• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Croácia, 10 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Riviera Croata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itinerário da viagem. Croácia, 10 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Riviera Croata"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Croácia: Percurso pela Riviera Croata

Croácia, 10 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso pela Riviera Croata

A costa croata é a protagonista deste magnífico Percurso de carro que lhe permitirá conhecer os locais mais bonitos do centro e do sul da Dalmácia.

Ao volante, irá descobrir cidades impressionantes, praias que parecem saídas de um postal, portos marinhos encantadores, aldeias que já serviram de refúgio para piratas e corsários e que hoje em dia acolhem o turismo nacional e internacional. O "Percurso pela Riviera Croata" começa e termina em Dubrovnik, uma das cidades mais interessantes do Velho Continente. A partir desta cidade histórica, e cenário da série "A Guerra dos Tronos", o Percurso segue pela fotog+enica Hvar, uma bela ilha com cheiro a lavanda e um legado veneciano, até chegar a Split, a segunda maior cidade do país, famosa pelo seu ambiente animado e estilo mediterrâneo.

Está na hora de explorar Split e o centro de Dalmácia, uma região que tem tudo: histórias e lendas, ruínas romanas impressionantes, como as ruínas de Salona e o palácio de Diocleciano em Split, locais cheios de história como Brela, Omiš e Makarska... A última etapa deste itinerário explora a costa do sul da Dalmácia, com locais como Živogošće, Zaostrog e o delta do Neretva, todos eles caracterizados pelas suas belas paisagens e vistas para um Adriático sem fim. E, durante todo o percurso, a história, as praias e o lazer coadunam com a excelente gastronomia local e com os vinhos excelentes das vinhas de Pelješac. Descubra o estilo inconfundível da Riviera croata!

Datas de Partida_ Partidas de dezembro 2021 Até novembro 2022 desde_ Lisboa, Porto

Itinerário da viagem

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - CAVTAT - DUBROVNIK

Saída do voo da cidade de origem até Dubrovnik. Chegada e recolha do carro alugado. História, cultura, gastronomia, tradição, natureza... São muitas as razões que fizeram da cidade murada de Dubrovnik, Património da Humanidade pela UNESCO, um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. No caminho para a cidade, e se o horário de chegada do voo o permite, recomendamos que faça uma paragem na encantadora cidade de Cavtat, um refúgio de paz e tradição localizado a poucos minutos de carro do Aeroporto. Fundada no século III a.C., guarda no seu interior um importante património cultural, herança dos ilírios, gregos, romanos e eslavos, e joias como o Palácio do Governador, a Casa-Museu Vlaho Bukovac, o Mausoléu da família Račić... A partir daí, e a cerca de 30 minutos de carro, encontra-se a cidade de Dubrovnik. Ao entardecer, desfrutamos do animado ambiente noturno e da ampla oferta gastronómica oferecida por uma das cidades mais sedutoras da Croácia. Alojamento em Dubrovnik.

(2)

DIA 2 · DUBROVNIK E ARREDORES

Continuamos à descoberta da cidade. O seu incrível centro histórico barroco, um dos mais belos da Europa, as suas muralhas emblemáticas, a sua importância histórica e cultural, as paisagens extraordinárias que rodeiam a cidade, os seus muitos festivais internacionais de música e teatro, os seus eventos culturais, o seu espírito inconfundível... Não importa a época do ano em que decidir visitá-la, a cidade excederá sempre as suas expectativas. Cenário-chave da famosa série de ficção "Guerra dos Tronos", a cidade croata seduz o viajante mais experiente com a sua energia inesgotável, o seu clima quente do Mediterrâneo, as obras dos melhores arquitetos e artistas... E se deseja evadir-se por umas horas da agitação desta cidade milenar e relaxar com paisagens idílicas, recomendamos uma visita ao vizinho arboreto de Trsteno. Situado a cerca de 20 quilómetros de carro, oferece vistas lindas sobre o mar Adriático e as Ilhas Elaphite. Se preferir ir sem carro, parta para a ilha de Lokrum, um paraíso terrestre, apenas a dez minutos de barco. Visitada pela Imperatriz Sissi e por Maxilimiano, o último imperador do México, esta pequena ilha, coberta por bosques e repleta de lendas, é um lugar único. No pequeno cais de Portoc, poderá encontrar um posto de turismo com informações e mapas necessários para explorar a ilha. Alojamento em Dubrovnik.

