• Nenhum resultado encontrado

Palavras chave: adolescentes, alimentação, biologia, ensino, PIBID.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras chave: adolescentes, alimentação, biologia, ensino, PIBID."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE E AMOSTRAGEM DA QUANTIDADE DE CARBOIDRATO, SÓDIO E GORDURAS DOS PRINCIPAIS ALIMENTOS CONSUMIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BETIM EM MINAS GERAIS,

POR BOLSISTAS DO PIBID.

Nayara Gonçalves Martins (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID) Fernanda Aparecida Brandão (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID) Vanessa Alves de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID) Isabela de Melo Maia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID) Paula Danielle Pinheiro Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID) Edna Madureira Lanza (Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo – bolsista PIBID) Izabella Scalabrini Saraiva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista PIBID).

RESUMO

O presente trabalho fez uma análise dos alimentos ingeridos por alunos do ensino médio de uma escola pública para esclarecer dúvidas e evidenciar as consequências do consumo exacerbado de alimentos pouco nutritivos. Bolsistas do PIBID aplicaram um questionário para saber quais são os alimentos ingeridos pelos alunos no desjejum, colação, almoço, jantar e finais de semana. Foi feita uma amostragem da quantidade de sódio, carboidratos e gorduras dos alimentos por eles consumidos. Após a atividade foi aplicado um questionário para saber o impacto da intervenção sobre os estudantes. Os resultados mostraram a carência de nutrientes e surpresa dos alunos, comprovando a importância de atividades práticas associadas á teoria que levem á mudanças de hábitos.

Palavras chave: adolescentes, alimentação, biologia, ensino, PIBID.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho constitui uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de

Iniciação à Docência, desenvolvido pelos estudantes de graduação do Curso de Ciências

Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O Programa promove a

inserção dos acadêmicos nas escolas públicas para que desenvolvam atividades didático-

pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

(2)

O PIBID/PUC Minas atua na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no município de Betim, desde agosto de 2012. Durante este período de atuação do PIBID na referida Instituição Escolar foi discutida a importância de se trabalhar o consumo de alimentos industrializados pelos estudantes. Neste contexto, aescola é o espaço ideal para promover discussões sobre o comportamento alimentar de seus estudantes. O objetivo deste trabalho foi esclarecer aos alunos do Ensino Médio sobre as quantidades de sódio, açúcares e gorduras presentes nos alimentos industrializados que eles mais consomem e relatar as consequências do consumo exagerado.

O comportamento alimentar dos estudantes tem despertado o interesse de pesquisadores, o que mostra a relevância deste tema (CANUTO 2013, DÓRIA 2013, ENES &

SLATER 2010, FILHO et al 2005, BLEIL 1998). Os autores citados evidenciam a ocorrência de mudanças nos hábitos alimentares da população mundial, principalmente, nos adolescentes. Ressalta-se a importância de avaliar o consumo alimentar das crianças e adolescentes, pois são nessas fases que as alterações corporais acontecem e que os hábitos alimentares são formados e se consolidam.

DÓRIA(2013) em seu estudo sobre evolução do padrão de consumo das famílias brasileiras, no período de 2003 a 2009, percebeu que houve uma redução na compra de alimentoscomo arroz, feijão, hortaliças e carne e um aumento notável (de até 400%) na compra de alimentos processados, como bolachas, refrigerantes e pratos prontos. BLEIL (1998) também relatou em seu trabalho que os novos produtos alimentares criados pela indústria têm conquistado milhõesde brasileiros.Salienta-se que as mudanças no padrão de consumo da população têm favorecido o aumento de doenças cardíacas, obesidade, câncer e diabetes e constituem importantes causas de morte em muitos países e também no Brasil.

Aalimentação e nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde (BRASIL, 2008) e devido ao importante papel da escola na formação dos estudantes e na qualidade de vida, o presente trabalhovem mostrar a importância de atividades práticas educativas que os envolvam e que possam ser capazes de provocar reflexões acerca do tema.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo e teve como público alvo os alunos de duas turmas do 2º ano da Professora Supervisora do PIBID e ocorreu em quatro etapas. Na primeira etapa, as bolsistas do PIBID, juntamente com a Professora do Programa elaboraram uma tabela para conhecer os alimentos mais consumidos

5987

(3)

pelos adolescentes do segundo ano do ensino médio dareferida Instituição e saber se os alimentos industrializados fazem parte da dieta deles. A tabela está abaixo representada:

O que você habitualmente come e bebe no(s):

Desjejum Colação Almoço Colação Jantar Finais de semana Comida

Bebida

A segunda etapa foi destinada ao preenchimento da tabela pelos estudantes durante a aula teórica de sistema digestório da professora supervisora do PIBID. O anonimato reforçou a importância da veracidade das informações e a liberdade que teriam para preenchê-la. É importante dizer que nem todos os alunos preencheram a tabela, uma vez que não se tratava de uma atividade obrigatória. Desta forma, 48 voluntários de 16 a 18 anos demostraram interesse em participar da pesquisa. Os alunos foram instruídos a escreverem o que eles têm costume de se alimentareme quais líquidos ingerem durante os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. Após o preenchimento da tabela, a professora e as bolsistas do PIBID solicitaram aos mesmos que separassem e levassem à escola rótulos dos alimentos industrializados que são consumidos regularmente por eles.

Na terceira etapa do trabalho, as bolsistas do PIBID analisaram as tabelas preenchidas pelos alunos e fizeram um levantamento dos alimentos mais consumidos. Foi pesquisadatambém a quantidade de sódio, açúcares e gorduras presentes nosalimentosindustrializados e obviamente que estavam incluídos nas dietas deles. Estas informações foram retiradas dos rótulos dos produtos levados pelos alunos e entregues às bolsistas.

Na quarta etapa do trabalho, os alunos voluntários da pesquisa foram convidados a

participarem de uma aula prática no laboratório da escola. A atividade iniciou-se com uma

pequena introdução sobre a importância de uma alimentação saudável, os prejuízos de uma

alimentação inadequada e como evitar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e

câncer.Posteriormente, os estudantes visualizaram as bancadas do laboratório e observaram

todo o material exposto. As bolsistas comentaram que todo o material usado para a construção

(4)

das figuras ilustrativas e montagem das exposições nas bancadas representavam os alimentos que eles consomem no cotidiano. Para finalizar esta etapa, cada participante respondeu àquatro perguntas:

1. Você ficou surpreso com a quantidade de açúcar, sal e gordura presente nos alimentos consumidos?

2. Você pretende diminuir a ingestão de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gordura na sua dieta?

3. Você gostou da atividade?

4. O que você aprendeu com a atividade realizada pelas bolsistas do PIBID?

As respostas dos alunos foram analisadas e se encontram descritas nos resultados e nas análises dos dados.

RESULTADOS E ANÁLISES DOS DADOS

A tabela 1 mostra os alimentos e bebidas consumidos pelos alunos no desjejum:

Alimentos e bebidas consumidos

Quantidade de alunos Biscoito recheado

Biscoito integral Bolo

Fruta Pão

Pão integral

19 2 4 5 33 1 Café puro

Chá Leite puro Nenhuma bebida Refrigerante Suco

19 2 13 2 1 15

Tabela 1: Alimentos e bebidas consumidos no desjejum pelos alunos participantes da pesquisa.

5989

(5)

Analisando o desjejum dos estudantes, observa-se que os alimentos mais consumidos por eles foram o pão e o biscoito recheado. O Café puro, o leite e o suco são as bebidas preferencialmente ingeridas. Porém, a ingestão de frutas e uma fonte de proteínaapareceram em menor quantidade na dieta dos mesmos. Para GAMBARDELLAet al(1999), o desjejum padrão deve conter alimentos com fonte de cálcio e de energia. O leite e o pão consumidos pelos alunos fornecem cálcio e energia, mas a ingestão de biscoitos recheados parece não ser adequada, uma vez que apresentam um teor de gorduras, açucares e sódio elevados. Para ENES&SLATER (2010),entre os adolescentes, a alimentação inadequada, caracterizada pelo consumo excessivo de açúcares simples e gorduras, associada à ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, contribui diretamente para o ganho de peso.

A tabela 2 ilustra os tipos de alimentos e bebidas ingeridos pelos estudantes durante a colação:

Alimentos e bebidas consumidos

Quantidade de alunos Biscoito recheado

Fruta

Nenhum alimento Pão

Salgado Cereal

6 10 26 4 2 1 Água

Café Coca Cola Nenhuma bebida Suco

4 2 2 27 11

Tabela 2: Alimentos e bebidas consumidos na colação pelos alunos participantes da pesquisa.

Foi observado que a maioria dos alunos não ingere nenhum alimento durante o intervalo entre as principais refeições, o que é preocupante e merece uma atenção especial.Este dado também foi observado no trabalho de GAMBARDELLA, FRUTUOSO&

FRANCH (1999), uma vez que estes autores verificaram que os adolescentes consomem

refeições de modo irregular e tendem a "pular" refeições, o que pode acarretar em

desequilíbrio nutricional e ausência de nutrientes essenciais. Um resultado relevante é que 10

(6)

alunos se alimentam de frutas e segundoWITT (2010), as frutas são uma excelente opção em qualquer cardápio, além de serem ricas em vitaminas.O consumo adequado de frutas, legumes e verduras têm sido apontado como um fator protetor para a ocorrência de obesidade ENES &

SLATER (2010).Este bom hábito deve ser estimulado na comunidade escolar para que continue. O biscoito recheado apareceu novamente no cardápio dos alunos, isso provavelmente, deve-se à facilidade de transportá-lo de casa para a escola e também por ser um alimento “saboroso”. Com relação às bebidas, 27 alunos não costumam ingerir líquidos durante a colação. Este hábito precisa ser trabalhado na escola porque de acordo com RICASAUDE (2012)deve-se também beber líquidos durante as refeições, pois é muito importante hidratar-se em qualquer momento do dia.

No almoço, os alimentos/bebidas consumidos pelos alunos foram:

Alimentos e bebidas consumidos

Quantidade de alunos Arroz

Carne Feijão Macarrão

Nenhum alimento Salada

42 43 41 9 2 22 Água

Chá

Nenhuma bebida Refrigerante Suco

11 1 3 26 40

Tabela 3: Alimentos e bebidas consumidos no almoço pelos alunos participantes da pesquisa.

Segundo, GAMBARDELLA, FRUTUOSO& FRANCH (1999), o almoço padrão deveconter alimentos com fonte de proteína, energia, vitaminas, minerais e fibras. Como fonte protéica, observou-se o consumo de feijão e carnes e a energética ficou representadapelo arroz e macarrão. As fibras aparecem no cardápio dos alunos quando eles escreveram que comem

“saladas”, mas a quantidade de fibras por refeição necessita ser quantificada, assim como

todos os itens do cardápio. Observou-se também que os alunos ingerem bebidas no almoço,

5991

(7)

hábito que PASQUA (2014) trata como inadequado, pois quando se ingere líquidos com as refeições, as enzimas são diluídas modificando o PH, fazendo com que suas atividades fiquem comprometidas.De fato, o elevado consumo de bebidas, especialmente refrigerantes, tem sido apontado por pesquisadores como um dos possíveis fatores relacionados ao ganho de peso em vários países, segundo ENES & SLATER (2010).

Na colação, os alimentos/bebidas consumidos pelos alunos foram:

Alimentos e bebidas consumidos

Quantidade de alunos

Barra de cereal Biscoito recheado Bolo

Fruta Pão

Salgadinho

2 19 8 1 5 2 Água

Café

Leite e achocolatado Nenhuma bebida Refrigerante Suco

10 7 8 10 4 20

Tabela 4: Alimentos e bebidas consumidos na colação pelos alunos participantes da pesquisa.

