• Nenhum resultado encontrado

Técnico em Informática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico em Informática"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Informática

Sistemas Operacionais

Disciplina:

(2)
(3)

Secretário de Educação: Anderson Stevens Leônidas Gomes Secretário Executivo de Educação Profissional: Paulo Dutra

Gerente Geral da Educação Profissional: Luciane Pulça Gestor de Educação a Distância: George Bento Catunda Coordenador do Curso: João Ferreira da Silva Júnior Professor Pesquisador: Ivaldir Honório de Farias Júnior

Equipe Central de Educação a Distância:

Andréia Guerra; Carlos Cunha; Eber Gomes; Gustavo Tavares; Maria de Lourdes Cor- deiro Marques; Maria Helena Cavalcanti;

Mauro de Pinho Vieira; Pedro Luna; Reginaldo Filho

(4)
(5)

1. Conhecendo melhor os Sistemas Operacionais (SO)

Neste momento vamos começar a conhecer alguns dos SOs mais utilizados pelos usuários, sejam eles domésticos ou coorporativos.

Atualmente, qual o sistema operacional você utiliza? Qual o sis- tema operacional que você acha mais fácil? Por fim, qual o sistema ope- racional que você escolheria para uma empresa?

Ao final desta competência, você terá capacidade de responder cada pergunta dessas e escolher em qual sistema operacional você de- seja aprofundar os seus conhecimentos.

1.1 Sistema Operacional com Interface de Caracteres MS-DOS Nos primórdios da microinformá-

tica um dos SO mais usados era o MS- DOS (Microsoft Disk Operatting System). O MS-DOS é nada mais que Microsoft DOS, um sistema operacional originalmente sem interface gráfica, que utilizava li- nhas de comando, era um sistema que se caracteriza por ser monousuário e mono- tarefa (Figura 1).

Baseando-se no nome disk-ope- rating system (sistema operacional em disco, ou DOS), podemos imaginar que tudo o que o MS-DOS fazia era geren- ciar seus discos. Entretanto, o MS-DOS fazia muito mais que isto: ele proporcio-

nava um modo de se dizer ao computador qual o programa ou comando que se desejava executar, onde ele encontrava este programa ou co-

COMPETÊNCIA 3

Figura 1 – Ícone do Sistema opera- cional MSDOS

(6)

mando e o que de fato deveria fazer com o mesmo. OMS-DOS é um sis- tema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo usuário (ver figura 2).

A comunicação do usuário com o MS-DOS ocorre de dois modos, o modo interativo e o modo batch.

a) Modo Interativo: Propriedade de executar um comando no instante em que foi digitado, através do prompt que é um sinal que indica que o DOS está pronto para executar seus comandos.

b) b) Modo batch: Também chamado de comandos em lote, ou seja, uma sequência de comandos que serão executados na ordem em que aparecem. Os comandos desejados de- vem ser colocados em ordem sequencial em um arquivo que pode ser criado por um processador de textos.

Figura 2 - Tela de comando do MSDOS

(7)

O prompt do MS-DOS, geralmente é representado pela letra A:

\>, B: \> ou C: \>, avisa que o DOS está pronto para receber um comando do usuário. Para se executar um comando, simplesmente digita-se o nome deste comando no teclado e, a seguir, pressiona-se a tecla RETURN ou ENTER.

Sistema Operacional com Interface Gráfica

Antes do lançamento do Windows, os softwares eram bem dife- rentes do que vemos hoje em dia. Não havia janelas, papéis de parede, efeitos e nem mouse, tudo era feito a partir de linhas de comando muito feias esteticamente e relativamente complicadas.

O Windows surgiu, inicialmente, como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia executar programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse. Ele foi desenvolvido, em parte, para re- mediar as deficiências do MS-DOS tais como:

multitarefa,

aplicativos multi-usuário,

uso de máquinas conectadas em rede local, etc.

