• Nenhum resultado encontrado

WOLFGANG AMADEUS MOZART: UMA REFLEXÃO PSICOLÓGICA SOBRE ARTE E CRIATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "WOLFGANG AMADEUS MOZART: UMA REFLEXÃO PSICOLÓGICA SOBRE ARTE E CRIATIVIDADE"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

JULI A DEL MONTE BRANDÃO

WOLFGANG AMADEUS MOZART: UMA REFLEXÃO PSI COLÓGI CA SOBRE ARTE E CRI ATI VI DADE

Pont ifícia Universidade Cat ólica

São Paulo

(2)

JULI A DEL MONTE BRANDÃO

WOLFGANG AMADEUS MOZART:

UMA REFLEXÃO PSI COLÓGI CA SOBRE ARTE E CRI ATI VDADE

Trabalho de conclusão de curso como exigência parcial para graduação no curso de Psicologia, sob a orientação da Profª. Drª. Ana Laura Schliemann.

Pont ifícia Universidade Cat ólica

São Paulo

(3)

Agr a de cim e n t os

Aos m eus pais, agradeço pelo invest im ent o, am or e confiança deposit ados em m im ao longo de t odos est es anos. Tam bém agradeço pelo const ant e incent ivo aos est udos e à busca pelo m eu próprio cam inho.

Ao Pedro, m eu irm ão m ais velho, que despertou em m im o interesse por Mozart , agradeço por enriquecer nossa relação ao com part ilhar com igo m úsicas e out ras m anifest ações criat ivas que passaram a fazer part e de nossas vidas.

À m inha orient adora Ana Laura, agradeço pelo incent ivo, disponibilidade e confiança volt ados a m im e ao m eu t rabalho. Tam bém por t er m e acolhido nos m om ent os de angúst ia e incert eza e, principalm ent e, por t er em barcado com igo nos m om entos de êxt ase.

Pelos professores do núcleo de Psicologia Analít ica, principalm ent e à Heloísa Galan, agradeço pelos valiosos ensinam ent os passados nest e quint o ano. Se não fossem m eus professores, eu não m e apropriaria dest a t eoria que se t ornou a form a pela qual eu leio o m undo.

Agradeço aos m eus am igos de faculdade, por est arem sem pre próxim os e por dividirem com igo as angúst ias que não foram poucas. Especialm ent e ao Vit or, agradeço pelo m undo com part ilhado e pela nossa am izade, que é perm eada principalm ent e pela sinceridade, criat ividade e espont aneidade.

(4)

Às pessoas que encont rei por aí que se int eressaram pelo m eu t em a. Agradeço pelo encont ro, por com part ilharem com igo idéias, sent im ent os e pont os de vista diferent es. Há pessoas que em poucos m inut os de conversa parecem nos com preender com o se nos conhecêssem os há anos.

Finalm ent e, agradeço a t odos aqueles que de algum a form a cont ribuíram para a realização dest e t rabalho.

(5)

Julia Del Mont e Brandão: Wolfgang Am adeus Mozart : um a reflexão psicológica sobre art e e criat ividade, 2008.

Orientadora: Profª . Drª . Ana Laura Schliem ann Palavras chave: Mozart , art e, Psicologia Analít ica.

Re sum o

Est e t rabalho t eve com o obj et ivo fazer um a reflexão, à luz da Psicologia Analít ica, sobre a vida e a personalidade do m úsico Wolfgang Am adeus Mozart , no que diz respeit o ao m odo com o ele lidou com sua criat ividade e genialidade. A pesquisa é qualit at iva e docum ent al. Tem com o obj et o de est udo o livro biográfico Mozart por t r ás da m áscar a, escrito em 2005 pelo m usicólogo e

j ornalist a Lincoln Maizt egui Casas. A escolha deste livro se deu pelo fat o de ser considerado aut ênt ico, no sent ido de t entar relat ar a realidade, a vida e a personalidade de Mozart com o ele realm ent e foi, sem est ereot ipá- lo.

Foi realizado um levant am ent o t eórico dos conceit os da Psicologia Analít ica e ocasionalm ent e de considerações feitas por out ras abordagens psicológicas sobre art e, m úsica, psique, criat ividade e genialidade.

(6)

Sum ário

I ntrodução 1

1. Fundam ent ação t eórica: Psicologia Analít ica e art e 5

2. Obj et ivo e m et odologia 23

3. Apresent ação dos dados 26

4. Análise dos dados 34

5. Considerações finais 49

(7)

I n t r odu çã o

Diant e da propost a de realizar um t rabalho de conclusão de curso, enxerguei a possibilidade de debruçar- m e sobre a vida de alguém , reflet ir sobre algum a pessoa à luz da t eoria que correspondeu ao m eu m odo de ler o m undo, a Psicologia Analít ica.

A art e sem pre fez part e da m inha vida, port ant o, essa pessoa sobre a qual eu reflet iria, seria necessariam ente um art ist a. Logo surgiu a idéia de fazer sobre Mozart , por cont a da curiosidade que t enho em relação a ele, pelo m ist ério que considero rondar em t orno de sua figura e, principalm ent e, por seu envolvim ent o e ent rega t ot al à m úsica.

A im agem que eu t inha de Mozart , no m om ent o da escolha do m eu t em a, era aquela ret rat ada pelo diret or de cinem a Milos Form an no film e “ Am adeus” , produzido em 1984, que ret rat a principalm ent e a relação de Mozart com o m úsico Antônio Salieri. Apesar do m eu fascínio pelo film e, sem pre t ive consciência de que ele m ostra de form a fant asiosa e rom anceada a vida de Mozart .

Considerando que eu aplicaria um a t eoria na qual eu acredit o, pensei que deveria analisar o que fosse m ais próxim o da realidade e não um a sit uação fict ícia e fant asiosa. Tam bém pelo fat o deste t rabalho t rat ar- se de um est udo acadêm ico, considerei um at o de responsabilidade a t ent at iva de m ost rar Mozart com o ele realm ent e foi, resist indo ao m ovim ent o de est ereot ipá- lo a qualquer figura que sej a.

Com o obj et o de est udo, escolhi o livro biográfico Mozart por t rás da

(8)

Est e foi considerado um docum ent o que visa ret rat ar a vida e a personalidade do m úsico baseado em fat os reais e, na m edida histórica, de m aneira aut ênt ica.

Durant e t oda a m inha infância est udei em um colégio Waldorf, que adot a a pedagogia fundada pelo filósofo alem ão Rudolf Steiner. Apesar de m erecer esclarecim ent os e um a at enção especial, não seria possível, nest e m om ent o, discorrer sobre as especificidades dest a pedagogia. Apenas ressalt o que ela dá m uita im portância às at ividades art íst icas em geral, com o principal m odo da criança sent ir e conhecer o m undo.

Se não fosse pelos nove anos em que est udei no Colégio Waldorf Micael, do j ardim at é a sét im a série, eu seria hoj e um a pessoa m uit o diferent e da que sou, em relação às m inhas at it udes e pensam ent os, à visão de m undo que eu t enho e ao m odo com o m e envolvo com as quest ões pelas quais eu m e interesso.

Fazia part e da program ação curricular do colégio, os alunos m ont arem na sétim a série um a peça de teatro. Meu irm ão m ais velho, na época com quat orze anos, encenou com sua classe “ A Flaut a Mágica” . Foi nessa época que se deu m eu prim eiro cont at o com a obra de Mozart .

Eu acom panhei o processo de m ont agem da peça, assim com o assist i às quat ro apresent ações finais. Com dez anos de idade, não ent endia m uit a coisa da peça, m as sent ia- m e m uit o t ocada por aquilo t udo. As m úsicas de Mozart m e fascinavam , assim com o a rainha da noite com seu punhal e o papagueno com sua gaiola.

(9)

ent ão volt ei a assist i- lo várias vezes e não m e canso dele, pois cada vez eu percebo coisas diferent es, leio com as lent es que eu t enho no m om ent o.

Durant e o processo, procurei m uit o m at erial, li m uit a coisa e busquei várias inform ações sobre Mozart . Conform e fui pensando e produzindo, ent rei em cont at o com m inha criat ividade e um m undo se abriu. Considerando que a art e t em a possibilidade de elevar a alm a, vej o que a criação de conhecim ent o t am bém elevou m eu espírit o.

Ent reguei- m e corpo e alm a a est e t rabalho, m e envolvi m uit o com a figura de Mozart e procurei m uit o m at erial sobre sua vida. Durant e o processo, t ive cont at o com ele não apenas de form a literal, m as por m eio do bem m ais precioso que ele nos deixou, sua m úsica. Encont rei um livro que t em suas cart as escrit as durant e sua vida adulta. Percebi que por m ais que eu leia m uit a coisa sobre ele, ainda o considero um a figura enigm át ica.

Muit as vezes ele era cont radit ório. Por exem plo, em suas cart as enviadas a seu pai, ele assinava com o o filho et ernam ent e obedient e. Porém , no cont eúdo das cartas, fica claro que ele desobedecia t udo o que o pai lhe pedia, argum ent ando de form a m uito curiosa e at é engraçada suas at it udes e pensam ent os. Ent ão, por m ais que eu m e aproxim e de t udo que j á produziram sobre ele, nunca vou fechar um conceit o, nunca essa m inha curiosidade vai deixar de exist ir.

Me envolvi m uit o com o t rabalho e sem dúvida ele m e volt ou para quest ões m uit o pessoais, quest ões que eu precisava ent rar em cont at o e que est avam adorm ecidas nesses cinco anos de psicologia em que eu m e afast ei da arte. Nele, j untei algum as paixões, com o Psicologia Analít ica, arte, m úsica e criat ividade.

