• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

CUMPRIMENTO DO OBJETO

Projeto Formação de Atletas

Projeto Formação de Atletas Proponente: Minas Tênis Clube Processo N° 58.000.003.707/2007-32

(2)

Índice

Índice...02

Histórico ...03

Descrição ...04

Objetivo Geral ...05

Etapas e Fases ...05

Método Empregado...10

Avaliação Processual...10

Avaliação de Impacto ...14

Orçamento do Projeto ...14

Equipe Técnica ...15

Comunicação do Projeto...15

Cronograma de Atividades ...15

Conclusão ...16

(3)

Histórico

Descreva, sucintamente, os objetivos do projeto, as atividades realizadas e os principais resultados quantitativos e qualitativos obtidos.

Fundado em 1935, o Minas Tênis Clube é uma das mais importantes agremiações sócio- desportivas e culturais do País. Hoje, o Clube é formado por duas Unidades urbanas, o Minas I e o Minas II, uma Unidade campestre, o Minas Country e, ainda, o Minas Tênis Náutico Clube.

Somadas as áreas, as quatro unidades totalizam cerca de 471 mil m², dispondo de moderna infra-estrutura para atividades esportivas, culturais e de lazer. O Clube tem mais de 73 mil sócios, sendo 22 mil cotistas.

Ao longo de sua história, o MTC tornou-se referência nacional como celeiro de talentos do esporte especializado de alto rendimento. Além da infra-estrutura para treinos e competições, bem como suporte administrativo eficiente para os departamentos esportivos, o MTC participa de inúmeras competições nacionais e internacionais nas modalidades basquete e futsal masculino, ginástica artística, ginástica trampolim, judô, natação, tênis e vôlei masculino e feminino.

O Minas Tênis Clube, ao ter o Projeto Formação de Atletas aprovado através da Lei de Incentivo ao Esporte, propôs atender 760 atletas, sendo 80% de sócios do Clube e 20% de jovens da comunidade em geral, além de detectar, desenvolver e formar novos talentos esportivos, na faixa etária de 6 a 21 anos, fornecendo toda a infraestrutura técnica e esportiva necessária para o desenvolvimento das categorias de base das seguintes modalidades:

basquete e futsal masculino, ginástica de trampolim, judô, natação, tênis e vôlei masculino e feminino.

Atividades realizadas/ Metas quantitativas/ Metas qualitativas

Durante a execução do projeto os objetivos foram alcançados, com o atendimento a 874 atletas, que se encontram em pleno desenvolvimento e usufruem da infraestrutura técnica e esportiva necessária.

Foram realizadas as três fases, a saber:

1ª Fase: Seleção

Durante todo o período de execução do projeto, foram realizados os testes de seleção.

Etapa 1: Teste Específico elaborado pelos profissionais do esporte de cada modalidade esportiva, considerando as diversas categorias.

Etapa 2: Avaliação clínica realizada pelos profissionais da área da saúde do Clube e período de experiência dos atletas selecionados no teste específico.

2ª Fase: Treinamento

Nessa fase foram oferecidas as condições para o pleno desenvolvimento físico, técnico e intelectual aos atletas, através de:

(4)

a) Disponibilização de Infra-estrutura

Foi fornecida toda a assistência necessária para o desenvolvimento físico e intelectual para todos os atletas e assistência especial àqueles que realmente necessitam desse investimento.

219 atletas se alimentaram no Clube, 170 obtiveram ensino de qualidade, com bolsa integral de estudo, 131 foram contemplados com planos de saúde, 133 com planos odontológicos, 96 atletas com moradia e 90 com vale-transporte.

b) Aquisição de equipamentos e uniformes

As demandas das equipes de alto rendimento das categorias de base foram atendidas.

Adquiriram-se equipamentos tecnológicos (laptop, filmadora e softwares específicos para cada modalidade), uniformes de treinamento e competição e materiais esportivos específicos (bolas, telas etc.), conforme descritos detalhadamente.

3ª Fase: Competição

Completando a fase de desenvolvimento dos atletas, houve a participação dos mesmos nas principais competições oficiais do País e também em eventos no exterior (Tênis e Ginástica de Trampolim). Houve aumento significativo do número de participações nas competições em relação o ano de 2007, anterior ao projeto, uma vez que a filosofia de formação integral do atleta contemplou a participação de número mais abrangente de atletas em competições, considerando esse um fator de estímulo à prática do esporte.

Administração

As empresas Mercado Moderno e Via Social prestaram consultoria para a elaboração e captação de recursos.

A AFV Consultoria foi a empresa que assessorou o Minas Tênis Clube durante o andamento do projeto, nos quesitos de notas fiscais relativas às Despesas Administrativas.

Descrição

Descreva sobre os seguintes aspectos: o problema que o projeto pretendia solucionar ou equacionar; a relevância ou resultado esperado que o projeto tinha em relação aos beneficiários e sua influência sobre o público alvo; o impacto ou benefícios previstos do projeto e as transformações positivas e duradouras obtidas; a área geográfica em que o projeto se inseriu; e as características demográficas, socioeconômicas, ambientais e culturais da população; e o estágio de organização e mobilização das comunidades, quando for o caso.

OBS: Os aspectos destacados devem ser apresentados sob a forma de itens específicos.

 O Problema

Muitos atletas que hoje representam o Brasil nas competições internacionais foram revelados pelas categorias de base do Clube. Atualmente o MTC tem cerca de 1.000 atletas, entre categorias de base e adulto, sendo que 58 atletas representam o Brasil em campeonatos e eventos esportivos internacionais. O Minas Tênis Clube também mantêm cursos de aprendizagem esportiva, com aproximadamente 10.700 alunos em todas as modalidades.

(5)

Portanto, a manutenção de um projeto como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento esportivo no País, contribuindo diretamente para a formação de novos atletas. Além disso, o projeto vai promover a inclusão social de jovens talentos esportivos, oriundos de comunidades de vulnerabilidade social, que terão toda infra-estrutura para o seu desenvolvimento esportivo e humano (escola, moradia e alimentação).

 Relevância do Projeto

Em 2008, os atletas participaram de forma maciça dos treinamentos e competições. O número de evasão de atletas reduziu em 5% em relação a 2007. Houve aumento significativo do número de participação em competições em relação o ano de 2007, anterior ao projeto.

Participam do projeto atletas de 14 estados brasileiros (AM, MA, AL, BA, ES, MG, SP, RJ, PR, DF, RN, PE, RS, CE), que usufruem de toda a infra-estrutura necessária para o seu desenvolvimento técnico esportivo.

Ressalta-se que 55 atletas vieram de comunidades carentes, que, por meio do projeto, estão tendo a oportunidade de receber formação integral, que vai além da esportiva. Dessa forma, o Projeto Formação de Atletas possibilita também a inclusão social.

Objetivo Geral

Identificar quais os benefícios mais amplos que as ações do projeto propiciaram a clientela alvo, dentro dos parâmetros cronológicos e de mensuração. Por exemplo: foi possível reduzir em 20% o índice de delitos juvenis, até dezembro de 2009?

O “Projeto Formação de Atletas” tem como objetivos detectar, desenvolver e formar novos talentos esportivos, na faixa etária de 6 a 21 anos, fornecendo toda infra-estrutura técnica e esportiva (dependências específicas para treinamento, material esportivo adequado, técnicos especializados, preparação física e médica e a participação nos principais campeonatos locais e nacionais e de cada modalidade e também internacionais para o tênis) necessária para o desenvolvimento das categorias de base das seguintes modalidades: basquete e futsal masculino, ginástica de trampolim, judô, natação, tênis e vôlei masculino e feminino. O Minas Tênis Clube ainda tem o compromisso de avaliar no mínimo 3.000 crianças e jovens oriundos de todos os estados brasileiros. Os benefícios mais amplos que as ações do projeto propiciaram às crianças e jovens minastenistas e da comunidade mineira e de outros estados brasileiros, de 6 a 21 anos, são apresentados a seguir.

Etapas/Fases

Descreva as etapas/fases do projeto com os resultados quantitativos e qualitativos obtidos em relação aos esperados, em cada objetivo, comentando sobre as atividades implementadas para sua consecução e seus períodos de execução.

O projeto foi dividido em três fases:

1ª Fase – Seleção de atletas 2ª Fase – Treinamento 3ª Fase - Competição

(6)

1ª Fase – Seleção de atletas Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação Às Metas Período

Divulgação

20.000 – Chamada em Revista do clube 5.000 folhetos para envio da mala direta e mailling.

Obtivemos 1.916 inscrições

Fevereiro a Novembro / 08

Teste Específico Avaliamos 1.028 candidatos Fevereiro/08 a Fevereiro/ 09 Avaliação clínica e período de

experiência Até o momento 314 atletas foram

aprovados.

Fevereiro/08 a Fevereiro/ 09

Avaliações fisioterapêuticas, médicas e antropométricas

732 avaliações Fevereiro/08

976 avaliações Março/09

Resumo das avaliações

Avaliamos 1.028 candidatos no teste de seleção de atletas

Fevereiro/08 a Março/ 09 Foram feitas 1.708 avaliações de perfil

No total realizamos 2.736 avaliações

2ª Fase – Treinamento

2.1 - Disponibilização de infraestrutura Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período 91 atletas contemplados com

moradia 96 atletas no total Fevereiro/08 a Março/09

111 atletas com alimentação

(café da manhã, lanche) 96 atletas no total Fevereiro/08 a Março/09 111 atletas com alimentação

(almoço, jantar) 219 atletas no total Fevereiro/08 a Março/09

28 atletas contemplados com

vale transporte 90 atletas no total Fevereiro/08 a Março/09

164 com bolsas em escolas particulares (54 com bolsa

integral e 110 com 50% de 170 atletas no total

Fevereiro/08 a Março/09

(7)

bolsa)

128 atletas com assistência médica

131 atletas no total

(Mensalmente foram contemplados 128 atletas)

Fevereiro/08 a Março/09

128 atletas com assistência odontológica

133 atletas no total

(Mensalmente foram contemplados 128 atletas)

Fevereiro/08 a Março/09

2.3 - Aquisição de equipamentos e uniformes

Enunciado da Etapa / Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

5 lap tops para as determinadas

modalidades 5 lap tops para as determinadas

modalidades Maio / 08

4 filmadoras para as determinadas

modalidades 4 filmadoras para as determinadas

modalidades Junho / 08

6 softwares para as determinadas

modalidades 6 softwares adquiridos Fevereiro/09

669 agasalhos de viagem 669 agasalhos de viagem Agosto a Outubro / 08 1456 camisas de viagem 1456 camisas de viagem Agosto e Setembro / 08 3444 camisas de treinamento 3444 camisas de treinamento Agosto e Setembro / 08 2380 shorts de treinamento 2380 shorts de treinamento Agosto a Outubro / 08

956 camisas de jogo 956 camisas de jogo Agosto / 08

836 shorts de jogo 836 shorts de jogo Agosto / 08

726 pares de meia 726 pares de meia Agosto / 08

32 Judoguis pata treinamento e

competição de Judô 32 judoguis Setembro / 08

16 Collants de competição femininos 16 collants Outubro / 08 8 Leotardos de competição masculino 8 leotardos Outubro / 08

8 calças de competição masculina 8 calças Outubro / 08

480 toucas para natação 480 toucas para natação Outubro / 08 360 maiôs de treinamento 360 maiôs de treinamento Outubro / 08 360 sungas de treinamento 360 sungas de treinamento Julho / 08 120 bolas de basquete 120 bolas de basquete Julho / 08

120 bolas de futsal 120 bolas de futsal Julho / 08

120 bolas de vôlei feminino 120 bolas de vôlei feminino Julho / 08 80 bolas de vôlei masculino 80 bolas de vôlei masculino Julho / 08 20 caixas de bolas de tênis 20 caixas de bolas de tênis Julho / 08

572 bolsas de viagem 572 bolsas de viagem Julho / 08

1520 medalhas 1562 medalhas Junho / 08

10 placas 10 placas Junho / 08

114 troféus 155 troféus Junho / 08

6 telas para trampolim 6 telas para trampolim Maio / 08 6 telas para Duplo Mini Trampolim 6 telas para Duplo Mini Trampolim Maio / 08 360 jogos de molas para Trampolim 360 jogos de molas para Trampolim Maio / 08

(8)

3ª fase – Competição 3.1 - BASQUETE

Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

MINI – 03 COMPETIÇÕES 04 competições Março a Novembro / 08

PETIZ – 03 COMPETIÇÕES 04 competições Abril a Dezembro / 08

INFANTIL – 03 COMPETIÇÕES 04 competições Abril a Dezembro / 08

INFANTO – 03 COMPETIÇÕES 04 competições Abril a Dezembro / 08

CADETE – 03 COMPETIÇÕES 05 competições Abril a Dezembro / 08

JUVENIL 05 competições Abril a Dezembro / 08

3.2 - FUTSAL

Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

SUB 13 – 06 COMPETIÇÕES 09 competições Abril a Dezembro / 08

SUB 15 – 06 COMPETIÇÕES 13 competições Abril a Dezembro / 08

SUB 17 – 06 COMPETIÇÕES 12 competições Abril a Dezembro / 08

SUB 20 03 competições Abril a Dezembro / 08

3.3 - GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Enunciado da Etapa / Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

PRÉ-INFANTIL – 04 COMPETIÇÕES 08 competições Junho a Outubro / 08

INFANTIL– 04 COMPETIÇÕES 07 competições Junho a Outubro / 08

(9)

INFANTO-JUVENIL– 04 COMPETIÇÕES 08 competições Junho a Outubro / 08

JUVENIL– 04 COMPETIÇÕES 08 competições Junho a Outubro / 08

JUNIOR 03 competições Junho a Outubro / 08

3.4 - JUDÔ

Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

PRÉ-JUVENIL – 08 COMPETIÇÕES 10 competições Março a Setembro / 08

JUVENIL– 08 COMPETIÇÕES 13 competições Março a Novembro / 08

JÚNIOR 14 competições Março a Novembro / 08

3.5 - NATAÇÃO

Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

PRÉ-MIRIM– 07 COMPETIÇÕES 03 competições Abril a Agosto / 08

MIRIM– 07 COMPETIÇÕES 07 competições Abril a Novembro / 08

PETIZ– 07 COMPETIÇÕES 22 competições Abril a Dezembro / 08

INFANTIL– 09 COMPETIÇÕES 12 competições Março a Novembro / 08

JUVENIL– 09 COMPETIÇÕES 21 competições Março a Dezembro / 08

JÚNIOR 04 competições Março a Dezembro / 08

3.6 - TÊNIS

Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

(10)

INFANTIL A– 04 COMPETIÇÕES 11 competições Abril a Outubro / 08 INFANTIL B– 24 COMPETIÇÕES 49 competições Janeiro a Outubro / 08