Foi observado que 19 alunosingerem biscoitos recheados e bebem suco. Existe uma grande necessidade de atentar aos alunos sobre a quantidade de sódio, açucares e gorduras que sucos e biscoitos industrializados contêm. Estes alimentos são consumidos pelos estudantes porque são gostosos, práticos efornecem energia, mas de acordo com a Pró-teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, muitas marcas abusam na quantidade de gordura saturada, sódio e açucares.POTY (2008) afirma que o consumo exagerado e rotineiro desses alimentos pode levar ao desequilíbrio nas taxas de colesterol e é fator de risco para o surgimento de graves doenças cardiovasculares e da obesidade.

No jantar, os alimentos/bebidas consumidos pelos alunos foram:

(8)

Alimentos e bebidas consumidos

Quantidade de alunos

Arroz Carne Feijão Macarrão Miojo

Nenhum alimento Pipoca

33 33 31 3 1 5 1 Água

Leite e achocolatado Nenhuma bebida Refrigerante Suco

9 3 9 19 27

Tabela 5: Alimentos e bebidas consumidas, no jantar,pelos alunos participantes da pesquisa.

Analisando os dados percebe-se que o jantar dos adolescentes é semelhante ao do almoço,uma vez que consomem arroz como fonte de carboidrato e feijão e carne como alimentos construtores. O miojo e a pipoca apareceram como jantar de dois estudantes.

Novamente nota-se um consumo de comidas industrializadas com alto teor calórico de sódio e gordura. Os líquidos também são ingeridos durante o jantar e os adolescentes tem preferência pelos sucos, mas 19 voluntários da pesquisa bebem refrigerantes.

Entretanto, a Organização Mundial da Saúde alerta que não se deve beber nada durante as refeições, pois faz mal à saúde e pode levar ao aumento de peso. Ao ingerir algum líquido, seja água, suco ou refrigerante durante a refeição o suco gástrico fica mais diluído e retarda a digestão dos carboidratos e das proteínas aumentando a fermentação, que pode gerar gases e arrotos. Além disso, a refeição se torna menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas (ZANIN, 2014).

Já as gorduras, quando ingeridas em proporções adequadas são fontes importantes de energia, de ácidos graxos essenciais, além de servirem como veículo de vitaminas lipossolúveis, principalmente no pico de crescimento do adolescente. No entanto, estudos têm

5993

(9)

demonstrado que adolescentes ingerem quantidades acima do recomendado em gordura saturada e sódio. Os hábitos alimentares na infância e na adolescência, com ingestão de altos teores de gordura, a vida sedentária e frações lipídicas se correlacionam e determinam o perfil lipídico dessa população (FILHO; VIER; CAMPOS; ÜNTHER& CAROLINO, 2005)

O excesso de sódio, observado na alimentação dos adolescentes é preocupante. Uma ingestão de sódio acima do limite considerado pela Organização Mundial de Saúdemenos de 2 gramas de sódio – ou menos de 5 gramas de sal,pode provocar hipertensão arterial, litíase renal, insuficiência renal, além de aumentar a probabilidade de desenvolver doenças autoimunes, agravar a osteoporose, afetar o paladar e acelerar o envelhecimento(GNT, 2013).O sódio, encontrado naturalmente em alimentos derivados do leite e nos ovos, está presente "em quantidades bem maiores nos produtos processados", como pão, carnes, bacon, refrigerantes, salgadinhos, doces, massas instantâneas, sopas, caldos em cubos e condimentos como molho de soja, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Aos finais de semana, os alimentos consumidos pelos alunos foram:

Alimentos e bebidas consumidas

Quantidade de alunos

Batata frita Cachorro quente Comida normal Churrasco Hambúrguer Lasanha Pizza

6 2 17 11 11 5 14 Água

Açaí Cerveja Refrigerante Sorvete Suco

5 3 3 37 5 20

Tabela 6: Alimentos e bebidas consumidas, nos finais de semana,pelosalunos

participantes da pesquisa.

(10)

Foi observado que aos finais de semana, os adolescentes consomem fastfoods e o consumo de refrigerante aumentou neste período da semana. Afrequência de consumo das comidas rápidas e industrializadas, bem como os seus valores nutricionais podem prejudicar a saúde dos indivíduos. O consumo de fastfoods é aceitável, quando parte de uma dieta adequada e balanceada, mas há que se dizer que estes apresentam alta quantidade de energia e baixa quantidade de ferro, cálcio, vitamina A e fibras (GAMBARDELLAet al 1999).

Na quarta etapa do trabalho como foi mencionado na metodologia, os voluntários da pesquisa responderam à quatro questões. A análise das respostas encontra-se abaixo:

97,44% dos alunos responderam sim e 2,56% dos alunos responderam não ao perguntar se ficaram surpresos com a quantidade de açúcar, sal e gordura dos alimentos.

83,34% dos alunos responderam sim e 16,66% dos alunos responderam não ao perguntar se eles pretendem diminuir a ingestão de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gordura.

100% dos alunos responderam que gostaram da atividade que participaram. Quando foi perguntado “O que você aprendeu com a atividade realizada pelas bolsistas do PIBID?” as seguintes respostas foram dadas: “Eu aprendi que nós devemos ser mais atenciosos a nossa alimentação e cuidar da nossa saúde adequadamente.”; “A reavaliar a minha alimentação.”;“Que devo me alimentar de forma mais saudável agora.”;“Bom, eu percebi que minha alimentação tá bem ruinzinha, pois descobri muitas coisas sobre os alimentos que como.”;“Descobri o motivo do meu colesterol ser alto.”;“Que muitos alimentos passam do limite diário, e que devemos pensar muito no que devemos colocar em nossa dieta.”(sic)

Os resultados mostraram que os adolescentes do Segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo necessitam de uma reeducação alimentar devido ao grande consumo de alimentos pouco nutritivos e com grandes concentrações de sódio, açúcar e gorduras, uma vez queo organismo começa a crescer num ritmo mais acelerado a partir dos 12 ou 13 anos de idade. Para que esse processo seja eficiente, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação tendo uma alimentação rica em nutrientes e evitando o “pular”

refeição (RAYMUNDO, 2014).

CONCLUSÃO

O presente trabalho permitiu conhecer os hábitos alimentares de alguns alunos do 2°

ano do ensino médio, avaliar a escolha dos alimentos ingeridos por eles, quantificar os mais consumidos e orientá-los a terem uma alimentação mais saudável.

5995

(11)

Foi possível observar e abordar temas relacionados à alimentação saudável e os efeitos de uma alimentação inadequada, com excesso de gorduras, açúcares e sódio no organismo, sendo evidenciada a importância de pesquisas como a finalidade de mostrar aos alunos que os hábitos mais saudáveis devem estar presentes no cotidiano deles. A nutrição tem um papel determinante na saúde e bem-estar e a formação de hábitos alimentares aliada a outros costumes como práticas regulares de atividades físicas são fundamentais para garantir a qualidade de vida.

Contudo, a escolha do ambiente escolar para a promoção de hábitos de vida saudáveis também deve ser encorajada, por ser um local de intenso convívio social e propício para atividades educativas. Logo, as intervenções nos hábitos de vida devem ser iniciadas o mais precocemente possível, já que na adolescência ocorrem mudanças importantes na personalidade do indivíduo e por isso é considerada uma fase favorável para a consolidação de hábitos que poderão trazer implicações diretas para a saúde na vida adulta.