(10)

int erno que est á encobert o, e não só reproduzir o que j á é conhecido. Quando apenas reproduzim os conceit os e hábit os crist alizados, não nos quest ionando do que est am os fazendo, acredit o que correm os o risco de nos afast arm os do real sent ido de nossas ações e pensam ent os, ou sej a, de nós m esm os.

(11)

Psicologia An a lít ica e Ar t e

A Psicologia Analít ica foi fundada por Carl Gustav Jung ( 1875 – 1961) no início do século XX. Jung foi um dos m ais proem inent es discípulos de Freud, exercendo a Psicanálise de 1909 a 1913, ano em que rom peu com Freud e fundou a Psicologia Analít ica.

Após a m ort e de Jung, em 1961, a Psicologia Analít ica cont inuou a receber cont ribuições dos neo – Junguianos.

Para ent enderm os o sent ido da art e e da criat ividade na visão da Psicologia Analít ica, é necessário volt arm os a algum as considerações e definições básicas que em basam est a t eoria.

O Self é um dos conceit os m ais fundam ent ais da Teoria Junguiana. Tam bém cham ado de Si- m esm o, é a t ot alidade psíquica – que abrange aspectos conscient es e inconscient es – e ao m esm o t em po o arquét ipo do cent ro da psique, que confere orient ação e sent ido aos cont eúdos arquet ípicos.

Em seu livro A Busca do Sím bolo ( 1998) , Whitm ont define o Self da

seguint e m aneira:

(12)

O Self unifica t odos os elem ent os do ser em suas dim ensões pessoais e t ranspessoais, conscient es e inconscient es, ele é a font e cent ral de energia da vida e significa pot encialidade, pois t em em si t odas as possibilidades do vir a ser do hom em .

Nise da Silveira, em seu livro Jung: Vida e Obr a ( 2006) , definiu a

consciência com o um a pequena ilha que em erge de um vast o oceano. Segundo ela, est e oceano represent a o inconscient e, que pode ser didat icam ent e dividido em cam adas.

A cam ada m ais profunda do inconscient e, cham ada de inconscient e colet ivo represent a um a base psíquica com um a t odos os indivíduos e guarda os arquét ipos, ou sej a, im agens prim ordiais que foram acum uladas pela hum anidade desde os t em pos m ais rem ot os. Dest e m odo, o inconscient e colet ivo não faz part e da experiência pessoal do indivíduo, m as sim das experiências suprapessoais da hum anidade. Ele guarda possibilidades e pot encialidades hum anas, sendo assim um a base para a criat ividade.

A cam ada m ais superficial corresponde ao inconscient e pessoal. Nele, encontram - se resquícios de nossa traj etória de vida, m em órias, percepções e idéias que foram esquecidas e/ ou reprim idas pela consciência. O que est á inconscient e exerce grande influência sobre o psiquism o e é dot ado de grande carga afet iva, apesar de não encont rar- se em um est ado plenam ent e conscient e.

Desse m ar inconscient e e indiferenciado, em ana a consciência, que t em com o cent ro regulador o Ego. Cham am os consciência t udo aquilo que opera, é com preendido e assim ilado por nós, de acordo com nossos sent idos, pensam ent os, sent im ent os e int uições.

(13)

a condição necessária para que qualquer cont eúdo da psique t orne- se conscient e, sej a est e cont eúdo um sent im ent o, um pensam ent o, um a percepção ou um a fant asia.

O desenvolvim ent o da aut onom ia do Ego pressupõe um a liberação e independência dos inst int os, do inconscient e. O Ego olha para o out ro, para fora e procura adapt ar- se ao m eio am bient e. I nicialm ent e, a criança busca responder às expect at ivas dos pais e de sua fam ília e, posteriorm ent e, o indivíduo adapt a- se à realidade, à cult ura em que est á inserido e às regras sociais vigentes nessa cultura.

Jung cham ou de processo de individuação o cam inho que t odo ser hum ano percorre ao longo de sua vida em direção ao desenvolvim ent o de seu ser em sua t ot alidade. É o processo no qual o indivíduo t orna- se aquilo que ele realm ent e é, de um m odo profundo e conscient e, at ravés da int egração de opost os, ist o é, da int egração ent re aspect os conscient es e inconscient es da sua personalidade.

Para haver a int egração ent re opost os, é preciso que haj a um equilíbrio ent re seu m undo int erno e ext erno. No processo de individuação, o hom em volta- se m ais à sua subj et ividade e m undo int erno, porém , sem isolar- se do m undo ext erno, pois o out ro t am bém é im plicado no processo.

Out ra idéia fundam ent al que est á na base da t eoria Junguiana é a noção de arquét ipo. Os arquét ipos const it uem o inconscient e colet ivo, sendo eles possibilidades herdadas de im aginar m at rizes arcaicas, cont eúdos universais a t odos os seres hum anos. Silveira, em seu livro Jung: Vida e Obra ( 2006),

afirm a que eles funcionam com o nódulos concent radores de energia psíquica e que quando essa energia se at ualiza, form a- se a im agem arquet ípica.

(14)

padrões de com port am ent o especificam ent e hum anos, os arquét ipos nos levam a assum ir det erm inadas posturas psicológicas frent e às diversas sit uações vividas pela hum anidade desde os t em pos m ais rem ot os, com o nascim ent o, m ort e, m at ernidade e pat ernidade.

Nise da Silveira ( 2006) diz:

“ A noção de arquét ipo, postulando a exist ância de um a base psíquica com um at odos os seres hum anos, perm it e com preender porque em lugares e épocas dist ant es aparecem t em as idênt icos nos cont os de fadas, nos m it os, nos dogm as e rit os das religiões, nas art es, na filosofia, nas produções do inconscient e de um m odo geral – sej a em sonhos de pessoas norm ais, sej a em delírios de loucos” . ( p.69) .

Para a Psicologia Analít ica, as criações art íst icas est ão relacionadas principalm ent e a quest ões arquet ípicas e em segundo plano, a quest ões pessoais do indivíduo. Ao analisar um a obra de art e, Jung não se det inha em pesquisar com o ela se ent relaçava à vida pessoal do art ista. Mais im portant e, segundo ele, era pergunt ar- se pelo sent ido da obra, considerar o m ot ivo arquet ípico sobre o qual ela se est rut ura, pois a obra nasce do inconscient e e revela à consciência, por m eio de seus sím bolos, t em as arquet ípicos que são inerent es a t odos os seres hum anos.

Os arquét ipos se m anifest am por m eio de sím bolos. Segundo Jung, os sím bolos sem pre apont am para além de seu significado im ediat o e óbvio. Em suas palavras,

(15)

O sím bolo, ant es de ser um a realidade ext erna e obj et iva, é um a realidade int erna do indivíduo. Ele t em a função de sínt ese e conexão ent re cont eúdos conscient es e inconscient es. É por m eio dele que o inconscient e pessoal e arquet ípico se m anifest am na consciência.

O t erm o “ criar” é definido no dicionário com o “ dar exist ência” , “ im aginar, inventar, produzir” . No livro Ter um t alent o, t er um sint om a

( 1990) , a psicanalist a Denise Morel faz um a revisão do que se t em est udado sobre criat ividade pela Psicologia nos últ im os anos. Ent re várias cont ribuições acerca do t em a, ela expõe a posição de Didier Anzieu com a seguint e cit ação:

“ A criat ividade se define com o um conj unt o de predisposições do carát er e do espírit o, que se podem cult ivar e que se encont ram senão em t odos... ao m enos em m uit os. A criação é a invenção e a com posição da obra, art íst ica ou cient ífica, que responde a dois critérios: t razer o novo ( ist o é: produzir algum a coisa que j am ais foi feita) e t er o valor cedo ou t arde reconhecido por um público” ( p.25) .

Morel considera t am bém o aut or Beaudot , que est abeleceu um a diferença ent re duas form as de pensam ent o. Beaudot , segundo a aut ora, ident ifica o prim eiro t ipo com o “ pensam ent o convergent e” , que seria próprio de pessoas int eligent es, que t endem a convergir para significados est ereot ipados. O segundo t ipo t rat a- se de um “ pensam ent o divergent e” e é próprio de indivíduos criat ivos, que “ t endem a se afast ar das significações est ereot ipadas, a dem onst rar um a im aginação original” ( Beaudot , apud Morel, 1990, p.24) .

(16)

Morel ( 1990) , salient a, em seu est udo, a im portância do am bient e fam iliar, que pode t ornar- se para cada um de seus m em bros, um “ espaço pot encial” que propicia o desenvolvim ento de at ividades criadoras. Segundo a aut ora, para que est e espaço exist a com o t al, é necessário que a circulação fant ást ica não sej a bloqueada no int erior da fam ília.

A m esm a aut ora sublinha a im port ância que t odos os criadores concedem ao exílio, sej a ele geográfico ou apenas sim bólico. O art ist a, segundo ela, separa- se do conhecido, rom pe ligações, afast a- se do “ real” , deixa suas t erras para encont rar um out ro espaço que ele povoa com sua im aginação, com o que ent regando- se a um a t erra eleit a por ele. O exílio é psicológico e supõe que o art ist a suport a dist ingui- se dos out ros e viver de algum a form a um a solidão de pensam ent os e sent im ent os. Esse afast am ent o supõe um a certa disposição do suj eit o viver volt ado aos cont eúdos que surgem em sua própria psique.

