• Nenhum resultado encontrado

0 crescimento das árvores em altura e diâmetro,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "0 crescimento das árvores em altura e diâmetro,"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

VARIAÇÕES NAS DIMENSÕES DAS FIBRAS E DOS VASOS NOS ANÉIS DE CRESCIMENTO DO Eucalyptus

t e r e t i c o r m i s SMITH*

RESUMO

No presente trabalho são apresentados a análise dos dados obtidos, através da mensuração de elementos xilemáticos , nos diferentes anéis de crescimento de um disco de madeira, formado ao nível do DAP de uma planta adulta de Eucalyptus t e r e t í c o r n i s Smith.

Pela observação dos dados obtidos, veri¬ fica-se o maior crescimento em compri-mento das fibras e dos elecompri-mentos do va-so ocorrem ao nível do 9° anel de cres-cimento, portanto, o Eu c a l y p t u s t e r e t i ¬

Clóvis F. Oliveira Santos** Dionete Aparecida Santin***

* Entregue para publicação em 2 2 / 1 1 / 8 4.

** Departamento de Botânica da E.S.A. "Luiz de Quei-roz", USP.

(2)

c o r n i s Smith na região sul do Brasil tem o lenho adulto aproximadamente aos 9 anos de idade.

INTRODUÇÃO

Em trabalhos anteriores por nós estudados em /•>/.'./-lyptus saliana Smith, originado da cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo, verificamos ocorrer varias correla-ções entre as dimensões das fibras e dos vasos nos dife-rentes anéis de crescimento (SANTOS 6 NOGUEIRA, 1971 e 1 9 7 7 ) .

Neste trabalho apresentamos um estudo de tais cor-relações em material de outra espécie, que foi colhido na região de Pelotas (RS) e nos foi gentilmente cedido e enviado pelo Dr.José de Sousa Soares, Professor de Botâ-nica da Escola de Agronomia Eliseu Maciel.

Tal estudo tem por finalidade determinar também a idade adulta da planta, numa região su.l do Brasil em tor no de 31 de latitude sul. A espécie em estudo é o Eucalyptus tereticomis Smith.

0 crescimento das árvores em altura e diâmetro, mostram claramente periodicidade e depende de inúmeros processos fisiológicos que são condicionados por fatores amb i entai s.

Durante os processos de desenvolvimento, diferen-ciação e maturação, notáveis mudanças sempre ocorrem em espessura e composição das paredes das células.

E abordado por MOTTET (1965) a

(3)

A deposição de lignina provoca um decréscimo em elasticidade e aumento em rigidez e força de tensão dos tecidos que é característica de células de tecido de ma-dei ra (KRAMER, I960).

Segundo ZOBEL (1961), o lenho juvenil das arvores é de inferior qualidade em relação ao lenho adulto e po£ suem características muito diferentes um do outro.

0 estudo das dimensões das fibras é de interesse para estudos qualitativos das madeiras tropicais, pois, segundo SCARAMUZZI (1965), o diâmetro e espessura das fibras são fonte de variação na gravidade específica da made i ra.

As variações nas características do lenho aconte-cem em função da idade da árvore, da espécie e da área geográfica onde se desenvolveu.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizados dois discos de madeira tomados ao nível do DAP do fuste de duas árvores de Eucalyptus tere_ ticomis Smith com 13 anéis de crescimento.

Esses anéis foram separados e de cada um tomado porções para a maceraçlo dos tecidos em tratamento com água oxigenada a 100 volumes mais ácido acético glacial.

Com os tecidos dissociados foram montadas 5 lâmi-nas por anel, em geléia de glicerina colorida com safra-n i safra-na.

A mensuraçao das fibras e vasos foi feita pelo pro cesso da mícrometria microscópica empregando-se uma

(4)

cinco vasos de cada lâmina. De cada fibra foram medidos o comprimento com objetiva kxf diâmetro externo e espes-sura, com objetiva *»5x; o compirmento e a largura dos vasos com objetiva **x, numa média de 25 fibras e 25 va-sos por anel de crescimento perfazendo um total de 1300 elementos medidos.

