• Nenhum resultado encontrado

2014-2015 Regente: Professor Doutor Miguel Xavier Aluna: Inês Calvinho de Oliveira (nº 2009189)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "2014-2015 Regente: Professor Doutor Miguel Xavier Aluna: Inês Calvinho de Oliveira (nº 2009189)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School - Universidade Nova de Lisboa RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Mestrado Integrado em Medicina

2014-2015

Regente:

Professor Doutor Miguel Xavier

(2)

Página | 1

Índice

INTRODUÇÃO 2

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS 3

Estágio Clínico de Ginecologia e Obstetrícia 3

Estágio Clínico de Saúde Mental 3

Estágio Clínico de Medicina Geral e Familiar 4

Estágio Clínico de Pediatria 4

Estágio Clínico de Cirurgia 5

Estágio Clínico de Medicina 5

Estágio Clínico Opcional-Oncologia Médica 6

REFLEXÃO CRÍTICA 6

ANEXOS 10

I: Certificado de participação no iMED Conference 6.0 10 II: Certificado de participação no workshop Intravenous Fluid Therapy 11

III: Certificado de participação nas I Jornadas do Internato Médico 12

IV: Certificado de participação nas Jornadas da Dor 13

(3)

Página | 2

INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina é um ano profissionalizante cujo plano de estudos inclui a frequência das seguintes especialidades médicas, médico-cirúrgicas ou cirúrgicas: Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia Geral, Medicina Interna e ainda um estágio clínico opcional que eu optei por fazer na especialidade Oncologia Médica.

No que diz respeito aos objectivos major do estágio profissionalizante destaco a

integração na dinâmica diária das várias especialidades e a aquisição das ferramentas básicas essenciais para a prática clínica do futuro interno e médico não especialista. O ensino baseou-se na prática clínica orientada e permitiu a aquisição e sedimentação de conhecimentos médicos e científicos, o desenvolvimento do raciocínio clínico, a consolidação de valores e princípios éticos, o desenvolvimento de autonomia e responsabilização crescentes, o desenvolvimento da relação médico-doente e a aquisição de competências para a identificação e resolução das situações clínicas mais frequentes de cada especialidade.

(4)

Página | 3

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

Estágio Clínico de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio clínico de Ginecologia e Obstetrícia decorreu na Maternidade Dr. Alfredo da Costa de 15-09-2014 a 10-10-2014, sob orientação da Dra. Catarina Júlio na vertente de Ginecologia e da Dra. Célia Pedroso na vertente de Obstetrícia.

Os objectivos major que estabeleci para este estágio foram: aquisição das

ferramentas e competências básicas para a prática clínica na área da Medicina da Mulher, Infância e Adolescência, desenvolvimento e aperfeiçoamento de aptidões diagnósticas e terapêuticas e desenvolvimento de autonomia crescente na abordagem das doentes.

Ao longo do estágio participei activamente nas consultas de Infertilidade, de Planeamento familiar, de Ginecologia Geral, de Senologia e de Menopausa, de Alto-Risco, de Hipertensão arterial, de Diabetes, de Gravidez Gemelar, de Imunodepressão e Patologia Aditiva e de GEMF (Grupo de Estudos de Morte Fetal). Frequentei também o Bloco de Punções, o Bloco Operatório de Ginecologia e a sala de Ecografias Ginecológicas, a enfermaria dos serviços de Medicina Materno-Fetal e Puerpério e o serviço de urgência. Apresentei ainda um seminário intitulado (In)fertilidade.

Estágio Clínico de Saúde Mental

O estágio clínico de Saúde Mental decorreu na NOVA Medical School sob a

orientação do Professor Doutor Miguel Xavier e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no Serviço de Estabilização e Triagem de Agudos (SETA) sob a orientação da Dra. Rita Mateiro e teve a duração de 4 semanas (de 13-10-2014 a 7-11-2014).

(5)

Página | 4

do raciocínio clínico e das competências diagnósticas e terapêuticas específicas a esta área da Medicina e eliminação dos estigmas e estereótipos residuais na área da Saúde Mental.

Assim, participei activamente nas actividades desenvolvidas na enfermaria, na consulta externa de Psiquiatria e no serviço de urgência e assisti a múltiplas sessões clínicas no âmbito da Saúde Mental.

