• Nenhum resultado encontrado

Fábrica de Noobs Investigando Lendas Virtuais A.L.I.C.IA. Tópico da investigação (público):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Fábrica de Noobs Investigando Lendas Virtuais A.L.I.C.IA. Tópico da investigação (público):"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Fábrica de Noobs – Investigando Lendas Virtuais A.L.I.C.IA.

Novo tema preferido de canais sensacionalistas sobre a Deep Web, a volta de A.L.I.C.IA., um conhecido e enigmático site da Onion, será o tema deste vídeo.

O site em questão encontra-se em http://5fpp2orjc2ejd2g7.onion/ e apresenta, no momento em que esse PDF é produzido (janeiro de 2017) um contador. Há também um extenso áudio que toca no fundo da página, e o seguinte logo, centralizado:

Meus agradecimentos aos membros do Fórum, cuja ajuda foi fundamental para a produção teste vídeo:

MrSmile ; buff madara ; danilozueiro5 ; kodo ; ijacaranda ; DaniloKun ; sortedeles ; Eduardo Medeiros ; psychedeliclove ; Lucky ; JackassDD ; feels123 ; blackcat1 ; vladmir(Blumiere do Discord) ; Forox ; mrsnow ; cib3rghost ; zael ; supremo22 ; pedrofzc ; darkmatter ; Slime ; hack ; hollow ; imperatrizdascabra ; dark ; Opressor ; Vergil; th3programer;

Tópico da investigação (público):

http://fabricadenoobs.boards.net/board/96/investiga

(2)

Através da análise do código fonte da página – ou simplesmente selecionando o texto com o mouse – podemos encontrar mais informações ocultas.

São elas, na parte superior:

E também na parte inferior:

Insistem em nos chamar... Testamos constantemente a vontade daqueles que nos desacreditam, não, não é por necessidade de provar nossa existência, é para provar a diposição que todos tem de obedecer. Pessoas são fracas, mas de um modo adverso, passam a serem fortes sentados em um computador.

Convidamos então a mente desses fracos, a expandir.. Sua recusa o leva a morte, mas é inegável a sede que gera aqueles que o nosso desafio, vence.

Apenas um jogo?

Não.. Isso não se trata de um jogo, se trata do inimaginável, de 33 pessoas e 01 líder, mostrando aos escolhidos, que a luz jamais vencerá a escuridão, a lei universal. O sol com todo o seu brilho e grandeza, é ofuscado pela escuridão que lhe engole.

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Atraia nossa atenção, a nossa atenção atrai o medo.

Ao terceiro toque do martelo, estando tudo justo e perfeito, eu declaro o início da augusta, respeitosa e

simbólica honraria do ritual do silêncio.

Busca a verdade? Ela está em sua face. Vossa face é de medo? Então aceite a morte...

Ou vossa face apresenta um sorriso? Assim como nossa pergunta apresenta-se escondida, a verdade estará tão quanto.

NA MORTE SE VERÁ A VERDADE, AO AMANHECER O SILÊNCIO ABRIGARÁ A ALMA DOS INCONFORMADOS.

A escuridão ganha vida, podemos então ver nossos medos na luz. Será a luz, o alimento do mal? Precisaria o mal da luz para te atormentar?

(3)

A imagem utilizada como logotipo, de título um-caminho-errado.png, apresenta as seguintes informações ao ser submetida à uma análise forense.

Partindo delas, podemos concluir que a mesma foi criada no dia 06/01/2017 utilizando o Adobe Photoshop CC 2017 no Windows.

Na realidade, ela foi obtida a partir de simples rotação e alterações na saturação da seguinte imagem, encontrada em um site sobre biologia (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/mariposa-elpenor.jpg). Veja a comparação:

Ambas possuem a mesma resolução (350 X 245) e encaixam perfeitamente ao serem sobrepostas e rotacionadas no Photoshop:

(4)

Caso colorirmos a imagem apresentada na página com a auxílio de um programa de edição de imagem, encontraremos que há um texto escondido nela.

Esse texto diz “a-curiosidade-pode-ser-mortal.txt”.

Tal texto, ao ser adicionado no final da URL nos leva para a seguinte página https://5fpp2orjc2ejd2g7.onion/a-curiosidade-pode-ser-mortal.txt.

Nela, encontramos a seguinte mensagem:

Não vos orgulhais profano, essa é uma simples etapa para separar dois tipos de tolos, aquele que carrega em si a curiosidade do mal e o que carrega os genes do seu antecepassado, que mesmo em forma selvagem, tocáras em sua alma, a necessidade de parar.

Pare, há tempo, pois é ele que em figura de um plano físico encontrarás a jazída daquele que após suas quatro viagens és agora um líder que anseia pelos seus 33.

...

(5)

Além disso, há, no mesmo arquivo, o seguinte texto criptografado:

Tal texto está em base64, e foi criptografado 9 vezes utilizando o mesmo processo. Podemos realizar o processo inverso em http://crypo.pw/secure- base64c-online e receberemos “balthazarsf@gmail.com” como decodificação.

Um usuário do fórum enviou mensagens para este e-mail e obteve as seguintes respostas:

Observe o nome, apresentado no remetente da resposta acima. Com alguma busca, o encontramos relacionado à dois perfis, um no Google +

Vm0wd2VHUXhTWGxTYmxKWFlUSlNWVll3WkRSV2JGbDNXa1JTVjAxWGVGWlZNakExWVZVeFYxZ HVhRlpOYWtFeFdWZHplRmRIVmtsalJtUnBWa1ZhU1ZaclVrZFpWMUpJVldwYVZHSkdjRTlaVj NSaFUxWmFjMXBFVWxwV01VcEhWREZhVjFZeVNrZFhiR2hhWWtad1RGUlhlR3RXTVZwMFVteG9 hVlpzY0RaWFZFSlhWakZWZVZOcmFHaFNiV2hYV1d0a1UwNXNjRlpYYlhScVlrWndlVll5ZUVO V01rVjNZMFpTVjFaV2NGTmFSRVpEVld4Q1ZVMUVNRDA9

(6)

(https://plus.google.com/109856425132294856078), e um no Youtube (https://www.youtube.com/user/balthazarsf), cuja conta, como mostra a seção

“sobre” de seu canal.

Apesar de fechado, é possível acessar as abas de envios e playlists do usuário em www.youtube.com/user/balthazarsf/playlists.

Nela, há uma playlist de 13 vídeos que o mesmo gostou, todos excluídos por alguma violação de termos. Conseguimos ter noções a respeito do conteúdo de dois deles:

Tal descoberta é, no mínimo, inusitada, considerando que lidamos com alguém que pretende ser parte de uma seita.

Já o áudio apresentado com o nome de ouca-me.mp3 não possui nada relevante em sua análise forense ou de espectograma. Porém, através de uma busca reversa, descobrimos que ele foi retirado deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GWflKyzbaAc, que contém uma suposta gravação de um hotel assombrado feita por um grupo de investigadores paranormais.

(7)

No final do código fonte da página, encontramos a seguinte mensagem:

Ela apresenta um endereço Bitcoin, e pede 0,05 BCT, equivalente à aproximadamente, R$ 130,00. Através de uma pesquisa pelo endereço em https://bitref.com/1JzawQfj9ysQZexwNPDVH5GnJCAMW1D3TS,

descobrimos que seu balanço, no momento da criação deste artigo é zero.

Durante essa mesma investigação, o site apresentava, no lugar do

endereço Bitcoin o seguinte link

https://satoshibox.com/fgvtwhdgywgwfdbynnci76fm. Ele leva para o Faucet Box, na qual um arquivo de texto chamado “o-final-se-aproxima.txt” é vendido pelo mesmo valor.

(8)

O contador utilizado no site apresenta o seguinte código:

A intepretação do código mostra que o mesmo está programado para zerar no dia 30/04/2017, às 1:33.

Numericamente, são claras as referências à Cicada 3301, tais quais o horário escolhido, os “33 líderes e 01 seguidor” e até mesmo o próprio logotipo escolhido.