Uma outra inovação aplicada pelo Windows foi usar o recurso de multitarefa, que apesar de estar disponível nos microcomputadores da época, não era usado devido a limitações do SO (DOS).

O que um SO multitarefa faz é, na verdade, simular a execução simultânea de programas, ou seja, o SO divide o tempo de execução das rotinas de cada programa em uso de forma que ‘parece’ que os programas estão sendo executados simultaneamente. O Windows apresenta ao usuário uma interface gráfica consistente( ver figura 3);

Cada aplicação é executada em uma janela própria, que pode ocupar parte ou a totalidade da área útil do monitor, ou mesmo estar oculta.

Com a evolução do sistema operacional Windows, foram criadas várias versões, algumas voltadas para o usuário doméstico e pessoal, outras para o uso profissional.

(8)

As versões para uso doméstico, foram desenvolvidas com programação de baixo nível, sem grandes preocupações de segu- rança o que o tornavam eficientes, porém pouco estáveis e segu- ro. Com as versões para uso profissional, a Microsoft começou a desenvolver do “zero”, outro tipo de sistema operacional, que passou a ser conhecido por NT (“New Tecnology”), este novo sistema mantém a interface gráfica de sucesso, é compatível com os anteriores , mas no seu interior é totalmente diferente, já que implementa os conceitos necessários a um sistema operacional seguro.

Figura 3 – tela inicial do windows com alguns aplicativos abertos

(9)

2 Família Windows

O Microsoft Windows é uma família com uma diversidade de ver- sões (ver figura 5). É uma linha popular de sistemas operacionais, cria- dos pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen, no final da década de 1970. Abaixo, podemos visualizar uma foto dos primeiros funcionários da microsoft. Atualmente, o Windows é o sistema opera- cional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.

Figura 4 – Foto dos primeiros funcionários da microsoft

(10)

Principais Versões Lançadas:

1 - 16 Bits 1.1 Windows 1.0x 1.2 Windows 2.xx 1.3 Windows 3.xx 2 32 Bits

2.1 Família 9x 2.1.1 Windows 95 2.1.2 Windows 98 2.1.3 Windows 98 SE 2.1.4 Windows ME2 2.2 Família NT 2.2.1 Windows NT

Figura 5 – família microsoft

(11)

2.2.2 Windows 2000

2.2.3 Windows Neptune(Não Lançado) 2.2.4 Windows Odyssey(Não Lançado) 3 32 e 64 Bits

3.1 Windows XP

3.2 Windows Server 2003 3.3 Windows Vista

3.4 Windows Server 2008 3.5 Windows 7

3.6 Windows 8 4 64 Bits

4.1 Windows Server 2008 R2 5 Versões sistemas embarcados 5.1 Windows CE

5.2 Windows Mobile 5.3 Windows Phone

Agora que conhecemos, de uma maneira geral, basicamente to- das as versões do windows, iremos citar algumas para melhor entende- mos este conteúdo.

2.1.1 Windows 98 e Millenium(ME)

Essa versão é uma extensão do windows 95, ou seja, é uma ver- são aperfeiçoada. A única diferença são os seguintes recursos:

1. O Navegador Internet Explorer foi incluido no windows;

Saiba Mais:

Por que Windows?

A palavra windows significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP.

Para mais informções acesse o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows

(12)

2. Suporte para Recursos de dispositivo DVD;

3. Assisntentes para ajudar ao usuário. É uma ferramenta de software, passo a passo, que tornam as tarefas mais fáceis e amigáveis. Veja figura abaixo:

1. Suporte para rede doméstica

A demanda para utilizar computadores em redes, nesta época, esta crescendo. O Windows ME já tinha um assistente para ajudar ao usuário configurar uma rede de computadores simples, também conhe- cida como rede doméstica.

2.1.2 Windows Xp

Uma das principais diferenças em relação às versões do Windows é a interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o

Figura 6 - Assisntentes para ajudar ao usuário

(13)

seu lançamento. A partir do Windows 95 surgiu uma nova interfa- ce, abandonando o antigo formato. Também é notáveis a incrível diferença de velocidade com quaisquer versões anteriores, o suporte a Hardware também foi melhorado em relação às versões antigas.

O sistema foi criado para rodar programas em 32 bits e possui algumas versões inicias Home e Professional, direcionadas respectiva- mente a usuários domésticos e estações de trabalho.

Um pouco da história

O Windows XP foi lançado em Outubro de 2001. O mesmo fun- ciona em formatações FAT32 (File Allocation Table, em português: “ta- bela de alocação de arquivos”) ou NTFS (New Tecnology File System), em português: (“nova tecnologia de sistema de arquivos”). O Windows XP é baseado em um aprimoramento do código fonte do Windows 2000 e ele propõe unir a estabilidade à segurança do Windows 2000.

O sistema operacional WINDOWS, controla (gerencia) todos os dispositivos instalados na máquina, administra a memória principal e é capaz de permitir que sejam executadas diversas tarefas, ao mesmo tempo, utilizando-se de uma interface gráfica (orientada por desenhos), conhecida, também, como amigável e, com isso, as operações podem ser executadas através de seleção de elementos na tela, como, ícones, opções de menus, janelas, opções de caixas de diálogo, etc.

Tela Inicial do Windows

Quando se inicia o Windows, é exibida uma grande área que se chama Área,de Trabalho,ou desktop,(ver figura 7), onde, com elas, apa- recerão diversas figuras chamadas de ÍCONES, cuja quantidade depen-

Saiba Mais:

Para maiores informações sobre as formatações de arquivos, FAT32, NTFS, EXT3 acesse o site: http://www.proflflcampos.xpg.com.br/material/fatentfs.pdf.

(14)

derá do tipo de instalação realizada no computador e dos programas nele instalados. Inicialmente, são mostradas configurações Padrão do Windows, onde você poderá modificá-las, para adaptar-se a seu hu- mor e personalidade.

Elementos da Área de trabalho (Desktop):

ÍCONES - São desenhos representativos de Programas, Aces- sórios, Documentos, Jogos, Pastas, etc, existentes dentro do Micro, cujas principais funções são de servir como um atalho para a utilização e acesso rápido destes, onde cada um possui a sua figura especifica, podendo ser alterada. Os ícones mais importantes do Windows são:

Meus Documentos: Pasta padrão do Windows que permi- te salvar documentos criados em quaisquer programas instalados, tipo Word, Excel e etc...

Figura 7 – tela inicial do Windows XP

(15)

Meu Computador: Apresenta as unidades instaladas no computador, os arquivos, pastas e o painel de controle.

Ele controla os arquivos, permitindo manipulá-los (abrir, copiar, mover, deletar, renomear, etc.)

Rede ou meus locais de rede: Este ícone fornece a vi- sualização de todos os computadores, arquivos, pastas, impressoras e outros recursos compartilhados na rede ao qual o computador esteja conectado.

Lixeira: Local onde fica armazenado todos os arquivos, pastas e atalhos que foram apagados do computador.

Ocupa como padrão de configuração 10% do total do HD.

Internet Explorer: é o browser (programa) padrão do Windows que permite abrir páginas e sites da Internet, localizar e pesquisar informações, efetuar download e etc.

FIQUE DE OLHO

Atalhos são maneiras de se obter itens, executar comandos e funções, usados com frequência, o mais rápido possível. Você pode per- sonalizar quase todos os elementos da tela no Windows, colocando um atalho para qualquer programa, documento ou impressora em sua área de trabalho, ou em qualquer outro local. Identificamos um atalho atra- vés de uma seta localizada esquerda do ícone.

Arquivo de origem Atalho do arquivo de origem

(16)

O Botão INICIAR é o principal elemento na barra de tarefas e tem como finalidade iniciar o acesso ao computador, indicando o caminho para os respectivos comandos, Documentos, Programas e Acessórios insta- lados no Windows.

Barra de Tarefas

É uma das grandes vantagens do Windows, onde pode-se execu- tar várias tarefas ao mesmo tempo. Localiza-se por padrão na base do desktop (parte inferior da tela) a Barra de Tarefas apresenta apenas o botão iniciar do seu lado esquerdo e o relógio do seu lado direito, mas à medida que abrimos os programas, aparecerão botões com outras des- crições, indicando que programas estão sendo executado no momento.

Como padrão o Windows apresenta a barra de tarefas na parte inferior da Área de Trabalho, ela poderá ser deslocada para outro local da tela, nos cantos: esquerdo, superior ou direito; Para isto, basta clicar em uma área neutra da barra de tarefas, e arrastar para a posição de- sejada.

2.1.3 Windows CE

É o sistema operativo Windows para dispositivos portáteis, Tablet PCs e sistemas embarcados. Ele equipa desde micro-computadores até telefones celulares mais antigos (os smartphones mais atuais que usam Android, Symbian e Windows Phone)

Figura 8 – barra de tarefas

(17)

2.1.4 Windows Server 2003

Lançado em 2003, o Microsoft Windows Server 2003 é um sistema operacional da Microsoft desenvolvido como sucessor do Windows 2000 Server.

Esta versão apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a ad- ministração de domínios. É um siste- ma utilizado estritamente em redes de computadores. O Windows Server 2003 trouxe novas melhorias aos serviços de rede e ao Active Directory, que agora, implementa mais funcionalidades em relação ao Windows 2000 Server.

Figura 9 – Dispositivos móveis que utilizam Windows CE

Figura 10 – Windows 2003

(18)

2.1.5 Windows 7

O Microsoft Windows 7, também conhecido como Windows Se- ven, foi concebido para melhorar a experiência de computação de to- dos os tipos de usuários de computadores, dos usuários domésticos, que usam funcionalidades básicas, como navegar na Web, dos usuários

Figura 11: Windows 7

Saiba Mais:

Para mais informações sobre o Active Directory acesse: http://www.youtube.com/

watch?v=vZYCtqUKg9U ou http://gur.in/windows_server_2003.htm

(19)

corporativos ou de empresas, que precisam gerenciar grande carga de dados.

Para garantir que todos os usuários possam tirar melhor pro- veito deste sistema operacional, a Microsoft criou edições diferentes do Windows Seven. Cada edição é direcionada às necessidades de um tipo de uso específico. São elas: “Starter”, “Home Basic”, “Home Premium”,

“Professional” e “Ultimate”.

3. Outros Sistemas Operacionais

Agora que conhecemos os principais Sistemas Operacionais da família Microsoft, é interessante apresentar os seus principais concor- rentes e que, nos últimos anos, aumentaram a concorrência e prefe- rência dos usuários. Vale salientar que o Linux foi muito difundido pelo governo, por ser um sistema de código aberto, também conhecido como open source.

O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open SourceInitiative) e refere-se ao software, também conhecido por software livre.

3.1 Linux

O Linux é um sistema operacional gratuito para computadores que tem código aberto, sem nenhuma restrição, livre e que permite que os usuários modifiquem seu código.

Sua primeira versão: 0.02, foi anunciada em 5 de outubro de 1991. Seu criador, o finlandês Linus Torvalds, criou o kernel (é o coração

Saiba Mais:

Para maiores informações sobre sistemas de código aberto acesse o site: http://br- linux.org/faq-softwarelivre/

http://br-linux.org/faq-softwarelivre/

(20)

do sistema operacional, pois provê uma ponte de comunicação entre o hardware e o software, ou seja, é o principal programa de um sistema operacional) do Linux baseado em um modesto sistema chamado Minix.

Durante certo tempo, Torvalds trabalhou muito em cima da pla- taforma do Minix para desenvolver um novo sistema operacional no qual o usuário tivesse liberdade, não ficando preso ao sistema. O resultado disso foi o Linux.

Atualmente, programadores e especialistas do mundo inteiro têm ajudado Torvalds com o desenvolvimento do projeto do Linux, fazen- do com que o movimento dos softwares livres ganhe força e proporção a cada dia. Uma característica do kernel Linux (pronuncia-se ‘li-nucs’) é que algumas das funções como controle de drivers de dispositivos, su- porte à rede, sistemas de arquivo, por exemplo, podem ser compiladas e executadas como módulos, que são bibliotecas compiladas separada- mente da parte principal do kernel e podem ser carregadas e descarre- gadas depois que ele está em execução.

O sistema Linux pode ser copiado da Internet sem qualquer res- trição. Pois, além de gratuito, é livre. Ou seja, qualquer pessoa pode copiar e alterar o código do programa livremente, modificando-o ao seu próprio gosto e de acordo com suas próprias necessidades. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer a maioria dos periféricos, sem que seja preciso instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Saiba Mais:

Para maiores informações sobre a estória do Linux acesse o site; http://www.youtu- be.com/watch?v=QnNiDGtjedQ

(21)

Saiba Mais:

Para saber mais sobre este assunto, você pode consultar o site http://www.vivaoli- nux.com.br/dica/Como-descompactar-arquivos-zip-rar-tar.gz-tar.bz2-pelo-terminal.

Neste site você poderá buscar novos conhecimentos no mundo da informática e se aprofundar no mundo Linux.

Windows X Linux

As principais diferenças entre os dois são:

O Windows tem código fonte fechado, isto é, ninguém pode alterá-lo, só o fabricante tem acesso para corrigir os erros ou aperfeiçoá-lo. Ao contrário, o Linux não tem segredos e há vários grupos trabalhando em seu desenvolvimento e

Figura 12: tela do Linux RedHat9

(22)

criando versões de acordo com as diversas necessidades do Mercado.

Uma única cópia do Windows é vendida em média por R$

500,00 (quinhentos reais) enquanto o Linux é distribuído, sem limite de instalações, em algumas situações cobrando- se apenas os preços dos manuais e da mídia.

O Linux é estável, praticamente não trava, trabalha como um verdadeiro sistema operacional multitarefa. No Windows, frequentemente, temos que pressionar Ctrl+Alt+Del e rei- niciar o computador.

Há uma grande oferta de aplicativos para o Windows, prin- cipalmente jogos, o que o torna o preferido dos usuários do- mésticos. No Linux há programas para editar imagens, digi- tar textos, acessar a Internet, mas quanto aos jogos ele deixa a desejar.

O Linux tem procedimento de instalação potencialmente mais difícil quando comparado as novas versões do Windo- ws.

4. Computadores em rede

Uma rede de computadores con- siste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si, de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, im- pressoras, mensagens, entre outros. A In- ternet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores.

Na seção que segue, vamos apren- der como configurar verdadeiros servidores

de arquivos e impressoras usando o Siste- Figura 13: Windows X Linux

(23)

ma Operacional Windows XP. Entretanto, é necessário que os computa- dores estejam em rede.

5. Compartilhamento de Pastas

5.1. Compartilhando uma pasta

O ato de compartilhar uma pasta é utilizado para que outros usuários possam acessá-las na rede. Ao compartilhar uma pasta, você pode definir permissões de pasta compartilhada que restringem a dis- ponibilidade da pasta na rede somente a determinados usuários.

Para compartilhar uma pasta, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha “Compartilhamento e Segurança”.

Clique em “Compartilhar esta pasta” e coloque um nome para este compartilhamento. De preferência sem espaços e sem acentos.

Figura 13: Windows X Linux Figura 14-Tela das propriedades da pasta.

(24)

Para definir as permissões de um compartilhamento, clique no botão Permissões.

Figura 15 -Tela das propriedades da pasta.

Figura 16-Tela das permissões da pasta.

(25)

As permissões de compartilhamento são:

5.1.1 Controle Total: Os usuários que acessarem esta pasta, pela rede, poderão fazer todas as operações nesta pasta (criar, apagar, mover e renomear arquivos e pastas).

5.1.2 Alteração: Os usuários que acessarem esta pasta, pela rede, poderão fazer todas as operações nesta pasta (criar, apagar, mo- ver e renomear arquivos e pastas).

5.1.3 Leitura: Os usuários poderão apenas visualizar o conteú- do da pasta, mas não poderá alterar nada.

Veja na figura abaixo que quando uma pasta é compartilhada, o Windows coloca uma mão simbolizando que aquela pasta está disponí- vel na rede.

Então, compartilhar uma pasta faz da sua máquina um Servidor de Arquivos.

Nos Sistemas Operacionais Clientes da Microsoft como o Windows XP, o números de usuários que podem acessar uma pasta compartilhada,é limitado a 10 (simultane- amente). Esse é um dos itens que se fazem necessários à instalação de uma versão servidora, como um Windows 2003 Server.

Lá, não há limites e, existem mais ferra- mentas para gerenciar este tipo de serviço.

Porém, você começa a ter uma exata noção do que é SERVIDOR. Servi- dor é uma máquina que presta serviços à rede.

5.2 Acessando pastas compartilhadas

Para acessar a pasta compartilhada em outros computadores que estão em rede com o seu computador, basta informar o nome ou o número de IP do servidor (outro computador) onde tem a pasta compar- tilhada.

Figura 17 -Ícone de uma pasta compartilhada.

(26)

Imagine que estou no computa- dor ALUNO e que- rendo acessar os recursos do compu- tador DELL, prossi- go com os seguin- tes passos: Clique em Iniciar / Execu- tar e digite o nome do computador que desejar acessar: \\

nome-da-sua-má- quina. Exemplo na prática: Figura 18.

Figura 18 - Acessando as pastas compartilhadas no computador chamado DELL.

Figura 19 -Acessando as pastas compartilhadas no computador chamado DELL.

(27)

Basta agora dar um duplo clique na pasta que está compartilha- da e usar os arquivos nela contidos.

6 Compartilhamento de Impressoras

6.1 Compartilhando uma impressora

Da mesma forma que se compartilha pastas, se compartilha uma impressora. E da mesma forma que um computador compartilhan- do pastas se torna um Servidor, o mesmo ocorre com a impressora.

Para compartilhar uma impressora, vá em: Iniciar / Configura- ções / Impressoras e Aparelhos de Fax. Clique com o botão direito sobre a impressora que você deseja compartilhar e escolha a opção: Compar- tilhamento.

Figura 20 - Tela Configurações de Impressoras e Aparelhos de Fax.

(28)

Figura 21 –Tela/ Propriedades da Impressora, configuração do comparti- lhamento.

(29)

Se quiser gerenciar as políticas de impressão, para limitar os usuários que podem imprimir ou gerenciar a impressão, basta clicar na aba Segurança, conforme a figura abaixo:

6.2 Acessando uma Impressora Compartilhada

Basta informar o nome ou o número de IP do servidor onde tem a Impressora compartilhada. Imagine que estou no computador da rede ALUNO1 e querendo acessar os recursos do computador DELL, prossigo com os seguintes passos: Clique em Iniciar / Executar e digite o nome do computador que você deseja acessar. Exemplo: figura 23.

Figura 22 -Tela Propriedades da Impressora, configuração de permissões.

(30)

Figura 24 -Acessando a impressora compartilhada no computador chamado DELL.

Figura 23 -Acessando a impressora compartilhada no computa- dor chamado DELL.

(31)

Basta dar um clique duplo no ícone da impressora que está com- partilhada. Neste momento o Windows irá apresentar a seguinte tela:

Figura 25 -Tela que indica que a impressora está pronta para receber as impressões do seu computador.

(32)

CRÉDITO DAS IMAGENS

Figura 1:

Introdução à Informática / Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, organizado por Ivaldir H. de Farias Júnior - Recife: SEE, 2010. v. 1; 56 p.

Figura 2:

Próprio Autor.

Figura 3:

Próprio Autor.

Figura 4:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-aconteceu-com-todo-mundo-da- iconica-foto-da-microsoft-em-1978/

Figura 5:

Próprio Autor.

Figura 6:

Próprio Autor.

Figura 7:

Introdução à Informática / Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, organizado por Ivaldir H. de Farias Júnior - Recife: SEE, 2010. v. 1; 56 p.

Figura 8:

Próprio Autor.

Figura 9:

Sistemas Operacionais de Redes/ Secretaria de Educação do Estado de Per- nambuco, Organizado por Dailson Fernandes. - Recife: SEE, 2010. v. 1; 96 p.

Figura 10:

http://diogowindowsserver.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html

(33)

Figura 11:

http://teteraconsultoria.com.br/blog/chegou-o-windows-7-para-testes-bai- xar-download-aqui/

Figura 12:

http://www.guidebookgallery.org/screenshots/gnome220redhat9 Figura 13:

Introdução à Informática / Secretaria de Educaçãodo Estado de Pernambuco, organizado por Ivaldir H. de Farias Júnior - Recife: SEE, 2010. v. 1; 56 p.

Figura 14:

Próprio Autor.

Figura 15:

Sistemas Operacionais de Redes/ Secretaria de Educação do Estado de Per- nambuco, Organizado por Dailson Fernandes. - Recife: SEE, 2010. v. 1; 96 p.

Figura 16:

Próprio Autor.

Figura 17:

Próprio Autor.

Figura 18:

Sistemas Operacionais de Redes/ Secretaria de Educação do Estado de Per- nambuco, Organizado por Dailson Fernandes. - Recife: SEE, 2010. v. 1; 96 p.

Figura 19:

Próprio Autor.

Figura 20:

Próprio Autor.

Figura 21:

Sistemas Operacionais de Redes/ Secretaria de Educação do Estado de Per- nambuco, Organizado por Dailson Fernandes. - Recife: SEE, 2010. v. 1; 96 p.

(34)

Figura 22:

Próprio Autor.

Figura 23:

Próprio Autor.

Figura 24:

Próprio Autor.

Figura 25:

Próprio Autor.

(35)

REFERÊNCIAS

Sistemas Operacionais de Redes / Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Organizado por Dailson Fernandes. - Recife: SEE, 2010. v.

1; 96 p.

Redes de Computadores. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_computadores> Acesso em: 01 abril 2012.

Introdução à Informática / Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco,organizado por Ivaldir H. de Farias Júnior - Recife: SEE, 2010.v. 1; 56 p.

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

MAZANO, André Luiz N. G.; MAZANO, Maria Izabel N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. [S. l.]: Editora Érica, 2007.

MEIRELLES,F. S. Informática: novas aplicações com microcompu- tadores. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Assim sendo, a partir da aquisição de resultados provenientes do ajuste de um modelo de afilamento para um reflorestamento de eucaliptos em uma propriedade

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Em relação aos idosos que viviam em contextos de alta e muito alta vulnerabilidade social, verificou-se que 96% foram considerados independentes, 2% com dependência parcial e 2%

O mapa de pessoal e o posto de trabalho são, no atual regime de vínculos, um ins- trumento essencial no planeamento dos empregos públicos^, devendo aquele conter a in- dicação do

Portanto, esta mensuração deve ser ampliada, envolvendo o instrumento que avalia esta adesão na instituição, a infraestrutura, o conhecimento dos profissionais de

MMA – Ministério do Meio Ambiente MMAg – Movimento das Mulheres Agricultoras MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização MTE – Ministério do Trabalho e Emprego MST

Indices (1) to verify the agreement between soil depth values where penetration resistance is equal to 1.5 MPa, based on the proposed penetrometer (Hatô) and the