• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM FORMATURA HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES. Pg. 10. Clube do Livro 8º BOLETIM. Pg. 03. Pg. 04. Pg /08/2017. Pg. 11. Pg. 02.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BOLETIM FORMATURA HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES. Pg. 10. Clube do Livro 8º BOLETIM. Pg. 03. Pg. 04. Pg /08/2017. Pg. 11. Pg. 02."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

11/08/2017

8º BOLETIM

Clube do Livro Pg. 05

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

A AAPM proporcionou, no dia 30 de maio, em homenagem ao dia das mães, con- sanguíneas ou de coração, uma manhã mui- to emocionante e divertida, com a apresen- tação do Stand Up: “Minha Mãe” com Ado- niran Thomás (Dino) e a Palestra com a Co- ach Rad Gomes: “Dá trabalho ser mãe ou mãe dá trabalho?” Os filhos foram convidados a participar juntamente com as mães, o que tornou este momento ainda mais especial.

Pg. 6 e7.

Pg. 04

Pg. 12 A formatura é um dos momentos mais be-

los na vida dos formandos, pois há o compartilha- mento com familiares e amigos de um sonho que virou realidade e, também, um momento memorá- vel da Instituição de Ensino, pois é o momento pa- ra celebrar o sentimento de missão cumprida. Estes momentos foram vivenciados no dia 28 de junho de 2017, no Ipanema Clube, pelas turmas M2SO, M2Y, M2YE, T2GAD e T4CC.

Parabéns, formandos!!!

Pg. 8 e 9.

FORMATURA

Pg. 02.

Pg. 03.

Pg. 10.

Pg. 11.

(2)

XIX SEMANA CULTURAL

2

EVENTOS —

O QUE ESTÁ POR VIR...

O Senai criou a Semana Cultural com o objeti- vo de proporcionar aos alunos e a todos os participan- tes a diversidade cultural, capaz de colaborar para os desenvolvimentos pessoal e profissional e a formação de um cidadão crítico.

É uma semana em que os alunos que têm al- gum dom artístico poderão expressá-lo em forma de apresentação, seja individual ou em grupo. Se você tem algum dom, se prepare para ser prestigiado por todos.

Juntamente com a SEMANA CULTURAL, reali- zaremos a XIX SENATIVA. Você sabe quais são os objeti- vos da SENATIVA?

O Senai criou a Senativa com o objetivo de inventar, reinventar e investir em momentos únicos para seus alunos, objetivando a associação de várias comemorações em uma semana que possa dar mais vida à Escola, promovendo a integração dos alunos dos cursos regulares, equipe de apoio, docentes e familia- res.

Teremos, além das apresentações da Sema- na Cultural, atividades recreativas em que trabalha- remos em grupo!

Será uma semana muito divertida e de mui- to aprendizado.

MOBILIZEM-SE, OPORTUNIZEM-SE E DESCUBRAM MOMENTOS ÚNICOS E SINGULARES!!!

Em breve, divulgaremos o regulamento para vocês.

TORNEIOS

A AAPM realizará neste semestre, para seus associa- dos, o Torneio AAPM de Futsal Masculino e o Torneio de Tênis de Mesa.

Os alunos contribuintes da AAPM poderão se inscre- ver conforme regulamentos que serão divulgados no mural da Escola.

Junte sua turma e se inscreva!

Apresentação no Show de Talentos de 2016.

Apresentação no Show de Talentos de 2016.

(3)

QUALIDADE DE VIDA

POR Prof.ª ÉVELYN ORSINI Os riscos da musculação na adolescência

O interesse dos adolescentes pela musculação tem se manifestado cada vez mais cedo. Não é mais novidade o filho de 12 anos chegar em casa pedindo aos pais para entrar na academia. A malhação tornou-se uma atividade física popu- lar, que alimenta os sonhos de tornar corpos esguios em corpos sarados. O pedido, porém, faz muitos pais tremerem diante de um turbilhão de dúvidas. Afinal, a musculação pode ser feita na adolescência? Ela atrapalha o crescimento?

Leva à atrofia dos músculos?

Até pouco tempo atrás, os especialistas seriam unânimes em proibir a musculação durante a puberdade. Os hebiatras – médicos especializados em adolescentes –, todavia, têm substituído a proibição por uma recomendação:

a de ter cuidado com a quantidade de peso usada nos exercícios e ter acompanhamento de um profissional de Educa- ção Física. “A musculação pode sim ser feita na adolescência, desde que bem supervisionada e sem a intenção de ganhar musculatura”, afirma Ricardo Barros, coordenador do grupo de medicina esportiva da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mas, se não é para ganhar músculos, para que serve a musculação nessa fase? Assim como outras ativida- des, ela evita o sedentarismo, melhora o condicionamento cardiovascular, a flexibilidade e as habilidades motoras.

Aumentar a massa muscular, no entanto, só pode se tornar objetivo após o pico do estirão do crescimento, quando o corpo deixa para trás as feições infantis e ganha as características adultas. Nas meninas, ele costuma ocorrer entre 12 e 14 anos. Nos meninos, entre 14 e 16 anos. “Antes disso, o menino, por exemplo, não possui nem testosterona sufi- ciente para ganhar massa muscular”, diz Barros. A testosterona é o hormônio responsável pelas características mas- culinas.

O risco de começar a fazer musculação antes do auge do estirão, com o objetivo de ganho de músculos – o que implica uso de cargas pesadas –, é de um sério prejuízo ao crescimento e de ocorrer danos à coluna. “É preciso ter em mente que a musculação não é proibida, mas deve ser feita dentro dos limites dos adolescentes, diferentes dos limites dos adultos”, explica Paulo Zogaib, professor de medicina esportiva da Universidade Federal de São Paulo.

“Não se pode impor grandes sobrecargas de peso a estruturas que ainda não estão completamente maturadas”, diz.

Por isso, é importante escolher bem o lugar para a prática e ter acompanhamento de um bom profissional de educa- ção física.

Texto extraído da pub. da Isto É Edição nº 2486 04.08 por Mônica Tarantino

(4)

4

CUIDE-SE —

POR Prof.ª JULIANE CRISPIM

Picada de insetos Assento do vaso sanitário

Beijo Usar os mesmos talheres

Tocar

O HIV NÃO É TRAMITIDO POR

Precisamos, mais do que nunca, falar sobre Aids

O mais recente relatório da Unaids (Programa da Organização Mundial da Saúde sobre Aids) sobre o Brasil mostra que a prevenção do HIV precisa ser expandida urgentemente.

Em 2010, cerca de 43 mil novos casos de Aids haviam sido registrados no Brasil. Já em 2015, esse número subirá para 44 mil. O país responde por mais de 40% das novas infecções por Aids na América Latina, segundo a pesquisa. O estudo revela ainda que aumentou o núme- ro de pessoas que vivem com Aids no Brasil. Entre 2010 e 2015, essa população saltou de 700.000 para 830.000 pessoas. O aumento foi de 18%. Hoje, a doença é a causa de 15.000 mortes por ano no país.

Para a Unaids, os jovens compõem o grupo em que se evidencia crescimento mais ex- pressivo no número de novos casos da infecção. Coincidentemente, é o grupo no qual se cons- tata também alarmante aumento no número de casos de sífilis, gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A prevenção da Aids tem como principais pontos a ser levados em consideração: uso de preservativos em todas relações sexuais (pesquisas mostram que menos de 40% dos nossos jovens o fazem); temos visto a expressiva associação entre uso de drogas (lícitas e ilícitas) co- mo fator de “esquecimento” do uso do preservativo; diagnóstico e tratamento do paciente infectado pelo HIV o mais precocemente possível; há abundantes evidências científicas que comprovam que, quando a pessoa infectada pelo HIV é submetida a tratamento eficaz contra o vírus, o risco de transmissão para o parceiro sexual pode ser reduzido em mais de 99%; a ne- cessidade de manter a sociedade informada acerca do risco de aquisição do HIV e das conse- quências futuras desse fato. A infecção pelo HIV vem sendo menosprezada, principalmente pelos jovens, resultando no panorama sombrio acima apresentado.

Referência: Revista Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/aids-o-numero-de-novos-casos-voltou-a- crescer-no-brasil/. Acesso em: 04/08/2017.