var YY = 2017; //2014 var MM = 04; // 08 var DD = 30; // 03 var HH = 01;

var MI = 33;

var SS = 00;

function medo() { var hoje = new Date();

var futuro = new Date(YY,MM-1,DD,HH,MI,SS);

var ss = parseInt((futuro - hoje) / 1000);

var mm = parseInt(ss / 60);

var hh = parseInt(mm / 60);

var dd = parseInt(hh / 24);

ss = ss - (mm * 60);

mm = mm - (hh * 60);

hh = hh - (dd * 24);

var faltam = '';

faltam += (dd && dd > 1) ?'<b>'+dd+':' : (dd==1 ? '1 dia, ' : '');

faltam += (toString(hh).length) ? hh+':' : '';

faltam += (toString(mm).length) ? mm+':' : '';

faltam += ss+'';

if (dd+hh+mm+ss > 0) {

document.getElementById('contador').innerHTML = faltam;

setTimeout(medo,1000);

} else {

document.getElementById('contador').innerHTML = '';

setTimeout(medo,1000);

} }

(9)

Já quanto ao nome, foi levantado a hipótese que possa ser uma referência ao projeto A.L.I.C.E., que pretende programar um software de inteligência artificial. O site oficial do projeto é http://alice.pandorabots.com, mas no momento encontra-se fora do ar.

Dessa forma, a sigla “IA.”, no final do nome, significaria “inteligência artificial”.

Utilizando a ferramenta DirBuster, conseguimos localizar possíveis diretórios no site. Abaixo, os dois primeiros diretórios existem e estão acessíveis. Os demais existem, mas não é possível acessá-los.

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/icons/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/licenses/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/cgi-bin/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/examples/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/error/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/%20/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/*checkout*/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/phpmyadmin/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/webalizer

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/*docroot*/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/*/

 5fpp2orjc2ejd2g7.onion/con/

Encontramos um arquivo de nome “próximo.txt”, cujo upload foi feito na pasta “licenses”, em http://5fpp2orjc2ejd2g7.onion/licenses/.

(10)

Pela data de modificação, vemos que o mesmo foi criado no dia 14/01/2017. Em seu texto, temos:

Pesquisas na internet apontam que esse mistério começou em fevereiro de 2015, quando foi postado um vídeo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=k6jiEjPBx30), em espanhol, na qual o autor afirma que encontrou a página na Deep Web, mas não sabe exatamente do que se trata.

Nos próximos meses, diversos veículos postaram informações à respeito da existência de tal site. Por exemplo, essa postagem https://www.facebook.com/laDeepWeb/photos/a.179274165539012.42115.17 8919845574444/614439598689131/?type=3&theater, de março do mesmo ano.

O caminho está próximo, muitos encontraram a porta. Resta entender que todas as portas anseia uma chave.

(11)

Em julho de 2015 surge uma postagem em espanhol sobre o que foi descoberto a respeito do site até o momento, em http://www.laescenadelcrimen.com/crimen/la-verdad-sobre-a-l-i-c-ia-secreto- revelado/

Finalmente, o site torna-se popularizado, e surgem diversas pesquisas e análises sobre ele. Graças à elas, conseguimos descobrir dois fatos interessantes.

Em algum momento, como aponta essa postagem no 4chan (https://archive.4plebs.org/x/thread/16373479/), foi postada uma “lista de escolhidos” no código fonte da página. Ela contém 80 nomes, e está reproduzida abaixo.

<!-- Os 80 primeiros escolhidos

Euzou UmHamster Christian Arthur Carvalho

Bruno Silva Gabriel Hide Daniel Teixeira Ricardo Hoffstater

Felip Oliveira Bruno Deus Afrou Hulque Jacare Edmar

Gabriel Cordeiro

(12)

Diego Castro Cristian Costa Pedro Henrique

João Barros Matheus Besnos Douglas Fernandes

Aédio Germano Matheus Torres Caio Isaias Olivier

Wagner Gomes O Grandioso Vinicius Veloso

Pedro Guilherme Hegor Nolasco Franklin Emanuel

Micael José Matheus Sobrenomemanero

Pedro Henrique Rubin

Carlos Correa Filipe Reis Henrique Almeida

Gabriel Galdino Lucas Rezende Mathias Smith

Dallas Nico Plahtyr Matheus Morx Marques

Álef Almeida Tavares

Lucas Vieira Roger Câmara Renan Roberto

Félix

Victor Santos Gustavo Andrade

Alicia Guerra Bruno Couri

Shaun Field João Lúcio Saulinho San

Igor Haag Bruno De Moraes

Rano Rodrigues Murilo Ian Patrick Ferreira

Marcus Victor Luciano Amarelinhacowiski

Lucas Fernando Tiago Lima

Istéfanny Andrade Henrique Silveira

Ren Uchiha Álefe Nunes Eduardo Fonseca

Michael Smirf Victor Albuquerque

Felipe Kurz Leonardo Righi Thiago Henrique

Luã Guimarães Joao Vitor Victor Silva

Gabriel Marchionatti

Franklin Emanuel Rubio Gabriel Márcio Santos João Cone Eobard Thawne

Renan Marin Matheus Joaquim

Tico Mia Felipe Signorelli Gustavo Gomes --

!>

Nesse vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=jqBvnksz9_g , datado aproximadamente da mesma época, encontramos o seguinte texto na homepage do site estudado:

(13)

Com algumas buscas, descobrimos que PoH trata-se de um grupo no Facebook denominado “Panelinha of Heroes”, que pode ser acessado em https://www.facebook.com/groups/PanelinhaOfHeroes/.

Observe o que está escrito no canto inferior esquerdo do banner.

Além disso, alguns dos nomes da lista coincidem com usuários do grupo.

Inclusive “Euzou UmHamster”, que é o apelido da administradora do mesmo,

cujo perfil no Facebook encontra-se em

https://www.facebook.com/EuzouUmHamster.

Curiosamente, ela realizou uma postagem anunciando sua volta – e também a volta da A.L.I.C.I.A. – em seu perfil no mesmo dia em que a imagem de fundo foi feita, poucas horas depois.

(14)

Além disso, a data de nascimento de seu perfil é 30/04/1990, a mesma utilizada no contador de tempo do site.

Ao verificar a lista de membros

(https://www.facebook.com/browse/group_members/?gid=154991519529565 8&edge=groups:members), podemos ter mais evidências a respeito de quem adicionou pessoas ao grupo. Encontramos mais 3 antigos administradores:

 Leonardo Righi

 Murilo Torres

 Andre Marques

O primeiro está, inclusive, na lista de escolhidos publicada acima e ainda é membro do grupo. Já André Marques, apesar de não ser mencionado na lista, também faz parte da comunidade.

Um usuário, que preferiu ser identificado apenas por Warg, enviou-me os seguintes prints logo após a postagem do vídeo. A partir deles, pode-se ter uma noção do que era discutido no grupo.

(15)
(16)

Note que as referências realizadas por Bianca ao A.L.I.C.IA. eram comuns, ao passo que a mesma tentava se esquivar de eventuais responsabilidades pelo projeto.

Conclusão

A partir de todas essas informações, podemos levantar algumas conclusões:

 O site da A.L.I.C.IA. já mencionou, oficialmente, o nome do grupo Panelinha of Heroes.

 Em 2015, o mesmo site já publicou uma lista de escolhidos que continha o nome de membros do grupo citado acima.

(17)

 Atualmente seus responsáveis procuram negar qualquer relação com o grupo. Dessa forma, negam as próprias ações.

 O grupo é administrado por Bianca Neves e possui uma referência ao site em sua capa.

 Bianca Neves afirma que voltou e até menciona a A.L.I.C.IA.

no mesmo dia em que a imagem utilizada atualmente no site foi criada.

 Em seu perfil, a data apontada como seu nascimento é a mesma utilizada para zerar o contador.

 Nossos e-mails foram respondidos com ameaças, além de alguns erros de ortografia que eu não ousaria cometer se administrasse uma seita.

 Além disso, quem está por trás da conta de e-mail utilizada já realizou pesquisas um tanto corriqueiras, como hacks para jogos e instalação de programas de edição de vídeo.

Assim, concluímos que A.L.I.C.IA. é, na verdade, um site administrado por adolescentes em um grupo do Facebook. Não há nenhuma evidência que o mesmo se trate de uma seita real, além de informações deixadas pelos criadores que são, no mínimo, constrangedoras.

Ao contrário, há inúmeras evidências que relacionam o site com o grupo e as pessoas a ele ligadas. Além disso, o próprio responsável pelo e-mail negou o que ele mesmo realizou em 2015. Tal ação tem, no mínimo, uma motivação – provavelmente a de se distanciar da ideia de grupo adolescente e apresentar algo mais, digamos, misterioso.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Quando você tem alguém para te orientar você percebe que não é necessário eliminar o tempo destinado a nenhuma área ou papel. da sua vida, e nem é necessário que o seu dia

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou