João Pessoa: o que fazer na capital da Paraíba

Texto

(1)
(2)

Partiu João Pessoa?

A capital paraibana é um espetáculo em qualquer época do ano.

Bora conhecer tudo?

Vem com a gente!

João Pessoa:

o que fazer na capital da Paraíba

João Pessoa é relativamente pequena para uma capital, uma vez que, se descontarmos a região metro- politana, João Pessoa tem cerca de 800 mil habitantes.

É considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida dentre os municípios nordesti- nos e figura nas primeiras posições do ranking da organização International Living como uma das melhores cidades do mundo para se morar durante a aposentadoria.

Estamos falando de uma cidade que agrega valor ao seu diário de bordo não só por ser especial em seus detalhes turísticos mas, também – e principalmente – por o ser para seus mo- radores. João Pessoa é lugar de gente feliz e acolhedora, e isso faz com que esse seja o destino perfeito para que você possa desfrutar os próximos dias.

DESTINO:

JOÃO PESSOA

Curiosidades de João Pessoa

João Pessoa atende pelo apelido de “Porta do Sol”, uma vez que é na cidade que está localizada a famosa Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Sendo assim, o sol nasce primeiro em João Pessoa (nem que seja só por alguns minutos) do que em todo o resto do país.

Outra informação interessante sobre a cidade é que ela é uma das três capitais de estado mais antigas do Brasil. Seu primeiro nome foi Frede- rikstad e, em seu passado, representou uma das cidades da Nova Holanda, ao lado de Recife (que era, à época, chamada de Mauritsstadt).

Atualmente, João Pessoa é conhecida pelos amantes da natureza por um de seus títulos mais preciosos, que é o de segunda capital mais verde do mundo. Em todo o globo a capi- tal paraibana fica atrás apenas de Paris, a capital da França, e um de seus pontos turísticos mais relevantes é o Jardim Botânico Benjamim Maranhão.

(3)

Estrategicamente localizado no centro da cidade, o parque conta com 515 hectares de mata atlântica preservada e se tornou uma referência para quem faz passeios ao ar livre, incluindo trilhas.

O jardim faz parte da maior floresta do semi-equatorial nativa e cercada por uma cidade – isso em nível mundial.

Veja oito motivos para sair por aí encan- tando-se a cada passo:

#1 As praias de João Pessoa apresentam cores diferentes e deslumbrantes. Estamos falando de águas que vão do azul-bebê ao verde-água, o que é um espetáculo à parte em todo o litoral paraibano.

#2 As praias de Tambaú e Cabo Branco estão na parte central da cidade e têm um calça- dão atípico, que é repleto de restaurantes e quiosques e fica fechado toda manhã de 5h às 8h para quem quiser fazer caminhada, correr, andar de bicicleta ou patins.

#3 A praia de Picãozinho tem piscinas naturais incríveis, e os turistas podem pegar um catamarã na praia de Tambaú para apreciar a novidade.

#4 A cidade tem uma arquitetura histórica bem interessante, que conta com igrejas e conventos em estilo colonial.

#5 Existem praias em João Pessoa que são mais escondidas ou afastadas, já que não estão perto de nenhum calçadão, e algumas delas são pontos que você precisa conhecer a qual- quer custo. Falamos de lugares como Camboinha, cujo mar fica colorido de azul turquesa durante o verão e tem a aura de estar sempre sendo descoberto por alguém. Quando a maré está baixa, Camboinha nos presenteia com a ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que emerge do mar e faz a alegria dos turistas.

#6 Já para quem gosta de mais agitação, a Barra do Gramame, que fica a 25km do centro de Tambaú, fica lotada por suas barraquinhas e quiosques durante os fins de semana.

#7 Se ver o nascer do sol no primeiro ponto do Brasil que recebe a luz do dia é muito difícil para você, que adora dormir até mais tarde, tente compensar com o espetáculo natural do fim da tarde. O pôr do sol em João Pessoa é uma daquelas coisas que você, definitivamen- te, não quer perder durante a sua viagem ao nordeste.

(4)

#8 E se só João Pessoa não for o suficiente, não tem problema: a cidade está estrate- gicamente localizada perto de outras belezas litorâneas onde é possível fazer o famoso

“bate-volta”, ou seja, aquele passeio onde você conhece outra localidade e consegue voltar de lá no mesmo dia.

Recife e Olinda, em Pernambuco, estão a duas horas de carro de João Pessoa, en- quanto Pipa, no Rio Grande do Norte, está a duas horas e meia de distância. E, claro, todas essas são cidades que valem a visita, principalmente se você não é originário do nordeste ou não viaja para a região comumente.

Com os bate-voltas que João Pessoa ofe- rece você acaba conhecendo mais lugares sem gastar muito, principalmente em viagens de avião.

Já está apaixonado(a) por João Pessoa, né? Temos certeza que essa é uma cidade que você vai adorar conhecer e revisitar quantas vezes forem possíveis.

Partiu!

(5)

123milhas.com

Imagem

Referências

temas relacionados :