(5)

CLUBE DO LIVRO —

POR Prof.ª ARIANA

Por que não consigo ler? Por que acho ler uma coisa chata?

Quando você pergunta para alguém se a pessoa gosta de ler, o que mais se ouve é

“acho chato”, “me dá sono”, “não consigo prestar atenção”. Por que será que isso acontece e tem se tornado tão frequente?

Sabemos que muitas coisas em nossa vida são hábitos. Aprendemos a escovar os den- tes todos os dias, a cumprimentar as pessoas, a não falar alto em determinados ambientes...

No começo, achamos difícil, depois nos acostumamos e fica “automático”. Com a leitura é o mesmo processo: precisamos começar, tornar isso frequente, e logo se tornará natural.

Além da falta de hábito, outra questão que interfere em nossa leitura é a concentra- ção. Ficamos “conectados” em diversos lugares ao mesmo tempo: assistimos à televisão me- xendo no celular, comemos falando ao telefone, e assim por diante. Quando precisamos nos concentrar em uma única tarefa parece difícil, tudo nos distrai.

Quando descobrimos o prazer que só a leitura nos traz, a possibilidade de “viajar” sem

sair do lugar, ler se torna algo prazeroso, um vício. A possibilidade de imaginar aquilo que está

sendo descrito da sua forma é único, algo que outros meios de comunicação não nos possibili-

tam. Ler estimula a imaginação, aumenta a capacidade de aprender e permite que aprenda-

mos de forma mais rápida e eficaz.

(6)

Após a palestra, os participan- tes foram para o campo de grama reali- zarem dinâmicas de grupo.

Este momento foi o auge da manhã, pois mães e filhos se diverti- ram, cantando e dançando com ativida- des lúdicas e recreativas conduzidas pelo Dino e Rad.

Dando início às atividades, o Dino fez o Stand Up comédia: “Minha mãe” em que todos se divertiram ao se identificar nas situações cotidianas.

Na sequência, a Coach Rad minis- trou a palestra: “Dá trabalho ser mãe ou mãe dá trabalho? Foram momentos extre- mamente divertidos, emocionantes e conta- giantes, em que mães e filhos resgataram em seus corações o amor um pelo outro.

6

DIA DAS MÃES

O que significa ser MÃE??

EVENTOS —

O QUE ROLOU

Muitas mulheres afirmam que o verdadeiro significado da vida só acontece no momento em que se tor- nam MÃE, e MÃE é aquela que transborda de amor pelo seu filho, seja de sangue ou de coração, pois no seu coração sempre há lugar para doar mais amor.

Por toda magnitude que é ser MÃE, a AAPM e o Senai presentearam todas as MÃES com um sábado cheio de diversão ao lado dos seus filhos.

A AAPM realizou atividades para as mães e os filhos, ministradas pela Coach Rad Gomes e pelo facilita- dor Adoniran Thomaz (Dino).

O dia começou com um delicioso café da manhã em que todos puderam se conhecer e apreciar o varal de fotos feitos com amor e carinho para filhos, mães e convidados.

Os alunos participantes enviaram fotos especiais e diverti- das que refletem a cumplicidade com suas mães, para que elas pu- dessem levar como lembrança desse dia tão especial.

Varal de fotos

Dino em sua apresentação de stand up

Mães e filhos participando juntos da atividade recreativa

(7)

O encerramento do evento ficou por conta da Banda Marcial da Escola, regida pelo Maestro Rodri- go de Jesus, que fez uma lindíssima apresentação aos presentes, alegrando ainda mais este dia tão festivo.

Durante o evento, a AAPM sorteio sorteou vários brindes para alunos e mães.

O principal objetivo do evento foi o de estreitar a proxi- midade, a cumplicidade e confian- ça entre mães e filhos, resgatando sorrisos, lembranças e alegrias que, com a correria do dia a dia, acabam sendo esquecidos.

Apresentação da Banda Marcial da Escola SENAI de Ribeirão Preto

Palestrantes Dino e Rad Gomes com todos os participantes do evento Ganhadores dos brindes sorteados pela AAPM

Ser MÃE É:

Ensinar a voar...

Mas não voar seu voo.

Ensinar a sonhar...

Mas não sonhar seu sonho.

Ensinar a viver...

Mas não viver sua vida.

Ensinar a cantar...

Mas não cantar a sua canção.

Ensinar a pensar...

Mas não pensar como você.

Porém saberá que cada vez que voar, sonhar, viver, cantar e pensar...

Estará a semente do caminhado ensi- nado e aprendido!!!

Madre Teresa de Calcutá

(8)

8

EVENTOS —

O QUE ROLOU

FORMATURA

A cerimônia de formatura é, certamente, um momento único e cheio de alegria, pois os for- mandos compartilham com suas famílias, convidados e todos aqueles que contribuíram com sua forma- ção profissional o sentimento de vitória, de dever cumprido.

A Escola SENAI de Ribeirão Preto, cumprindo com sua missão institucional de formar cidadãos e profissionais inovadores para o mercado de trabalho, certificou 106 formandos nos Cursos de Aprendi- zagem Industrial de Assistente Administrativo, Soldador, Almoxarife e Mecânico Automobilístico. A for- matura foi realizada no dia 28 de junho de 2017, no Ipanema Clube, e teve como paraninfo o Gerente Regional do SENAI-SP, Sr. José Carlos Dalfré.

A AAPM e o SENAI sentem-se orgulhosos por fazerem parte da promissora história de sucesso destes profissionais.

Parabéns, formandos!!!

Sr. José Carlos Dalfré recebendo das mãos da formanda Kerolayne uma homenagem

Formanda Júlia Pinheiro no momento da Ação de Graças

Formandos

(9)

Fabricio de Oliveira ganhador do prêmio Roberto Mange

Formandos do curso de Mecânico Automobilístico

Melhor aluna da turma T2GAD—Giullia Silva

Parabéns, Fabrício!!!

Este prêmio é o reconheci- mento de toda a sua dedi- cação durante a sua jorna-

da em nossa escola!

(10)

10

NOVAS AQUISIÇÕES

A AAPM, cumprindo seu objetivo de promover o bem estar do aluno e incentivar o desenvolvi- mento nas atividades de acordo com a proposta pedagógica do SENAI, fez um grande investimento neste ano na compra dos patrimônios abaixo:

FAÇA PARTE DA AAPM, ELA É SUA E OS BENEFÍ- CIOS SÃO IDEALIZADOS

PARA VOCÊ!!!

Seis aparelhos de ar-condicionado para ambientes de ensino.

Visualizando a necessidade de um labo- ratório prático para o curso de almoxarife e atendendo às solicitações dos docentes da área, a AAPM investiu na compra de 12 prateleiras para montagem do mesmo. Este almoxarifado servirá para os alunos deste curso desenvolve- rem as atividades práticas. O Almoxarifado está localizado na sala 607.

Vinte armários moder- nos , práticos e duráveis com dezesseis portas para os associ- ados da AAPM.

AS MELHORIAS SÓ ACONTECEM PELA CONSICENTIZAÇÃO DO TRA-

BALHO DA AAPM E CONTRIBUI-

ÇÃO DOS ALUNOS.

(11)

OLÍMPIADA DO CONHECIMENTO

A AAPM APOIA AS OLÍMPIADAS

DO CONHECI- MENTO, CONCE- DENDO AUXÍLIO

AOS COMPETI- DORES QUANDO

NECESSÁRIO.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo SENAI a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técni- cos e de formação profissional. Ela é dividida em 4 etapas: Eta- pa Escolar; Etapa Estadual (São Paulo Skills); Etapa Nacional e Etapa Internacional (World Skills).

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria, dos setores de serviços e agropecuário, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Nossa escola está participando da São Paulo Skills em 7 modalidades: Desenho Mecânico em CAD; Soluções de Softwa- re para Negócios; Web Design; Instalações Elétricas Prediais;

Refrigeração e Ar-Condicionado; Manutenção de Veículos Pe- sados e Manutenção Industrial. Neste ano, além de nossa es- cola participar destas modalidades, ela também sediará cinco delas na etapa Escolar.

Desejamos muito SUCESSO aos alunos!!!

Prof. Fábio e o aluno Caio, treinando da modalidade Manutenção Industrial.

Prof. Robson com o aluno Henrique, treinan- do da modalidade Refrigeração e Ar-

Condicionado.

Prof. Tarozzo com o aluno Júlio, treinando da modalidade Desenho Mecânico em CAD.

Prof. Alessandro com o aluno Wever- ton, treinando da modalidade Manu-

tenção de Veículos Pesados.

Profª. Josiane com os alunos Gabriela, Nathan e Wilian, treinandos das modalidades Soluções

de Software para Negócios; Web Design.

(12)

TORNEIOS SENATIVA

SEMANA CULTURAL DIA DO ENCONTRO

FORMATURA DAS TURMAS M1AC E T1AC

PRÓXIMOS EVENTOS

Endereço Comercial Principal Linha de Endereço 2 Linha de Endereço 3 Linha de Endereço 4

Tel: 16 - 3238-7100

Email: edileine.silva@sp.senai.br evelyn.orsini@sp.senai.br

RESPONSÁVE IS

DIRETOR IA E XEC UT IV A CONSELHO F ISC AL

CONSELHO DEL IBER AT IVO IDE AL IZADOR AS

EDILE INE AP. S ILV A ÉVELYN M. OR SIN I REVISÃO

AR IAN A SERR A

VOCÊ SABIA?

Que o Senai dissemina a cultura de respeito pelo indivíduo e desen- volvimento humano e profissional?

Por isto, o Senai implantou elevador para a acessibilidade de pessoas com deficiências no bloco A (em frente a secretaria), ampliando a inclusão na escola, pois já existia elevador no auditório.

Com esta adaptação, os alunos com deficiência terão acesso ao 2o andar do bloco e exercerão a autonomia e cidadania.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distân- cia entre o que dizemos e o que fazemos.”

Paulo Freire

A importância do elevador em nossa escola

A nossa escola vem trabalhando constantemente para termos cada vez mais recursos de acessibilidade através de modificações na parte estrutural.

Chegou a vez de termos um elevador para que os cadeirantes e pessoas com dificuldades de mobilidade possam chegar ao mezanino do bloco A e ao palco do auditório!

São adaptações importantes, que permitem o acesso e proporcio- nam liberdade, o direito de ir e vir sem precisar de auxílio, qualidade no seu dia a dia e condições de igualdade.

E quem ganha com isto são todas as pessoas que fazem parte da nossa comunidade escolar e cada vez mais se empenham em ampliar as ações inclusivas.

Elevador do auditório Elevador do bloco A

Programa Incluir

Referências

Documentos relacionados

especificações mínimas constantes do Anexo I que integra o presente edital. Poderão participar do certame todos os interessados em contratar com a Administração Estadual

Com ela, extinguiu-se também a primeira tentativa de criação de um espaço institucional para a Lin- guística, porque a Universidade do Distrito Federal foi substituída

SOLIDARIEDADE PG 03 EMISSÁRIOS DA CEGONHA PG 08 EMBAIXADA CIDADE DE MACAPÁ PG 13 PIRATAS ESTILIZADOS PG 18 BOEMIOS DO LAGUINHO PG 23 JARDIM FELICIDADE PG 28 UNIDOS DO BURITIZAL PG

Acessórios Sistema de Cabeamento Óptico Cabos Lan Patch Cord Sistemas de Saída na Estação de Trabalho Patch Panels. & Guia

para isso dependemos do convívio com o meio social. Quando nascemos não temos “tendências naturais” em relação à crença, bem como a qualquer tipo de alimentação. Tudo em

Tratando do bioma que caracteriza esta unidade de conservação, os manguezais, por conta da presença das populações ribeirinhas que habitam as margens do estuário e

tamanha quantidade de ouro. Mas Pai Antônio recusou-se a dizer o lugar e, por isso, foi cruelmente chicoteado. Todos os dias, ele recebia o mesmo castigo. Não podendo mais

Sobre a implantação de um parque eólico no Município de Itaboraí, verificou-se que esse tipo de iniciativa é viável, apesar do elevado custo, devendo ser considerada como