A Psicologia Analít ica at ribui à criação art íst ica a possibilidade de com unicação ent re aspect os inconscient es e conscient es da psique, na m edida em que o at o de criar é conceber o novo, é t razer para a consciência, por m eio dos sím bolos, algo que era ant es desconhecido, inconscient e. Segundo Silveira ( 2006) :

No m ist ério do at o criador, o art ista m ergulha at é as funduras im ensas do inconscient e. Ele dá form a e t raduz na linguagem de seu t em po as int uições prim ordiais e, assim fazendo, t orna acessíveis a t odos as font es profundas da vida. ( p.143) .

(17)

Segundo Silveira, a sim ples em ergência de im agens arquet ípicas não resultam em obras de art e. A aut ora explica que os cont eúdos arquet ípicos surgem cot idianam ent e nos sonhos e fant asias, a diferença é que nas obras de art e, essas experiências int ernas são “ elaboradas, ou m elhor, t ransm ut adas em form as que possuam cert as qualidades, dit as art íst icas” ( Silveira, 2006, p.148- 149) .

O segredo da ação da art e, para Jung, consist e na at ivação inconscient e de arquét ipos e na elaboração dos m esm os. O art ist a t raduz para um a linguagem at ual im agens prim ordiais dos seres hum anos e deste m odo ele possibilit a que as pessoas t enham acesso às font es m ais profundas da vida.

A Psicologia Analít ica lida com polaridades em t odas as condições da vida. Para t oda sit uação conscient e, considera- se que exist e um a out ra polaridade à qual não est am os at ent os, ou sej a, que est á inconscient e. Por isso, ent re um par de opost os, ent re a consciência e o inconscient e, est abelece- se um a relação com pensadora e dinâm ica que faz com que o hom em ent re em cont at o com sua t ot alidade, e não apenas com um a polaridade.

As m anifest ações do inconscient e colet ivo possuem um carát er com pensat ório em relação à sit uação conscient e, no sent ido de t razer para a at ualidade para quest ões que são cont rárias às que vêm sendo consideradas pela consciência.

(18)

Os sím bolos que surgem do inconscient e procuram desafiar o ego, t razendo para a at ualidade quest ões que não t êm recebido devida at enção pela consciência. Os art istas às vezes escandalizam com suas m ensagens, e é com preensível que sej am recebidos diversas vezes com est ranham ent o e resist ência pelas culturas. Na hist ória da hum anidade encont ram os vários art istas que exem plificam isso, com o o pint or Van Gogh, e t ant os out ros que não usufruíram do reconhecim ent o de sua obra ainda em vida.

Em relação à criação art íst ica, Jung dist ingue dois m odos nos quais ela pode se dar. No prim eiro processo, cham ado de processo psicológico, Jung diz que:

“ O aut or subm et e seu m at erial a ser t rabalhado a um t rat am ent o com propósito definido, t irando ou adicionando, enfat izando um efeit o, at enuando out ro, dando um t oque colorido aqui, out ro acolá, considerando cuidadosam ent e os efeit os e observando const ant em ent e as leis do belo e do est ilo” ( Jung, 1985, p. 61) .

No segundo processo, cham ado “ visionário” , as obras de art e vêem à luz pront as e com plet as, com o se o aut or fosse apenas um instrum ent o da art e. Em seu livro O espírit o na ciência e na religião ( 1985) , Jung descreve da

seguint e m aneira a relação ent re a obra e o art ist a:

(19)

lado, com o um a segunda pessoa que t ivesse ent rado na esfera de um querer est ranho. ( Jung, 1985, p.61- 62) .

Com o podem os ver, no prim eiro caso, o processo de criação est á m ais subm et ido à consciência do que no segundo, em que o aut or deixa- se inundar por sím bolos e cont eúdos inconscient es. Apesar disso, Jung afirm a que em am bos os casos, o art ist a t em a ilusão conscient e de est ar criando com liberdade absolut a, quando na verdade ele est á nadando em um a “ corrent e invisível” , pois o fort e im pulso criat ivo que brot a do inconscient e pode t ant o influenciar com o dirigir a consciência.

Para exem plificar que a obra pode dom inar o criador, Jung lem bra que em diversos art ist as, seu ím pet o criat ivo era t ão grande que se apoderava dele, m esm o à cust a de sua saúde e at é de sua felicidade. Em suas palavras:

A obra inédita na alm a do art ist a é um a força da nat ureza que se im põe, ou com t irânica violência ou com aquela ast úcia sut il da finalidade nat ural, sem se incom odar com o bem - est ar pessoal do ser hum ano que é o veículo da criat ividade. ( Jung, 1985, p.63) .

(20)

A m ú s i c a e st á p r e s e n t e n a h i s t ó r i a d a h u m a n i d a d e h á t a n t o t e m p o q u e é v i st a m u i t a s v e z e s co m o a l g o i n e r e n t e à e s p é ci e , a l g o q u e t e m v i d a p r ó p r i a e q u e s u r g i u j u n t o c o n o sc o . É d i f íc i l a t a r e f a d e d a t a r e l o c a l i z a r a o r i g e m d a m ú s i c a n a s cu l t u r a s . Bl i k s t e i n ( 2 0 0 5 ) , e x p õ e e ss a d i f i cu l d a d e a o a f i r m a r q u e d u r a n t e m u i t o t e m p o , e l a f o i t r a n s m i t i d a d e g e r a ç ã o a g e r a ç ã o a p e n a s p e l a t r a d i ç ã o o r a l . A a u t o r a e s t i p u l a q u e q u a n d o o h o m e m p a ss o u a t e r u m a v i d a s e d e n t á r i a , i s t o é , c u l t i v a r s u a p r ó p r i a a g r i c u l t u r a , d o m e s t i ca r a n i m a i s e c o n s t i t u i r s u a p r ó p r i a m o r a d a , ( a p r o x i m a d a m e n t e 1 0 . 0 0 0 a n o s a . C. ) e l e p a ss o u a t e r m a i s t e m p o e c o n d i ç õ e s p a r a se d e d i ca r a a t i v i d a d e s a r t íst i c a s e d e l a z e r .

D e s d e o s t e m p o s p r é - h i s t ó r i c o s , a m ú s i c a m o st r o u s e r f e n ô m e n o u n i v e r sa l , n a m e d i d a e m q u e p o d e m o s e n co n t r a r r e g i st r o s d e s u a e x i s t ê n c i a e m t o d o s o s p o v o s e e m t o d a s a s é p o c a s. Se g u n d o Bl i k s t e i n ( 2 0 0 5 ) , a s c i v i l i z a ç õ e s m a i s a n t i g a s q u e d e i x a r a m r e g i s t r o s m u s i c a i s f o r a m o s Ass ír i o s e Su m é r i o s , q u e p o s s u ía m u m m é t o d o p r ó p r i o d e l e i t u r a m u s i c a l b a s e a d o e m l e t r a s . Ou t r o s p o v o s s e d e s t a ca r a m p e l o a v a n ç o a r t ís t i c o , c o m o o s h a b i t a n t e s d o a n t i g o I r a q u e , Eg i t o , Ch i n a e Pa q u i s t ã o .

(21)

b e b ê t a m b é m p o d e ca p t a r s o n s e x t e r n o s, c o m o r u íd o s , v o z e s e m ú s i c a s.

Os a s p e ct o s b i o l ó g i c o s d o s s e r e s h u m a n o s s ã o i n f l u e n c i a d o s p e l a m ú si c a e p e l o s s o n s e m g e r a l . Em e s t u d o s s e p a r a d o s , Ta m e e Ju i l i u s Po r t n o y ( a p u d Be t t u z z i , 1 9 9 3 ) , a p o n t a m q u e a m ú si c a i n f l u i n a d i g e s t ã o , n a r e s p i r a ç ã o , n a s s e c r e ç õ e s i n t e r n a s e n a ci r c u l a ç ã o , e n t r e o u t r a s f u n ç õ e s co r p o r a i s . D a Co s t a ( 2 0 0 0 ) c i t a q u e u m a m ú s i c a a c e l e r a d a p o d e c a u s a r o a u m e n t o d a s f r e q ü ê n c i a s c a r d ía c a e r e s p i r a t ó r i a a ss i m c o m o o a u m e n t o d a a t i v i d a d e m u sc u l a r , e n q u a n t o q u e m ú s i c a s c o m b a i x a f r e q ü ê n c i a e a n d a m e n t o l e n t o p o d e m t e r u m e f e i t o r e l a x a n t e . A a u t o r a f a z e st a a f i r m a çã o b a s e a d a e m e s t u d o s r e a l i z a d o s p o r H i c k s , 1 9 9 5 ; Ol s o n , 1 9 9 8 ; Li v i n g st o n , 1 9 7 9 ; Ka m i n sk i & H a l l , 1 9 9 6 ; K l e i n & W i n k e l st e i n , 1 9 9 6 .

A l i n g u a g e m s o n o r a t e m u m a i m p o r t â n ci a n a r e l a ç ã o d o i n d i v íd u o co m s e u m u n d o , v i s t o q u e é u m m e i o d e c o m u n i c a ç ã o d e s e n v o l v i d o a i n d a n a v i d a i n t r a - u t e r i n a . I ss o f a z c o m q u e e l a n o s s e j a m u i t o f a m i l i a r , l i g a d a a a s p e c t o s c o r p o r a i s e a n t e r i o r à l i n g u a g e m v e r b a l . A l i n g u a g e m s o n o r a m o s t r a s e r c a p a z d e e x p r e ss a r a s p e c t o s d o s se r e s h u m a n o s d e f o r m a m a i s i n s t i n t i v a e e s p o n t â n e a , t e n d o u m a l i g a ç ã o m a i s ín t i m a c o m o c o r p o . I s t o f a c i l i t a u m a c o m u n i c a ç ã o d e c o n t e ú d o s a b st r a t o s, m e n o s p r e c i s o s e m n ó s, r e f e r e n t e s a i n s t i n t o s, e m o ç õ e s, i m p r e s s õ e s e s e n t i m e n t o s . El a t e m a c a p a c i d a d e d e a c e ss a r m a i s d i r e t a m e n t e o i n t e r i o r d a p e ss o a d e u m a f o r m a v i sc e r a l .