DIA 3 · DUBROVNIK - ILHA DE HVAR (STARI GRAD - VRBOSKA - CIDADE DE HVAR)

Vamos continuar a desfrutar da bela cidade de Dubrovnik. Conduzimos com tempo suficiente para o porto, onde vamos panhar o ferry que nos vai levar de Split para Stari Grad, a bela ilha de Hvar. Depois de chegar, conduzimos através de belas paisagens que cheiram a alfazema, alecrim e pinho, com vista para florestas quase virgens e praias e seixos brancos. Em Stari Grad descobriremos belas paisagens culturais e agrícolas declaradas Património da Humanidade pela UNESCO e que se têm mantido praticamente inalteradas desde que foram colonizadas pela primeira vez por gregos jónicos no século IV a.C. Prosseguimos a nossa rota. Depois de conhecermos vilas tão interessantes como Vrboska, chegamos à bela cidade capital de Hvar. O bom ambiente, o seu roteiro de monumentos históricos e a animada vida noturna tornaram-se moda entre os turistas nacionais e internacionais. Recomendamos uma visita à Catedral de Santo Estevão, ao Teatro Antigo, à Fortaleza espanhola, ao palácio Tvrdalj, ao Forte de Napoleão... Alojamento em Hvar.

DIA 4 · HVAR - JELSA - HUMAC - HVAR

Continuamos a nossa aventura! A bela ilha do Mar Adriático mantém no seu interior muitos segredos que valem a pena ser descobertos. Depois de passear pela capital (Hvar), de admirar a sua bela baía cor azul marinho, o seu porto pontilhado de iates de luxo de famosos e o pitoresco cais que chega até à praça principal, voltamos a explorar a ilha à nossa vontade. As suas pequenas dimensões, os seus declives suaves, as suas 2700 horas de sol por ano, os seus céus azuis e paisagens fotogénicas permitirão desfrutar da condução. Deixamos para trás a imagem das casinhas de pedra de cor creme e telhados vermelhos espalhadas desde um cume dominado pela Fortaleza Espanhola, para descobrirmos um itinerário atraente pontilhado de casas de pedra calcária; belas paisagens salpicadas de alfazema;

um imenso mar azul até onde a vista alcança... Na nossa folha de viagem encontram-se aldeias pitorescas, como Jelsa e Humac. E se quiser descansar da estrada, da agitação da capital de Hvar e refugiar-se num lugar tranquilo e desfrutar de um dia de sol e praia, pode apanhar um catamarã e ir às Ilhas Pakleni. E durante toda a viagem

desfrutará da excelente gastronomia e vinhos com que os residentes deliciam os viajantes! Não se esqueça de experimentar o bolo tradicional com especiarias e os biscoitos de gengibre. Simplesmente, delicioso! Alojamento em Hvar.

DIA 5 · HVAR - SPLIT

Despedimo-nos desta bela ilha, situada no ranking das mais belas ilhas do mundo, onde foram felizes desde

imperadores como Diocleciano, até famosos do nosso tempo e cuja atmosfera festiva, especialmente na época alta, é famosa em toda a Europa. Dizemos adeus à sua paisagem e arquitetura, com toques góticos, renascentista e da elegante aristocracia veneziana, e às suas praias e enseadas mediterrânicas, à sua cozinha deliciosa, ao seu porto desportivo... Depois de apanhar o ferry no porto de Stari Grad, voltamos para a cidade de Split. Aí nos despedimos da viagem passeando pelo centro histórico amuralhado, salpicado de palácios góticos, praças com esplanadas

românticas e restaurantes da moda. (Nota. Leve em conta que a viagem de ferry de Split dura aproximadamente 120 minutos). Alojamento em Split.

