas com ser- viços de streaming.

• Pedro Vasconcelos, ex- -diretor da Globo, tem se dedicado a uma série de lives no instagram sobre autoestima, motivação e responsabilidades.

· Emílio Dantas fará a última temporada de “Sob pressão”.

· Sabrina Sato, após “Ilha Record”, se dedica a inter- net e pensa no Carnaval 2022.

· Ela adianta também que quer apresentar o car-

naval à filha, Zoe, caso haja a festa em 2022.

· Adriano Imperador terá um documentário sobre sua vida, dirigido por Su- sanna Lira, no “Paramou- nt+”...

· ...Detalhe: Susanna também assina um do- cumentário sobre Walter Casagrande, mas para a Globoplay.

· O Gloob e o Gloobinho estreiam amanhã a anima- ção “Ursinhos Carinhosos - Libere a Magia”, remake do clássico dos anos 1980.

· O ator e influencer, Matielo Schulz gravou participação em “Gênesis”

como um anjo, ao lado de Fernando Billi e Paulo Da- lagnoli.

C´est fini

Em poucos dias, “A Fa- zenda13” se tornou um dos assuntos principais das re- des sociais, em especial do Twitter, comprovando uma vez mais o acerto na esco- lha do elenco. O programa caminha para a primeira eliminação desta tempo- rada, com Gui Araújo como fazendeiro.

Então é isso. Mas ama- nhã tem mais. Tchau!

Quase lá

Falta pouco para a conclusão dos trabalhos de “Tração – O filme”, que reúne no elenco Marcos Pasquim, Nelson Frei- tas, Mauricio Meirelles, André Ramiro, Paola Rodrigues, Bru- na Altieri, Fiuk, Duda Nagle, Natália Curvelo, entre outros. O lançamento está previsto para março de 2022.

O roteiro

“Tração – O filme”, longa-metragem do ator e diretor An- dré Luís Camargo, será o primeiro a abordar o universo das competições sobre duas rodas no Brasil.

É focado em um grupo de pilotos de motos que será con- vidado para participar de uma competição que inclui diver- sas modalidades. A partir daí, conflitos, intrigas, persegui- ções, elementos surpresas e promessa de muita adrenalina.

Instagram

Natália Curvelo

EMOÇÃO

O ator britânico Daniel Craig, 53, ficou emocio- nado depois de filmar sua última cena como James Bond na aventura de 007 “Sem Tempo Para Morrer”, que será sua úl- tima vez interpretando o espião. O filme tem es- treia mundial dia 30 de setembro nos cinemas.

O ator falou que muitas das pessoas que estavam nas filmagens trabalha- ram com ele nos últimos cinco filmes e agradeceu a todos segurando as lá- grimas. Ele disse ainda que sabe que há muita coisa dita sobre o que ele pensa desses filmes ou sobre qualquer um deles.

“Eu amei cada segun- do desses filmes, e espe- cialmente este porque eu levantei todas as manhãs e tive a chance de traba-

Ator britânico interpreta o espião James Bond pela última vez na aventura ‘Sem Tempo para Morrer’

Daniel Craig chora após filmar última cena como 007

FOLHAPRESS SÃO PAULO

Reprodução/Twitter

DESPEDIDA | Ator Daniel Craig enxuga as lágrimas lhar com vocês. E essa foi

uma das maiores honras da minha vida”, disse, se- gurando as lágrimas.

DOCUMENTÁRIO Um documentário gra- tuito da Apple TV, intitu- lado “Being James Bond”, vai mostrar a carreira de Craig como o persona- gem icônico, de “Cassino Royale”, “Quantum of So- lace”, “Operação Skyfall”,

“Operação Skyfall” e sua última cena em “Sem Tempo Para Morrer”.

Este último teve a estreia

adiada várias vezes, mas finalmente chegará aos cinemas.

O documentário “Being James Bond” mostra que a cena final de Craig du- rante as filmagens de

“Sem Tempo Para Morre- re” terminou com Bond correndo por um beco fora do quadro, uma to- mada final adequada para uma carreira de 15 anos como 007. O ator fez um discurso comovente depois de encerrar uma sessão de fotos, o elenco e a equipe se despedem.

Filme tem estreia mundial dia 30 de setembro nos

cinemas

(12)

CULTURA

Domingo, 19 de Setembro de 2021

12

Sudoku

Palavras cruzadas

Para jogar, preencha os quadradinhos com números de 1 a 9, sem repetir algarismo em cada uma das linhas verticais e horizontais.

Horóscopo

ÁRIES | 21/3 a 20/4 O que tiver de acontecer, acontecerá, mesmo que todas as pessoas envol- vidas cometam trapalhadas. Agora é quando essa dimensão maior em que todo mundo existe e se movimenta se apresenta e domina. Aceite e se entregue.

TOURO | 21/4 a 20/5 Entre os desejos e as necessidades anda sua alma, tendo de fazer escolhas. O melhor cenário possível para isso seria aquele em que você pudesse fazer convergir os desejos e as necessidades, numa única e excelente ação.

GÊMEOS | 21/5 a 20/6 Agora é um daqueles momentos mágicos em que as coisas aconte- cem, mesmo com você não sabendo muito bem como é que tudo acontece.

Este é o momento em que sua alma pode se entregar confiante, apesar de todas as ansiedades..

CÂNCER | 21/6 a 21/7 Abrir os olhos e, num relance, perceber várias coisas que, apesar de acontecerem há muito tempo, ainda não tinham sido vistas como elas são, nem tampouco pelo que elas implicam. Aproveite essa lucidez e aja de acordo.

LEÃO | 22/7 a 22/8 É hora de confrontar a realidade e verificar se o seu tempo é tomado pelas atividades que você aprecia, ou se na maior parte dos seus dias o tempo é gasto em obrigações com as quais sua alma discorda. Análise.

VIRGEM | 23/8 a 22/9 É evidente que você pisa no calo de alguém, e que há retribuição por isso, tendo você seus calos pisados tam- bém. Em algum momento as tensões terão de ser resolvidas, e todo mundo continuar a vida com naturalidade.

LIBRA | 23/9 a 22/10 A pressão aumenta, e apesar do desconforto eventual que essa possa provocar, na prática é melhor assim, porque você não poderá fazer nada para evitar o que, agora, precisa ser feito. Sob pressão, mas acontece.

ESCORPIÃO | 23/10 a 21/11

Fazer o que seria bom exclusivamente a você, ou ampliar seu entendimento e também incluir atividades que produzam benefícios, no mínimo, para as pessoas que fazem parte do seu círculo de influência? Escolhas.

SAGITÁRIO | 22/11 a 21/12

Prepare sua alma para um momento de intensa atividade, pois, mesmo que seja do- mingo, dia habitualmente destinado a fazer nada, em seu caso seria propício, pelo menos, planejar os movimentos que fará amanhã. Melhor assim.

CAPRICÓRNIO | 22/12 a 20/1

São tantas e tão diver- sas as coisas que andam acontecendo, que fica difícil saber qual seria o melhor caminho a esco- lher. Agora não é hora de escolher, mas de experimentar a diversidade.

Depois, tudo se esclarecerá.

AQUÁRIO | 21/1 a 19/2 Fazer exclusivamente o que você gosta seria o cenário ideal. Se isso não for possível, pelo menos a arquitetura do seu dia a dia há de ser montada so- bre atividades que, no mínimo, sejam compensadoras. É assim?

PEIXES | 20/2 a 20/3 As tensões hão de ser bem-vindas, porque colocarão em relevo tudo que precisa ser retificado nos relacionamentos e, assim, as pessoas envolvidas poderem tocar a bola para frente e continuar livres nos seus jogos.

oscar@quiroga.net

(13)

/jornaltododia

13

Domingo, 19 de Setembro de 2021

EMPREGOS

#e52322

  

 



  



­



­

  

€   ‚ƒ „  …

­€ 

  

‚  ƒ „…

   ­†­

‡ 

ˆ‰

­‡ƒ

 

 …Š

Está desempregado ou busca uma nova oportunidade de emprego?

NÓS TEMOS A VAGA CERTA PARA VOCÊ!

‹  ‚„ ˆ

ˆ… ‚ „

   Œ



PENSECOM

NOVAS VAGAS

®

CLIMA

ORGANIZACIONAL

Uma equipe qualificada é fundamental para o sucesso do seu negócio!

PENSECOM

®

INTELIGÊNCIA EM RECURSOS HUMANOS

† ‡ˆ‰ Š

ƒ­€Œ‹ˆ

Ž‘

† 

 ƒ’

‚‹ ­ ­ ­

­ “ 

† ‹  …

 “   ”

† ­†ŒŽ

ƒ’ ­ ­

  •

”’ 

† ‘€ Ž

ƒ’­­

 ‹

 •

”’

  ’…

­ Ž–

  ‡

 “† …Š

 

‹ Œ

  †‹ …

Œ

‡

ƒ”• ‚…

€ •   

  ‚ Ž

€ •   

VAGAS ABERTAS

Você sabia que o estágio é o ponta pé inicial na carreira

de qualquer jovem?

Veja algumas oportunidades

em aberto!

ÁREA DO

ESTUDANTE

(14)

EMPREGOS

/jornaltododia

14

Domingo, 19 de Setembro de 2021

#e52322

WWW .T ODODIA. C OM.BR

(15)

CLASSIFICADOS

/jornaltododia

15

Domingo, 19 de Setembro de 2021

EMPREGOS

EDITAIS IMÓVEIS

LOCAÇÃO E VENDA

Açougueiro 3 Açougueiro Júnior 7

Ajudante de Eletricista - Curso NR10 1 Ajudante de Marceneiro 2

Ajudante de Montagem 1 Ajudante de Motorista 5 Ajudante de Obras 14 Ajudante de Pedreiro 2 Ajudante de Produção 46 Ajudante de Serralheiro 1 Ajudante Geral 12

Ajudante Geral de Produção 2 Almoxarife 1

Analista em Marketing - Estágio 1 Assistente Comercial 5 Assistente de RH 1

Auxiliar Administrativo - Estagiário 1 Auxiliar de Corte 2

Auxiliar de Cozinha 6 Auxiliar de Escrituração Fiscal 1 Auxiliar de Montagem - Veículos 1 Auxiliar de Produção 33 Auxiliar Departamento Fiscal 1 Auxiliar Departamento Pessoal 1 Auxiliar Financeiro 2

Balconista de Açougue 7 Caldeireiro Montador 8 Coletor de Resíduos 2 Costureira 3

Departamento Contábil 1 Eletricista - RN10 1

Eletricista de Manutenção - NR10 1 Eletricista Montador 2

Empacotador 3 Encanador 1

Enfestador Manual de Tecidos 1 Enrolador Tecido Cru 1 Gesseiro 2

Instalador de Esquadrias de Alumínio e Vidros 1 Manicure e Pedicure 4

Marceneiro 2

Mecânico Auxiliar - Têxtil 1 Mecânico de Manutenção 1 Monitor de Sistemas de Segurança 1 Montador de Móveis 2

Montador de Móveis Planejados 2 Motorista 1

Motorista Carreteiro 10 Motorista Entregador 1 Oficial de Serviços Gerais 6 Operador de Caixa 31 Operador de Estamparia 1 Operador de Guindauto 1 Operador de Serigrafia 1 Operador de Serviços 5 Operador de Torno CNC 8 Pintor de Móveis 1 Pintor de Obras 5

Professor de Licenciatura Plena em Química 1 Programador – Delphi 2

Recepcionista 1 Repositor 25 Serralheiro 1 Servente de Obras 4 Soldador – Tig 1 Soldador Mig 4 Supervisor de Limpeza 1 Técnico Manutenção Geral 1 Tratorista 1

Vendedor Externo 10 Vendedor Interno 3

VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA PCD Aux de Manutenção Predial - NR33 e NR35 1

WWW.TODODIA.COM.BR

ANUNCIE AQUI!

(16)

ESPORTES

/jornaltododia

16

Domingo, 19 de Setembro de 2021

Ontem (18/9)

17h – Chapecoense x Palmeiras*

18h45 – Athletico-PR x Juventude*

19h – Atlético-MG x Sport*

21h – Ceará x Santos*

21h – Bahia x RB Bragantino*

Hoje (19/9)

11h – Internacional x Fortaleza 16h – São Paulo x Atlético-GO 18h15 – Corinthians x América 20h30 – Flamengo x Grêmio Segunda-feira (20/9) 20h – Cuiabá x Fluminense

• 21ª RODADA

TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Clubes PG J V GP SG Atlético-MG 40 19 13 29 16 Palmeiras 35 19 11 30 7 Flamengo 34 17 11 35 18 Fortaleza 33 20 9 29 7 RB Bragantino 32 19 8 30 9 Corinthians 29 20 7 19 2 Fluminense 28 20 7 20 -1 Cuiabá 27 20 6 21 1 Atlético-GO 26 19 6 16 -2 Athletico-PR 24 19 7 29 0 Ceará 24 19 5 19 -2 Internacional 23 18 5 22 0 Santos 23 20 5 20 -5 Juventude 23 20 5 17 -6 Bahia 22 20 6 24 -8 São Paulo 22 19 5 16 -6 América-MG 21 19 5 17 -5 Grêmio 19 18 5 14 -4 Sport 17 19 3 8 -6 Chapecoense 10 20 1 17 -15

Jogos não encerrados até o fechamento desta edição

TRICOLOR

São Paulo encara o Atlético-GO hoje

Desde o título esta- dual, o São Paulo de Hernán Crespo caiu de rendimento e vem en- contrando dificuldades para recuperar o bom futebol. No entanto, dentre tantos problemas apontados por parte da torcida, um não se sus- tenta ao ser confron- tado com os números do time: contrariando a imagem de que teria perdido combatividade, o time tricolor mantém a mesma proporção de antes tanto em duelos ganhos quanto em de- sarmes. Neste domingo (19), a equipe de Crespo enfrenta o Atlético-GO, às 16h.

Segundo números do Sofascore, nos últimos 13 jogos do São Paulo, desde o acachapante 5 a 1 sofrido para o Fla- mengo no Maracanã, os números defensivos -ou da fase sem bola do jogo- seguem estáveis nas vitórias e nas derro- tas. No período, a equipe venceu cinco partidas, empatou quatro e per- deu outros quatro.

Um setor caiu, de fato, de rendimento: o da criação no ataque.

Entre a partida contra o Flamengo e o duelo que precedeu a queda para o Palmeiras, o São Paulo tinha média de 15 chu- tes ao gol por jogo. | FP

Reforços Giuliano, R. Augusto, Willian e Roger Guedes devem estrear juntos

Sylvinho muda Timão para pegar o América

As últimas semanas marcaram intensas mu- danças no elenco do Co- rinthians. Com as chega- das de Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes, quatro reforços de peso, o técnico Syl- vinho se viu obrigado a mudar o sistema táti- co da equipe. Com isso, quem perdeu espaço foi o volante Victor Cantillo - protagonista na monta- gem do time nos primei- ros meses de trabalho da comissão técnica. Ele es- tará novamente fora da equipe titular, desta vez contra o América-MG às 18h15 deste domingo (19), em que o quarteto recém-chegado deverá estrear junto.

Se antes o colombiano era o pilar da construção

das jogadas pelo meio de campo do Corinthians com três volantes - dois deles atuando na prote- ção do camisa 24 -, hoje o panorama é diferente.

Com Giuliano e Renato Augusto, Sylvinho aban- donou o esquema antigo, tirou o protagonismo dos pontas e focou em um jogo de posse de bola.

A consequência direta foi a ida de Cantillo para o banco de reservas. Afinal, ele jogava como primeiro volante e era o único res- ponsável pelas invertidas de jogo e passes em pro- fundidade aos atacantes de beirada de campo.

Sem mais essa necessida- de no jogo coletivo do Co- rinthians, a característica do colombiano deixou de ser uma necessidade.

Além dos reforços con- tratados pela diretoria, Cantillo perdeu espaço

para Roni, Gabriel, Araos, Xavier e já vê até mesmo o garoto Du Xavier aparecer como uma ameaça.

O camisa 24 corintia-

no jamais deixou de ser relacionado, exceto em caso de lesão, mas já não entra em campo há cinco rodadas.

BRASILEIRÃO

FOLHAPRESS SÃO PAULO

Arquivo / TodoDia Imagem

COMANDO | O técnico Sylvinho mudou esquema tático

Torcedores invadem campo na França

Torcedores do Lens entraram em campo no intervalo da equipe contra o Lille neste sábado (18), pelo Campeonato Francês. Cerca de 100 deles foram em direção ao setor dos visitantes para tentar brigar. Objetos foram atirados entre as duas torcidas e, segundo a imprensa francesa, prisões foram feitas pela polícia presente no estádio. Após a situação se acalmar, o clássico foi retomado. O Lens venceu por 1 a 0.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

(2014); Galloza (2017) , conjuntamente as recomendações descritas pelo ACSM (2014) sugeridas aos idosos para um programa de exercício físico que comprovaram os benefícios

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O algoritmo do filtro de Kalman pode ser usado para estimar os estados e a saída de um sistema dinâmico em situações, nas quais as variáveis não estão disponíveis a todo o momento