Os anéis foram numerados de dentro para fora do tronco, sendo que os mais internos são os formados no i-nício da atividade cambial (lenho juvenil) e os mais ex-ternos os recém-formados (lenho adulto).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram feitas a análise de variância, aplicando o teste F e o teste Tukey para as comparações das médias dos comprimentos, dos diâmetros externos e das espessu-ras das fibespessu-ras e para as comparações dos comprimentos e larguras dos vasos nas duas plantas estudadas.

Além da análise da variância foi-feito também a de terminaçio das equações de regressão dos valores médios (comprimento, diâmetro externo e espessura das fibras, o comprimento e largura dos vasos) em relação a ordem dos anéis, do primeiro ao décimo terceiro, seguindo na ordem do centro para a periferia.

(5)
(6)
(7)
(8)

3-Pela análise da variância das médias das dimensões dos elementos do vaso, constantes das Tabelas 1 e 2 ,

ve-rificamos uma variação significativa ao nível de e 5%

de probabilidade para as dimensões do comprimento e lar-gura. 0 aumento máximo em comprimento e largura é veri-ficado por volta do 8 ? e 9 ? anel de crescimento.

Com relação às fibras, as Tabelas U, 5 e 6 , apre-sentam a análise da variância, a determinação das equa-ções de regressão dos valores médios de suas dimensões e também análise de variância com desdobramento de grau de li berdade.

Observa-se através desses resultados que o aumento do comprimento das fibras nos diferentes anéis de cresci mento no Eucaliptus teveticornis Smith segue as leis de SANYO sendo que o máximo de comprimento atinge ao nível do 9 ? anel de crescimento indicando semelhança com o que ocorre no Eucaliptus saligna Smith no Estado de São

Paulo (SANTOS & NOGUEIRA, 1 9 7 0

-Tomando-se por base o comprimento dos vãos em subs tituição ãs cambiais fusiformes que dão origem aos vasos e as fibras, verifica-se que há uma correlação no seu au mento o que revela o crescimento intrusivo das fibras

(ESAU, 1 9 5 3 ) .

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

Os r e s u l t a d o s a c i m a se a s s e m e l h a m a o s resultados, o b s e r v a d o s n a A u s t r á l i a por BIS$ET & DASDWELL (19^9 e

1950) e m Eucalyptus regnana.

CONCLUSÃO

O máximo comprimento médio das fibras é verificado ao nível do 9 ? anel de crescimento, o que corresponde a idade de 9 anos da planta (ver gráfico 3 ) •

0 aumento no comprimento das fibras apôs terem

si-do produzidas pelas iniciais cambiais fusiformes, é maior do que o aumento verificado no comprimento dos ele mentos do vaso, devido ao crescimento intrusivo das fi-bras.

Há uma correlação positiva entre as dimensões do vaso e as dimensões da fibra. (ver gráficos 1 , 2 e 3 ) .

Estes resultados revelam também, que a idade

adul-ta do Eucalyptus tpvctii'oimis Smith é atingida aos nove

anos de idade da árvore, nas condições latitude sul de

3 1 ? ; a qual apresenta semelhança ao Eucalyptus saligna

Smith, verificado em Rio Claro, Estado de São Paulo.

SUMMARY

The objective of this study was to get some information about fiber length variation in the growth

ringe of E u ca l y p t u n tereticomis Smith, which data could

(20)

T w o d i s c s f r o m two p l a n t s w e r e colected at level D.B.H. at Pelotas by teacher Dr. José de Souza Soares W h i c h s a m p l e w a s g e n t e e l l y s e n d to u s .

From each disc w a s i d e n t i f y e d the growth ringe by m a c r o s c o p i c a n d m i c r o s c o p i c .

A n a l y s i s o f v a r i a n c e s h o w e d the following c o n c l u -s i o n :

- T h e m a x i m u m length o f fibers w a s o b s e r v a d e d at 9th rings l e v e l , w h i c h ring c o r r e s p o n d the m a t u r e a g e of this p l a n t s .

- T h e fiber length a f t e r p r o d u z e d by cambial fusiformes is longer than that vessel members by

intrusive g r o w t h .

- T h e r e w a s a p o s i t i v e c o r r e l a t i o n b e t w e e n the vessel m e m b e r d i m e n t i o n a n d the f i b e r s .

- T h i s result show a l s o , that m a t u r e a g e o f this Eucalyptus t e r e t i c o r n i s S m i t h , by fiber length w a s

reached at the 9 t h g r o w t h r i n g , w i c h ring w a s formed at 9 year o l d .

BIBLI0GRAFIA

B I S S E T , L . J . & O A S D W E L L , H . E . , 1 9 5 0 . T h e v a r i a t i o n in cell length w i t h i n o n e g r o w t h ring o f c e r t a i n A n g l o s perms a n d G y m n o s p e r m s . A u s t r a l i a n F o r e s t y . Vol. XIV(l) Reprint 1 3 2 .

O A S D W E L L , H . E . , 1960. T r e e g r o w t h - W o o d property inter¬ - r e l a t i o n s h i p s - P r o c e e d i n g s Special F i e l d - Institute

(21)

ESAU, K., 1 9 5 3 . Plant Anatomy. John Wiley & Lous. Inc New York.

KRAMER, P.J., 1960. Proceedings - Forest Biology - Forest

tree physiology - Growth in trees. 106-109.

MOTTET, A., 1965. Considerations on the relationship between certain anatomical characteristics and density

in tropical woods - Proceeding I U F R O Section 41.

SANTOS, C.F.O. & NOGUEIRA, I.R., 1 9 7 1 . A idade adulta

do Eucapytus s a l i g n a S m i t h , em Rio Claro - Estado de

São Paulo, determinada pelas dimensões das fibras. A¬

n a í s d a E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a " L u i z d e Q u e i

-r o z " . Pi-racicaba, 2 8 :1 6 5 -1 7 5 .

SANTOS, C.F.O. & NOGUEIRA, I.R., 1 9 7 4 . Diferenças entre as dimensões das fibras nos anéis de crescimento de-terminadas no DAP e e m níveis diferentes do fust de

árvores adultas do Eucalyptus saligna Smith. A n a i s

da E S A L Q , vol 3 1: 2 6 9 - 2 8 7 .

SANTOS, C.F.O. e NOGUEIRA, I.R., 1 9 7 7 . Dimensões nos va¬ sos e aumento no comprimento das fibras lenhosas em relação às cambiais fusiformes nos anéis de crescimen¬ to do E u c a l y p t u s saligna Smith. A n a i s d a E S A L Q , v o l .

3 4 :3 0 7 - 3 1 5 .

SCARAMUZZI, G., 1 9 6 5 . The relationship of fibre wall thickness fibre diameter and porcentage of summer

wood - Late Wood. To specific g r a v i t y - Proceedings

I U F R 0 . Vol .II. p a g. 1 - 1 1 .

Referências

Documentos relacionados

Para realização desta pesquisa buscou-se articulação com diversas instituições acadêmicas e governamentais em âmbito municipal, estadual e nacional visando analisar e

Poupo-vos á descripçao do Prado Fluminense: sabemos todos como elle é, e como a vasta e bella planície se presta, ampla e lisa, aos certames eqüestres da utilissima instituição.

Assim sendo, no presente trabalho se estudou a eficiência de três fungicidas (thiabendazole, imazalil e azoxystrobin) em três condições de armazenamento (temperatura ambiente,

Deste modo, o objetivo do presente estudo foi o de avaliar a incidência de colelitíase em pacientes submetidos à necropsia no Hospital das Clínicas da UNICAMP e relacio- ná-la com

O gel não deve ser engolido imediatamente, mas deve ser mantido na boca o maior tempo possível.. Assim, o medicamento fica em contato com a boca por um

Este estudo retrospectivo incluiu duas coortes de adolescentes (< 20 anos) com MHC: 1) adolescentes encaminhadas para o centro da América do Norte (New England

A) Assinalam-se com acento agudo ou circunflexo as paroxítonas terminadas em “i, is, ã, ãs, ão, ãos, us, l, um, uns, n, ps, r, x”. B) Acentuam-se sempre o “i” e o

Although these more recent representations do not appear to present the Nazi characters as representative of the majority of the German people during the Nazi period and are