(3)

DIA 6 · SPLIT E ARREDORES

Split é uma cidade antiga salpicada de monumentos e tradições únicos, construída e mantida ao longo de mais de 1700 anos pela sua população acolhedora. Teremos o dia todo para explorá-la sem pressas e aproveitar o seu espírito alegre mediterrânico. Com um dos núcleos urbanos mais belos da Europa, o labiríntico e animado complexo do palácio de Diocleciano atrai todos os anos turistas de todos os cantos do mundo. Declarado Património da Humanidade pela UNESCO juntamente com a parte do centro histórico da cidade, o gigantesco complexo real alberga no seu interior um percurso contínuo de bares de moda, galeria de arte interessantes, pátios elegantes... Além do palácio, a cidade seduz o viajante com belas paisagens do litoral, um animado Passeio Marítimo (Riva), elegantes avenidas como a Marmontova, praças com charme vienense como a de Trg Republike... Suba a escadaria que leva à Colina de Marjan. As vistas a partir deste ponto são magníficas. (Nota. Graças ao seu carro alugado, pode combinar o passeio urbano a Split com belas excursões. Escolha o que mais lhe interessar! Lembre-se de que, se quiser conhecer esta zona da Croácia mais aprofundadamente, poderá aumentar a sua estadia em Split aquando da reserva. Se quiser mergulhar nas raízes culturais do país, dirija-se ás Ruínas de Salona (Solin), a antiga capital da província romana da Dalmácia, localizada a cerca de 30 minutos. Outra opção é dirigir-se para norte, mais concretamente para a

encantadora e medieval cidade de Trogir, uma Cidadela de pedra declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

E para os amantes da natureza, nada melhor do que rumar ao Parque Nacional do Krka, um dos destinos "eco" mais bonitos do país). Alojamento em Split.

DIA 7 · SPLIT - OMIŠ - BRELA - MAKARSKA

A partir de Splitz, poderá começar a explorar ao volante o belo centro da Dalmácia. Esta região croata tem tudo para não querer ir-se embora: um ambiente mediterrâneo maravilhoso, aldeias históricas, algumas das ilhas mais

apreciadas do país e a famosa costa de Makarska. A primeira paragem poderá ser em Omiš, a aproximadamente uma hora de carro. A localidade fica num local proveligiado, onde o rio Cetina desagua no Adriático. (Nota. Esta zona é ideal para fazer canoagem de águas vivas e para explorar a foz do rio ). Omiš, que no passado serviu de refúgio para piratas, corsários e para os seus tesouros, recebe hoje em dia os viajantes com bons restaurantes de peixe. Pode fazer um passeio agradável pela sua zona histórica e perto das suas fortificações antigas. Perto desta localidade encontra-se a cascata de Gubavica, onde o rio Cetina cai a cerca de 50 metros de altura. (Nota. Uma das excursões mais bonitas leva-o desde a aldeia de Omiš até à estátua de Mila Gojsalic, a partir de onde poderá contemplar umas incríveis vistas priveligiadas. Outra das melhores panorâmicas que poderá contemplar será a partir da fortaleza Fortica Starigrad, localizada numa colina perto de Omiš. A aldeia de Omiš é muito visitada durante o seu Festival de Verão, uma vez que oferece concertos interessantes). Após a visita, pode retomar a rota. A cerca de meio de caminho surge Brela, um centro turístico de destaque na zona. Brela é uma bela localidade com casinhas de pedra encantadoras e restaurantes elegantes. Na zona norte da cidade encontrará uma praia com árvores e seixos. (Nota.

Uma das praias mais populares é a de Punta Rata, é impossível não a reconhecer graças ao seu ilhéu "Kamen Brela", que se tornou num símbolo desta zona. Em Brela saem vários caminhos em direção ao Parque Natural do Monte Biokovo). Terminamos o dia de hoje em Makarska, onde poderá desfrutar do seu ambiente inconfundível, dos seus planos de lazer e de boa gastronomia. Alojamento em Makarska.

DIA 8 · MAKARSKA E ARREDORES

Perto de Makarska, no sopé do monte Biokovo, ficam belas baías e praias de seixos banhadas por água azul-turquesa que farão as delícias dos amantes do mar, da calma e do bom tempo. Para além da sua praia enorme, a aldeia de Makarska oferece um belo centro histórico com construções medievais e joias como o mosteiro franciscano com o seu museu pitoresco que albaerga uma grande coleção de búzios e de conchas. A aldeia de Markarska também é o destino ideal para os amantes de desporto de aventura. Alguma recomendação? O que acha de desfrutar de um dia de trekking, escalada, passeios de bicicleta, voos de parapente... Se é mais uma pessoa de mar, os desportos náuticos e o windsurf podem ser boas alternativas. Além disse, entre as localidades de Makarska e Tucepi, encontra- se o bosque de Osejava. Faça um passeio agradável por um bosque frondoso com caminhos bem assinalados e delineados. Hoje poderá complementar a visita a Makarska com uma excursão que lhe permitirá conhecer os fotogénicos lagos Vermelho e Azul, localizados a menos de uma hora de carro. Os dois lagos ficam junto um do outro. (Nota. Consulte o caminho antes de partir, uma vez que o lago Vermelho é bastante incacessível). Alojamento em Makarska.