(22)

a a r t e é u m a t é c n i c a s o c i a l d o s e n t i m e n t o , u m i n s t r u m e n t o d a s o c i e d a d e a t r a v é s d o q u a l i n c o r p o r a a o c i c l o d a v i d a s o c i a l o s a s p e c t o s m a i s ín t i m o s e p e ss o a i s d o n o ss o se r . Se r i a m a i s c o r r e t o d i z e r q u e o s e n t i m e n t o n ã o s e t o r n a so c i a l m a s, a o co n t r á r i o , t o r n a - s e p e s s o a l , q u a n d o c a d a u m d e n ó s v i v e n c i a u m a o b r a d e a r t e , c o n v e r t e - s e e m p e ss o a l s e m co m i s t o d e i x a r d e c o n t i n u a r s o c i a l . ( Vi g o t s k i , 2 0 0 1 , p . 3 1 5 ) .

O s e r h u m a n o t e m u m a n e c e ss i d a d e i n s a c i á v e l d e c o m u n i c a ç ã o , d e t r a n s m i t i r a o s o u t r o s i n d i v íd u o s q u e m e l e é , s u a v i s ã o d e m u n d o , s e u s p e n sa m e n t o s, s e n t i m e n t o s e e m o ç õ e s . Co m u n i ca ç ã o e st á r e l a c i o n a d a a s o c i e d a d e , a ss i m c o m o e st á r e l a c i o n a d a a a r t e . Se g u n d o Vi g o t s k i ( 2 0 0 1 ) :

A a r t e é o s o c i a l e m n ó s, e , s e o se u e f e i t o s e p r o c e ss a e m u m i n d i v íd u o i s o l a d o , i s t o n ã o s i g n i f i c a , d e m a n e i r a n e n h u m a , q u e a s s u a s r a íz e s e e ss ê n c i a s e j a m i n d i v i d u a i s . ( . . . ) Po r i s t o , q u a n d o a r t e r e a l i z a a c a t a r se e a r r a st a p a r a e s se f o g o p u r i f i c a d o r a s c o m o ç õ e s m a i s ín t i m a s e m a i s v i t a l m e n t e i m p o r t a n t e s d e u m a a l m a i n d i v i d u a l , o s e u e f e i t o é u m e f e i t o s o c i a l ( Vi g o t s k i , 2 0 0 1 , p . 3 1 5 ) .

Pa r a f u n c i o n a r c o m o u m a t é c n i ca so c i a l , o r e c o n h e c i m e n t o d a a r t e p r e ssu p õ e m a i s d e u m a p e sso a . A t r a n sm i s s ã o o c o r r e r e a l m e n t e q u a n d o o o u t r o c a p t a a m e n s a g e m d e q u e m c o m u n i c a . El a o c o r r e q u a n d o o o u t r o s e n t e - se t o c a d o e c o n t a g i a d o p e l a o b r a , s e n d o c a p a z d e i m a g i n a r o q u e o a r t i s t a t e n t o u e x p r e ss a r . So b r e i s t o , To l st o i , ( a p u d Vi g o t s k i 2 0 0 1 ) d i z q u e :

(23)

o u t r o s h o m e n s q u e s e b a s e i a a a t i v i d a d e d a a r t e . Os s e n t i m e n t o s, d o s m a i s v a r i a d o s , m u i t o f o r t e s e m u i t o f r a co s , m u i t o s i g n i f i c a t i v o s e m u i t o i n s i g n i f i c a n t e s, m u i t o m a u s e m u i t o b o n s s ó c o n s t i t u e m o o b j e t o d a a r t e s e c o n t a g i a m o l e i t o r , o o u v i n t e , o e s p e ct a d o r ( p . 3 0 3 ) .

A m ú s i ca t e m o p o d e r d e p r o m o v e r o f l u x o d e e n e r g i a e m q u e m e n t r a e m c o n t a t o c o m e l a , se j a p o r m e i o d a cr i a çã o o u a p e n a s co m o o u v i n t e . Po r m e i o d a m ú si ca , u m i n d i v íd u o p o d e e x p r e ss a r e d e sca r r e g a r s u a s e n e r g i a s e i s s o r e s u l t a e m u m a s e n s a ç ã o d e p e r t e n c i m e n t o a o m u n d o e à c u l t u r a .

A Psicologia Analít ica considera que o processo criat ivo é um a essência viva im plant ada na alm a do art ista, e a ist o ela denom ina com plexo aut ônom o.

Um com plexo aut ônom o funciona em nós com o um a out ra pessoa, com vont ades, int enções e sent im ent os próprios. Ele leva um a vida independent e dent ro da psique, de acordo com sua força, podendo at é t om ar a seu serviço o próprio Ego. Para seu desenvolvim ent o e at uação, o com plexo usa energia ret irada da psique, assim podendo causar um a dim inuição gradat iva das at ividades do com ando conscient e, culm inando em um desenvolvim ent o regressivo das funções do Ego. Janet ( apud Jung 1985) , descreve que nesses casos é possível que haj a um a im posição do inst int ivo sobre o ét ico, do infant il sobre o adult o e da inadapt ação sobre a adapt ação.

(24)

Edinger, em seu livro Ego e Ar quét ipo ( 1995) , ident ifica que o processo

de desenvolvim ent o psicológico consist e na diferenciação progressiva ent re Ego e Self. Ao longo de t oda a vida é esperado que ocorra est a diferenciação, porém , Ego e arquét ipo nunca se separam t ot alm ent e. Eles m ant ém - se unidos pelo eixo Ego- Self, que possibilit a ao Ego experim ent ar um a reunião recorrent e com o Si- Mesm o, para que sej a m ant ida a int egridade da personalidade t ot al.

Segundo Edinger ( 1995) , no início da vida psíquica, nada m ais exist e além do Si- Mesm o. O Ego, nest a et apa, exist e apenas com o pot encialidade, pois ele ainda encont ra- se m ergulhado, ou sej a, indiferenciado da t ot alidade psíquica, do Self. Newm ann, segundo Edinger ( 1995) , descreve est e est ado de indiferenciação com o a uroboros ( a serpent e que m orde a própria cauda) , pois o Ego, t ot alm ent e ident ificado ao Si- Mesm o, percebe- se com o divindade.

Em suas palavras:

“ Esse é o est ado original de unidade e perfeição inconscient es, responsável pela nost algia que t odos sent im os com relação às nossa próprias origens, t ant o pessoal quant o hist oricam ent e” ( p.27) .

Edinger ( 1995) define que há duas t endências arquet ípicas básicas e opost as ent re si, que governam o desenvolvim ent o da consciência. A prim eira t endência, segundo ele, é o aut o- m orfism o, onde a pessoa adapt a- se aos próprios pot encias, às suas possibilidades e aos seus conteúdos int ernos. A segunda t endência, que é post erior ao aut o- m orfism o, é a adapt ação ao m eio am bient e ext erno, que pressupõe o desenvolvim ent o de papeis socialm ent e aceit os.

(25)

voltada t ot alm ente para dentro de si m esm a. O Ego ainda encontra- se próxim o do inconscient e e procura adapt ar- se exclusivam ent e ao seu Self, ou sej a, às suas pot encialidades e qualidades int ernas.

Nest e m om ent o de inflação do Ego, o suj eito encontra- se volt ado para si m esm o, ele reconhece- se com o o cent ro do m undo. Quase não há reconhecim ent o do out ro, pois a est rut uração do Ego ainda é m ais im portant e.

No decorrer do desenvolvim ent o de aut onom ia do Ego, ocorre o reconhecim ent o de que ele não é idênt ico à t ot alidade psíquica, que não é o cent ro do m undo. Assim , ele desenvolve- se reconhecendo o out ro, procurando at ender às expect at ivas dos fam iliares e do m undo em geral. Para ser socialm ent e adequado, o Ego seleciona aspect os da psique que são m ais adapt ados para int egrar a consciência e ignora out ros que j ulgue de m enor valor, sem pre procurando adaptar- se ao m eio ext erno, as leis e à cultura.

O Ego é o suj eit o da ident idade pessoal, que se prolonga no t em po e no espaço e que é capaz de reflet ir sobre si m esm o. Ele est á ligado às ações do indivíduo relacionadas a planej am ent o, escolhas e t om ada de decisões.

Quando o desenvolvim ento do Ego é prej udicado, o indivíduo pode apresent ar, caract eríst icas sim ilares às prim eiras fases de desenvolvim ent o de diferenciação.

Edinger ( 1995) discorre sobre a fase inicial do desenvolvim ento da consciência, a que ele cham a de “ I nflação e t ot alidade original” . Ele usa o t erm o “ inflação” para descrever a at it ude que acom panha a ident ificação do Ego ao Si- Mesm o.

(26)

“ Quando olham os ret rospect ivam ent e nossa origem psicológica, vem os que ela t em um a dupla conot ação: em prim eiro lugar, ela é vist a com o condição paradisíaca, unidade, um est ado de unicidade com relação à nat ureza e aos deuses infinit am ent e desej ável; m as, em segundo lugar, com base nos nossos padrões hum anos conscient es, que est ão relacionados à realidade do t em po e do espaço, t rat a- se de um est ado de inflação, um a condição de irresponsabilidade, de luxúria incorrigível, de arrogância e de desej o rude” . ( p. 32) .

O desafio para a consciência é, ent ão, desenvolver um a noção realist a e responsável de sua relação com o m undo, ao m esm o t em po em que m ant ém seu vínculo vivo com a psique arquet ípica, com suas pot encialidades e energia vit al. Para isso, é necessário que se m ant enha o fluxo de energia no eixo Ego-Self, para garant ir a int egridade de nossa personalidade.

O est ado de t ot alidade divina pode persist ir além da infância, caracterizando um desenvolvim ent o prej udicado do Ego, que cont inua m esm o na idade adulta, ident ificado com a t ot alidade psíquica, com a divindade. Nestes casos, onde o suj eit o sent e- se o cent ro do universo, é evident e que ele est á bem adapt ado a si- m esm o, às suas pot encialidades, porém , pouco adapt ado à realidade ext erna.

Marie Louise von Franz ( 2005) reconhece essa m esm a condição com o um a ident ificação com o arquét ipo do Puer aet ernus, que segundo ela, represent a o deus da j uvent ude divina e significa “ j uvent ude et erna” .

Segundo a aut ora, o hom em que se ident ifica com o arquét ipo do puer aet ernus perm anece m uit o t em po com algum as caract eríst icas t ípicas que são

norm ais em adolescent es.

(27)

“ Em alguns casos, há um t ipo de individualism o associal: sendo alguém especial, ele não t em necessidade de adapt ar- se, pois as pessoas é que t êm que se adapt ar a um gênio com o ele” ( Marie Louise von Franz, 2005, p.14) .

A qualidade posit iva de t ais j ovens é um a espirit ualidade de carát er, j ust am ent e por causa de seu cont at o próxim o com o inconscient e colet ivo. Von Franz afirm a que os pueri aet erni geralm ent e são m uit o agradáveis para

conversar; usualm ent e t êm assunt os int eressant es e não gost am de sit uações convencionais.

Em relação ao t rabalho, a aut ora afirm a que os pueri só conseguem

t rabalhar quando ficam fascinados ou em est ado de grande ent usiasm o. Quando encont ram - se em m eio a est a excit ação, são capazes de t rabalhar vint e e quat ro horas por dia, m as se o t rabalho for ent ediant e est a quest ão t orna- se um problem a.

Quando o desenvolvim ento do Ego é prej udicado, esse fenôm eno se exprim e freqüent em ent e com o puerilidade ou com o um egoísm o ingênuo, na m edida em que o art ista pode viver fiel à sua criat ividade e voltado excessivam ente para si, esquecendo- se assim de voltar- se para os outros, em det rim ent o de um a adapt ação social.

(28)

Jung afirm a que a vida do art ist a é cheia de conflit os, pois dent ro dele lutam duas forças. Por um lado, o hom em com um tem suas exigências de felicidade, sat isfação e segurança. Por out ro, a paixão criadora, o com plexo aut ônom o at ua de form a violent a e cheia de energia, pondo por t erra os desej os pessoais. O im pulso criat ivo arrebat a grande part e da energia vit al, deixando pouca energia para o rest ant e das funções psíquicas.

O art ista t raz para si e para a consciência da hum anidade obras do inconscient e colet ivo, ele ident ifica - se com a tot alidade divina e faz- se instrum ent o da criação art íst ica. Ele pode viver fiel à sua criat ividade e voltado excessivam ente para si, e isto pode im plicar em um desenvolvim ento regressivo do Ego. Considerando que o Ego desenvolve- se ao longo da vida com o int uito de at ribuir um a ident idade ao suj eito e em prol da adapt ação ao m eio ext erno, podem os pensar que essas funções ficam debilit adas, quando um art ist a dedica desproporcionalm ent e m aior at enção aos seus aspect os inconscient es.

O desenvolvim ent o regressivo do Ego pode causar m uit o sofrim ent o para o art ist a e dificuldades para lidar com sit uações sociais que não sej am m ediadas por sua art e, em que ele não sej a considerado pela sua genialidade.

(29)

Obj e t ivo e M e t odologia

Tenho com o obj et ivo, nest e t rabalho, reflet ir sobre a vida e a personalidade do m úsico Wolfgag Am adeus Mozart , na concepção de Casas ( 2006) , at ravés da Psicologia Analít ica de Gust av Carl Jung.

O m ét odo da pesquisa é qualitat ivo ( Mazot t i e Judit h 2002) , pois buscou reflet ir sobre a part icularidade da vida do m úsico Wolfgang Am adeus Mozart , no que diz respeit o ao seu processo criat ivo, à luz da Psicologia Analít ica. É t am bém docum ent al ( Pádua 2003) , pois t em com o obj et o de est udo o livro biográfico Mozart por t rás da m áscara ( 2006) , escrito por Lincoln Maiztegui

Casas.

Segundo Pádua ( 2003) , a pesquisa docum ent al é aquela realizada a part ir de um docum ent o cient ificam ent e aut ênt ico, que por sua vez é um a base de conhecim ent o regist rado m at erialm ent e e suscet ível de ser ut ilizado para pesquisa. Do lat im docum ent um, é aquilo que ensina ou serve de exem plo ou

prova.

Dest a m aneira, procurei um m at erial que regist rasse de form a considerada aut ênt ica ( não fraudada) a vida e a personalidade de Mozart , para que eu m e aproxim asse do que ele realm ent e foi. Procurei descart ar obras que est ereot ipassem o m úsico ou que t ransform assem sua vida em um a grande vit ória ou em um enorm e fracasso.

(30)

Segundo o aut or, um a das razões que o levou a escrever a biografia foi a possibilidade de reunir em um livro de leitura para o público em geral, t odas as cont ribuições feit as em t em pos recent es que se encont ravam espalhadas em obras especializadas sobre Mozart . O livro assum e a responsabilidade de cont ar a realidade. Para isso, faz- se fartam ent e docum ent ado, unindo t rechos de cart as e depoim ent os, t raz cont ribuições inéditas e ainda apresent a diferent es versões sobre os fat os que m arcaram a vida do art ista, para que o leitor pondere as inform ações e escolha sua int erpret ação para est es fat os.

Casas escreveu o livro biográfico na Espanha, porém , foi em sua t erra nat al, no Uruguai, que t eve seu prim eiro cont at o com a m úsica de Mozart . O aut or resgat a de suas prim eiras lem branças infant is a t arde quent e e cheia de luz em que ouviu em um rádio ant igo de m adeira “ um a m úsica de beleza lit eralm ent e inefável, cheia de luz, com o o prim eiro raio da aurora e, ao m esm o t em po, plena de infinit a t rist eza” ( Casas, 2006, p.9) . Ele lem bra- se at é hoj e do que disse para si m esm o, nest a t arde. Ainda em suas palavras, “ Est a é a coisa m ais m aravilhosa que m e acont eceu em t oda m inha vida. Nunca, nunca m e esquecerei que ist o m e acont eceu” . ( Casas, 2006, p.09)

Desde criança, Casas colocou- se apaixonadam ent e a est udar a vida e a obra de seu ídolo. O aut or m ost ra sua forte im pressão de que o livro com eçou a ser gerado quando ele percebeu que nem t udo havia sido feliz na vida de Mozart , que m orreu em m eio à pobreza e à incom preensão. Segundo Casas, seu senso nat ural de j ustiça sublevou- se e ele prom et eu a si m esm o que um dia faria algo para ressarcir seu ídolo de t ant a dor.

(31)
(32)

Apr e se n t a çã o dos da dos

Opt ei por sistem at izar a vida de Mozart segundo a linha cronológica do desenvolvim ent o hum ano, assim com o fez Casas, pois acredit o que favorece ao leitor o claream ento da const rução e elaboração de sua vida e

personalidade, bem com o de seu processo criat ivo.

I n fâ n cia

Wolfgang Mozart nasceu em 27 de j aneiro de 1756, na cidade de Salzburgo, na Áustria. Foi o últ im o dos set e filhos do casal Leopold Mozart e Anna Maria Pet rl Mozart . Naquela época era m uit o com um a m ort alidade infant il, e dos set e filhos do casal, só sobreviveram Wolfgang e sua irm ã cinco anos m ais velha, a Nannerl. Ao ser bat izado, recebeu o nom e de Johannes Chrysost om us Wolfgangus Theophilus Mozart , porém , ao longo de sua vida,

m udou diversas vezes o m odo de ser cham ado pelos out ros.

Leopold vinha de um a fam ília de art esãos hum ildes, porém , bem conceit uados na região onde viviam , e rom peu com a t radição profissional da fam ília ao t ornar- se m úsico. Nest a época, a m úsica não era considerada um aspecto nobre, porém , era um veículo de prom oção social, ser m úsico de capela ou de corte era aspiração de m uitos j ovens de origem hum ilde. Ao longo de sua vida, chegou a servir cinco príncipes- arcebispos com sua m úsica.

(33)

livro biográfico, assim com o não fica m uito clara a relação ent re ela e seu filho. Muito m ais evident e é a relação ent re Mozart e seu pai, j á que os dois conviveram m ais t em po j unt os e de m aneira int ensa.