REFERÊNCIAS

BLEIL, Susana Inez. 1998. O Padrão Alimentar Ocidental: Considerações Sobre a Mudança de Hábitos no Brasil. Disponível em:

<http://pessoal.utfpr.edu.br/suseli/arquivos/O_Padrao_Alimentar_Ocidental_consideracoes_s obre_a_mudanca_de_habitos_no_Brasil.pdf>. Aceso em 05 Mai. 20014

CANUTO,Raquel; 2013. A Obesidade Sob o Enfoque das Mudanças do Sistema Alimentar. Disponível em:<http://www.sinpro- rs.org.br/textual/out2013/pdfs/alimentacao.pdf>. em 05 Mai. 2014

DÓRIA, Rosa. 2013. UFRJ. Evolução do padrão de consumo das famílias brasileiras no Período 2003-2009 e relações com a distribuição de renda. Disponível em:<http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/ppge/Rosa_Marina.pdf> Acesso em 18 maio 2014.

ENES, Carla C.; SLATER, Betzabeth. 2010. Obesidade na adolescência e seus principais

fatores determinantes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, n. 1, p 163-71, 2010.

(12)

GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; FRANCH, Claudia. Prática Alimentar de Adolescentes. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a05.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

FILHO, Eduardo de Almeida Rego; VIER, Berenice Pelizza; CAMPOS, Ely de; GÜNTHER, Luciene Akimoto& CAROLINO, IdalinaRegla. 2010. Avaliação nutricional de um grupo de adolescentes. Acta Sci. Health Sci. Maringá, v. 27, n. 1, p. 63-67, 2005

GNT. 2013. Conheça as doenças provocadas pelo excesso de sal no organismo.

Disponível em:<http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/conheca-as-doencas-provocadas- pelo-excesso-de-sal-no-organismo.htm> Acesso em : 29 jul. 2014.

POTY, Clarissa. 2008. O risco dos biscoitos recheados.Medimagem. Disponível em

<http://www.medimagem.com.br/novo/noticias_impressao.php?id=5723&sec=2> Acesso em 11 maio 2014.

PASQUA, Iara Cecília. 2014. Não beba líquidos com as refeições.Nutconsult. Disponível em <http://www.nutconsult.com/artigos-liquidos.htm> Acesso em 11 maio 2014 .

WITT, Cláudia. 2010. Alimentação Saudável e Equilibrada. Nutrirbem. Disponível em:

<http://claudianutricionista.blogspot.com.br/2010/04/importancia-do-fracionamento- das.html> Acesso em 11 maio 2014.

RAYMUNDO, Gisele Pontaroli. 2014. Como deve ser a alimentação de um adolescente.

Disponível em:<

http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=430> Acesso em : 04 ago. 2014.

RICASAUDE. 2012. A importância de beber líquidos. Disponível em:

<http://ricasaude.com/a-importancia-de-beber-liquidos/>Acesso em: 29 jul. 2014.

BRASIL. 2008. 20 anos de Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2008.pdf> Acesso em: 04 ago.

2014.

ZANIN, Tatiana. 2014. Beber durante as refeições faz mal. Disponível em:<http://www.tuasaude.com/beber-durante-as-refeicoes-faz-mal/>Acesso em: 29 jul.2014.

5997

Referências

Documentos relacionados

3.2.2 Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA): é a garantia do pagamento de uma Indenização ao próprio Segurado, relativo à perda, redução ou

debates doutrinários e jurisprudenciais” (Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicas. 76 MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de

4º Os valores decorrentes do ajuste a valor presente, de que trata o inciso VIII do caput do art.. 183 da

09 a 13/02 – Distribuição de preservativos e folderes com orientações sobre DST/AIDS, afixação de cartazes educativos em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade..

A cisão de moléculas atadoras e emaranhados é a principal causa da grande redução nas propriedades mecânicas do PP durante exposição à radiação ultravioleta, o que ocorre antes

admissível pelo CA da AFVC, na Prova Escrita, passará a ser de 70 (setenta) pontos. Estes mesmos Árbitros Assistentes terão de ficar aprovados na Prova Física. d) Para efeitos

Julio Bentivoglio Augusto de Carvalho (Organizadores) WALTER BENJAMIN TESTEMUNHO E MELANCOLIA Editora Milfontes... Todos os

Toragesic ® é contraindicado para uso por pacientes com ulceração péptica (lesão no estômago ou duodeno); sangramento gastrintestinal; sangramento cérebro-vascular;