(4)

DIA 9 · MAKARSKA - ŽIVOGOŠĆE - ZAOSTROG - GRADAC - DELTA DO NERETVA - DUBROVNIK

Hoje vai deixar Makarska para se pôr a caminho de Dubrovnik, uma das joias da Croácia. Pelo caminho, poderá continuar a conhecer algumas das mais belas localidades do centro e do sul da Dalmácia. Apesar da popularidade de Dubrovnik, ainda há alguns locais que irá conhecer pelo caminho que ainda não têm turismo excessivo. Parte do encanto desta zona encontra-se na variedade das suas paisagens, nas suas praias agradáveis, nos seus campos agrículas férteis, nas suas vistas do Adriático... O sul da Dalmácia também é o destino ideal para desfrutar da excelente gastronomia croata, regada com os vinhos excelentes produzidos na península próxima de Pelješac. As suas primeiras paragens podem ser Živogošće, um pequeno centro turístico localizado a cerca de 20 quilómnetros de Makarska, e a localidade de Zaostrog. Ambos os locais têm um mosteiro franciscano interessante. Aqueles que procuram relaxar na praia, esticar a toalha e desfrutar do sol e do mar, podem fazer uma paragem em Gradac, famosa pelo seu litoral de 6 quilómetros. Depois da pausa, poderá começar a explorar o delta do Neretva ao volante. (Nota.

Se quiser descansar umas horas do voltante, poderá desfrutar das paisagens desta zona a partir da água em qualquer um dos passeios disponíveis de barco. Também há passeios ao Delta do Neretva a partir de Dubrovnik). Aproveite as últimas horas do dia para desfrutar do ambiente e dos esxcelentes restaurantes de uma das cidades mais incríveis da Croácia. Alojamento em Dubrovnik.

DIA 10 · DUBROVNIK - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Dubrovnik.

Regime seleccionado em Dubrovnik.

Estadia no hotel seleccionado em Hvar Cidade.

Regime seleccionado em Hvar Cidade.

Estadia no hotel seleccionado em Split.

Regime seleccionado em Split.

Estadia no hotel seleccionado em Makarska.

Regime seleccionado em Makarska.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

- Conduzir na Croácia: As autoestradas da Croácia têm portagens e são pagas por troços. Para mais informações, entre em contacto com a Embaixada da Croácia no seu país.

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

Notas importantes

A sua viagem não inclui

Taxas de alojamento em Croácia é paga localmente no hotel.

Possibilidade de pagamento de portagens.

Ferry Dubrovnik-Hvar-Split.

(5)

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

Referências

Documentos relacionados

"cascata dos deuses". Continue o caminho até à animada aldeia piscatória de Húsavík, situada na costa norte, a sul do circulo polar Ártico. Este é, sem dúvida, o local

Chattanooga provém de uma palavra dos índios nativos, que significa rocha, em referência à Lookout Mouintain, de onde se podem visitar pontos significativos do confronto, incluindo

ultrapassava os 15.000 habitantes. Uma das paragens obrigatórias é o Monte dos Monges, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Dali, é possível ver a linha

inncêndios que atingiram centenas de plantas. Recomendamos que faça uma visita guiada porque o jardim tem muitas histórias para contar, tal como o edifício do Palácio. Por aqui

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

saboreie a deliciosa gastronomia e os vinhos sicilianos nas famosas trattorias da cidade velha... A cerca de 30 minutos da capital fica o enclave encantador de Monreale e a

(Nota: A ilha Hrísey fica muito mais perto da costa, no meio de um fiorde, na frente de Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A ilha Grímsey fica mais afastada e não tem

Ontario. Quer viaje no inverno ou em qualquer outra estação do ano, o PATH é uma visita obrigatória. Obviamente, que nas estações mais frias gastará mais tempo a circular pela