Ao not ar que Nannerl era bem dot ada para m úsica, Leopold com eçou a lhe dar aulas de cravo. Enquant o isso, Mozart , com t rês anos de idade, assist ia as lições de sua irm ã, que m ostrava t er m usicalidade inat a e aprendia com facilidade e rapidez as lições passadas por seu pai. Ao final da aula, ele próprio subia ao piano para t ocar algum as not as e dava risadas de sat isfação ao conseguir t irar sons m elódicos do inst rum ent o.

Leopold, ao not ar a predisposição do filho, com eçou a lhe ensinar m úsica t am bém . Logo nos prim eiros m eses de est udo, Mozart alcançou o nível de sua irm ã m ais velha. Casas faz referência à progressiva adm iração de Leopold por seu filho, cit ando registros do pai feitos no caderno de Nannerl:

“ Est e m inuet o e est e t ercet o foram aprendidos por Wolfgang em m eia hora, em 26 de j aneiro de 1761, um dia ant es de seu quint o aniversário, às nove e m eia da noit e” ( Leopold Mozart , apud Casas, 2006, p. 21) .

Aos seis anos, Mozart escreveu um m inuet o para cravo e t irou lágrim as de seu pai, quando est e reconheceu com o t odas as not as t inham colocação exat a. A part ir daí, Leopold com preendeu que seu filho não era só um m enino precoce, ele era um m ilagre, e que precisava ser m ost rado ao m undo.

Casas afirm a que alguns relat os da infância de Mozart est ão cheios de casos assom brosos e apresent am um ar de lenda. Dent re eles, cit a o relat o de Johann Andréas Schacht ner, um dos m úsicos que com punham o t rio em que seu pai t ocava.

(34)

o deixassem t ocar com igo; ent ão, seu pai disse: “ bem , est á cert o. Toque com o senhor Schacht ner, m as t ão baixinho que eu não ouça, do cont rário, t erá que ir em bora im ediat am ent e” . Assim se fez, e wolfgang t ocou com igo. Muit o rapidam ent e percebi, com est upor, que eu est ava sobrando. Suavem ent e, deixei m eu violino e olhei para o pai dele, que chorava de adm iração. Wolfgang t ocou assim os seis t ercet os” ( Johann Andréas Schacht ner, apud Casas, 2006, p.23) .

Baseando- se em relat os de quem o conheceu, Casas descreve Mozart com o um m enino encant ador, obediente, int eligent e e de incrível doçura. Nannerl, apud Casas, disse sobre seu irm ão:

“ Am ava- m e t ant o que m e pergunt ava dez vezes ao dia se eu o am ava. E quando, em t om de brincadeira, eu lhe dizia que não, seus olhos se enchiam de lágrim a” ( p.22) .

Nat uralm ent e ext rovert ido e querendo cham ar at enção, Casas descreve que t odas as noit es, ant es de ir para a cam a, o pequeno Mozart costum ava ficar em pé em um a cadeira e cant ava um a cena da ópera que ele m esm o havia invent ado e que soava com o se fosse italiano: “ Oragnia figat a la m arina gem ina fa” .

Música era a m aior paixão de Mozart , porém , não era seu único int eresse. Apesar de nunca t er freqüent ado a escola, era curioso por t udo, m ost rava evident es inclinações para a m at em át ica e para o desenho.

(35)

Muitos viam o hábit o da fam ília com o um at o de m endicância. Eles não t inham cont rat os e ficavam suj eit os ao int eresse que as apresent ações despert assem na nobreza. Nannerl, ao longo do t em po, foi ficando cada vez m ais em segundo plano, at é parar de acom panhar Leopold e Wolfgang nas viagens.

Mozart era um a criança divert ida, curiosa, viva, esperta e engraçada. Era im possível para ele conceber um a vida sem m úsica, na m edida em que est a foi a prot agonist a em sua vida, desde o início. Todas as suas relações eram int erm ediadas pela m úsica, o m odo com o ele se apresent ava para os out ros era t ocando, assim com o o m odo com o se expressava. Ele não t inha am igos de sua idade, não era um a criança que brincava, e sim um m enino-prodígio alvo da adm iração da nobreza e dos am ant es da m úsica.

(36)

Adole scê n cia

De 1769 a 1772, pai e filho viaj aram pela I t ália. Mozart j á est ava com quat orze anos e passava por um período de afirm ação pessoal; são dessa época suas prim eiras cartas a próprio punho, suas prim eiras avent uras am orosas e t am bém as prim eiras diferenças sérias com o pai dom inador. Nessa época, ele crescia com o com posit or e se recusava a cont inuar sendo um fenôm eno de feira. Na I t ália, envolveu- se com a m úsica local, regeu concert os e fez diversas apresent ações, obt endo grande êxit o.

A pedidos de Leopold, Mozart foi aceit o com o Konzert m eister ( m est re de concert o) na capela de Salzburgo, pelo recém coroado arcebispo Hyeronim us Colloredo, que t rat ava os m úsicos da capela com o criados em um a condição servil. Mozart com pôs um a serenat a para sua coroação, que se t rat ava de um t ext o alegórico que fazia ent ender que as virt udes do prot agonista fossem vist as com o as do hom enageado.

Esse event o m arcou o início de um a relação conflit uosa ent re o gênio que não aceit ava ser inferiorizado e o arcebispo de carát er áspero que ficou conhecido na história com o o m aior t iranizador de Mozart . Porém , apesar das desavenças, at é o ano de 1781, o m úsico cont inuou exercendo a cont ragost o o cargo de m est re de capela. Em Salzburgo, Mozart sent ia- se preso; ele t inha a cidade com o provinciana, que não reconhecia suas criações, onde t udo lhe parecia m esquinho e insuport ável.

(37)

Vida Adu lt a

Em 1782, Mozart , com ent ão com 26 anos, resolveu ir m orar sozinho em Viena e est abeleceu- se com o m úsico independent e na cidade que era considerada a capit al da m úsica. Leopold recrim inava seu com port am ent o e desej ava cont inuar dirigindo a vida do filho, porém , Mozart não m ais o obedecia, ele j á era um adult o e agia segundo suas próprias vont ades. A princípio m orou na casa de um a viúva que t inha t rês filhas, e logo depois, em 1782, casou- se com Const anze Weber, a filha caçula, t am bém cont ra a vont ade do pai.

Na vida adulta, Mozart alcançou o auge de sua at ividade com o com positor. Com punha em rit m o febril, dava aulas, organizava audições e concert os privados, sendo pioneiro nessa t ent at iva aut ônom a de com ercialização de sua obra. Pouco a pouco foi encont rando um lugar na sociedade m usical Vienense e logo t ransform ou- se no m úsico do m om ent o, t inha prest ígio de t odas as classes sociais e ganhava m uit o dinheiro. Mas apesar disso, o casal não t inha um a vida est ável, devido à m á adm inist ração de suas finanças. Eles levavam um a vida de esbanj am ent o, gastavam m ais do que recebiam e m udavam diversas vezes de m oradia ( chegaram a m udar nove vezes em apenas um ano) .

Const anze engravidou pela prim eira vez em 1783 e deu à luz seu filho Raim und. O casal m ost rou não t er m uit o cuidado com o filho, ao viaj ar a Salzburgo e deixá- lo com um a babá. O recém nascido logo faleceu em decorrência de um a “ desint eria” . At é o final da vida, Mozart e Const anze viriam a t er ainda m ais t rês filhos, dos quais, apenas dois sobreviveriam .

(38)

int enção polít ica. Mesm o sendo liberada para apresent ação, ela revela um a host ilidade em relação à nobreza im perial, que t ant o havia enalt ecido o m úsico at é o m om ent o. A obra não t eve m uito sucesso, foi represent ada apenas nove vezes em Viena, onde recebeu poucos e ret icent es elogios.

Após “ As Bodas de Fígaro” , iniciou- se a decadência de Mozart com o com positor aclam ado em Viena. Sua popularidade com eçou a cair, j unt o com o público Vienense e isso agravou sua condição financeira. Nessa época ent rou para a m açonaria, pedia freqüent em ent e dinheiro em prest ado para seus am igos e se enchia de dívidas. Porém , Mozart não foi im pedido de cont inuar com pondo obras- prim as.

Em 1787, apresent ou sua m ont agem de “ Don Giovanni” na cidade de Praga e obt eve t ant o sucesso que foi convidado a perm anecer na cidade, porém , não aceit ou o convite. Em Viena, Mozart finalm ent e conseguiu seu obj et ivo de um em prego est ável, ao ser nom eado “ com posit or de câm ara real e im perial” pelo im perador José I I . Porém , Mozart não sent iu- se sat isfeit o com sua rem uneração, que represent ava a m et ade do que recebia seu ant ecessor no cargo. Apesar de ganhar um a boa quant ia, est abelecia um agravo com parat ivo que não escapou ao sensível orgulho do com posit or. “ É m uit o para o que eu faço e pouco para o que eu poderia fazer” ( Mozart apud Casas, p.232) .

(39)

fase que havia ficado para t rás, onde ele era querido e adm irado por t odos, pelo fat o de ser aquela criança adm irável que habilm ent e m ostrava t oda sua genialidade.

Em 1790, Mozart com pôs “ Cosi fan Tut t i” , que lhe rendeu m uito pouco. Wolfgang pedia auxílio aos seus am igos e queixava- se de dores de cabeça, m al est ar, cansaço e depressão aním ica. O dout or Pet er J. Davies, segundo Casas, afirm ou que desde os prim eiros anos da m at uridade de Mozart , surgiu um a alt eração crônica de seu carát er que est ava associada a m udanças repent inas em seu hum or, nas quais alt ernavam - se a hipom ania e a depressão. Os art ist as com esse t ipo de alt eração no hum or, segundo o m édico, são capazes de desenvolver um a incrível at ividade durant e os est ados hipom aníacos, onde a aut o- est im a cresce vert iginosam ent e e a necessidade de descanso é dim inuída.