Estágio Clínico de Medicina Geral e Familiar

O estágio clínico de Medicina Geral e Familiar decorreu de 10-11-2014 a 05-12-2014 na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados- Praça da República, em Setúbal, sob a orientação do Dr. João Costa e da Dra. Maria do Carmo.

Os objectivos que defini no início do estágio foram: desenvolvimento e sedimentação de aptidões diagnósticas terapêuticas essenciais à prática clínica, aquisição das ferramentas básicas para a prestação de cuidados de saúde integrados, longitudinais e de qualidade, e desenvolvimento de autonomia progressiva na abordagem bio-psico-social dos doentes. Assim, participei activamente nas consultas de Saúde de Adultos, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento Familiar.

Estágio Clínico de Pediatria

O estágio clínico de Pediatria decorreu de 09-12-2014 a 19-12-2014 e de 05-01-2015 a 16-01-2015 (duração de 4 semanas) no Hospital de Dona Estefânia do Centro Hospitalar de Lisboa Central- EPE, no serviço de Pediatria Médica S1S1 (5.1), sob a orientação do Dr. Luís Ribeiro da Silva.

(6)

Página | 5

urgência, a consulta externa de Imunoalergologia e as sessões clínicas e reuniões do serviço. Realizei ainda um seminário sobre Exame Objectivo no Recém-nascido.

Estágio Clínico de Cirurgia

O estágio clínico de Cirurgia, sob a orientação do Dr. Carlos Vaz, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo e no Hospital da Luz, de 02-02-2015 a 20-03-2015 (8 semanas). Foi constituído por 1 semana de ensino teórico e teórico-prático, 2 semanas de Gastrenterologia, 1 semana de Atendimento Médico Permanente e 4 semanas de Cirurgia Geral.

Os principais objectivos que defini para este estágio clínico foram: aquisição e sedimentação de conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais doenças cirúrgicas e treino e aperfeiçoamento de técnicas de sutura e de desinfecção cirúrgica.

Assim, participei activamente nas consultas de Cirurgia Geral e nas consultas de Obesidade e Metabolismo, em múltiplas cirurgias por laparotomia, por laparoscopia e por cirurgia robótica (Da Vinci system- siHD intuitive surgical inc), frequentei a enfermaria,

acompanhei a realização de múltiplos exames endoscópicos e assisti às reuniões do serviço e às sessões clínicas do hospital. Apresentei ainda um seminário sobre tumores neuroendócrinos intitulado Quando uma excisão não (des)basta: o papel da abordagem multidisciplinar.

Estágio Clínico de Medicina

O estágio clínico de Medicina, sob a orientação do Dr. Pedro Ribeiro Santos, decorreu no serviço de Medicina IB do Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e teve a duração de 8 semanas, de 23-03-2015 a 27-03-2015 e de 06-04-2015 a 22-5-2015. Incluiu uma componente prática e uma componente teórica.

(7)

Página | 6

de Medicina Interna, do serviço de urgência e das reuniões e sessões clínicas que decorreram durante estas 8 semanas. Esses objectivos foram: desenvolvimento de autonomia progressiva na abordagem do doente internado, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências básicas e essenciais à prática clínica, desenvolvimento de uma abordagem sistematizada e metódica na abordagem dos doentes e aquisição e sedimentação de conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais doenças no âmbito da Medicina Interna.

Realizei ainda um seminário sobre alterações plaquetárias e vasculares intitulado To bleed or not to bleed.

Estágio Clínico Opcional-Oncologia Médica

A unidade curricular opcional que decidi frequentar consistiu em um estágio clínico no serviço de Oncologia Médica do Hospital de São Bernardo- Centro Hospitalar de Setúbal. O estágio teve a duração de 2 semanas, de 25-05-2015 a 05-06-2015, sob a orientação da Dra. Ana Cristina Albuquerque.

Ao longo destas 2 semanas fui integrada nas várias actividades do serviço de Oncologia Médica: consulta externa de Oncologia Médica, consulta externa de Cuidados Paliativos, consulta externa de Pneumologia Oncológica, consulta externa de Hematologia, consulta de enfermagem de Controlo Sintomático e enfermaria de Oncologia Médica.

REFLEXÃO CRÍTICA

(8)

Página | 7

história clínica e a realização de procedimentos diagnósticos, desenvolver autonomia progressiva na abordagem do doente, definir limites, valores e princípios éticos na abordagem do doente e assim desenvolver e sedimentar as competências básicas e essenciais para a prática clínica do futuro interno e médico não especialista.

Para ir de encontro aos meus objectivos e expectativas considero ter sido fundamental o esforço de, ao longo do estágio profissionalizante, ter sido respeitada uma relação tutor: aluno de 1:1 na maioria dos estágios parcelares, que na minha opinião melhora exponencialmente a qualidade e aproveitamento do ensino. O único estágio em que esta relação de 1:1 não se verificou foi no estágio de Pediatria em que a relação tutor:aluno foi de 1:2 por número exagerado de alunos e insuficiente de tutores.

Outro aspecto que considero importante abordar é a preocupação e quase obsessão constante com a Prova Nacional de Seriação ao longo do 6º ano, que inevitavelmente limita o aproveitamento do estágio profissionalizante não só pelo menor número de horas em que permanecemos nos serviços como também pela menor disponibilidade em participar em actividades, congressos e seminários extra-curriculares.

Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia não posso deixar de fazer referência à diversidade de actividades em que pude participar proactivamente, muitas das quais uma completa novidade para mim como por exemplo a frequência do serviço de Infertilidade e a frequência da consulta de Imunodepressão e Patologia Aditiva. Para além disso este estágio permitiu-me aperfeiçoar técnicas e procedimentos diagnósticos específicos: exame ginecológico e obstétrico, colheita de colpocitologias e exame objectivo da mama.

(9)

Página | 8

como também pelo interesse que esta área suscita e pelo alerta sobre os estigmas e estereótipos que em pleno século XXI ainda persistem e sobre a necessidade de contribuir activamente para os eliminar.

Em relação ao estágio de Medicina Geral e Familiar sinto que o desenvolvimento de autonomia crescente na abordagem dos doentes ficou aquém das minhas expectativas iniciais apenas por terem sido raras as oportunidades de ser eu a conduzir, de forma supervisionada, a consulta. Em contrapartida foi o estágio que me permitiu adquirir maior consciência sobre a importância dos factores psicológicos e sociais na saúde e na doença e sobre a importância de envolver o doente nos seus problemas de saúde.

No que diz respeito ao estágio de Pediatria penso que seria mais interessante contactarmos com crianças e adolescentes de várias idades e assim com uma maior diversidade de doenças e contextos bio-psico-sociais em vez de o estágio ser limitado e uma faixa etária, no meu caso a 1ª infância.

Relativamente ao estágio de Cirurgia não posso deixar de fazer referência à disponibilidade, acessibilidade e qualidade de toda a equipa, à oportunidade única de assistir a cirurgia robótica e à realização do Mini-congresso em que os alunos apresentam casos clínicos, o que é extremamente interessante e motivante. O único aspecto negativo foi não ter tido a oportunidade de aperfeiçoar técnicas de sutura e desinfecção cirúrgica como desejava, pela ausência de modelos/ simuladores de sutura.

(10)

Página | 9

O estágio de Oncologia Médica permitiu-me contactar com uma área que me interessa particularmente e foi extremamente enriquecedor não só do ponto de vista académico como também do ponto de vista pessoal.

Posto isto, é com orgulho e nostalgia que, fazendo uma reflexão crítica sobre o último ano de curso, concluo que os objectivos a que me propus no início de cada estágio parcelar foram cumpridos na sua maioria e que de facto senti uma evolução importante na minha formação académica e hoje sinto-me melhor preparada para os desafios futuros e motivada para iniciar a próxima etapa da minha vida profissional e pessoal. Como estudante de Medicina existe sempre um grau de perfeccionismo e obsessividade que nunca nos deixa deixar de querer mais, deixar de lutar para ir mais além, deixar de sentir que vale a pena e, muito embora estas características sejam aquelas que mais nos podem fazer sofrer, penso que também são as que mais nos motivam e que nos transformarão em excelentes profissionais.

(11)

Página | 10

ANEXOS

(12)

Página | 11

(13)

Página | 12

(14)

Página | 13

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

É nesse contexto que outra tecnologia, também fun- damentada na física quântica vem surgindo como uma solução, não só para o problema da limitação esperada para a tecnologia

Preparação  do  V  Simpósio  Internacional  de  Literatura  Brasileira  Contemporânea  (Brasília/junho  de  2013);  projetos  de  pesquisa; 

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

e.2) Os documentos eletrônicos produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizada pela ICP-Brasil, nos termos da Medida Provisória nº