JUVENIL A– 24 COMPETIÇÕES 61 competições Janeiro a Novembro / 08

3.7 - VÔLEI FEMININO Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

PRÉ MIRIM– 03 COMPETIÇÕES 03 competições Agosto a Junho / 08

MIRIM– 03 COMPETIÇÕES 05 competições Março a Outubro / 08

INFANTIL– 03 COMPETIÇÕES 05 competições Maio a Novembro / 08

INFANTO– 03 COMPETIÇÕES 08 competições Maio a Dezembro / 08

JUVENIL 01 competição outubro / 08

3.8 - VÔLEI MASCULINO Enunciado da Etapa /

Fase Resultados Obtidos em

Relação às Metas Período

PRÉ MIRIM– 03 COMPETIÇÕES 06 competições Maio a Dezembro / 08

MIRIM– 03 COMPETIÇÕES 06 competições Março a Dezembro / 08

INFANTIL– 03 COMPETIÇÕES 06 competições Maio a Novembro / 08

INFANTO– 03 COMPETIÇÕES 11 competições Abril a Novembro / 08

JUVENIL 03 competições Abril a Novembro / 08

(11)

Método Empregado

Comente como as atividades foram implementadas, incluindo os principais procedimentos, as técnicas e instrumentos empregados. Destaque outros aspectos metodológicos importantes realizados, como a forma de atração dos públicos beneficiários; locais de abordagem desses grupos ou de execução das ações; meios utilizados na divulgação dos serviços; os mecanismos de participação comunitária e iniciativa para auto- sustentação do projeto.

O projeto foi dividido em três fases:

1ª Fase – Seleção de atletas

Foram aplicados testes desenvolvidos pelos profissionais do esporte do MTC. Exemplo no Anexo 01.

2ª Fase – Treinamento

As etapas de organização, planejamento e estruturação do processo de preparação desportiva são fundamentais na execução de qualquer tipo de trabalho, não só em temporadas competitivas, mas em todo o processo de formação do jovem praticante. Para tanto, cada modalidade esportiva desenvolveu o seu planejamento Plurianual, e cada categoria elaborou o seu Macrocliclo (planejamento semestral ou anual do treinamento), Mesociclo (Estrutura de treinamento que varia entre 2 a 6 semanas) e Microciclo (ciclos menores de treinamento que podem variar de 1 a 20 dias). Anexos 02, 03, e 04.

3ª Fase - Competição

Todas as modalidades praticadas no Minas Tênis Clube são filiadas às Federações Mineiras e às Confederações Brasileiras, e seguimos os calendários esportivos das mesmas. Foi estipulado que todos os atletas da base deveriam participar, ao menos, de duas competições anuais (uma no primeiro semestre, outra no segundo), considerando fator motivacional para a prática e a permanência no esporte.

OBS. Todo o processo de aquisição de bens e serviços foi realizado de acordo com as leis vigentes.

Avaliação Processual e de Resultados

Descreva os resultados e índices apurados pelos indicadores quantitativos e qualitativos de progresso e, ainda, os meios de verificação das informações, ou seja: onde, quando e como as informações foram coletadas e analisadas.

METAS QUALITATIVAS

Atividade Indicadores do

Progresso Índices Obtidos Meios de Verificação Melhorar o rendimento das equipes de

base nas categorias, basquete, futsal, ginástica de trampolim, judô, natação,

Nº de pódios divididos

pelo n.º de competição 513/378 = 1,36 Resultado das competições e Relatórios Anuais do

(12)

tênis e vôlei Minas Tênis Clube Detectar e desenvolver novos talentos

esportivos para essas modalidades Nº total de atletas do

projeto 874 Sistema de Esportes

Minas Tênis Clube Aumentar a participação dos sócios do

MTC nas equipes de base Nº total de atletas

sócios do projeto 704 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube

Aumentar o nível técnico das modalidades citadas, praticadas no estado de MG

Nº de competições

disputadas em 2008 378 Relatórios Anuais do Minas Tênis Clube Oportunizar o acesso ao esporte a

crianças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social

Nº de candidatos da comunidade inscritos nos testes de seleção de atletas

1.916 Fichas de inscrição

Promover a inclusão social de crianças e jovens que terão acesso a escola, alimentação, moradia e plano de saúde e odontológico

Nº de atletas não

sócios no projeto 170 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube

(13)

METAS QUANTITATIVAS

Atividade Indicadores do

Progresso Índices Obtidos Meios de Verificação Manter na equipes de base de alto

rendimento do Basquete  93 atletas

Nº de atletas no

Basquete 98 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube

Manter na equipes de base de alto

rendimento do Futsal  80 atletas Nº de atletas no

Futsal 106 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube Manter na equipes de base de alto

rendimento de G. Trampolim  15 atletas

Nº de atletas na G.

Trampolim. 18 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube

Manter na equipes de base de alto

rendimento do Judô  36 atletas Nº de atletas no

Judô 74 Sistema de Esportes

Minas Tênis Clube Manter na equipes de base de alto

rendimento da Natação  341 atletas

Nº de atletas na

Natação 359 Sistema de Esportes

Minas Tênis Clube

Manter na equipes de base de alto

rendimento do Tênis  40 atletas Nº de atletas no

Tênis 51 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube Manter na equipes de base de alto

rendimento do Vôlei  155 atletas Nº de atletas no

Vôlei 168 Sistema de Esportes Minas Tênis Clube

91 atletas contemplados com moradia

de atletas

morando nas

repúblicas do Clube

96 Relatórios do Minas Tênis Clube

111 atletas com alimentação (café da manhã, lanche)

de atletas

morando nas

repúblicas do Clube

96 Relatórios do Minas Tênis Clube

111 atletas com alimentação (almoço, jantar)

de atletas fazendo as refeições no Clube

219 Relatórios do Minas Tênis Clube

28 atletas contemplados com vale transporte

de atletas recebendo vale- transporte

90 Relatórios do Minas Tênis Clube

164 com bolsas em escolas particulares (54 com bolsa integral e 110 com 50% de bolsa)

de atletas contemplados com bolsa de estudo

170 Relatório do Colégio

e Boleto da

Faculdade

128 atletas com assistência médica de atletas contemplados com assistência médica

131 (Mensalmente

foram contemplados

Boleto da UNIMED

(14)

128 atletas)

128 atletas com assistência odontológica

de atletas contemplados com assistência

odontológica

133 (mensalmente

foram contemplados

128 atletas)

Boleto da Belo Dente

COMPETIÇÕES POR MODALIDADES / CATEGORIAS

Atividade Indicadores do

Progresso Índices Obtidos Meios de Verificação

BASQUETE

MINI – 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 04 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

PETIZ – 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 04 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL – 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 04 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTO – 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 04 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

CADETE – 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 05 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL Nº de Competições

Disputadas 05 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

FUTSAL

SUB 13 – 06 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 09 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

SUB 15 – 06 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 13 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

SUB 17 – 06 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 12 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

SUB 20 Nº de Competições

Disputadas 03 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

PRÉ INFANTIL – 04 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 08 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL– 04 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 07 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTO-JUVENIL– 04 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 08 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL – 04 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 08 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JÚNIOR Nº de Competições

Disputadas 03 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUDÔ

PRÉ-JUVENIL – 08 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 10 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

(15)

JUVENIL– 08 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 13 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUNIOR Nº de Competições

Disputadas 14 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

NATAÇÃO

PRÉ-MIRIM– 07 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 03 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

MIRIM– 07 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 07 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

PETIZ– 07 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 22 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL– 09 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 12 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL– 09 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 21 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JÚNIOR Nº de Competições

Disputadas 04 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

TÊNIS

INFANTIL A– 04 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 11 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL B– 24 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 49 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL A– 24 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 61 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

VÔLEI FEMININO

PRÉ-MIRIM– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 03 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

MIRIM– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 05 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 05 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTO– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 08 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL Nº de Competições

Disputadas 01 competição Relatórios do Minas Tênis Clube

VÔLEI MASCULINO

PRÉ-MIRIM– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 06 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

MIRIM– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 06 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTIL– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 06 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

INFANTO– 03 COMPETIÇÕES Nº de Competições

Disputadas 11 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

JUVENIL Nº de Competições

Disputadas 03 competições Relatórios do Minas Tênis Clube

(16)

Avaliação de Impacto

Descreva os resultados e índices apurados pelos indicadores quantitativos e qualitativos de impacto, assim como os meios de verificação.

Itens Quantidades

Atletas sócios 704

Atletas não sócios 170

Jogos disputados 1.032

Competições disputadas 378

Atletas na seleção brasileira 36

Atletas carentes 55

Atletas em escolas 100%

Número de atletas aprovados nos testes 314

Evasão de atletas 155

Orçamento do Projeto

Considerando as principais atividades estabelecidas em cada etapa/fase, comente sobre o valor do investimento solicitado ao projeto, assim como a contrapartida da organização e os recursos provenientes de outras fontes (se for o caso) e o cronograma de desembolso desses recursos.

QUADRO-RESUMO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA

Descrição ME Minas Tênis Clube Total

Valor Aprovado R$ 4.231.336,44 100% R$ 5.419.224,82 100% R$ 9.650.561,26 100%

Valor Captado R$ 4.231.336,44 100% --- --- --- --- Valor

Executado

* R$ 3.453.916,91 82% * R$ 6.084.788,47 112% * R$ 9.538.705,38 99%

* Os números finais serão apresentados oficialmente no relatório financeiro. Uma vez que estamos em processo de encerramento da conta.

Captação

BANCO ALVORADA S/A 500.000,00 12%

BANCO BRADESCO S/A 2.000.000,00 47%

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS

GERAIS - COPASA 731.336,44 17%

V&M DO BRASIL S/A 1.000.000,00 24%

TOTAL CAPTADO 4.231.336,44 100%

Os gastos previstos com aquisição de material e serviços necessários foram executados tendo como premissas as orientações pertinentes e respaldo legal, prática usual e constante da administração do Minas Tênis Clube. Toda a documentação produzida com a execução do projeto encontra-se organizada, arquivada (conforme orientação do ME) e disponível para quaisquer averiguações.

(17)

Equipe Técnica

Comente sobre o desempenho da equipe técnica do projeto, considerando a formação profissional, a função ou cargo e o tempo que cada profissional dedicou ao projeto.

O Projeto “Formação de Atletas” tem equipe técnica detalhada da seguinte maneira:

1. Gestor do Projeto / Coordenação Geral – Marcos Jerry Gonçalves Pereira 2. Tributarista / Licitações e prestações de conta – Deis Emília Fonseca Chaves

3. Assistente Administrativo / Apoio às áreas técnicas e administrativas – Luciano Anastasia 4. Consultoria externa – AFV / Laís Veloso

5. Estrutura do Minas Tênis Clube – modalidades esportivas, financeira, contábil, jurídica, negócios complementares, imprensa, recursos humanos, suprimentos etc.

O bom andamento do projeto foi resultado do comprometimento de cada funcionário e do trabalho em equipe.

Comunicação do Projeto

Comente sobre as formas e meios pelos qual o projeto deu conhecimento de suas ações aos parceiros e aliados, líderes e formadores de opinião do Terceiro Setor, autoridades governamentais, públicos interno e sociedade em geral.

Por meio da Gerência de Novos Negócios e Marketing do Minas e do total empenho da Diretoria, os recursos financeiros para que o Projeto fosse desenvolvido foram captados em curto prazo.

A fim de dar conhecimento às partes interessadas e ao público em geral, o Projeto foi divulgado, constantemente pelo Minas Tênis Clube, através de sua Assessoria de imprensa, que usou as seguintes ferramentas:

1. Releases para os principais veículos de comunicação do País.

2. Matérias na Revista do Minas.

3. Página específica no Site do Minas.

4. Banners, panfletos e cartazetes.

5. Mala-direta.

Cronograma de Atividades

Comente sobre o cronograma das principais atividades realizadas, considerando como um instrumento essencial de gestão.

Sendo o período de execução do Projeto de 10/02/2008 a 15/03/2009, segue, abaixo, o cronograma das atividades realizadas.

1. Seleção de Atletas – 10/02/2008 a 15/03/2009

2. Infraestrutura – 01 de maio 2008 a 13 de março 2009

3. Aquisição de Materiais Esportivos – maio de 2008 a março de 2009 4. Treinamentos e competições – março 2008 a 15 de março 2009

5. Despesas Administrativas (empresa de consultoria) – fevereiro de 2008 a março 2009 6. Elaboração do Projeto - setembro e outubro 2007

7. Captação dos recursos – dezembro 20007

(18)

Conclusão

Comente os resultados obtidos em função da proposta inicial do projeto, considerando os tópicos acima discutidos e solução de continuidade, correção de rumos e/ou procedimentos e etc, assim como problemas ocorridos e sugestões.

O Minas Tênis Clube foi o primeiro clube social do Brasil a se beneficiar da Lei de Incentivo ao Esporte nº. 11.438/06, com a aprovação de dois projetos em dezembro de 2007.

Até o surgimento da Lei de Incentivo ao Esporte, a responsabilidade da manutenção de toda a infraestrutura do esporte de base era do Clube. Agora, com esse novo cenário, o Minas continua assumindo a responsabilidade técnica pela formação dos atletas, porém, com os recursos da Lei, está sendo possível melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido, através de novos investimentos em manutenção da infra-estrutura já existente, aquisição de materiais, equipamentos esportivos e tecnológicos, treinamento e competições, conforme relatado acima.

Em dezembro de 2008, foi aprovada a renovação do projeto “FORMAÇÃO DE ATLETAS”, que se justifica ao dar suporte e continuidade ao trabalho, contribuindo, decisivamente, para revelação e a manutenção de novos talentos esportivos. O Minas Tênis Clube entende que o processo de formação de um jovem atleta é um trabalho de médio a longo prazo, que exige muito esforço, o que motivou a apresentação de um novo projeto com prazo de dois anos. Além disso, o projeto continuará promovendo a inclusão social de jovens talentos esportivos, oriundos de comunidades de vulnerabilidade social, que continuarão tendo toda a infraestrutura para o seu desenvolvimento esportivo e humano (escola, moradia e alimentação).

Anexos:

Relatório de Cumprimento do Objeto – Apresentação em Power Point

Belo Horizonte, 23 de março de 2009.

___________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO: MARCOS JERRY GONÇALVES PEREIRA

___________________________________________________________

GERENTE EXECUTIVO DE ESPORTES: LUIZ EYMARD ZECH COELHO

___________________________________________________________

DIRIGENTE DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE: SERGIO BRUNO ZECH COELHO

Referências

Documentos relacionados

1.4 As vagas para bolsistas ofertadas neste edital, terão duração de três meses, conforme previstos no projeto de ensino “Clube de estudos online” aprovado pelo edital

justa solução para cada caso novo, emerge uma ordem de validade normativa de superfície fluida, cujo movimento nunca cessa (SCHIAVONE, 2005, p. 20), com a importante ressalva

a) As instruções constantes nos cadernos de provas e no cartão-resposta, bem como as orientações e instruções expedidas pela Consulpam durante a realização das provas

Para os resultados qualitativos e quantitativos do caso B para as atividades realizadas no Gerenciamento de Portfólio de Projetos (GPP) estas não são nulas, algumas

O SCFV vem tentando suprir esse distanciamento social dos atendidos com a elaboração e divulgação de vídeo aulas semanais de todas as oficinas que seriam

O cronograma das aulas contendo dias e horários foram enviados para os grupos do whatsapp para que as alunas pudessem participar não somente nos dias em que elas tinham aula

Consideração: Foi realizado com sucesso com registro de atletas e equipe que junto a instituição da federação Mineira de Futebol participando do campeonato mineiro sub 15

O Minas Tênis Clube, ao ter o Projeto Ginástica Artística aprovado através da Lei de Incentivo ao Esporte, propôs detectar e desenvolver novos talentos