No início de 1791, ano que Mozart não veria acabar, ele ent rou em um período de febre criat iva que só t erm inaria com sua m ort e. Com pôs suas duas últ im as óperas: “ A Clem ência de Tit o” e “ A Flaut a Mágica” , que foi encom endada por um am igo m açom e que revelava os ideais m açons e grande part e de seus cerim oniais e cabalas. A ópera, sobre a qual Mozart t rabalhou com grande em penho, foi apresent ada em um t eat ro popular na periferia de Viena.

(40)

An á lise dos da dos

Se ent enderm os por genialidade um a ext raordinária facilidade e precocidade para desenvolver algum a at ividade ou t alento, Mozart pode ser considerado um dos m aiores gênios da hist ória da m úsica.

Desde criança revelou- se com o um m enino prodígio, dot ado de excepcional criat ividade e t alento m usical. Teve aulas de cravo com o pai a part ir dos t rês anos de idade e aos seis, com pôs int egralm ent e seu prim eiro m inuet o para piano, que segundo Casas ( 2006) t inha not as exat am ent e colocadas.

Seu pai, Leopold, ao ensinar m úsica ao pequeno Wolfgang, assist ia im pressionado à facilidade com que o filho aprendia e t ocava com perfeit a nit idez. Não escondia sua progressiva adm iração pelo filho, que em poucos m eses de est udo j á podia execut ar as m esm as obras que sua irm ã, cinco anos m ais velha.

Pela biografia escrit a por Casas, é possível reconhecer que a relação ent re os dois est im ulou int ensam ent e a at ividade criat iva e m usical do m enino prodígio. Os fat os de Leopold não esconder sua progressiva adm iração pelo filho, de derram ar lágrim as de em oção ao reconhecer seu t alento, de dar aulas ao pequeno e levá- lo em apresent ações pela Europa, parecem t er est im ulado Mozart a ent regar- se int ensam ent e ao seu dom criat ivo.

(41)

Mas além disto, observo a enorm e cont ribuição de sua fam ília, principalm ent e de seu pai, para que ele desenvolvesse seu t alent o. Denise Morel ( 1990) salient a a im port ância do am bient e fam iliar para o desenvolvim ent o da criat ividade de seus m em bros:

“ Essa dim ensão de part ilha, de ressonância fant asítsica, é, sem dúvida, um suport e que, longe de m arginalizar o criador, o aj uda a encont rar, em seu m eio fam iliar, um cont inent e eficaz” ( Morel, 1990, p.176) .

A Psicologia Analít ica considera que a criança, no início de seu desenvolvim ent o, procura com port ar- se de m aneira a at ender às expectat ivas dos pais, confirm ando assim o m ovim ent o de idealização dos pais em relação a ela.

Leopold dedicava t odo seu t em po e at enção à educação e às apresent ações m usicais dos filhos. De carát er inflexível e aut orit ário, com binava um profundo am or a um a severidade educacional próxim a da brut alidade, com o fica claro na seguint e passagem de um a cart a enviada a um am igo, no ano de 1766:

“ Sabeis que est ão acost um ados ao t rabalho. Se pegassem o cost um e de t er algum as horas de ócio, sob qualquer pret ext o, t oda m inha obra desm oronaria. O cost um e é com o um corpet e de ferro” ( Leopold apud Casas, 2006, p.61) .

(42)

Vários fat ores da infância de Mozart cont ribuíram para que ele assum isse um com prom isso com sua criat ividade. Segundo a Psicologia Analít ica, a criação art íst ica possibilit a a com unicação ent re aspect os conscient es e inconscient es da personalidade, na m edida em que o at o de criar é conceber o novo, am pliar a consciência. Mozart m ost rava- se est ar freqüent em ent e suscet ível às m anifestações do inconscient e colet ivo e t inha enorm e facilidade para t ransform ar esses cont eúdos em criações art íst icas.

Ao discorrer sobre criat ividade, Morel ( 1990) cit a o filósofo Gabriel Marcel em um a frase de sua obra lit erária “ O m ist ério do ser” ( 1955) ,que diz assim :

“ Toda vida hum ana est á cent rada em algum a coisa que varia enorm em ent e: é t alvéz um ser am ado, de m aneira que, se ele desaparecer, a vida se reduz a um a sim ples caricatura dela m esm a; ou t alvez um a ocupação predilet a, a caça para uns, o j ogo para out ros; para out ros ainda, um a busca ou um a criação” . ( p.19) .

A vida de Mozart est ava cent rada na m úsica, t odas as suas relações com o m undo eram int erm ediadas por ela. Todos os seus encont ros eram m usicais, assim com o as viagens, os am igos e t odas as suas at ividades. Ele nunca foi à escola e t eve raros am igos de sua idade com quem pudesse brincar.

Em um relat o de sua irm ã, podem os perceber o com port am ent o de Mozart ainda criança: “ durant e um a execução m usical, irrit ava- se diant e do m enor ruído. Enquant o durasse a m úsica, t udo no m undo era m úsica para ele. Só quando cessava t ornávam os a ver o m enino” ( Nannerl, apud Casas, 2006, p.22) .

(43)

i n st i n t i v a e e s p o n t â n e a , t e n d o u m a l i g a ç ã o m a i s ín t i m a c o m o c o r p o . I s t o f a c i l i t a u m a c o m u n i c a çã o d e co n t e ú d o s a b s t r a t o s, m e n o s p r e c i s o s e m n ó s, r e f e r e n t e s a i n st i n t o s, e m o ç õ e s, i m p r e s s õ e s e s e n t i m e n t o s . El a t e m a c a p a ci d a d e d e a c e s sa r m a i s d i r e t a m e n t e o i n t e r i o r d a p e ss o a d e u m a f o r m a v i s c e r a l . Em um a cart a ao pai dat ada de 8 de novem bro de 1777, ele refere- se a ist o de form a bem hum orada:

“ Não posso escrever um poem a; não sou poet a. Não posso colocar as palavras de form a t al que difundam luzes e som bras; não sou pint or. Não posso expressar por gest os e pant oním ias m eus pensam ent os e m eus sent im ent os; não sou bailarino. Mas, sim , posso fazê- lo por m eio dos sons: sou m úsico” . ( Mozart apud Casas, 2006, p.116)

Et ernam ente com prom et ido com sua criat ividade, Mozart não invent ava nem reform ava. No seguint e relat o, descreve de t al m aneira o m odo com o se davam suas com posições:

(44)

quando percebo a t ot alidade da obra em seu conj unt o, o m om ent o é indescrit ível.” ( Mozart, apud Casas, 2006, p.216) .

As idéias lhe vinham abundant es e ele logo se via t om ado por elas. Seu processo de criação m ais se assem elhava a um a t ranscrição dos cont eúdos que lhe vinham à consciência do que um a com posição pessoal. Mozart , enquant o criava, parecia est ar t ão absort o, envolto com suas idéias, que nem percebia cant ar em voz baixa a m úsica que dele est ava nascendo.

Seu relat o deixa claro que sua com posição se dava de acordo com o processo que Jung denom inou “ processo visionário, no qual o aut or é inundado por idéias que não lhe parecem próprias, e dest a form a a obra vêm com plet a, com o que se im pondo a seu criador, t razendo cont eúdos do ínt im o de sua nat ureza” ( Jung, 1985, p.78) .

Segundo o aut or, nest e t ipo de processo criat ivo, o art ist a encont ra- se fort em ent e subm et ido ao m aterial inconscient e. Para Jung, esses cont eúdos que surgem na alm a do art ist a em seu processo criador, vêm por m eio de sím bolos da cam ada m ais profunda do inconscient e, e t razem as im agens prim ordiais, ou arquet ípicas.

I dent ifico est e cont ato próxim o com o inconscient e com o sem elhant e ao est ado descrit o por Edinger ( 1995) , que caract eriza o início do desenvolvim ent o da consciência, quando o Ego ainda encont ra- se m uit o ident ificado com o Self, at ribuindo a ele característ icas do arquét ipo central, inclusive percebendo- se com o divindade.

(45)

Mozart , quando encont rava- se em cont at o ínt im o com t oda a sua pot encialidade, com seu inconscient e, parecia sent ir- se pleno, com plet o. Ele considerava um a graça de Deus encont rar- se nest e est ado. Mesm o sem ident ificar de onde surgiam suas idéias, ent regava- se livrem ent e a elas.

Edinger ( 1995) descreve que no estágio inicial de seu desenvolvim ento, o Ego procura adapt ar- se ao seu Self, ent ra em cont at o com t odas as possibilidades do seu vir a ser, para que se desenvolva a part ir do m at erial psíquico que é ant ecessor à consciência, ou sej a, inconscient e.

No m om ento em que ident ifica- se com o Self, o Ego reconhece- se com o o cent ro do m undo e volta prat icam ent e t oda a sua energia psíquica para dent ro de si m esm o. I st o não significa que ele encont ra- se distante do m at erial colet ivo da hum anidade. Pelo cont rário, ele encont ra- se em um cont at o profundo com a carga psicológica acum ulada pela espécie, servindo com o um instrum ent o que t raz à tona esse m aterial.

Mozart m ost rava- se ext rem am ent e voltado para dent ro de si, suscet ível aos cont eúdos do inconscient e colet ivo, que pareciam preencher seu ser. Ele era t ão fiel às suas com posições e às idéias que surgiam em sua psique, que a m úsica e sua capacidade criat iva eram sua razão de viver. Seu ím pet o criat ivo se apoderava dele de m odo que ele ficava a serviço de sua obra. Ele am ava encont rar- se nesse est ado, onde era inundado pelo m ar inconscient e. Em um a cart a ao pai dat ada de 11 de out ubro de 1777, deixa claro o seu m aior prazer:

“ Estou cont ent e porque t enho o que com por, o que realm ent e é m inha única alegria e paixão” ( Mozart apud Curzon, p.07) .

Jung, em seu livro O desenvolvim ent o da personalidade ( 1986) , discorre

no capít ulo O bem dot ado sobre a superdot ação e o t alent o que se expressa

(46)

m anifest a os sinais de sua presença. Afirm a ainda que o dit o gênio im põe- se a t udo que lhe for cont rário, pois faz part e de sua nat ureza ser incondicionável e indom ável.

Segundo Jung ( 1986) , a dot ação psíquica do indivíduo que possui um grande t alent o sit ua- se ent re cont rast es m uito am plos. A m at uração do t alent o, segundo ele, é geralm ent e desproporcional à m at uridade de out ros aspectos da personalidade. É raro que o t alent oso at inj a de m odo igual t odos os cam pos do espírit o, ou sej a, t odos os aspectos da personalidade.

Jung ( 1986) afirm a que m uitas vezes o super dot ado encont ra dificuldades no âm bit o afet ivo e m oral. Em um a frase, ele salient a que “ Grandes dot es são na verdade os m ais belos frut os, m as t am bém às vezes os m ais perigosos, nessa árvore que é a hum anidade” . ( Jung, 1986, p.146) . Segundo o aut or, freqüent em ent e se t em a im pressão de que o t alent o desenvolve- se à custa da pessoa hum ana.

Para que o t alent o t orne- se m esm o algo de valor, é im port ant e que out ros aspect os da personalidade o acom panhem , fazendo com que o t alent o possa t er m aior aproveit am ent o e ut ilidade e t am bém com que t odas as pot encialidades do indivíduo sej am desenvolvidas.

(47)

Segundo Jung ( 1986) , o desenvolvim ent o unilat eral de um a função da personalidade em det rim ent o de out ros aspectos da psique t ot al, significa a não int egração de opost os e prej udica o desenvolvim ent o da t ot alidade.

No livro O espírit o na art e e na ciência ( 1985) , Jung diz que “ O anseio

criat ivo vive e cresce dent ro do hom em com o um a árvore no solo do qual ext rai seu alim ent o” ( p.63) . Considerando est a m et áfora, podem os pensar que para a árvore crescer e se alim ent ar, ela precisa de energia, que será ret irada da personalidade t ot al. Porém , se ela absorve m uita energia, ist o pode significar que algum out ro aspect o do psiquism o fica debilit ado, desprovido de com bust ível para desenvolver suas funções.

O aut or nom eou essa essência viva dent ro do hom em de com plexo aut ônom o criat ivo, que age com certa independência no psiquism o, não est ando subm et ido às leis do ego.

Em Mozart , seu com plexo criat ivo parecia at uar consum indo grande part e de sua energia psíquica. Ele dedicava- se int ensam ent e à sua at ividade m usical, am ava com por e t rabalhar com sua m úsica. A m at uração de seu lado genial pode t er ocorrido em det rim ent o do desenvolvim ent o de out ros aspect os da psique, principalm ent e no que diz respeit o ao desenvolvim ent o do Ego para adapt ação à realidade ext erna e para o desenvolvim ent o de out ros papéis sociais que não fossem o de criador.

(48)

Jung ( 1985) afirm a que o ím pet o de alguns art istas é t ão grande que ele pode dom inar o criador às custas de sua saúde e bem - est ar. Lem brando que no caso do superdot ado o desenvolvim ent o de diferentes aspectos da personalidade m ost ra- se de ext rem a im portância para que o t alent o possa ser aproveit ado, no caso do art ist a, é de ext rem a im port ância t am bém o desenvolvim ent o t ot al da psique e m anut enção de saúde e bem -est ar, para veicular sua criat ividade.

Mozart com prom et ia- se t ant o com suas criações que dedicava m enor at enção a t odas as suas out ras at ividades, desde as necessidades básicas que lhe garant iam o bem est ar, com o se alim ent ar e dorm ir. Trabalhava em um rit m o febril, em det rim ent o de sua própria saúde. At t wood ( apud Casas, 2006) descreve Mozart , na época da com posição de As bodas de Fígaro, da seguint e

m aneira:

“ Parecia de m uito bom hum or, m as sua saúde não era boa. De t ant o t rabalhar, t ornou- se im possível para ele ficar sem pre inclinado sobre a m esa, e t eve que const ruir um a m esa vert ical sobre a qual com punha em pé” ( p.201) .

Sua dedicação int ensa e descont rolada à criat ividade em det rim ent o de t udo e t odos pode ser lida com o a fidelidade do m úsico ao seu conteúdo int erno, inconscient e, em out ras palavras, a sua adapt ação a seu Self. Ele parece t er se volt ado para si m ais do que para a realidade ext erna. Talvez sobrasse pouca energia, int eresse e disposição psíquica para o desenvolvim ent o de um Ego separado da t ot alidade e da divindade, adapt ado socialm ent e.

(49)

característ icas dest e desenvolvim ent o com prom et ido é nom eada por Von Franz ( 2005) de puerilidade.

Segundo a aut ora, as pessoas que se ident ificam com o arquét ipo do

Puer, apresent am algum as caract eríst icas com o dificuldade de adapt ação a

sit uações sociais, at it udes arrogant es em relação aos out ros e necessidade de reconhecim ent o por sua genialidade, além de caract eríst icas posit ivas, com o um a espirit ualidade de carát er, que vem de um cont at o m uito próxim o com o inconscient e colet ivo.

Em seu livro Puer Aet ernus ( 2005) , Von Franz descreve que em alguns

casos, um indivíduo que se ident ifique com o arquét ipo do Puer sente que sendo alguém especial, as pessoas é que devem adapt ar- se a um gênio com o ele.

Segundo a biografia escrita por Casas, Mozart preservava, m esm o na idade adulta, algum as característ icas pueris. A aut ora de peças de teat ro Karoline Pichler, grande adm iradora das obras de Mozart , deixou registrada sua im pressão sobre Mozart e seu am igo próxim o, t am bém com posit or, Joseph Haydin. Segundo ela,

(50)

do espírit o, e pelas quais se sintam int erpelados?” ( Pichler apud Casas, 2005, p.196) .

O j eit o brincalhão de Mozart m ostra- se evident e no t recho final de um a cart a enviada a seu pai, m om ent o no qual ele m anda saudações à irm ã. Nest a época, Mozart t inha 27 anos. Assim ele a saúda:

“ PS. À Nannerl 1. uns t apas; 2. uns t abefes; 3. uns m urros no queixo; 4. um as bofet adas; 5. bofet ões de nó dois” ( Mozart apud Gedeon, 2004) .

A ident ificação com o arquét ipo do Puer Aet ernus t am bém é caracterizada pela dificuldade no desenvolvim ent o de papéis sociais adult os, com o os de pai e professor. O papel social m elhor desenvolvido de Mozart era o de gênio m usical. Porém , em out ros aspectos da sua vida parecia m uit o m enos com prom et ido.

O prim eiro filho do m úsico, Raim und Leopold, nasceu em j ulho de 1783. Foi curiosam ent e descrit o pelo pai com o um m enino “ bonito e robusto, redondo com o um a bola” . No m esm o m ês do nascim ento de Raim und, o casal realizou um a viagem a Salzburgo, que duraria quat ro m eses, para que Const anze enfim conhecesse Leopold e Nannerl. O recém nascido foi deixado com um a babá, porem , não resist iu. Faleceu por cont a de um a “ desint eria” , segundo a t erm inologia da época, com poucos m eses de vida.

Referências

Documentos relacionados

Wolfgang Amadeus Mozart Sonata p/ piano Nº4 em mi bemol maior, K.282 Ludwig van Beethoven Sonata p/ piano Nº31 em lá bemol maior, Op.110 Wolfgang Amadeus Mozart Sonata p/ piano

Nos dias atuais, vivemos em “terras pouco firmes” quando tratamos da educação brasileira: tanto na educação básica quanto na superior, desde os baixos salários e

FILARMÔNICA DE CÂMARA DA BAVÁRIA REGENTE: WERNER ANDREAS ALBERT GRAVADO AO VIVO NO CELLO FESTIVAL KRONBERG/TAUNUS. SONATA NÚMERO 9, EM MI MAIOR, OPUS 14

DIREÇÃO: ALEXANDER VAN WIJNKOOP FILARMÔNICA DE CÂMARA DA BAVÁRIA REGENTE: WERNER ANDREAS ALBERT. MEMBROS DO

A introdução do Concertino para trombone e orquestra de David, além de demonstrar a estrutura da forma de Ritornello, 29 é similar à de Wolfgang Amadeus Mozart no tocante ao uso

(2015) determinando metas de produção para a atividade de corte florestal com motosserra, considerando fatores ergonômicos relacionados a atividade, como forma de

Veludo de luxo.. JSV International Assistant Services © Mgr.Jana Švihlová, Překlady a Tlumočení, +420 602 276 400 A nossa gama de veludos de luxo inclui tecidos da mais alta

Os danos ou as avarias causados pelo utilizador ou por terceiros, seja como resultado de acidente, negligência, uso abusivo, negligente ou qualquer outro uso que não esteja em