• Nenhum resultado encontrado

Interpretação do tema e planejamento de texto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interpretação do tema e planejamento de texto"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Interpretação do tema e planejamento de texto

Quem nunca teve o famoso problema do “branco" na hora de escrever um texto por intuição e improviso? Quem nunca recebeu vários comentários apontando repetição de ideias, contradições e ausência de ponto de vista? De fato, esses problemas são comuns em textos que não seguem, de alguma forma, um planejamento. As redações que não são pensadas anteriormente não conseguem sair de notas medianas e, quando saem, normalmente são difíceis de se repetir.

O fato é que estamos em uma produção de vestibular, ou seja, o aluno não se encontra em um contexto de produção criativa - e nem precisa ser um Machado de Assis em seu texto. A redação de vestibular é um texto técnico e precisa ser pensada com antecedência, uma vez que seu objetivo é mostrar ao leitor exatamente o que ele precisa ler e entender. Aqui está o valor do planejamento textual.

Nesta aula, vamos conhecer estratégias de planejamento textual bem interessantes para a sua prova. Vamos conhecê-las?

Planejamento textual

De certa forma, no fim desse planejamento, todas as informações necessárias para que você construa a redação estarão em suas mãos. Sua preocupação, então, será apenas formal, dando atenção aos aspectos linguísticos e estruturais do texto.

1ª etapa: Leitura e interpretação da proposta

Esta etapa é uma das mais importantes da pré-produção textual. É preciso ler e entender bem não só a frase-tema que é dada, mas também os textos motivadores (se a Banca apresentar algum), verbais ou não. O desempenho, aqui, é essencial nas outras etapas do planejamento, ou seja, a atenção aqui precisa ser maior.

Aqui, o uso de marcadores e das anotações é essencial. A ideia é aproveitar a frase e os textos e fazer todas as conexões necessárias já no início, entendendo bem o que está sendo pedido pela Banca. Assim, a chance de fuga será bem menor.

2ª etapa: Listagem de ideias

Aqui, o aluno precisará fazer um tipo de “brainstorm”, ou seja, listar toda e qualquer ideia que venha à cabeça sobre a temática apresentada, parecido com o processo de

“tempestade mental” dos profissionais de publicidade.

Assim, convém anotar tudo o que puder ser associado ao tema, por mais que pareça inútil à primeira vista. A terceira etapa dará conta de todas essas ideias.

3ª etapa: Organização e seleção das informações

(2)

Este é o momento de trabalhar a listagem da etapa anterior. O aluno, nesta etapa, pode apontar o que parece mais articulado às outras informações, mais consistente com relação ao tema, ou o que parece mais frágil, menos interessante. É o momento de avaliar o que pode convencer melhor o leitor, o que pode atraí-lo mais para o texto, o que pedirá um espaço maior de fundamentação. Aos poucos, o texto vai ganhando uma estrutura e, obviamente, conteúdo.

4ª etapa: Roteirização da redação

Depois de organizar as ideias, é hora de apontar em que momento do texto cada uma dessas informações vai aparecer.

Nesse momento, vale levar em consideração todas as aulas de estrutura da redação que teremos pela frente. Conhecendo as características de cada parágrafo - introdução, desenvolvimento e conclusão -, será possível encaixar as ideias neles. Com isso, na hora de escrever, sua preocupação com o conteúdo será mínima e você poderá, enfim, dar atenção à forma, à parte linguística do texto e garantir a nota máxima.

5ª etapa (opcional): Rascunho

A última etapa depende bastante do tempo de produção do aluno. Se você conseguiu planejar o seu texto em um tempo interessante (costumamos separar em torno de 15 a 20 minutos para essa tarefa), é válido pensar em um rascunho. A ideia é justamente a de dar mais atenção às partes linguísticas do texto, uma vez que você já sabe o que escrever.

Dica: O “descanso" do texto

Nos meios acadêmico e literário, fala-se muito do processo de “deixar o texto dormir” ou “colocar o texto para descansar”. Em poucas palavras, isso significa que devemos, em certo momento, deixar a nossa produção de lado por um instante, a fim de avaliá-la com certo distanciamento, certa frieza, facilitando a identificação de erros.

Na redação do vestibular, essa estratégia é bem interessante, uma vez que o aluno, depois de tanto ler o mesmo texto pronto, não percebe muitos defeitos na argumentação e na própria forma (letras “comidas”, pontuações equivocadas, palavras repetidas, etc).

O processo é simples: o candidato pode finalizar a etapa de rascunho, deixar o texto de lado e se dedicar a certo número de questões da prova. Depois de algum tempo, pode, por fim, voltar ao texto e, com certeza, perceberá os problemas antes escondidos e deixará a redação mais “polida”. Experimente fazer isso.

Exercícios para a sala

Levando em consideração as etapas aprendidas, como se estivesse em uma prova de

vestibular, produza um planejamento de texto de acordo com os seguintes temas:

(3)

Tema 1

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado , apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Liberdade Sem Fio

A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano – assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.

ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).

A internet tem ouvidos e memória

Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on- line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias.

As redes sociais são ótimas para dissemiar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro.

Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).

(4)

Tema 2

UTOPIA (de ou-topia, lugar inexistente ou, segundo outra leitura, de eu-topia, lugar feliz).

Thomas More deu esse nome a uma espécie de romance filosófico (1516), no qual relatava as condições de vida em uma ilha imaginária denominada Utopia: nela, teriam sido abolidas a propriedade privada e a intolerância religiosa, entre outros fatores capazes de gerar desarmonia social. Depois disso, esse termo passou a designar não só qualquer texto semelhante, tanto anterior como posterior (como a República de Platão ou a Cidade do Sol de Campanella), mas também qualquer ideal político, social ou religioso que projete uma nova sociedade, feliz e harmônica, diversa da existente. Em sentido negativo, o termo passou também a ser usado para designar projeto de natureza irrealizável, quimera, fantasia.

Nicola Abbagnano, Dicionário de Filosofia. Adaptado.

A utopia nos distancia da realidade presente, ela nos torna capazes de não mais perceber essa realidade como natural, obrigatória e inescapável. Porém, mais importante ainda, a utopia nos propõe novas realidades possíveis. Ela é a expressão de todas as potencialidades de um grupo que se encontram recalcadas pela ordem vigente.

Paul Ricoeur. Adaptado.

A desaparição da utopia ocasiona um estado de coisas estático, em que o próprio homem se transforma em coisa. Iríamos, então, nos defrontar com o maior paradoxo imaginável: o do homem que, tendo alcançado o mais alto grau de domínio racional da existência, se vê deixado sem nenhum ideal, tornando se um mero produto de impulsos. O homem iria perder, com o abandono das utopias, a vontade de construir a história e, também, a capacidade de compreendê la.

Karl Mannheim. Adaptado.

(5)

Acredito que se pode viver sem utopias. Acho até que é melhor, porque as utopias são ao mesmo tempo ineficazes e perigosas. Ineficazes quando permanecem como sonhos;

perigosas quando se quer realizá las.

André Comte Sponville. Adaptado.

CIDADE PREVISTA (...)

Irmãos, cantai esse mundo que não verei, mas virá

um dia, dentro em mil anos, talvez mais... não tenho pressa.

Um mundo enfim ordenado, uma pátria sem fronteiras,

sem leis e regulamentos, uma terra sem bandeiras, sem igrejas nem quartéis, sem dor, sem febre, sem ouro,

um jeito só de viver, mas nesse jeito a variedade,

a multiplicidade toda que há dentro de cada um.

Uma cidade sem portas, de casas sem armadilha,

um país de riso e glória como nunca houve nenhum.

Este país não é meu nem vosso ainda, poetas.

Mas ele será um dia o país de todo homem.

Carlos Drummond de Andrade

A utopia não é apenas um gentil projeto difícil de se realizar, como quer uma

definição simplista. Mas se nós tomarmos a palavra a sério, na sua verdadeira definição,

que é aquela dos grandes textos fundadores, em particular a Utopia de Thomas More, o

denominador comum das utopias é seu desejo de construir aqui e agora uma sociedade

perfeita, uma cidade ideal, criada sob medida para o novo homem e a seu serviço. Um

paraíso terrestre que se traduzirá por uma reconciliação geral: reconciliação dos homens

com a natureza e dos homens entre si. Portanto, a utopia é a desaparição das diferenças,

do conflito e do acaso: é, assim, um mundo todo fluido – o que supõe um controle total das

coisas, dos seres, da natureza e da história.

(6)

Desse modo, a utopia, quando se quer realizá la, torna se necessariamente totalitária, mortal e até genocida. No fundo, só a utopia pode suscitar esses horrores, porque apenas um empreendimento que tem por objetivo a perfeição absoluta, o acesso do homem a um estado superior quase divino, poderia se permitir o emprego de meios tão terríveis para alcançar seus fins. Para a utopia, trata se de produzir a unidade pela violência, em nome de um ideal tão superior que justifica os piores abusos e o esquecimento da moral reconhecida.

Frédéric Rouvillois. Adaptado.

O conjunto de excertos acima contém um verbete, que traz uma definição de utopia , seguido de outros cinco textos que apresentam diferentes reflexões sobre o mesmo assunto. Considerando as ideias neles contidas, além de outras informações que você julgue pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema - As utopias: dispensáveis, inúteis ou nocivas?

Exercícios para casa

Como se você estivesse em uma prova, produza planejamentos textuais para cada um dos temas abaixo, levando em consideração todas as suas etapas:

Tema 1

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana , apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

O que é trabalho escravo

Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade

A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de

propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir

legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o

trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para

realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a

indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades

(7)

agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.

Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br. Acesso em: 02 set.2010 (fragmento).

Texto 2

O futuro do trabalho

Esqueça os escritórios, os salários fixos e a aposentadoria. Em 2020, você trabalhará em casa, seu chefe terá menos de 30 anos e será uma mulher

Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponíveis para mudar o modo como

trabalhamos e, consequentemente, como vivemos. E as transformações estão

acontecendo. A crise despedaçou companhias gigantes tidas até então como modelos de

administração. Em vez de grandes conglomerados, o futuro será povoado de empresas

menores reunidas em torno de projetos em comum. Os próximos anos também vão

consolidar mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de

vida, a preocupação com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas

também em nossos trabalhos. “Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e

energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?”, diz o filósofo e ensaísta suíço Alain de

Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows os works (Os prazeres e as dores do

trabalho, ainda inédito no Brasil).

(8)

Tema 2

A partir da leitura dos textos 1 e 2, desenvolva o seguinte tema:

A GERAC ̧Ã O “NEM-NEM” E O FUTURO DO PA Í S

Discuta, num texto dissertativo, a relação entre o comportamento da chamada geração

“Nem-Nem” e os possíveis impactos sobre o futuro do Brasil. Defenda um ponto de vista sobre o assunto, apresentando argumentos consistentes, de maneira clara e encadeada.

Preste atenção à progressão textual, à coesão e à coerência. O texto deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa e deve ter entre 20 e 25 linhas.

Texto 1

Texto 2

(9)

Sem estudo e sem trabalho

Relatório do Banco Mundial sobre os "Nem-Nem" mostra tendência de melhoria entre mulheres e de piora entre homens

Antônio Gois

Na semana passada, o Banco Mundial divulgou um relatório mostrando que um em cada cinco jovens latino-americanos de 15 a 24 anos nem estudava nem trabalhava, os chamados Nem-Nem. O estudo tem também números do Brasil. Por aqui, a proporção desse grupo não foge à média da região. Como o tema tem merecido cada vez mais atenção da opinião pública, fica a impressão de que o problema cresceu. Os dados apresentados pelo Banco Mundial, porém, confirmam o que outros pesquisadores brasileiros já mostravam: o percentual de jovens nessa situação se encontra estável desde 1992, ao redor do patamar de 20% (o trabalho analisa números até 2013, portanto antes do início da atual crise econômica brasileira, que pode afetar esse quadro).

O estudo, no entanto, chama a atenção para uma mudança na composição desses jovens, com duas tendências bem distintas. Entre mulheres, tanto no Brasil quanto no restante da América Latina, a notícia é positiva: apesar de ainda serem maioria desse grupo, tem caído a proporção das jovens de 15 a 24 anos sem estudar nem trabalhar. Isso tem acontecido principalmente porque elas têm ficado mais tempo na escola. Como a gravidez adolescente é um dos fatores mais associados à entrada de mulheres no grupo dos Nem-Nem, é provável que a redução nas taxas de fecundidade nessa faixa etária também tenha contribuído para esse movimento.

A tendência mais preocupante é verificada entre homens. Mesmo num período em que toda a região verificou crescimento econômico e redução da desigualdade, a proporção dos jovens de 15 a 24 anos sem estudar nem trabalhar cresceu.

Disponível em: http://glo.bo/1f7L3ag. Acesso em: 18/02/16.

Referências

Documentos relacionados

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade

Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo- argumentativo na modalidade

Na prova de redação, espera-se que o candidato produza um texto dissertativo- argumentativo (em prosa), de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal