• Nenhum resultado encontrado

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você que tem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você que tem"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você que tem nos acompanhado sabe que este programa tem por propósito estudar toda a Palavra de Deus. Fazemos isso porque entendemos a necessidade cada vez mais urgente de voltarmos à simplicidade e à profundidade dos ensinos bíblicos. Em dias como esses em que através dos jornais, das rádios, das tvs, e até dos púlpitos das igrejas as mais diversas e absurdas interpretações têm sido proclamadas, nos sentimos convocados por Deus para expor com genuinidade os princípios eternos que nos fazem viver conforme a Sua vontade. As correspondências que vocês enviam demonstram que estamos no caminho certo. Por isso, quero incentivá-lo a nos escrever sobre as suas boas experiências no estudo da Palavra. Foi sobre essas experiências que recebemos a carta da nossa irmã JI de Curitiba de Paraná com as seguintes palavras: “É com carinho que escrevo para o Através da Bíblia. É um dos raros ensinamentos que explica as leis dadas a Israel. Como tenho aprendido! Que Jesus esteja sempre derramando de sua graça em sua vida como pastor e que o senhor, como servo de Deus esteja sempre trazendo esses ensinamentos para os ouvintes”. Querida irmã, louvamos a Deus por sua vida e por sua fidelidade em estudar a Sua Palavra conosco.

Certamente Deus tem lhe recompensado. Também agradecemos a sua disposição em orar por nós e é para isso que temos convocado a todos vocês, a se unirem em oração em favor do nosso projeto de estudarmos do a Bíblia analisando-a parágrafo por parágrafo. E, é exatamente para orarmos que te convido agora, bem como a todos que nos sintonizam nesse momento. Vamos orar: “Pai querido, obrigado pela tua direção e pela misericórdia que tu nos dás. Pedimos tua benção para o projeto de estudarmos toda a tua Palavra. Pedimos também a iluminação do Teu Espírito para o programa de hoje. Que ele sirva para edificação de cada um dos nossos ouvintes. Pai pedimos isso, não porque merecemos, mas baseados na Tua misericórdia, em nome de Jesus. Amém”.

(2)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Querido amigo hoje temos como alvo estudarmos um dos trechos mais importantes deste primeiro capítulo de Romanos. Hoje vamos estudar os versos 16-17, sendo que estes dois versos têm levado muitos homens e mulheres à presença de Cristo, reconhecendo-o como Salvador e Senhor de suas vidas.

Aliás, muitos estudiosos entendem que esses são os dois versículos chaves desta carta. Nós já notamos por duas vezes a expressão do desejo de Paulo de pregar o evangelho, pois era essa a sua missão. No verso 14 ele tinha dito que se sentia devedor a qualquer tipo de pessoa. E no verso 15 ele tinha dito que estava pronto a anunciar o evangelho também em Roma. Mas o que Paulo entendia ser o evangelho? É exatamente isto o que ele diz nestes dois versículos, onde lemos o seguinte: [Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.]

Paulo disse que não se envergonhava do evangelho, como muitos cristãos hoje se envergonham de assumir o cristianismo. Por que? Porque Paulo via o evangelho como o poder de Deus. Tudo o mais, Paulo considerou como lixo, como refugo, pela excelência do conhecimento de Cristo (Fl 3.8-12). Paulo não se impressionava com as filosofias humanas, com as ideologias dos homens. Ele se apaixonou pelo evangelho de Cristo, pelo resultado que via na sua própria vida. Paulo percebeu que o evangelho era e é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. A palavra poder aqui é muito significativa. É dela que vem as nossas bem conhecidas palavras “dinâmica”, ou “dinamite”. O evangelho é a dinamite, ou a dinâmica divina. Por isso outros estudiosos têm chamado o evangelho de

“energia divina”. Paulo o chamou de “o poder de Deus”. Por isso não há do que se envergonhar do evangelho de Cristo. O evangelho mudou a minha vida como mudou a vida

(3)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

do apóstolo Paulo. O evangelho foi o poder de Deus. O evangelho tem sido isto para todos os crentes, em todos os tempos, quando encontramos um crente fraco é porque ele não tem usufruído do evangelho, do poder que há em Jesus Cristo. É o evangelho a fonte do poder para a vida espiritual. É o evangelho de Cristo que nos leva para mais perto de Cristo que é quem nos dá a vida. O poder do evangelho está alcance de qualquer pessoa. O evangelho é o poder da salvação do homem. A exigência é crer. A condição é ter fé. O propósito do evangelho é salvar o homem dos seus pecados, é redimir o homem fazendo-o voltar a Deus.

O evangelho é poder libertador. O evangelho é o sistema salvador de Deus para todo ser humano. Quando há verdadeiro arrependimento e verdadeira fé há salvação.

Então, a partir desses versos vamos fazer quatro abordagens desse maravilhoso conteúdo.

Nesta primeira abordagem vamos extrair algumas verdades fundamentais sobre essas palavras. Como título, sugiro a seguinte frase:

Verdades básicas sobre o evangelho de Deus Romanos 1.16-17

Introdução

Depois de demonstrar seus sentimentos a respeito do evangelho, dizendo-se em débito, disponível e destemido, Paulo enfoca, nestes dois versículos que são centrais e básicos, o resumo da carta: o evangelho de Deus é a única possibilidade de salvação a todo o que crê (conf. Hc 2.4).

Quando se considera a carta em três divisões: 1 a 8 - como o evangelho salva todo e qualquer pecador; 9 a 11 - como o evangelho está ligado ao povo de Israel e; 12 a 16 - como o evangelho afeta a conduta cristã, ao iniciar sua argumentação sobre a primeira parte (como o evangelho salva todo e qualquer pecador) Paulo se ocupa em revelar sua compreensão sobre o evangelho.

Com base em textos do Antigo Testamento, quando se lê: " A minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça prestes a manifestar-se" (Is 56.1) e "O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos das nações" (Sl 98.2), pode-se dizer que era essa a compreensão de Paulo sobre o evangelho:

Para todos os cristãos o evangelho é a única possibilidade do ser humano obter a salvação, que é pela fé, mediante a maravilhosa graça de Deus.

(4)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Nestes importantes versículos encontram-se quatro verdades sobre o evangelho de Deus:

A 1ª verdade é que o evangelho é poderoso - 1.16

1. O evangelho é poder - dynamis – poder, virtude, milagre 2. O evangelho é de Deus -

A 2ª verdade é que o evangelho é salvador - 1.16

1. A salvação é para o que crê - pisteuonti – aquele que crê - 2. A salvação é para todos, para o judeu e para o grego (gentio) -

A 3ª verdade é que o evangelho é revelador - 1.17

1. Revela a justiça de Deus - dikaiosyne – justiça, eqüidade – refere-se ao modo equânime de Deus tratar com a humanidade, em graça.

2. Revela o caminho da justificação - fé em fé -

A 4ª verdade é que o evangelho é histórico - 1.17

1. A base histórica iniciou-se com os patriarcas - Abraão - Gn 15.6 2. A base histórica foi confirmada pelos profetas - Habacuque (2.4)

Conclusão

Depois de ter usado o mesmo texto de Habacuque 2.4 na sua carta aos Gálatas (3.11) Paulo faz uso dessa citação na sua definição do evangelho.

Para Paulo, e para todos os cristãos, o evangelho é a única possibilidade do ser humano obter a salvação, que é pela fé, mediante a maravilhosa graça de Deus!

Uma segunda e outra maneira de considerarmos estes versos é analisarmos, é detalharmos o conteúdo do evangelho. Por isso sugiro que detalhemos esse conteúdo observando os seus diversos aspectos. Assim, o título para essa abordagem pode ser o seguinte:

Aspectos do evangelho de Cristo

(5)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Romanos 1.16-17 Introdução

Como vimos no programa passado Paulo estava disposto a pregar o evangelho também para os romanos. O texto diz exatamente essas palavras: "Por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma." É interessante notarmos que Paulo, o apóstolo se considerava devedor dos romanos. Então ele se colocava à disposição para pagar esta dívida. Eu devo, e estou pronto para pagar. Da minha parte estou disposto. É interessante pensarmos que Paulo era senhor do seu propósito, do seu desejo, do seu plano, porém, não era senhor das circunstâncias. Ele expressou seu grande desejo de pregar o evangelho em Roma. Esta era a sua aspiração. Eu quero pregar o evangelho em Roma. Estou pronto para ir. Ah! Quanto estamos precisando de um entusiasmo como o de Paulo para pregar o evangelho. Nós precisamos desejar querer, anunciar a Palavra de Deus ao mundo. Nós estamos em débito, em dívida para com o mundo de hoje. Devemos estar prontos para esta grande obra, pois o evangelho é de Deus (v.1), mas é também o evangelho Jesus Cristo, o filho (v.9). Por isso podemos afirmar que O conteúdo do evangelho de Cristo deve ser proclamado em detalhes para ser recebido pela fé por todo ser humano.

Encontramos neste versos sete aspectos descritivos do evangelho de Cristo:

O 1º aspecto a ser visto refere-se ao seu poder –

 É o poder de Cristo

O 2º aspecto a ser visto refere-se ao seu propósito –

 É a salvação dos homens

O 3º aspecto a ser visto refere-se à sua praticabilidade –

 É para todo o que crê

O 4º aspecto a ser visto refere-se à sua pluralidade –

 É para o judeu e também para todos os gentios

(6)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

O 5º aspecto a ser visto refere-se à sua personalidade –

 É uma revelação (e não uma argumentação)

O 6º aspecto a ser visto refere-se ao seu produto –

 Revela a justiça de Deus (não a do homem)

O 7º aspecto a ser visto refere-se à sua progressividade –

 É progressivo – de fé em fé

 É prático – o justo viverá pela fé

Conclusão

Todo ser humano necessita arrepender-se e pela fé receber o evangelho de Cristo!

Para que isso aconteça, você está sendo chamado para ser usado como instrumento nas mãos de Deus!

Mas, em 3º lugar, uma outra forma de abordarmos estes versículos tão especiais é considerarmos o poder do evangelho. Por isso como título podemos colocar a seguinte expressão:

A potência do evangelho Romanos 1.16-17

(Este esboço foi-me passado pelo Dr. Thurman Bryant, já falecido, meu querido e antigo professor de Homilética, FTBSP, 1º sem. 1975)

Introdução

Este é um dos textos mais conhecidos da carta aos Romanos. É considerado por diversos estudiosos como o texto central da carta aos Romanos. Nele o evangelho é destacado pelo seu poder, pela potência que ele é, pois através dele são descritas verdades fundamentais da fé cristã

Todo ser humano deve experimentar a potência do evangelho que salva todo aquele que crê em Jesus.

Neste texto encontramos três aspectos da potência do evangelho que salva todo o que crê em Jesus:

O 1º aspecto da potência do evangelho é que a sua origem é divina 1. Originou-se do propósito do Pai (Rm 15.25-27)

2. Manifestou-se no Filho (Rm 1.3, 5.8)

3. Aplicou-se (ou efetuou-se), pelo Espírito Santo (Rm 8.6-15)

O 2º aspecto da potência do evangelho é que sua mensagem é salvadora

(7)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

1. É uma salvação da pena do pecado (Rm 6.23) 2. É uma salvação do poder do pecado (Rm 6.14) 3. É uma salvação da presença do pecado (Rm 6.6)

O 3º aspecto potência do evangelho é que sua mensagem é universal 1. Os benefícios se oferecem a todos (Rm 3.29-30)

2. A suficiência é para todos (Rm 5.1)

3. As condições estão ao alcance de todos (Rm 10.9) Conclusão

É fácil vivermos a nova vida que o evangelho nos oferece? Não! 7.15 Então a nossa situação é trágica! Sim! É uma situação desastrosa! 7.24 Por isso, a salvação e o desenvolvimento da vida cristão são pela fé! 10.9

E, em 4º lugar, ainda podemos considerar esses versos sob um enfoque extremamente prático. Na verdade, através dessa abordagem estaremos apresentando um método de evangelização, de proclamação do evangelho através de perguntas e respostas todas baseadas nesta carta de Paulo aos romanos. Então coloquei como título dessa abordagem a seguinte frase:

Perguntas e respostas fundamentais

(Plano de evangelização e discipulado em Romanos) Romanos 1.16-17 e outros textos

Introdução

Por que estamos elaborando esse método? Porque muitos cristãos necessitam de instrumentos fáceis de manejar no objetivo de desempenharem sua tarefa. Todo cristão recebeu uma tarefa: testemunhar e fazer discípulos de Jesus (At 1.8 e Mt 28.18-20). Cremos que o Senhor tem abençoado e capacitado os cristãos com os dons espirituais. Um deles, importantíssimo, é o dom de evangelista (Ef 4.11, conf. At 21.8; 1 Co 1.17; 2 Tm 4.5), que objetiva o crescimento da igreja.

Mas, além do dom espiritual de evangelista, dado pelo Espírito Santo a alguns cristãos especificamente “... distribuindo como lhe apraz ...” (1 Co.12.11 ARA), todo o cristão deve testemunhar da salvação que encontramos em Jesus Cristo, o Senhor (At 1.8), isto é, embora nem todo cristão é um evangelista, todo cristão é uma testemunha de Jesus Cristo.

Sendo assim, com o objetivo e o propósito de instrumentalizar todos nós que somos testemunhas, selecionamos diversos textos de Romanos que podem nos auxiliar na tarefa de compartilhar o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Por isso podemos dizer que o desafio que se apresenta à nós é sintetizado nessa afirmação:

Todo cristão deve estar preparado para responder as questões fundamentais que o ser humano formula sobre o evangelho.

(8)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Nas páginas de Romanos encontramos vinte respostas à perguntas fundamentais que todo ser humano deve fazer sobre a sua vida espiritual. Essas perguntas devem ser respondidas por todos os cristãos:

I. O que é o evangelho? Rm 1.16

 É o poder de Deus para a salvação de todos. São as boas novas de salvação.

II. O que é necessário fazer para receber o evangelho? Rm 1.16

 É necessário crer.

III. De que maneira podemos viver em justiça diante de Deus? Rm 1.17

 Somente pela fé – “O justo viverá pela fé”.

IV. Como podemos conhecer a Deus? Rm 1.19-20

 Através da maravilhosa criação de Deus.

V. Alguém pode achar-se sem culpa diante de Deus? Rm 1.20

 Diante de Deus todos os homens são culpados.

VI. Qual é o grande problema do homem em relação a Deus? Rm 1.25

 Mudar a verdade em mentira. Adorar a criatura e não o Criador.

VII. Qual a reação de Deus ao desinteresse que o homem Lhe demonstrou? Rm 1.24, 26 e 28?  Deus entregou o ser humano aos seus próprios desejos pecaminosos.

VIII. Qual é a situação do homem diante de Deus? Rm 3.10-19 e 23

 Não há justo, nem um sequer. Todos pecaram e estão separados de Deus.

IX. Como o homem pode sair dessa situação? Rm 3.28; 4.5 e 5.1

 Crendo em Jesus Cristo.

X. O homem pode ter certeza da sua salvação – Rm 5.8

 Sim! Pelo amor de Deus.

XI. Qual a conseqüência do pecado para a vida do homem? Rm 6.23

 A morte eterna.

XII. Qual é o plano de Deus para a vida humana? Rm 6.23

 Vida eterna, de graça.

XIII. Devemos temer a condenação divina? Rm 8.1

 Se crermos em Jesus Cristo não devemos temer.

XIV. Quem nos garante que somos de Deus? Rm 8.16

 O Espírito Santo que testifica que somos filhos de Deus.

(9)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

XV. Que garantia temos diante das dificuldades da vida? Rm 8.31-39

 Nada nos separará do amor de Deus, em Cristo Jesus.

XVI. O que Deus espera do homem que é salvo? Rm 12.1-2

 Que ele tenha uma vida transformada.

XVII. Qual a responsabilidade do cristão diante da nova vida e vinda de Cristo? Rm 13.11-14

 Manter-se desperto e andar dignamente.

XVIII. Qual a responsabilidade do cristão para com seu irmão? Rm 14.13

 Não escandalizá-lo e edificá-lo.

XIX. Qual o dever básico do cristão diante das dificuldades? Rm 15.30

 Orar.

XX. Qual deve ser a atitude do cristão para com Deus? Rm 16.27

 Glorificá-Lo continuamente.

Conclusão

Através desse “plano de evangelização e discipulado” baseado na carta aos Romanos, todo o cristão terá condições de ser usado por Deus em benefício do seu próximo: seja ele cristão ou não cristão.

A memorização desta seqüência de versículos extraídos de Romanos permitirá a todo cristão expor de modo completo o plano de Deus para a vida humana.

Que Deus nos abençoe a sermos úteis em Suas mãos para a bênção de outros. 2800

Referências

Documentos relacionados

Ou cremos em Deus e o aceitamos como Criador e buscamos nele a verdadeira sabedoria, ou, não cremos em Deus e temos que por nós mesmos, tentando, sem grandes resultados,

Dizer que estava ali por ordem de Senaqueribe, rei da Assíria é uma coisa, mas dizer que estava ali cumprindo uma missa~o do próprio Deus de Israel, era

os seus olhos voltados para os anciãos judeus e, Deus também certamente, sem que os inimigos percebessem, na sua própria carta de acusação, foi honrado e

A 2ª demonstração do grande e incomparável amor de Deus se vê na aplicação da dura disciplina, vs. 6 A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os

o estudo atual do livro do profeta maior Isaías, podemos dizer que o que ocorreu na segunda guerra foi com certeza da permissão de Deus? Podemos dizer também que o acontecido, é o

Como falamos inicialmente este texto nos faz refletir e entender a maneira pela qual Deus quer que evidenciemos a nossa fé nessa área tão pratica que é o nosso falar, o

que tinha edificado no monte da casa do SENHOR, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. 33:17 Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao

Ainda que não possamos entender a providência de Deus, podemos crer que Deus responderá às orações porque ele prometeu que o faria, pois mesmo disse: Eis que a mão do Senhor